Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 269
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGuia digital teórico-metodológico para os temas integradores das diretrizes curriculares dos anos iniciais, Brumado - Bahia(0013-12-23) Donato, Odete Pereira; Santos, Wilson da Silva; Mello, Marilice Pereira Ruiz do AmaralUm dos objetivos do trabalho de dissertação intitulado “INTERDISCIPLINARIDADE E TEMAS INTEGRADORES: ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BRUMADO, BAHIA” é a criação de um Produto Educacional – PE, para tanto, resolvemos desenvolver um Guia Digital, que corroborará na formação e prática docente, considerando as propostas do Referencial Curricular do município de Brumado (2020). Este PE, a que propomos, terá uma linguagem objetiva e de visual leve para disponibilizar aos professores(as), equipe pedagógica e à Secretaria Municipal de Educação de Brumado-BA, uma compreensão rápida e abrangente sobre as propostas apresentadas no Guia a partir das análises feitas do DCRMB. Para isto, apresentamos algumas propostas de trabalhos de cunho interdisciplinar abordando os seguintes Temas Integradores: “A Educação para o Trânsito, Saúde na Escola e a Educação para a Diversidade”, visto que eles, são temas de suma relevância para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, além de que, se fossemos abordar todos o material ficaria muito extenso. O Guia Digital, sobretudo, estará fundamentado no resultado da investigação realizada, a saber: Como a criação de um Guia Digital de atividades interdisciplinares com perspectivas teóricas-metodológicas para o desenvolvimento interdisciplinar de temas integradores poderá contribuir na tessitura dos temas integradores, presentes nas Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do município de Brumado/BA? Este PE, a que propomos, poderá corroborar para um diálogo praxiológico das normativas dos documentos nacionais e permitirá possibilidades de aprendizagem significativas.
- ItemColetividade e habitabilidade mais que humana em um jogo didático de tabuleiro sobre mineração: uma proposição cosmopolítica no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 0022-08-08) Lima , Janaina Cardoso de Araújo; Cruz , Elizeu Pinheiro da; Dambrós, Cristiane; Costa , Glauber Barros Alves; Sovierzoski, Hilda HelenaNeste trabalho, aventamos uma nova experiência no ambiente escolar, uma proposição cosmopolítica curricular como dispositivo de ensino que faz aparecer coletividade e habitabilidade mais que humana nas aulas de Geografia. Para isso, partimos da proposta filosófica de Isabelle Stengers (2015; 2018) e das formulações da antropóloga Anna Tsing (2019). Nesse sentido, tomamos como ponto de partida a seguinte pergunta de pesquisa: como contribuir para que o ensino da Geografia no Ensino Médio promova experiências interativas como dispositivos de cosmopolíticas curriculares capazes de fazer aparecer práticas e estudos sobre coletividade e habitabilidade mais que humana? Assim, objetivamos discutir sugestões para que o ensino de Geografia promova experiências interativas como dispositivos de cosmopolíticas curriculares capazes de fazer aparecer práticas de coletividade e de habitabilidade mais que humana. Objetivamos, ainda: analisar a viabilidade de interação entre os conteúdos da disciplina de Geografia física e humana como possibilidade de experienciar as inter-relações no espaço; apreciamos a prática coletiva da habitabilidade mais que humana no ensino da geografia; formulamos como metodologia interativa pode contribuir para que o ensino de Geografia se integre ao contexto do currículo como um movimento de cosmopolítica e de ecologia de prática; e propomos um jogo dinâmico para agenciar o conhecimento de modo mais integrado e que favoreça a prática reflexiva das habitabilidades mais que humanas no ensino de Geografia. A metodologia pauta-se na abordagem interativa, organizada a partir do olhar para o campo empírico, experiência docente e vivências coletivas. Como ancoragem analítica para escrita da dissertação e elaboração do produto técnico tecnológico, recorremos aos conceitos de cosmopolítica e habitabilidade mais que humana. Tal investimento permitiu a elaboração e aplicação de uma oficina com alunos da 3ª série do Ensino Médio com estudos sobre mineração na perspectiva cosmopolítica e da habitabilidade mais que humana com a elaboração de um jogo didático através da metodologia interativa como possibilidade interativa da aprendizagem. A concretude da proposta foi satisfatória, pois os alunos conseguiram, de modo coletivo, se envolver nos estudos e na elaboração do jogo didático. A metodologia interativa firmou-se como um dispositivo que possibilita professores e professoras, alunos e alunas refletirem sobre mineração e outros conteúdos a partir da cosmopolítica e da habitabilidade mais que humana, através das leituras, estabelecimento de conceitos e resolução de situações-problemas, de modo a conhecer o espectro do outro que pode ser humano ou outros significantes.
- ItemCatalogo : Produtos do Programa de Pós -Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade(PPGELS)-2019 a 2022(0023-08-24) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Santana, Anderson Teixeira; Figueiredo, Camila Celestino; Anacleto, Jamille Brabosa Silva; Carvalho, Jessica Santos; Santos, Odílio da SilvaOs produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) são resultados de um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do Semiárido Baiano. O profissional formado no PPGELS estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais. O PPGELS tem a missão de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, a produção de materiais do/no semiárido, contribui com espaços escolares e não escolares.
- ItemMulheres negras na educação de jovens e adultos (EJA) de Guanambi-BA: Construções identitárias rumo à cidadania plena.(Universidade do Estado da Bahia, 0023-12-14) Silva, Liciane Montalvão da; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Barbosa, Andrea da Rocha Rodrigues Pereira; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa de mestrado intitulada “Mulheres Negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Guanambi-Ba: Construções Identitárias Rumo à Cidadania Plena”, tem como objetivo geral desvelar sobre o retorno das mulheres negras à escola, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Guanambi-Ba, com o intuito de que sejam reconhecidas como cidadãs ativas e que lutam pelos seus direitos na sociedade. A partir de entrevistas feitas com 10 mulheres (negras, pardas e brancas), alunas da EJA, com idade entre 18 e 70 anos, foi feito um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em seguida, três encontros coletivos, de formações presenciais, na sala de aula, em busca de fortalecê-las e instruí-las a lutar por uma vida de melhor qualidade, entendendo que a educação em articulação com estudos de gênero é suporte e caminho para o combate à violência e a submissão feminina perante uma sociedade marcada pelo patriarcado e machismo. Para coleta de informações, utilizamos o Grupo focal desenvolvido nas salas de aulas e as Entrevistas semiestruturadas, realizadas na sala dos professores com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (10 mulheres e 2 homens), 4 educadoras e 2 gestoras. Disso resultou a confecção de uma Cartilha (produto pedagógico deste trabalho) como manual, informações sobre leis, projetos que buscam assegurar direitos e proteção às mulheres e oficinas pedagógicas para o enriquecimento do ensino das relações de gênero na EJA. O respaldo teórico firmou-se em autores que discutem as questões da EJA e de gênero, tais como Freire (2013), Minayo (2012), Arroyo (2005), Santos (2003), Louro (1997), Scott (1995), Soares (2006), fundamentando a promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para contribuir na superação da desigualdade de gênero, valorização da cultura, da autoestima, da cidadania e do protagonismo das mulheres negras. Esperamos favorecer a compreensão da desigualdade de gênero e instruir mulheres e homens quanto à assimilação, importância, conquistas e bem-estar adquiridos a partir do domínio da leitura e de um novo discernimento de gênero, propiciando conhecimentos enquanto sujeitos autônomos. Os resultados obtidos demonstraram que a modalidade EJA continua sendo relevante para a elevação da autoestima e validação do papel de cidadãs (cidadãos) atuantes, especialmente para as alunas que retornaram em busca da tão desejada readequação social, de maneira democrática e participativa.
- ItemCartilha EJA na visão das mulheres(0023-12-14) Silva , Liciane Montalvão; Nogueira, Maria Lúcia Porto SilvaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. A EJA tem como objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exclusão, exploração, validação, entre outras consequências. Partindo dessa premissa, entende-se que os estudantes da EJA, percebidos na dimensão de sujeitos, são constituídos por e nas relações sociais, na vida em sociedade, pela intermediação da cultura, dos valores e crenças que dotam essas relações de significados e sentidos. Inserem-se em um contexto histórico, político e econômico e nele ensaiam suas trajetórias de vida. Segundo Oliveira, (1999), refletir sobre jovens, adultos e idosos que estudam na EJA nessa perspectiva significa considerá-los para além da dimensão cognitiva a partir da qual são pensados no processo histórico de escolarização. Também, implica em desconstruir uma percepção homogênea sobre quem são os estudantes, ultrapassando-se as categorias abstratas de jovens e adultos para as quais se convencionam características e lugares sociais. Sendo assim, os estudantes passam a ser compreendidos não pelo que lhes falta quando comparados às representações construídas em torno das categorias abstratas mencionadas anteriormente, mas a partir das situações vivenciadas ao longo da vida que produzem subjetividades, saberes e modos diversos de existência. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada parte integrante da história da Educação no Brasil, sendo uma das áreas aonde se empreende esforço para a democratização do acesso ao conhecimento, mas marcada historicamente por iniciativas para a erradicação do analfabetismo e capacitação para o mercado de trabalho. Sendo assim, este trabalho tem como propósito fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de Saúde, movimentos, integridade, autoestima, na busca de contribuir com a visibilidade das mulheres como pessoas de direito, ativas e atuantes, e buscando ainda, disseminar as culturas de respeito e de paz, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da concretização da CARTILHA como um manual de informações e instruções para o ensino nas relações de gênero na EJA, com a realização da pesquisa e da entrevista de forma presencial, tais momentos foram registrados por escrita, por fotos e áudios; colaborando para a efetivação dos estudos, práticas de justiça e valorização das mulheres da Escola Municipal Emília Mila de Castro e toda a sociedade.
- ItemGuia prático: povos indígenas no sertão da Bahia: abordagem necessária no ensino de história e cultura indígena(0024-03-11) Santos, Carlos André Cotrim dosO Guia Prático, com título “Povos indígenas no sertão da Bahia: abordagem necessária no ensino de História e Cultura Indígena”, foi criado com a finalidade de oferecer aos docentes e alunos do fundamental II no município de Caetité e demais municípios da região sudoeste, oportunidade para refletir quanto a presença indígena em instâncias locais e regionais. Material idealizado a partir da pesquisa de mestrado, disponível na dissertação intitulada “O pertencimento das “loiceiras” na localidade de São Miguel e outras possibilidades de ensino, com histórias e culturas indígenas no Alto Sertão da Bahia”, a qual, mostrou a presença de sujeitos e culturas indígenas na região de Caetité - BA. O produto trás a reunião de variadas fontes, com as quais, vocês docentes e discentes poderão experimentar, diferentes histórias e manifestações culturais protagonizadas por indígenas em diferentes momentos históricos no Alto Sertão e outras partes desses imensos sertões. Sobretudo vocês docentes, experimentem a proposta na prática, e terá noções dos encontro étnicos e culturais que alargaram a diversidade de sujeitos indígenas no nordeste do Brasil. Espera-se que o material seja de grande proveito para orientar na elaboração de outros materiais didáticos, potencializando o cumprimento da lei 11645/08 (Ensino de História e Cultura Indígena), diversificando os conhecimentos acerca da presença indígena nos mais diversos espaços territoriais, promovendo retomadas e pertencimentos indígenas, principalmente entre aqueles que diante dos históricos de violências, perderam as memórias quanto aos seus ancestrais. O material é composto por atividades totalmente práticas, análise de documentos, imagens, vídeos, sequência didática, sugestões de visitas públicas em arquivos, museus, territórios, localidades.
- ItemManiaçu: histórias, memórias e culturas no alto sertão baiano(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Silva, Zezito Rodrigues da; Araujo,, Ginaldo Cardoso de; Feitosa,, Débora AlvesEsta pesquisa trata da seguinte questão: como desenvolver metodologias e projetos escolares interdisciplinares que levem os alunos do CECPAG a conhecer, valorizar e preservar os bens culturais/ patrimoniais de Maniaçu, junto as suas memórias, histórias e tradições? Diante dessa prerrogativa, coteja-se que o Distrito de Maniaçu fica localizado no município de Caetité - Bahia, mantém sua relevância por toda sua trajetória histórica, política e econômica, construída ao longo da formação de sua região. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é apresentar a história e a composição patrimonial do Distrito de Maniaçu (pertencente a Caetité - BA), como meio de desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições desse local; bem como os objetivos específicos, por sua vez, são: compreender a história do Distrito de Maniaçu e a formação dos seus patrimônios; refletir o modo como os moradores e demais pessoas que fazem parte de Maniaçu lidam com suas histórias e seus patrimônios, levando-os ao reconhecimento e ao pertencimento perante a si próprios; conhecer a trajetória educacional do distrito e sua relação com o desenvolvimento cultural e econômico do distrito. Ademais, esta pesquisa tem como justificativa as poucas produções sobre história e memória de Maniaçu, logo, há a necessidade da preservação, tanto da história quanto da memória, junto à promoção do reconhecimento, do sentimento de pertencimento e do valor afetivo tido pelo CECPAG - Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia - e pelo distrito. De mesmo modo, esta investigação tem a base teórica fundamentada em diversos autores para a leitura e análise de textos, como: Aguiar (2011), Freire (1987), Funari (2000), Le Goff (1994), Pollack (1992), Portelli (2014), Santos (2014), dentre outros. Para além disso, as metodologias empregadas foram: fontes escritas (livros Tombo, registros de casamentos, batizados, anotações festivas, livros de óbito, jornais presentes em dois locais, como o Arquivo Público e a Diocese, ambos situados em Caetité. Somado a isso, as fontes orais foram entrevistas com pessoas da comunidade e da sede do município; aplicação dos questionários no Google Forms com professores e alunos do Colégio CECPAG e o desenvolvimento de oficinas com alunos do Ensino médio também do CECPAG. Portanto, pressupõe-se a necessidade de uma formação continuada da equipe de gestão - professores, funcionários e alunados -, para que eles estejam mais engajados na preservação destes bens, fortalecendo os laços de pertencimento do lugar que está instalado o CECPAG. Dessa forma, o trabalho vigente vem como uma maneira de colaborar na promoção da consciência histórica dos indivíduos perante o Distrito de Maniaçu e seus bens patrimoniais. Por fim, o produto deste trabalho é o E-book com o título Preservação patrimonial no Distrito de Maniaçu, partindo de ações educacionais no Cecpag, ação a qual contribuiu para uma socialização de informações entre fotografias e textos para despertar o interesse do leitor pela história do Distrito e seu desenvolvimento, partindo das ações da educação patrimonial, aplicadas no CECPAG. Este arquivo poderá ser executado como ferramenta para futuras pesquisas científicas sobre o distrito, como também pode ser empregado como material didático por docentes do ensino fundamental, médio e superior.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.
- ItemGuia pedagógico: a literatura negro-brasileira como instrumento de contribuição na produção da consciência étnico-racial na escola(0024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide PortelaA problemática que subsidia a construção deste material didático parte das indagações sobre o ensino da literatura negro-brasileira e de como a escola trabalha a problemática da vida, dos caminhos, da trajetória e da cultura e história do negro no Brasil. As discussões acerca da construção deste guia pedagógico buscam fomentar estratégias e ações metodológicas que contribuam para subsidiar o ensino da literatura negro-brasileira numa perspectiva de ensino que visa colaborar para a construção da consciência étnico-racial no contexto escolar em questão. O guia pedagógico se organiza em três partes: primeira, com uma breve contextualização, apresentando os objetivos e intencionalidades; segunda, com apresentação de informações referentes aos objetos de conhecimento, principalmente, em relação ao ensino da literatura negro-brasileira; terceiro, com apresentação de sugestões de atividades práticas e lúdicas para desenvolver ações e sequências didáticas, a fim de contribuir para um ensino que promova a quebra de silenciamentos historicamente impostos, de modo que estimule a discussão sobre questões raciais e que fortaleçam a autoestima negra e contribuam para desestruturar o racismo.
- Item"Na minha comunidade não tem nada. É um fim de mundo!": história local,patrimônio e memória da Comunidade de João Barroca(Universidade do Estado da Bahia-UNEB, 0024-06-10) Aguiar, Nadir de Souza Lédo; Nascimento, Jairo Carvalho do; Queiroz, Martha Rosa Figueira; Dutra, Nivaldo OsvaldoA presente dissertação é resultado de um estudo que investigou a comunidade de João Barroca, distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité-BA, a partir da relação e da valorização das categorias de memória, identidade e patrimônio, na perspectiva de entender tais categorias no fortalecimento de laços de pertencimento social daquela dada comunidade, ao tempo em que se busca na escola, a partir da contribuição da História Local e da Educação Patrimonial, as possibilidades concretas para se efetivar a compreensão dessa comunidade, conhecendo sua história e seus sujeitos. A necessidade de trabalhar educação patrimonial e a preocupação dos estudantes com o futuro de sua comunidade, após a exploração de minério de ferro, levaram a este estudo. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa dialogou com diversos autores no sentido da promoção de debates e da compreensão, de nossa parte, de determinadas categorias de análise usadas na dissertação, tais como memória, identidade, patrimônio, educação histórica, dentre outras (Pollak, 1992; Ricoeur, 2007; Hall, 2005; Silva, 2014; Barca, 2007; Rüsen, 2012). Do ponto de vista metodológico, utilizamos procedimentos como produção de dados através de questionários online, entrevistas semiestruturadas e, a partir das categorias memória e identidade, desenvolvemos um trabalho com a metodologia da história oral e propostas didáticas baseadas na perspectiva teórico-metodológica da Educação Histórica (Aula Oficina), um videodocumentário como produto educacional, fazendo registros da história do lugar. Tanto as propostas de oficinas como o documentário se configuram como produtos educacionais que contribuirão para o ensino e aprendizagens mais significativas. Os dados coletados permitiram concluir que a discussão sobre memória, patrimônio e história local são importantes para fortalecer o pertencimento dos sujeitos e para a aprendizagem histórica.
- ItemCatálogo de produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade. (PPGELS/UNEB)2022 - 2024 - Vol. II(0024-06-12) Costa, Glauber Barros Alves; Carvalho, Hercules Souza; Rocha, Gabriela Silveira; Silva, Rosicleia Jesus da; Fernandes , Pollyana; Santos, Odílio da Silva; Souza, Natália da Costa; Silva, Isadora Xavier da; Rocha, Marizete Rodrigues daOs produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) são resultados de um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do semiárido baiano. O profissional formado no ppgels estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais. O PPGELS tem a missão de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, a produção de materiais do/no semiárido contribui com espaços escolares e não escolares.
- ItemCatálogo dos produtos educacionais: diversidade, gênero e relações etnico raciais(0024-11-20) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Silva, Zoraide Portela da; Silva , Isadora Xavier da; Fernandes, Pollyana Pereira; Santos, Odílio da Silva; Rocha , Marizete Rodrigues da; Souza , Natália Costa; Carvalho, Hercules Souza de; Silva, Rosicléia Jesus daEis de fato um catálogo diverso que se propõe diverso. Em sua multiplicidade, discute questões candentes que avançam sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), questões de gênero, diversidade etc. Chama a atenção o olhar das mulheres sobre a educação, principalmente a EJA. O catálogo avança sobre as questões de gênero, da diversidade, mas, com muita propriedade, nca o olhar principalmente sobre as questões que se relacionam à luta antirracista e sobre as relações étnico-raciais. Esses temas devem sempre ser evocados por se tratarem de assuntos difíceis de serem tratados. Podemos a rmar, conforme sugere a escritora Katiúscia Ribeiro, que os estudos sobre relações étnico-raciais e as histórias africanas “não servem como antídoto e caz para a compreensão de sua realidade histórica, ele é o vetor que moverá a população preta para um destino alicerçado em seu passado”. E lembramos novamente Cidinha da Silva, no texto citado no início, que conclama a todos e todas a expandir o “repertório crítico e analítico ampli cando sua compreensão sobre o tema e convocando-nos para fazer parte das mudanças necessárias para que o mundo seja mais justo”. O nosso “Catálogo” pretende dar uma boa contribuição para que isso aconteça. Se com ele ao menos provocarmos as discussões, saberemos que estamos num bom caminho.
- ItemEscrita de si: problematizando o diagnóstico de enunciados pictóricos de educandos na perspectiva foucaultiana(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-17) Miranda, Neiva de Souza; Santos, Janaina de Jesus; Souza, Fatima Aparecida de; Araujo, Ginaldo Cardoso deEsta pesquisa parte das contribuições dos estudos discursivos foucaultianos, tendo como objeto a análise dos enunciados pictóricos dos sujeitos discentes sobre si e sobre a família, investigando a linguagem dos desenhos como instrumento de avaliação diagnóstica para os planejamentos pedagógicos dos(as) docentes de Língua Portuguesa. Assim, surgiu a questão problema: como a análise discursiva dos enunciados dos discentes sobre si e sobre a família pode contribuir para avaliação diagnóstica no auxílio dos planejamentos de docentes de Língua Portuguesa? Desta maneira, esta pesquisa busca compreender como a escrita de si dos alunos do 5º ano do ensino fundamental pode contribuir para uma avaliação diagnóstica e para os planejamentos pedagógicos na perspectiva do componente curricular de Língua Portuguesa. A justificativa baseia-se na expansão dos estudos discursivos além do domínio linguístico, reconhecendo a importância da linguagem dos desenhos, como os enunciados pictóricos, além de aprofundar a compreensão da cultura visual e seu impacto na construção de significados e nas relações de saber-poder. A pesquisa apoiou-se nos estudos discursivos de Michel Foucault: Microfísica do Poder (1979), que aborda as relações de poder-saber; Vigiar e Punir (2014), que explora o poder disciplinar nas instituições; A Arqueologia do Saber (2008), que analisa a formação dos discursos e a estrutura do enunciado. Esta pesquisa está organizada em três artigos independentes que se complementam, culminando em um produto educacional. Desta forma, o objetivo do primeiro artigo foi analisar a produção acadêmica acerca de enunciados pictóricos de alunos a partir da análise de seus desenhos. A metodologia utilizada partiu de leituras arqueogenealógicas, fundamentadas na revisão bibliográfica teórico-analítica, baseada no estado da arte, para conhecer o que se tem e se sabe sobre a relação entre os estudos discursivos foucaultianos e a linguagem dos desenhos nas fontes Scielo e Google Acadêmico. No segundo artigo foi promover e analisar os enunciados pictóricos de discentes sobre si e sobre a família com os alunos do 5º ano do ensino fundamental anos iniciais em uma escola municipal e traçar sua relação com o diagnóstico sócio-histórico-cultural com vistas ao planejamento pedagógico dos docentes de Língua Portuguesa. Assim, foi desenvolvida uma intervenção em formato de aula/oficina, onde os(as) discentes produziram enunciados pictóricos e responderam a um questionário socioeconômico para serem analisados. A abordagem teórica-analítica foi baseada nas leituras e análises arqueogenealógicas inspiradas nas obras de Foucault (1979; 2008; 2014). Por fim, o terceiro artigo teve como objetivo elaborar um Caderno de Inspirações de Práticas Pedagógicas, intitulado 'O dito não dito nos desenhos infantis', para docentes de Língua Portuguesa, fornecendo elementos analíticos discursivos para o diagnóstico dos alunos através de enunciados pictóricos. A metodologia utilizou o banco de dados da EDUCAPES para estruturar o produto educacional e identificar padrões em cadernos pedagógicos dos últimos cinco anos, apoiando-se em leituras arqueogenealógicas e na revisão de literatura teórico-analítica, baseada no estado da arte. Sobre os resultados alcançados no primeiro artigo indicaram que, por meio das análises dos desenhos, os docentes podem obter saberes importantes para ajustar seus planejamentos pedagógicos, pois a “escuta” proporcionada pelo diagnóstico ajuda na tomada de decisões adequadas à realidade sócio-histórica-cultural dos(as) alunos. No segundo artigo, mostraram que as produções pictóricas materializam as relações de poder e saber no cotidiano dos alunos, expressando suas existências e formas de resistência ao discurso hegemônico. Pois, ao integrar a “escrita de si” no ambiente escolar amplia a autorreflexão dos alunos e fortalece a relação entre escola e família. No terceiro artigo, os resultados coletados forneceram uma visão aprofundada que contribuíram para elaboração e construção do produto educacional resultante desta pesquisa. Conclui-se que, a “escrita de si”, sob a perspectiva foucaultiana, mostrou-se um meio promissor para compreender os alunos e suas relações familiares, permitindo um diagnóstico sócio-histórico-cultural que enriquece a prática pedagógica de docentes de Língua Portuguesa, promovendo uma educação mais inclusiva e transformadora. Onde tanto docentes quanto discentes se subjetivam, e um novo modo de existência pode emergir através da produção e análise discursiva dos enunciados pictóricos, possibilitando discussões críticas e reflexivas sobre o discurso no ambiente escolar.
- ItemImpactos psicológicos do racismo na infância e práticas antirracistas nas escolas municipais de Guanambi/BA(Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Teixeira, Aline Paulino; Couto, Fausta Porto; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Sebastiao Carlos dos Santos; Valente, Polyana AparecidaA presente pesquisa teve como propósito analisar os impactos psicológicos do racismo e destacar a importância das práticas antirracistas nas escolas de Guanambi – BA, no contexto do Ensino Fundamental I. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa-ação Barbier (2004), que pressupõe o planejamento colaborativo com os coletivos e sujeitos envolvidos em todas as etapas da pesquisa. As observações foram complementadas por entrevistas, oficinas com as crianças e os adultos envolvidos, além do diário de itinerância da pesquisadora. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Nesta etapa de avaliação, constatou-se que a questão racial impacta psicologicamente tanto as crianças quanto a própria comunidade escolar. Neste trabalho, considerou-se comunidade escolar todas as pessoas que atuam diretamente com a criança, incluindo familiares, gestores, professores, profissionais do apoio e o colegiado escolar. Ou seja, todos que fazem parte desse ambiente compartilham a responsabilidade pelo bem-estar e desenvolvimento da criança. Ademais, foi percebido que, embora as crianças possuam autoestima, os mecanismos do racismo as atingem de forma objetiva, levando-as a reconhecer desde cedo os impactos psicológicos dessa violência. Por outro lado, foi observado o quanto os professores com letramento racial que desenvolvem trabalhos e ações antirracistas fazem a diferença no cotidiano escolar, realizando trabalhos valorosos. Com foco nesse tema, foi elaborado um Produto Técnico e Processo Educacional (PTPE) intitulado “Fayola e Dayo: Negritude enquanto potência”. Trata-se de um livro infantojuvenil que foi cuidadosamente organizado, destacando as conquistas dos povos negros nas artes, esportes, ciências e na vida acadêmica, entre outros campos. O objetivo do PTPE foi valorizar a memória ancestral como um símbolo de resistência e reafirmar nossas existências e realizações.
- ItemFayola e Dayo: negritude enquanto potência(Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Teixeira, Aline Paulino; Couto, Fausta PortoO Produto Técnico e Tecnológico Educacional (PTTE), intitulado Fayola e Dayo: Negritude enquanto Potência, é um material didático/instrucional voltado à comunidade escolar, incluindo profissionais da educação, famílias e todas as pessoas envolvidas no cuidado e na formação das crianças, dentro e fora do ambiente escolar. O livro infantojuvenil foi construído com base na valorização da identidade negra e de suas múltiplas potências. Inspirado nos princípios de Sankofa e Ubuntu, a obra apresenta os feitos dos povos negros nas artes, nos esportes, nas ciências, na política, na vida acadêmica e intelectual, promovendo o reconhecimento de referências próximas e a celebração da ancestralidade. Além da narrativa central, o livro inclui jogos, curiosidades e diversas propostas interativas que estimulam o pensamento crítico, o fortalecimento da autoestima e o sentimento de pertencimento das crianças negras e não negras. Com atividades que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, o material possibilita o trabalho pedagógico com temas como representatividade, heranças culturais africanas, símbolos de resistência (como as tranças e os Adinkras), escuta das infâncias e valores como respeito, honestidade, amor e humanidade.
- ItemJogos como potencialidades de saberes(Universidade do Estado da Bahia, 0025-04-03) Santos, Irlane Moreno; Rocha, Gabriela Silveira; Cunha, Ana luiza Salgado; Moreira, Poliana Machado da SilvaEsta pesquisa consiste em um estudo de caso que utiliza jogos interativos para ressignificar a sala de aula, tornando-a mais atrativa para os alunos da atualidade, frequentemente desmotivados em relação a esse ambiente. O objetivo é discutir os jogos como uma possibilidade para transformar a prática pedagógica do professor e a dinâmica da sala de aula. Adotou-se uma abordagem qualitativa descritiva, com base na pesquisa-ação, envolvendo como participantes duas turmas do Ensino Médio do Instituto de Educação Euclides Dantas, que serviram como espaços de Vivência Pedagógica para a execução do estudo. Os dados coletados nesses dois contextos permitiram identificar como os jogos podem expressar opiniões, crenças e valores vivenciados em sala de aula. Os resultados indicam a necessidade de um olhar mais atento à criação de um ambiente propício ao aprendizado no Ensino Médio, explorando novas tecnologias e jogos pedagógicos.
- ItemVidas secas para ler e interpretar a região Nordeste: um guia para o ensino de geografia(0025-05-14) Santos, Staela Rodrigues Porto dos; Rocha, Gabriela SilveiraVidas Secas para ler e interpretar a região Nordeste: um guia para o ensino de Geografia convida professores e leitores a explorarem o Nordeste brasileiro por meio da literatura de Graciliano Ramos. Utilizando Vidas Secas como fio condutor, este guia didático propõe um olhar geográfico sobre o sertão, desconstruindo estereótipos e revelando a complexidade da região. Entrelaçando Geografia e Literatura, o livro traz reflexões sobre espaço, cultura e identidade, mostrando como o sertão resiste, reinventa-se e desafia narrativas simplistas. Um convite à compreensão profunda da realidade nordestina, além da seca e da migração, através das palavras e paisagens da ficção.
- ItemA literatura para ler e entender o Nordeste agrário do Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 0025-05-14) Santos, Staela Rodrigues Porto dos; Rocha, Gabriela Silveira; Costa, Glauber Barros Alves; Nery, Maria Goreth e Silva; Moreira, Poliana Machado da SilvaEste trabalho versa sobre a temática “a literatura para ler e entender o Nordeste agrário brasileiro” a partir do diálogo entre a obra Vida Secas (Graciliano Ramos) e os pressupostos teóricos-metodológicos que compõe a Geografia. Para tanto, a investigação científica possui discussões que abordam a respeito da visão estereotipada que se tem da Região Nordeste, o seu potencial econômico e como ensino pode atuar para superar as colocações que o restringe à fome, seca, pobreza e miséria no século XXI. Dessa fora, possui como objetivo alinhar os estudos de Geografia Agrária por meio da obra “Vidas Secas” (Graciliano Ramos) para desmistificar o espaço regional do Nordeste. Assim sendo, e intencionando alcançar seu público-alvo, professores de Geografia – educação básica e ensino superior, desde que esses trabalhem com os componentes da área de ensino –, questionou-se: como a obra literária pode ser utilizada para desmitificar o preconceito regional existente no país; e qual/quais Nordeste(s) é/são apresentado(s) pela literatura nacional. Nesse sentido, o texto possui caráter bibliográfico e em sua construção foram utilizadas fontes de registros oriundo de pesquisas anteriores, livros, atlas literários, artigos científicos, dissertações, teses e documentos, sendo essas informações tratadas por meio da análise de conteúdo, que estudou os diálogos e as comunicações enunciadas nas publicações ao longo do espaço-tempo. Como resultados da pesquisa, este trabalho aponta para a importância dos estudos do texto literário para de fato entender o contexto do Nordeste e desmistificar o preconceito regional, voltando-se para o ensino de uma Geografia do Nordeste, abordando o passado e o presente, o mito e o real. Pensando nisso, o Produto Técnico, Tecnológico Educacional apresenta o texto e contexto, figuras e imagens alinhando os estudos de Geografia Agrária com a Literatura da obra “Vidas Secas”, demonstrando caminhos a serem seguidos para essa interdisciplinaridade.
- ItemO Arquivo Público Municipal de Caetité-Bahia, e a sala de aula: aproximações necessárias para o despertar de uma história local(Universidade do Estado da Bahia, 0027-11-24) Pereira, Araceli Carvalho; Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Ribeiro, Marcos ProfetaA presente dissertação tem como objetivo estudar o Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), Bahia, como ferramenta de ensino, com ênfase no uso de documentos históricos em sala de aula da Educação Básica e a possibilidade de reflexão sobre a História local. Nosso foco é pensar o APMC enquanto ferramenta com potencial de dinamizar o ensino e a aprendizagem de modo mais significativo e dinâmico na Educação Básica. Partimos do pressuposto que as contribuições do acervo do APMC são fundamentais para qualquer estudo que objetive discutir os processos históricos que marcaram os Sertões da Bahia, aqui entendido como espaço de múltiplas sociabilidades e de grande importância para a construção da Bahia e do Brasil. Nesse sentido, entendemos o APMC para além de um local de guarda e preservação de um acervo documental. Ele deve se estabelecer como espaço importante de interação entre a escola e o acervo do Arquivo, constituindo-se como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e fomentando a construção de uma história local nas escolas da Educação Básica do município de Caetité, Bahia. Inicialmente, levantamos estudos e pesquisas que versassem sobre as aproximações entre arquivos públicos e escolas. Na sequência, fizemos uma imersão no APMC e verificamos o seu conjunto documental. Realizamos entrevistas com funcionários do APMC e com professores e alunos que realizaram projetos de extensão no APMC. Ao final, como Produto Educacional, propomos um guia didático aos docentes com o objetivo de apresentar o APMC e suas potencialidades enquanto uma ferramenta importante para explorar a história local e da região. Nossa pesquisa, aliada à aplicação de oficinas no APMC, mostrou-se como via possível e interessante de aproximação entre Arquivo Público e escola da Educação Básica.
- ItemO Arquivo Público Municipal de Caetité e suas potencialidades como ferramenta pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 0027-11-24) Pereira , Araceli Carvalho; Ribeiro, Márcia Cristina LacerdaÉ preciso pensar o professor da Educação Básica como um eterno pesquisador, que seleciona, organiza e escolhe conteúdos, teorias e metodologias. Neste sentido nossa proposta é refletir sobre a frutífera aproximação entre o Arquivo Público e a escola de Educação Básica. O objetivo principal é pensar o Arquivo enquanto ferramenta com potencial de dinamizar um ensino aprendizagem de modo mais significativo e dinâmico na Educação Básica, fomentando o estudo sobre a História local do município de Caetité, Bahia. A partir de um levantamento bibliográfico e de uma imersão no Arquivo Público Municipal de Caetité buscamos oferecer um guia didático pedagógico com indicações de como os docentes podem utilizar o acervo do Arquivo e seu espaço físico para explorar a história local e dinamizar o ensino de História.