Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5

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    Análise crítica do discurso ecológico do Brasil na mídia Estadunidense entre diferentes eras políticas (2003 a 2022)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Araújo, Aleffe Silva; Santos, Adelino Pereira dos; Nascimento, Clebemilton Gomes do; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
    Este trabalho trata a respeito do discurso ecológico em suas diversas representações, enfocando o Discurso Ecológico do Brasil, que circula na imprensa estadunidense entre 2003 a 2022, suas representações e funcionamento em práticas discursivas e sociais. Diante da relevância que as questões ecológicas e/ou ambientais estão assumindo na contemporaneidade, faz-se necessário uma maior compreensão a respeito desse discurso e suas diversas representações, principalmente por causa da centralidade que o Brasil assume nessa questão. O presente trabalho tem cinco capítulos, três fundamentais para realização dos objetivos desta pesquisa. O primeiro capítulo e o último são, respectivamente, introdução e considerações finais. O segundo capítulo aborda a Análise do Discurso (AD) por meio de um apanhado histórico amplo e, consequentemente, da Análise de Discurso Crítica (ADC), seus autores e abordagens e seus conceitos-chave. No terceiro capítulo, o discurso ecológico e suas representações serão historicizadas, caracterizadas e desnudadas em suas ideologias, apresentando os seus efeitos em práticas discursivas e sociais e as intertextualidades manifestas e/ou constitutivas nas diferentes representações do discurso ecológico e as relações com outros discursos e suas representações, além de mencionar pessoas e eventos, nacionais e internacionais, importantes para essa questão. No quarto capítulo, trata-se do papel da mídia na modernidade tardia, especialmente do noticiário jornalístico, e, após a delineação do dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC) na vertente de Norman Fairclough utilizado e dos mecanismos de coleta das notícias, há uma breve historicização do Discurso Ecológico e o Governo Brasileiro em diferentes eras políticas e, por conseguinte, a análise de manchetes de jornais e revistas que circularam na mídia estadunidense, durante o período selecionado, versando sobre o Brasil em correlação com o discurso ecológico e/ou ambiental e uma breve reflexão sobre a análise. Percebe-se que o discurso ecológico possui diversas representações que buscam se consolidar como a representação hegemônica desse discurso e o Discurso Ecológico do Brasil, ao longo das últimas duas décadas, sofreu transformações em suas práticas discursivas e sociais e, nos últimos anos, esse discurso não engendra, lamentavelmente, práticas discursivas e sociais positivas para o país e, portanto, a atual representação do Discurso Ecológico do Brasil na mídia estadunidense é a representação de um Discurso Antiecológico do Brasil.
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    Um flerte com a cartografia: experiência e subjetividade nos processos formativos no estágio supervisionado II
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Jesus, Fabiane Cândida Dos Santos de; Nascimento, Clebemilton; Souza, Jamily V. Caribé; Inkpin, Sally Cheryl
    O presente trabalho tem como objetivo cartografar os processos formativos no componente curricular estágio supervisionado II marcados pela subjetividade, levando em consideração não somente a dimensão profissional como também o entrelaçamento entre o pessoal e o político na formação docente. O interesse recai sobre a formação durante a vivência desse componente curricular que integra a estrutura curricular do curso de Letras-língua Inglesa e literaturas e que se justifica em razão da especificidade posta na ementa. Voltada para a realização de oficinas em espaços não formais, esse componente proporciona certa autonomia ao(a) estagiário(a) já que se trata de um estágio que tem como foco as experimentações metodológicas de ensino, ou seja, escolhas mais livres do discente em formação sobre o que ensinar, onde ensinar e como ensinar. O referencial teórico-metodológico “flerta” com as pistas do método da cartografia, abordagem fundada na obra de Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995) e, posteriormente, trabalhados por Virginia Kastrup et all (2015) e Eduardo Passos (20014). Para tanto, utilizo o diário de bordo como instrumento de registros dos processos cartografados. Isso possibilitou a construção de um traçado singular dos movimentos que originou esse trabalho. Pretende-se contribuir na reflexão e no avanço do conhecimento no campo da pesquisa com/sobre a experiência, colocando em diálogo a teoria e prática na formação do graduando em língua Inglesa e suas literaturas. Além disso, buscou-se investir também em outras inflexões metodológicas cujas bricolagens levam em consideração os processos de subjetivação. A análise evidenciou a forte dimensão da subjetividade e seus processos durante a vivência do componente curricular estágio supervisionado II.
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    Uma abordagem construtivista/socioconstrutivista em uma experiência pedagógica para ensino de língua inglesa na educação infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Souza, Maria Clara Gonçalves; Santos, Adelino Pereira dos; Satorno, Marla Silva do Vale; Carvalho, Vera Lucia Lima
    Este artigo relata experiência letiva com a realização de quatro oficinas de ensino da Língua Inglesa na educação infantil, com abordagem construtivista/socioconstrutivista, salientando a importância da interação e da motivação no processo de ensino-aprendizagem, com atividades que favoreçam a aprendizagem por socialização dos alunos dentro da sala de aula. A experiência foi realizada em uma escola do município de Varzedo-BA, na qual eu já havia atuado profissionalmente como professora de inglês na educação infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida com atividades lúdicas e o desenvolvimento se deu com a ajuda de uma professora regente. Os resultados demonstram que o estimulo, na língua alvo, sem uso da tradução, não impõe obstáculo para a participação. As crianças respondem bem e parecem se divertir mais. Ademais, as dificuldades relacionadas a problemas cognitivos não foram tão inibidoras da aprendizagem quanto a interferência participativa da família com relação a apoio pedagógico em casa.
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    Aprendizagem de língua inglesa por meio da rede social digital whatsapp
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-06) Conceição, Alexsandro dos Santos; Souza, Núbia Enedina Santos; Vasconcelos, Ivani da Silva Santos; Vasconcelos, Wellington dos Santos
    O presente trabalho, buscou investigar a contribuição da rede social digital WhatsApp como forma de aprendizagem da língua inglesa. Durante a construção desse trabalho, buscou-se investigar por meio de questionários de múltipla escolha sobre habilidades de uma Língua Estrangeira são as mais desafiadoras para a aprendizagem através do WhatsApp, por que, segundo relato desses sujeitos? E Como utilizar os recursos do WhatsApp a fim de favorecer o desenvolvimento dessas habilidades? Essas questões foram respondidas com base em suas experiências e, de acordo com o desempenho que foram aprimorados durante o contato com a língua no grupo, bem como sua participação de forma interativa. Para tanto, esse tema foi importante para uma discussão que, de certa forma, foi interessante para novas pesquisas na área.
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    Contação de histórias como estratégia ativa de aprendizado de língua inglesa no contexto do ensino infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Graciele Costa; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Mariano, Luciana Vieira; Oliveira, Rosemary Lapa de
    O presente estudo traz uma discussão sobre a contação de histórias como estratégia para a aprendizagem de Língua Inglesa no contexto infantil, com a utilização de referencial bibliográfico propondo o ensino de uma segunda língua de maneira recreativa, adotando as metodologias ativas através de oficinas de histórias infantis com adaptações visando o ensino de inglês para crianças de 6 e 7 anos, cujo são falantes de Língua Portuguesa. Este trabalho contextualiza o processo de aprendizagem no aspecto intelectual, emocional e social de maneira teórica e prática que estão presentes na descrição de três oficinas de contação de histórias, com a utilização de 2 horas /aulas para cada uma. Assim, objetivando o auxílio aos docentes sobre formas de despertar o interesse e manter a atenção dos alunos do começo ao fim, a partir das técnicas de contação de histórias, além de avaliar o aprendizado dos discentes, por meio de atividades lúdicas de pós-história. Esta pesquisa conta com as contribuições teóricas dos autores Abramovich (2001), Bettelheim (2019), Busatto (2006), Coelho (2000), Moran (2017), Wright (1995) dentre outros.