Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Costa, Patrícia Lessa Santos"
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- ItemAprendizagens significativas na EJA: aula de campo para o ensino de geografia(2019-09-18) Moraes, Marcos Eduardo Nascimento; Costa, Patrícia Lessa Santos; Moraes, Climério Manoel Macedo; Borges, Vilmar JoséEsta investigação busca compreender como as aulas de campo no componente curricular de Geografia contribuem para uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propõe-se, principalmente, analisar a aula de campo como instrumento fundamental para produzir aprendizagens significativas para os estudantes dessa modalidade de ensino, e desenvolve-se buscando identificar as singularidades da aula de campo para a aprendizagem de Geografia na EJA; averiguar o potencial pedagógico do Mosteiro Morro da Vargem, do Museu de Biologia Professor Mello Leitão e da Rampa do Caravaggio como espaços de educação não formal e produzir um modelo de aula de campo como possibilidade de transposição didática. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, amparada pelo método da pesquisa participante, visando realizar uma aula de campo com 20 alunos da primeira etapa da EJA, correspondente ao primeiro ano do Ensino Médio. Os espaços de educação investigados foram: a) formal, a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Professora Maria da Paz Pimentel”, e b) não formais, o Mosteiro Morro da Vargem, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão e a Rampa do Caravaggio. Empregou-se como instrumento de coleta de dados questionários aplicados aos discentes, com auxílio do diário de bordo no registro dos acontecimentos durante o processo, e roda de conversa. Nos capítulos teóricos, a pesquisa apresenta autores que examinam a Educação de Jovens e Adultos, seu histórico e a EJA à Distância, como: Paiva (2006), Freire (1996), Pinto (2007), Arroyo (2017), Ghiraldelli (2008), Haddad e Di Pierro (2000), Ventura (2006), Haddad (2007); que retratam aprendizagens significativas, como: Mizukami (1986), Pinto (2007), Behrens (2011), Ausubel (2000), e que explanam sobre o Ensino de Geografia e aulas de campo, como Guimarães (2002), Santos (2006), Legrand (2014), Carvalho (2011), dentre outros. Constatou-se que há uma fragilidade na formação inicial dos profissionais que atuam na EJA, sendo necessário um investimento em formação continuada; que os coordenadores, em sua dinâmica diária, encontra dificuldades para se dedicarem as suas atribuições, prejudicando o processo de fortalecimento do seu papel como agente formador; que os saberes informados como indispensáveis para a atuação dos profissionais da EJA encontram-se divididos em conceituais, práticos e relacionais. A aplicação da pesquisa participante, mediante a realização da formação por meio de rodas de conversa, causou impactos em cinco dimensões: formativa, pessoal, social, socioafetiva e cultural.
- ItemOs caminhos das mulheres estudantes da EJA na cidade de Euclides da Cunha, Bahia, Brasil: da evasão ao retorno(2018-06) Souza, José Oreste Lopes de; Costa, Patrícia Lessa Santos; Freitas, Katia Siqueira; Santos, Carla Liane Nascimento dosA trajetória de vida da mulher é marcada por várias lutas no dia-a-dia. Nessa perspectiva, compreender essa trajetória sob o viés da Educação de Jovens e Adultos – EJA e no contexto social, é sem, sombra de dúvida, resgatar sua dignidade humana. Dessa forma, buscou-se perceber o valor da figura feminina e o seu protagonismo no cenário sócio educacional. Os estudos na área de gênero mostram a importância de levantar reflexões nessa ótica, uma vez que é uma maneira de afirmar a identidade da mulher e evidenciar suas lutas na esfera social. Para tanto, com o intuito de discorrer sobre a trajetória de vida da mulher fez-se necessário, de início, traçar uma linha histórica que mostrou suas lutas, no contexto social brasileiro. Assim, ficam evidente os ranços e avanços que eclodiram no país acerca do crescimento e das lutas das mulheres para a conquista do seu espaço, um dos marcos de destaque, nessa conquista, foi a retomada da mulher no contexto da sala de aula, uma vez que a mesma, por diversos fatores, inclusive preconceito e machismo, acabou evadindo da sala de aula; mas voltaram a adentrar as salas de aula da EJA, num movimento de busca por espaço. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa foi o de compreender como as práticas sociais, no contexto de gênero, dentro do espaço escolar do município de Euclides da Cunha, Bahia, Brasil, puderam contribuir para permanência e sucesso dessas mulheres no contexto educacional. Como objetivos específicos buscou-se assinalar como as práticas sociais no contexto de gênero podem suscitar, nos espaços da EJA, discussões que corroborem para a afirmação da trajetória de vida da mulher estudante da EJA que busca seu espaço no contexto social, como, também, identificar as principais causas e entraves ocorridos ao longo de sua trajetória de vida da mulher estudante da EJA, do município de Euclides da Cunha, por meio de oficinas, para, assim, analisar as relações de gênero e convivência com os demais grupos de estudantes da EJA como práticas exitosas que valorizam as suas trajetórias de vida e contribuem para o enriquecimento de ações de permanência e sucesso diante dos estudos. Dito isto, a pesquisa teve como suporte metodológico a trajetória de vida e a abordagem qualitativa, com estudo de caso e técnicas de observação com revisão bibliográfica na categoria da Educação de Jovens e adultos e gênero, tendo como suporte os autores: Arroyo (1991/1999/2003/2005), Beauvoir (1990), Butler (2010), Brasil 92006), Bourdieu (1982) (2006), Freire (1988/1991/1998/1999/2000/ 2002/2008), Foucault (1987), Gil (2008), Gohn (2011), Louro (2014), Magalhaes (2000), Marx (1948), Minayo (2003/2005/2008/2007/2012), Thiollent (1985/2015), Urpia (2014), entre outros, que embasaram e que deram suporte à pesquisa. Acredita-se que esta pesquisa pode colaborar, efetivamente, para o estudo do tema, mostrando a importância da mulher no seu percurso histórico e social.
- ItemCurrículo e identidade campesina na educação de jovens e adultos em Amargosa-BA(2016-02-29) Santos, Vilma Souza Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Godinho, Luís Flavio ReisA presente pesquisa está estritamente ligada às questões do respeito ao direito à educação ao longo da vida, não apenas pelo viés da legalidade. Entende-se que este direito deve estar estritamente imbricado à criticidade e à afirmação social dos sujeitos jovens, adultos e idosos. Sendo assim, propõe-se a análise dos processos educativos em EJA, a partir do entendimento do que seria um currículo humanizado, biocêntrico. Com o intuito de delimitar o locus de pesquisa, esta foi desenvolvida no contexto da EJA, precisamente na especificidade da Educação Básica do Campo, no Município de Amargosa, localizado no interior do Estado da Bahia. O objetivo central é compreender de que forma (ou até que ponto) o currículo da EJA do campo contempla as vivências dos estudantes campesinos inseridos no contexto da agricultura. De cunho qualitativo, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, já que a proposta visa a construir o conhecimento de forma colaborativa, com os sujeitos diretamente envolvidos com a EJA do campo, educandos e educadores. Para isso foram utilizados instrumentos e técnicas para a coleta e a análise das informações que permitissem uma maior aproximação com o objeto de estudo. Para embasar este trabalho, buscou-se referencial principalmente nos estudos de Freire (1987, 1983, 2007), Gadotti (2009) e Haddad e Pierro (2000), com conceitos referentes à EJA na perspectiva da autonomia e da criticidade; Barros (2011) e Fávero (2009), no que diz respeito à educação ao longo da vida; Macedo (2013) e Silva (2002, 2010), para debater o conceito de currículo; Wanderley (2010) e Gohn (2001), para dialogar sobre educação popular e os movimentos sociais; Hall (1996), Bauman (2005) e Rios (2011), para desbravar o conceito de identidade; Caldart, Kolling e Osfs (2002) e Neves (2010), para conceituar a educação do campo. Tendo em vista o caráter de provisoriedade e de inacabamento da construção de conhecimentos, destacam-se algumas considerações que foram possíveis para a presente reflexão. A primeira delas diz respeito à história da EJA no Brasil. Essa é marcada por uma série de fragmentações e de metas para se vencer o analfabetismo, sem que para isso se baseie em uma educação crítica. A segunda diz respeito ao caráter popular dos princípios fundantes da Educação Básica do Campo no Brasil, nascida pela força dos movimentos sociais do campo, o intuito era o de superar o ruralismo pedagógico de uma educação instrumental ideologicamente, os novos ideais aparam-se na valorização da identidade campesina, em seus aspectos sociais, econômicos e culturais. Também seguem outras constatações no que se refere ao locus de pesquisa, encontrou-se uma incipiência de documentos legais para regulamentar a EJA, relativas a currículo, diretrizes, propostas, projetos e planos de cursos específicos para a EJA do Campo, dispositivos indispensáveis na construção de uma educação pautada em conhecimentos formativos, significativos para sujeitos em um contexto de campo específico. Por sua vez, este estudo demostrou que os campesinos, estudantes de EJA, são sujeitos capazes de atuar como protagonistas na construção de uma educação que esteja a serviço dos mesmos, identitária e permissiva da realização dos desejos individuais e coletivos que os conduziram aos primeiros anos de escolarização já na idade adulta. Essa educação, defende-se, irá se operacionalizar por meio de um currículo centralizado na vida campesina, ou seja, intertranscultural, que prese por práticas e metodologias educativas entrelaçadas com a crítica social da vida do homem e mulher do campo. metodológicos freireanos.
- ItemEducação ambiental: práticas sustentáveis na educação de jovens e adultos do Senac - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-28) Deiró, Naiara Selma Rios Lima; Costa, Patrícia Lessa Santos; Sousa, Leliana Santos de; Barreto, Maria Raidalva NeryEsta dissertação, desenvolvida na perspectiva do estudo de caso, teve como questão norteadora o problema: como se dá e de que forma possibilitar a maior articulação das práticas sustentáveis de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Bahia. Partimos do pressuposto relacionado à necessidade de tornar mais estreitos os laços que unem a proposta de Educação Ambiental do Senac ao contexto da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral foi analisar as práticas sustentáveis em Educação de Jovens e Adultos do Senac-Bahia. E como desdobramento temos os objetivos específicos: identificar as práticas sustentáveis em Educação de Jovens e Adultos do Senac BA; verificar como as questões ambientais são abordadas no Projeto Político Pedagógico e documentos referenciais da instituição Senac-BA; Mapear a concepção de Educação Ambiental na percepção dos colaboradores e dos alunos do Senac-BA e implantar um Museu Virtual para fomento e registro das práticas sustentáveis do Senac-BA. A metodologia foi realizada a partir da Pesquisa Aplicada embasada nos teóricos Apolinário (2011) e Fleuri (2017); a abordagem qualitativa a partir de (Minayo (2009) e Prodanovi (2013). A caracterização da pesquisa como Estudo de Caso descritivo, com embasamento de Gil (2008) e André (2013). Foram utilizados procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. A análise de dados foi amparada em análise de conteúdo a partir de GIL (2008) e Minayo (2009). Para o Lócus da pesquisa foram selecionados quatro Centros de Educação Profissional do Senac-Bahia e a Amostra foram 16 alunos e 16 colaboradores, os quais foram entrevistados de forma virtual através da Plataforma Microsoft Teams. Embora o Projeto Político Pedagógico não referencie a sustentabilidade ambiental, na prática existem e são evidenciadas no cotidiano dos colaboradores e alunos. Os achados, através das entrevistas, permitiram perceber que os alunos demonstraram terem a percepção dos problemas relacionados as questões sociais, quando relataram que suas moradias estão próximas a áreas de risco e que as condições de vida não são as mais favoráveis. Neste sentido e como produto da pesquisa, a proposta do Museu Virtual pode contribuir para o estabelecimento de um diálogo entre o Senac, seus estudantes, colaboradores e a sociedade e também tem a possibilidade de ganhar visibilidade em outros contextos de educação, empresas, poder público e até fomentar propostas para políticas públicas de caráter sustentável no viés da Educação Ambiental
- ItemEducação de Jovens e Adultos: a juvenilização e as relações intergeracionais entre os sujeitos da EJA na Escola Municipal Sociedade Fraternal, Salvador-Bahia(2020) Carvalho, Dalva Lucia Aguiar; Costa, Patrícia Lessa SantosImpulsionadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e do Parecer 11/2000, as instituições escolares municipais de Salvador passaram a receber um número significativo de adolescentes, sendo caracterizado como processo de Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos; ao adentrar o espaço escolar, estes jovens se relacionam com pessoas mais velhas e essas relações intergeracionais mostraram, para esta pesquisa, o seguinte objetivo geral: Compreender se as relações intergeracionais entre os sujeitos influenciam a permanência deles ou não no ambiente escolar. Para ampliar essa discussão, foi desenvolvido o seguinte problema: Como a relação intergeracional na EJA pode influenciar a permanência desses indivíduos no espaço educativo? Esta pesquisa colocou em debate os seguintes objetivos específicos: Discutir o estudo do tema alicerçado no caso específico em foco nas turmas da EJA I; debater as relações intergeracionais na EJA e a questão da permanência baseado no referencial teórico específico; propor grupos via plataformas virtuais com os sujeitos da EJA para discorrer a temática das relações intergeracionais frente à permanência escolar. Para atender a tais objetivos o desenho metodológico da pesquisa foi de abordagem qualitativa, com objetivos exploratório-descritivo, procedimento estratégico participante e grupos focais; os instrumentos utilizados foram a observação e as entrevistas semiestruturadas. Constituíram-se sujeitos da pesquisa os estudantes de diversas faixas etárias da instituição. Os resultados, a análise e interpretação dos dados indicaram se as relações conflituosas entre os sujeitos da EJA influenciaram ou não na permanência escolar desses indivíduos. Dentre as temáticas analisadas, salientamos que o conhecimento adquirido em sala de aula foi o fator que mais atraiu essas pessoas ao espaço escolar; enquanto que a diferença de idade entre eles foi o que mais os incomodou. Com o processo de juvenilização, as relações interpessoais configuraram um cenário de embates e tensões, pois essas pessoas que se encontram na EJA trazem em suas bagagens conhecimentos de mundo. Para embasar esta pesquisa, na perspectiva da EJA, foram referenciados entre outros: Amorim (2007, 2012, 2017), Di Pierro (2016), Haddad e Di Pierro (2000) e Freire (1979, 1996, 2018). Para a categoria de juvenilização e conflitos geracionais citamos Arroyo (2005, 2008), Britto da Motta (2013), Dayrell (1996, 2003) e Ferrigno (2006). Para alicerçar a compreensão do processo da permanência desses sujeitos no espaço educativo, Jardilino e Araújo (2014), Ens e Ribas (2012) e Neves e Martins (2017) foram referenciados; para aprofundar nos procedimentos metodológicos da pesquisa, Creswell (2010), Flick (2009) Bogdan e Biklen (1994), Minayo (2015) e Brandão e Streck (2006) foram citados. Alguns teóricos como Paiva (1987), Dallari (2010) e Pinto (2007) foram tidos como relevantes para descrever a EJA à luz dos marcos históricos. Os resultados indicaram que o mais importante para esses sujeitos é o conhecimento adquirido no espaço escolar, enquanto o que mais os incomoda é a diferença de idade entre eles, onde o barulho dos jovens é fator determinante para que os mais velhos não permaneçam no ambiente escolar. É de suma importância enfatizar que é relevante a discussão e reflexão dessa temática para a modalidade EJA.
- ItemEntre o prescrito e o praticado: um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia(2017-07-14) Santos, Maria Candeias Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Faria, Edite Maria da Silva de; Amorim, Antonio; Neiva, Nordélia CostaEsta dissertação apresenta um estudo sobre a educação em espaço prisional, por sua vez é um estudo de caso intitulado “Entre o prescrito e o praticado: Um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia”. São os objetivos desta pesquisa compreender e analisar o currículo prescrito e o currículo praticado da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e os discursos dos professores encontrados nos portfólios; proceder à descrição da legislação prisional brasileira e a legislação baiana sobre a EJA em prisões, em específico o Plano Estadual de Educação Prisional do Estado da Bahia. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da investigação, recorremos à pesquisa bibliográfica que serviu como referência para a revisão teórica específica, a pesquisa documental no sentido de estabelecer um elo com o marco legal que trata da educação em presídios; os questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas para apreender a realidade dos sujeitos e do lócus investigado, visto que é de significativa relevância compreender as falas dos sujeitos pesquisados. Esta é uma investigação desenvolvida entre abril de 2016 e abril de 2017, o que possibilitou um contato direto com pessoas que fazem acontecer a EJA dos privados de liberdade na Escola Professor George Fragoso Modesto. Trata-se de uma investigação empírica, de técnica instrumental estudo de caso que nos revelou que os sujeitos pesquisados possuem discursos e práticas voltadas para a Educação em Direitos Humanos, contudo manifestam interesse em maiores conhecimentos e aprofundamento sobre o tema. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em seis capítulos, os quais apresentam algumas reflexões em torno da EJA prisional, os aspectos legais da EJA prisional, o Currículo da EJA prisional, a trilha metodológica, os achados e a tessituras sobre o Currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e por fim, a Proposição de uma Cartilha em Educação em Direitos Humanos e EJA Prisional para os professores da Escola Professor George Fragoso Modesto, em Salvador – Bahia, que dará subsídio para o fortalecimento do currículo em uma Educação para e em Direitos Humanos.
- ItemUm estudo propositivo sobre o referencial curricular da EJA, tempos de aprendizagem, a partir da compreensão de docentes de arte da rede municipal de ensino de Salvador(2018-04-26) Teixeira, Daniela Menezes; Costa, Patrícia Lessa Santos; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Santana, Carlos Eduardo Carvalho deEsta pesquisa resulta das reflexões e análises obtidas no objetivo de compreender o entendimento dos docentes de Arte da Gerência Regional (GRE) de Itapuã, acerca do referencial curricular, Tempos de Aprendizagem, implementado em 2014, pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador, para a Modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA II (Anos finais). A dissertação se apresenta na perspectiva da abordagem qualitativa, tomando como estratégia de pesquisa o estudo de caso, pois visa diretamente à análise e à capitação das singularidades do fenômeno que o envolve. O desenho da pesquisa é apresentado a partir desse enlace entre a EJA, o currículo, as políticas curriculares apresentadas para a EJA II em Salvador. Como referencial teórico, utilizamos na categoria currículo, os estudos de Freire (2014, 2106), Tadeu (2015), Arroyo (2013), Paiva (2017), Mae (2011), Read (2013), dentre outros teóricos que abordam a temática em estudo. Assim, esta pesquisa possibilita compreender a relevância das vozes que constituem os docentes de Arte na EJA II, lançando um olhar sobre o sujeito curriculante, gerando possibilidades reflexivas, empíricas e participativas mediante a escuta e a condição existencial desses docentes, no sentido de garantir acesso, interatividade, presença ativa e formação continua para com esse currículo.
- ItemGestão educacional compartilhada das políticas públicas de educação de jovens e adultos: um estudo de caso da rede municipal de Bom Jesus da Lapa-BA(2015-11-30) Farias, Ediênio Vieira; Costa, Patrícia Lessa Santos; Amorim, Antônio; Laniado, Ruth Nadia; Machado, Célia TanajuraAo considerar a contextualização do processo histórico, dos resultados e dos desafios em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebe-se ainda a falta de prioridade na agenda pública de gestão educacional no que concerne a essa modalidade de ensino. É perceptível o quanto a EJA se desenrolou pelo plano secundário dos aspectos das políticas assistencialistas e reguladoras. As causas dessa exclusão estão atreladas aos diversos fatores desencontrados da política educacional brasileira. Um dos fatores que contribui para essa situação é a carência de mecanismos estratégicos de gestão pelos atores institucionais dos sistemas de ensino. Assim, cada vez mais, o exercício da gestão educacional participativa e compartilhada torna-se alvo de discussão para desencadear uma prática social capaz de qualificar o ensino da EJA. Partindo da inquietação ‘como constituir uma gestão compartilhada das políticas de EJA na esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa?’, essa investigação teve como objetivo central compreender o processo de gestão educacional compartilhada das políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa – BA. Nesse sentido, o objeto de estudo se construiu em torno da gestão compartilhada das políticas de EJA, sob elementos da teoria crítica em Ciências Sociais. Elementos estes que se delimitaram pela tipologia da ação social habermasiana, levando a distinguir ação proposital-racional da ação comunicativa pelos elementos e retratos da gestão educacional em EJA no país. A relação entre gestor institucional e ator social, no âmbito da esfera municipal, deve se intertextualizar com o contexto histórico, filosófico e social da educação brasileira, considerando, em especial, a trajetória gestionária das políticas públicas desenvolvidas no campo da EJA. A investigação é um estudo de caso, sob a abordagem qualitativa, orientado à coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas com atores institucionais (gestores e coordenadores) e atores sociais (membros do CME, representantes da Universidade Estadual da Bahia; jovem e/ou adulto inserido em pastorais ou grupos da igreja; jovem e/ou adulto inserido em associação comunitária; jovem e/ou adulto inserido em sindicato ou associação de classe; jovem e/ou adulto inserido em movimentos sociais e assentamentos). O estudo de caso compreendeu também as técnicas de análise documental no Plano Municipal de Educação (PME) 2015 – 2025 e na Proposta Curricular para EJA de Bom Jesus da Lapa. O contato com essa complexidade de informações apontou caminhos para a superação de problemas técnicos e operacionais na gestão de EJA, condicionando o município em questão a construir diretrizes e referências a fim de gerar um plano de articulação conjunta entre gestores da educação municipal e atores da sociedade civil. Espera-se que a proposição dessas diretrizes fomente a cooperação entre gestores e atores sociais na esfera pública, sendo capaz de fortalecer relações sociais e o desenvolvimento das políticas educacionais de EJA para a governança local.
- ItemA história e cultura afro-brasileira no currículo da EJA: sentidos e significados atribuídos por docentes de uma escola da rede estadual de Salvador - BA(2018-04-11) Santos, Ubiraci Carlúcio dos; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Costa, Graça dos Santos; Santos, Hélio de SouzaO presente estudo teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos por Docentes de uma Escola da Rede Estadual de Salvador - BA, localizada no bairro de Águas Claras no munícipio de Salvador, acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo integrado escolar. Para tanto, partimos de alguns questionamentos: Quais são as percepções de professores acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar materializado cotidianamente na EJA? De que modo estas percepções favorecem (ou não) a produção de um currículo racialmente comprometido? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso de cunho colaborativo. Foram utilizadas as técnicas da análise documental e as oficinas formativas e investigativas. Este estudo possui grande relevância social, pois está pautado sobre a Lei 10.639/03, que regulamenta o ensino em todos os estabelecimentos da rede pública e privada de educação do Estado brasileiro, incluindo no seu currículo escolar a História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas. Os resultados sinalizam que estamos bem amparados sob o ponto de vista da legislação sobre educação para relações étnico-raciais. As oficinas formativas e investigativas atingiram o seu propósito inicial, que era investigar quais eram as percepções de professores acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, materializado cotidianamente na EJA. Notou-se uma preocupação latente por parte dos docentes para com a questão racial no seu fazer pedagógico na EJA, mesmo que de forma ainda artesanal, ou seja, sem grandes acessos aos teóricos ou uma melhor formação. Fica evidente nos discursos que os mesmos trazem saberes e experiências, que de certa forma colaboram para que, de maneira germinativa, a diversidade venha sendo contemplada de forma individual pelos docentes. É necessário que a escola trabalhe projetos anuais, transversais, transdisciplinares, interdisciplinares e invista na formação dos professores, para que os resultados pretendidos com a implementação da lei 10.639/03 sejam atingidos.
- ItemModos de subjetivação e aprendências indígenas na EJA: narrativas de formação no contexto da educação escolar indígena Tupinambá(2022-04-29) Lisboa, Aissa Cavalcante; Costa, Patrícia Lessa Santos; Silva, Paulo de Tássio Borges da; Guimaraes, Francisco Alfredo MoraisA educação de jovens e adultos no contexto da educação escolar indígena Tupinambá, impregnada de tradição e ancestralidade, perpassa gerações de jovens, adultos e mestres anciões, aspirando não só a alfabetização ou o ensino de conhecimentos não indígenas, mas, o educar para a liberdade, para a emancipação e para o movimento organizado de resistência e fortalecimento da identidade étnica e da cultura do povo. Enfatizando a compreensão das expectativas, percepções e esforços das professoras e estudantes Tupinambá na mudança de sua realidade através da formação proporcionada pela EJA, objetivamos analisar os modos de subjetivação e as aprendências dos indígenas estudantes. Para elucidação do estudo, elegemos a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e, como procedimento metodológico, desenvolvemos a revisão bibliográfica e documental. Assegurando a perspectiva dialógica e intercultural desse estudo, realizamos a entrevista narrativa enquanto dispositivo estratégico de geração de dados, visando reconstituir as trajetórias de vidasformação e das aprendências. Os achados analisados revelam que a educação de jovens e adultos no território Tupinambá de Olivença está alicerçada na interculturalidade crítica e no fomento de saberes (auto) referenciais fundamentais para ruptura de práticas de sujeição e submissão das subjetividades indígenas, estruturando-se enquanto espaço organizado de resistência e retomadas étnicas e territoriais, ressignificando saberes e verdades e colaborando na produção de novos modos de subjetivação e na construção de projetos futuros do povo.
- ItemOs saberes populares dos educandos da EJA e o fazer pedagógico na sala de aula: um estudo sobre currículo na escola governador Luiz Viana Filho em Feira de Santana(2018-07-12) Cruz, Ubirajara Dias; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Brandão, Isabel Cristina de JesusA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor condição para adultos não escolarizados, portanto, trata-se de uma proposta de ensino que requer uma atenção especial, pois refere-se a cidadãos e cidadãs que não estudaram no período regular, no entanto, possuem uma vasta bagagem cultural. Este estudo pretende compreender como os saberes dos educandos da EJA do Colégio Governador Luiz Viana Filho são incorporados ao fazer pedagógico no currículo. O desafio desta pesquisa é também compreender de que forma a escola se aproxima da realidade destes sujeitos. Desta forma, o conhecimento prévio destes educandos será analisado. O currículo da escola torna-se o instrumento norteador para a execução deste estudo. Partimos do princípio que estudar é um direito humano, é uma conquista histórica, constituindo fundamento para o exercício da cidadania. Como abordagem metodológica, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa com o método do estudo de caso, pois este delineamento dentro do estudo apresenta-se como o mais adequado para a investigação do nosso objeto de pesquisa (os educandos da EJA). Das entrevistas com alunos e professores, juntamente com a análise do currículo da escola, destacam-se como principais resultados: o modelo curricular da EJA que o estado apresenta é perfeito; da mesma forma os temas geradores em harmonia com os eixos temáticos; os professores são queridos pelos alunos, entretanto, os educandos se convencem de que tudo se encontra em ordem e que nada precisa ser mudado, porque para eles, o fato de poder voltar a estudar, concluir o ensino médio, significa a possibilidade de ter um retorno profissional, não percebendo na sua história a marca da negação dos seus direitos. Assim, apresentamos como proposição a Educação em Direitos Humanos (EDH), buscando uma conscientização dos educandos e que eles avaliem se esse currículo chega à sala de aula realmente em forma de direitos, pois a EDH vai buscar significados além da questão do trabalho. Os saberes e conhecimentos produzidos na realidade concreta destes educandos, acreditamos que possua importância fundamental para a realidade da escola. Veremos de que forma estes saberes se dão no processo de ensino-aprendizagem e como incorporar novos significados para estes conhecimentos que o aluno traz para sala de aula. O currículo está no centro da relação educativa, e por isso mesmo as políticas curriculares da EJA precisam dialogar com esses saberes populares no sentido de fortalecer esses laços identitárias no espaço escolar.
- ItemTessitura do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos do Campo(2016-08-19) Soares, Ana Marta Gonçalves; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Santos, José Jackson Reis dos; Costa, Graça dos SantosEsta dissertação, intitulada “Tessitura do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos do campo”, apresenta o desafio de pensar coletivamente um currículo que possibilite o diálogo entre as experiências vividas pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do campo, os saberes anteriormente construídos e os conteúdos escolares, para que assim os processos de aprendizagem se efetivem. A pesquisa, de natureza interventiva, foi realizada na Escola Municipal da Amizade, situada na comunidade de Tanquinho, no Distrito de Humildes em Feira de Santana, BA. A pesquisa tem como foco o currículo da escola e a formação de jovens e adultos do campo. Para tal, estabelecemos como objetivo geral compreender como o currículo da escola pode contribuir para a formação de jovens e adultos do campo, e em termos mais específicos, essa investigação procurou: (1) discutir o conceito de campo e rural dentro da perspectiva educacional; (2) contextualizar o percurso da EJA e da Educação do Campo; (3) analisar o trabalho da escola em sua relação com o contexto de vida dos jovens e adultos das comunidades rurais em uma perspectiva curricular; e (4) propor a construção de uma Proposta Curricular da EJA da escola. A escolha metodológica pelos pressupostos da Pesquisa-ação (BARBIER, 2002), justificou-se pela implicação da pesquisadora com a EJA da escola, e por já ter sido desenvolvido um processo de intervenção, um primeiro ciclo de Pesquisa-ação, que sinalizou para a perspectiva de continuidade com novas questões a serem respondidas, o que tornou possível desenvolver um trabalho construído com seus sujeitos por meio de ciclos de ação e reflexão. O grupo de participantes foi constituído por oito professoras que possuem diferentes funções na escola, regência e gestão. Os procedimentos realizados, ao longo da pesquisa, incluíram entrevista semiestruturada; observação participante e encontros formativos e de socialização. Para sistematizar e analisar dados produzidos foi utilizada técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). A pesquisa revelou que é necessário atentar para a complexidade dos sujeitos da EJA na diversidade de ser e estar no mundo, da vida cotidiana, das aprendizagens que nela ocorrem e, sobretudo, superar as práticas escolares distantes dos perfis socioeconômico-culturais quanto às possibilidades e necessidades reais, apresentando a necessidade da formação continuada do professor como fundamental nesse processo. Os resultados e conclusões indicam um grupo mobilizado para refletir sobre um cotidiano escolar que precisa ser compreendido como espaço de produção, de transformação e de mobilização de saberes, considerando a idade e as vivências socioambientais dos jovens e adultos do campo. O processo de intervenção resultou no processo de elaboração da Proposta Curricular da EJA da escola, a qual tem como desafio ser materializada no dia a dia da escola como prática, superando o formalismo de um mero documento.