Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Submissões Recentes

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    Leitura de imagens do Enem: estratégias de resistência na linguagem
    (2024-10-17) Almeida, Ana Naiele de Souza; Santos, Janaina de Jesus
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    Caderno pedagógico memes- leitura de memes como modos de (re)existência
    (2024-10-16) Bittencourt, Maria Aparecida Pinheiro Magalhães; Santos, Janaina de Jesus
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    Web museu : Implantação da Mineração de Ferro e do Parque Eólico em Cachoeira de Baixo, Guirapá – Pindaí- BA
    (2024-05-20) Couto, Cleiton Teixeira; Cruz , Elizeu Pinheiro da
    Bem-vindos ao Catálogo do Web Museu! Este catálogo apresenta uma seleção cuidadosamente curada de conteúdos do Web Museu, uma plataforma digital dedicada a documentar a história e os impactos da implantação da mineração de ferro e dos parques eólicos em Cachoeira de Baixo, Guirapá – Pindaí-BA. Você está convidado a testemunhar a metamorfose dessas terras, desde os primeiros indícios da chegada, implantação e atividade dos empreendimentos até o presente. Junte-se aqui para desvendar as histórias por trás das mudanças que impactaram não apenas o cenário físico, mas também todas as formas de vidas que ali habitavam. Ao mergulhar nessa jornada, poderá explorar não apenas os fatos, mas também os sentimentos e as percepções dos estudantes da Escola Vicente Pizzon, na Comunidade de Cachoeira de Baixo – Pindaí – BA e como eles compreendem esses processos de implantação da mineradora de ferro e dos parques eólicos em sua própria comunidade. Esta não é apenas uma leitura, mas uma jornada de descoberta. Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado, que visa preservar a história e as experiências da comunidade de Cachoeira de Baixo diante dos desafios impostos pela implantação da mineração de ferro e dos parques eólicos. Convidamos todos a explorar essa plataforma e se envolver na discussão sobre o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente. Juntos, podemos fazer a diferença. Obrigado. O Catálogo do Web Museu oferece uma visão abrangente e comovente da jornada da comunidade de Cachoeira de Baixo diante dos desafios impostos pela atividade mineradora e eólica. Agradecemos por explorar este catálogo e esperamos que ele inspire você a se envolver na proteção do meio ambiente e na defesa dos direitos das comunidades afetadas. Prepare-se para uma experiência enriquecedora que irá expandir seus horizontes e desafiar suas perspectivas. Boa leitura, e que esta jornada desperte em você novas reflexões e entendimentos sobre o mundo que nos cerca!
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    A implantação da mineração de ferro e do parque eólico na comunidade Cachoeira de Baixo, Guirapá – Pindaí-BA: relações de pertencimento representadas na escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-24) Couto, Cleiton Teixeira; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Sposito, Renata Correia Assunção; Amorim, Juliane dos Santos
    A Educação Ambiental (EA) assume um papel crucial nos diversos contextos educacionais, pois seu principal propósito é conscientizar os indivíduos sobre os desafios socioambientais prementes. Sua origem remonta à crescente preocupação do ser humano com o ambiente em que vive, tendo ganhado destaque após os movimentos ambientalistas que surgiram no rastro da revolução industrial. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo : Analisar os modos como estudantes/criança da Escola Vicente Pizzon, localizada na comunidade de Cachoeira de Baixo – Pindaí-BA, compreendem os impactos ambientais da política de extração e tratamento de minérios em sua comunidade. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que aconteceu na Escola Municipal Vicent Pizzon – Localizada na Comunidade de Cachoeira de Baixo - Pindaí – BA. Sendo realizada entre novembro de 2002 à outubro de 2023 , Por meio do problema proposto na pesquisa, coletar dados dos sujeitos envolvidos e do local, com instrumentos de produção dos dados que culminou com a análise e apresentação dos resultados. É uma pesquisa que teve por interesse entender como os discentes da Escola vivenciam os impactos da implantação e extração do minério de ferro em sua comunidade.
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    Leitura discursiva de memes: mecanismos do poder curricular sob uma ótica Foucaultiana
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-16) Bittencourt, Maria Aparecida Pinheiro Magalhães; Santos, Janaina de Jesus; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Santos, Fernanda Maria Almeida dos
    Esta pesquisa tem como tema a leitura discursiva de memes sob a ótica dos estudos foucaultianos, visto que é através de uma leitura mais aprofundada que os sujeitos podem desvelar os discursos e práticas de poder que permeiam a realidade ao seu redor, possibilitando assim uma compreensão crítica de sua própria constituição e permitindo aos mesmos explorar novos modos de (re)existência. Adotamos como problema de pesquisa: Como a constituição de sujeito, através da leitura discursiva de memes na escola, pode nos auxiliar a pensar novas práticas de (re)existência no ambiente escolar regido pelo currículo? A constituição de sujeitos através da leitura discursiva de memes na escola pode nos auxiliar a pensar novas práticas de (re)existência no ambiente escolar regido pelo currículo ao promover uma educação crítica e reflexiva. Temos como objetivo geral analisar como a leitura discursiva de memes pode proporcionar aos sujeitos novas possibilidades de (re)existência no ambiente escolar diante os mecanismos de poder presentes nas normas curriculares. Como específicos buscamos: identificar como as práticas de docilização dos corpos no ambiente escolar podem ser transformadas em formas de (re)existência através da leitura discursiva de memes; observar como a crise do sujeito da modernidade líquida se manifesta nos entrelaçamentos entre poder e currículo na BNCC; elaborar um caderno de leitura de memes, visando beneficiar professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Como metodologia para a realização dessa pesquisa, adotamos o método arqueogenealógico baseado nos estudos discursivos foucaultianos, bem como de autores que compartilham de seu horizonte teórico. Para discorrer sobre os mecanismos de poder em ambiente escolar, nos baseamos nas teorias de Foucault (1985, 2007, 2008, 2014), bem como de Veiga-Neto (2007), entre outros que seguem a linha dos estudos discursivos foucaultianos. Para discutir sobre leitura discursiva de memes, buscamos suporte em (1976), Shifman (2014), entre outros. Sobre currículo e práticas de linguagens, buscamos autores como Street (2014), Young (2013), entre outros. Em virtude do que foi analisado durante a pesquisa, pudemos concluir que a leitura discursiva de memes tem grande potencial para ser trabalhada em sala de aula a fim de expandir a leitura crítica dos alunos em relação à realidade ao seu redor, bem como as estruturas de poder que os circundam, visto que uma leitura mais crítica dos memes pode auxiliar a compreender como o humor, a ironia e a subversão podem tanto reforçar quanto resistir às dinâmicas de poder.