Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 269
  • Item
    Histórias repartidas: cultura, saberes e ensino na comunidade quilombola Lagoa do Rocha – Lagoa Real - Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-28) Silva, Cleidiana Brito da; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Nascimento, Jairo Carvalho do; Santana, Napoliana Pereira
    Este texto dissertativo faz uma discussão sobre as histórias, o modo de vida, as manifestações culturais e a identidade quilombola na comunidade Lagoa do Rocha, localizada na zona rural (28 km da sede) do município de Lagoa Real / BA, no Alto Sertão Baiano, a 640 km da capital Salvador. Esta pesquisa emerge a partir da seguinte questão: De que forma as manifestações culturais, as experiências vivenciadas na comunidade, seus saberes e cultura são levados para a escola, com vistas a uma (re)afirmação positiva da identidade quilombola? No prisma da abordagem qualitativa e da história oral como principal metodologia de pesquisa, a condução deste trabalho se deu em diálogo com as fontes escritas (matrículas escolares), os registros fotográficos e e o diário de campo, fruto das entrevistas semiestruturadas. Este trabalho colabora com a produção do conhecimento histórico-científico ao ouvir e evidenciar as vozes dos\as quilombolas de Lagoa do Rocha, numa perspectiva de conhecer e valorizar seus saberes e experiências, suas histórias e cultura, e se\como a Escola Municipal Professor Sebastião Joaquim Pinto lida com esses elementos. Como produto educacional elaborou-se um guia didático o qual servirá como base para professores\as em sua prática didática com turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Este produto educacional uma das exigências do Mestrado Profissional, e configura-se como um objeto de aprendizagem que emerge da pesquisa científica. Com este guia, professores\as terão à sua disposição, propostas de atividades em consonância com a lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola. Para o desenvolvimento do produto educacional foram definidas três etapas: 1ª etapa - Levantamento dos produtos educacionais do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS; 2ª etapa - elaboração do esboço do guia didático com temáticas baseadas nos conceitos de quilombo, história, identidade, memória e cultura; 3ª etapa - organização final do guia. O guia materializado em formato digital será disponibilizado em PDF na plataforma digital da Universidade do Estado da Bahia, o Repositório Institucional Saber Aberto.
  • Item
    Guia Didático: Saberes e Fazeres Quilombolas: Contribuições Pedagógicas
    (2025-04-28) Silva, Cleidiana Brito da; Dutra, Nivaldo Osvaldo
    Este guia didático se configura como um objeto relevante para o processo de ensino e aprendizagem, numa concepção de educação antirracista, uma vez que apresenta inspirações pedagógicas que poderão contribuir com o aprimoramento das práticas educativas na escola da comunidade, ao tempo em que aprecia a história local, as tradições, as práticas laborativas e os saberes e fazeres da comunidade, na perspectiva de valorização desses elementos no espaço escolar. Esta ferramenta pedagógica, servirá como base para professores\as em sua prática didática com estudantes de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, uma vez que terão à sua disposição, propostas de atividades em consonância com a lei 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola e outros instrumentos normativos que tratam da educação escolar quilombola. Tais propostas têm em vista a valorização dos saberes e fazeres da comunidade quilombola, contribuindo com os estudos da história local, ao tempo que valoriza os sujeitos sociais da comunidade, suas histórias, vivências e cultura, contribuindo para a (re)afirmação da identidade quilombola.
  • Item
    Jogos como potencialidades de saberes
    (Universidade do Estado da Bahia, 0025-04-03) Santos, Irlane Moreno; Rocha, Gabriela Silveira; Cunha, Ana luiza Salgado; Moreira, Poliana Machado da Silva
    Esta pesquisa consiste em um estudo de caso que utiliza jogos interativos para ressignificar a sala de aula, tornando-a mais atrativa para os alunos da atualidade, frequentemente desmotivados em relação a esse ambiente. O objetivo é discutir os jogos como uma possibilidade para transformar a prática pedagógica do professor e a dinâmica da sala de aula. Adotou-se uma abordagem qualitativa descritiva, com base na pesquisa-ação, envolvendo como participantes duas turmas do Ensino Médio do Instituto de Educação Euclides Dantas, que serviram como espaços de Vivência Pedagógica para a execução do estudo. Os dados coletados nesses dois contextos permitiram identificar como os jogos podem expressar opiniões, crenças e valores vivenciados em sala de aula. Os resultados indicam a necessidade de um olhar mais atento à criação de um ambiente propício ao aprendizado no Ensino Médio, explorando novas tecnologias e jogos pedagógicos.
  • Item
    Estado do conhecimento do letramento racial crítico em programas de pós-graduação no Brasil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-08) Gomes, Marisol Emanuele Sena; Costa, Glauber Barros Alves; Silva, Zoraide Portela; Santana, José Valdir Jesus de
    Esta dissertação tem como objetivo inventariar a produção acadêmica dos programas de pós-graduação no Brasil que abordam o Letramento Racial Crítico (LRC), no intervalo de 2003 a 2023. A escolha do marco inicial remonta à promulgação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, representando um divisor de águas nas políticas educacionais antirracistas do país. A pesquisa parte da indagação sobre como o LRC vem sendo teorizado e operacionalizado no campo acadêmico, buscando identificar os autores mais recorrentes, os programas e regiões com maior concentração de estudos, os campos de conhecimento envolvidos e as lacunas ainda existentes. Como objetivos específicos, a investigação propôs-se a mapear os períodos de maior produtividade sobre o tema, classificar os tipos de produção científica, analisar a distribuição regional das pesquisas, identificar os autores mais citados, investigar as palavras-chave mais recorrentes e, por fim, elaborar um glossário didático que contribua com a inserção do LRC no contexto escolar. A metodologia adotada segue os moldes da pesquisa do tipo estado do conhecimento (BARDIN, 2010) com levantamento de dados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A dissertação se organiza em quatro capítulos: o primeiro dedica-se à fundamentação teórica sobre o Letramento Racial Crítico; o segundo, à descrição do percurso metodológico; o terceiro, à apresentação e análise dos dados coletados; e o quarto, à concepção do produto educacional. Como desdobramento prático e político deste trabalho, foi elaborado um Glossário de Letramento Racial Crítico, composto por 19 termos, este material propõe-se a ser um instrumento pedagógico e epistemológico que visa contribuir para que o Letramento Racial Crítico alcance as e os docentes da educação básica e o chão da escola brasileira.
  • Item
    Glossário de Letramento Racial Crítico
    (2025-05-08) Sena, Marisol; Costa, Glauber Barros Alves
    O Glossário de Letramento Racial Crítico é um produto educacional desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado na UNEB, com o objetivo de aproximar os saberes acadêmicos das práticas pedagógicas da educação básica. Fruto de escuta atenta às urgências do chão da escola, o material propõe-se como ponte entre universidade e cotidiano docente, reunindo 19 verbetes fundamentais para o enfrentamento ao racismo e a promoção de uma educação antirracista. Cada termo foi escolhido por sua relevância no debate racial e é apresentado com linguagem acessível, sem abrir mão do rigor teórico. O glossário inclui ainda sugestões de leitura e seções transversais que articulam os conceitos a recursos multimidiáticos (como filmes, histórias em quadrinhos, músicas e jogos), favorecendo o uso pedagógico crítico e criativo. A proposta visual incorpora símbolos Adinkra e elementos afro-diaspóricos como forma de valorizar saberes sensíveis e ancestrais. Mais que um repositório de definições, o glossário é uma ferramenta construída com a convicção de que nomear é resistir. Ao ser apropriado por professoras e professores, ele se torna semente de transformação, contribuindo para cultivar práticas educativas que articulem identidades, resistências e horizontes de justiça social. É, como ensina bell hooks, uma teoria que busca curar — e, acima de tudo, um convite a reinventar a escola como espaço de emancipação. ada termo foi escolhido por sua relevância no debate racial e é apresentado com linguagem acessível, sem abrir mão do rigor teórico.