Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Leão, José Antônio Carneiro"
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- ItemAprendizagem colaborativa: perspectivas do modelo 3C de sistemas colaborativos na educação profissional em informática(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-10) Brito, Creidiane Muniz Conceição; Leão, José Antônio Carneiro; Araújo, Kátia Soane Santos; Oliveira, Jaqueline Souza deEste relatório de pesquisa tem como objetivo destacar aspectos do processo de aprendizagem através de um ambiente virtual para a construção do conhecimento a partir do Modelo 3C de colaboração na turma do módulo II do curso técnico subsequente em Informática. Portanto, apresenta estudos teóricos, alguns correlatos e metodológicos sobre aprendizagem colaborativa e o Modelo 3C a partir do uso do Google Sala de Aula no contexto da educação profissional, em ambiente compartilhado com o uso de mídias digitais. As ações desta pesquisa foram verificadas como possibilidades de potencializar a realização de trabalho em equipe, corroborando com a interação e construção do conhecimento presencial e remotamente, em espaços interativos, para além da sala de aula física. Utilizou-se a pesquisa aplicada tendo o método Participante com viés colaborativo para o desenvolvimento desse estudo que traz um foco na abordagem qualitativa com um olhar de investigação subjetiva, mas também de dados quantitativos. Tem como público beneficiado 13 estudantes da educação profissional subsequente/ II Módulo do turno noturno do Curso de Informática do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (CETEP), do município de Cruz das Almas-BA. A partir do Modelo 3C, a intenção é auxiliar não apenas na coordenação de tarefas, mas promover a construção do conhecimento em grupo. A questão problema foi de responder: como potencializar a aprendizagem colaborativa no componente curricular Algoritmos e Linguagem de Programação do módulo II do Curso Técnico em Informática do CETEP Cruz das Almas-BA? Para isso foi realizada uma oficina de computação desplugada e posteriormente a proposta do uso do Google Sala de aula para o desenvolvimento de atividades em ambiente compartilhado on-line. A coleta de dados aconteceu através da observação participante e aplicação de questionário (Google Formulário), em que os dados tiveram a Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), na intenção de perceber como resultados as potencialidades e aprendizagens significativas. A partir do trabalho em grupo, como possibilidade para a construção do conhecimento na formação de sujeitos na educação profissional. O legado da pesquisa é um repositório digital construído colaborativamente com os participantes.
- ItemFotoperformance narrativas imagéticas autobiográficas “de mulheres” em processos formativos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-26) Lima, Lauren Oliveira; Leão, José Antônio Carneiro ; Conrado, Margarete de Souza; Dias, Josemeire Machado; Teixeira, Maurício de CarvalhoO presente estudo se justifica pela relação entre o eu mulher, artista e educadora, o outro e a ciência. O agora e o depois, os silêncios fotografados e o contínuo gesto inconcluso de expressão de vida, mediados pelos movimentos de autoformação. A partir do questionamento: Como podem ser apresentadas as narrativas (auto)biográficas e/ou imagéticas de mulheres em processo formativo? O objetivo central da pesquisa, consiste em apresentar narrativas autobiográficas com questões formativas, a partir do entrelugar de gênero feminino, camufladas em máscaras corporais, com enfoque em suas fotoperformances e em outras leituras audiovisuais. Os ventos da pesquisa sopraram em direção à abordagem metodológica (auto)biográfica e narrativas de histórias de vida de que trouxe na memória imagética desafios compartilhados entre 14 mulheres. O embasamento teórico metodológico desta pesquisa deriva das contribuições de autores, tais como: Josso (2012), Passeggi e Souza (2017), e Pimentel (2017), dentre outros, que exploram abordagens biográficas e autobiográficas no contexto educacional. Além disso, as investigações biográficas (Bueno, 2002) também enriquecem o fundamento teórico. No âmbito da pesquisa colaborativa participante em educação, as perspectivas de Brandão (2003, 2013) e (Najmanovich 2001), agregam profundidade e substância ao arcabouço teórico deste estudo. Como fundamentação teórico conceitual, os seguintes descritores da pesquisa: Fotoperformance digital (Lemos, 2019; Roveré, 2020; Soulages 2010); Processos formativos (Dewey, 2010; Leão, 2011; Barbosa, 1998, 2014, 2019); Curadoria artística/educativa (Diniz e Lage, 2021; Hoff, 2011). Os resultados do estudo apontaram os seguintes aspectos do processo formativo: A fotoperformance emergiu como um ato de criação e resistência, servindo tanto como espelho quanto como janela. Espelho, ao refletir minhas próprias narrativas nas memórias de outras 13 mulheres, o que também permitiu uma formação a partir de suas experiências. Janela, ao oferecer ao mundo exterior uma visão das encruzilhadas autoformativas que se manifestaram ao longo de meu caminho até o momento presente desta pesquisa. A curadoria artística revelou-se um campo de variadas possibilidades, transcendendo a mera escolha, separação e organização de obras para apreciação estética e conhecimento artístico. Neste contexto, a curadoria educativa destacou-se especialmente como um campo voltado a ampliar a participação do público, tornando a arte mais acessível e culturalmente ativa. Como parte dos resultados, foi desenvolvida uma exposição virtual multimídia em realidade virtual, projetada para estimular a relação entre artista e público participante. Esta exposição convida os visitantes a se tornarem coautores da obra, aportando seus repertórios singulares e essenciais para a transformação social por meio da arte contemporânea. Assim, a pesquisa não apenas documenta experiências, mas também cria um espaço dinâmico para a construção conjunta de significados, promovendo uma interação contínua e enriquecedora entre arte e comunidade.
- ItemGamificação: uma proposta em educação financeira com docentes do Ensino Fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-28) Reis, Marília Oliveira dos; Leão, José Antônio Carneiro ; Marinho, Fernando Celso Villar; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasEste estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de utilização da gamificação com o conteúdo da educação financeira, como estratégia de planejamento para aplicação no ensino fundamental I. A Escola Municipal de Cajazeiras 11, em Salvador – Bahia, foi o lócus da pesquisa que conta como sujeitos da pesquisa, a participação de quatro docentes, dos componentes de matemática, ciências, artes e língua portuguesa. A partir da observação participante no lócus foi construída uma proposta de conteúdo de educação financeira gamificada que contempla três pilares distribuídos em trilhas: consumo, poupança e investimento. Na trilha Consumo, foram trabalhados conceitos de consumo consciente, diferença entre preço e valor, os diversos tipos de meios de pagamento e a origem dos alimentos. Na trilha Poupança, foram trabalhados os sonhos de curto prazo, o valor do dinheiro no tempo e a importância de aproveitar o máximo da vida útil dos bens. Na trilha Investimento, os sonhos de longo prazo e conceitos de empreendedorismo: criatividade, preço de custo, preço de venda, lucro. Como referencial teórico, foram utilizados conceitos de gamificação e ciclos de aprendizagem de forma que em todos os pilares trabalhados está presente a interdisciplinaridade. Como norteador pedagógico da proposta foi utilizado o Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. O material serviu de base para a definição do conteúdo a ser trabalhado por componente/pilar e a aprendizagem esperada para cada um deles, de modo que o estudante possa avançar na trilha conforme atinja a aprendizagem esperada para cada pilar/componente. Além da construção da proposta, as vivências no lócus provocaram uma intensa reflexão dos sujeitos sobre suas práticas, desafios e sobre a importância de conferir autonomia ao processo de ensino-aprendizagem. Trabalhando em conjunto, puderam também perceber a importância da construção coletiva. Para pesquisas futuras, sugere-se a utilização de modelos digitais funcionando em parcerias com modelos não digitais, criando uma proposta híbrida de uso da gamificação para a educação financeira e um maior enfoque na formação dos sujeitos para práticas gamificadas de ensino da educação financeira.
- ItemMetáforas brincantes: processo educativo do saber fazer arte, desde Manoel Lopes Pontes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-06) Requião, Leila Patrícia de Jesus Santos; Leão, José Antônio Carneiro ; Sampaio, José Roberto Santos; Magalhães, André RicardoAqui narro esta viagem ovótica. Ela se traduz em um processo educativo tecnológico autobiográfico vivendo um aprender e ensinar brincante. Por isto, naveguei em outros mares, ares e terras em prol de novas possibilidades formativas. Minha caminhada de aprendiz-artista-educadora reluziu meu encanto em aprender com o professor Manoel Lopes Pontes (ator, educador, dramaturgo e diretor teatral). A partir do seu saber fazer arte, nos unimos ao artista Emiliano Manso e professor José Leão, tecemos diálogos e vivências educativas recheadas por ações teatrais, poéticas, brincantes e performáticas. Originando tear-casa-ovo brotamos as metáforas brincantes, ocorridas em meio remoto, utilizando tecnologias digitais, temperadas por um sortido repertório educativo-artístico-sonoro-imagético, imersos no nefasto período da Covid-19. Unindo o saber do professor Manoel integrado às minhas perspectivas formativas, fruto da tríade sujeito, história e lugar, proposta pelo Projeto Articulador Rede Pub/GEOTEC/CNPq, catei meios para ampliar meu ser aprendiz-educadora-artista e igualmente formadora e pesquisadora, neste processo, indagando: Como produzir atividades educativas, a partir do teatro, tecendo histórias de vidas? Me descortinei, em um caminhar metodológico educativo-artístico, responsável pelos meus atos (Marpeau, 2002), com abordagem qualitativa, pesquisa narrativa e autobiográfica (Clandinin e Conelli, 2015). Transitei por vivências no espaço digital e metodologia brincante (Leão 2010, 2022), e metodologia de trabalho em ateliê enfatizando poéticas visuais (Rey, 1996). Corporifiquei H1 e H2, (auto) fotoperformances que sintetizaram o processo e compuseram o portfólio artístico-educativo, fruto de poéticas imagéticas ampliando tecnologias digitais.
- ItemTecnologia assistiva no mundo do trabalho: desafios e possibilidades educativas de pessoas com deficiência visual(Universidade do Estado da Bahia, 0018-12-25) Almeida, Liane Cortes; Leão, José Antônio Carneiro; Costa, Daiane Santil; Silva, André Luiz Souza daA pesquisa realizada trouxe um estudo acerca dos desafios e possibilidades de pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho, tendo como principal foco o papel da Tecnologia Assistiva (TA) nesse contexto. Ela foi desenvolvida no Centro de Atendimento Educacional Especializado com cegos e com baixa visão, na região de Camaçari-BA, por meio de uma pesquisa participante (Brandão, 2001), de abordagem quali-quantitativa, em que se utiliza das narrativas de histórias de vida dos participantes. Este estudo buscou responder à seguinte questão problema: Como a Tecnologia Assistiva pode contribuir na formação de pessoas com deficiência visual, para a inserção no mundo do trabalho? Para tanto, selecionamos como objetivo geral apresentar os desafios e possibilidades de como a Tecnologia Assistiva pode contribuir para a formação de pessoas com deficiência visual, a fim de incluí-los no mundo do trabalho. Sendo assim, atendeu aos seguintes propósitos: (1) Identificou os programas da Tecnologia Assistiva que possibilitem acessibilidade e contribuam com a formação dos estudantes com deficiência visual para o mundo do trabalho; (2) Verificou os elementos digitais que podem ser identificados pelos participantes da pesquisa, necessários para uma formação na perspectiva crítico-emancipatória; (3) Destacou aspectos do papel da família no incentivo ao uso da Tecnologia Assistiva de pessoas com deficiência visual, para inserção no mundo do trabalho; (4) Elaborou uma cartilha adaptada no formato HQ, sobre Empreendedorismo tátil, por meio da Tecnologia Assistiva, que potencialize a possibilidade de inserção de pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho.