Bacharelado em Urbanismo - DCET1
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- ItemAnálise quanto a acessibilidade em vias urbanas que ligam as estações no entorno do centro histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Carmo, Joana Falcão do; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Ribeiro, Najla Lucrésia SalesEsta monografia visa analisar a acessibilidade em vias urbanas que ligam as Estações de Ônibus no entorno do Centro Histórico de Salvador - CHS. Esta análise foi desenvolvida com o intuito de permitir a implantação de rotas acessíveis no CHS, buscando assegurar o direito à cidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para tanto, utiliza-se abordagem analítica, partindo das referências acerca do conceito de Acessibilidade Universal e Desenho Universal, sua importância e aplicabilidade no espaço urbano; além de procedimento exploratório descritivo com técnicas e pesquisas bibliográficas. Para tal, foram escolhidos alguns logradouros que ligam as estações no entorno do CHS e do Elevador Lacerda ao Largo do Terreiro de Jesus, onde serão observados os obstáculos presentes em suas calçadas, no que concerne o cumprimento da ABNT NBR 9050:2015, com vistas a identificar a possibilidade de implantação de rotas acessíveis.
- ItemFluxos e funções: aplicação dos indicadores de mobilidade sustentável na área do Iguatemi(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Prata, Priscilla Vasconcelos; Cavalcante, Marília MoreiraA mobilidade urbana e a acessibilidade universal são temas que devem estar intrínsecos ao planejamento urbano, visto que através deles, há a possibilidade das pessoas com deficiência ou não, terem direito à cidade, usufruindo de espaços urbanos com conforto, segurança e autonomia. Após muitos anos de total esquecimento por parte dos planejadores, a sociedade contemporânea tenta tornar a cidade possível para todos e isso é um desafio significante haja vista a quantidade enorme de barreiras arquitetônicas e urbanísticas que devem ser eliminadas e repensadas. As centralidades das grandes cidades brasileiras enfrentam desafios típicos de suas funções e o caso de Salvador não é diferente. Fruto do interesse do Estado e do capital imobiliário, o centro financeiro, de comércio e serviços da cidade mudou da área do Comércio para a área do Iguatemi, e hoje, por ter sido concebida para o uso dos automóveis individuais e dentro da lógica rodoviarista, com enormes avenidas e a escala humana completamente esquecida, a Centralidade do Iguatemi tem sérios problemas em relação à mobilidade urbana, acumulando no seu tecido, usos que geram um enorme fluxo de pessoas e se tornando hoje, o principal gargalo da cidade e que, pela sua localização central, acaba afetando a cidade como um todo. Desta forma, buscou-se neste trabalho, avaliar as condições de mobilidade e micro acessibilidade em um trecho da Centralidade do Iguatemi, buscando entender como se dá os deslocamentos dentre da área delimitada e quais as principais dificuldades enfrentadas pelos transeuntes. Esta avaliação será elaborada por meio da aplicação da metodologia de Indicadores de qualidade de vida e sustentabilidade no transporte e uso do solo, buscando adequar esta metodologia à realidade deste espaço urbano, para que a análise da mobilidade urbana nesta área de extrema importância para a capital baiana seja feita da maneira mais fiel e verdadeira possível.
- ItemO imposto predial e territorial urbano: a função extrafiscal(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-31) Souza, Maiara Soares Santos; Souza, Luiz Antônio de; Palácios, Maria das Graças Lima de Souza; Figueiredo, Glória Cecília dos SantosA Constituição de 1988 promoveu uma maior autonomia aos municípios, que passaram a legislar sobre assuntos de âmbito local, aumentando as escalas de obrigação na prestação de serviços públicos e também a arrecadação tributária. Aos entes federados cabe instituir, arrecadar e fiscalizar os tributos de sua competência. Os municípios, agora tem competência exclusiva para instituir o Imposto Predial e Territorial Urbano, denominado IPTU, cobrado sobre o direito de propriedade de imóveis situados em seu território urbano, que surge aqui como instrumento capaz de barrar a especulação imobiliária e incentivar o planejamento urbano, assumindo desse modo a função extrafiscal, que está atrelada à função social da propriedade, objetivando fins políticos e sociais, criando assim mecanismos de restrição ao uso inadequado da propriedade e do solo urbanos. O lançamento do IPTU pode ser feito por meio de ofício, através da apuração dos dados pela administração principal, utilizando o Cadastro Territorial Multifinalitário. A Planta Genérica de Valores demonstra os valores unitários que são fixados para determinada região, para fins de cálculo do imposto, subdividindo o município em Zonas e Setores Fiscais, através da realização de avaliação em massa, definindo o valor venal do imóvel. Com vistas à aplicação do princípio da função social da propriedade o IPTU progressivo no tempo estabelece a majoração das alíquotas em função da subutilização de imóveis e glebas não parceladas. Aqui, um instrumento de arrecadação tributária será utilizado como instrumento de promoção da política urbana para assegurar o uso racional e social da propriedade, buscando a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
- ItemAvaliação dos moradores sobre a qualidade do serviço de transporte coletivo no bairro do Cabula VI(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Silva, Ruiran Pereira; Coelho Neto, Agripino Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Jorima Valoz dosO presente trabalho tem como objeto apresentar uma análise da qualidade do serviço de transporte coletivo, no bairro do Cabula VI, identificando as condições da acessibilidade da sua população aos espaços soteropolitanos. Busca-se discutir e identificar os componentes que compõem os indicadores de qualidade do serviço do transporte público, investigar as condições de acessibilidade da população do Cabula VI à cidade de Salvador e avaliar a qualidade do serviço e a infraestrutura do transporte público no bairro. No primeiro capítulo realizou-se um breve histórico sobre os transportes, análise da qualidade e uma contextualização a respeito do conceito de mobilidade e acessibilidade, tendo como foco o deslocamento da população do bairro aos diversos destinos da cidade. No segundo capítulo, empreende-se uma busca histórica da delimitação do bairro em questão. No terceiro capítulo, buscou-se compreender através de pesquisa, quais foram os resultados alcançados, tendo como avaliação os questionários quantitativos, para a partir destes dados, entender a realidade do serviço de transporte coletivo, fornecido aos moradores do Cabula VI.
- ItemTurismo em Salvador: a produção de dois espaços(Universidade do Estado da Bahia, 2001) Santos, Jacileda Cerqueira; Dias, Clímaco César SiqueiraCom o findar do Século XX, surgem novos caminhos para o desenvolvimento capitalista, moldados pelo fenômeno da Globalização. Este fenômeno tende a definir novas relações: uma nova divisão territorial do trabalho fundamentada na especialização das localidades, que o atual contexto político-econômico determina. Desta forma, o Turismo é apontado como vocação de algumas localidades – dentre elas Salvador – justificando-se a opção pela atividade como fundamental para algumas economias, por fatores que vão desde o acelerado desenvolvimento tecnológico que se deu a partir de fins do Século XIX, até questões como localização em relação aos grandes centros industriais, passando pelos atributos físicos, históricos e culturais das cidades. Todavia, para se ter um lugar turístico, é preciso produzi-lo, criando espaços de lazer, implantando infra-estrutura qualificada e que suporte o fluxo de turistas numa dada cidade. Assim, o poder público começa a fazer investimentos, e a conceder incentivos à iniciativa privada, de forma a tornar a cidade atraente para quem quer praticar uma atividade de lazer. No caso de Salvador, encara-se o Turismo como uma estratégia de desenvolvimento urbano, capaz de implementar melhorias em sua estrutura social e econômica, passando-se, a partir de 1991, a implementá-la. Deve-se questionar, portanto, a eficácia da estratégia turística em Salvador, avaliando sua capacidade para elevar o nível de desenvolvimento da Cidade, em termos sociais, e não apenas favorecer melhorias em sua imagem.