Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)

O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do MPEJA orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005/ de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O MPEJA foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.

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    As novas tecnologias como instrumento facilitador no trabalho pedagógico para alunos com deficiência na EJA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Guedes, Viviane de Jesus; Santos, Jocenildes Zacarias; Correia, Patricia Carla da Hora; Cruz, Ariadne de Araújo
    A presente pesquisa elegeu para objeto de estudo a nova tecnologia como instrumento facilitador no trabalho pedagógico para alunos adultos com deficiência na Sala de Recursos Multifuncionais. A partir desse objeto, foi pensada a seguinte questão de pesquisa: como a utilização dos meios tecnológicos presentes na Sala de Recursos Multifuncionais pode se tornar um instrumento facilitador no desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Visando aos desdobramentos dessa indagação, o estudo propõe o seguinte objetivo geral: Analisar como os recursos das novas tecnologias analisar a utilização dos meios tecnológicos presentes na Sala de Recursos Multifuncionais e suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No intuito de responder à questão de pesquisa, será utilizada como metodologia a abordagem qualitativa, com método de estudo de caso. A necessidade de um olhar sensível em um ambiente diverso, que é a Sala de Recursos Multifuncionais, com jovens e adultos deficientes, oportunizou o desenvolvimento desse projeto de intervenção. Logo, é sob essa ótica que a pesquisa, já em fase concluída, obteve como resultados consistentes a compreensão acerca da temática debatida, destacando como a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribui no processo do desenvolvimento de um ensino e aprendizado significativo do público pesquisado, de modo que, pela utilização desses recursos, pode ser evidenciada a sua contribuição na potencialização de um ensino de qualidade, equitativo e inclusivo do público-alvo. Para fundamentar a investigação, pelo método de pesquisa bibliográfica, cujas temáticas recaem sobre a utilização das TDIC como um meio de inclusão desses sujeitos no campo educacional e social, além de apontar como esses dispositivos criam novas práticas educacionais trazendo reflexos na aprendizagem desses alunos. Procedeu-se a um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos, destacando como essa modalidade de ensino veio se consolidando no decorrer da história, mesmo diante de toda a invisibilidade de seus sujeitos. Como Proposta de Intervenção, desenvolveu-se um ciclo de Encontros Formativos com docentes da unidade escolar pesquisada, no que concerne ao uso das novas tecnologias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram que a EJA tem relevância de natureza social, logo, se faz necessária na implementação eficaz das políticas educacionais que se propõem a incluir esses alunos, haja vista que, por diversos fatores – sobremaneira os sociais e econômicos – não completaram seus estudos. A pesquisa trouxe a confirmação de que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas nesse novo cenário de ensino e de aprendizagem, incluindo, para tanto, os estudantes com deficiência que compõem a modalidade Educação de Jovens e Adultos.
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    Análise sobre o pensamento crítico entre educandos/as em distorção idade-série do Programa Acelera Brasil: Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes: um estudo de intervenção pedagógica.
    (Universidade do estado da Bahia, 2025-04-04) Oliveira, Clóvis Ramos de; Santos, Antonio Pereira; De Faria, Edite Maria da Silva; Souza, Márcia Rejania Lemos de
    A pesquisa realizada de 20 de março a 09 de julho de 2024 averiguou o pensamento crítico entre educandos/as em distorção idade-série do Programa Acelera Brasil – Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes. Teve como objetivo geral compreender os processos de conscientização dos educandos e educandas do PAB sobre nossa história e nossa cultura implicada no contexto social, como forma de saber se as intenções do Programa quanto ao desenvolvimento do pensamento crítico se concretizam. A questão de pesquisa que deu origem a este estudo foi: como se apresenta o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos do Programa Acelera Brasil (PAB) da Escola Municipal Frei Leônidas Menezes em Salvador, Bahia em relação ao tema “Nossa história, nossa cultura implicada no seu contexto social”? A partir da busca à resposta para essa questão definimos os seguintes objetivos específicos: construir e aplicar ações educativas na forma de oficinas que possibilitem que os educandos expressem suas visões de mundo em relação a sua história e sua cultura, a partir do contexto do seu bairro, sua rua e sua escola e analisar os discursos dos educandos sobre nossa história, nossa cultura: o bairro, a rua e a escola no processo da prática das oficinas como possibilidade de desvelar suas visões de mundo. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com metodologia específica para intervenção pedagógica com o instrumento de pesquisa oficinas pedagógicas, desenvolvido no locus Escola Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes em Salvador-Bahia. Os educandos participantes da pesquisa na condição de convidados voluntários foram estudantes na faixa etária entre 11 e 13 anos, cursando a quinta série do Ensino Fundamental I (Projeto Acelera Brasil), afrodescendentes, meninas e meninos que apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas ao ato de ler e escrever. Da investigação vieram os seguintes resultados: a) as oficinas ao trabalhar com os temas sobre o bairro, a escola e a rua abordando os aspectos históricos, geográficos e sociais aproximaram tais conteúdos às vivências dos educandos e, ao mesmo tempo, permitiu relacionar comparativamente, a noção de pensamento crítico do PAB com a de Paulo Freire; b) nos discursos dos educandos sobre esses temas há um pensamento ingênuo que inclusive os levam a agir ingenuamente em sua realidade ou um agir fatalista sem perspectiva do esperançar, como defende Paulo Freire; c) a prática das oficinas e as entrevistas sugerem que o PAB na Escola Municipal Frei Leônidas Menezes não consegue desenvolver a competência do pensamento crítico defendida pelo Programa. Isto talvez seja porque a metodologia é engessada, não oportuniza trazer elementos do cotidiano desses educandos para as aulas, bem como falta uma prática educativa mais dinâmica e participativa que efetivamente possa problematizar a realidade e assim desenvolver a consciência crítica dos educandos como é a proposta pedagógica de Paulo Freire. Essa pesquisa trouxe esperança e serviu como referencial prático para aqueles/aquelas professores e professoras que desejam mudar suas práticas e ajudar os estudantes na aquisição de conhecimentos de forma concomitante com a conscientização na forma como difundida pelo Patrono da Educação Paulo Freire.
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    A formação político-pedagógica no sindicato rural de Campo Formoso-Bahia: a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo
    (Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-12) Vieira, Etelvina da Silva; Faria, Edite Maria da Silva de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Garcia, Elisete Enir Bernardi
    A Educação de Jovens e Adultos do Campo, neste trabalho designada pela sigla EJAcampo, é um direito constitucional que se materializa para além do ambiente escolar. Esta pesquisa investiga a interconexão entre os movimentos sociais de base e a EJAcampo, focando nos desafios e possibilidades enfrentados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Campo Formoso-BA na promoção de uma formação político-pedagógica voltada para a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo. Diante disso, aponta-se como problema de pesquisa: como o SINTRAF pode fortalecer a luta pelo direito à EJAcampo junto às comunidades rurais de Campo Formoso-BA? O objetivo geral da pesquisa, nesse sentido, é o de analisar as estratégias e os desafios enfrentados pelo sindicato para promover a formação político-pedagógica e o fortalecimento da EJAcampo, contribuindo para a efetivação desse direito nas comunidades rurais de Campo Formoso-BA. Os objetivos específicos são: apontar possíveis práticas formativas na atuação dos movimentos sociais, notadamente nos sindicatos rurais; compreender como o sindicato rural do município de Campo Formoso-BA tem feito a mobilização pelo direito à EJAcampo junto às comunidades; e elaborar, como produto educacional, uma proposta de realização do Fórum Municipal da EJAcampo em Campo Formoso-BA. A pesquisa tem como lócus o SINTRAF, originado nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), e como sujeitos os oito dirigentes sindicais (duas mulheres e seis homens) que compõem sua mesa diretora. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza para a produção de dados a observação participante, a aplicação de questionários e realização de círculos de cultura. A base teórica é fundamentada na concepção freiriana de educação popular e como direito e nos estudos que analisam os movimentos sociais pela Educação do Campo e pela Educação de Jovens e Adultos, notadamente os trabalhos desenvolvidos por Miguel Gonzalez Arroyo (2005; 2008; 2011), Roseli Salete Caldart (2006; 2009; 2011; 2012), Mônica Castagna Molina (2011; 2012) e Edite Maria da Silva de Faria (2009; 2013; 2014; 2022). Como produto educacional, o estudo propõe a criação de um Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Campo no município de Campo Formoso. Considera-se que a dissertação é relevante tanto para a comunidade acadêmica, pelas potenciais contribuições à formação de professores que atuam na EJACampo e à difusão de saberes, quanto para os sujeitos do campo, pois as reflexões sobre o direito à educação tecidos na pesquisa buscam localizar e fortalecer o protagonismo sindical nesse debate e oferecer suporte às demandas para políticas educacionais que atendam às necessidades da modalidade.
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    Histórias de trajetórias formativas de mulheres negras no Colégio Estadual da Bahia- Central
    (2024) Bonfim, Rose
    Este artigo tem como pergunta de investigação: como se deu a trajetória formativa das merendeiras e auxiliares de limpeza que atuam como funcionárias do Colégio Estadual da Bahia – Central? Trata-se de mulheres trabalhadoras que trouxeram para a pesquisa memórias de formação que as constituem enquanto sujeitos históricos e sociais. O objetivo geral da pesquisa é compreender como se constituiu, historicamente, a trajetória formativa dessas mulheres. A metodologia adotada possui uma abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como eixo norteador para a descrição e compreensão do fenômeno investigado. Os resultados indicam que, embora ainda persistam resquícios de um modelo excludente herdado do período colonial, assim como práticas discriminatórias, houve avanços significativos no campo das políticas públicas. A pesquisa conclui que, mais do que simplesmente dar voz, é necessário escutar o que essas vozes silenciadas revelam por meio de suas ações e reflexões. A partir disso, propõe-se repensar o lugar da mulher negra trabalhadora nos diversos espaços sociais: como são ouvidas, compreendidas e valorizadas.
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    Metamorfose: a (trans)formação dos saberes docentes durante a pandemia da covid-19, um estudo no colégio estadual ana bernardes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Santos, Carlos Renato Gonçalves dos; Viñal-Junior, José Veiga; Faria, Edite Maria da Silva de; Eugênio, Benedito Gonçalves
    A pesquisa procurou entender quais possíveis metamorfoses ocorreram e como foi mobilizado o saber, o fazer e o ser dos docentes do Colégio Estadual Ana Bernardes que trabalham no ensino noturno, provocadas pela pandemia do coronavírus (2020-2023). Também procuramos investigar como os docentes se organizaram para superar as dificuldades que foram surgindo ao longo desse atravessamento pandêmico e pós-pandêmico. O entendimento das mudanças sobre os saberes, as metodologias, a ação didática e as teorias desenvolvidas pelos professores durante esse processo, mostra-se fundamental para pensarmos em ações constantes aos(as) professores(as) no momento das suas atividades pedagógicas. Essa ação interventiva pode ser fundamental para prepará-los a superação de problemas futuros que o ensino e aprendizagem de jovens e adultos podem sofrer com a instabilidade que a educação pública passa. Na busca das (trans)formações práticas ocorridas no ambiente escolar, tivemos como suporte teórico os trabalhos de Pimenta (1999), Tardif (2011), Freire (1996), entre outros autores que também debatem sobre a temática dos saberes docente, ajudando no entendimento das mudanças e como ocorreram a mobilização dos saberes docentes no período da pandemia do coronavírus. Essa compreensão dos saberes docentes e como estes podem influenciar no fazer e ser desses profissionais pode trazer profundidade significativa no entendimento das possíveis mudanças metodológicas, didáticas e pessoais que podem ter ocorrido com os(as) professores(as) do colégio Ana Bernardes, no período pandêmico e pós-pandêmico. Quando pensamos na formação de professores voltada à EJA teremos como apoio os trabalhos de Dantas (2012), Faria (2009, 2022), Freire (1996), Soares (2011), Soares; Pedroso (2015), Ventura (2012), Ventura; Bomfim (2015), Viñal Junior; Miranda (2019), entre outros. A metodológica usada está dentro modelo conhecido como pesquisa aplicada, a abordagem se enquadra como uma pesquisa Qualitativa, em relação aos objetivos pode ser classificada em descritivos e quanto aos procedimentos utilizamos a pesquisa narrativa associado à construção de mônadas para apresentar os resultados. Nos achados podemos pontuar que a pandemia tem causado diversas metamorfoses na atuação docente, que estão resultando em novas formas de compreender o trabalho desses profissionais, exigindo assim, reflexões mais profundas sobre o profissional que somos no presente e como isso pode provocar mudanças significativas no futuro. As narrativas nos mostraram que esse processo de mobilização ou aprendizado dos saberes ocorre de forma ininterrupta ao longo da carreira profissional, sendo que está vai se constituindo de forma lenta ao longo do tempo, levando anos até que fique totalmente concretizada na prática desse profissional da educação. A diferença é que durante a pandemia do coronavírus que causa a COVID-19, essa mobilização ocorreu em um curto espaço de tempo, ou seja, as narrativas nos indicaram que o processo de metamorfose sempre vai ocorrer na jornada formativa e profissional de qualquer docente. A diferença está na forma, intensidade e velocidade que ela pode acontecer, esses fatores também podem ser combinados com as influências sociais do local que esse(a) profissional trabalha, as pressões externas por causa de fatores econômicos, políticos, pedagógicos ou de saúde, como foi o caso da pandemia da COVID-19.