Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 230
  • Item
    O Arquivo Público Municipal de Caetité-Bahia, e a sala de aula: aproximações necessárias para o despertar de uma história local
    (Universidade do Estado da Bahia, 0027-11-24) Pereira, Araceli Carvalho; Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Ribeiro, Marcos Profeta
    A presente dissertação tem como objetivo estudar o Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), Bahia, como ferramenta de ensino, com ênfase no uso de documentos históricos em sala de aula da Educação Básica e a possibilidade de reflexão sobre a História local. Nosso foco é pensar o APMC enquanto ferramenta com potencial de dinamizar o ensino e a aprendizagem de modo mais significativo e dinâmico na Educação Básica. Partimos do pressuposto que as contribuições do acervo do APMC são fundamentais para qualquer estudo que objetive discutir os processos históricos que marcaram os Sertões da Bahia, aqui entendido como espaço de múltiplas sociabilidades e de grande importância para a construção da Bahia e do Brasil. Nesse sentido, entendemos o APMC para além de um local de guarda e preservação de um acervo documental. Ele deve se estabelecer como espaço importante de interação entre a escola e o acervo do Arquivo, constituindo-se como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e fomentando a construção de uma história local nas escolas da Educação Básica do município de Caetité, Bahia. Inicialmente, levantamos estudos e pesquisas que versassem sobre as aproximações entre arquivos públicos e escolas. Na sequência, fizemos uma imersão no APMC e verificamos o seu conjunto documental. Realizamos entrevistas com funcionários do APMC e com professores e alunos que realizaram projetos de extensão no APMC. Ao final, como Produto Educacional, propomos um guia didático aos docentes com o objetivo de apresentar o APMC e suas potencialidades enquanto uma ferramenta importante para explorar a história local e da região. Nossa pesquisa, aliada à aplicação de oficinas no APMC, mostrou-se como via possível e interessante de aproximação entre Arquivo Público e escola da Educação Básica.
  • Item
    Educação do Campo na práxis da reprodução da vida: refletindo as práticas educativas e aprendizagens das associações comunitárias rurais no distrito de Mutãs, Guanambi–Ba.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-25) Mota, Roselane Queiroz da; Dutra Júnior, Wagnervalter; Costa, Glauber Barros Alves; Silva, Priscila Teixeira da
    O presente estudo objetivou analisar como as Associações Comunitárias Rurais, vinculadas ao distrito de Mutãs, Guanambi-Ba, vêm configurando-se enquanto espaços educativos, na perspectiva da Educação do Campo, através das atividades e ações que desenvolvem no seu cotidiano. Tendo como categoria central das nossas análises a práxis — como atividade prática, reflexiva e transformadora — e como método de investigação e análise o Materialismo Histórico e Dialético, transitamos pela construção de uma discussão e conhecimento da Educação do Campo como uma concepção de educação ampla que almeja a formação humana e com o fins da mudança e da transformação social; por isso, se faz atrelada às diversas práticas sociais para além da escola, a exemplo das associações comunitárias rurais. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a análise documental de livros de atas de 4 associações, amostra da pesquisa; e os Círculos de Diálogos formativos-investigativos com dirigentes e lideranças das associações comunitárias rurais da região do distrito de Mutãs. Os Círculos de Diálogos também foram o produto Educacional apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade. Os resultados demonstraram que as práticas desenvolvidas pelas associações comunitárias rurais apresentam uma grande potencialidade formativa para os sujeitos coletivos e os Círculos de Diálogos uma proposta efetiva na realização do trabalho de base com os movimentos populares. No entanto, demanda que estas tenham um planejamento consciente e sejam constantemente problematizadas e refletidas a fim de que se tornem práxis reflexivas.
  • Item
    Jogos e brincadeiras para o ensino de saúde a crianças no ensino fundamental I: uma revisão integrativa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-16) Teixeira, Iris Cardoso Moreira; Almeida, Claudio Bispo de; Cunha, Ana Luiza Salgado; Nunes, Fábio Santana
    Objetivo: Analisar as evidências na literatura sobre o uso de jogos e brincadeiras na educação em saúde de crianças do ensino fundamental. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados PUBMED e SCIELO no período de julho a dezembro de 2022. Através da estratégia PICo definiu-se a pergunta de investigação: Quais evidências disponíveis na literatura sobre a utilização de jogos e brincadeiras na educação em saúde de crianças do ensino fundamental I? Utilizou-se o fluxograma PRISMA para seleção dos estudos. Resultados: Foram selecionadas 3.884 publicações, com base nos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 15 artigos incluídos no estudo os quais descrevem a utilização de jogos e brincadeiras como estratégia para o ensino de saúde a crianças. Conclusão: a utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta metodológica tem evidenciado uma contribuição plausível para disseminação e apropriação do conhecimento de saúde ao público infantil.
  • Item
    Guia para criação de oficina para desenvolvimento de projeto multidisciplinar de esporte na escola
    (2024-09-24) Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Claudio Bispo
    Este guia traz como objetivos educacionais o enfrentamento a evasão escolar, aumento do rendimento acadêmico em relação a nota, desenvolvimento de ações relacionadas ao pertencimento do estudante a escola, aumento da autoestima, formação de indivíduos críticos. Ele tem como público alvo professores de educação física, gestores em educação, pedagogos e psicólogos da educação. A oficina é planejada através de estratégias para permanecia e êxito de estudantes nas escolas e com formato e duração presencial, online ou híbrido, com duração de 8 a 12h. Os conteúdos programáticos são: Educação física - Esportes coletivos e individuais, convivência em grupo, superação de limites, trabalho em equipe, talento esportivo. Pedagogia - organização do conhecimento acadêmico, importância da gestão do tempo, organização de horários de estudos articulação entre as atividades escolares e as práticas esportivas. Psicologia educacional - Questões emocionais que afetam o desempenho acadêmico e esportivo dos estudantes, medo, ansiedade, raiva, autoestima e inclusão social, ambiente educacional saudável e motivador.