Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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- ItemSaberes socioemocionais na formação docente continuada no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-29) Almeida, Josete Moreno do Nascimento; Carvalho, Carla Meira Pires de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Canda, Cilene NascimentoA presente pesquisa ocupa o espaço das Ciências Humanas, tendo a educação socioemocional na formação de professores/as da EJA como foco central. Sendo da área das Ciências Humanas e Sociais, epistemologicamente, esta é uma pesquisa que se define como qualitativa, tendo como abordagem principal, metodologicamente falando, a pesquisa formação e, como técnica, o grupo focal, reconhecendo as emoções e os sentimentos nas ações dos sujeitos. A pesquisa, realizada na Escola Municipal Cidade de Jequié com sete professores/as colaboradores/as, teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes socioemocionais na formação continuada dos docentes no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os objetivos específicos incluíram: analisar os saberes necessários para uma educação socioemocional, promover encontros formativos para reflexão colaborativa sobre sua importância e incentivar a produção de cartas pedagógicas focadas nesses saberes. A partir dos encontros formativos, surgiram os dispositivos de análise de dados, sendo as cartas pedagógicas o principal entre eles. Embasaram esta pesquisa, como fundamentação teórica, estudos sobre educação socioemocional, formação de professores/as, saberes socioemocionais e currículo, a partir do aporte teórico de autores/as que estudam esses temas. Como considerações (in)conclusas, foi possível constatar, dentre outras evidências, a partir das produções das Cartas Pedagógicas utilizadas na análise de dados, que os/as professores/as sentem insegurança e preocupação em lidar com os saberes socioemocionais na sala de aula, que aprender a administrar o tempo é um fator considerado importante para a vida pessoal e profissional, que a comunicação é necessária para o desenvolvimento das boas relações entre os pares e que o excesso de atividades tem contribuído para o cansaço físico e mental dos/as professores/as, corroborando com o adoecimento de ordem emocional. Nesse sentido, os/as colaboradores/as denunciam a ausência de formação continuada para professores/as na área da educação socioemocional, além da ausência de uma escuta e um olhar sensível para as questões emocionais do corpo docente. Na contrapartida das questões apresentadas, os/as colaboradores/as da pesquisa, também, evidenciam interesse e motivação para participarem, de forma sistemática, de formação continuada na área dos saberes socioemocionais.
- ItemEducação e Jovens e Adultos: intersecções entre a formação e o mundo do trabalho de mulheres na Comunidade Quilombola Guaxinim em Cruz Das Almas/BA(Universidade do Estado da Bahia, 0018-09-24) Nascimento, Ednalva Fiuza de Santana do; Costa, Patrícia Lessa dos Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Silva, Neilton daO trabalho de pesquisa investiga a intersecções entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção (das) mulheres da Comunidade Guaxinim, Cruz das Almas, Bahia, no mundo do trabalho, buscando compreender como, ou até que ponto, a escolarização influencia a inserção dessas sujeitas no mundo do trabalho. A partir do objeto de estudo, a pesquisa apresenta o seguinte problema: qual a relação entre a inserção das mulheres na educação de jovens e adultos (EJA) e o mundo do trabalho na Comunidade Guaxinim em Cruz das Almas-Bahia, e quais possibilidades de intervenção? Temos como objetivo geral: investigar a interseção entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção (das) mulheres da Comunidade Guaxinim, Cruz das Almas, Bahia, no mundo do trabalho, buscando compreender o fenômeno do retorno ao cotidiano escolar. Para tanto, traça-se objetivos específicos tais como: elucidar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos em suas concepções histórica e filosófica; identificar as trajetórias de escolarização das Jovens e Adultas da comunidade Guaxinim; analisar a relação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção dos quilombolas no mundo do trabalho. É um estudo exploratório descritivo, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. Para desenvolver a pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa tendo como procedimentos, observação participante, revisão bibliográfica e documental e entrevistas, de forma a assegurar a perspectiva dialógica e interseccional desse estudo. Como proposta de produto, realizou-se Círculos de Diálogos e Oficinas Formativas avaliativa com as mulheres do quilombo.Os teóricos de base epistemologica que sustentam essa pesquisa saõ: Freire,1979,Gonçalves ,2000,Gomes,2011, Minayo,2001, Pereira,2019,Paiva,1987, Gonçalves, 2020, Nascimento, 1995, Fernandes e Terra, 2015 e Gomes, 2011.Com o resultado a pesquisa revelou como a interseção da EJA e das mulheres quilombolas e o mundo do trabalho influenciam a trajetória de vida das mulheres quilombolas, evidencia a necessidade de uma abordagem educacional que considere essas dimensões para a emancipação das quilombolas e a inserção no mundo do trabalho. A pesquisa, realizada também evidenciou como a intersecção desses fatores pode transformar as e impulsionar mudanças significativas na comunidade.
- ItemConcepção de currículo da EJA do município de Salvador: o que pensam as formadoras sobre o seu processo formativo e esse currículo(Universidade do Estado da Bahia, 0024-10-08) Santos, Tatiana Maria dos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Silva, Claudilene Maria da; Vinal Junior, José VeigaO presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Salvador - Ba. com a equipe de formadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dessa rede de ensino. O objetivo principal foi compreender o que pensam as formadoras da EJA da rede municipal de ensino de Salvador sobre a concepção de currículo da EJA e sobre seus processos formativos. Os objetivos específicos foram: analisar a concepção de currículo da EJA da rede municipal de ensino de Salvador; investigar os pressupostos teóricos que fundamentam as ações das formadoras da EJA no município de Salvador e refletir sobre o papel da formação das formadoras no currículo desenvolvido na EJA. Baseada na concepção freiriana de educação e com engajamento político, a pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: O que pensam as formadoras da EJA da rede municipal de ensino de Salvador sobre a concepção de currículo dessa rede de ensino e sobre o seu processo formativo? Defendendo uma Educação de Jovens e Adultos crítica, articulada aos interesses e as pautas defendidas pelas/os estudantes da EJA de Salvador, sobretudo das mulheres negras que é a sua maioria, visando a materialização de uma proposta curricular diferenciada da implementada até então, mais contextualizada e baseada no paradigma crítico, multi/intercultural, o estudo discute especialmente, o currículo e sua relação com a formação dos sujeitos da EJA, bem como fomenta reflexões acerca da formação docente e das formadoras no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, inspirada na pesquisa participante de Freire (1981, 2021), utilizando dois dispositivos metodológicos: o questionário e a as rodas de conversa intituladas “Conversando sobre a EJA”, inspiradas nos círculos de cultura de Freire que deu fruto ao nosso produto final, o E-book: ‘Conversando sobre a EJA: o que pensam as formadoras da SMED sobre o seu processo formativo e o currículo que importa para a EJA’. O estudo revelou uma lacuna na formação das/os profissionais que orientam e formam o corpo docente da EJA, evidenciando a necessidade de uma política de formação continuada para a EJA e, especialmente para as formadoras. Revelou também que as formadoras sabem quem são os sujeitos que constituem a EJA nessa rede municipal de ensino, reconhecem as suas vulnerabilidades e, sobretudo valorizam as suas potencialidades de aprendizagem. As formadoras, defenderam um currículo baseado nos ideais freirianos de educação e admitiram a necessidade de atualização dos documentos que regem essa modalidade no município, sobretudo, a atualização da sua proposta curricular.
- ItemAprendizagem organizacional e qualificação: um estudo sobre a metodologia de ensino com trabalhadores industriais da região metropolitana de salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-08) Mendes , Alessandra Dultra; Sousa, Leliana Santos de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Barreto, Maria Raidalva NeryA presente dissertação descreve uma pesquisa exploratória de natureza aplicada realizada em uma indústria automotiva na região metropolitana de Salvador. Participaram da pesquisa 11 trabalhadores, entre jovens e adultos, provenientes de diversos setores da referida indústria. O objetivo da pesquisa foi analisar como o processo metodológico interfere na aprendizagem desses trabalhadores nas qualificações profissionais oferecidas pela empresa. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação participativa, que buscou envolver ativamente os participantes na investigação científica e na ação educativa. Utilizou-se um formulário com perguntas semiestruturadas e uma oficina pedagógica para obter informações sobre o modo de aprender dos participantes, proporcionando-lhes autonomia para destacar os principais pontos percebidos e oferecer sugestões para conteúdos relevantes. Essa abordagem visa contribuir para uma intervenção eficaz e para a proposição de possíveis soluções. O estudo incluiu uma análise abrangente das formas de aprendizagem dos participantes, abordando aspectos teóricos, emocionais, comportamentais e motivacionais, além dos desafios enfrentados durante o processo de aprendizado. O foco foi criar condições para uma aprendizagem significativa na qualificação dos trabalhadores na indústria. Para enriquecer o estudo, foram consultados autores que discutem a metodologia utilizada e oferecem contribuições teóricas relevantes para a temática organizacional. Alcançaram-se resultados significativos ao aplicar princípios andragógicos e considerar estilos de aprendizagem diversos, o que facilitou a integração de novos conhecimentos com a experiência prática dos trabalhadores. O processo gerou um Manual de Orientação como produto final do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, que orienta a organização na elaboração de programas de qualificação flexíveis e adaptativos, maximizando a eficácia e a satisfação no trabalho.
- ItemImpactos do fechamento de turmas da EJA em Salvador: proposta para ações interventivas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-19) Moreira, Meyre Ane Sampaio; Viñal Júnior, José Veiga; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Barreto, Maria Raidalva NeryEsta pesquisa, de caráter interventivo, teve como objetivo investigar o fechamento de turmas da educação de jovens e adultos em 44 escolas na rede municipal de ensino de Salvador, em dezembro de 2021, notadamente em Itapuã; bem como compreender os impactos socioeconômicos e culturais na vida dos sujeitos que estudavam em duas das escolas que tiveram o noturno encerrado em plena pandemia, identificando os critérios adotados para a promoção desse fechamento em massa, assim como sua aplicabilidade, com vistas a propor algumas ações interventivas. A motivação surgiu em decorrência da atuação profissional e de algumas questões de cunho pessoal da pesquisadora que, há mais de vinte anos, trabalha com e para a EJA, entre lecionar e coordenar nesta modalidade de ensino. Para fundamentar essa pesquisa, acerca dos discursos existentes no campo da educação de jovens e adultos, utilizou-se os aportes teóricos de Freire (1991; 1997; 2001; 2014a; 2014b; 2015), Gadotti (2008; 2013; 2014) e Arroyo (2001, 2006; 2011). No que se refere a trajetória da EJA no contexto educacional brasileiro, o pensamento e as reflexões apresentadas por Paiva (2003), Haddad (1992; 2007), Jardilino e Araújo (2014) norteiam o discurso. Estudos recentes de Laffin, Machado e Martins (2021), Filho et al. (2020) e Azevedo (2018) abordam a questão do fechamento de turmas de EJA e, por fim, Gil (2023) e Chizzotti (2018) oferecem elementos importantes para fomentar o percurso metodológico. Combinou-se abordagens qualitativas e quantitativas envolvendo entrevistas semiestruturadas, observação da pesquisadora, questionários, registros feitos em campo e análise documental visando compreender as vivências e experiências dos sujeitos da EJA, suas percepções acerca do fechamento das turmas e alguns impactos sociais. Conclui-se que um desses impactos é a interferência direta na alfabetização de jovens, adultos e idosos intensificando a questão do analfabetismo e perpetuando a exclusão social. Além disso, compreende-se que as causas do fechamento das turmas estão ligadas a uma gestão educacional que prioriza a quantidade de estudantes em vez da qualidade do ensino, agravadas por falta de investimentos, formação de professores e condições estruturais adequadas. Ressalta-se que a intenção dessa pesquisa não é apenas relatar a problemática, mas também fornecer propostas de intervenção e construir um ambiente de resistência e ações afirmativas em defesa do direito à educação ao longo da vida. Portanto, o texto aborda a importância das ações interventivas na promoção de transformações sociais em busca de equidade, conforme destacado por Chizzotti (2018). Após a análise das informações concebeu-se a ideia da criação de um grupo de mobilização em prol da EJA. Esse grupo propõe desenvolver ações para sensibilizar a comunidade sobre a relevância da EJA, defender políticas públicas, melhorar a qualidade do ensino e criar redes de apoio mediante encontros mensais para discutir desafios e estratégias, com ênfase na formação de sujeitos envolvidos com a EJA, na melhoria das abordagens pedagógicas e na promoção de uma educação inclusiva. As narrativas dos sujeitos protagonistas da EJA serviram como principal fonte de informações para o desenvolvimento da pesquisa. Por fim, conclui-se com um chamado à ação para a defesa do direito à educação, enfatizando que a luta pela valorização da EJA é uma responsabilidade coletiva, essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.