Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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- ItemIntercruzando olhares: perspectivas de professores e alunos sobre a educação de jovens e adultos(2024-07-08) Cirqueira, Alisson da Silva; Santos, Sueide Braga dosEste artigo investiga as experiências e percepções dos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Iaçu, Bahia. Ao entrevistar alunos e professores, foram identificados desafios, estratégias e perspectivas únicas relacionadas ao retorno aos estudos na vida adulta. A análise considera as contribuições teóricas de diversos autores, incluindo Arroyo, Freire e Gadotti, que enfatizam a necessidade de uma abordagem inclusiva e transformadora na EJA. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, combinado a entrevistas semiestruturadas para capturar as experiências e percepções dos envolvidos. Os resultados indicam que a EJA em Iaçu, Bahia, enfrenta desafios relacionados à heterogeneidade do público-alvo, às demandas socioeconômicas e às questões emocionais dos alunos. No entanto, também revelam oportunidades para promover uma educação de qualidade, destacando a importância do engajamento da comunidade, do aprimoramento das práticas pedagógicas e do reconhecimento das experiências de vida dos alunos. Além disso, os alunos compartilham motivações diversas, incluindo preencher lacunas educacionais, buscar crescimento pessoal e profissional, e superar desafios pessoais. Por outro lado, os professores enfrentam o desafio de adaptar suas estratégias de ensino às necessidades variadas dos alunos em uma sala de aula inclusiva e multisseriada. Apesar dos desafios, a interação entre alunos e professores promove um ambiente de aprendizado colaborativo e solidário, onde cada conquista representa um passo rumo ao empoderamento e à igualdade de oportunidades na vida adulta.
- ItemA arte no currículo em ação dos anos iniciais.(2023-12-18) Silva , Karina Santos; Santos, Mônica Souza dosEste artigo oferece reflexões acerca da Arte no currículo em ação nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública situada na cidade de Iaçu, no interior da Bahia. O objetivo desse estudo é identificar o lugar que a Arte ocupa no currículo em ação dos anos iniciais. A abordagem metodológica da presente pesquisa é de natureza qualitativa. Para o levantamento das informações utilizamos a observação e entrevista semi-estruturada como instrumento por se adequar aos objetivos da nossa busca. Os resultados apontam que o componente de Arte ainda é desenvolvido numa perspectiva superficial e descontextualizada, não contribuindo assim de forma eficaz para a formação do sujeito. Por fim, concluímos que a arte deve ter um lugar de destaque no currículo escolar com o objetivo de promover a formação crítica e social dos educandos.
- ItemSaberes-sementes e desafios dos educadores sociais do centro de referência de assistência social – CRAS.(2023-07-10) Alves, David Oliveira TorresEste artigo aborda questões referentes à concepção e interpretação da dinâmica e definição do perfil do educador social inserido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Iaçu, Bahia. Teve como objetivo identificar como os educadores sociais do CRAS da referida cidade, planejam e desenvolvem seus projetos vinculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também a atuação do pedagogo que exerce suas atividades profissionais em espaços não-formais, o que provoca pensar nos saberes-sementes e desafios dos educadores sociais, na responsabilidade e comprometimento com a qualidade social voltada para a cidadania e para a inclusão e propiciar aos pedagogos a compreensão de sua capacidade profissional e o desenvolvimento de competências em ambientes que ultrapassem as integrações escolares. A fonte teórica dessa pesquisa foi pautada a partir de Libâneo (2004) que preconiza sobre educação não-formal, Trilla (2006) que aborda sobre o papel do educador social e da Lei Orgânica da Assistência Social de número 8.742 de 07 de dezembro de 1993. Durante visita à unidade do CRAS, foram coletados dados através de entrevista semiestruturada, realizada com o secretário de Assistência Social e educadores sociais que atuam na instituição. Dessa forma, todo o aporte teórico serviu como base para a análise qualitativa sobre o campo de atuação do pedagogo no âmbito do CRAS, espaço não-formal de ensino em que as práticas não escolares são vistas como grandes aliadas na questão da mobilidade e transformação social.
- ItemMemorial acadêmico: Desafios e conquistas de uma professora em sala de aula.(2022-07-05) Gomes, Silvia Poliana SantosEste memorial descritivo aborda momentos relevantes vivenciados no decorrer da trajetória estudantil, acadêmica e profissional da discente Silvia Poliana Santos Gomes, molhados de reflexões teórico-práticas.Tem como objetivo apresentar os caminhos percorridos, por mim, desde o início da educação básica até a inserção na UNEB, sendo um dos principais desafios cursar o ensino superior em uma universidade pública e lecionar no Grupo de 3 anos. Vivenciar estes desafios dodiscentes em meu percurso acadêmico e laboral contribuíram na construção de habilidades e competências pessoais e acadêmicas para exercer minha função como docente em uma Creche Escola de Itaberaba. O resgaste de minhas memórias, vivências e experiências pessoais foi essencial para produção deste trabalho acadêmico. Vale ressaltar da importância da minha formação acadêmica na UNEB na construção de novos saberes e análise das teorias apreendidas, pois favoreceram a aprendizagem significativa, concepção fundante de minha prática pedagógica. Destarte, o conhecimento de mim mesma não foi um problema dado, pois a produção deste Memorial ocorreu a partir da meta reflexão das experiências vivenciadas no passado, recordando atividades, ações e acontecimentos que contribuíram na análise e registro da minha vida acadêmica durante o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB- Campus XIII.
- ItemRelato de experiência: trilhando o caminho de retorno às origens.(2022-07-06) Santos, Felipe Mota dosO presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a vivência de formação, as descobertas e contribuições compulsadas durante a experiência de enquanto graduando em curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Campus XIII, residente no programa de Residência Pedagógica (RP) do Núcleo Sabenças Passadas (NSP), vivenciar uma prática docente assentada em contação de histórias de tradição oral, rodas de cultura, norteadas a partir da Pedagogia Griô, e como essa vivência despertou questões em torno de identidade, ancestralidade e memória. Buscou-se na metodologia de pesquisa qualitativa descritiva analítica um diálogo epistemológico por meio do relato de experiência. Sustentado em reflexões que integram argumentação com a teoria e as experiências vivenciais enquanto vigeu as atividades e reuniões do NSP. O diário de campo, planos de aula, e as anotações, enquadram os meios de registro. A plataforma online Microsoft Teams representou o local pelo qual as atividades do Núcleo Sabenças Passadas (NSP) foram possíveis e passíveis a presente análise. Acontecendo no período de Novembro de 2020 a Abril de 2022. Foi demonstrado que as contações de histórias de tradição oral, as rodas de cultura, compreendidas a partir da Pedagogia Griô, aproximam identidade, ancestralidade e o resgate de epistemologias não hegemônicas.