Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
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- ItemLer para escrever: uma proposta de mediação interdisciplinar para um desempenho proficiente em leitura e escrita no Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-18) Silva, Fernanda Gomes da; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Souza, Mariana Aranha deA presente pesquisa propõe uma análise multifatorial dos índices de proficiência em leitura e escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, a partir de dados divulgados das edições 2021 e 2023 do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com vistas à identificação dos principais desafios e perspectivas quanto à formação do aluno leitor/escritor nessa etapa da Educação Básica. Essa investigação possibilita não apenas a compreensão do cenário nacional, como também a proposição de uma mediação pedagógica interdisciplinar em nível local para reversão dos baixos índices observados no referido exame. Como campo empírico para essa empreitada, fora escolhida a Escola Municipal Senador Ovídio Teixeira, situada em Caetité-Bahia, onde se registram localmente as ressonâncias dos padrões e tendências da avaliação externa conforme apontam os dados de proficiência obtidos pela instituição de ensino no referido certame. A metodologia adotada nesta pesquisa se sustenta em uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, aliada aos métodos de análise de conteúdo e de pesquisa-ação. A escolha dessas abordagens metodológicas se justifica pela utilização do formato multipaper, desenvolvido em três artigos que se interconectam e se complementam, atendendo à proposição de compreender, interpretar e intervir no processo de desenvolvimento da proficiência em leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental II. O resultado esperado é o delineamento da realidade da escola campo a partir dos padrões e tendências verificados em escala nacional, ao tempo em que se busca intervir nessa realidade por meio de um diário de bordo interdisciplinar de sequências didáticas que estimulem o letramento e o desenvolvimento consciente da competência textual.
- ItemQuando o ensino de ciências amplia o olhar para a atividade carvoeira: um estudo etnográfico sobre a relação humano natureza em comunidades rurais de Matina-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-27) Reis, Queles Teixeira de Souza; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Dias, Márcia Adelino da SilvaEste estudo, inscrito na esfera das pesquisas sobre os conflitos socioambientais associados à atividade carvoeira em suas repercussões no ensino de Ciências, explora a seguinte questão: como os modos de vida dos carvoeiros de comunidades rurais do município de Matina-BA podem ser articulados ao ensino de Ciências, especificamente na análise dos conflitos socioambientais? O objetivo principal desta pesquisa busca entender como os modos de vida dos carvoeiros, em comunidades rurais do município de Matina-BA, podem ser articulados a análise dos conflitos socioambientais no ensino de Ciências. Tal objetivo se desenvolve por meio de objetivos específicos que incluem: descrever os modos de vida dos carvoeiros do município de Matina-BA em suas relações com a natureza; identificar os desafios e potencialidades de construir práticas educativas integradas ao ensino de Ciências a partir dos conflitos socioambientais em torno das carvoarias de Matina-BA, e a construção de um Guia para trabalhar nas aulas de Ciências a carvoaria a partir da perspectiva dos carvoeiros. A dissertação segue o formato Multipaper, composta por três artigos interligados, que abordam diferentes dimensões da carvoaria em Matina-BA. O primeiro artigo apresenta relatos etnográficos, os quais proporcionam uma visão ampla e sensível da prática carvoeira e suas conexões como elementos simbólicos e ecológicos, ao incluir humanos, fauna, flora e ecossistemas. O segundo artigo discute questões legais e institucionais, analisa as tensões entre subsistência econômica, regulamentações ambientais e práticas de fiscalização, ao evidenciar como os pequenos produtores negociam essas pressões. O terceiro artigo examina as interfaces entre a realidade carvoeira e o ensino de Ciências, bem como identifica lacunas e oportunidades para uma Educação Ambiental transformadora e contextualizada. A metodologia adotada assenta-se em uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico, de orientação antropológica, inclui técnicas como a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, estratégias essenciais para a triangulação de dados em pesquisas etnográficas. Foram entrevistados vinte interlocutores, entre carvoeiros e agricultores familiares, para a coleta de dados significativos. A fundamentação teórica apoia-se em contribuições de diversos autores, entre eles, Cruz (2019), Geertz (2008), Haraway (2023), Latour (2020) e Tsing (2019). Como resultado, foi elaborado um Guia Didático a partir da perspectiva dos carvoeiros, conectando o campo dos saberes ambientais, com propostas teóricas e práticas de atividades.
- ItemCanal do youtube: CSI no estudo cientifico(2025-08-26) Souza, Emílio Aurélio de Carvalho; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosO Canal CSI no Estudo Científico constitui o produto educacional do mestrado desenvolvido no PPGELS/UNEB – Campus VI, vinculado à pesquisa “Educação pela Pesquisa em Caetité: Experiências, Desafios e Conquistas no Ensino Básico”. O canal disponibiliza vídeos curtos e explicativos sobre o processo da pesquisa científica escolar e a participação em feiras de ciências, abordando desde a escolha do tema até a apresentação dos resultados. Cada vídeo é narrado por avatares que representam a diversidade étnica e cultural brasileira, promovendo inclusão e identificação com estudantes da escola pública. Dessa forma, o canal busca incentivar o protagonismo estudantil, fortalecer a cultura científica e aproximar a ciência do cotidiano escolar, consolidando-se como uma ferramenta acessível, inovadora e transformadora para educadores e alunos.
- ItemIntelectualidade negra em Lima Barreto: entre o epistemicídio e a experiência(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-16) Benevides, Matheus Gabriel Matos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Silva, Jorge Augusto de JesusNa atualidade, diversos veículos atuam como dispositivo para a abertura das discussões que referem raça, identidade, educação, sociedade, demais manifestações políticas, etc. A presença da literatura, em especial a engajada na crítica da colonialidade, traz um leque de possibilidades para a compreensão de como se estende a exclusão do povo negro ainda permanente no século XXI, identificada nas próprias produções literárias quando têm sua temática e autoria negras, chegando à análise do epistemicídio. Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) auxilia através das suas próprias experiências, com a publicação póstuma de “Diário do Hospício” (1954), obra na qual explicita as violências desde à sua existência e inteligência provocadas pela malquerença da elite branca, chegando aos seus personagens, como visto em “Recordações do Escrivão Isaías Caminha” (1909). Neste trabalho, são debatidas as mazelas que o povo negro, na tentativa de ascensão através do desenvolvimento intelectual, sofre para alcançar uma posição historicamente ocupada pela branquitude. Desta forma, são buscados mecanismos para a superação do epistemicídio através do letramento racial, chegando a um produto educacional que auxilie professores, alunos e a sociedade no estudo da literatura de autoria negra para entender os efeitos da escravidão no país e partir para uma perspectiva decolonial. Essa discussão e elaboração são balizadas principalmente a partir dos pensamentos dos seguintes autores: Schwarcz (2017) e Oakley (2011) para o estudo sobre a vida e obra de Lima Barreto; Duarte (2011) para a literatura afro-brasileira; Barreto (1993; 2017) para o objeto de análise; Gonzalez e Hasenbalg (2022) para a colocação social do povo negro no brasil; Fanon (2020) para o maniqueísmo racial; Kabengele Munanga (2024), Florestan Fernandes (2007) para o dilema racial e mito da democracia racial; Sueli Carneiro (2023) para o epistemicídio; Cida Bento (2022) para os pactos de biopoder (Michel Foucault); Neusa Santos Souza (2021), bell hooks (2017) para o letramento racial e educação do povo negro; e Quijano (2005) para a Colonialidade do Saber.
- ItemEducação pela pesquisa: experiências, desafios e conquistas no ensino básico em Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-26) Souza, Emílio Aurélio de Carvalho; Carvalho, Eliana Marcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Oliveira, Marcelo SouzaO Educar Pela Pesquisa (EPP) é uma abordagem pedagógica que rompe com o modelo tradicional de ensino, abordando temas no desenvolvimento de projetos científicos. Dessa forma, essa dissertação buscou investigar a potencialidade do EPP no processo formativo dos estudantes de duas escolas de educação básica do município de Caetité, Bahia. Para isso, este trabalho apresenta o conceito do Educar Pela Pesquisa e sua discussão em documentos referenciadores: PNE, a BNCC e o DCRB. Além disso, através de um relato de experiência, descreve e analisa a trajetória do autor como orientador de projetos na educação básica. E por fim, através de entrevistas com os estudantes, exprime quais as contribuições do Educar Pela Pesquisa para transformar suas realidades. Com essas análises, este estudo mostrou que os novos documentos compreendem a pesquisa como princípio pedagógico, sendo essencial para a formação integral dos estudantes. O relato de experiência mostrou o impacto de seis projetos científicos que promoveram a transformação social e o desenvolvimento de competências nos alunos, como pensamento crítico, resolução de problemas e protagonismo. A análise revelou que o Educar Pela Pesquisa, ao longo desses anos enfrentou desafios como a ausência de recursos e problemas com tempo disponível, mas que mesmo nessas condições, a potencialidade da pesquisa como ferramenta pedagógica para formar cidadãos críticos e engajados ficou evidenciada. Na perspectiva do estudante, este estudo revelou que o envolvimento com projetos tem impacto positivo em aspectos socioemocionais, no processo de ensino-aprendizagem, bem como para transformar a realidade dos jovens. Os resultados encontrados neste trabalho reconhecem a valor do Educar Pela Pesquisa e sustentam a importância de contribuir para a de práticas pedagógicas pautadas no desenvolvimento de projetos científicos na educação básica. Dessa forma, este estudo apresenta como Produto Educacional o canal no YouTube: CSI: No Estudo Científico. Trata-se de um recurso que reúne com linguagem acessível os pilares para o desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito escolar e é voltado para professores e estudantes.