Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)

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    O uso do jogo RPG como proposta didática no ensino de história para as turmas da educação de jovens e adultos no Quilombo Cabula
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-22) Santana, Cristiane Carvalho; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Oliveira, Josete Bispo Ribeiro; Vidal, Eudes Mata
    A pesquisa – “O uso do jogo RPG como proposta didática no ensino de História para as turmas da EJA” – apresenta o contexto socio-histórico do antigo Quilombo Cabula, assim como a importância da disciplina História para essa modalidade de ensino numa perspectiva socioconstrutivista. Sob este ponto de vista, o problema da pesquisa é: Como o uso do jogo RPG Digital pode contribuir no ensino de História para as turmas da EJA no Antigo Quilombo Cabula? Para tal, o objetivo principal deste estudo é: Apresentar a aplicação do jogo RPG Digital como uso didático para o ensino de História nas turmas da EJA do território do Quilombo Cabula, e como objetivos específicos: Realizar o estudo do contexto socio histórico do antigo Quilombo Cabula; dialogar sobre a EJA e a especificidade da modalidade; analisar o ensino de História atrelado ao RPG socioconstrutivista e à modelagem para o mesmo; e, por fim, analisar a aplicação e os resultados do jogo AQC. Utilizamos, neste estudo, a abordagem qualitativa; quanto ao dispositivo estratégico optamos pela metodologia Design-Based Research (DBR), que é uma abordagem orientada para a construção de resultados práticos na comunidade, em busca de soluções reais e transformadoras para os problemas educacionais contemporâneos. Contribuíram para escrita deste estudo os alicerces de alguns autores como Alfredo Matta, Miguel Arroyo, Sueli Cabalero, Manuel Castells, Antônio Chizzotti, Rolasi Fernandes, Paulo Freire, Luciana Martins, Clóvis Moura, João José Reis, Jocenildes Zacarias, Antônio Lázaro Pereira de Souza, dentre outros. Como resultado, temos a aplicação do jogo RPG AQC enquanto prática pedagógica.
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    Jogos digitais e práticas de alfabetização e letramento na EJA Campo - PE
    (Universidade do Estado da Bahia, 0005-07-24) Silva, Verônica Araújo de Oliveira; Araujo, Flávia Lorena Souza de; Faria, Edite Maria da Silva de; Melo, Maria Aparecida Vieira de
    A presente pesquisa está inserida no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), a área de concentração três - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa intitulada “Jogos digitais e práticas de alfabetização e letramento na EJA Campo – PE”, teve como objetivo geral compreender como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos das escolas do Campo no município de Caetés-PE. Traz a seguinte questão: Como as tecnologias da informação e comunicação (TDICs), são utilizadas no processo de alfabetização e letramento na EJA Campo- PE? Na atual conjuntura em que estamos inseridos, pensar no letramento digital, propõe analisar os impactos da aplicabilidade das TDICs e a utilização de jogos digitais na EJA Campo ao sugerir uma reflexão aos professores, sobre as diferentes formas de fomentar sua mediação e utilizá-las como ferramentas potencializadoras e uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. As escolas pesquisadas foram Manoel Bernardo e Manoel Izidório, localizadas na zona rural de Caetés. Nesta perspectiva, para alcançar o objetivo proposto, buscamos especificamente identificar as práticas potencializadoras de alfabetização e letramento e o uso de jogos digitais na práxis pedagógica de professores que atuam nas escolas pesquisadas; analisar as dificuldades encontradas por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na implementação e uso das TDICs associadas aos jogos, desenvolver plano de ação sobre o uso de jogos digitais no processo de alfabetização e letramento dos jovens e adultos que estudam na modalidade EJA Campo. A metodologia a ser utilizada para esta pesquisa de acordo com Minayo (1995), fundamenta-se em uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa participante cuja proposta metodológica foi desenvolvida em duas etapas: a primeira intervenção foi realizada pelo pesquisador mediante a observação das docentes durante a ministração das aulas para a coleta de dados durante a realização da pesquisa. A segunda etapa foi elaborada através de entrevistas utilizando-se do método da história oral seguido de questionários respondidos pelos estudantes e pelos docentes participantes deste estudo. O produto da pesquisa apresenta um plano de ação, tendo como proposta realizar sua divulgação no Instagram da educação do campo de Caetés, um espaço onde são divulgadas as práticas e compartilhamentos de atividades docentes, a fim de que possam utilizar, de forma participativa e colaborativa, os jogos educativos digitais. A proposta também envolve a construção de Padlet- mural virtual de divulgação em sala de aula que apresentará o processo de planejamento das ações pedagógicas, desenvolvimento dos trabalhos envolvendo os jogos digitais com os estudantes e avaliação de todo processo realizado. Sendo assim, os achados da pesquisa trazem contribuições referente ao uso ou à aplicação das TDICs e a utilização de jogos digitais na sala de aula, apontam para ferramentas potencializadoras no processo de ensino/aprendizagem e práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na EJA Campo-Pe.
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    Políticas públicas para a educação de jovens e adultos no Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe: desafios e propostas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Paim , Vagner de Cerqueira; Ferreira , Érica Valéria Alves; Laffin, Maria Hermínia Laje Fernandes
    O presente trabalho de pesquisa acadêmica, desenvolvido através do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, traz os frutos de um processo investigativo acerca da Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe – BA, no desejo de analisar as políticas públicas implementadas para a EJA. A questão que guiou a pesquisa foi estabelecida nos seguintes termos: Quais são as políticas públicas para a EJA no município de Conceição do Jacuípe, considerando o que está previsto no Plano Municipal de Educação? O seu objetivo geral foi: Compreender as Políticas Públicas para a EJA, desenvolvidas no Município de Conceição do Jacuípe à luz da legislação vigente e do Plano Municipal de Educação. Nesse contexto, seus objetivos específicos foram: Desenvolver um debate teórico acerca do conceito de políticas públicas, para que seja possível perceber as políticas públicas para a educação como um setor desse campo; Apontar os marcos legais no âmbito nacional e local para a EJA; Analisar como o Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe foi normatizado, com vistas a garantir o direito e acesso a Educação de Jovens e Adultos e desenvolver um blog de caráter formativo direcionado a discentes, docentes, gestores e comunidade, contendo elementos para debates futuros acerca de temas relacionados às políticas públicas e legislação da Educação de Jovens Adultos e Planos e Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Como procedimento estratégico optou-se pela análise documental efetivada através da leitura de textos acadêmicos, documentos oficiais e legislação pertinente a EJA. O corpus da pesquisa foi desenvolvido por meio da construção de um histórico da EJA após o processo de redemocratização do Brasil, apresentação do locus da pesquisa em suas características socioeconômicas e educacionais, desenvolvimento de estudo para apontar a produção acadêmica do MPEJA. Posteriormente, a verificação dos elementos que envolvem a construção, implementação e avaliação das políticas públicas, assim como a discussão acerca do direito humano fundamental a educação e a legislação que serve de embasamento para essas ações. A parte final do trabalho foi a análise do Plano Municipal de Educação daquele município baiano, no intuito de compreender o papel do PME para a garantia do direito a educação e aprendizado ao logo da vida para os sujeitos da EJA. A expectativa do presente estudo é contribuir para a atuação de educadores, gestores, discentes e sociedade frente aos desafios propostos pelas metas e estratégias do PME investigado.
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    Trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada a distância
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-08) Leite, Semar Ferreira; Ferreira, Érica Valéria Alves; Vinal Junior, José Veiga; Costa, Patricia Lessa Santos; Bittencourt, Daniela Chaves Radel
    A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que acolhe pessoas composta em sua maioria por trabalhadores, possibilitando a estes sujeitos a continuidade e/ou retorno aos estudos visando também melhorar sua qualidade de vida, seja para fins pessoais e/ou profissionais. Sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dão as trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada nos polos de apoio da UNIFCV na Bahia, para tanto lançamos mão da discussão de como se dão as trajetórias destes estudantes egressos da EJA na educação superior, quais desafios, dificuldades e experiências são vivenciados, como são articuladas a permanência destes egressos na instituição, para tanto lançamos mão dos objetivos específicos: (I) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos egressos da EJA no ensino superior (II) Descrever os desafios e dificuldades vivenciados pelos estudantes nesta trajetória (III) Identificar as condições e as estratégias/arranjos utilizados por estes egressos para permanência no curso. A metodologia desta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Como dispositivo de investigação e coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado online, contendo questões abertas e fechadas, iniciamos pela pesquisa bibliográfica e documental. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa exploratória descritiva, por acreditar que suas características permitem uma melhor apreensão do objeto de estudo. Para análise dos resultados nos inspiramos na análise de conteúdo de Bardin (1970). Contribuíram com o embasamento teórico autores como Arroyo (2017), Coulon (2000), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2011), Yin (2015), Jardilino e Araújo (2014), Paiva (2015), Paulo Freire (2002), Minayo (2009), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a acolhida e permanência dos estudantes egressos da EJA na educação superior.
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    As letras de músicas de reggae na formação e na sala da EJA: uma pesquisa interventiva propositiva
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Domingos, Ana Claúdia dos Santos; Leite, Gildeci de Oliveira; Santos, Antonio Pereira; Pinho, Adeítalo Manoel
    A presente pesquisa versa sobre o estudo de letras de músicas em Educação de Jovens e Adultos. Nessa perspectiva, tivemos, como problema norteador, a seguinte questão: como o gênero musical reggae, com sua simbologia, ritmo e letras evidenciando anseios, trajetória e história da luta pela superação do racismo, pode contribuir no processo de letramento de educandos da Educação de Jovens e Adultos? Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza interventiva propositiva, com abordagem qualitativa utilizando-se também dos procedimentos de pesquisa bibliográfica e biográfica. O corpora do estudo é composto de nove letras de música de reggae nacional. Assim, o objetivo é analisar estas letras de modo a evidenciar a busca pela superação do racismo e o conjunto de simbologias que constitui o universo do reggae, o qual atua por promover a conscientização da identidade negra. Estas letras são aqui assumidas como propulsores no processo de letramento dos educandos da EJA. Nessa perspectiva, utilizamos o diálogo entre autores que nos auxiliaram a compreender o histórico da EJA, a importância da leitura e um pouco da história do reggae. Os objetivos específicos foram: Identificar as letras de músicas associadas ao contexto brasileiro, considerando os conteúdos de denúncia do racismo e os estigmas atrelados à construção das identidades dos sujeitos da EJA; refletir sobre a poeticidade presente nas letras e no ritmo das músicas, relacionando-a ao contexto socioeducativo dos educandos da EJA; produzir uma sequência didática que auxilie professores e educandos no processo de letramento, o que deve ocorrer de acordo com as necessidades concretas na EJA. Assim, esta pesquisa conclui-se com a construção da sequência didática que orientará os professores da EJA em sala de aula.