Bacharelado em Urbanismo - DCET1

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    A microacessibilidade nas calçadas: um estudo de caso de calçadas da Região Administrativa de Brotas – Salvador – BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-02) Azevedo, Ana Amélia Vaconcelos de; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Freitas, Ilce Marília Dantas Pinto de
    A exemplo do que tem ocorrido em outras grandes cidades brasileiras, os pedestres da cidade de Salvador tem sofrido com a interferência de diversos fatores em sua microacessibilidade nas calçadas da cidade. Estes fatores que são legais, técnicos, espaciais, sócio-econômicos, culturais e político-administrativos, vêm, ao longo do tempo, transformando a configuração urbana da capital baiana, e criando sérios problemas de circulação. Desta forma, visando compreender como estes fatores ocasionam tais mudanças no espaço, este trabalho faz uma abordagem sobre a ocorrência dos mesmos, observando de que forma eles impactam na microacessibilidade em calçadas e, conseqüente, na mobilidade urbana sustentável. O trabalho se completa com uma avaliação do nível de serviço de calçadas de uma área central, antiga, localizada em uma ligação vale-cumeada e densamente ocupada da cidade de Salvador.
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    A ferrovia e a configuração urbana da cidade de Alagoinhas - Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2005-09-29) Araújo, Mayara Mychella Sena; Fernandes, Rosali Braga; Brito, Cristovão Cassio da Trindade; Rocha, Francisco Ulisses Santos
    No final do século XVIII, um sacerdote fundou uma capela no sítio em que existe atualmente o município de Alagoinhas. Em 1852, por Resolução Provincial, o então povoado Santo Antonio das Lagoinhas foi elevado à categoria de vila, sendo desmembrado de Inhambupe. Em 1868, a sede do município foi transferida para o sítio onde se erguia a estação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco; ficando a antiga conhecida por Alagoinhas Velha. A nova sede foi elevada à categoria de cidade, por Lei Provincial em 1880. O trabalho apresentado remete-se ao processo de implantação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco na cidade de Alagoinhas – Ba, em 1863, considerando como essa interferiu nas condições de ocupação, expansão e conformação urbana do local. A nova realidade, observada pela cidade, esteve relacionada ao modal ferroviário enquanto elemento atuante no arranjo territorial do crescimento de Alagoinhas. No trabalho o ferroviarismo é apontado como dispositivo potencializador da dinâmica urbana de Alagoinhas.
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    Distribuição espacial e gestão da poluição sonora na cidade de Salvador
    (UNEB, 2010-08-26) Araújo, José de Jesus; Fonseca, Antonio Ângelo Martins; Dias, Clímaco César Siqueira; Franco, Carlos Rodolfo Lujan
    A administração pública nem sempre conta com os instrumentos de gestão mais adequados para desenvolver os seus trabalhos de forma que atenda as necessidades da população dentro de um nível de aceitação considerado bom ou pelo menos razoável. A cidade de Salvador, no ano de 2009, possuía alguns instrumentos de gestão urbana que tratava da prevenção e controle da poluição sonora. Entretanto, a distribuição espacial de denúncias no território desse município ocorreu, de forma heterogênea, em todas as direções, do Norte ao Sul, do Leste ao Oeste, porém, com maior concentração nas regiões Sul e Leste. Salvador é um das cidades do Brasil com número de denúncia de poluição sonora. Esse trabalho buscou avaliar os instrumentos de gestão da poluição sonora com foco no Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, apresentar a distribuição espacial das denúncias de poluição sonora na cidade de Salvador no ano de 2009 e propor as possíveis soluções para a gestão da poluição sonora no município estudado.
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    A distribuição espacial da rede física do ensino fundamental do município em Salvador - Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Alves, Rodrigo Almeida; Souza, Luiz Antônio de; Santos, Cleide Magáli; Magnavita, Pasqualino Romano
    Este trabalho estuda como a Rede Municipal de Educação do município de Salvador encontra-se espacializada no âmbito do ensino fundamental, tendo como critérios as configurações sócio-espaciais e demográficas desta cidade. Levam-se em conta três enfoques: os meios de consumo coletivos, a maneira como o Estado age no espaço urbano nas sociedades capitalistas e a ação do Estado brasileiro nas políticas de ensino através dos seus entes federativos. Utiliza como referenciais as contribuições de Lojkine (1997), Castells (2006), Oliveira (2003), Singer (1978), Freire (2004), Althusser (2003), Menezes (2000) entre outros. São sistematizadas e analisadas informações sobre os equipamentos escolares de ensino fundamental, como estes estão distribuídos pelo município e de que maneira suprem a oferta do ensino público, que é garantido como um direito de todo cidadão brasileiro. Como conclusões observam-se que a Rede Municipal de Ensino em Salvador, além de não possuir papel significativo na estruturação urbana do município, é constituída de equipamentos pouco qualificados e superlotados, além de atender de forma efetiva apenas parte da demanda do Ensino fundamental no município.
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    Os conselhos comunitários de segurança e sua relação com o espaço urbano
    (UNEB, 2010-03-09) Farias, Almir Nonato Sousa; Nunes, Eduardo José Fernandes; Santos, Cleide Magali dos; Gomes, Almerinda Andréa Pontes Silva
    A banalização da violência urbana e os crescentes índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população brasileira. Não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena. Isso se dá, principalmente por que, a organização e a dinâmica da sociedade se reflete em seu espaço urbano e no Brasil, as suas áreas urbanas foram marcadas por grandes desigualdades de renda, que acarretaram em disparidades sócio-espaciais. O quadro se agrava com a constatação da incapacidade do Estado em controlar ou diminuir a violência urbana cada vez mais crescente apenas utilizando-se do sistema tradicional de Segurança Pública. Nessa busca pela construção de uma nova consciência é que se pretende dar ênfase à responsabilidade da sociedade pela segurança pública, prevista no art. 144 da Constituição Federal. Para tanto, revelam-se primordiais os programas de policiamento comunitário, que estreitam as relações entre a os órgãos de segurança pública e a comunidade e incentivam uma política de segurança preventiva. Com os conselhos comunitários, verifica-se a real possibilidade de discussão entre a comunidade e os agentes de segurança acerca dos problemas locais, visto sob a ótica de quem mais conhece as dificuldades quotidianas, que é a própria comunidade. A partir da conjugação de esforços e do apoio da ação da sociedade civil organizada, será proposta uma nova forma de pensar a segurança pública, uma nova forma que depende, antes de tudo, da vontade sincera e consciente de cada indivíduo que integra a sociedade.