Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Submissões Recentes

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    Mediação interdisciplinar para um desempenho proficiente em leitura e escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II
    (2025-06-18) Silva, Fernanda Gomes da; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
    Este Diário de Bordo é fruto de uma pesquisa de mestrado e se caracteriza como produto educacional do Programa de Pós - Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas em Caetité – Bahia. Convém mencionar também que o Produto “Diário de Bordo” está vinculado à linha de Pesquisa Ensino, Saberes e Práticas Educativas. Desse modo, o Diário apresenta-se articulado à proposição de pesquisa deste estudo, a saber: uma proposta de mediação interdisciplinar para um desempenho proficiente em leitura e escrita no 9º ano EF II. A atitude de desbravar o mar alto da proficiência em leitura e escrita resultou em sequências didáticas interdisciplinares, elaboradas em regime de coparticipação entre a pesquisaora e os regentes colaboradores. Por meio desta parceria, as sequências privilegiam a mediação docente no desenvolvimento da competência textual, como habilidade crucial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, essencial não apenas para a comunicação eficaz, mas também para o êxito nas diversas áreas do conhecimento.
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    Tambores da Magia: ações educativo-musicais no projeto sociocultural do terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana em Caetité, Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-13) Silva, Aline Débora de Souza; Silva, Zoraide Portela; Silva, Genilson Ferreira da; Librelon, Raiana Maciel do Carmo
    Esta dissertação apresenta uma investigação sobre o projeto sociocultural Tambores da Magia, vinculado ao terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana, localizado em Caetité, Bahia. A pesquisa, de caráter qualitativo e está fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. O objetivo central foi analisar os resultados das ações educativo-musicais e socioculturais do projeto e suas contribuições para a vida da comunidade, considerando aspectos étnico-raciais, identitários e ancestrais. Entrelaçando vivências pessoais e profissionais com um percurso teórico fundamentado em autores como Beatriz Nascimento, Paulo Freire, bell hooks, Stuart Hall, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, Barbara Carine, Angela Lühning e Djamila Ribeiro. A pesquisa parte da experiência no projeto Tambores da Magia e no terreiro para reconhecer o tambor como objeto de ancestralidade, resistência e comunicação política, configurando o projeto como um verdadeiro quilombo de tambores. A trajetória do Ilê Asè Dana Dana é resgatada através da análise documental e entrevistas com seus integrantes. Destaca-se a fundação do projeto Tambores da Magia em 2018, após premiação do Ministério da Cultura, permitindo a concepção de oficinas de canto, dança e percussão afro-brasileiras voltadas para pessoas do bairro Nossa Se-nhora da Paz. A coleta de dados foi através dos círculos de cultura, inspirados na pedagogia freireana, realizados em diferentes espaços comunitários e com variados públicos. A análise dos dados se deu por meio da análise de prosa em uma perspectiva decolonial valorizando a dimensão simbólica, subjetiva e cultural das falas dos participantes. Como produto educacional, foi elaborado "Diálogos Ancestrais: Tocando e Cantando Ijexá", agregando um diário de campo e uma sequência didática com oficinas voltadas ao ritmo ijexá. Ao tratar das rotas da diáspora, do racismo e da resistência, propõe uma educação musical afrodiaspórica e decolonial, que se posiciona contra a colonialidade do saber e valoriza os territórios simbólicos e políticos do povo negro. O candomblé, entendido como espaço educativo, emerge como coletividade, resistência e reexistência. A pesquisa fortalece a importância dos terreiros como espaços de geração do saber, musicalidade e identidade negra, convocando a academia a valorizar e respeitar os saberes ancestrais como parte legítima na educação.
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    Diálogos Ancestrais: sequência didática tocando e cantado ijexá
    (2025-06-13) Silva, Aline Débora de Souza; Silva, Zoraide Portela
    O presente produto educacional, "Diálogos Ancestrais: Tocando e Cantando Ijexá", é uma sequência didática voltada para a vivência do Ijexá como expressão musical, cultural e identitária afro-brasileira. O material propõe um percurso de aprendizado que valoriza a oralidade e a ancestralidade, proporcionando experiências práticas de experimentação rítmica, canto e expressão corporal. A proposta nasce da necessidade de ampliar o reconhecimento da musicalidade negra como um patrimônio vivo, integrando história, resistência e pertencimento. A sequência didática é composta por oficinas que abordam desde a contextualização histórica do Ijexá até a sua aplicação na música popular brasileira, promovendo uma experiência imersiva e coletiva. Além da prática musical, o material incentiva reflexões sobre a identidade afro-brasileira, o racismo estrutural e a importância da cultura afro-diaspórica na formação da sociedade brasileira. Por meio deste trabalho, busca-se não apenas ensinar um ritmo, mas abrir caminhos para um ensino musical mais inclusivo, plural e conectado às raízes ancestrais. O Ijexá, com sua cadência fluida e envolvente, é aqui compreendido como uma linguagem que atravessa gerações, reafirmando a importância da música como elo entre memória e resistência.
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    Educação Empreendedora no Ensino Médio: possibilidades e aproximações
    (2025-09-15) Silva, Djalma Palma da; Cardoso, Jaqueline dos Santos
    Essa produção foi desenvolvida com o intuito de apresentar para professores uma proposta formativa que fomente reflexões sobre a Educação empreendedora e o empreendedorismo voltadas para a atuação com os estudantes do Ensino Médio. É objetivo das instituições de Ensino Médio promover uma educação que construa um perfil autônomo e crítico dos cidadãos, ao passo que os forma para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de estudos sobre Educação Empreendedora no Ensino Médio ganham destaques significativos. A Educação Empreendedora nasce da corrente do Empreendedorismo, buscando fomentar uma nova postura inovadora dos sujeitos, tendo em vista os desafios do mercado econômico na contemporaneidade. O processo de desenvolvimento da Educação Empreendedora é um elemento que não só permite a sistematização de conhecimentos matemáticos, de análise crítica, do uso da criatividade, como também uma autoanálise sobre si e seus potenciais para a atuação em sociedade.
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    Educação emprendedora: uma proposta de fomação para estudantes do ensino médio
    (2025-09-15) Silva, Djalma Palma da; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Mello, Fábio Mansano de
    Essa pesquisa se propôs a realizar uma intervenção em formato de encontros formativos voltados para a educação empreendedora, visando um processo de reflexão e capacitação dos jovens e adolescentes para atuarem empreendedoramente. Desenvolveu-se mediante uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, tendo como recurso para a construção dos dados cinco encontros formativos com estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio Regular de uma instituição estadual no município de Jequié–BA. A análise dos dados ocorreu a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a realização de encontros visando o desenvolvimento da educação empreendedora requer um conjunto de elementos didáticos e pedagógicos para manter a atenção, concentração e dedicação dos estudantes. Conclui-se que, ao proporcionar uma formação empreendedora para os estudantes do Ensino Médio, é possível não somente prepará-los para o mercado de trabalho, mas também incentivá-los a buscar soluções criativas para os problemas locais e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Mas essa ação deve ser contínua, integrada a um processo formativo mais amplo, visando capacitá-los para atuarem empreendedoramente e contribuírem para o desenvolvimento econômico local.