Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 200
- ItemTrilhando com o pensamento de Freire na prática formativa da EJA(2022-02-23) Santos, Jaciara de Oliveira Sant´Anna; Crusoé, Nilma Margarida de CastroO projeto de intervenção aqui elaborado, destinado à aplicação futura, constitui-se em uma proposta formativa dividida em quatro módulos, fundamentada na concepção pedagógica de Paulo Freire. O objetivo é oferecer respostas para questões emergentes identificadas por meio de questionários e encontros, como resultado da escuta atenta dos desafios e demandas dos professores que atuam na EJA, e não como um pacote de soluções pré-formatadas a ser aplicado de maneira técnica e descontextualizada. A intenção é contribuir para a formação dos professores da EJA, a partir do pensamento freiriano, de modo a proporcionar-lhes ferramentas que os capacitem a desenvolver uma educação libertadora, por meio de uma práxis transformadora. Espera-se que, ao longo dessa formação, os professores compreendam que a concepção de Freire oferece subsídios valiosos para a construção de uma proposta pedagógica capaz de promover transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos.
- ItemPrática formativa na educação de jovens e adultos no município de Brumado - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-23) Santos , Jaciara de Oliveira Sant´Anna; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Barreto, Denise Aparecida Brito; Moreira, Núbia ReginaEsta pesquisa, intitulada “Prática Formativa na Educação de Jovens e Adultos no município Brumado – BA” tem como problema a seguinte questão: a prática formativa dos professores da EJA tem atendido as características e especificidades dessa modalidade de ensino? Para responder a essa questão, a pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação continuada, junto aos professores da EJA, no município de Brumado – Bahia. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa-ação, cujos aportes teóricos metodológicos baseiam-se nas investigações bibliográfica e documental. Os instrumentos de coletas de dados foram a análise documental e o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados em 10 professores da rede municipal de ensino que colaboraram nesta etapa. Para melhor compreensão da temática, buscamos subsídios do “estado da arte” em dissertações (de mestrado) do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos, de 2015 a 2020, e no referencial teórico de autores que discutem formação de professores. A pesquisa fundamentou-se em princípios, como tomada de consciência, emancipação humana, autonomia e colaboração para a valorização e a visibilidade dos professores da EJA. Os resultados desta pesquisa indicaram a necessidade de uma formação docente continuada, voltada para as especificidades da EJA. Como resultado, apresentamos uma proposta de formação continuada e esperamos assim contribuir com a melhoria da qualidade das práticas formativas e construção identitária dos professores que atuam na EJA.
- ItemO que diz a teoria e o que se faz na prática? A formação e a prática docentes em língua portuguesa de egressos do Curso de Letras do Campus VI/UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-26) Silva , Lucélia Alves MAgalhães; Santos, Sidnay Fernandes dos; Sousa , Valéria Viana; Silva , Zoraide Portela daEste trabalho é fruto de inquietações alçadas pela experiência profissional da pesquisadora, acerca das dificuldades elencadas por discentes da graduação em Letras durante a atuação, ao assumirem as aulas de Língua Portuguesa (LP), no período de Estágio Supervisionado. A partir de escutas e reflexões, foi traçado o objetivo geral dessa pesquisa que consiste em investigar e analisar a atuação dos alunos/egressos do curso de Letras do DCH, Campus VI, em relação ao ensino de análise linguística (gramatical), quando assumem a regência de LP no Ensino Médio (EM), como estagiários e/ou como contratados em escolas públicas de Caetité. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho etnográfico, ancorada no campo teórico da Análise do Discurso, articulado com a Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa. As discussões foram fundamentadas teoricamente em estudiosos que tratam da temática, tais como: a discursivista Orlandi (2015), sobre a Análise do Discurso; as linguistas Coracini (2003; 2011) e Orlandi (2001; 2002) acerca da constituição da identidade do sujeito/professor de LP na contemporaneidade; Antunes (2007; 2014), Bunzen e Mendonça, (2006) e Foucault (2007), acerca da relação entre práticas discursivas e o ensino de língua materna no EM; Suassuna (1995), Geraldi (2006), Freitas (2015), Oliveira (2006), Amaral e Duarte (2021), para tratar das concepções de língua e linguagem. Além desses teóricos, foram considerados documentos normativos acerca do ensino de LP: os PCN (BRASIL, 1998), os PCNEM (BRASIL, 2000) a BNCC (BRASIL, 2018). Os projetos do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura (UNEB, 2007) também foram tomados como material arquivístico e contribuíram para análise dos dados da pesquisa. Como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário a 11 participantes (8 egressos/estagiários do curso de Letras/UNEB - Campus VI, que discorreram sobre suas experiências durante o Estágio Supervisionado (ou contrato temporário) no EM, e 3 sujeitos que atuam como docentes, efetivados via concurso, em uma escola pública do município de Caetité). No que tange aos resultados obtidos, foi possível observar que, embora os participantes reconheçam que o foco das aulas de LP deva ser o desenvolvimento do sujeito, a conclusão a que se chegou foi de que as aulas de LP ainda são embasadas em concepções, por vezes, ultrapassadas de linguagem e que o ensino de aspectos linguísticos (gramaticais) ainda ocorre de forma descontextualizada. Foi possível denotar também que o curso de licenciatura em Letras precisa ressignificar o currículo, para possibilitar a harmonia entre teoria e prática. É necessário, assim, empenhar esforços para que os futuros docentes de LP formados pela instituição em pauta saiam mais capacitados e se sintam seguros para enfrentarem os desafios da docência de LP no ensino médio, em escolas públicas brasileiras nesta contemporaneidade, tendo, dessa forma, condição de oferecer aos alunos um ensino pautado nas concepções de LP mais condizentes com o mundo atual.
- ItemEducação Ambiental: jornada ecológica : nos trilhos do conhecimento(2024) Silva, Maria Lúcia Pereira da; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemABCDÁRIO Freinetiano: guia para desenvolvimento de estratégias de ensino baseado na Pedagogia de Célestin Freinet(2024-09-09) Cotrim, Adailton Silva