Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador por Orientador "Coelho Neto, Agripino Souza"
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- ItemA conformação das duas centralidades na capital baiana: área central do comércio e do iguatemi(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-23) Ribeiro Júnior, Manoel da Cruz; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Rios, Ricardo BahiaA área do Comércio, na Cidade Baixa, funcionava como principal centro financeiro, comercial e de serviços na cidade do Salvador. A partir da década de 1970, através de um planejamento político e com o início do funcionamento do Shopping Iguatemi – atual Shopping da Bahia – o bairro do Comércio, na perspectiva de centralidade urbana, passa a compartilhar essa atribuição com outra área: uma nova configuração espacial para a capital baiana forma-se no entorno do Iguatemi. O presente artigo aborda a conjuntura e os fatores que levaram o surgimento da nova centralidade. Para tanto privilegiou-se as seguintes formas de pesquisa: de campo, para levantamento de dados; revisão de literatura, empírica e histórica. No que diz respeito ao crescimento da cidade e ao desenvolvimento metropolitano ocasionado aos longos dos anos na cidade do Salvador, a abordagem deste artigo buscou compreender – na produção do espaço urbano – as suas centralidades.
- ItemA olaria no distrito de Maragogipinho, Aratuípe/BA: lugar do saber-fazer ceramista(Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), 2024-08-26) Castro, Cláudio Luiz Santos de; Coelho Neto, Agripino Souza ; Portugal, Jussara Fraga; Junior, Eduardo José Marandola; Castro, Janio Roque Barros deEsta dissertação explora a olaria como lugar de importância histórica, identitária e de ensino e aprendizagem transgeracionais no processo do saber-fazer ceramista de Maragogipinho/Aratuípe no Recôncavo Baiano. Ancorado nos estudos de Claval (2007) e Rosendahl (2014) sobre as dimensões da Geografia Cultural; Mota (2011), ao abordar cultura popular; Santos (1978, 2020), Certeau (2014) analisando o saber-fazer aliado as perspectivas culturais e geracionais, Serpa (2019) e Tuan (2013) com o conceito de lugar, esta pesquisa buscou compreender a olaria como lugar de ensino e aprendizagem e fazeres transgeracionais vinculados à arte com a cerâmica. Desse modo, a questão que mobilizou a pesquisa foi: como a olaria no distrito de Maragogipinho/Aratuípe, no Recôncavo Baiano, se constitui lugar de ensino e aprendizagem de saberes e práticas tradicionais ceramistas? A metodologia aplicada foi o estudo de caso com o uso da técnica da entrevista narrativa. A pesquisa de campo ocorreu em três etapas, a saber: a primeira em novembro de 2022, a segunda março de 2023 e a terceira em maio de 2024. Os oito colaboradores, Antônio Dativo, Davi Conceição, Elísio Nazaré, Manoel Bonfim, Sivaldo Duarte, Albino Souza, aprendizes como David Ésli e Jadison Nunes, por meio das memórias evocadas, narraram sobre o ofício, as situações experienciadas e os modos como aprenderam e ensinam a arte ceramista, as relações sociais construídas na comunidade e a importância da olaria para a população local. Assim, percebe-se a atribuição afetiva aos lugares de trabalho, resguardando um itinerário ininterrupto de construção, reconstrução, significados e ressignificações do espaço geográfico, o qual se revela como lugar. A pesquisa torna-se assim significativa para compreender a dinâmica da área estudada em referência aos saberes e fazeres dos oleiros e seus aprendizes que, ao longo do tempo, realizam essa atividade nas olarias de Maragogipinho. A olaria mostrou-se como um lugar que é de trabalhar, ensinar, aprender, amar, enfim, viver, tornando Maragogipinho ambiente de uma produção que vai muito além de peças de artesanato em argila, mas na qual se constroem relações de amizade, aprendizagem e dor. No lugar (olaria) estão presentes referências identitárias, culturais e geracionais do povo de uma porção geográfica do Recôncavo Baiano.
- ItemAssociativismo e espaço urbano: relações territoriais no município de Serrinha/BA(2021-09-16) Santos, Jadson Santiago dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Baconzuelo, Célia Cristina; Teles, Alessandra OliveiraO ser humano construiu a capacidade de estabelecer e manter relações sociais que podem se configurar na formação de grupos. Essa habilidade cria condições favoráveis para uma diversidade de manifestação de ações coletivas. É importante destacar que independe da modalidade de ação coletiva, os sujeitos são orientados por suas intencionalidades, vinculadas inicialmente a dimensão individual, na “esfera do eu” e um conjunto de elementos que motivaram ingressar a um grupo e conforme vão estabelecendo e desenvolvendo formas diversas de interações e troca de experiências, conhecimentos e momentos, eles constroem/desenvolvem novos significados e objetivos, orientados por uma mentalidade coletiva, ocupando a “esfera do nós”, responsável por influenciar na permanência, na atuação e nas vinculações estabelecidas com os sujeitos e/ou com o espaços/territórios utilizados. Todas as interações sociais são/foram orientadas por um senso de coletividade, desenvolvidas inicialmente em uma base espacial e conforme os sujeitos projetam suas intencionalidades nos espaços, ocorre um processo de vinculação e demarcação da atuação social através do exercício das territorialidades, ou seja, o trabalho projetado e a configuração de uma base territorial, repleta de múltiplas dimensionalidades, escalaridades e manifestação das relações de poder, sobretudo, quando consideramos a atuação do associativismo desenvolvido no espaço urbano. Considerada uma modalidade de ação coletiva, o associativismo é um símbolo da articulação dos sujeitos orientados minimamente por um objetivo comum, situado em uma realidade contextual específica, responsável por prover as bases para o seu surgimento e a partir dessas, os sujeitos organizados coletivamente desenvolvem diferentes formas ou mecanismos de apropriação e intervenção territorial. Essa pesquisa contou com a colaboração de quatro associações situadas em bairros distintos da cidade de Serrinha: a Associação de Moradores do bairro da Bomba, a Associação de Moradores do bairro Colina das Mangueiras, a Associação de Moradores do bairro da Vaquejada e a Centro Social Boa Esperança. O objetivo é compreender as relações territoriais desenvolvidas por meio do associativismo no espaço urbano de Serrinha/BA. Para seu desenvolvimento, utilizamos de uma abordagem qualitativa devido às particularidades não quantificáveis apresentadas, sobretudo a que fora vivenciada durante o desenvolvido da pesquisa. A nossa revisão de literatura esteve centrada em três chaves explicativas, envolvendo o território, o associativismo e o espaço urbano. Realizamos visitas técnicas as associações, registros escritos, fotográficos, audiovisuais e entrevista com os membros da diretoria das associações. Esse estudo auxiliou na compreensão e identificação das diferentes formas e mecanismos que são/foram acionados para compor o quadro das relações territoriais envolvendo os sujeitos organizações através das associações e os bairros que estão situadas.
- ItemAvaliação da qualidade do transporte público: estudo de caso do bairro de Cajazeiras X(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Oliveira, Joeliton dos Anjos; Coelho Neto, Agripino SouzaO presente trabalho tem como objetivo central apresentar uma análise da qualidade do serviço de transporte público oferecido à população periférica do bairro de Cajazeiras X da cidade do Salvador, levando em consideração a discussão da relação centro-periferização. Buscou-se discutir que a questão do transporte público oferecido a populações periféricas, muitas vezes é reflexo da produção desigual do espaço urbano, cujo agentes hegemônicos prevalecem em detrimento de outros hegemonizados. No primeiro capítulo, empreende-se o esforço de elaborar uma discussão sobre a produção do espaço urbano, e de que forma esta reverbera no contexto da cidade capitalista atrelada ao processo de periferização. No segundo capítulo, realizou-se a exposição dos atores, e as variáveis que entende-se como indicadores determinantes na avaliação da qualidade do serviço de transporte público. No terceiro capítulo, buscou-se demonstrar por meio do estudo de caso, atrelado a pesquisa de campo os resultados alcançados, tendo como avaliação os questionários quantitativos, para a partir destes dados, compreender e demonstrar a real situação do transporte público no bairro de Cajazeiras X.
- ItemAvaliação dos moradores sobre a qualidade do serviço de transporte coletivo no bairro do Cabula VI(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Silva, Ruiran Pereira; Coelho Neto, Agripino Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Jorima Valoz dosO presente trabalho tem como objeto apresentar uma análise da qualidade do serviço de transporte coletivo, no bairro do Cabula VI, identificando as condições da acessibilidade da sua população aos espaços soteropolitanos. Busca-se discutir e identificar os componentes que compõem os indicadores de qualidade do serviço do transporte público, investigar as condições de acessibilidade da população do Cabula VI à cidade de Salvador e avaliar a qualidade do serviço e a infraestrutura do transporte público no bairro. No primeiro capítulo realizou-se um breve histórico sobre os transportes, análise da qualidade e uma contextualização a respeito do conceito de mobilidade e acessibilidade, tendo como foco o deslocamento da população do bairro aos diversos destinos da cidade. No segundo capítulo, empreende-se uma busca histórica da delimitação do bairro em questão. No terceiro capítulo, buscou-se compreender através de pesquisa, quais foram os resultados alcançados, tendo como avaliação os questionários quantitativos, para a partir destes dados, entender a realidade do serviço de transporte coletivo, fornecido aos moradores do Cabula VI.
- ItemCadastro dos Pólos Geradores de Operações de Carga e Descarga (PGOCD) como ferramenta ao planejamento de transportes: estudo de caso da cidade do Salvador (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Meirelles, Matheus Santana de; Coelho Neto, Agripino Souza; Franco, Gustavo Barreto; Rios, Ricardo BahiaOs Polos Geradores de Operações de Carga e Descarga (PGOCD) são uma classificação dada aos Polos Geradores de Tráfego (PGT) definidos segundo a Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS) de 2012 de Salvador (BA). Esta classificação trata especificamente dos polos capazes de atrair movimentação de carga e descarga de mercadorias. Tendo em vista o cadastro técnico como um instrumento de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana, esta é uma ferramenta que pode auxiliar ao planejamento de uma cidade por conter informações setoriais sobre temas específicos, os quais, a partir da inter-relação de dados, é possível ter uma visão mais ampla dos problemas urbanos. Desta forma, o seguinte trabalho tem como objetivo investigar a utilização do cadastro técnico dos PGOCD como uma ferramenta ao planejamento de transportes na cidade do Salvador, auxiliando assim a uma melhor e mais eficiente gestão urbana municipal. O cadastro foi feito a partir da ferramenta Quantum Gis (QGIS) versão 3.4.12, subdivido em 4 fases, e a partir disto produzidos mapas dos PGOCD e suas respectivas análises. A partir das análises, foi possível ter uma visão mais ampla do funcionamento do transporte de carga em Salvador, além da importância de se planejar a instalação dos PGOCD, buscando prevenir futuros impactos sobre a circulação viária na cidade. Por fim, foi proposto medidas para auxiliar numa melhor gestão do transporte de carga e do processo de carga e descarga na cidade.
- ItemCondições de caminhabilidade no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Gabriele Nascimento Borges dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Araújo, Edmilson NatividadeEm Salvador, o modo a pé é fator essencial para conseguir o acesso às estações de metrô. Por questão de ordens topográficas, a maioria das estações foi implantada seguindo o eixo viário das avenidas de vale da cidade, opção que acarreta dificuldade de acesso aos usuários do sistema. As longas caminhadas que são feitas para acessar o modal, a sensação de insegurança e as condições físicas das calçadas são fatos que desestimulam a população na utilização do metrô na cidade de Salvador. Diante desse contexto, a presente monografia se propõe a contribuir para a compreensão do problema da mobilidade urbana e da caminhabilidade, investigando os deslocamentos a pé no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador e tem como objetivo avaliar as condições de caminhabilidade no entorno dessas estações, considerando três critérios principais: acessibilidade, conforto e segurança. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários para uma amostra de 60 usuários das estações de metrô estudadas, com objetivo de observar as opiniões e percepções desses usuários e aproximação com o que pensam acerca da caminhabilidade no entorno das estações. Desta forma, o trabalho tem como primeira parte uma breve contextualização da mobilidade em Salvador e da implantação do modo metroviário na cidade. Na segunda, um levantamento teórico-conceitual sobre mobilidade urbana, acessibilidade e caminhabilidade analisando suas principais características. Na terceira parte foi feita uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários e, por fim, foram feitas as considerações finais do estudo.
- ItemDinâmica da feira livre de Simões Filho e o circuito inferior da economia urbana(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-29) Ferreira, Joelma Gomes; Coelho Neto, Agripino Souza; Machado, Jessé Anderson Pinto; Oliveira, Anderson Gomes deA feira livre é identificada como elemento importante para estrutura social no meio urbano, pois é formada por uma dinâmica especifica de ocupação ou apropriação do espaço e constitui um fenômeno econômico, político, social e cultural. Na maioria das cidades considera-se que a feira é o principal centro de abastecimento alimentar e exerce papel fundamental para o desenvolvimento de importantes funções comerciais. Em Simões Filho ela acontece no mercado municipal, mas anteriormente ocupou dois espaços diferentes: primeiro, a Praça Noêmia Meirelles (antiga praça da bandeira; segundo, a Praça da Bíblia. Em ambos provocou mudanças na organização socioespacial da sede do município. Este trabalho acadêmico analisa a feira livre que ocorre neste município integrante da Região Metropolitana de Salvador (RMS) quanto à influência que exerce na dinâmica do espaço urbano, como atividade econômica inserida no circuito inferior da economia. A teoria central desta pesquisa é a economia urbana: que é constituída por dois circuitos: Circuito Superior, em que prevalecem as grandes empresas e a modernização tecnológica e o Circuito Inferior, formado por atividades de pequena dimensão e interessado às populações pobres. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter participante, cuja estrutura analítica foi subsidiada por levantamentos bibliográfico e etnográfico
- ItemOs efeitos da dinâmica migratória na (re)organizaçâo espacial dos cerrados baianos: Barreiras e Luís Eduardo Magalhães em foco(2021-10-04) Santos, Elton Andrade dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Mondardo, Marcos LeandroA partir da década de 1960, os cerrados brasileiros foram objeto de políticas governamentais que estimularam sua ocupação populacional e sua exploração econômica. As ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e do Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER) foram decisivas para o desenvolvimento de tecnologias que viabilizaram a expansão agrícola nos cerrados, com a introdução da chamada “agricultura moderna”, produzindo a atração de expressivos fluxos migratórios. As cidades médias brasileiras apresentaram um dinamismo demográfico significativo e isso se deve à contribuição dada pelos saldos migratórios a esse crescimento urbano. Nos cerrados baianos, a industrialização da agricultura e consolidação dos complexos agroindustriais conduziram ao processo crescente de concentração de terra. Com isso, as áreas de expansão do agronegócio são de forte expansão demográfica, com movimentação constante de fluxos migratórios, influenciando na dinâmica de ocupação. Diante deste quadro, a presente dissertação se propõe analisar a dinâmica migratória nos cerrados baianos e os efeitos na (re)organização espacial nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A pesquisa se apoiou em bibliografia especializada sobre migrações e em estudos realizados sobre as chamadas “cidades do agronegócio” no Oeste da Bahia. Ocupou-se, também, de dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das informações de sites de empresas imobiliárias e de jornais on-line do Oeste baiano. Para a análise das migrações e seus efeitos no processo de ocupação dos cerrados baianos nos últimos vintes anos, com ênfase no papel dos migrantes, buscou-se situá-los no contexto mais amplo de mudanças na estrutura urbana e econômica através da aplicação dos questionários. Os resultados do processo de ocupação dos cerrados baianos apontaram o crescimento acelerado de cidades, o surgimento de novas cidades, a intensificação do processo de urbanização e a produção de segregação socioespacial. A difusão da agricultura nos cerrados baianos tem provocado uma nova organização, pautada pela transformação das cidades do agronegócio em um lócus da produção agrícola, pois atendem às demandas do consumo produtivo e passaram a atrair migrantes para ocuparem esses espaços. Contudo o estabelecimento de novas relações campo-cidade, acabaram por gerar efeitos na dinâmica populacional, na expansão/exploração do mercado de trabalho e o aprofundamento das desigualdades socioespaciais, o que contradiz e desmistifica as ideias de desenvolvimento e modernização das cidades.
- ItemEmancipacionismo, Fragmentação e Gestão Territorial do Município de Irecê-BA (1985-2022)(2023-03-06) Maciel, André Pires; Coelho Neto, Agripino Souza; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Rodrigues, Juliana NunesO emancipacionismo integra a dimensão espacial da reprodução social e alimenta continuamente processos de fragmentação territorial. A criação de municípios nos contextos nacional e estadual ocorre em ritmos diversos, mas, nas últimas décadas, conheceu uma forte intensificação. A partir da década de 1980, o município de Irecê passou por um importante processo de perda de área de seu território. Em 1985 houve a emancipação de Lapão, São Gabriel, João Dourado e América Dourada. Com isso, a área municipal ficou cerca de dez vezes menor. Em suma, a fragmentação em foco criou novos desafios e abriram novas possibilidades para a gestão territorial do município. Dessa forma, se estabelece a seguinte questão: como a dinâmica de fragmentação do território municipal de Irecê, com a emancipação de diversos municípios, influenciou em sua gestão territorial? Objetiva-se com esta pesquisa, analisar as implicações da fragmentação municipal para a gestão territorial de Irecê. Definiu-se como método a dialética, privilegiando pensar a realidade em suas constantes mudanças e contradições. Fez-se a opção por uma abordagem qualitativa. Em termos de procedimentos metodológicos foram realizados três movimentos: (i) levantamento bibliográfico e revisão de literatura, (ii) pesquisa de campo, recorrendo a técnica de entrevistas junto aos gestores municipais, lideranças comunitárias e sindicais e, (iii) levantamento de dados secundários de natureza econômica e financeira, em órgãos governamentais. Este estudo visa fornecer elementos para o entendimento de uma dinâmica territorial de natureza local, bem como pretende lançar luz sobre os nexos entre a alteração dos limites municipais e os novos desafios trazidos pela fragmentação para o processo de gestão territorial. No município de Irecê, sua fragmentação territorial, ensejou um novo panorama para a gestão do território local, especialmente em face de três dinâmicas, quais sejam: o arranjo político do município passou a ser outro em virtude do declínio de sua representação diante dos outros entes federados e do ganho relativo de poder de seus distritos secundários; a conjugação do encurtamento das distâncias físicas com a ampliação da taxa de urbanização resultaram numa concentração das demandas, capaz de minimizar os esforços da máquina pública e, notou-se uma aproximação sociopolítica entre o poder público e a sociedade, capaz de engendrar mudanças quantitativas e qualitativas na distribuição de formas e funções no novo território municipal, alterando assim, o processo de reprodução social.
- ItemInfraestruturas dos pontos de parada de ônibus e entorno imediato: um estudo comparativo entre a estrada da liberdade e a avenida Manoel Dias da Silva – Salvador (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Cruz, Luana Magalhães de Castro; Coelho Neto, Agripino SouzaA demanda pela utilização do transporte público por ônibus ainda é grande em Salvador. No entanto, a diferenciação por bairros dos equipamentos do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus acaba dificultando o acesso a ele. Dessa forma, a pesquisa visa diagnosticar e comparar os pontos de ônibus existentes na Estrada da Liberdade, na Liberdade e da Avenida Manoel Dias, na Pituba. Inicialmente realizou-se uma revisão de literatura para discussão dos conceitos fundamentais da pesquisa. Desenvolveu-se também, uma análise de conteúdo de documentos institucionais para delineamento dos aspectos legais e jurídicos que envolvem o transporte público. Em seguida, foram realizadas as visitas à campo para a realização da observação sistemática e aplicação dos questionários aos usuários do transporte público da Estrada da Liberdade e da Avenida Manoel Dias. Os resultados mostraram que os pontos de ônibus encontrados ao longo da Estrada da Liberdade possuem características distintas dos encontrados na Avenida Manoel Dias, tanto em forma, quanto em presença de equipamentos e infraestrutura essenciais a utilização do serviço de transporte público coletivo, conferindo a Manoel Dias, melhores condições de circulação e utilização do transporte coletivo por ônibus. Dessa maneira, faz-se necessário políticas públicas que visem a equidade dos espaços e não busquem promover distinções ainda maiores, ampliando as questões de segregação socioespacial, consequentemente, contribuindo para oferta de serviços inferiores em determinados bairros e localidades.
- ItemMobilidade, acessibilidade universal e integração espacial: o caso da estação da Lapa, Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-23) Argolo, Luciana Souza; Coelho Neto, Agripino Souza; Rios, Ricardo Bahia; Delgado, Juan Pedro MorenoA Estação da Lapa em Salvador, Bahia, é um lugar de passagem de grande parte da população de Salvador que utiliza o sistema de transporte público da cidade. Esse terminal rodoviário recebe mais de 86 linhas de ônibus urbanos, 21 do transporte metropolitano e cerca de 460 mil passageiros por dia, com um fluxo médio de 325 coletivos por hora, tendo, assim, linhas para quase todos os bairros e para algumas cidades vizinhas da capital baiana, representando assim uma das mais importantes estações de transbordo da cidade. Ela também concentra uma considerável parcela de atividades formais e informais no seu entorno. Este estudo tem como objetivo analisar a mobilidade, a acessibilidade e a integração na Estação da Lapa em Salvador, Bahia. Desta forma, o trabalho tem como primeira parte, um levantamento teórico sobre mobilidade, acessibilidade e integração analisando suas principais características. Na segunda é avaliada a problemática da mobilidade, acessibilidade e da integração na Estação da Lapa. Na terceira foi feitas as considerações finais do estudo, indicando as possíveis melhoras na mobilidade, acessibilidade e integração da Estação da Lapa.
- ItemO modal ferroviário no transporte de pessoas em Salvador e a intermodalidade(UNEB, 2017) Fetal, Tauã de Matos; Coelho Neto, Agripino SouzaO modal ferroviário de Salvador é um importante meio de transporte para os moradores do subúrbio terem acesso a outras áreas da cidade, sendo importante no cotidiano desses usuários que utilizam o trem para diversas finalidades, principalmente, para chegar ao trabalho. Entretanto, devido a sua limitação espacial, atende o trecho de Paripe até Calçada, precisa existir a integração com outro modal para a melhoria da eficiência do sistema, sendo o ônibus o mais utilizado pelos usuários do trem. Assim, essa pesquisa, tem como principal objetivo analisar a dinâmica da mobilidade dos usuários do transporte ferroviário de Salvador. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados levantamentos e analises bibliográficas, além da pesquisa de campo, cuja a metodologia utilizada foi a da observação assistemática, espontânea e não participante, com aplicação de um questionário. A pesquisa tem como principal propósito identificar as destinações finais dos passageiros, além de mencionar o perfil dos usuários, verificar a relação que existe entre o subúrbio e as centralidades da cidade e também avaliar as alternativas de integração intermodal. O bairro da Calçada, foi o destino mais procurado pelos entrevistados, isso reforça a característica de subcentralidade deste bairro e de lugar de referência para a população suburbana, principalmente devido ao forte comércio na área.
- ItemPolítica de trânsito em Salvador – BA: impactos nos sinistros – 2011 a 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Ivana Nolasco dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Santos, Elton Andrade dosPara os órgãos nacionais de transporte, sinistros de trânsito é todo acontecimento pernicioso envolvendo veículos, vias, pessoas e/ou animais para o qual dois desses coeficientes devem estar presentes para serem caracterizados. O objetivo geral desta monografia é avaliar os impactos da política de fiscalização e sinalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (TranSalvador) sobre a redução dos sinistros de trânsito em Salvador – BA. Como objetivos específicos procurou-se caracterizar as políticas de fiscalização e sinalização da TranSalvador de 2011 a 2021; identificar as mudanças e ações implementadas pela TranSalvador; e caracterizar os tipos de sinistros de trânsito, comparando os números de ocorrências no período de tempo estabelecido. A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso. A TranSalvador vem tomando medidas de precaução para minimizar os acidentes nestas avenidas, como exemplo, a manutenção permanente de sinalização horizontal e vertical, promoção da educação e blitz de alcoolemia. E apesar dos esforços da Superintendência, devido às características geométricas das quatro avenidas objeto desta pesquisa nas quais possuem muitos trechos em aclives e declives, com trechos retos, intercalados com curvas suaves e longas, o que favorece com facilidade a pratica de infrações, acima da velocidade regulamentar. Por esses motivos, o controle eletrônico é um dos meios mais utilizados como medida para reduzir os sinistros de trânsito nas avenidas de Salvador. A cidade deu um grande passo na redução do número de acidentes de trânsito. A implementação rigorosa de novas políticas públicas de segurança, fiscalização, e educação trouxe excelentes resultados. No entanto, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para melhorar a segurança viária na cidade. Novas tecnologias podem ser implementadas para ajudar a otimizar a circulação e reduzir ainda mais os acidentes.
- ItemProcessos de Des-reterritorialização de imigrantes venezuelanos em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos , Emanuel Gonzaga dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Portugal, Jussara Fraga; Porto, Gil CarlosNa presente pesquisa considera-se a concepção clássica de que o território é a porção do espaço ao qual o Estado exerce o seu poder e nesse mesmo território criamos relações denominadas de territorialidades. Durante a migração ocorre a modificação de uma vivência territorial denominada de desterritorialização e ao mesmo tempo um novo território é experienciado, ou seja, passamos por uma reterritorialização. Diante disso nos questionamos: como se configuram os processos de des-reterritorialização de imigrantes venezuelanos em Salvador? Nosso objetivo geral é compreender os processos de des-reterritorialização de imigrantes venezuelanos na capital baiana. Os objetivos específicos são: contextualizar no espaço e no tempo aspectos envolvidos nesse processo migratório, compreender as desterritorializações da trajetória do migrante em questão e analisar a reterritorialização dessa comunidade bolivariana em Salvador. Para o desenvolvimento da pesquisa e a consecução dos objetivos estabelecidos, operamos com a tríade conceitual T-D-R (territorialização-desterritorializaçãoreterritorialização) e com o conceito de migrações. Nossos procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Nossas fontes são decorrentes de livros, revistas, jornais e órgãos estatais do Brasil e da Venezuela, assim como o trabalho de campo, que foi realizado por meio de entrevistas focalizadas com 10 venezuelanos que vivenciaram Salvador, sendo 7 homens e 3 mulheres. Nos anos 2010 se inicia a maior crise econômica da história da Venezuela e para amenizar os impactos destes eventos na população, o governo distribui alimentos e promete realizar melhorias estruturais no país, o que não impediu uma desterritorialização na i-mobilidade de parte da população local. Diante desses acontecimentos alguns venezuelanos realizaram migrações internacionais, se configurando como uma desterritorialização “no movimento”, resultando em uma reterritorialização. No caso de Salvador, este processo não ocorre homogeneamente com os imigrantes, pois os provenientes das ondas mais recentes, os desempregados/subempregados e aqueles com uma frágil rede de contatos estão em condições de maior vulnerabilidade. Seus planos de permanência estão condicionados principalmente a à estabilidade de renda, formação de núcleo familiar e das suas esperanças quanto a à uma recuperação econômica da Venezuela.
- ItemRuralidades no urbano: estudo de caso da cidade de Paramirim-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Trindade, Laura Gabriela da Cruz; Coelho Neto, Agripino SouzaLevando em consideração o pressuposto da existência das ruralidades no espaço no urbano, a monografia tem como objetivo analisar os conteúdos rurais no município de Paramirim e, como esses aspectos influenciam em sua dinâmica socioespacial. Para alcançar este objetivo, foram utilizados como instrumento de análise as contribuições da literatura acadêmica, em especial, a geografia agrária, a geografia humana, sociologia rural e urbana, acerca dos conceitos das pequenas cidades, a relação campo-cidade, as atividades rurais desenvolvidas no espaço urbano da cidade de Paramirim-BA. Além disso, para subsidiar a caracterização do município, foram coletados os dados secundários do IBGE (2010) e SEI (2014). Assim, na aplicação dos questionários, feitos com a população residente da cidade de Paramirim, investigou-se o papel das ruralidades na construção da relação campo/cidade dentro do município de Paramirim. Por fim, para análise do material coletado a campo, chegamos ao perfil socioeconômico da população, definição e compreensão da rede urbana em que o município se inseri, as relação entre o campo e a cidade e, em última análise, a presença das ruralidades no espaço urbano e como tais influenciam na dinâmica socioespacial do município de Paramirim.
- ItemTerritorialidades e hierarquias em torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-31) Silva, Natália Morena Lage; Coelho Neto, Agripino Souza; Hollanda, Bernardo Borges Buarque de; Caldas, Alcides dos SantosEsta dissertação trata das territorialidades relativas às torcidas organizadas de futebol no Brasil, fundamentadas em hierarquias de poder. Estrutura-se em duas partes: uma de cariz teórico e outra de cariz empírico. Na primeira parte apresenta-se uma revisão da literatura que embasa todo o trabalho, subsidiando o contexto histórico relativo ao surgimento do futebol e a ascensão da cultura torcedora, buscando compreender a origem e formação das torcidas organizadas no Brasil e como também são estabelecidas as hierarquias e relações de poder nesses grupos. Apresenta-se em seguida uma análise das territorialidades torcedoras nos estádios de futebol. Na segunda parte apresenta-se uma investigação cujo objetivo foi analisar o poder das torcidas organizadas e suas influências nas arquibancadas dos estádios de futebol, acionando o conceito de territorialidade para compreender o comportamento espacial das torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista. Para isso, foram selecionadas as torcidas organizadas mais expressivas do Sport Club Corinthians Paulista, levando em consideração seu contexto histórico de surgimento, quantidade de associados, influência sociopolítica sobre o clube e representação espacial nas arquibancadas. A metodologia adotada foi a estratégia de estudo de caso, em que se buscou investigar a existência de poder hierárquico como premissa para as ações, representações e ordenamento espacial nas torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista. Nesse contexto foram feitas entrevistas semiestruturadas a dirigentes das respectivas torcidas organizadas. As principais conclusões desta pesquisa são as seguintes: I) as torcidas organizadas corinthianas buscam demarcar territórios de controle e influência, nos estádios de futebol do Brasil; II) O poder simbólico (faixas, bandeiras, cânticos e rituais das torcidas) são dispostos e entoados nas arquibancadas, obedecendo a uma ordem hierárquica definida, aplicada e seguida pelas torcidas e seus membros; III) Verifica-se uma hierarquia consolidada dentro dos estádios de futebol, segundo critérios concebidos e acordados pelas torcidas organizadas; IV) Ocorre o delineamento territorial dentro dos estádios obedecendo a uma diretriz hierárquica implementadas pelas torcidas organizadas hegemônicas. Com base nos resultados deste estudo, entende-se que o conhecimento das dinâmicas internas dessas torcidas e das suas estratégias de demarcação territorial é fundamental para a elaboração de políticas públicas eficazes, que visem a manutenção da ordem e da segurança nos eventos esportivos. Além disso, este estudo contribui significativamente para o campo da Geografia ao fornecer uma investigação detalhada das territorialidades urbanas em um contexto específico, como o dos estádios de futebol, destacando como espaços urbanos podem ser apropriados, organizados e hierarquizados por diferentes grupos sociais.
- ItemTransporte alternativo de passageiros: um estudo da rota Salvador-Feira de Santana(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-27) Nunes, Evelin Santos; Coelho Neto, Agripino Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Rios, Ricardo BahiaEste trabalho tem como finalidade analisar o fenômeno do transporte alternativo intermunicipal de passageiros, que atende a rota Salvador – Feira de Santana – Salvador, e é ofertado no entorno da Estação Rodoviária de Salvador. Para compreender o fenômeno, foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema, o resultado mostrou que se trata de um campo ainda não explorado, visto que a grande maioria dos estudos encontrados concentravam seus temas no serviço de transporte alternativo intraurbano, ou seja, dentro das cidades, deixando de lado a existência de um serviço de transporte intermunicipal, que serve de ligação entre as grandes metrópoles e os municípios vizinhos. Para melhor entender o funcionamento do serviço de transporte alternativo e os fatores que motivam os usuários a lhe darem preferência, foram realizadas visitas de observação e aplicação de questionários, com os ofertadores e com os usuários do mencionado serviço. Além de buscar entender como as autoridades competentes lidam com a existência deste serviço, por meio de depoimentos de funcionários da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (AGERBA).
- ItemUrbanidades e ruralidades em questão: um olhar sobre as relações campo-cidade e rural-urbano no povoado do Topo, Água Fria/BA(2021-09-28) Fagundes, Mário José dos Santos; Coelho Neto, Agripino Souza; Oliveira, Adriano Rodrigues de; Santos, Claudio Ressureição doDefinir o que é rural e o que é urbano há muito não representa uma centralidade nos estudos das relações entre o campo e a cidade. A complexidade imposta pelos processos de urbanização, de modernização do campo e de globalização produziu mudanças importantes na realidade socioespacial, introduzindo novos desafios epistemológicos para aqueles que se aventuram no sentido de compreender as relações entre os espaços do campo e da cidade e seus conteúdos. O objetivo dessa dissertação é compreender as relações campo-cidade e ruralurbano no povoado do Topo, município de Água Fria/BA, caracterizadas pela interação, imbricação e coexistência de ruralidades e urbanidades no cotidiano dos moradores. Para tanto buscamos nos aproximar de uma perspectiva mais integradora que considerasse as formulações de autores das principais vertentes analíticas que compõem o arcabouço teórico acerca desse tema. Estamos trabalhando com a concepção de espaços híbridos que se apoia na ideia de que o campo e a cidade (em especial as pequenas cidades) são resultantes da interação entre objetos e conteúdos do rural e do urbano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que se utilizou da observação participante, da realização de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de questionários. Primeiramente buscou-se caracterizar os processos históricos que configuraram o rural do município de Água Fria e do povoado do Topo, para então identificar as ruralidades e urbanidades. Nesse contexto, observou-se então, que as urbanidades, assim como as novas ruralidades, no povoado do Topo, respeitam as regras do jogo, impostas historicamente pelas relações desiguais e coronelistas entre fazendeiros e pequenos agricultores, ou seja, não representam a superação das desigualdades históricas existentes. Na escala da ação, onde a realidade é forjada pela interação entre o global e o local, entre o rural e o urbano, os atores diversos produzem um verdadeiro mosaico de ruralidades e urbanidades em suas tarefas cotidianas, nos seus modos de vida, nas relações interpessoais, nas atividades econômicas e nas manifestações culturais. Produzem no dia a dia um espaço híbrido produzido pela coexistência, interação e imbricação de conteúdos do rural e do urbano.