Bacharelado em Urbanismo - DCET1
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- ItemA cidade do medo um estudo de caso sobre a formação de “condomínios fechados” na área da Pituba - Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-21) Rocha, Carla Pereira; Silva , Liliane Ferreiro Mariano daO espaço urbano reflete a organização e a dinâmica de cada sociedade. O Brasil tem, principalmente as suas áreas urbanas marcadas por grandes desigualdades de renda, que acarretam disparidades sócio-espaciais. A cidade fragmenta-se eminúmeros territórios com características próprias e excludentes. Em um meio de superabundância para alguns e escassez da maioria, manifestam-se os conflitos e a violência, inclusive como modo de inserção social. O aumento da violência leva a maiores gastos públicos e privados com segurança, perda de investimentos nocomércio e indústria, mudança de hábitos de consumo, além de mudanças na configuração urbana. Os condomínios e ruas fechadas, as residências com altos muros e cercas eletrificadas configuram o cenário urbano, constituindo um novo padrão de segregação espacial. É neste contexto que se estuda a área da Pituba, uma localidade que concentra uma população de média e alta renda, na qual se intensifica o processo de formação de “condomínios fechados”, que além dedesarticular o tecido urbano e a malha viária, cerceia o direito de ir e vir doscidadãos e caracteriza uma ação ilegal.
- ItemA concentração das agências bancárias no centro municipal Camaragibe, Salvador - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-11) Nascimento, Vitor Souza do; Fonseca, Antonio Angelo Martins; Silva, Liliane Ferreira Mariano; Zambuzzi, MabelA proposta investigativa é a concentração de agências bancárias no Centro Municipal Camaragibe (CMC) de Salvador – Bahia. O objetivo específico, então, é identificar os principais fatores que influenciam a localização das agências bancárias no espaço urbano. Os procedimentos metodológicos foram a aplicação dos seguintes fatores: concentração das agências bancárias; concentração e especialização de serviços; distribuição da renda e densidade demográfica. Observa-se que todos os fatores estão condicionados ao poder exercido pela principal centralidade urbana da cidade de Salvador, o CMC. O foco desta monografia esta na decisão locacional dos bancos em concentrar agências bancárias nesta centralidade, em detrimento de outros locais de Salvador. Os resultados encontrados foram que os três primeiros fatores não são excludentes, pelo contrário, interagem associados a essa centralidade urbana de Salvador. A forma como o volume de renda está disposto no meio urbano, a demanda gerada pelos serviços e a concentração de agências bancárias atuam de forma determinante para explicar a concentração dos serviços bancários no CMC.
- ItemA distribuição espacial da rede física do ensino fundamental do município em Salvador - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Alves, Rodrigo Almeida; Souza, Luiz Antônio de; Santos, Cleide Magáli; Magnavita, Pasqualino RomanoEste trabalho estuda como a Rede Municipal de Educação do município de Salvador encontra-se espacializada no âmbito do ensino fundamental, tendo como critérios as configurações sócio-espaciais e demográficas desta cidade. Levam-se em conta três enfoques: os meios de consumo coletivos, a maneira como o Estado age no espaço urbano nas sociedades capitalistas e a ação do Estado brasileiro nas políticas de ensino através dos seus entes federativos. Utiliza como referenciais as contribuições de Lojkine (1997), Castells (2006), Oliveira (2003), Singer (1978), Freire (2004), Althusser (2003), Menezes (2000) entre outros. São sistematizadas e analisadas informações sobre os equipamentos escolares de ensino fundamental, como estes estão distribuídos pelo município e de que maneira suprem a oferta do ensino público, que é garantido como um direito de todo cidadão brasileiro. Como conclusões observam-se que a Rede Municipal de Ensino em Salvador, além de não possuir papel significativo na estruturação urbana do município, é constituída de equipamentos pouco qualificados e superlotados, além de atender de forma efetiva apenas parte da demanda do Ensino fundamental no município.
- ItemA expansão urbana e degradação ambiental em Unidades de Conservação – APA Lagoas e Dunas do Abaeté(Universidade do Estado da Bahia, 2005-08-30) Oliveira, Lívia Maria de; Nascimento, Jorge Glauco Costa; Dias, Clímaco; Carneiro, OlgaA percepção de que o Desenvolvimento Sustentável está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento social, e este, por sua vez caminha lado a lado à Educação, constituiu-se no elemento instigador para a elaboração deste trabalho monográfico. Cientes de que não existe relação (homem/meio) sem impactos, convém observar que estes podem ser minimizados de forma a manutenção do equilíbrio na relação entre o Homem e o seu Meio físico e natural. O ambiente traz consigo uma ontologia e uma ética oposta a qualquer princípio totalitário, homogeneizante, a todo conhecimento unitário ou à globalidade totalizante. Ao realizar o estudo sobre a APA Lagoas e Dunas do Abaeté, Salvador-BA, fez-se também, uma análise da expansão urbana e sua influência na degradação ambiental. No intuito de responder ao problema da pesquisa, se a expansão urbana causa a degradação ambiental em Unidades de Conservação? Sendo assim, a análise feita neste estudo, levou em conta a fragilidade dos recursos naturais da área pesquisada e do seu entorno mais próximo, bem como os usos existentes sobre esse território. Os estudos mostraram a grande influência do antropismo no meio ambiente existente na área desde a criação dessa Unidade de Conservação, através Decreto Estadual no 351 de agosto de 1987, publicado no Diário Oficial Estadual até os dias atuais. Sabe-se que a responsabilidade ambiental compete ao Homem. O estudo acerca da Área de Proteção Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté exerce um papel social importante, no tocante a mostrar, de forma real, como acontece à interferência do crescimento urbano desordenado em áreas de unidades de conservação, devido à existência ocupações ilegais que invadem os seus limites. Nesta monografia, enfatiza-se também, a ação das instituições parceiras que juntamente com o Governo do Estado tentam reverter o quadro de degradação, imposto pelo progresso desenvolvimentista.
- ItemA ferrovia e a configuração urbana da cidade de Alagoinhas - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2005-09-29) Araújo, Mayara Mychella Sena; Fernandes, Rosali Braga; Brito, Cristovão Cassio da Trindade; Rocha, Francisco Ulisses SantosNo final do século XVIII, um sacerdote fundou uma capela no sítio em que existe atualmente o município de Alagoinhas. Em 1852, por Resolução Provincial, o então povoado Santo Antonio das Lagoinhas foi elevado à categoria de vila, sendo desmembrado de Inhambupe. Em 1868, a sede do município foi transferida para o sítio onde se erguia a estação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco; ficando a antiga conhecida por Alagoinhas Velha. A nova sede foi elevada à categoria de cidade, por Lei Provincial em 1880. O trabalho apresentado remete-se ao processo de implantação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco na cidade de Alagoinhas – Ba, em 1863, considerando como essa interferiu nas condições de ocupação, expansão e conformação urbana do local. A nova realidade, observada pela cidade, esteve relacionada ao modal ferroviário enquanto elemento atuante no arranjo territorial do crescimento de Alagoinhas. No trabalho o ferroviarismo é apontado como dispositivo potencializador da dinâmica urbana de Alagoinhas.
- ItemA importância dos bondes na expansão urbana da cidade de Salvador (1866 – 1930)(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-26) Costa, Hilton Gerson Zenha; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Souza , Luis Antônio deSéculo XIX. A cidade de Salvador inicia seu processo de modernização, principalmente na área de transportes urbanos. Até então dominavam os deslocamentos a pé, seguidos pela utilização dos carros a tração animal. Mas é em 1866 que O próspero empresário Rafael Ariani, proprietário também de uma fábrica de carros, importa os primeiros bondes puxados a burro, inaugurando assim a era dos transportes coletivos das populações urbanas. É ainda através de Ariani e sua firma associada a Monteiro & Carneiro que surgem os transportes coletivos sobre os trilhos de ferro – os bondes – uma inovação tecnológica tornando possíveis viagens mais rápidas e confortáveis. O bonde, além de caracterizar toda uma época, exerceu um papel de fundamental importância no deslocamento urbano pois diversos núcleos habitacionais foram surgindo e se articulando. Através das linhas e dos trilhos abriram-se muitas casas de negócios e construíram-se muitas residências, alongando a cidade com investidas cada vez mais audaciosas inseridas ou não nos projetos governamentais. Os trilhos seguiram se estendendo pela cidade até aos lugares mais distantes, ligando os extremos norte e sul e partes alta e baixa delineando suas diferenças. Insere-se aí também o projeto e a construção de um transporte para articulação vertical no sentido de reduzir os desníveis urbanos – o elevador – para transporte de cargas e passageiros, tudo isso dentro de um plano estratégico de crescimento e modernização de Salvador. Essa obra genuinamente baiana e revolucionária provera a integração do elevador com as linhas de bonde que iam sendo instaladas e principalmente à comodidade de locomoção de comerciantes nacionais e estrangeiros que fervilhavam à época com o crescimento da vida social e com o divertimento importado da Europa. Este trabalho acadêmico tem pois como objetivo elaborar um estudo sobre o papel exercido por esse meio de transporte e principalmente sua importância no desenvolvimento e na expansão física de Salvador no período compreendido entre 1866 e 1930, ano em que ocorreu na cidade o “quebra-quebra”, marco do declínio deste sistema que persistiu até 1961. A partir da pesquisa fundamentada nos princípios do método histórico e das bibliografias especializadas, busca-se traçar um paralelo entre a implantação deste sistema ferroviário com o desenvolvimento e ampliação das fronteiras urbanas.
- ItemA influência do modo de produção capitalista no processo de produção do espaço: o pensamento de Lefebvre, Santos, Carlos e Harvey(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08-21) Santos, Rivelle Rivétria Santana dos; Fernandes, Rosali Braga; Falcão, Plínio Martins; Franco, Carlos Rodolfo LujanO presente estudo objetiva analisar as influências e reflexos do modo de produção capitalista dentro da produção espacial, dentro do contexto dialético entre sociedade versus espaço e vice-versa. Como objetivos específicos buscou estudar as principais características e os reflexos espaciais da divisão social do trabalho, verificar as principais características da influencia do modo de produção capitalista no processo de formação do espaço urbano. Os autores trabalhados aparecem, neste trabalho, organizados pela proximidade de seus raciocínios, e, mais especificamente, suas considerações sobre a própria influência do capitalismo dentro da produção e das relações espaciais. Consideramos como base para o trabalho quatro autores, que no nosso julgamento, tem importantes contribuições, como Lefebvre, Harvey, Santos e Carlos. Vale ressaltar, também, que o entendimento da dinâmica espacial é de extrema importância para o Urbanismo, já que podemos entendê-lo como um campo do conhecimento multi e interdisciplinar voltado ao ordenamento da cidade, de suas atividades distribuídas no território a fim de que seja alcançada uma melhor qualidade de vida para a população. Temos que o espaço, pode ser considerando não mais como palco das ações dos agentes sociais, econômicos, políticos e culturais. O espaço é também ator nesses processos. O processo de produção do espaço é permeado por uma grande complexidade, uma vez que diversos fatores e interesses estão envolvidos. E nesse jogo de interesses, os interesses do Estado e do Capital se convergem, provocando assim, o que alguns autores denominam de “conflitos urbanos”
- ItemA microacessibilidade nas calçadas: um estudo de caso de calçadas da Região Administrativa de Brotas – Salvador – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-02) Azevedo, Ana Amélia Vaconcelos de; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Freitas, Ilce Marília Dantas Pinto deA exemplo do que tem ocorrido em outras grandes cidades brasileiras, os pedestres da cidade de Salvador tem sofrido com a interferência de diversos fatores em sua microacessibilidade nas calçadas da cidade. Estes fatores que são legais, técnicos, espaciais, sócio-econômicos, culturais e político-administrativos, vêm, ao longo do tempo, transformando a configuração urbana da capital baiana, e criando sérios problemas de circulação. Desta forma, visando compreender como estes fatores ocasionam tais mudanças no espaço, este trabalho faz uma abordagem sobre a ocorrência dos mesmos, observando de que forma eles impactam na microacessibilidade em calçadas e, conseqüente, na mobilidade urbana sustentável. O trabalho se completa com uma avaliação do nível de serviço de calçadas de uma área central, antiga, localizada em uma ligação vale-cumeada e densamente ocupada da cidade de Salvador.
- ItemA perda das áreas públicas dos loteamentos na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2005-10-03) Sousa, Ubérico Oliveira; Souza, Luiz Antônio de; Araújo, Heloísa; Vasconcelos, Pedro de AlmeidaEste trabalho analisa o processo de desafetação de áreas públicas situadas nos loteamentos entre 1972 e 2001 no Município de Salvador. Constitui um estudo sobre a extinção jurídica das finalidades públicas previstas, sobretudo, para as áreas verdes e as áreas escolares que a legislação urbanística assegurou aos loteamentos, e sua evasão do Domínio Público, mediante a realização de doações, permutas, vendas e concessões de direito de uso a terceiros.
- ItemA questão habitacional e a estrutura fundiária da Cidade do Salvador 1549-1970(Universidade do Estado da Bahia, 2003-08-05) Bochicchio, Silvia; Fernandes, Rosali Braga; Souza, Luiz Antonio de; Mello e Silva, Sylvio Carlos Bandeira deDesde o início da colonização européia no século XVI, as terras no Brasil eram concedidas através dos Forais sob o regime de enfiteuse, instrumento jurídico oriundo da legislação de Portugal e que aqui perdurou durante séculos. Tal modo de regular a posse de terras suscitou discussões desde a primeira metade do século XIX, devido à confusão e dificuldade em definir propriedades e também por causa da reestruturação do Código de Terras no Brasil, que estava atrelado à integração das províncias e à consolidação do Estado Brasileiro. Na cidade do Salvador, grande parte das terras permaneceu por muito tempo, e algumas ainda permanecem, sob o regime de enfiteuse, sendo aforadas e arrendadas a outros, formando inúmeras pequenas glebas. Na época entre o final do século XIX e o início do século XX, é que começam a tomar corpo os problemas ligados à falta de acesso aos terrenos por grande parte da população, gerando, conseqüentemente, problemas relacionados à moradia. A partir de então, as ocupações fora das normas urbanísticas e ilegais em relação à questão jurídica dos terrenos, foram se proliferando sem controle ou ações por parte do poder público. As diferentes administrações da cidade não tomaram iniciativas eficazes e nem foi prioridade em seus planos urbanísticos ou políticas urbanas a questão da regularização fundiária e a questão habitacional. A cidade permaneceu, assim, à mercê dos interesses do mercado de especulação da terra e da moradia como produto, o que, por sua vez, acabou reforçando os contrastes sociais e espaciais e a exclusão de uma imensa parcela dos habitantes. Em 1970, a população de Salvador estava em torno de um milhão de habitantes. Destes, uma grande parte vivia, e ainda hoje vive, em ocupações ilegais nos seus diferentes tipos, com condições precárias de moradia, evidenciando a influência da questão da propriedade de terras sobre a questão habitacional e o contraste que há entre a cidade legal e a cidade que existe fora dos limites dessas normas e padrões e que é a cidade que predomina.
- ItemA questão habitacional na estratégia de implantação do CIA: o caso de Simões Filho(Universidade do Estado da Bahia , 2004-05-27) Santos, Sueli Barreto dos; Souza, Luiz Antônio de; Nunes, Débora; Franco, ÂngelaEste estudo monográfico buscou analisar o projeto dos dois núcleos habitacionais, implantados pelo Centro Industrial de Aratu (CIA) no município de Simões Filho –Núcleos CIA I e CIA II. O estudo também se propôs a identificar se os primeiros moradores dos Núcleos estavam vinculados ao Centro Industrial e, por fim, buscou identificar os efeitos da implementação desses núcleos no município de Simões Filho. O primeiro Núcleo (CIA I) foi implantado em 1970, ainda na fase de implantação do Centro Industrial, enquanto que, o segundo (CIA II) foi implantado em 1982, quando já se tinha passado mais de uma década da instalação do CIA e seus objetivos já estavam sendo reformulados. A dinâmica dos conjuntos habitacionais do CIA, localizados em Simões Filho também se deu de forma diferenciada, houve um atraso significativo no seu programa habitacional, podendo-se detectar diversas diferenças entre os dois conjuntos. Esse diferencial deve-se, em parte, a maior ênfase atribuída pelo Poder Público à infra-estruturação econômica para as indústrias, em detrimento da infra-estrutura urbano-social. O que se configurou acabou não atendendo as expectativas do projeto, onde deveria se conciliar o planejamento físico com o econômico. Além disso, os Núcleos habitacionais, pensados para os diversos tipos de operários, abriga os trabalhadores menos qualificados, enquanto a mão-de-obra mais qualificada acabou residindo principalmente em Salvador. A integração urbano-industrial pretendida para o CIA não foi atingida plenamente, sendo assim, o Plano do CIA em sua consolidação, não conseguiu atingir os objetivos desejados de se criar uma “cidade industrial” para Aratu, com núcleos habitacionais próximo às fábricas, com o objetivo de fixar os trabalhadores nas proximidades das empresas, conforme a lógica de que a produtividade aumentaria com a menor distância e facilidades de acesso ao emprego. Por outro lado, esses Núcleos e o próprio Centro Industrial de Aratu exerceu influências sobre o espaço urbano do município de Simões Filho, acarretando um crescimento populacional expressivo para o município.
- ItemA segregação habitacional em Maragogipe - BA sob a ótica da divisão territorial do trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2006-06-01) Rebouças, Thais de Miranda; Fernandes, Rosali BragaA segregação habitacional constitui-se num processo de exclusão onde diferentes grupos de classes sociais distintas são isolados ou resolvem isolar-se dos demais. Esse processo de exclusão cria espaços com características físicas e sociais relativamente homogêneas. E a escolha desses locais dá-se por diversos fatores, entre eles pela divisão territorial do trabalho que, através da desigual distribuição dos recursos no território acaba por eleger os espaços privilegiados e os desprezados, que serão ocupados pelos diferentes estratos sociais. Este processo pode ser observado na cidade de Maragogipe, onde há a ocupação das suas melhores áreas pelas classes de alto poder aquisitivo e pelas piores áreas pelos menos favorecidos.
- ItemA violência urbana em Salvador: o caso da 13ª área integrada de segurança pública - Narandiba(Universidade do Estado da Bahia, 2011-06-05) Santos, André Gustavo dos; Silva, Ana Clara Souza e; Beltrão, Olívia Nolasco; Nunes, EduardoAnalisa a violência urbana enquanto fenômeno socioeconômico e político, em seus termos globais e locais. Descreve o aumento desta nos últimos vinte anos, e demonstra a partir do estudo da 13ª AISP – Narandiba os rumos que estão tomando a gestão da segurança pública no estado da Bahia, a partir de seu histórico, suas mudanças ao longo das três últimas décadas, reestruturações dos órgãos competentes, e seus problemas. Para tanto, se utiliza de pesquisa bibliográfica e dados sobre a violência de diversas fontes secundárias. Conclui verificando que a violência urbana resulta de uma soma de problemas socioeconômicos, culturais e políticos, e, que se inicia o fim de uma cultura de cumplicidade socialmente desenvolvida com o autoritarismo e com a violência do Estado, na figura de seus agentes, no lugar em que a participação da sociedade civil na prevenção, contenção e repressão da criminalidade se torna crucial quando esta toma consciência da importância de si mesma.
- ItemAnálise da atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador-Ba sobre as áreas de risco a partir da adequação às orientações do Ministério da Integração Nacional correspondentes as determinações preventivas da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Entre 2016 E 2020(2021-11-22) Rocha, Guilherme Martins Neves da; Oliveira, Gabriel Araújo de; Polli, Leonardo de Souza; Machado, Nélia LimaTendo em vista que a CODESAL passou por uma reestruturação em 2016 para atuar preventivamente sobre a complexa problemática de áreas de risco em Salvador, conforme as determinações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, porém sem contar com orientações e critérios para o cumprimento de certas determinações, surge a oportunidade de pesquisar sobre a atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador, entre 2016 e 2020, frente ao problema em questão, a partir de sua adequação às orientações trazidas pelo Ministério da Integração Nacional em 2017. Analisa-se então, as orientações correspondentes às determinações de caráter preventivo da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, a fim de apresentar em que medida se dá a adequação da atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador às referidas orientações. Para tanto, é necessário conceituar áreas de risco e prevenção, discutir a respeito dos processos que envolvem a construção da questão das áreas de risco no Brasil, descrever as determinações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e as respectivas orientações do Ministério da Integração Nacional, com destaque para as de caráter preventivo, e pesquisar em que medida se dá a adequação da atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador às orientações do Ministério da integração Nacional. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva com método hipotético-dedutivo, de abordagem qualitativa e que tem como procedimento a pesquisa bibliográfica e documental. Diante disso, verifica-se que as determinações de inserção de ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal encontra-se parcialmente adequada, a de identificar e mapear áreas de risco encontra-se adequado e a de fiscalizar áreas de risco e vedar novas ocupações nessas áreas encontra-se parcialmente adequado, o que proporciona a constatação de que a atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador sobre as áreas de risco adequa-se parcialmente as orientações do Ministério da Integração Nacional correspondente às determinações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil de caráter preventivo.
- ItemAnálise da distribuição espacial dos equipamentos urbanos de educação da sede municipal de Santa Maria da Vitória, Bahia – Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Frota, Patrício de Oliveira; Souza, Luiz Antônio de; Santos, Cleide Magali dos; Pereira, Gilberto CorsoEste trabalho tem como objetivo analisar e verificar a distribuição espacial dos equipamentos de educação que dispõem a rede pública municipal da cidade de Santa Maria da Vitória, a fim de esclarecer se estes foram suficientes para atender a demanda de sua população. Para a aplicação prática reportada, foram usados os setores censitários do IBGE e o censo escolar do ano de 2009, bem como suas informações de população escolarizável em cada setor, enquanto que para o cálculo dos diversos indicadores foi utilizado o software ArcMap. As contribuições desta monografia são: atualização da área urbanizada da cidade de Santa Maria da Vitória, a construção de um banco de dados de equipamentos de educação em meio digital; o mapeamento georreferenciado dos equipamentos de educação, identificação das áreas carentes por vagas e por equipamento no espaço urbano, além de demonstrar o potencial da análise espacial na distribuição e organização da rede do ensino público. Portanto, o levantamento dessas informações e análises contribuirá para abordagem e reflexão sobre a distribuição dos equipamentos urbanos de educação e sua relação com o espaço e a sociedade, visando uma melhor distribuição espacial e oferta desses equipamentos.
- ItemAnálise do incômodo causado pelo ruído urbano na Estrada da Liberdade(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-03) Gonçalves Neto, José Augusto de Freitas; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Espírito Santo, Maria Teresa Gomes do; Lopes, Vitor César RibeiroUma intensa urbanização, industrialização e expansão de transportes têm gerado um aumento da poluição sonora, nos grandes centros urbanos, cujos automóveis são responsáveis por 80% dela, causando incômodo e danos à saúde dos citadinos. Assim, a presente monografia foi desenvolvida como estudo de caso buscando analisar o incomodo causado pelo ruído urbano que advém dos veículos motorizados ao longo de toda a Estrada da Liberdade – localizada no bairro da Liberdade –, onde os maiores prejudicados são os residentes e trabalhadores da via. Durante a pesquisa, buscou-se acumular conhecimentos pertinentes à poluição como: características, conceituações, leis e formas de controle, para só depois chegar à aplicação de questionários em campo. Sequencialmente, é colocado, nas considerações finais, o resultado de todo o estudo, algumas reflexões e possíveis diretrizes que podem ser adotadas para mitigar a poluição sonora provocada pelos veículos automotores.
- ItemAnálise dos fatores intervenientes na localização do transporte vertical na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-07) Pastor, Talita Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Fontes, Luiz Carlos Almeida de Andrade; Velasco, Mirian MedinaO transporte vertical é utilizado em várias cidades do mundo como Salvador, Valparaíso (Chile), Lisboa (Portugal) e Rio de Janeiro, para vencer os aclives e declives impostos pela topografia acidentada e que acabam impossibilitando uma boa circulação das pessoas refletindo de forma negativa na mobilidade e na microacessibilidade delas. Sua tecnologia não agride o meio ambiente, pois se adéqua às condições físicas da cidade e seu sistema de funcionamento é por contrapeso de água ou hidráulico e elétrico/mecânico. É um meio de transporte que obedece a uma rota fixa, o que o torna inflexível e rígido, não permitindo mudança de rota, por isso ele não pode ser implantado em qualquer lugar e correr-se o risco de não ter sucesso, é imprescindível que se discuta e analise onde, pra que e por quem esse meio de transporte vai ser utilizado e para isso deve-se identificar e analisar os fatores que interferem na adequada localização desse equipamento, isso vai fazer com que ele seja bem localizado e atenda as reais necessidades do local onde for colocado. O estudo se propõe a fazer essa identificação e análise dos fatores, na cidade de Salvador, com o apoio de especialistas atuantes na área de transporte de forma a destacar a importância que o transporte vertical tem para essa cidade dividida em alta e baixa.
- ItemAnálise dos impactos ambientais da bacia de captação da Represa do Prata desde a década de 1980(Universidade do Estado da Bahia, 2005-08-30) Luz, Charlene Neves; Costa, Jorge Glauco Nascimento; Silva, Liliane Ferreira Mariano; Santos, Clóvis Caribe M. dosEste trabalho apresenta as considerações iniciais e, em seguida, a fundamentação teórica, onde são discutidas as questões referentes à política e crise ambiental, urbanização e meio ambiente, importância dos mananciais hídricos e espelhos d’água em áreas urbanas, a relevância das áreas verdes em locais de adensamentos populacionais e sustentabilidade ambiental urbana. Seguidamente, apresenta-se uma breve contextualização da expansão urbana de Salvador, o histórico do abastecimento de água na cidade e o histórico da ocupação do miolo de Salvador e da bacia de captação da Represa do Prata. Adentrando no estudo de caso, inicia-se com uma caracterização sócio econômica e ambiental da área, seguida pela análise dos impactos ambientais ocorrentes na mesma. Por fim, apresenta-se os planejamentos ambientais urbanos existentes para área desde o início da década de 1980.
- ItemApreensão de termos e lógicas do urbanismo pela população de baixa renda: o caso da Engomadeira / Salvador / BA / Brasil(2004-11-10) Ogawa, Silvia Belitardo; Sales, Débora de Lima Nunes; Nascimento, Antônio Dias; Dias, Clímaco César SiqueiroEsta pesquisa teve como objetivo conectar educação e urbanismo, tendo sido um estudo do conhecimento que comunidades pobres possuem sobre termos urbanísticos vivenciais e termos urbanísticos acadêmicos, usuais para o urbanista. O primeiro passo para sua realização foi a preparação de um estudo bibliográfico contendo temas como comunicação, educação popular, métodos alternativos de aprendizado, urbanismo participativo e estigmatização da pobreza. O passo seguinte foi, adotando o método “estudo de caso”, conhecer o grau de conhecimento de termos e lógicas do urbanismo por moradores da Engomadeira, bairro popular de Salvador, localizado no miolo da cidade, que apresenta carência de diversos equipamentos e serviços públicos. Para este estudo foram realizados questionários e entrevistas, além de visitas para conhecer a população escolhida e aplicar o “Jogo da Cidade”, jogo que tem como objetivo maior a evidenciação de técnicas de busca de melhorias para bairros carentes, por meio da união de iniciativas, ações, recursos e contatos. Nesta pesquisa fica evidente que as populações de baixa renda têm pouco ou quase nenhum acesso a educação no Brasil, característica que se repete em Salvador. Em conseqüência, a maioria dos moradores de bairros pobres soteropolitanos não consegue entender os processos urbanos e necessidades do seu local, o que dificulta a comunicação e o entendimento da cidade e também o que fazer para melhorá-la. O difícil acesso à educação básica, e aos processos urbanos, conseqüentemente, atrapalha a participação e a busca de melhorias para as moradias e ambiente nos bairros pobres da cidade, fato que pode ser contornado através do empreendimento de técnicas alternativas à educação formal, como a educação popular aliada a outras fontes de aprendizado, como o próprio “Jogo da Cidade”.
- ItemAterro de Canabrava: uma análise das transformações sócio espaciais após a transição de lixão para aterro controlado(Universidade do Estado da Bahia, 2008-06-13) Santos, Fabiana Vieira Casaes; Machado, Nélia Lima; Trindade, Maria Luíza; Burgos, Paulo CésarEste estudo de caso procurou analisar que efeitos as intervenções realizadas no antigo Lixão de Canabrava tiveram sobre a população e a área de entorno. Através do levantamento bibliográfico sobre a origem, conceituação e problemas gerados pelo lixo, foi possível estabelecer a base teórica a respeito das principais questões que estão relacionadas com a existência de um depósito a céu aberto dentro de uma localidade. Pela pesquisa documental e de campo foi possível coletar dados sobre o impactos causados pelo acúmulo e falta de tratamento adequado do lixo de toda uma cidade e a necessidade urgente de se buscar uma solução para o grave problema de saúde pública em que havia se transformado. Na parte empírica, buscou-se conhecer a opinião da população, através da aplicação de um questionário previamente confeccionado sobre as transformações operadas no local, permitindo concluir que, de uma maneira geral, os moradores visualizam modificações positivas no lugar após a retirada do lixão, ainda que considerem que existam carências no que diz respeito à infra-estrutura e a prestação de serviços públicos como um todo.