Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
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O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
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- ItemNarrativas do processo: cartas que contam histórias, experiências e afetos na educação infantil(2024-10-31) Caramelo, Marta Juvênia Navarro ; Fernandes , Marinalva NunesO produto educacional intitulado “Narrativas do processo: cartas que contam histórias, experiências e afetos na educação infantil” surge como uma resposta à necessidade de refletir sobre a política de formação continuada dos professores e documentar as vivências na Educação Infantil, considerando os afetos e as experiências como elementos centrais para o desenvolvimento integral das crianças. Bem como oferecer aos professores desta etapa um material concreto e que contribua com sua formação no exercício da docência, através do contexto de experiência. Esse trabalho fundamenta-se na premissa de que a educação infantil deve ser vista como um campo privilegiado para a construção de saberes a partir dos contextos de experiência, conforme defendido por autores como Paulo Sergio Fochi (2019), Alejandra Dubovik (2016), Alejandra Cipitelli (2018) e Maria Isabel Amado de Barros (2020). O uso de cartas na Educação Infantil representa uma prática rica e multifacetada que vai além da simples comunicação escrita. Na Educação Infantil, as cartas podem funcionar como um meio poderoso de explorar, interagir e brincar, promovendo um ambiente de aprendizado envolvente e afetivo. De acordo com Dubovick e Cippitelli (2018), as cartas podem ser compreendidas como um ambiente de exploração e interação, oferecendo às crianças oportunidades para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais de forma lúdica e significativa. Assim, O uso de cartas na Educação Infantil é uma prática que reflete os princípios de Paulo Freire sobre a construção ativa do conhecimento. Ao promover um ambiente de exploração, interação e brincadeira, as cartas oferecem uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral das crianças, alinhando-se com os objetivos da BNCC e as propostas do Observatório da Infância e Educação Infantil. Inicialmente foi realizado encontros para definir estratégias para realizar o referido contexto de experiência, o uso de cartas na educação infantil e a partir daí, foi desenvolvido materiais para compor a sala de referência com o título “O carteiro chegou”, esta sala foi organizada com materiais diversos como várias caixas de correios coloridas e nas cores da Empresa Brasileira de Correios e telégrafos, cartas diversas, fotos com o percurso que a carta passa até chegar ao seu destinatário, selos variados, papéis de cartas coloridos, cartinhas, envelopes de vários tamanhos e cores, lápis, borracha, lápis de cera, canetinhas, adesivos, pergaminhos, literaturas diversas. E tivemos no último encontro a visita do carteiro que adentrou a escola com a moto padronizada, o que gerou uma explosão de alegria e de curiosidade, onde apresentou para as crianças seu meio de transportes e falou dos outros que também são utilizados, respondeu perguntas e entregou uma cartinha elaborada por mim e pela professora a cada uma das vinte duas crianças da turma, isso tudo registrado através de fotografias. Este produto educacional foi aplicado no período de 26 de agosto a 03 de setembro, na Unidade de Educação infantil Pastor Severino, pela professora da turma do Infantil II, colaboradora da pesquisa, e com o apoio da gestora e da coordenadora pedagógica, que no final deste material, deixam seus depoimentos sobre a aplicação desse produto com as crianças.
- ItemDesafios e estratégias na implementação das Leis nº10.639/03 e nº11.645/08: a experiência da disciplina habi na Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira em Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-18) Maia, Kyara Kelly Rodrigues Santos; Silva, Genilson Ferreira da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Silva, Reginaldo Conceição daO presente estudo reflete sobre a relevância da Educação para as relações étnico-raciais, analisando suas implicações e desafios na atualidade, bem como analisa como o professor da disciplina História e cultura Afro-Brasileira e Indígena (HABI), da Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira, está desenvolvendo e executando ações pedagógicas que implicam na efetivação da legislação vigente. Nesta perspectiva, buscaremos responder a seguinte problemática: O professor de HABI da Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira está desenvolvendo e executando ações pedagógicas que implicam na efetivação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08? O objetivo geral deste estudo é: O objetivo geral desta pesquisa é analisar o currículo praticado pelo município de Caetité e averiguar se há práticas pedagógicas propostas em favor da preservação e valorização cultural da população afrodescendente e indígena. A fundamentação teórica baseou-se segundo Nilma Lino Gomes (2001, 2011, 2012 e 2020), Kabengele Munanga (2005 e 20015), Djamila Ribeiro (2017) e Vera Maria Ferrão Candau (2016), dentre outros, visando contribuir com a aplicabilidade da lei 10.639/03 na referida instituição de ensino. Quanto à metodologia da pesquisa, caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa baseado nos pressupostos de Minayo (2007), do tipo pesquisa-ação, com coleta de dados a partir de questionários aplicados com a secretária de educação e coordenadora pedagógica da época da implantação da disciplina HABI, a equipe gestora e pedagógica, professores e com um grupo de alunos. A abordagem metodológica pautou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Foram considerados marcos legais, como as Leis n.º 10.639/03, Lei n.º 11.645/08, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e analisamos os documentos da escola e a Base Nacional Comum. A análise dos dados revelou que os professores estão desenvolvendo e executando ações pedagógicas que garantem a efetivação da legislação vigente. Porém, evidenciou-se que, além da formação, o avanço nessa área exige destes profissionais uma profunda reflexão e um comprometimento contínuo com a construção de um pensamento crítico e decolonial.
- ItemMemórias “ô meu filho, eu moro por precisão”(2024) Santana, Carlos Allan de Jesus; Silva , Sidnay Fernandes dos Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemDo direito à resistência: educação jurídica popular e as práticas contra-hegemônicas(UNEB, 2024-04-17) Paula, Daiane Daiane Kelly da Cunha; Santos, Janaina de Jesus; Araujo, Ginaldo Cardoso de; Gonçalves, Jael Sânera SigalesDelimitou-se como tema desta pesquisa o ensino jurídico e a necessidade de uma formação mais humanizada nos cursos de Direito. O objetivo geral do trabalho é analisar os currículos dos cursos de Direito das Universidades Estaduais da Bahia para verificar como essas instituições organizam o ensino e a prática jurídica. Já os objetivos específicos são: traçar um panorama do ensino jurídico no Brasil, ressaltando o histórico e a regulamentação desse tipo de ensino; debater alternativas ao dogmatismo e formalismo que caracterizam o ensino jurídico tradicional, estimulando um novo tipo de formação nos cursos de graduação em Direito; analisar educação popular e outras perspectivas emancipatórias do conhecimento como possibilidades para formação de juristas mais comprometidos com a realização de uma ordem jurídica igualitária; discorrer sobre a importância da extensão universitária e das assessorias jurídicas populares como experiências pedagógicas curriculares nos cursos de Direito; e desenvolver um livro digital sobre Educação Popular e os núcleos de Assessoria Jurídica Popular. Para responder ao problema de pesquisa, ou seja, entender como a Educação jurídica popular pode estimular o uso contra-hegemônico do Direito, parte-se da hipótese de que os núcleos de Assessoria Jurídica Popular, projetos de extensão existentes dentro das universidades, são instrumentos contra-hegemônico, pois se propõem à construção de conhecimentos emancipatórios, além de dar suporte às pessoas marginalizadas, assessorando e fortalecendo as lutas por direitos das minorias e das organizações populares. A pesquisa está amparada, principalmente, nas noções de Foucault (2002, 2005) sobre poder, saber e sujeito, bem como as relações de controle e disciplina, em Freire (1996, 2013), no que tange à educação popular e às práticas pedagógicas libertadoras e em Carneiro (2019) no trato das assessorias jurídicas. A metodologia deste trabalho é de cunho qualitativo, com desdobramento bibliográfico e documental, da consulta a publicações, documentos normativos, portarias, decretos e leis, de modo a tratar o desafio de repensar o ensino jurídico. Com base nos resultados encontrados conclui-se que o formalismo e o liberalismo ainda estruturam os cursos de Direito e não dão conta de proporcionar uma formação jurídica completa e humanizada, e que a prática jurídica, como é realizada atualmente nos estágios desses cursos, só reforçam as hierarquias existentes no processo tradicional de ensinoaprendizagem.
- ItemRelato de experiência formação: caminhos da diversidade: educação étnico-racial em foco.(2024-10-18) Maia, Kyara Kelly Rodrigues SantosEsta proposta foi pensada para você que trabalha com formação de professores e tem o intuito de colaborar na promoção de uma educação étnico-racial inclusiva, relevante e transformadora. O Curso de formação Caminhos da diversidade: Educação Étnico-racial em foco originou-se da pesquisa de mestrado, vinculada ao programa de pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI, Caetité - Bahia. Este produto se baseia em um estudo de caso de uma formação continuada, intitulada "Caminhos da Diversidade: Educação Étnico-racial em Foco", para os professores da Disciplina História e Cultura Afro brasileira e Indígena – HABI, da Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira. No entanto, pode ser adaptada e utilizada para formar professores em educação étnico racial com tranquilidade.