Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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- ItemA arte no currículo em ação dos anos iniciais.(2023-12-18) Silva , Karina Santos; Santos, Mônica Souza dosEste artigo oferece reflexões acerca da Arte no currículo em ação nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública situada na cidade de Iaçu, no interior da Bahia. O objetivo desse estudo é identificar o lugar que a Arte ocupa no currículo em ação dos anos iniciais. A abordagem metodológica da presente pesquisa é de natureza qualitativa. Para o levantamento das informações utilizamos a observação e entrevista semi-estruturada como instrumento por se adequar aos objetivos da nossa busca. Os resultados apontam que o componente de Arte ainda é desenvolvido numa perspectiva superficial e descontextualizada, não contribuindo assim de forma eficaz para a formação do sujeito. Por fim, concluímos que a arte deve ter um lugar de destaque no currículo escolar com o objetivo de promover a formação crítica e social dos educandos.
- ItemA cultura da criança ciber: um estudo com um grupo de crianças do espaço lúdico decolar, em Ipirá/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Silva , Tatiane Santana da; Lisboa, Aissa Cavalcante; Silva, Edson Fernando Oliveira; Sales, Gleiton Silva deInseridas em um contexto marcado pela presença constante de telas e conexões instantâneas, as vivências infantis contemporâneas revelam transformações significativas nos modos de brincar, aprender e se relacionar. As crianças do século XXI crescem imersas em uma cultura digital que perpassa suas brincadeiras, afetos, aprendizagens e modos de ser. Diante desse cenário, a pesquisa teve como objetivo investigar como crianças da contemporaneidade têm se inserido no universo das tecnologias digitais, bem como analisar de que forma práticas educativas podem favorecer um uso consciente, criativo e reflexivo desses recursos. A investigação foi realizada com crianças de 8 e 9 anos no Espaço Lúdico Decolar, em Ipirá/BA, utilizando uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com entrevistas semiestruturadas e grupo focal como instrumentos de escuta sensível. A pesquisa fundamenta-se em autores como Philippe Ariès (história social da infância), David Buckingham (infância e mídia), Pierre Lévy e Edvaldo Couto (cibercultura), Lev Vygotsky (interação social), Wechsler (infância e tecnologia) e Sarmento (cultura da infância), entre outros estudiosos que dialogam com as temáticas abordadas. O diálogo com as crianças revelou um cotidiano digital multifacetado, no qual interagem, aprendem e produzem conteúdo com autonomia e espontaneidade, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios como a superexposição e a ausência de limites. Conclui-se que compreender a cultura da criança ciber é essencial para a construção de práticas educativas que respeitem suas subjetividades e contribuam para seu desenvolvimento integral em um mundo cada vez mais conectado.
- ItemA importância da família na escola durante a educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Martins, Eligleice Yara Santos Ribeiro; Jesus, Priscila Silva de; Silva, Silvana Ferreira da; Cerqueira , Maeve Mascarenhas deO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação da família com a escola durante a educação infantil. Os procedimentos metodológicos que foram desenvolvidos nesta pesquisa são de caráter qualitativo e exploratória para entender como a participação da família influencia o processo educacional da criança. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um questionário semiestruturado e a observação direta, que abordaram de forma detalhada a complexa relação entre família e escola na educação infantil. A pesquisa bibliográfica ofereceu um aporte teórico sobre a importância da relação familiar com a escola e seus reflexos sobre a aprendizagem da criança, utilizando como base autores que estudam o tema tais como: Prado (1981), Lane (1985), Piaget (1997) e Vygotsky (1991). O resultado da pesquisa evidencia uma aparente contradição nas respostas dos pais: enquanto a maioria afirma ter uma boa relação com a escola, alguns relatam que essa relação não é constante. A resistência dos pais em discutir o comportamento dos filhos na escola é um fenômeno complexo e multifacetado, para superar essa resistência e promover uma maior participação dos pais. A pesquisa evidenciou a importância fundamental da parceria entre família e escola para a promoção do desenvolvimento integral da criança na educação infantil. A compreensão mútua dos objetivos pedagógicos, a valorização da diversidade familiar e a construção de uma comunicação eficaz são pilares dessa parceria. É crucial que a escola atue como mediadora, promovendo um ambiente acolhedor e oferecendo apoio às famílias. Além disso, as políticas públicas devem ser repensadas para incentivar a participação das famílias e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.
- ItemA percepção docente sobre os motivos e implicações da dificuldade de leitura no 6° ano(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-24) Silva , Elenilda Souza; Sales , Gleiton Silva de; Lisboa, Aissa Cavalcante; Cerqueira, Maeve Mascarenhas deEste artigo tem como objetivo analisar os fatores que contribuem para a permanência das dificuldades de leitura entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar as práticas pedagógicas mobilizadas para enfrentá-las. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi motivada por observações realizadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, nas quais se evidenciou que muitos alunos concluíram o 5º ano com limitações significativas na leitura, sendo promovidos para os anos finais, apesar dessas limitações. A partir de questionários aplicados a docentes de Língua Portuguesa, buscou-se compreender as percepções e estratégias utilizadas por esses profissionais diante de um desafio que extrapola os limites da disciplina e compromete o desempenho global dos estudantes. A fundamentação teórica apoia-se nos aportes de Soares (2011; 2018), Gomes (2007), Ferreiro e Teberosky (1986) e Freire (2022), entre outros o PNA (2019). Os dados preliminares revelam que as limitações leitoras no 6º ano são atravessadas por múltiplas determinações, como fragilidades na alfabetização inicial, ausência de acompanhamento familiar, contextos socioeconômicos adversos, problemas emocionais e cognitivos, além do impacto da pandemia de COVID-19 no processo de letramento. O estudo também aponta a insuficiência de políticas efetivas para garantir o acompanhamento individualizado desses estudantes, o que impõe desafios adicionais aos professores dos anos finais. Conclui-se, portanto, que a superação desse quadro requer ações articuladas entre escola, família e poder público, bem como a valorização da formação docente continuada e de metodologias que considerem as especificidades dos sujeitos em processo de aprendizagem.
- ItemAlfabetização e letramento: desafios vivenciados na escola municipal Paulo Freire - Itaberaba, Bahia(2025-01-07) Soares , Ludimila dos Santos Soares; Lima, Salomão Barbosa dos SantosO presente artigo tem como objetivo identificar e analisar os principais desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais da Escola Municipal Paulo Freire, em Itaberaba – BA. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza teórica e empírica, fundamentada nos estudos de Magda Soares, Paulo Freire, Miriam Lemle, Corinne Smith e Lisa Strick. O método utilizado caracteriza-se como qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. Foram realizadas observações diretas durante cinco dias em duas turmas da escola, além da aplicação de questionários a duas professoras regentes do componente curricular de Língua Portuguesa e uma entrevista com a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, com foco na compreensão dos desafios enfrentados no ensino de leitura e escrita. Os resultados apontam que a maioria das atividades propostas pelas professoras ainda prioriza pouco a leitura em sala de aula, tratando textos como ferramentas complementares e não como um eixo central para o ensino e aprendizagem. Destaca-se a necessidade de uma abordagem que compreenda a leitura como elemento essencial para a autonomia das crianças, ampliando seus horizontes e possibilitando melhores níveis de letramento para o convívio social. Entre as dificuldades observadas nas turmas, identificaram-se: baixa capacidade de decodificação de palavras, dificuldades de compreensão da linguagem, pouca habilidade para leitura e escrita, problemas na pronúncia correta e escassa participação da família no processo de alfabetização. Os dados reforçam a importância de estratégias pedagógicas que articulem práticas inovadoras em sala de aula com ações que envolvam as famílias, criando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes.
- ItemAnos iniciais do ensino fundamental em Iaçu/BA: Experiência lúdica sobre cultura afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Santos, Adrielle Couto dos; Santos, Marinanda Silva de Jesus dos; Silva, Edson Fernando da; Oliveira, Josivaldo Pires de; Gomes, Virginia Mota LagesEste trabalho propõe uma reflexão sobre o papel das práticas lúdicas na valorização da cultura afro-brasileira no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de vivências escolares, busca-se discutir de que maneira o brincar pode contribuir para o reconhecimento da identidade negra e para o enfrentamento de práticas pedagógicas excludentes e pouco representativas. A pesquisa foi realizada na Escola Alzira de Aragão Lima, localizada em Iaçu/BA, a partir de um estágio supervisionado e de entrevistas com professoras da rede pública. O estudo dialoga com os processos de construção da identidade, com a necessidade de uma educação antirracista e com os desafios enfrentados pelas escolas no cumprimento da Lei 10.639/2003. A ludicidade, quando aliada à intencionalidade pedagógica, revela-se um instrumento potente na promoção de uma aprendizagem significativa, crítica e sensível à diversidade. A discussão desenvolvida evidencia a urgência de práticas que incluam e representem todas as infâncias, respeitando suas histórias, culturas e pertencimentos.
- ItemAutobiografia e formação da identidade do educador: saberes e atravessamentos tecidos no programa Universidade Aberta à Terceira Idade | UATI da Universidade do Estado da Bahia- DEDC XIII.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Silva , Thamires de Jesus; Fraga, Giulia Andione Rebouças; Cerqueira, Maeve Mascarenhas de; Lisboa, Aissa CavalcanteO presente estudo procura revelar os atravessamentos e saberes adquiridos pela autora, durante a sua participação no Programa UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), na condição de monitora nos ano de 2022 a 2024. Nesse percurso, foi percorrido uma trilha de análise de documentos e autobiografia como instrumentos para compreender o processo de formação da identidade de uma educadora. Para tanto, foram estudadas as concepções de formação da identidade profissional de Dubar (2000-2006). Para compreender a formação da identidade do educador foram utilizadas as teorias de Nóvoa (1992) e Guimarães (2003). A discussão sobre os termos de “envelhecimento e velhice” e “terceira idade e idoso” foi desenvolvida utilizando as concepções teóricas de Debert (1997), Neri (2014), Assis (2016), Cachioni (2012), Bitencourt (2021), Silva 2008), dentre outros. Foi necessário trazer um histórico sobre as políticas públicas e projetos de extensão voltados para o público da terceira idade. Para tanto, foram consultados documentos institucionais da Universidade do Estado da Bahia, bem como Leis que dispõem sobre a institucionalização de programas para tal público. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 foram os documentos que deram base para a implementação das políticas. O trabalho também conta com as contribuições de Veras (2004), Gomes (2005) e Irigaray (2008) que discorrem sobre a evolução da criação das Universidades Abertas à Terceira Idade a nível mundial, Oliveira (2021), que traz contribuições acerca da caracterização dessas universidades no cenário brasileiro através de uma revisão sistemática. A análise da carta feita pelo coordenador Evaldo Nascimento Bispo se deu através da convergência entre a prática e a teoria durante a vivência da autora no programa na condição de monitora. A pesquisa deu-se com a análise da autobiografia da autora, como instrumento principal de obtenção de dados, contextualizada com a investigação sobre a realidade do Programa da UATI no Campus XIII. A abordagem escolhida foi a qualitativa por possibilitar análise de fenômenos sociais e suas variáveis, com caráter exploratório, no intuito de criar uma familiaridade com as narrativas autobiográficas. Os dados analisados revelam que a interação permite a construção de laços interpessoais que potencializam a ressignificação das experiências. Nesse contexto, verificou-se que a relevância da UATI não fica limitada apenas ao campo da Educação, uma vez que promove saúde, cultura, lazer, dentre outras potencialidades.
- ItemBrincadeiras afro-brasileiras como prática pedagógica na educação infantil.(2025-01-06) Sobral, Edilaine Silva; Dantas, Rayane De AssisAs brincadeiras afro-brasileiras desempenham um papel essencial tanto na valorização da cultura quanto na formação da identidade das crianças. Ao serem incorporadas ao cotidiano escolar, essas atividades lúdicas ajudam a resgatar e preservar as tradições que compõem o patrimônio cultural afro-brasileiro. Assim sendo, o presente artigo é fruto da pesquisa intitulada Brincadeiras afro-brasileiras como prática pedagógica na educação infantil, que foi desenvolvido considerando a inserção das brincadeiras afro-brasileiras como práticas pedagógicas na educação infantil. Apresenta como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, como as brincadeiras afro-brasileiras podem servir como suporte pedagógico, para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento. A pesquisa é de cunho bibliográfico numa perspectiva qualitativa, visto que permitiu construir um referencial teórico sólido a partir da análise de outros materiais. Os resultados mostraram que incluir jogos e brincadeiras de origem africana no ambiente escolar auxilia na aplicação da Lei nº10.639/2003, incentivando o reconhecimento e a valorização da cultura afrodescendente. Foi possível concluir que as brincadeiras afro-brasileiras, quando utilizadas como prática pedagógica na educação infantil, oferecem uma oportunidade valiosa para fomentar uma educação mais inclusiva, diversificada e culturalmente enriquecedora.
- ItemBullying e racismo no contexto escolar(2022-07-15) Santos, Geysa Silva dos; Jesus, Jaqueline Peixoto deNo ambiente escolar são várias as formas de reprodução de violências, estando elas muitas vezes interligadas a variadas ideologias, desta forma, o presente artigo objetivou investigar se as práticas de racismo são confundidas com o fenômeno de bullying no ambiente escolar. Para elucidação do estudo, elegemos abordagem qualitativa, revisão de literatura e pesquisa de campo, e, enquanto dispositivo estratégico de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestrutadas com a equipe pedagógica de uma escola pública, da cidade de Iaçu - BA. Os achados analisados revelam que apesar de ambos os fenômenos serem assertivamente identificados, existem limitações em relação às intervenções e estratégias de combate e prevenção. Nesse sentido, salientamos a urgência dos espaços educacionais e seus agentes elaborarem práticas pedagógicas que possibilitem a reflexão, a prevenção e enfrentamento desses fenômenos.
- ItemCatálogo: Cerâmicas de Itatim.(2025-12-02) Amorim, Andressa Rocha de; Sampaio , Braion Jesus Silva; Barreto , Daine Santos; Santos , Edinei Oliveira dos; Soares, Gisele do Nascimento; Cerqueira, Ianna Lorena Rabelo de Brito Sampaio; Aragão, Tailane Bastos; Ribeiro , Edinilson dos Santos; Gomes, Virgínia Mota LagesA produção de cerâmicas em Itatim é muito mais que uma forma de trabalho: é um modo de vida que atravessa gerações, sustentando famílias e preservando a identidade cultural da região. Os ceramistas locais dedicam-se diariamente ao molde, à queima e ao acabamento das peças, unindo técnica, tradição e sensibilidade artística. Cada objeto produzido carrega a experiência daqueles que aprenderam o ofício observando pais, avós, bisavós e pessoas da comunidade. Ao longo dos anos, a cerâmica itatinhense consolidou-se como uma prática essencial tanto para a economia quanto para a memória afetiva da cidade. O saber fazer, transmitido de geração para geração, fortalece laços comunitários e mantém vivas técnicas ancestrais que resistem ao tempo. Esses conhecimentos, embora tradicionais, continuam em constante transformação, pois cada ceramista imprime sua marca pessoal nas peças que cria. A elaboração deste estudo foi realizada sob orientação da professora Virginia Mota Lages Gomes, no âmbito da disciplina Epistemologia da Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O processo incluiu visitas a três olarias da cidade: a de Nilda do Carmo dos Santos, a de Iraci Silva Santana Machado e a de Valdelício Santana de Assis. Em cada uma delas, observamos o trabalho cotidiano, os modos de organização, as técnicas de produção e a força simbólica que sustenta a cerâmica como patrimônio vivo de Itatim. Ao reunir essas informações, buscamos valorizar os saberes tradicionais que circulam entre famílias e comunidades, reafirmando a importância de apoiar práticas culturais que unem passado, presente e futuro. Reconhecer o trabalho dos ceramistas de Itatim é também reconhecer sua contribuição para a economia local, para a preservação de experiências ancestrais e para a continuidade de um conhecimento que molda identidades e transforma vidas.
- ItemCurrículo da educação infantil: reflexões sobre datas comemorativas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Jesus , Verbênia Patrícia Conceição de Almeida de; Santos, Maria das Neves Enéas da Silva; Cerqueira, Maria do Carmo Oliveira de; Santos, Luciana BastosO presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações que a prática pedagógica segmentada por datas comemorativas causa no aprendizado e no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Ao longo da minha trajetória profissional, surgiram diversas inquietações a respeito da abordagem curricular predominante nessa etapa educacional, marcada, muitas vezes, pela ênfase excessiva em festividades e datas do calendário comercial e religioso. Tal prática, no entanto, tende a afastar a criança do centro do processo educativo, limitando sua participação ativa e o sentido das aprendizagens. Partindo da necessidade de refletir sobre novas possibilidades de abordagem curricular, este estudo propõe um olhar fundamentado na Pedagogia da Escuta, inspirada na experiência da abordagem de Reggio Emília. Essa perspectiva valoriza a escuta sensível, a expressão das crianças e sua participação como protagonistas na construção do conhecimento. Como parte da metodologia, foram utilizadas narrativas de quatro colegas de trabalho, coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. A escolha desse instrumento visou garantir um espaço mais livre e acolhedor para que as participantes compartilhassem suas experiências e percepções. Os relatos obtidos revelaram reflexões ricas e profundas, contribuindo de forma significativa para o debate crítico sobre o currículo da Educação Infantil e a necessidade de superação de práticas baseadas unicamente em datas comemorativas. Conclui-se, portanto, que é urgente repensar o currículo da Educação Infantil, valorizando práticas pedagógicas que coloquem a criança no centro do processo educativo, respeitando seus tempos, escutando suas vozes e promovendo experiências significativas, conectadas à sua realidade e ao seu desenvolvimento integral.
- ItemDepressão infantil: entre sinais, sintomas e o papel docente(2022-07-13) Costa, Gerlania Santos; Costa, Gleice SantosA modernidade líquida, termo utilizado pelo teórico Zygmunt Bauman (1999), refere-se a uma sociedade marcada pela incerteza, fragilidade nos laços sociais, excesso do individualismo e do consumismo. Dentro desse contexto, podemos compreender que a sociedade corrobora significativamente com o adoecimento e sofrimento psíquico das crianças, que são atravessadas por fatores sociais, culturais e econômicos, decorrentes das constantes mudanças e transformações da contemporaneidade. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi analisar a efetiva contribuição do professor na identificação de sinais e sintomas da depressão infantil no contexto escolar. Para alcançarmos os objetivos dessa pesquisa, elegemos como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, do tipo exploratória; também foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos estratégicos. Os resultados apontam que educadores e educadoras estão progressivamente ampliando pesquisas, conhecimentos e concomitantemente, desenvolvendo intervenções e cuidados relacionados à temática, objetivando minimizar os problemas psicossociais que afetam o desenvolvimento multidimensional das crianças na contemporaneidade.
- ItemEducação do campo no contexto da pandemia da covid – 19: o que expressam as crianças?(2022-07-07) Cerqueira, Mikelly MascarenhasResumo: Este artigo resulta da pesquisa realizada com sete crianças da Escola Municipal Elza Freitas Mascarenhas localizada em zona rural, na comunidade Formosa, município de Itaberaba. Objetiva-se compreender, a partir da narrativa de crianças de uma classe multisseriada (4º e 5º anos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental), como ocorreu o fazer pedagógico, bem como o acesso aos recursos educacionais em contexto de pandemia da Covid-19, no primeiro semestre do ano letivo de 2021, durante isolamento social. A base teórica desta pesquisa traçou diálogos com Caldart (2004), Sarmento & Pinto (1997), Bonilla (2011). Esta é uma pesquisa de base qualitativa sendo que os dados e informações foram levantados por meio de um estudo de caso, com uso de técnicas de pesquisa como grupo focal e análise documental. Dessa forma, a coleta de dados deu-se por meio de falas, bilhetes e desenhos. Estes dados indicam a falta que fez o espaço físico escolar na rotina escolar dos participantes da pesquisa e a ineficiência do fazer pedagógico durante esse período de formação na vida destas crianças campesinas, uma vez que, o acesso aos recursos tecnológicos não foi oportunizado. Outrossim, essa investigação realça a inequidade e a invisibilidade da Educação do Campo por parte das políticas públicas como também a falta de isonomia, sobretudo durante período de isolamento social.
- ItemEducação socioemocional nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos da sua implementação pelos professores.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Santos, Charlane Silva dos; Cordeiro, Maria Jeane de Jesus; Sales, Gleiton Silva de; Cerqueira, Maeve Mascarenhas de; Santos, Aline de Oliveira CostaEste trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelos professores na implementação da educação socioemocional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com base em vivências durante o estágio na Escola Municipal Nelson Guimarães, em Itaberaba-BA. A educação socioemocional é compreendida como um processo contínuo de desenvolvimento de competências como empatia, autocontrole, resiliência e convivência, sendo fundamental para a formação integral dos estudantes. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a cinco professoras atuantes nas séries iniciais. Os resultados indicam que, embora as docentes reconheçam a importância da educação socioemocional e possuam uma compreensão clara do conceito, enfrentam obstáculos como falta de formação específica, escassez de recursos, sobrecarga de trabalho e baixa participação familiar. Observou-se também o aumento de problemas emocionais entre os alunos, agravados pelo uso excessivo de telas e mudanças no convívio social. Conclui-se que a efetiva implementação da educação socioemocional exige investimento em formação inicial e continuada dos docentes, apoio institucional, políticas públicas específicas e fortalecimento da parceria entre escola e família, a fim de promover um ambiente educativo emocionalmente saudável e propício à aprendizagem.
- ItemEducação, práticas docentes e tecnologias: as aprendizagens da pandemia da COVID-19(2022-07-12) Evangelista, Beatriz Oliveira; Arruda, Camila Santana de; Fraga, Giulia Andione RebouçasO presente artigo reflete sobre a educação em tempos de pandemia, o retorno ao presencial e as tecnologias utilizadas para viabilizar a educação. Para esta reflexão, buscaram-se informações e dados de como se deu o ensino e funcionamento das escolas durante esse período atípico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com fundamentação teórica de autores e autoras que discutem sobre tecnologias digitais, ensino remoto emergencial e desafios à educação. O questionário foi utilizado como instrumento para coleta e produção de dados com a participação de 12 professoras da rede pública e privada do município de Iaçu (BA). Os resultados apontam que, durante a pandemia, a educação enfrentou grandes dificuldades por parte dos participantes para realizar suas práticas de ensino.
- ItemEvasão escolar e repetência nas séries iniciais e EJA: influência sobre o fluxo escolar nas escolas da rede pública de educação do Município de Ipirá-Ba.(2022-12-19) Oliveira, Marizete da SilvaO artigo foi desenvolvido na Escola Municipal José Luiz dos Santos em Ipirá BA e tem por objetivo conhecer as principais dificuldades que os alunos têm para permanecerem no fluxo regular da primeira a quinta série, estabelecer a visão dos alunos sobre a Educação de Jovens e Adultos e os motivos que dão espaço para que haja evasão nas turmas de EJA. Para alcançar os objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo de caso, pelo fato deste ser considerado um método científico de pesquisa, cujo agrupamento de técnicas para a coleta de dados acerca dos valores, práticas e comportamentos do grupo pesquisado apresenta os subsídios necessários a um relato escrito fiel do fenômeno estudado, a partir de fontes bibliográficas, a exemplo de livros e artigos de periódicos. Quanto à metodologia, esta pesquisa teve aspectos descritivos, com abordagens qualitativa e quantitativa sendo que para tanto utilizou-se registros escolares dos anos de 2018 e 2019, uma entrevista semiestruturada e observação participante. Os resultados indicam as condições socioeconômicas, a necessidade de trabalho para o sustento próprio e de familiares, a maioria constituída por agricultores. Atualmente, buscam na EJA a capacidade de escrever, ler seu próprio nome, além da formação escolar para qualificação do trabalho, priorizando a escola apesar da rotina diária. Recomenda-se, desta forma que os projetos de abono, permanência e apoio a crianças e adolescentes sejam melhor incrementados sobretudo aos moradores da zona rural e que novos estudos sejam realizados visando a busca de melhores formas de assistir os alunos carentes da nossa comunidade.
- ItemGuia Pedagógico Moldando Ideias: a Cerâmica como Experiência Pedagógica na Educação.(2025-12-02) Borges, Ana Carolina Ribeiro Santos; Silva, Elloisa Miranda; Delezzotte, Elieuza Santos de Souza; Suzarte , Elisângela da Cruz; Santos, Fernanda Jesus dos; Nascimento Junior, Humberto Bispo; Silva, Iara Pizzani da; Santos, Laisla Soares; Leal, Marcello Coutinho; Aragão, Maria Nilza Oliveira dos Santos; Cruz, Maria Gabrielly Santos da; Santos, Rafael Brito dos; Santos, Thayla Caroline Nascimento dos; Ribeiro, Andreza Ferreira; Gomes, Virgínia Mota LagesEste trabalho foi produzido a partir de experiências práticas em Oficina de Cerâmica, realizada por estudantes do 2° semestre de Pedagogia, da Universidade Estadual da Bahia, Campus XIII, Itaberaba- Ba. Durante o estudo da disciplina Epistemologia e Educação, os autores foram direcionados a desenvolver a parte prática de modelagem, por meio de constantes reflexões epistemológicas, que aconteceram na sala de aula. Neste viés, os discentes da turma se apropriaram do conhecimento sobre algumas técnicas de manuseio de argila, como: materiais práticos de corte, modelagem, o processo de pintura e queima da peça de cerâmica. Também foram utilizadas fontes bibliográficas que ajudaram na compreensão e contextualização histórica sobre os saberes tradicionais, especificamente a arte da cerâmica, como artesanato que surgiu ainda no Neolítico e ultrapassou gerações. O objetivo deste trabalho é, não só direcionar o percurso metodológico do professor, mas também, servir de suporte teórico e metodológico para o profissional docente que queira trabalhar a ludicidade, habilidades motoras e a criatividade da criança em sala de aula, a partir do uso da argila.
- ItemHeroico mesmo é abrir os nossos baús de miudezas: narrativa (auto)biográfica de uma mulher jovem, preta, ativista e graduanda em pedagogia no Departamento de Educação - CAMPUS XIII da Universidade do Estado da Bahia(2018-08-23) Santos, Joana Barbosa dosEste estudo monográfico - Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia - se insere no rol das investigações (auto)biográficas, na medida em que, por meio da escrita de si, a narradora/autora faz com que o(s) outro(s) reconheça(m) a si e aos seus posicionamentos, tomadas de decisões, decepções, enfrentamentos, desafios, desilusões, conquistas, resistências e aprendizados de mulher, jovem, preta, nordestina, professora e ativista negra. A narrativa de uma estudante universitária natural do município de Ibiquera - localizado no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu/BA - dá acesso às condições de produção do seu processo formativo no ativismo feminista negro e o seu protagonismo juvenil no âmbito do Departamento de Educação - Campus XIII - na Universidade do Estado da Bahia/UNEB. A análise da narrativa ocorre por meio de três ei os que apoiam a e plicita ão da visão contra hegem nica e do empoderamento da narradora Aqui os polos de sentidos atribu dos pelos estudantes forma ão universit ria a busca por um futuro melhor, a transforma ão das maneiras de ver o mundo e a mobili a ão em rela ão ao saber em si), os territórios existenciais (trajetória escolar, devir-estudante e oximoronias imanentes) e os saberes emancipatórios do movimento negro (saberes identitários, saberes políticos e saberes estético-corpóreos), em especial do movimento feminista de mulheres negras, são tomados como categorias analíticas. A monografia produziu três outras categorias próprias, para pensar a (auto)biografia, nascidas do entrelaçamento dos saberes emancipatórios aos territórios existenciais como forma de trazer a tona a dimensão da luta e da resistência na construção de si por uma mulher preta. Os territórios/saberes existenciais/emancipatórios deste estudo são: a) Território trajetória escolar identitária; b) Território Devir-estudante político-estético; c) Território Saber. A relevância deste trabalho está na produção de uma narrativa (auto)biográfica, e suas categorias analíticas, por meio da qual é possível construir e compartilhar os sentidos e as percepção de si e do mundo, em primeira pessoa, de uma jovem negra universitária da UNEB.
- ItemImpactos e desafios gerados pela COVID 19: retorno das aulas presenciais.(2022-12-13) Santos, Alana Lopes dosO presente artigo aborda uma reflexão acerca das estratégias de ensino adotadas pelos professores do Fundamental I, de uma escola da rede municipal de Boa Vista do Tupim (BA) e os impactos das mesmas em relação à aprendizagem das crianças. Tem como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, com fundamentação teórica em autores que discutem sobre aprendizagem e modalidades de ensino. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados, com a participação de quatro professoras e a coordenadora, assim como a análise documental dos diagnósticos realizados pela instituição. Segundo os resultados, conclui-se que a pandemia gerou grandes impactos na educação e, em especial, na aprendizagem e no emocional das crianças, contudo, a instituição educacional se empenha em amenizar os impactos causados pela pandemia. Logo, professores e alunos seguem uma trilha de colaboração mútua para alcançarem a aprendizagem esperada por cada ciclo.
- ItemA importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança, nas escolas públicas de educação infantil, em Itaberaba Bahia.(2022-12-16) Mascarenhas, Ilza Mara Silva; Silva, Karolyne dos Santos daResumo: O presente artigo discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil. Utilizamos como metodologia cientifica, a coleta de dados a partir da observação direta em sala de aula com uma turma do Grupo 5, realizada na Escola Municipal CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Iracina Queiroz de Oliveira localizada no município de Itaberaba, e entrevista semiestruturada com a docente regente. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de mediação da aprendizagem das crianças de educação infantil e o significado que este exerce no contexto cultural e no universo infantil. O escopo teórico da pesquisa foi referendado por Piaget (2017), Vygotsky (1933/2009), Rego (1995), Oliveira (1995), Kishimoto (1996) sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Ao concluir esse estudo constatamos que as atividades lúdicas auxiliam de maneira positiva na construção do conhecimento das crianças, pois desenvolve a curiosidade, a criatividade e a imaginação, contribuindo para sua formação integral.
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