Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 229
  • Item
    Educação do Campo na práxis da reprodução da vida: refletindo as práticas educativas e aprendizagens das associações comunitárias rurais no distrito de Mutãs, Guanambi–Ba.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-25) Mota, Roselane Queiroz da; Dutra Júnior, Wagnervalter; Costa, Glauber Barros Alves; Silva, Priscila Teixeira da
    O presente estudo objetivou analisar como as Associações Comunitárias Rurais, vinculadas ao distrito de Mutãs, Guanambi-Ba, vêm configurando-se enquanto espaços educativos, na perspectiva da Educação do Campo, através das atividades e ações que desenvolvem no seu cotidiano. Tendo como categoria central das nossas análises a práxis — como atividade prática, reflexiva e transformadora — e como método de investigação e análise o Materialismo Histórico e Dialético, transitamos pela construção de uma discussão e conhecimento da Educação do Campo como uma concepção de educação ampla que almeja a formação humana e com o fins da mudança e da transformação social; por isso, se faz atrelada às diversas práticas sociais para além da escola, a exemplo das associações comunitárias rurais. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a análise documental de livros de atas de 4 associações, amostra da pesquisa; e os Círculos de Diálogos formativos-investigativos com dirigentes e lideranças das associações comunitárias rurais da região do distrito de Mutãs. Os Círculos de Diálogos também foram o produto Educacional apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade. Os resultados demonstraram que as práticas desenvolvidas pelas associações comunitárias rurais apresentam uma grande potencialidade formativa para os sujeitos coletivos e os Círculos de Diálogos uma proposta efetiva na realização do trabalho de base com os movimentos populares. No entanto, demanda que estas tenham um planejamento consciente e sejam constantemente problematizadas e refletidas a fim de que se tornem práxis reflexivas.
  • Item
    Jogos e brincadeiras para o ensino de saúde a crianças no ensino fundamental I: uma revisão integrativa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-16) Teixeira, Iris Cardoso Moreira; Almeida, Claudio Bispo de; Cunha, Ana Luiza Salgado; Nunes, Fábio Santana
    Objetivo: Analisar as evidências na literatura sobre o uso de jogos e brincadeiras na educação em saúde de crianças do ensino fundamental. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados PUBMED e SCIELO no período de julho a dezembro de 2022. Através da estratégia PICo definiu-se a pergunta de investigação: Quais evidências disponíveis na literatura sobre a utilização de jogos e brincadeiras na educação em saúde de crianças do ensino fundamental I? Utilizou-se o fluxograma PRISMA para seleção dos estudos. Resultados: Foram selecionadas 3.884 publicações, com base nos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 15 artigos incluídos no estudo os quais descrevem a utilização de jogos e brincadeiras como estratégia para o ensino de saúde a crianças. Conclusão: a utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta metodológica tem evidenciado uma contribuição plausível para disseminação e apropriação do conhecimento de saúde ao público infantil.
  • Item
    Guia para criação de oficina para desenvolvimento de projeto multidisciplinar de esporte na escola
    (2024-09-24) Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Claudio Bispo
    Este guia traz como objetivos educacionais o enfrentamento a evasão escolar, aumento do rendimento acadêmico em relação a nota, desenvolvimento de ações relacionadas ao pertencimento do estudante a escola, aumento da autoestima, formação de indivíduos críticos. Ele tem como público alvo professores de educação física, gestores em educação, pedagogos e psicólogos da educação. A oficina é planejada através de estratégias para permanecia e êxito de estudantes nas escolas e com formato e duração presencial, online ou híbrido, com duração de 8 a 12h. Os conteúdos programáticos são: Educação física - Esportes coletivos e individuais, convivência em grupo, superação de limites, trabalho em equipe, talento esportivo. Pedagogia - organização do conhecimento acadêmico, importância da gestão do tempo, organização de horários de estudos articulação entre as atividades escolares e as práticas esportivas. Psicologia educacional - Questões emocionais que afetam o desempenho acadêmico e esportivo dos estudantes, medo, ansiedade, raiva, autoestima e inclusão social, ambiente educacional saudável e motivador.
  • Item
    Instituto de Educação Anísio Teixeira – IEAT Centro de memória da formação docente no alto sertão da Bahia
    (2024-12-19) Gama, Alexandra Valéria Flora, Alexandra; Santos , Wilson da Silva
    O Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT) é uma referência histórica e cultural na formação de professores no Alto Sertão da Bahia. Sua trajetória, iniciada a partir das propostas educacionais inovadoras de Anísio Teixeira, reflete um compromisso com a democratização do ensino e a construção de uma educação pública de qualidade. Ao longo das décadas, o Instituto atravessou importantes transformações, consolidou-se como um espaço de formação docente que dialoga com as necessidades da sociedade e com os desafios de cada época. Nesse produto educacional apresentamos as origens do IEAT, desde a sua fundação nos anos de 1940 como uma escola voltada à educação popular, até a sua evolução para um instituto dedicado à formação de professores. Serão apresentadas as bases históricas que moldaram toda a sua criação, alinhadas as política públicas do período, além de destacar os marcos que transformaram a Escola Normal de Caetité no Instituto de Educação Anísio Teixeira em 1962. O Curso de Magistério, peça-chave na formação de educadores, será analisado em sua sua importância histórica e nas mudanças pelas quais passou. Os estudante na escola e a contribuição feminina no Magistério, especialmente em um contexto de forte influência patriarcal estão como temas centrais, em entendimento das dinâmicas sociais que permeiam a história do IEAT. Por fim, destacamos o impacto do Novo Normal Médio no Brasil e na Bahia, enfatizado o papel do IEAT na adaptação a novas diretrizes educacionais. Esta história, portanto, é um convite à reflexão sobre o passado, o presente e sobre o futuro da formação docente , mostrando como o Instituto de Educação Anísio Teixeira permanece como um símbolo de resistência, transformação e progresso no campo educacional.