Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
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O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
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- ItemRio do Antônio - BA: saberes e ensino(2025-04-28) Oliveira, Noélia Carvalho de; Rocha, Gabriela SilveiraEste livro tem como objetivo auxiliar o estudo da cidade de Rio do Antônio – BA, ampliando a compreensão das cidades enquanto espaços dinâmicos de aprendizagem. Aqui você encontrará suporte para discutir diversos aspectos da cidade sob uma perspectiva local. O livro Rio do Antônio: saberes e ensino permite conhecer um pouco da história, da cultura, das tradições e das riquezas naturais de Rio do Antônio, além de apresentar propostas didáticas adaptáveis a diferentes realidades, contribuindo significativamente para os processos de ensino e aprendizagem. É um material importante para o reconhecimento das práticas de ensino dos professores e a valorização da cidade de Rio do Antônio como um espaço de saber, aprendizado e construção de conhecimento. Além disso, promove o reconhecimento da história e da cultura local, proporcionando uma educação mais contextualizada e significativa para os alunos, pois conecta os conteúdos curriculares à realidade em que vivem. Também facilita a integração de diferentes disciplinas ao abordar a cidade de maneira interdisciplinar e fomenta o compartilhamento de práticas educacionais e ideias de atividades que incentivem os professores a adotar novas estratégias e a adaptá-las às particularidades de cada escola, contribuindo, assim, para a melhoria da educação básica. Este livro é fruto da colaboração de diversas pessoas – professores, moradores e representantes de órgãos públicos – que cooperaram para concretizar esta iniciativa. Ele está estruturado em cinco capítulos, cada um abordando um aspecto único de Rio do Antônio – BA. No capítulo 1, Minha Cidade Tem História, são explorados os eventos históricos da cidade; no capítulo II, Aspectos Culturais, Tradição e Memórias, destacam-se as manifestações culturais, tradições e festividades, além das homenagens às personalidades locais que marcaram a história do município; o capítulo 3, Aspectos Ambientais, retrata as belezas naturais e os desafios ambientais da região; o capítulo 4, Explorando os Cenários Urbanos de Rio do Antônio – BA por m, o capítulo 5, Propostas Didáticas, apresenta locais com potencial educativo; , reúne sugestões pedagógicas alinhadas aos temas apresentados nos capítulos anteriores, ideais para serem incorporadas em sala de aula. Utilizar os diversos aspectos da cidade como recursos pedagógicos pode ser uma abordagem prática e envolvente para a aprendizagem. Este livro propõe algumas ideias de como realizar essa conexão! Esperamos que a leitura inspire novas formas de ensinar, valorizando o conhecimento local e servindo como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades e projetos de pesquisa envolvendo alunos, professores e a comunidade em investigações mais profundas sobre a cidade. Assim, convidamos você a explorar Rio do Antônio por meio de uma verdadeira viagem pelas páginas desta obra. Que os conhecimentos aqui compartilhados sejam uma ferramenta valiosa na construção de saberes sobre a cidade em sua prática docente.
- ItemPotencialidades da utilização da cidade de Rio do Antônio– BA como espaço de aprendizagem na Educação Básica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-28) Oliveira, Noélia Carvalho de; Rocha, Gabriela Silveira; Cunha, Ana Luiza Salgado; Gusmão, Adriana David FerreiraAs mudanças na sociedade demandam novas abordagens no ensino, integrando o cotidiano dos estudantes aos conteúdos escolares. Uma estratégia eficaz é usar aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da cidade em que o aluno vive, permitindo que os alunos se conectem com experiências reais, tornando a aprendizagem eficaz. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática de ensino de professores da Educação Básica sobre o uso da cidade de Rio do Antônio – Bahia como recurso pedagógico em sala de aula. Para isso, busca investigar como a cidade pode se tornar um espaço de saber no ambiente escolar, analisar as principais práticas de ensino utilizadas pelos professores da Educação Básica para promover uma aprendizagem significativa, bem como sistematizar propostas didáticas e experiências educacionais da prática docente relacionadas à cidade de Rio do Antônio – Bahia. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, realizada no Colégio Estadual do Rio do Antônio, na cidade de Rio do Antônio, tendo como sujeitos da pesquisa seus professores. A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2024, por meio da aplicação de questionários aos docentes. A pesquisa constituiu-se das seguintes etapas: na primeira, foi feita a apresentação da proposta de pesquisa aos professores; na segunda, foi realizada a aplicação do questionário com os docentes e a análise das respostas; na terceira, foi feita a coleta das atividades que já tinham sido desenvolvidas pelos professores e foram elaboradas outras atividades pela pesquisadora e pelos professores; na quarta, as atividades foram organizadas e compiladas no livro intitulado "Rio do Antônio: saberes e ensino", abordando diversos aspectos da cidade juntamente com as atividades desenvolvidas. De acordo com as informações coletadas, foi possível identificar que a maioria dos professores já havia desenvolvido alguma atividade envolvendo a cidade de Rio do Antônio; no entanto, não há muitos registros sobre as atividades descritas, sendo necessária, assim, a criação de estratégias para que propostas que envolvam a cidade possam ser consultadas por outros professores, como é o caso do livro “Rio do Antônio: saberes e ensino”, que apresenta as propostas sobre como a cidade pode ser trabalhada em sala de aula como forma de contextualizar o ensino. A pesquisa revela que há vários locais como a feira livre, igrejas, espaços culturais, ruas históricas, além dos aspectos históricos e culturais da cidade de Rio do Antônio que são excelentes potencialidades pedagógicas.
- ItemMediação interdisciplinar para um desempenho proficiente em leitura e escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II(2025-06-18) Silva, Fernanda Gomes da; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosEste Diário de Bordo é fruto de uma pesquisa de mestrado e se caracteriza como produto educacional do Programa de Pós - Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas em Caetité – Bahia. Convém mencionar também que o Produto “Diário de Bordo” está vinculado à linha de Pesquisa Ensino, Saberes e Práticas Educativas. Desse modo, o Diário apresenta-se articulado à proposição de pesquisa deste estudo, a saber: uma proposta de mediação interdisciplinar para um desempenho proficiente em leitura e escrita no 9º ano EF II. A atitude de desbravar o mar alto da proficiência em leitura e escrita resultou em sequências didáticas interdisciplinares, elaboradas em regime de coparticipação entre a pesquisaora e os regentes colaboradores. Por meio desta parceria, as sequências privilegiam a mediação docente no desenvolvimento da competência textual, como habilidade crucial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, essencial não apenas para a comunicação eficaz, mas também para o êxito nas diversas áreas do conhecimento.
- ItemTambores da Magia: ações educativo-musicais no projeto sociocultural do terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana em Caetité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-13) Silva, Aline Débora de Souza; Silva, Zoraide Portela; Silva, Genilson Ferreira da; Librelon, Raiana Maciel do CarmoEsta dissertação apresenta uma investigação sobre o projeto sociocultural Tambores da Magia, vinculado ao terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana, localizado em Caetité, Bahia. A pesquisa, de caráter qualitativo e está fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. O objetivo central foi analisar os resultados das ações educativo-musicais e socioculturais do projeto e suas contribuições para a vida da comunidade, considerando aspectos étnico-raciais, identitários e ancestrais. Entrelaçando vivências pessoais e profissionais com um percurso teórico fundamentado em autores como Beatriz Nascimento, Paulo Freire, bell hooks, Stuart Hall, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, Barbara Carine, Angela Lühning e Djamila Ribeiro. A pesquisa parte da experiência no projeto Tambores da Magia e no terreiro para reconhecer o tambor como objeto de ancestralidade, resistência e comunicação política, configurando o projeto como um verdadeiro quilombo de tambores. A trajetória do Ilê Asè Dana Dana é resgatada através da análise documental e entrevistas com seus integrantes. Destaca-se a fundação do projeto Tambores da Magia em 2018, após premiação do Ministério da Cultura, permitindo a concepção de oficinas de canto, dança e percussão afro-brasileiras voltadas para pessoas do bairro Nossa Se-nhora da Paz. A coleta de dados foi através dos círculos de cultura, inspirados na pedagogia freireana, realizados em diferentes espaços comunitários e com variados públicos. A análise dos dados se deu por meio da análise de prosa em uma perspectiva decolonial valorizando a dimensão simbólica, subjetiva e cultural das falas dos participantes. Como produto educacional, foi elaborado "Diálogos Ancestrais: Tocando e Cantando Ijexá", agregando um diário de campo e uma sequência didática com oficinas voltadas ao ritmo ijexá. Ao tratar das rotas da diáspora, do racismo e da resistência, propõe uma educação musical afrodiaspórica e decolonial, que se posiciona contra a colonialidade do saber e valoriza os territórios simbólicos e políticos do povo negro. O candomblé, entendido como espaço educativo, emerge como coletividade, resistência e reexistência. A pesquisa fortalece a importância dos terreiros como espaços de geração do saber, musicalidade e identidade negra, convocando a academia a valorizar e respeitar os saberes ancestrais como parte legítima na educação.
- ItemDiálogos Ancestrais: sequência didática tocando e cantado ijexá(2025-06-13) Silva, Aline Débora de Souza; Silva, Zoraide PortelaO presente produto educacional, "Diálogos Ancestrais: Tocando e Cantando Ijexá", é uma sequência didática voltada para a vivência do Ijexá como expressão musical, cultural e identitária afro-brasileira. O material propõe um percurso de aprendizado que valoriza a oralidade e a ancestralidade, proporcionando experiências práticas de experimentação rítmica, canto e expressão corporal. A proposta nasce da necessidade de ampliar o reconhecimento da musicalidade negra como um patrimônio vivo, integrando história, resistência e pertencimento. A sequência didática é composta por oficinas que abordam desde a contextualização histórica do Ijexá até a sua aplicação na música popular brasileira, promovendo uma experiência imersiva e coletiva. Além da prática musical, o material incentiva reflexões sobre a identidade afro-brasileira, o racismo estrutural e a importância da cultura afro-diaspórica na formação da sociedade brasileira. Por meio deste trabalho, busca-se não apenas ensinar um ritmo, mas abrir caminhos para um ensino musical mais inclusivo, plural e conectado às raízes ancestrais. O Ijexá, com sua cadência fluida e envolvente, é aqui compreendido como uma linguagem que atravessa gerações, reafirmando a importância da música como elo entre memória e resistência.