Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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    Memórias das pequenas coisas gigantescas do Observatório da Infância e Educação Infantil
    (2024-06-14) Oliveira , Gilma Benjoino; Amorim, Juliane dos Santos
    Aproveite esse tesouro: um scrapbook com registros preciosos da inspiradora jornada do Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI). Mais que um simples scrapbook, é um convite para mergulhar em um universo de sonhos, conquistas e reflexões sobre a infância e a educação. Nele, você encontrará: • A história do ObEI, desde sua criação por docentes da UNEB nos territórios de identidade Sertão Produtivo e Velho Chico até sua consolidação como referência na educação infantil, enfrentando os desafios da pandemia. • As "pequenas coisas gigantescas" que impulsionaram o grupo: a paixão pelo ensino, a coragem para enfrentar obstáculos, a criatividade para reinventar a educação, o cuidado com as crianças e a amizade que uniu as integrantes. • A adaptação pós-pandemia do ObEI e suas contribuições para uma educação infantil mais justa e inclusiva. • As principais contribuições do ObEI: cursos, pesquisas, projetos, publicações e muito mais, tudo em prol de uma educação infantil mais justa, inclusiva e de qualidade. • Reflexões sobre a importância de ouvir ativamente as crianças: o ObEI reconhece as crianças como protagonistas de suas histórias e agentes de transformação social. • Um convite à ação: inspire-se na trajetória do ObEI e junte-se à luta por um futuro onde cada criança tenha a oportunidade de aprender, crescer e florescer. Dedicado a todos que creem no poder transformador da educação, este scrapbook é uma fonte de inspiração para educadores, pais e todos envolvidos na construção de uma sociedade mais justa e humana. Com esperança, Profª Gilma Benjoino Oliveira
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    Espelho, espelho meu: como fui me tornando eu? Um caminhar entre a infância, a formação docente e a educação Infantil numa perspectiva (auto)biográfica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Oliveira , Gilma Benjoino; Costa, Glauber Barros Alves; Cunha, Ana Luiza Salgado; Gusmão, Adriana David Ferreira
    No presente estudo exploro minha trajetória de vida pessoal e profissional destacando o percurso formativo desde a infância até a prática docente na Educação Básica. Utilizo a narrativa (auto)biográfica para refletir sobre minhas experiências pessoais e profissionais, oferecendo uma visão íntima das interações entre memória, identidade e práticas educativas. O principal objetivo da pesquisa é investigar como as experiências pessoais e profissionais, particularmente na Educação Infantil, entrelaçam-se com as memórias pessoais e contribuem para a formação da identidade docente. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, baseada em narrativas pessoais e análise reflexiva, integrando teoria e prática, focados em diferentes aspectos da experiência e pesquisa. Apoio-me em um referencial teórico que inclui filósofos e educadores como Paulo Freire (1969; 1987; 1996; 2015) e Loris Malaguzzi (1999), além de teóricos da memória e identidade, não se restringindo a uma linha teórica específica, mas que seleciona insights relevantes de várias fontes para construir uma compreensão das questões abordadas. O Produto Técnico e Processo Educacional - PTPE é um scrapbook digital denominado Pequenas Coisas Gigantescas do ObEI - Observatório da Infância e Educação Infantil, que documenta a evolução e os marcos desse projeto extensionista, incluindo pesquisas, projetos, parcerias e impactos significativos na Educação Infantil dos territórios de identidade da Bahia, Sertão Produtivo e Velho Chico. Ele serve não apenas como registro, mas também como fonte de inspiração e recurso educacional. Por fim, concluo que as experiências de vida são salutares na constituição das práticas pedagógicas e a identidade dos educadores, ressaltando a importância da reflexão contínua sobre minha própria jornada para uma prática educativa consciente e transformadora. Além disso, é reforçado o papel crucial do ObEI na elevação da qualidade das pesquisas sobre Educação Infantil e à primeira etapa da educação básica, a educação infantil nos territórios de identidade Sertão Produtivo e Velho Chico – na Bahia –, através de iniciativas educativas baseadas em experiências e na compreensão ampliada da infância.
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    Guia digital teórico-metodológico para os temas integradores das diretrizes curriculares dos anos iniciais, Brumado - Bahia
    (0013-12-23) Donato, Odete Pereira; Santos, Wilson da Silva; Mello, Marilice Pereira Ruiz do Amaral
    Um dos objetivos do trabalho de dissertação intitulado “INTERDISCIPLINARIDADE E TEMAS INTEGRADORES: ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BRUMADO, BAHIA” é a criação de um Produto Educacional – PE, para tanto, resolvemos desenvolver um Guia Digital, que corroborará na formação e prática docente, considerando as propostas do Referencial Curricular do município de Brumado (2020). Este PE, a que propomos, terá uma linguagem objetiva e de visual leve para disponibilizar aos professores(as), equipe pedagógica e à Secretaria Municipal de Educação de Brumado-BA, uma compreensão rápida e abrangente sobre as propostas apresentadas no Guia a partir das análises feitas do DCRMB. Para isto, apresentamos algumas propostas de trabalhos de cunho interdisciplinar abordando os seguintes Temas Integradores: “A Educação para o Trânsito, Saúde na Escola e a Educação para a Diversidade”, visto que eles, são temas de suma relevância para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, além de que, se fossemos abordar todos o material ficaria muito extenso. O Guia Digital, sobretudo, estará fundamentado no resultado da investigação realizada, a saber: Como a criação de um Guia Digital de atividades interdisciplinares com perspectivas teóricas-metodológicas para o desenvolvimento interdisciplinar de temas integradores poderá contribuir na tessitura dos temas integradores, presentes nas Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do município de Brumado/BA? Este PE, a que propomos, poderá corroborar para um diálogo praxiológico das normativas dos documentos nacionais e permitirá possibilidades de aprendizagem significativas.
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    Guia de formação para educadores: a literatura nas práticas pedagógicas e relações étnico-raciais na educação infantil
    (2024-03-15) Reis, Nilzete Vicente; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
    Este Guia de formação é uma proposta formativa para os professores da educação infantil, um produto educacional resultante da dissertação de mestrado profissional “A Literatura Infantil Afro-brasileira Nas Práticas Pedagógicas de Professoras Para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil”, e tem como propósito contribuir com a prática pedagógica dos professores, espera-se que os professores compreendam a importância da literatura infantil negra enquanto aporte para a prática pedagógica e oriente possíveis transformações no processo de aprendizagem das crianças na primeira infância e na construção de uma educação antirracista. Não se configura como uma prescrição pronta e acabada, algo determinado, mas são orientações para contribuir com a prática pedagógica dos profissionais da educação infantil de modo a proporcionar reflexões importantes, possibilitar novas percepções como espaço de aprendizagens significativas, bem como de trocas de experiências, quando propomos uma formação em literatura infantil negra é o mesmo que convidar os(as) docentes a compreenderem a importância para se trabalhar no ambiente escolar com as temáticas da cultura afro-brasileira, negritude, respeito, empoderamento tendo a convicção da diversidade étnica existente. Este espaço formativo está sendo colocado como o início de uma educação transformadora e direciona novos rumos de discussões e percursos.
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    Oficinas Pedagógicas Saúde em Ação: saberes e práticas relacionadas ao autoconhecimento e autocuidado
    (2024-07-15) Silva, Rita de Cássia Ferreira da; Cardoso, Jaqueline dos Santos Cardoso
    Consideramos saúde na escola como fundamental para desenvolver a saúde preventiva, bem como construir hábitos e atitudes saudáveis. Propõe-se aqui, apresentar uma ferramenta que contribua com a prática das professoras e professores do Ensino Fundamental II e Médio. Esta cartilha é uma produção educacional elencada na categoria material didático digital de apoio à prática pedagógica. Apresentamos propostas de oficinas pedagógicas que se constituem como uma ferramenta de formação e reflexão com temáticas relacionadas à saúde emocional. As oficinas têm como base a metodologia da Problematização que se caracteriza-se por ser uma metodologia cuja estratégia de ensino-aprendizagem possibilita a interação entre alunos e professores dando a oportunidade da (re)construção de conceitos e o compartilhar das vivências.