Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 252
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJogos digitais e práticas de alfabetização e letramento na EJA Campo - PE(Universidade do Estado da Bahia, 0005-07-24) Silva, Verônica Araújo de Oliveira; Araujo, Flávia Lorena Souza de; Faria, Edite Maria da Silva de; Melo, Maria Aparecida Vieira deA presente pesquisa está inserida no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), a área de concentração três - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa intitulada “Jogos digitais e práticas de alfabetização e letramento na EJA Campo – PE”, teve como objetivo geral compreender como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos das escolas do Campo no município de Caetés-PE. Traz a seguinte questão: Como as tecnologias da informação e comunicação (TDICs), são utilizadas no processo de alfabetização e letramento na EJA Campo- PE? Na atual conjuntura em que estamos inseridos, pensar no letramento digital, propõe analisar os impactos da aplicabilidade das TDICs e a utilização de jogos digitais na EJA Campo ao sugerir uma reflexão aos professores, sobre as diferentes formas de fomentar sua mediação e utilizá-las como ferramentas potencializadoras e uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. As escolas pesquisadas foram Manoel Bernardo e Manoel Izidório, localizadas na zona rural de Caetés. Nesta perspectiva, para alcançar o objetivo proposto, buscamos especificamente identificar as práticas potencializadoras de alfabetização e letramento e o uso de jogos digitais na práxis pedagógica de professores que atuam nas escolas pesquisadas; analisar as dificuldades encontradas por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na implementação e uso das TDICs associadas aos jogos, desenvolver plano de ação sobre o uso de jogos digitais no processo de alfabetização e letramento dos jovens e adultos que estudam na modalidade EJA Campo. A metodologia a ser utilizada para esta pesquisa de acordo com Minayo (1995), fundamenta-se em uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa participante cuja proposta metodológica foi desenvolvida em duas etapas: a primeira intervenção foi realizada pelo pesquisador mediante a observação das docentes durante a ministração das aulas para a coleta de dados durante a realização da pesquisa. A segunda etapa foi elaborada através de entrevistas utilizando-se do método da história oral seguido de questionários respondidos pelos estudantes e pelos docentes participantes deste estudo. O produto da pesquisa apresenta um plano de ação, tendo como proposta realizar sua divulgação no Instagram da educação do campo de Caetés, um espaço onde são divulgadas as práticas e compartilhamentos de atividades docentes, a fim de que possam utilizar, de forma participativa e colaborativa, os jogos educativos digitais. A proposta também envolve a construção de Padlet- mural virtual de divulgação em sala de aula que apresentará o processo de planejamento das ações pedagógicas, desenvolvimento dos trabalhos envolvendo os jogos digitais com os estudantes e avaliação de todo processo realizado. Sendo assim, os achados da pesquisa trazem contribuições referente ao uso ou à aplicação das TDICs e a utilização de jogos digitais na sala de aula, apontam para ferramentas potencializadoras no processo de ensino/aprendizagem e práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na EJA Campo-Pe.
- ItemA Formação Profissional dos Educadores que Atuam no Programa Todos Pela Educação-Topa, no Município de Irecê e a Relação com a Práxis Pedagógica.(2015) Miranda, Helga PortoO presente trabalho intitulado: A formação profissional dos educadores que atuam no Pro-grama Todos pela Educação - TOPA no município de Irecê e a relação com a práxis pedagó-gica, tem como problemática investigativa o estudoda proposta de formação de professores alfabetizadores, para compreender se a formação continuada que vem sendo realizada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, tem contribuído para a melhoria da qualidade da práxis pedagógica do professor alfabetizador, em Irecê. Partindo dessa inquietação traçamos o seguinte objetivo geral para nortear a pesquisa: refletir sobre a formação inicial do educador da EJA e sua contribuição para atuar no Programa Todos pela Alfabetização. E como objeti-vos específicos: analisar a proposta de intervenção formativa que vem sendo desenvolvidos na atuação do educador da EJA do Programa Todos pela Alfabetização; caracterizar quem são os professores alfabetizadores que atuam no Município de Irecê; destacar as qualidades e neces-sidades formativas dos educandos do TOPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvol-vida através do estudo de caso, observando o processo de formação do educador do Programa TOPA para verificar se neste processo há transposição da formação para o contexto da práxis pedagógica, para contribuir com o aprimoramento da vivência formativa dos alunos, os ver-dadeiros sujeitos da EJA. Fizemos a leitura de autores importantes como: Freire (1996), Ga-dotti (2005, 2014), Dantas (2005, 2012), Romão (2011), Capucho (2012), Pimenta (2012), Soares (2002), Ventura (2007, 2014), dentre outros. Um trabalho importante que identificou as lacunas da formação, tais como: a formação não atender as necessidades formativas do professor alfabetizador, acontecer sempre ao final do programa, ser muito teórica e não con-templar a prática, dentre outras. Identificamos ouvindo os atores do processo de formação, os professores alfabetizadores. Tivemos como principais resultados a identificação dos professo-res alfabetizadores, sua formação inicial, como vem sendo desenvolvido o processo formativo desses sujeitos, suas lacunas e suas contribuições. Desta forma, esperamos assim contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem da EJA, em Irecê– Bahia.
- ItemA dor e a delícia de tornar-se... Professor da EJA: narrativas de si na construção formativa de educadores do juvenil no município de Catu-BA.(2015) Araujo, Margareth da Conceição Almeida de; Santos, José Jackson Reis dosA dissertação analisa por quais processos formativos passaram os professores da EJA para atuar no contexto do Tempo Formativo Juvenil, e quais as contribuições desses processos formativos os professores tiveram que passar para atuar na profissão docente, a partir dos desafios da atualidade com a presença significativa do juvenil, nas classes da EJA. Tendo esses questionamentos como base e levando em conta a formação continuada do professor que atua nessa modalidade. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de dispositivos da pesquisa (auto)biográfica, articulando pesquisa-formação. A pesquisa aconteceu no período de março a agosto do ano de 2015, numa escola municipal do Campo da cidade de Catu, Bahia. Constituem-se sujeitos da pesquisa oito professores das turmas do Tempo Formativo Juvenil, através das narrativas de si reveladas nos memoriais da trajetória de vida. Como procedimentos metodológicos foram utilizados questionários abertos, fechados e memorial autobiográfico. A intenção central desta pesquisa consistiu em compreender, por meio de narrativas (auto)biográficas, os processos formativos pelos quais passaram os professores da Educação de Jovens e Adultos para atuar no contexto do Tempo Formativo Juvenil, com vistas a refletir e compreender, coletivamente, sobre as contribuições dos processos formativos dos docentes do Tempo Formativo Juvenil e suas implicações para o contexto de atuação profissional. A análise dos dados foi elaborada com base na proposta de análise interpretativa-compreensiva. Para o processo de organização e de interpretação das informações, utilizamos a leitura em três tempos: leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva, por considerar o ato de lembrar, escrever sobre si e refletir as vivências como um modo de formar-se e (re)formar-se no devir da profissão docente. Os resultados da pesquisa indicam que, a partir dos memoriais de vidas, pessoais e profissionais dos professores colaboradores, as marcas das suas vivências singulares, criativas, fizeram-nos tornar o saber-fazer na educação uma experiência melhor e mais qualificada; entretanto, precisa ainda de partilhas maiores para que os conhecimentos se traduzam, reconfigurem nas práticas de sala de aula, repercutam na vida dos seus estudantes e os transformem em pessoas mais críticas e ampliem sua autonomia.
- ItemDo caderno de receitas da vovó ao site do curso de cozinha: a construção do conhecimento e a inovação tecnológica na EJA(2015) Gonçalves, Yone Carneiro de Santana; Oliveira, Maria Olívia MatosO presente trabalho de investigação emergiu da implicação da pesquisadora com o campo de pesquisa, como decorrência de outras atividades anteriormente desenvolvida com o público da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa e com orientações da multirreferencialidade, cujo objetivo foi o de analisar, à luz da participação dos estudantes no desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem, os princípios da educação digital de jovens e adultos, com princípios emancipatórios. O campo de pesquisa é o Instituto Federal Baiano e os seus sujeitos são os estudantes do Curso Técnico em Cozinha na modalidade Proeja, que participaram da atividade de construção de um ambiente virtual, denominado Nutrieja. Foi adotada a abordagem multirreferencial pela visão ampliada de cultura e pesquisa que cultiva, possibilitando mergulhar no universo sociocultural dos seus sujeitos, e se enxergando como tal, buscando compreender a diversidade, as similaridades, as diferenças e as interdependências nas relações que iam se apresentando no campo de investigação. A pesquisa permitiu compreender a atividade realizada pelos sujeitos da pesquisa como uma prática multirreferencial, que também decorreu na constituição de um espaço multirreferencial de aprendizagem. Também possibilitou o exercício do olhar ampliado para a denominada sociedade da informação, assim como para as implicações, de valores e interesses nela disseminados, na vida do cidadão-trabalhador. Ainda, colaborou para a elucidação do processo de apropriação das tecnologias digitais por este público, apontando quais as barreiras que estes estudantes encontraram, quais desafios conseguiram, ou não, enfrentar e como esta apropriação desencadeou, por parte de alguns, em produção de conhecimento. Além disso, permitiu a percepção de algumas limitações e possibilidades da atividade na perspectiva de uma educação digital com princípios emancipatórios, apontando-a como profícuo objeto para estudos futuros, onde se vislumbra a possibilidade de ampliação dos olhares para a prática docente e para a gestão na educação de jovens e adultos.
- ItemUso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos(2015) Souza, Maria da Conceição Ferreira de; Alves, Érica Valeria; Gomes, Antenor Rita; Barreto, Denise Aparecida Brito; Aquino, Maria SacramentoEntende-se que a Educação de Jovens e Adultos não visa somente à capacitação do sujeito para o mercado de trabalho; é também necessário que a escola desenvolva as múltiplas capacidades dos alunos, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de sujeito e de profissional. Desse modo, é imprescindível que o educando obtenha uma formação que sirva de base para o uso da linguagem dos novos letramentos e, principalmente, para o exercício da cidadania. Este trabalho intencionou investigar como os docentes da escola Núbia Maria Mangabeira Guerra – município de Jacobina-BA utilizam os textos multimodais em suas práticas pedagógicas de EJA. Para vislumbrar essa realidade, traçamos um panorama acerca da utilização de textos mutissemióticos na EJA, enquanto recurso didático e, na sequência, como produto dessa investigação, desenvolveu-se uma proposta de formação docente fomentada pela utilização de textos multissemióticos para subsidiar e aprimorar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista da abordagem do problema, definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e o tipo de pesquisa que melhor definiu esta investigação foi o estudo de caso. Para tanto, utilizou-se a observação, o questionário e a entrevista semi estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos oito professores. Assim, analisou-se o uso pedagógico dos textos multissemióticos que poderão potencializar as práticas pedagógicas dos docentes da EJA, de modo a contribuir para a promoção dos multiletramentos dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo revelou que, embora os professores estejam levando os textos multissemióticos para suas aulas, os textos não estão potencializando a aprendizagem dos alunos, pois, os professores não têm o conhecimento necessário para se fazer valer desses recursos semióticos a fim de nortear os alunos a fazerem a leitura dessas múltiplas semioses presentes nesses recursos didáticos. Revelou, ainda, a relevância de uma formação continuada para os docentes da EJA no que tange o uso da multimodalidade, de modo que possa fomentar o uso dos textos multissemióticos e, assim, ressignificar as práticas pedagógicas dos professores.
- ItemA práxis pedagógica do estágio supervisionado, em educação de jovens e adultos, do curso de pedagogia / Campus I UNEB: desafios e perspectivas(2015) Amorim, Maria Helena de Barros Moraes; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Alves, Érica Valéria; Rocha, Nívea Maria FragaEste estudo teve como temática o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, nas classes de Educação de Jovens e Adultos a partir de duas problemáticas: qual a experiência vivida pelos alunos estagiários na práxis pedagógica do estágio supervisionado, em Educação de Jovens e Adultos? O estágio eleva a formação dos discentes em Educação de Jovens e Adultos – EJA e promove o surgimento de práticas educativas inovadoras? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar a experiência vivida por alunos estagiários na práxis pedagógica do estágio supervisionado, em Educação de Jovens e Adultos, do curso de Pedagogia do Campus I da UNEB, a partir dos Relatórios de estágio. Por isso, especificamente, refletimos sobre a compreensão de que os estagiários tinham da atividade de estágio; investigamos a ação metodológica que foi impressa ao processo de estágio; destacamos a relevância colocada pelos estagiários no momento de planejar, desenvolver e avaliar as ações de estágio empreendidas por educadores da Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Fundamental. Analisamos a percepção que os estagiários tem da ação pedagógica desenvolvidas junto ao campo experiencial, no momento de efetivar a ação do estágio supervisionado. Na parte metodológica destacamos a relevância do momento de planejar, desenvolver e avaliar as ações de estágio. A metodologia do trabalho foi baseada na pesquisa qualitativa, sendo esta fundamentada pelo estudo de caso múltiplo, que atentou para a influência das ações pedagógicas, para o crescimento pessoal e educacional, no momento de concretização da experiência participativa dos estagiários. Investigamos os principais desafios colocados no cotidiano da sala de aula, nas práticas de estágio supervisionado, apontando diretrizes curriculares para as ações e para os desafios encontrados. O referencial teórico e metodológico foi norteado por pesquisadores e teóricos que trataram da Educação Básica e especificamente da EJA. A análise dos dados recolhidos junto aos sujeitos efetivos deste estudo apresentaram contribuições relevantes para a construção e a consolidação de processos inovadores no trabalho de estágio, procurando a superação dos desafios apresentados por esta atividade de estágio, do curso de Pedagogia, do Departamento de Educação Campus I, da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador. Concluímos com três recomendações significativas que devem ser observadas, no caminho inovador da práxis do estágio supervisionado.
- ItemAs práticas pedagógicas de articulação com o mundo do trabalho na educação de jovens e adultos: experiências do PROEJA no Centro Estadual De Educação Profissional - CEEP Newton Sucupira / Salvador - BA(2015) Borges, Ricardo Henrique de Jesus; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Barbosa, Márcia Regina; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Carla Liane Nascimento dosEste trabalho trata-se de um estudo de caso que teve por objetivo analisar as principais práticas pedagógicas extraclasse desenvolvidas pelo Centro Estadual de Educação Profissional Newton Sucupira em articulação com o mundo do trabalho no intuito de entender a relevância destas para a formação dos jovens e adultos das turmas de Eletromecânica e Eletrotécnica do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Esta unidade de ensino vem apresentando destaque no município de Salvador (BA) em função dos resultados positivos em seus processos pedagógicos. Em vista disso, procedeu-se com a investigaçãoreflexão da dinâmica escolar, a fim de levantar os possíveis fatores do êxito nos processos formativos dessa instituição. Para isso, desenvolveu-se a exploração do cotidiano do CEEP através de extenso trabalho de campo semanal durante um ano e meio, com identificação, caracterização e discussão coletiva de suas atividades. Os procedimentos metodológicos incluíram levantamento bibliográfico e documental, a realização de grupo focal e entrevistas semiestruturadas com educadores, coordenador e diretor da unidade. O estudo teve como aporte principal as obras de Freire (1996, 2015), Sacristan (2000), Ciavatta (2005), Frigotto (2008), Rodrigues (2009), Paiva e Oliveira (2009), Vasconcellos (2011), Ramos (2012), Lüdke e André (2014), Macedo (2015), dentre outros. A pesquisa constatou que o CEEP Newton Sucupira apoia-se no prestígio social construído ao longo de mais de três décadas de existência, priorizando práticas pedagógicas de articulação com o mundo do trabalho que estão associadas às inclinações dos estudantes jovens, através de propostas interdisciplinares e coletivas, voltadas para a comunidade externa e com grande visibilidade local. As mais significativas tem sido as feiras, as visitas técnicas e o projeto de extensão “Luz de Uma Nova Realidade”. Estas práticas fortalecem os processos formativos entre jovens e adultos do Proeja: dinamizam o processo de ensino aprendizagem, conferem atualização dos estudos escolares, elevam a autoestima de seus sujeitos através da valorização das múltiplas inteligências, ressignificam a teoria e a prática profissional através da interdisciplinaridade e vivências concretas, ampliam o conceito de trabalho e diversificam as possibilidades de atuação profissional de jovens e adultos no mundo produtivo. Como fatores limitantes colocaram-se o cansaço e o baixo nivelamento escolar dos estudantes, excesso de burocracia na gestão dos recursos, tempo restrito de aulas, currículo ultrapassado, formação continuada do professor insuficiente.
- ItemA formação dos professores da EJA na perspectiva dos textos visuais(2015) Santos, Gislene Maria Mota dos; Alves, Érica Valéria; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho apresenta um estudo com professores que atuam na EJA de quatro escolas municipais de Jacobina – BA, que se dispuseram a participar de uma formação acerca do recurso aos textos visuais na EJA, compartilhando saberes e experiências, com a finalidade de promover uma reflexão crítica, baseada em referenciais teóricos sobre sua prática. Como dispositivos para coleta de informações durante o processo investigativo, foram selecionados alguns instrumentos considerados fundamentais neste processo: a análise documental, o questionário, além do diário de campo. Na perspectiva da investigação-ação, foram levantadas e planejadas as ações, tendo como referência a linguagem imagética, encontrada em alguns textos midiáticos que se encontram no cotidiano dos alunos. O texto publicitário e o filme-documentário foram os textos visuais priorizados, uma vez que, ocupam um lugar relevante no nosso cotidiano, devido ao seu poder de atratividade, de entretenimento e de informação para os alunos da EJA. As atividades foram planejadas coletivamente, buscando uma abordagem interdisciplinar que pudesse dar conta de contemplar os conhecimentos dos vários componentes; por isso, foram implementadas na sala de aula e avaliadas paulatinamente, conforme os resultados obtidos. O estudo revelou que as escolas oferecem uma diversidade de recursos visuais, contribuindo assim para que o professor possa utilizar os textos visuais para trabalhar os vários conteúdos, embora haja necessidade de um planejamento mais sistemático de atividades com os textos visuais. A formação de professores da EJA merece uma atenção diferenciada, uma vez que, é crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e no currículo dos cursos de licenciatura há carência de disciplinas e atividades que levem o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos. Espera-se que o presente estudo, possa contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e novas pesquisas para o campo da EJA no município de Jacobina - BA.
- ItemFormação de educadores de jovens e adultos: um olhar reflexivo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática docente no município de Matina-Bahia(2015-08-20) Duques, Maria Luiza Ferreira; Amorim, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Freitas, Katia Siqueira deA educação de jovens e adultos é um campo de práticas que transcende os limites da escolarização em sentido estrito já que ela abarca processos de formação diversos. No contexto em que nos inserimos, pensar na formação do educador de jovens e adultos requer um olhar atento sobre a prática educativa e a formação inicial e continuada desses educadores, uma vez que não é possível prosseguirmos com o improviso nos processos formativos de jovens e adultos, produto da fragilidade da formação destinada à modalidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar as necessidades formativas dos educadores da EJA do município de Matina, Bahia, a fim de desenvolver ações que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos formativos de educadores e educandos. Para referendar o estudo, dialogamos com Freire (1977), (1996), (2001), (2005), (2007); Gadotti (2003); Ireland (2013); Torres (2009); Haddad e Di Pierro (2000); Amorim (2007); Machado (2000), (2001); Moura (1999), (2006); Soares (2006), (2007), (2009); Arroyo (2005), (2001); Charlot (2008); Tardif (2002); Pimenta (1999); Nóvoa (1992); Ventura (2012), dentre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta e produção de dados, lançamos mão da observação com registro em diário de campo e de entrevista semiestruturada com 08 educadores e 06 gestores da educação municipal que atuam junto à EJA. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo. O estudo revelou que os educadores, que em sua quase totalidade, possuem Licenciatura em Pedagogia, evidenciaram as carências formativas com foco nas especificidades da EJA durante seus cursos de graduação. Todos os participantes da pesquisa são efetivos no serviço público e possuem uma extensa jornada de trabalho semanal, intensificada pelo fato de que todos os educadores da EJA são, também, professores do ensino regular. Diante das dificuldades de atuação junto à EJA, os educadores revelaram que suas maiores necessidades formativas são necessidades relacionadas à prática docente; aos próprios educadores; à gestão da escola de EJA; ao currículo e à formação continuada, sendo que as necessidades correlatas à formação continuada foram enfatizadas como o maior empecilho para o desenvolvimento do trabalho na EJA. Percebemos que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida nas classes da EJA e as aprendizagens dos educandos. As necessidades formativas dos educadores implicam práticas ainda pouco articuladas às especificidades da EJA, o que conduz a uma limitação nas aprendizagens dos educandos. Os apontamentos do estudo indicam que incidir os olhares sobre a formação dos educadores, com propostas e ações concatenadas aos preceitos da modalidade, significa melhorar a qualidade da educação ofertada em EJA e, consequentemente, promover a melhoria das condições de escolarização e de vida dos educandos. Para isso, faz-se urgente a instituição de políticas públicas para a EJA, pois, apesar de todas as dificuldades vivenciadas, os educadores, diante de todas as limitações, ainda buscam individualmente ou de forma coletiva, os subsídios possíveis para a formação e para o desenvolvimento das práticas. É preciso, portanto, respeitar o trabalho desses educadores, pois eles se fazem educadores da modalidade e, por suas próprias experiências e práticas, constroem a docência na Educação de Jovens e Adultos.
- ItemO componente curricular da EJA no projeto dos cursos de língua estrangeira da UNEB: uma perspectiva para a emancipação(2015-09-01) Viñal Junior, José Veiga; Aquino, Maria Sacramento; Oliveira, Maria Olivia de Mattos; Ventura, Jaqueline PereiraEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar o lugar da EJA nos Cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira da Universidade do Estado da Bahia. A motivação partiu das minhas implicações enquanto professor do Curso de Licenciatura em Língua Espanhola da referida instituição, ao perceber a ausência do componente curricular da EJA no currículo dos referidos cursos, as consequências, e a não inserção dos alunos do estágio supervisionado com turmas da EJA na educação básica. Para tanto, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, especificamente da pesquisa-intervenção desenvolvida por Chizzotti (1991). Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, promovemos oficinas de formação, a princípio, para os professores de estágio, também entendemos necessário abarcar os alunos de estágio, professores e alunos da EJA do ensino básico. Nesse contexto, recorremos a análise de conteúdos para as discussões, e reflexões em torno dos dados recolhidos nas ações desenvolvidas junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Como impacto da investigação já visualizamos uma visão mais sensível junto aos pesquisados em relação à necessidade da inserção do componente da EJA dentro dos projetos dos cursos de LE da UNEB, bem como da importância social do ensino de línguas para as pessoas da EJA e suas relações para a promoção de processos de emancipação. As primeiras evidências apontam que a lacuna da EJA nos cursos de licenciatura em língua estrangeira da UNEB resulta da ausência desta modalidade de ensino na formação dos professores que atuam no Ensino Superior. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os cursos de Licenciatura Língua Estrangeira não só da UNEB, mas também com outras instituições de ensino superior que ofertam cursos de formação de professores nas áreas de língua estrangeira.
- ItemUso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos(2015-09-25) Souza, Maria da Conceição Ferreira de; Alves, Érica Valeria; Gomes, Antenor Rita; Barreto, Denise Aparecida Brito; Aquino, Maria SacramentoEntende-se que a Educação de Jovens e Adultos não visa somente à capacitação do sujeito para o mercado de trabalho; é também necessário que a escola desenvolva as múltiplas capacidades dos alunos, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de sujeito e de profissional. Desse modo, é imprescindível que o educando obtenha uma formação que sirva de base para o uso da linguagem dos novos letramentos e, principalmente, para o exercício da cidadania. Este trabalho intencionou investigar como os docentes da escola Núbia Maria Mangabeira Guerra – município de Jacobina-BA utilizam os textos multimodais em suas práticas pedagógicas de EJA. Para vislumbrar essa realidade, traçamos um panorama acerca da utilização de textos mutissemióticos na EJA, enquanto recurso didático e, na sequência, como produto dessa investigação, desenvolveu-se uma proposta de formação docente fomentada pela utilização de textos multissemióticos para subsidiar e aprimorar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista da abordagem do problema, definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e o tipo de pesquisa que melhor definiu esta investigação foi o estudo de caso. Para tanto, utilizou-se a observação, o questionário e a entrevista semi estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos oito professores. Assim, analisou-se o uso pedagógico dos textos multissemióticos que poderão potencializar as práticas pedagógicas dos docentes da EJA, de modo a contribuir para a promoção dos multiletramentos dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo revelou que, embora os professores estejam levando os textos multissemióticos para suas aulas, os textos não estão potencializando a aprendizagem dos alunos, pois, os professores não têm o conhecimento necessário para se fazer valer desses recursos semióticos a fim de nortear os alunos a fazerem a leitura dessas múltiplas semioses presentes nesses recursos didáticos. Revelou, ainda, a relevância de uma formação continuada para os docentes da EJA no que tange o uso da multimodalidade, de modo que possa fomentar o uso dos textos multissemióticos e, assim, ressignificar as práticas pedagógicas dos professores.
- ItemOs saberes experienciais da formação do professor da EJA: o exemplo da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas – BA(2015-09-27) Santos, Vânia Pessoa Jornane Barbosa; Amorim, Antônio; Boaventura, Edvaldo Machado; Aquino, Maria SacramentoEste estudo é uma reflexão a respeito das experiências que orientam a prática dos docentes, que atuam na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Fase II, no município de Lauro de Freitas - Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, instrumentalizada através do estudo de caso, que possibilitou a investigação sobre a seguinte problemática: como as experiências pessoais dos docentes impactam o processo de construção profissional da EJA? Desenvolver esta pesquisa foi um desafio que se interpôs num cenário educacional municipal, pois buscamos identificar os entraves que dificultavam a percepção do docente enquanto indivíduo dotado de experiências, experiências estas, que refletem diretamente o campo de atuação e de formação dos professores da EJA, no município. Foi por isso que este estudo teve como objetivo geral refletir a questão dos saberes experienciais da formação do professor da EJA. Para concretizar esta situação procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: diagnosticar os problemas encontrados pelos professores para o exercício eficiente da sua prática docente nas classes da EJA; estudar e apontar solução para os entraves que dificultavam a aprendizagem dos alunos da EJA; contribuir para a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica especifica para a formação dos docentes da EJA, no município de Lauro de Freitas. Buscamos trazer um panorama da EJA no município, apresentando os sujeitos e o universo a que eles estão circunscritos, contribuindo para a organização de uma visão geral da EJA em Lauro de Freitas. Traçamos um panorama do contexto histórico da EJA, refletindo sobre os programas de erradicação de analfabetismo, dos movimentos sociais e da influência destes na formação dos docentes da EJA. Ao analisarmos esta trajetória, procuramos demonstrar como a Educação de Jovens e Adultos vem se constituindo enquanto modalidade educacional pautada em princípios legais e institucionais. Isto porque consideramos que este aporte histórico é fundamental para construção da identidade do docente da EJA. Para fortalecer este panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) para referenciar esta discussão. Abordamos a temática acerca da formação do professor da EJA e a sua relação com o saber, tendo como alicerce as contribuições freireanas, onde se discute os saberes docentes como prática de liberdade. O estudo foi ampliado ainda com as contribuições dos seguintes autores: Pimenta (2002), que discute a relação dos saberes docentes e a formação profissional; Freire (1996), que apresenta saberes essenciais a prática docente; Tardif (2003) traz um repertório de saberes indispensáveis a construção de novas práticas docentes. Por fim, analisamos os dados e as informações coletados que contribuíram para a consolidação de uma proposta pedagógica inovadora para as classes da EJA, na Fase II, sendo esta o produto de uma construção coletiva e participativa.
- ItemA articulação de uma proposta de formação de professores (as) a partir do diálogo com os sujeitos da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus Da Lapa-BA(2015-09-29) Custodio, Junio Batista; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antonio; Ferreira, Adir LujizA presente investigação teve como objetivo geral articular uma proposta de formação continuada de professores a partir do diálogo com os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Bom Jesus da Lapa-BA. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios teórico-metodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à permanência e ao abandono e; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. O processo investigativo foi organizado em duas fases, apoiando-se nos pressupostos da abordagem qualitativa sob as bases epistemológicas da Pesquisa-Ação. Na fase exploratória, participaram como sujeitos da investigação: 5 (cinco) alunos que abandonaram a EJA, 5 (cinco) alunos frequentando turmas de EJA, matriculados em escolas municipais, secretário municipal de educação e coordenadora geral da EJA na Rede. Na segunda-fase, compreendida como o desenvolvimento da ação propriamente dita, participaram 35 (trinta e cinco) professores (as) da Rede Municipal de Ensino que atuam com essa modalidade educacional. A construção e operacionalização do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa-ação, possibilitou discutir os referenciais históricos, políticos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a multiciplicidade de saberes docentes, debater e implementar propostas e atividades pedagógicas para estimular a permanência do educando da EJA na escola e fortalecer o papel do professor enquanto investigador de sua própria prática. Acreditamos que o processo formativo serviu para reconfigurar o campo da EJA enquanto modalidade, colocando a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemEducação em direitos humanos e a relação com a educação de jovens e adultos na perspectiva da formação da cidadania.(2015-10-23) Rocha, Margarida Maria Silva; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Silva, Aida Maria MonteiroEsse trabalho de pesquisa traz suas reflexões sobre o papel dos direitos humanos na formação da cidadania tendo como público alvo os educandos jovens, adultos e idosos. Respeitar os direitos humanos é atitude necessária para que uma sociedade viva de forma civilizada e se mantenha preservada. O conceito da educação em direitos humanos abrange a necessidade de se difundir o pensamento de valorização da vida e da dignidade humana entre os sujeitos, desse modo o público da EJA caracterizado por pessoas que tiveram seus direitos e, essencialmente, o direito à Educação conturbados. Nesse trabalho, traça-se a perspectiva histórica dessa categoria e seus avanços. A posição metodológica que norteia esse trabalho é a pesquisa qualitativa e o estudo de caso foi selecionado para estudar de que forma o Centro de Educação em Direitos Humanos Isaias Alves pode contribuir para que os estudantes da EJA se reconheçam como sujeitos de direito e exerçam plenamente sua cidadania, através das práticas realizadas em um espaço de educação não formal. No processo de investigação, a escuta sensível promoveu uma observação das práticas e relações desenvolvidas pelo Centro e sua militância histórica no campo dos direitos humanos, para isso efetuou-se entrevista com a fundadora do CEDHIA no intuito de viabilizar o pensamento criador da mulher por trás do nosso objeto de estudo. A investigação trouxe como resultado o fato de que os educandos da EJA mantinham-se afastados do Centro em estudo, dentro dessa perspectiva, em paralelo, iniciou-se um processo de intervenção que possibilitou a interação entre a educação básica e a academia, característica própria do Mestrado Profissional, possibilitando que essa lacuna fosse sanada. A metodologia participativa utilizada aproximou os diversos segmentos da instituição Isaias Alves e proporcionou uma inserção da temática dos direitos humanos junto ao público noturno. Os resultados encontrados nessa perspectiva de investigação possibilitaram a produção de conhecimento e contribuições para o público da EJA, contudo há o reconhecimento de que a modalidade precisa de mais atenção por parte dos poderes públicos e dos próprios professores, para que se efetue uma educação mais humanizada e pautada nos valores para a formação da cidadania. Ainda, como fruto do trabalho de investigação, a pesquisa deixa como legado um material didático em formato de Cartilha de Direitos Humanos voltada para a EJA e um Relatório de Pesquisa destinado à instituição escolar e ao CEDHIA, a fim de que a contribuição acadêmica, ultrapasse as fronteiras temporais, vinculando-se ao campo de pesquisa por tempo indeterminado.
- ItemHistórias de vida: percursos de formação de licenciandos em pedagogia no campo da EJA(2015-11-27) Massena, Renata da Silva; Conceição, Ana Paula Silva da; Oliveira, Rosimary Lapa de; Guerra, Denise Moura de JesusEsta pesquisa buscou compreender a formação dos discentes do curso de Pedagogia na universidade pública para a atuação na Educação de Jovens e Adultos, com um recorte específico a partir do componente curricular: “Educação de Jovens e Adultos”. Assim, foi considerada como questão central da pesquisa: como o componente curricular “Educação de Jovens e Adultos” contribui na formação do Licenciado em Pedagogia na referida universidade para atuar na Educação de Jovens e Adultos? Inspirada na dinâmica de formar e formar-se, subsidiada pela experiência da autora, entrecruzou-se História de Vida e experiências na perspectiva de formação. A formação tem como fundamento a preocupação com o movimento da formação de pessoas. Logo, a utilização do ato de rememorar, através dos relatos de experiência, compactuando com a escrita, com uso dos diários biográficos, possibilita a construção e a inauguração de artefato(os) de formação, com raízes no modo didático e também humanizador da praxis docente no campo da EJA. Esta é uma pesquisa-formação e tem como metodologia a abordagem biográfica como contribuição de experiência formadora e formativa, com desenvolvimento de capacidades reflexivas dos sujeitos e com os sujeitos que colaboraram com a proposta. A imersão ao campo da pesquisa iniciou-se no período semestral 2014.1 e durou até 2014.2, no Departamento de Educação, em uma universidade pública. Nesse contexto, foram observadas três turmas do curso de licenciatura em Pedagogia, turmas de quarto semestre. Os sujeitos da pesquisa foram onze discentes e duas docentes que, nos períodos citados, eram as docentes responsáveis pelo componente curricular que constitui o recorte em discussão nesta pesquisa. A escolha teórico-metodológica teve como subsidio a abordagem qualitativa, tendo as Histórias de Vida como método. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se nas observações, nas entrevistas com os sujeitos e no diário de campo da pesquisadora. A interpretação das informações, a partir dos procedimentos metodológicos, ocorreu através da análise interpretativocompreensiva. Apreendeu-se que a EJA na universidade pública precisa ser discutida de forma mais contundente, colaborativa e formativa. A implicação com este objeto é fundamental para a universidade, especificamente para o Departamento de Educação, pois é o espaço que forma o Pedagogo para atuar na modalidade. Portanto, foi possível perceber a importância de um ateliê (auto)biográfico, com a perspectiva de formação a partir das Histórias de Vida entrelaçadas à vida profissional do Pedagogo para atuar na EJA.
- ItemPedagogia da Alternância: A Permanência e O Desempenho Escolar no Curso Técnico em Agropecuária, Proeja, IF Baiano Campus Santa Inês(2015-11-30) Oliveira, Grace Itana Cruz deEsta pesquisa aborda aspectos da permanência e desempenho escolar no curso Técnico em Agropecuária, no âmbito do Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês (BA), na perspectiva da Pedagogia da Alternância. O estudo objetivou compreender as questões que envolvem a permanência e o desempenho dos estudantes do PROEJA, por meio da ótica dos discentes, docentes e gestores da instituição, destacando as motivações, os fatores e os processos, bem como as relações estabelecidas entre o contexto escolar e o meio social dos sujeitos. O estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, tomando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. A coleta de informações se realizou a partir de questionário socioeconômico, estudo documental, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Dezenove sujeitos participaram da pesquisa: dez estudantes, oito professores, dos quais dois estavam como gestores, e uma representante líder comunitária. As análises das informações foram realizadas a partir do princípio de triangulação, cujo percurso se iniciou pela identificação das categorias de análises, interpretação das informações e inferências. A dissertação “Pedagogia da Alternância: a permanência e o desempenho escolar no curso Técnico em Agropecuária, PROEJA, IF Baiano Campus Santa Inês” foi estruturada em seis capítulos que discutem e problematizam o campo da EJA, a partir das contribuições das teorias críticas do currículo e dos estudos sociológicos da educação. O foco da pesquisa é apresentado a partir do entrelaçar dos caminhos da EJA, Educação Profissional e a Pedagogia da Alternância, que possibilitou caracterizar o objeto de estudo e discutir as categorias de análise. A pesquisa indica que as ações educativas são fortemente marcadas pela cultura escolar, tendendo a reproduzir práticas consolidadas no cotidiano escolar pela força do habittus. Isso revela que os sistemas de ensino estabelecem fortes relações com a manutenção e reprodução de valores e concepções sociais, muitas vezes causadoras de desigualdades geradas por fatores socioeconômicos e culturais. Contudo, ao optar pela Pedagogia da Alternância, o Campus Santa Inês por meio do curso estudado assume uma perspectiva mais humanística da formação e o contexto escolar também se projeta na perspectiva de reinvenção curricular, gerando a possibilidade de cisão na hegemonia pedagógica. Ao considerar os modos de vida e condições existenciais dos sujeitos, o curso avança no sentido de garantir o acesso, a permanência e o desempenho escolar dos estudantes da EJA do campo. Contudo, a oferta do curso na perspectiva da Pedagogia da Alternância tornou-se desafiadora no contexto prático, encontrando diferentes formas de resistências, principalmente por influencia de da cultura escolar instituída ao longo da história da instituição. O produto final é uma Minuta de Proposta de Projeto Pedagógico de Curso, que servirá como ferramenta para incentivar, melhor e diversificar a oferta de cursos na modalidade EJA e PA no IF Baiano, de maneira coerente com os princípios institucionais e teóricos, tomando-se por base os apontamentos dessa pesquisa.
- ItemGestão educacional compartilhada das políticas públicas de educação de jovens e adultos: um estudo de caso da rede municipal de Bom Jesus da Lapa-BA(2015-11-30) Farias, Ediênio Vieira; Costa, Patrícia Lessa Santos; Amorim, Antônio; Laniado, Ruth Nadia; Machado, Célia TanajuraAo considerar a contextualização do processo histórico, dos resultados e dos desafios em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebe-se ainda a falta de prioridade na agenda pública de gestão educacional no que concerne a essa modalidade de ensino. É perceptível o quanto a EJA se desenrolou pelo plano secundário dos aspectos das políticas assistencialistas e reguladoras. As causas dessa exclusão estão atreladas aos diversos fatores desencontrados da política educacional brasileira. Um dos fatores que contribui para essa situação é a carência de mecanismos estratégicos de gestão pelos atores institucionais dos sistemas de ensino. Assim, cada vez mais, o exercício da gestão educacional participativa e compartilhada torna-se alvo de discussão para desencadear uma prática social capaz de qualificar o ensino da EJA. Partindo da inquietação ‘como constituir uma gestão compartilhada das políticas de EJA na esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa?’, essa investigação teve como objetivo central compreender o processo de gestão educacional compartilhada das políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa – BA. Nesse sentido, o objeto de estudo se construiu em torno da gestão compartilhada das políticas de EJA, sob elementos da teoria crítica em Ciências Sociais. Elementos estes que se delimitaram pela tipologia da ação social habermasiana, levando a distinguir ação proposital-racional da ação comunicativa pelos elementos e retratos da gestão educacional em EJA no país. A relação entre gestor institucional e ator social, no âmbito da esfera municipal, deve se intertextualizar com o contexto histórico, filosófico e social da educação brasileira, considerando, em especial, a trajetória gestionária das políticas públicas desenvolvidas no campo da EJA. A investigação é um estudo de caso, sob a abordagem qualitativa, orientado à coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas com atores institucionais (gestores e coordenadores) e atores sociais (membros do CME, representantes da Universidade Estadual da Bahia; jovem e/ou adulto inserido em pastorais ou grupos da igreja; jovem e/ou adulto inserido em associação comunitária; jovem e/ou adulto inserido em sindicato ou associação de classe; jovem e/ou adulto inserido em movimentos sociais e assentamentos). O estudo de caso compreendeu também as técnicas de análise documental no Plano Municipal de Educação (PME) 2015 – 2025 e na Proposta Curricular para EJA de Bom Jesus da Lapa. O contato com essa complexidade de informações apontou caminhos para a superação de problemas técnicos e operacionais na gestão de EJA, condicionando o município em questão a construir diretrizes e referências a fim de gerar um plano de articulação conjunta entre gestores da educação municipal e atores da sociedade civil. Espera-se que a proposição dessas diretrizes fomente a cooperação entre gestores e atores sociais na esfera pública, sendo capaz de fortalecer relações sociais e o desenvolvimento das políticas educacionais de EJA para a governança local.
- ItemA formação continuada do professor da EJA: modelagem do software auxilix para práticas inovadoras(2015-11-30) Lago, Luciana Oliveira; Oliveira, Maria Olívia Matos; Santos, José Jackson Reis dos; Aquino, Maria Sacramento; Santos, José Jackson Reis dosNesta dissertação, intitulada A formação continuada do professor da EJA: modelagem do software Auxilix para práticas inovadoras, procurou-se analisar e intervir na formação continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas de rede estadual de Conceição do Coité, Território do Sisal – Bahia. Pela abrangência do estudo, foram escolhidos o Colégio Antonio Bahia (CEAB), situado na sede, e o Colégio Rio Branco (CERB), situado no Distrito de Juazeirinho, uma das áreas campesinas do município. A justificativa da intervenção partiu da implicação desta pesquisadora com a EJA, ao perceber a lacuna no processo formativo do professor da EJA, principalmente com o uso das tecnologias digitais. As questões de pesquisa foram as seguintes: como assegurar aos professores da rede pública estadual em Conceição do Coité uma formação continuada com e para o uso das TIC em EJA? Quais as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA? O Software Auxilix, de caráter multidisciplinar, tem potencial para funcionar como sistema inovador na formação docente nas escolas investigadas? Para tanto, ficou estabelecido como objetivo geral analisar as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA. Os objetivos específicos foram: (1) identificar como ocorre e de que maneira é sistematizada a formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC no município; (2) examinar se existem políticas públicas que garantam aos professores uma formação continuada com o uso das TIC na EJA e quais as lacunas e fragilidades encontradas; (3) propor, aos docentes e gestores dos colégios, momentos de formações sobre a docência em EJA com ênfase no uso das TIC; (4) descrever a modelagem do protótipo do Software Auxilix a partir das contribuições dos partícipes da pesquisa; (5) criar o protótipo do Software Auxilix; (6) experimentar o potencial formativo do referido sistema com professores da EJA no campo empírico da pesquisa. O caminho metodológico selecionado foi a Pesquisa Participante, com base nos estudos de Brandão (1999; 2007), com abordagem quantitativa e qualitativa. O grupo participante foi formado por vinte e cinco professores, duas coordenadoras e um analista de sistemas. Os procedimentos realizados, ao longo da pesquisa, incluíram a observação participante; encontros dialógicos; entrevista aberta; utilização de questionário aberto, com registros em diários de campo. Para sistematizar e analisar os dados exercitou-se a técnica de análise de conteúdo, baseando-se em estudos de Amado (2009). A pesquisa teve como fundamento princípios como tomada de consciência; emancipação humana; autonomia e colaboração para valorização e visibilidade dos sujeitos da EJA. A pesquisa revelou a ausência de formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC e a necessidade de alternativas que preencham tal lacuna. Os resultados e conclusões da pesquisa evidenciaram que o software livre Auxilix tem relevante potencial para o exercício formativo in loco, auxiliando os docentes nas práticas pedagógicas na EJA com o uso da TIC. Recomenda-se que o sistema Auxilix seja implementado nos colégios da rede pública estadual de Conceição do Coité, em outros espaços formativos do Território do Sisal/BA e para além dele.
- ItemItinerâncias na formação continuada de professores do PROEJA FIC: um espaço de proposições(2015-11-30) Silva, Neyla Reis dos Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, José Jackson Reis dos; Costa, Graça dos Santos; Oliveira, Rosemary Lapa deEste trabalho é resultado dos estudos realizados ao longo de um processo investigativo, de natureza qualitativa, acerca da formação continuada docente realizada em um curso de aperfeiçoamento para os docentes, técnicos e gestores dos cursos Proeja FIC que ocorrem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Catu (IF Baiano Campus Catu) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Catu (Smec Catu), através da Escola Municipal Professor Jecelino José Nogueira. Sua questão principal concentra-se em compreender como um curso de aperfeiçoamento realizado junto aos docentes, técnicos e gestores contribuiu na melhoria das práticas pedagógicas para os alunos do Proeja FIC tendo em vista a necessidade da integração curricular. Para cumprir tal intento, utilizou-se a pesquisa colaborativa como prática da busca de informações, utilizando como instrumentos os questionários, grupo focal e observação participante. Os objetivos da pesquisa foram: compreender os sentidos e significados atribuídos à formação continuada realizada no Curso de Aperfeiçoamento, a partir das falas, das vivências e das reflexões dos docentes e técnicos envolvidos; verificar como a formação contribuiu para a mudança ou permanência na compreensão sobre os alunos do Proeja FIC, suas especificidades e a repercussão disto nas práticas pedagógicas; perceber como a questão da integração curricular foi compreendida pelos docentes e técnicos em formação, bem como o impacto destas reflexões para a mudança ou permanência das práticas pedagógicas realizadas nos cursos Proeja FIC; sistematizar princípios, ideias ou propostas de ações de formação continuada, que favoreçam um repensar continuo sobre a prática pedagógica junto aos sujeitos do Proeja FIC. Foi utilizado como referencial teórico acerca da formação continuada de docentes o conceito de saberes docentes (Freire, 1996; Tardif, 2010) e a perspectiva do professor como crítico (Nóvoa, 2002; Pimenta e Ghedin, 2010), dialogando com outros autores. A investigação indicou duas unidades de análise que ensejam em resposta a nossa questão: ser docente enquanto sujeito do Proeja e a compreensão sobre o currículo integrado como elemento organizador do conhecimento. Ao concluir, apontam-se elementos importantes para a construção de uma proposta de formação continuada que não se encerra em si mesma, mas que permita repensar as ações através da reflexão sobre a prática, as quais apontam os seguintes princípios: leitura compartilhada, dialogicidade como prática de formação, coletividade e cooperação, compromisso sociopolítico com os educandos do Proeja, o currículo integrado como opção teórico-metodológica da organização das ações didático-pedagógicas, além de elementos importantes como espaço e tempo para a formação.
- ItemFatores socioambientais que afetam a aprendizagem dos/as alunos/as da EJA, badameiros/as, numa abordagem multidisciplinar.(2015-11-30) Jesus, Núbia Cristiane Bonfim de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Heine, Maria Luiza FigueiredoEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar os fatores socioambientais que afetam a aprendizagem dos/as alunos/ da EJA, badameiros/as, moradores do bairro de Canabrava em Salvador. Com uma abordagem multidisciplinar, foram analisadas questões como a pobreza, subsidiada pelo aporte teórico de Paugam (2003), a exclusão social e privação cultural - por Kramer (1998), situações de violência fundamentadas por Salter (2009), Taquette (2007), Silva (2006) e espécies ou substâncias químicas presentes no lixão que, possivelmente, ainda trazem conseqüências para a vida escolar desses educandos/as, baseada nas discussões teóricas de Baird (2002) e Baracat (2006). Nesse contexto, a pesquisa teve abordagem qualitativa com aporte teórico em Flick (2009), investigação hipotética-dedutiva, utilizando como instrumentos metodológicos: o roteiro biográfico, entrevistas semi-estruturadas, a técnica de observação participante e análise documental para a coleta de informações. Assim, ao utilizar o roteiro biográfico foi possível compreender a importância da história de vida dos educandos e a sua relação com a aprendizagem, subsidiada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Outros aspectos que interferem na aprendizagem também foram contemplados com base em Freire (2002), Romanelli (2006), Arbache (2001), dentre outros. Por fim, a pesquisa revelou que mesmo após quinze anos do término do lixão de Canabrava, alguns educandos não superaram as seqüelas físicas e emocionais provocadas por ele e o quanto estas acarretam problemas na aprendizagem destes alunos.