Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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    Educação Empreendedora no Ensino Médio: possibilidades e aproximações
    (2025-09-15) Silva, Djalma Palma da; Cardoso, Jaqueline dos Santos
    Essa produção foi desenvolvida com o intuito de apresentar para professores uma proposta formativa que fomente reflexões sobre a Educação empreendedora e o empreendedorismo voltadas para a atuação com os estudantes do Ensino Médio. É objetivo das instituições de Ensino Médio promover uma educação que construa um perfil autônomo e crítico dos cidadãos, ao passo que os forma para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de estudos sobre Educação Empreendedora no Ensino Médio ganham destaques significativos. A Educação Empreendedora nasce da corrente do Empreendedorismo, buscando fomentar uma nova postura inovadora dos sujeitos, tendo em vista os desafios do mercado econômico na contemporaneidade. O processo de desenvolvimento da Educação Empreendedora é um elemento que não só permite a sistematização de conhecimentos matemáticos, de análise crítica, do uso da criatividade, como também uma autoanálise sobre si e seus potenciais para a atuação em sociedade.
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    Educação emprendedora: uma proposta de fomação para estudantes do ensino médio
    (2025-09-15) Silva, Djalma Palma da; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Mello, Fábio Mansano de
    Essa pesquisa se propôs a realizar uma intervenção em formato de encontros formativos voltados para a educação empreendedora, visando um processo de reflexão e capacitação dos jovens e adolescentes para atuarem empreendedoramente. Desenvolveu-se mediante uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, tendo como recurso para a construção dos dados cinco encontros formativos com estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio Regular de uma instituição estadual no município de Jequié–BA. A análise dos dados ocorreu a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a realização de encontros visando o desenvolvimento da educação empreendedora requer um conjunto de elementos didáticos e pedagógicos para manter a atenção, concentração e dedicação dos estudantes. Conclui-se que, ao proporcionar uma formação empreendedora para os estudantes do Ensino Médio, é possível não somente prepará-los para o mercado de trabalho, mas também incentivá-los a buscar soluções criativas para os problemas locais e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Mas essa ação deve ser contínua, integrada a um processo formativo mais amplo, visando capacitá-los para atuarem empreendedoramente e contribuírem para o desenvolvimento econômico local.
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    Repercussões da carvoaria no ensino de ciências: um guia didático no Antropoceno
    (2025-05-27) Reis, Queles Teixeira de Souza; Cruz, Elizeu Pinheiro da
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    Sankofa: um guia para o Afrofuturo
    (2024-05-29) Pereira, Jéssica Ohana Silva; Silva, Zoraide Portela
    A questão das “raças” e sua hierarquização é um dos pontos críticos da ciência, porém, no decorrer do desenvolvimento da sociedade ocidental moderna europeia e seus satélites, a condição ideológica da ciência interferiu na legitimidade do racismo através de teorias que sustentavam a ideia de superioridade e de inferioridade entre povos a partir de fatores biológicos. Muitas dessas teorias já passaram por um processo de desconstrução, entretanto, deixaram consequências no âmbito social que permanecem até hoje. Diante disso, o processo de aprendizagem e ensino de Ciências Naturais e de Biologia deve ir além do mero apreender conhecimentos científicos: é necessário conhecer e entender suas implicações hegemônico ideológicas na realidade social. A Lei 10.639/2003 torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e o alinhamento da temática étnico-racial no ensino de Biologia, assim como nas disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Esse cenário se apresenta, portanto, como uma oportunidade de desmistificar a neutralidade axiológica da ciência, configurando uma pauta de discussões entre profissionais da área da Educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a produção de um guia pedagógico, que poderá auxiliar na construção do espaço escolar no ensino de Biologia que seja entendido como um espaço de desconstrução do racismo científico, sendo esse um dos passos para a educação antirracista.
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    O Ensino de Biologia e a Educação Antirracista: descontruindo o racismo científico no ambiente escolar
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Pereira, Jéssica Ohana Silva; Silva, Zoraide Portela; Silva, Douglas Verrangia Correa da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Amorim, Juliane dos Santos
    A questão das “raças” e sua hierarquização é um dos pontos críticos da ciência, porém, no decorrer do desenvolvimento da sociedade ocidental moderna europeia e seus satélites, a condição ideológica da ciência interferiu na legitimidade do racismo através de teorias que sustentavam a ideia de superioridade e de inferioridade entre povos a partir de fatores biológicos. Muitas dessas teorias já passaram por um processo de desconstrução, entretanto, deixaram consequências no âmbito social que permanecem até hoje. Diante disso, o processo de aprendizagem e ensino de Ciências Naturais e de Biologia deve ir além do mero apreender conhecimentos científicos: é necessário conhecer e entender suas implicações hegemônico ideológicas na realidade social. A Lei 10.639/2003 torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e o alinhamento da temática étnico-racial no ensino de Biologia, assim como nas disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Esse cenário se apresenta, portanto, como uma oportunidade de desmistificar a neutralidade axiológica da ciência, configurando uma pauta de discussões entre profissionais da área da Educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a produção de um guia pedagógico, que poderá auxiliar na construção do espaço escolar no ensino de Biologia que seja entendido como um espaço de desconstrução do racismo científico, sendo esse um dos passos para a educação antirracista.