Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 22
- ItemJogos digitais e aprendizagem de língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-14) Carqueija, Qidson de Matos Carqueija; Santos, Adelino Pereira dos; Souza , Jamily Vasconcelos Caribé; Guimarães , Tassila Ferreira ValleEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo fazer uma análise sobre como o uso de jogos digitais podem contribuir para o ensino-aprendizagem da língua inglesa em sala de aula e como professores e aprendizes podem se utilizar dos jogos e das tecnologias digitais para aprimorarem seus conhecimentos. Através desses recursos, professores podem desenvolver estratégias para tornar as aulas de língua inglesa mais interativas e dinâmicas. O objetivo deste estudo foi analisar como os jogos e as ferramentas digitais podem ser exploradas de maneira eficaz, seus pontos positivos e negativos para o aprendizado da língua inglesa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, através da análise de pesquisas de dissertações de mestrados e uma tese de doutorado, todas focadas em estudos de casos que tinham o estudo de idiomas como ancoragem principal. Como resultado desta pesquisa, foi possível perceber que apesar de já existir uma grande variedade de conteúdo didático voltada para o ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir dos jogos digitais, ainda há muito a ser feito quanto à forma como esses conteúdos são utilizados ou apresentados, seja por falha docente ou por falta de recursos adequados em sala de aula. Apesar disso, esta pesquisa tornou evidente a importância mais do que nunca dos jogos e tecnologias digitais na vida das pessoas, principalmente quando aprendizes da língua inglesa.
- ItemMultiletramentos no ensino de língua inglesa na EJA: uma experiência no programa de residência pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-01) Souza, Juliane Moreira; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Filho, Agnaldo Pedro Santos; Nascimento , Clebemilton Gomes doO presente trabalho de conclusão de curso faz uma reflexão sobre a experiência de ensinar inglês sob a perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos, durante a realização da Residência Pedagógica, em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste sentido, a Pedagogia dos Multiletramentos pode contribuir no envolvimento dos alunos durante as aulas de língua inglesa, por meio da análise das atividades que foram produzidas durante a experiência da Residência Pedagógica. Para a realização do estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa aplica, pois as atividades que foram apresentadas neste trabalho, foram aplicadas em sala de aula. Para tanto, busco como referencial teórico para a discussão da temática multiletramentos, as obras de Roxane Rojo (2009) e Soares (1998). Ao que diz respeito, ao ensino de inglês na EJA, busco como referência, as obras de Lêda Couto, Agnaldo Filho (2019); Siqueira, Anjos (2012), e a BNCC (2018). Após a análise destes dados, concluiu-se que o ensino de língua inglesa sob a perspectiva dos multiletramentos enfatiza a diversidade de modalidades linguísticas, o que torna possível superar as limitações que são frequentemente encontradas na prática pedagógica, além de salientar a relevância de se trabalhar de forma crítica a leitura.
- ItemAnálise de aspectos culturais e linguísticos nas letras de canções do rapper afro-americano Tupac Shakur: o Black English em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Peixoto, Poliana de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Borges, Cíntia Bárbara Silva; Guimarães, Tassila Ferreira ValleNeste artigo, analiso e discuto os aspectos culturais e linguísticos do Black English (BE) a partir das canções do revolucionário rapper Tupac Shakur. Para entender a importância da variedade do BE para seus falantes, a sua relevância para a cultura do povo afro-americano e os contextos históricos que o cercam foram utilizados referenciais teóricos como Kovac (2022) e Silva (2004) para um maior embasamento sobre as características culturais e linguísticas do BE presente nas canções. Ressalta-se que as canções, mais especificamente o rap, são utilizadas como registro histórico e cultural, refletindo a luta contra o racismo e a desigualdade social. Além disso, o BE é visto como uma variedade do inglês americano (AmE) e suas características merecem ser respeitadas e estudadas, assim como a gramática do AmE. Durante a análise das letras de “Keep Ya Head Up” e “All Eyez On Me", observo elementos distintivos do BE, incluindo o uso do verbo auxiliar “ain't” e a ausência do verbo “to be”. Neste sentido, o reconhecimento e valorização do BE está diretamente ligado à valorização da história e da resistência da comunidade negra nos Estados Unidos.
- ItemA visão sobre o casamento e a vida social das mulheres em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen(Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-11) Silva, Paloma Caroline Teles da; Guimarães , Tassila Ferreira Valle; Valois, Ilmara; Nunes, Paulo Henrique SantosO artigo presente irá fazer um estudo sobre o papel da mulher na sociedade nos séculos XVIII e XIX. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada na obra literária – Orgulho e Preconceito - de Jane Austen, cujos resultados apontam a vida da mulher e suas relações na sociedade, no seio familiar e no casamento daquele tempo.
- ItemAnálise de aspectos culturais e linguísticos nas letras de canções do rapper afro-americano Tupac Shakur: o Black English em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Peixoto, Poliana de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Borges, Cíntia Bárbara Silva; Guimarães, Tassila Ferreira ValeNeste artigo, analiso e discuto os aspectos culturais e linguísticos do Black English (BE) a partir das canções do revolucionário rapper Tupac Shakur. Para entender a importância da variedade do BE para seus falantes, a sua relevância para a cultura do povo afro-americano e os contextos históricos que o cercam foram utilizados referenciais teóricos como Kovac (2022) e Silva (2004) para um maior embasamento sobre as características culturais e linguísticas do BE presente nas canções. Ressalta-se que as canções, mais especificamente o rap, são utilizadas como registro histórico e cultural, refletindo a luta contra o racismo e a desigualdade social. Além disso, o BE é visto como uma variedade do inglês americano (AmE) e suas características merecem ser respeitadas e estudadas, assim como a gramática do AmE. Durante a análise das letras de “Keep Ya Head Up” e “All Eyez On Me", observo elementos distintivos do BE, incluindo o uso do verbo auxiliar “ain't” e a ausência do verbo “to be”. Neste sentido, o reconhecimento e valorização do BE está diretamente ligado à valorização da história e da resistência da comunidade negra nos Estados Unidos.