Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

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    Maniaçu: histórias, memórias e culturas no alto sertão baiano
    (Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Silva, Zezito Rodrigues da; Araujo,, Ginaldo Cardoso de; Feitosa,, Débora Alves
    Esta pesquisa trata da seguinte questão: como desenvolver metodologias e projetos escolares interdisciplinares que levem os alunos do CECPAG a conhecer, valorizar e preservar os bens culturais/ patrimoniais de Maniaçu, junto as suas memórias, histórias e tradições? Diante dessa prerrogativa, coteja-se que o Distrito de Maniaçu fica localizado no município de Caetité - Bahia, mantém sua relevância por toda sua trajetória histórica, política e econômica, construída ao longo da formação de sua região. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é apresentar a história e a composição patrimonial do Distrito de Maniaçu (pertencente a Caetité - BA), como meio de desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições desse local; bem como os objetivos específicos, por sua vez, são: compreender a história do Distrito de Maniaçu e a formação dos seus patrimônios; refletir o modo como os moradores e demais pessoas que fazem parte de Maniaçu lidam com suas histórias e seus patrimônios, levando-os ao reconhecimento e ao pertencimento perante a si próprios; conhecer a trajetória educacional do distrito e sua relação com o desenvolvimento cultural e econômico do distrito. Ademais, esta pesquisa tem como justificativa as poucas produções sobre história e memória de Maniaçu, logo, há a necessidade da preservação, tanto da história quanto da memória, junto à promoção do reconhecimento, do sentimento de pertencimento e do valor afetivo tido pelo CECPAG - Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia - e pelo distrito. De mesmo modo, esta investigação tem a base teórica fundamentada em diversos autores para a leitura e análise de textos, como: Aguiar (2011), Freire (1987), Funari (2000), Le Goff (1994), Pollack (1992), Portelli (2014), Santos (2014), dentre outros. Para além disso, as metodologias empregadas foram: fontes escritas (livros Tombo, registros de casamentos, batizados, anotações festivas, livros de óbito, jornais presentes em dois locais, como o Arquivo Público e a Diocese, ambos situados em Caetité. Somado a isso, as fontes orais foram entrevistas com pessoas da comunidade e da sede do município; aplicação dos questionários no Google Forms com professores e alunos do Colégio CECPAG e o desenvolvimento de oficinas com alunos do Ensino médio também do CECPAG. Portanto, pressupõe-se a necessidade de uma formação continuada da equipe de gestão - professores, funcionários e alunados -, para que eles estejam mais engajados na preservação destes bens, fortalecendo os laços de pertencimento do lugar que está instalado o CECPAG. Dessa forma, o trabalho vigente vem como uma maneira de colaborar na promoção da consciência histórica dos indivíduos perante o Distrito de Maniaçu e seus bens patrimoniais. Por fim, o produto deste trabalho é o E-book com o título Preservação patrimonial no Distrito de Maniaçu, partindo de ações educacionais no Cecpag, ação a qual contribuiu para uma socialização de informações entre fotografias e textos para despertar o interesse do leitor pela história do Distrito e seu desenvolvimento, partindo das ações da educação patrimonial, aplicadas no CECPAG. Este arquivo poderá ser executado como ferramenta para futuras pesquisas científicas sobre o distrito, como também pode ser empregado como material didático por docentes do ensino fundamental, médio e superior.
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    O manifesto da periferia: uma proposta de planejamento urbano com base no uso das cores para a efetivação do direito à cidade que educa.
    (2024-02-19) Souza, Arley Fagner Pereira; Dutra Júnior, Wagnervalter
    Quando o espaço da periferia passa a ser entendido como o espaço de lutas e conflitos que reivindicam o exercício do direito à cidade e o usufruto pleno das instituições físicas/sociais que a compõem, são evidenciados questionamentos, reflexões e necessidades que a lógica capitalista costuma negligenciar. Nesse cenário, ao pensar a cidade como território potencialmente educativo, desvendam-se os desejos de emancipação através de um contexto de resistência, onde se torna necessário registrar os princípios norteadores da revolução. Dessa maneira, apresentamos a seguir, o “Manifesto da Periferia”, no qual, os anseios, desejos, percepções e sentimentos identificados a partir dos encontros com os estudantes de 9º ano das escolas da periferia de Guanambi, serão representados e construirão um mecanismo revelador das potencialidades do território que se mostram passíveis de intervenção, para que a população consiga sua emancipação perante a zona crítica que assola as cidades produzidas no sistema capitalista, através da constituição de um circuito urbano de caráter educador.
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    Preservação Patrimonial no Distrito de Maniaçu, Partindo de Ações Educacionais no CECPAG
    (2024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo Osvaldo
    Esta ferramenta foi pensada e montada para promover o conhecimento da história local, apropriação e a valorização dos bens patrimoniais materiais e imateriais que compõem o território de Maniaçu, como também pelo interesse em desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições do mesmo. A história local apresentada através das imagens de objetos, lugares e da escrita possibilita o acesso do público a toda essa riqueza histórica que Maniaçu e seu povo nos contam, pois cada objeto tem significado afetivo, social e cultural para os moradores que cederam para o compartilhamento nesta pesquisa. Que este material sirva como fonte de pesquisa em educação patrimonial e preservação da memória, que seja aplicado como ferramenta para futuras leituras sobre o distrito, como também ser empregado como material didático em oficinas da educação básica, trabalhos escolares entre outras metodologias possíveis por docentes da educação.
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    A “cor da periferia” nas cidades que educam as possibilidades de efetivação do direito à cidade, por meio de um circuito urbano educacional em Guanambi-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-19) Souza, Arley Fagner Pereira; Júnior, Wagnervalter Dutra; Collar, Jaqueine Moll; Fernandes, Marinalva Nunes
    As questões referentes à cidade tem sido objeto de análise em diversos estudos, devido as constantes transformações urbanas, provocadas pelas demandas de uma população cada vez mais globalizada. Acometidos por uma inesperada pandemia, que matou milhões de pessoas mundo afora, urge a necessidade de pensar novas formas para construir os nossos territórios urbanos, que levem a superação da zona crítica decorrente do processo de industrialização-urbanização e que foi piorada pelo contexto pandêmico da Covid-19, além de promover a convivência, resgatando as dinâmicas sociais e o gozo pleno dos direitos que o isolamento retirou de nós. Com as escolas vivenciando um cotidiano incerto mediante as ondas de proliferação do vírus, foi um desafio ainda maior refletir sobre a relação entre direito à cidade e ensino, mas ainda assim essa pesquisa se propôs a enfrentá-lo. Com o objetivo de investigar as possibilidades de efetivação do direito à cidade em bairros da periferia de Guanambi, é apresentada a proposta de um circuito urbano educacional que contribua para a reflexão sobre o espaço da cidade como um amplo território educativo. Tendo a teoria do filósofo Henri Lefebvre sobre o direito à cidade como perspectiva teórica, esta dissertação parte dos princípios das cidades educadoras e utiliza como método a pesquisa-ação para alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, após a breve historicização da formação do território da cidade de Guanambi, desde a segunda metade do século XX até a atualidade e contextualizando o surgimento das suas periferias, foram analisadas três escolas que possuem o ensino fundamental 2, onde foram realizadas entrevistas com as diretoras, e oficinas com os alunos do 9º ano, de modo a identificar percepções e demandas sobre os espaços que circundam as instituições de ensino. Com o material coletado, a dissertação traz como premissa da confecção do produto educacional, um estudo sobre o potencial das cores na vida das pessoas e como aplicá-las no âmbito do espaço urbano periférico, de modo a valorizar o contexto em que são aplicadas e demarcar a desejada fruição dos direitos. Verificou-se assim que um circuito urbano educacional, baseado em intervenções na arquitetura das escolas e do espaço urbano por meio do uso das cores de forma planejada, possibilita a efetivação do direito à cidade e a superação da zona crítica do processo urbanização, através da institucionalização dos princípios das cidades educadoras (que educam) como instrumento de resistência perante as lógicas impostas pelo capital.
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    Ginásio Dom Justino Russolillo, em Palmas de Monte Alto (1965 - 1980): memória e história
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Pereira , Leucy da Silva; Silva, Genilson Ferreira; Veiga, Cynthia Greive; Miguel, Antonieta
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a história do Ginásio Dom Justino Russolillo, instituição de ensino privado criada, no final do ano de 1964, no município de Palmas de Monte Alto-BA. Busca contribuir com a conservação da memória institucional escolar, requisito importante para a reflexão sobre as práticas educativas do passado e do presente. A instituição funcionou entre os anos de 1965 e 1980, quando ofertou o Curso Ginasial e o Curso Normal de 2º de Grau com a formação em magistério. A propósito disso, atentamo-nos aos debates que determinaram o processo de criação do Ginásio, à origem social dos alunos e ao que a cultura escolar, representada pelas fontes, nos permite conhecer sobre: ensino e aprendizagens, a relação entre escola e seus atores, escola e comunidade, e a conjuntura social, política e econômica que a envolvia. O presente estudo orienta-se pelos critérios teóricos metodológicos da Nova História Cultural, que contempla as práticas sociais e culturais de realidades específicas, em conexões com o contexto da época. Apoiados nesses critérios, interpretamos as fontes documentais em papel pertencentes ao arquivo do ginásio, a estrutura física da escola e as fontes verbais, para conhecermos também as relações de poder e a relação entre educação pública e educação privada de ensino. Neste sentido, analisamos a arquitetura do primeiro prédio, emprestado pela prefeitura para o funcionamento provisório do ginásio, no período de 1965 a 1970, bem como, a arquitetura do Colégio Dom Justino Russolillo que funcionou em prédio próprio a partir de 1970. Além disso, discutimos as práticas educativas, formação de professores, tendências de ensino, eventos festivos, a relação entre as memórias da instituição e os seus respectivos espaços, tanto interno como externo. Entendemos que o Dom Justino Russolillo demarca o início da educação secundária no município, por isso é importante a preservação da sua memória para melhor conhecer a história da educação local e discutir aspectos da história da educação brasileira. Embora tenha assumido um importante papel, ao ofertar esse modelo educativo à comunidade de Palmas de Monte Alto, nem por isso pode ser concebido como um colégio que atendeu as demandas do município quanto a essa etapa de ensino, pois não era para todos, mas restrito às famílias que podiam pagar pelo estudo ou que recebiam bolsas da administração municipal ou do próprio ginásio. Nesse ensejo, refletimos sobre a negação das condições básicas de cidadania pelo poder público, sobretudo, devido à falta de acesso ao ensino público secundário. A despeito disso, reconhecemos o interesse da sociedade monte-altense, a partir do movimento de crianças, jovens, adolescentes e adultos, no campo e na cidade, pela busca educação escolar, inclusive em colégios públicos de cidades vizinhas.