Bacharelado em Urbanismo - DCET1
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- ItemPlanejamento urbano em Morro do Chapéu-BA os ideais modernos do Coronel Dias Coelho 1889 - 1919(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-27) Pereira, Edimila Dias da Rocha; Santana, Charles D'Almeida; Mariano, Liliane; Sampaio, Moiseis de OliveiraA cidade de Morro do Chapéu está localizada a 384 km da capital Salvador, tem suas origens datadas do século XVII com as expedições dos bandeirantes. Torna-se Vila em 1864, mesmo ano em que nasce Francisco Dias Coelho, homem negro, neto de um escravo alforriado. Dias Coelho nasceu pobre, mas teve oportunidade de se tornar um importante coronel, influente e posteriormente um dos homens mais ricos da Bahia. Foi o maior comerciante de pedras preciosas da região da Chapada Diamantina. Enfrentou o preconceito em uma sociedade pós-abolicionista e com o objetivo de inserir-se politicamente no município rompeu os paradigmas da política tradicional, investiu em sua imagem e em projetos urbanísticos e sociais visando sempre o progresso e a modernidade para a cidade de Morro do Chapéu, a fim de aumentar sua popularidade e conseguir o cargo de Intendente municipal. Em 1910, já como intendente interino do município, a cidade enfrenta um surto de varíola, então como o objetivo de erradicar tal doença, inicia-se uma reforma urbana, são colocadas em prática ideias modernas tomando como base o projeto de reforma urbana de Paris. As ruas foram alargadas, iluminadas, receberam calçamento; medidas que objetivavam a reestruturação urbana e a modernização do município. Morro do Chapéu contava com, teatro, grêmio literário, escolas, lavanderia pública, abatedouros públicos com rigorosa fiscalização. Seus moradores deveriam seguir o código de posturas, mantendo suas residências limpas, pintadas e alinhadas conforme a norma; Dias Coelho faleceu em 1919 deixando para a cidade de Morro do Chapéu as marcas da modernidade e do progresso em seus mais diversos aspectos, urbanos, culturais, educacionais, de saúde pública.
- ItemO modo cicloviário no contexto da mobilidade urbana, apresentação do projeto cidade bicicleta – Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-27) Conceição, Ediana Santos Fiuza; Santos, André Luís Cardoso; Ribeiro, Denise Maria da Silva; Silva, Liliane Ferreira Mariano daA Mobilidade Urbana é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Isso é o resultado de uma combinação entre a ineficiência do sistema de transportes coletivos e o modelo de mobilidade adotado, o motorizado individual. Fazendo com que seja preciso pensar em uma Mobilidade Urbana voltada para a sustentabilidade, na qual seriam privilegiados os modos de transporte coletivo motorizado e o individual não motorizado. Nessa questão o Governo brasileiro vem incentivando através de programas, projetos e ações a valorização desses dois modos de transporte. E no individual não motorizado vem voltando-se para o papel da bicicleta como um meio de transporte, que vem se mostrando um meio de transporte eficiente para se percorrer pequenas e médias distâncias e também como um modal integrador. Seguindo essa perspectiva da bicicleta como meio de transporte, o Governo Baiano elaborou o Projeto Cidade Bicicleta, que visa prover o território baiano com uma infraestrutura adequada para que os cidadãos possam utilizar a bicicleta como um meio de transporte e servirá também para incentivá-los a utilizar a bicicleta. E partindo desse contexto a presente pesquisa descrever a respeito do Projeto Cidade Bicicleta e também tece uma breve análise sobre o Projeto, a partir de parâmetros comparativos referentes à localização das ciclovias em relação a outros quatro fatores, que são: a distribuição média de renda da população soteropolitana, a ordem de execução das etapas da rede cicloviária, aos centros e subcentros de Salvador e aos pontos turísticos da cidade de Salvador. E com esses parâmetros de comparação chegamos a conclusão de que o Projeto Cidade Bicicleta está sendo conduzido por uma veia turística e em prol de modificações relacionadas com a COPA de 2014, além de promover uma malha cicloviária de lazer, fazendo com que a mesma venha a se tornar insatisfatória quando a execução do Projeto for finalizada.
- ItemQuilombo urbano: a luta pela terra no Quilombo Rios dos Macacos, Simões Filho-BA.(2013-11-27) Dias, Diana Matos da Silva; Nunes, EduardoEsta pesquisa visa analisar a luta pela terra no Quilombo Rio dos Macacos , no município de Simões Filho, localizado na Região Metropolitana de Salvador, Bahia; Para tanto, dentre outros fatores, abordou sobre a questão dos conflitos pela terra em áreas urbanas envolvendo comunidades quilombolas tradicionais. Essa será uma oportunidade de extrema importância para oferecer subsídios no sentido de fazer uma analise sócio-espacial da área de estudo levantando contraposição entre argumentos da Comunidade Rio dos Macacos e a Marinha do Brasil. É feito um levantamento bibliográfico e entrevistas . O trabalho esta dividido em 3 Capítulos. O primeiro faz uma abordagem histórica da questão da terra no Brasil, e apresenta uma conceituação de “Quilombos”; o segundo Capítulo discute as principias formas de ocupações territoriais na Região Metropolitana se Salvador. O terceiro Capítulo apresenta a área de estudo e aborda pontos de maior relevância para o conflito na Comunidade Rio os Macacos do ano 2009 até o ano de 2013.
- ItemO espaço urbano e o ciberespaço: análise dos centros digitais de cidadania no município de Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-27) Santos, Aychá Freitas; Souza, Luis Antônio de; Palácios, Maria das Graças Lima de Souza; Drummond, Washington Luis LimaO objetivo deste trabalho é analisar quanto o Centro Digital de Cidadania enquanto suporte social para prestação de serviço repercute na vida das pessoas e na dinâmica urbana no município de Salvador – Bahia. Buscou-se, portanto, contextualizar o surgimento do ciberespaço e das redes de fluxo para entender o “novo” pensamento urbanístico adotado pelos seguintes autores: Lévy (1999), Ascher (2010), Castells (2011) entre outros. Assim como, uma análise das novas funções que o espaço urbano vem adquirindo a partir do ciberespaço. Para tanto, tentamos ilustrar o Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia no período de 2003 a 2013 destacando as características socioeconômicas dos usuários do Programa. O recorte do trabalho se restringe ao município de Salvador com ênfase nas características socioeconômicas e urbanísticas das Regiões Administrativas que possuem Centros Digitais de Cidadania. Analisamos documentos oficiais, bibliográficos e levantamento de dados in loco em quatro Centros Digitais de Cidadania. A pesquisa visa avaliar o alcance deste tipo de suporte social nas Regiões Administrativas. Para tanto tentamos esclarecer a infraestrutura social e a área urbana que elas estão inseridas.
- ItemComércio informal e uso do solo urbano: o circuito inferior inserido na área nobre da cidade.(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-25) Batista, Amanda das Neves Marim; Santana, CharlesDiversos fatos que acontecem no cotidiano das cidades brasileiras merecem ser olhados mais de perto. As relações sociais e os usos provenientes do processo capitalista, merecem ser olhados de perto de forma mais apurada. Com o objetivo de compreender melhor o espaço e as relações que envolvem alguns usos da sociedade soteropolitana, esta pesquisa está sendo feita, com base nas teorias levantadas pelo geógrafo Milton Santos, principalmente a que diz respeito aos dois circuitos da economia, e também através de pesquisas a campo, entrevistas e busca de dados oficiais. Procurando entender a inserção do circuito inferior da economia, citado pelo mesmo, no novo centro da Cidade de Salvador, o Vale do Camurugipe, também considerada uma das áreas mais nobres da cidade.