Bacharelado em Urbanismo - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Urbanismo - DCET1 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 241
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA acessibilidade de portadores de deficiência física motora ao longo da Avenida Manoel Dias da Silva após a reforma de 2002(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Dourado, Diego Velázquez Mattos da Costa; Santos, André Luís Cardoso; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Pinto, Ilce Marília DantasA percepção do urbanista deve ir além de olhar as formas e estruturas urbanas e concebe-las ou criticá-las visando somente o físico, esquecendo da razão as quais existam, os homens. Devemos ser um portador de deficiência para buscar os direitos que cabem a qualquer cidadão? Será que não incomoda poder transpor com destreza e habilidade os obstáculos de uma cidade que evoluiu em função do automóvel e deixar para trás aqueles que possuem diferenças? Este estudo vem a contribuir neste sentido, já que pretende verificar e analisar as condições de acessibilidade do portador de deficiência física motora ambulatorial total ao espaço e ao mobiliário urbano ao longo da Avenida Manoel Dias da Silva em observação ao princípio da autonomia, observando a adequação da citada avenida a NBR 9050/1994.
- ItemA acessibilidade integrada e os espaços públicos abertos destinados a prática de lazer do pilar: reflexões sobre o direito à cidade em uma área de zeis(UNEB, 2017) Invenção, Thayse da Silva; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Zambuzzi, MabelO lazer é um direito social garantido a população. Esta é capaz de desenvolver a participação social dos indivíduos que residem na cidade e o direito à apropriação sobre ela, ou seja, o lazer favorece a atitude de se relacionar dos cidadãos com os diversos equipamentos urbanos, afirmando o poder do conceito de direito à cidade, conceito esse que deve ser garantido para todas as camadas da população, independentemente das condições sociais ou econômicas. Este presente trabalho tem como temática a acessibilidade em espaços de lazer e suas problemáticas que perpassam pelo desenho universal, gestão dos espaços públicos abertos, o direito a cidade e qual o papel ocupado pela população que reside em áreas da Zona Especial de Interesse Social – ZEIS na cidade de Salvador-BA. Propondo assim uma análise dos espaços urbanos públicos abertos destinados às práticas do lazer, na ZEIS de número 161, de nome Pilar, definida pela lei n°9.069/2016 a partir dos aspectos relacionados à acessibilidade integrada e uma reflexão sobre a relação deste com a universalização do acesso as pessoas.
- ItemA cidade de Cachoeira: reconfiguração urbana, redes e função.(Universidade do estado da Bahia, 2012) Silva, Isabel Aquino e; Santana, Charles D'AlmeidaEste trabalho pretende observar a recente reestruturação urbana no munícipio de Cachoeira, tendo em vista os processos históricos que transformam a sua estrutura. Esta cidade, que ao longo de mais de três séculos exerceu importante função de porto e entreposto comercial para as produções agrícolas e industriais do Recôncavo da Bahia, passou por um período- de meados ao pro fim do século XX- de estagnação econômica e decadência urbana, causado principalmente pelo crescimento de cidades como Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, cidades estas beneficiadas pela proximidade com a rodovia BR 101.
- ItemA cidade do medo um estudo de caso sobre a formação de “condomínios fechados” na área da Pituba - Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-21) Rocha, Carla Pereira; Silva, Liliane Ferreira Mariano daO espaço urbano reflete a organização e a dinâmica de cada sociedade. O Brasil tem, principalmente as suas áreas urbanas marcadas por grandes desigualdades de renda, que acarretam disparidades sócio-espaciais. A cidade fragmenta-se eminúmeros territórios com características próprias e excludentes. Em um meio de superabundância para alguns e escassez da maioria, manifestam-se os conflitos e a violência, inclusive como modo de inserção social. O aumento da violência leva a maiores gastos públicos e privados com segurança, perda de investimentos nocomércio e indústria, mudança de hábitos de consumo, além de mudanças na configuração urbana. Os condomínios e ruas fechadas, as residências com altos muros e cercas eletrificadas configuram o cenário urbano, constituindo um novo padrão de segregação espacial. É neste contexto que se estuda a área da Pituba, uma localidade que concentra uma população de média e alta renda, na qual se intensifica o processo de formação de “condomínios fechados”, que além dedesarticular o tecido urbano e a malha viária, cerceia o direito de ir e vir doscidadãos e caracteriza uma ação ilegal.
- ItemA circulação viária e seu impacto para a qualidade de vida urbana: o caso da Rua Amazonas(Universidade do Estado da Bahia, 2003-03-03) Camiña, Álvaro Cruz Rios; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Moura, Jorge; Marília, IlceEste trabalho tem como objetivo analisar as alterações na circulação viária ocorrida na Rua Amazonas, situada no bairro da Pituba, Salvador, e os reflexos causados na qualidade de vida da população local. Esta mudança culminou em outras intervenções físicas com o acréscimo de rotatórias, semáforos e adequação no sentido do tráfego. Relata-se sobre a cidade de Salvador, um pouco da sua história, da evolução do seu planejamento e as principais propostas para o seu sistema viário, conjuntamente ao desenvolvimento de suas principais vias além de tratar da evolução do “novo centro”, e do bairro da Pituba. Aborda-se o histórico do bairro, seu histórico, sua evolução urbana e viária sua importância adquirida ao longo do tempo para a cidade de Salvador, os problemas surgidos no que tange ao tráfego veicular e a circulação urbana, o que provocou modificações na sua estrutura e lógica viária.
- ItemA concentração das agências bancárias no centro municipal Camaragibe, Salvador - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-11) Nascimento, Vitor Souza do; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Zambuzzi, MabelA proposta investigativa é a concentração de agências bancárias no Centro Municipal Camaragibe (CMC) de Salvador – Bahia. O objetivo específico, então, é identificar os principais fatores que influenciam a localização das agências bancárias no espaço urbano. Os procedimentos metodológicos foram a aplicação dos seguintes fatores: concentração das agências bancárias; concentração e especialização de serviços; distribuição da renda e densidade demográfica. Observa-se que todos os fatores estão condicionados ao poder exercido pela principal centralidade urbana da cidade de Salvador, o CMC. O foco desta monografia esta na decisão locacional dos bancos em concentrar agências bancárias nesta centralidade, em detrimento de outros locais de Salvador. Os resultados encontrados foram que os três primeiros fatores não são excludentes, pelo contrário, interagem associados a essa centralidade urbana de Salvador. A forma como o volume de renda está disposto no meio urbano, a demanda gerada pelos serviços e a concentração de agências bancárias atuam de forma determinante para explicar a concentração dos serviços bancários no CMC.
- ItemA conformação das duas centralidades na capital baiana: área central do comércio e do iguatemi(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-23) Ribeiro Júnior, Manoel da Cruz; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Rios, Ricardo BahiaA área do Comércio, na Cidade Baixa, funcionava como principal centro financeiro, comercial e de serviços na cidade do Salvador. A partir da década de 1970, através de um planejamento político e com o início do funcionamento do Shopping Iguatemi – atual Shopping da Bahia – o bairro do Comércio, na perspectiva de centralidade urbana, passa a compartilhar essa atribuição com outra área: uma nova configuração espacial para a capital baiana forma-se no entorno do Iguatemi. O presente artigo aborda a conjuntura e os fatores que levaram o surgimento da nova centralidade. Para tanto privilegiou-se as seguintes formas de pesquisa: de campo, para levantamento de dados; revisão de literatura, empírica e histórica. No que diz respeito ao crescimento da cidade e ao desenvolvimento metropolitano ocasionado aos longos dos anos na cidade do Salvador, a abordagem deste artigo buscou compreender – na produção do espaço urbano – as suas centralidades.
- ItemA conquista de um novo planejamento(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-28) Souza, Isadora Aragão; Fernandes, Rosali Braga; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Falcão, Plínio MartinsO crescimento das cidades e o caráter cada vez mais urbano da população trazem consigo a necessidade de se pensar em espaços urbanos agradáveis para o convívio das pessoas, encarando os problemas que surgem e propondo novos caminhos para se chegar ao ideal de cidade saudável e bem planejada. O presente trabalho tem como objetivo analisar o planejamento urbano no Centro de Vitória da Conquista, através da análise do seu processo de urbanização e de seu Plano Diretor Urbano, propondo uma relação entre o modelo de planejamento urbano do arquiteto urbanista dinamarquês, Jan Gehl, e a configuração espacial do Centro Comercial de Vitória da Conquista, colocando em evidência na área de estudo a escala humana do planejamento. As principais características do município que o torna um potencial receptor das ideias de Gehl e da escala humana do planejamento são levantadas, embasando propostas de melhoria para a área. Para tanto, utiliza-se o método indutivo. Faz-se uso também de pesquisa histórica, documental e bibliográfica e pesquisa de campo.
- ItemA construção de grandes empreendimentos no ambiente urbano e seus impactos na vizinhança: o caso do Horto Bela Vista em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, José Raimundo CruzA proposta deste trabalho é fazer uma análise dos impactos previstos no Estudo de Impacto Urbanoambiental do Horto Bela Vista, em função da implantação do Loteamento Horto Bela Vista na vizinhança dos bairros Cabula e Pernambués em Salvador. Através de uma leitura exploratória do Relatório do Estudo de Impacto Urbanoambiental do empreendimento, permitiu-se identificar as características do empreendimento e da população envolvida, alguns dos principais impactos que possivelmente afetarão a vizinhança do entorno e as medidas compensatórias a serem implementadas. Confrontados estes dados com o referencial teórico procedeu-se à análise dos impactos referentes a cada uma das questões urbanas elencadas no Artigo 37 da Lei Federal nº 10.257/2001, Estatuto da Cidade e a partir daí os seus efeitos e as respectivas medidas mitigadoras foram analisadas e comentadas. Os resultados desta análise poderão afirmar se o empreendimento trará benefícios ou resultará em mais um dos tantos locais da cidade que passaram pelo mesmo processo e nada contribuíram para o bem estar da população.
- ItemA dinâmica urbana na cidade de Conceição do Almeida - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Melo, Thamilles Aquino Brito; Santana, Charles D'Almeida; Barreto, Virginia Queiroz; Castellucci Junior, WellingtonEste estudo objetivou a análise das transformações urbanas que ocorreram na cidade de Conceição do Almeida no período de 1950 a início de 1970, momento marcado pela prosperidade econômica e logo após inicio da decadência. A pesquisa baseou-se em pesquisas à textos acadêmicos, obras memorialistas, documentos de caráter estatístico, iconografia, entrevistas e visita à campo, além de bibliografia de diversas áreas e temas afins. Dessa forma, é possível notar que a economia voltada à agricultura, principalmente o fumo, foram decisivas para as relações de trabalho, da vida citadina e da paisagem urbana.
- ItemA distribuição espacial da rede física do ensino fundamental do município em Salvador - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Alves, Rodrigo Almeida; Souza, Luiz Antônio de; Santos, Cleide Magali dos; Magnavita, Pasqualino RomanoEste trabalho estuda como a Rede Municipal de Educação do município de Salvador encontra-se espacializada no âmbito do ensino fundamental, tendo como critérios as configurações sócio-espaciais e demográficas desta cidade. Levam-se em conta três enfoques: os meios de consumo coletivos, a maneira como o Estado age no espaço urbano nas sociedades capitalistas e a ação do Estado brasileiro nas políticas de ensino através dos seus entes federativos. Utiliza como referenciais as contribuições de Lojkine (1997), Castells (2006), Oliveira (2003), Singer (1978), Freire (2004), Althusser (2003), Menezes (2000) entre outros. São sistematizadas e analisadas informações sobre os equipamentos escolares de ensino fundamental, como estes estão distribuídos pelo município e de que maneira suprem a oferta do ensino público, que é garantido como um direito de todo cidadão brasileiro. Como conclusões observam-se que a Rede Municipal de Ensino em Salvador, além de não possuir papel significativo na estruturação urbana do município, é constituída de equipamentos pouco qualificados e superlotados, além de atender de forma efetiva apenas parte da demanda do Ensino fundamental no município.
- ItemA especulação imobiliária chega à periferia urbana de Salvador: origens e perspectivas do Cabula sob a ótica da habitação(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-24) Pena, João Soares; Fernandes, Rosali BragaEsta monografia tem como objetivo principal fazer uma análise da especulação imobiliária no Cabula, localizado na periferia urbana de Salvador. Para tanto, utiliza se o método dedutivo. Faz-se uso também de entrevistas e pesquisa de campo, de modo a coletar informações sobre o objeto deste estudo. Parte-se de uma abordagem teórica acerca do espaço urbano e os agentes sociais responsáveis por sua produção e reprodução, discutindo-se também o que é a especulação imobiliária. Em seguida, traça-se um panorama sobre o crescimento imobiliário em Salvador, identificando fatores que contribuem para esse processo e os principais locais onde isso vem acontecendo. Por fim, chega-se ao foco desta pesquisa que é a analise do recente crescimento imobiliário no Cabula no bojo da especulação imobiliária e a consequente mudança do padrão habitacional da região. Assim, identificam-se algumas variáveis importantes nesse fenômeno, mapeando onde se concentram esses novos empreendimentos para elucidar a lógica de sua localização.
- ItemA evolução da política habitacional de 1964 a 2000 e seu reflexo em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Aragão, Tarcila Melo Silva; Silva, Liliane Ferreira Mariano daO presente trabalho traz a análise da política habitacional no período de 1964 a 2000, tendo como marcos a atuação do Banco Nacional da Habitação (BNH) desde sua fundação até sua extinção em 1986, e a nova política que surgiu com o processo de redemocratização. Nesta segunda fase destaca-se o Programa do governo do estado, o Viver Melhor implementado em Salvador. Assim, a pesquisa inicia-se com um breve histórico da política habitacional do regime militar, suas características, premissas, diretrizes, objetivos e contexto político, social e econômico, para então, analisar como este modelo foi implementado em Salvador e quais os resultados quantitativos e qualitativos. Esta análise segue até 1986 quando o BNH foi extinto e continua com o estudo da política que se formulou a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso em 1996.
- ItemA expansão imobiliária na cidade de Camaçari entre 2001 e 2010(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Santana, Emanuele de Santana; Fernandes, Rosali Braga; Delgado, Juan Pedro Moreno; Falcão, Plínio MartinsApós a chegada do Complexo da Ford em Camaçari, em 2001, verificou-se em Camaçari um novo potencial imobiliário, que vai além dos moldes do Banco Nacional de Habitação (BNH), das décadas de 1960 e 1970. É a partir deste pressuposto que o trabalho apresentará uma análise da expansão de empreendimentos imobiliários habitacionais, bem como do mercado de mesmo setor, na cidade de Camaçari, no período que sucede a instalação da Ford, até 2010. É importante salientar os conceitos de renda da terra urbana e especulação imobiliária e como tais instrumentos do capitalismo imobiliário se inserem no contexto de Camaçari. Para isso, o foco do trabalho está direcionado no Programa Minha Casa Minha Vida aplicado a Camaçari, com o empreendimento Bairro Novo.
- ItemA expansão urbana e degradação ambiental em Unidades de Conservação – APA Lagoas e Dunas do Abaeté(Universidade do Estado da Bahia, 2005-08-30) Oliveira, Lívia Maria de; Nascimento, Jorge Glauco Costa; Dias, Clímaco César Siqueira; Carneiro, OlgaA percepção de que o Desenvolvimento Sustentável está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento social, e este, por sua vez caminha lado a lado à Educação, constituiu-se no elemento instigador para a elaboração deste trabalho monográfico. Cientes de que não existe relação (homem/meio) sem impactos, convém observar que estes podem ser minimizados de forma a manutenção do equilíbrio na relação entre o Homem e o seu Meio físico e natural. O ambiente traz consigo uma ontologia e uma ética oposta a qualquer princípio totalitário, homogeneizante, a todo conhecimento unitário ou à globalidade totalizante. Ao realizar o estudo sobre a APA Lagoas e Dunas do Abaeté, Salvador-BA, fez-se também, uma análise da expansão urbana e sua influência na degradação ambiental. No intuito de responder ao problema da pesquisa, se a expansão urbana causa a degradação ambiental em Unidades de Conservação? Sendo assim, a análise feita neste estudo, levou em conta a fragilidade dos recursos naturais da área pesquisada e do seu entorno mais próximo, bem como os usos existentes sobre esse território. Os estudos mostraram a grande influência do antropismo no meio ambiente existente na área desde a criação dessa Unidade de Conservação, através Decreto Estadual no 351 de agosto de 1987, publicado no Diário Oficial Estadual até os dias atuais. Sabe-se que a responsabilidade ambiental compete ao Homem. O estudo acerca da Área de Proteção Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté exerce um papel social importante, no tocante a mostrar, de forma real, como acontece à interferência do crescimento urbano desordenado em áreas de unidades de conservação, devido à existência ocupações ilegais que invadem os seus limites. Nesta monografia, enfatiza-se também, a ação das instituições parceiras que juntamente com o Governo do Estado tentam reverter o quadro de degradação, imposto pelo progresso desenvolvimentista.
- ItemA ferrovia e a configuração urbana da cidade de Alagoinhas - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2005-09-29) Araújo, Mayara Mychella Sena; Fernandes, Rosali Braga; Brito, Cristovão de Cássio da Trindade de; Rocha, Francisco Ulisses SantosNo final do século XVIII, um sacerdote fundou uma capela no sítio em que existe atualmente o município de Alagoinhas. Em 1852, por Resolução Provincial, o então povoado Santo Antonio das Lagoinhas foi elevado à categoria de vila, sendo desmembrado de Inhambupe. Em 1868, a sede do município foi transferida para o sítio onde se erguia a estação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco; ficando a antiga conhecida por Alagoinhas Velha. A nova sede foi elevada à categoria de cidade, por Lei Provincial em 1880. O trabalho apresentado remete-se ao processo de implantação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco na cidade de Alagoinhas – Ba, em 1863, considerando como essa interferiu nas condições de ocupação, expansão e conformação urbana do local. A nova realidade, observada pela cidade, esteve relacionada ao modal ferroviário enquanto elemento atuante no arranjo territorial do crescimento de Alagoinhas. No trabalho o ferroviarismo é apontado como dispositivo potencializador da dinâmica urbana de Alagoinhas.
- ItemA gestão dos recursos hídricos e o problema do esgoto sanitário em Inhambupe (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Santos, Maria de Fátima Souza dos; Menezes, Eline Viana; Pereira, Maria Margarida Moraes Alves; Dias, Clímaco César SiqueiraEste estudo faz parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do grau de Bacharel em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Ele foi orientado pela profa. MSc. Eline Viana Menezes. O trabalho buscou a compreensão do “porquê” da ausência de prioridades para a oferta de serviços de esgotamento sanitário, no Município de Inhambupe (Ba). O trabalho foi estruturado em cinco capítulos. No primeiro capítulo delimitou-se o problema e descreveu-se a estratégia metodológica. Foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso. Em relação à coleta e análise de dados, utilizou-se a observação direta em campo, registro fotográfico, pesquisa documental e o método da análise das explicações de seu conteúdo. No segundo capítulo, fez-se uma revisão da literatura nacional e estadual da gestão dos recursos hídricos e dos serviços de saneamento. O capítulo três caracterizou-se a Bacia Hidrográfica do Rio Inhambupe e a situação do município. Neste capítulo, além dos dados físicos, econômicos e sociais, também se realizou um diagnóstico da qualidade da água do Rio, identificando-se as principais atividades causadoras desta modificação. No capítulo quatro, procurou-se analisar o problema da falta de prioridades para o serviço de esgotamento sanitário. No último capítulo sintetizou-se as principais conclusões que nos levam a novas reflexões sobre a prestação estatal do serviço de saneamento, baseada no modelo de Companhias Estaduais (CESBs).
- ItemA implantação das prefeituras-bairro como uma regionalização para a gestão de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2016-04-27) Simões, Renata Batista dos Santos; Fernandes, Rosali Braga; Falcão, Plínio Martins; Muniz Filho, AntônioO presente trabalho tem como intuito fazer uma analise da implantação das Prefeituras-Bairros em Salvador utilizando-a como um modelo de regionalização para a gestão administrativa da cidade. Levanta quais são os objetivos do projeto, o que levou a prefeitura a mudar a sua configuração espacial e os serviços oferecidos por elas. Será feita uma contextualização a respeito do conceito de região. Realiza um apanhado histórico das delimitações territórios já sofreu por Salvador e traz informações a respeito do projeto de delimitação de bairros que Salvador passou na tentativa de fazer uma delimitação de bairros oficial para o município. É feito um comparativo entre a administração que tinha a cidade anteriormente, dada pelas Administrações Regionais e a gestão atual das Prefeituras-Bairros. Ao final são colocadas algumas propostas para a gestão do município.
- ItemA importância dos bondes na expansão urbana da cidade de Salvador (1866 – 1930)(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-26) Costa, Hilton Gerson Zenha; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Souza, Luis Antônio deSéculo XIX. A cidade de Salvador inicia seu processo de modernização, principalmente na área de transportes urbanos. Até então dominavam os deslocamentos a pé, seguidos pela utilização dos carros a tração animal. Mas é em 1866 que O próspero empresário Rafael Ariani, proprietário também de uma fábrica de carros, importa os primeiros bondes puxados a burro, inaugurando assim a era dos transportes coletivos das populações urbanas. É ainda através de Ariani e sua firma associada a Monteiro & Carneiro que surgem os transportes coletivos sobre os trilhos de ferro – os bondes – uma inovação tecnológica tornando possíveis viagens mais rápidas e confortáveis. O bonde, além de caracterizar toda uma época, exerceu um papel de fundamental importância no deslocamento urbano pois diversos núcleos habitacionais foram surgindo e se articulando. Através das linhas e dos trilhos abriram-se muitas casas de negócios e construíram-se muitas residências, alongando a cidade com investidas cada vez mais audaciosas inseridas ou não nos projetos governamentais. Os trilhos seguiram se estendendo pela cidade até aos lugares mais distantes, ligando os extremos norte e sul e partes alta e baixa delineando suas diferenças. Insere-se aí também o projeto e a construção de um transporte para articulação vertical no sentido de reduzir os desníveis urbanos – o elevador – para transporte de cargas e passageiros, tudo isso dentro de um plano estratégico de crescimento e modernização de Salvador. Essa obra genuinamente baiana e revolucionária provera a integração do elevador com as linhas de bonde que iam sendo instaladas e principalmente à comodidade de locomoção de comerciantes nacionais e estrangeiros que fervilhavam à época com o crescimento da vida social e com o divertimento importado da Europa. Este trabalho acadêmico tem pois como objetivo elaborar um estudo sobre o papel exercido por esse meio de transporte e principalmente sua importância no desenvolvimento e na expansão física de Salvador no período compreendido entre 1866 e 1930, ano em que ocorreu na cidade o “quebra-quebra”, marco do declínio deste sistema que persistiu até 1961. A partir da pesquisa fundamentada nos princípios do método histórico e das bibliografias especializadas, busca-se traçar um paralelo entre a implantação deste sistema ferroviário com o desenvolvimento e ampliação das fronteiras urbanas.
- ItemA influência do modo de produção capitalista no processo de produção do espaço: o pensamento de Lefebvre, Santos, Carlos e Harvey(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08-21) Santos, Rivelle Rivétria Santana dos; Fernandes, Rosali Braga; Falcão, Plínio Martins; Franco, Carlos Rodolfo LujanO presente estudo objetiva analisar as influências e reflexos do modo de produção capitalista dentro da produção espacial, dentro do contexto dialético entre sociedade versus espaço e vice-versa. Como objetivos específicos buscou estudar as principais características e os reflexos espaciais da divisão social do trabalho, verificar as principais características da influencia do modo de produção capitalista no processo de formação do espaço urbano. Os autores trabalhados aparecem, neste trabalho, organizados pela proximidade de seus raciocínios, e, mais especificamente, suas considerações sobre a própria influência do capitalismo dentro da produção e das relações espaciais. Consideramos como base para o trabalho quatro autores, que no nosso julgamento, tem importantes contribuições, como Lefebvre, Harvey, Santos e Carlos. Vale ressaltar, também, que o entendimento da dinâmica espacial é de extrema importância para o Urbanismo, já que podemos entendê-lo como um campo do conhecimento multi e interdisciplinar voltado ao ordenamento da cidade, de suas atividades distribuídas no território a fim de que seja alcançada uma melhor qualidade de vida para a população. Temos que o espaço, pode ser considerando não mais como palco das ações dos agentes sociais, econômicos, políticos e culturais. O espaço é também ator nesses processos. O processo de produção do espaço é permeado por uma grande complexidade, uma vez que diversos fatores e interesses estão envolvidos. E nesse jogo de interesses, os interesses do Estado e do Capital se convergem, provocando assim, o que alguns autores denominam de “conflitos urbanos”