Licenciatura em Pedagogia - DEDC13

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 24
  • Item
    Memorial acadêmico: Desafios e conquistas de uma professora em sala de aula.
    (2022-07-05) Gomes, Silvia Poliana Santos
    Este memorial descritivo aborda momentos relevantes vivenciados no decorrer da trajetória estudantil, acadêmica e profissional da discente Silvia Poliana Santos Gomes, molhados de reflexões teórico-práticas.Tem como objetivo apresentar os caminhos percorridos, por mim, desde o início da educação básica até a inserção na UNEB, sendo um dos principais desafios cursar o ensino superior em uma universidade pública e lecionar no Grupo de 3 anos. Vivenciar estes desafios dodiscentes em meu percurso acadêmico e laboral contribuíram na construção de habilidades e competências pessoais e acadêmicas para exercer minha função como docente em uma Creche Escola de Itaberaba. O resgaste de minhas memórias, vivências e experiências pessoais foi essencial para produção deste trabalho acadêmico. Vale ressaltar da importância da minha formação acadêmica na UNEB na construção de novos saberes e análise das teorias apreendidas, pois favoreceram a aprendizagem significativa, concepção fundante de minha prática pedagógica. Destarte, o conhecimento de mim mesma não foi um problema dado, pois a produção deste Memorial ocorreu a partir da meta reflexão das experiências vivenciadas no passado, recordando atividades, ações e acontecimentos que contribuíram na análise e registro da minha vida acadêmica durante o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB- Campus XIII.
  • Item
    Relato de experiência: trilhando o caminho de retorno às origens.
    (2022-07-06) Santos, Felipe Mota dos
    O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a vivência de formação, as descobertas e contribuições compulsadas durante a experiência de enquanto graduando em curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Campus XIII, residente no programa de Residência Pedagógica (RP) do Núcleo Sabenças Passadas (NSP), vivenciar uma prática docente assentada em contação de histórias de tradição oral, rodas de cultura, norteadas a partir da Pedagogia Griô, e como essa vivência despertou questões em torno de identidade, ancestralidade e memória. Buscou-se na metodologia de pesquisa qualitativa descritiva analítica um diálogo epistemológico por meio do relato de experiência. Sustentado em reflexões que integram argumentação com a teoria e as experiências vivenciais enquanto vigeu as atividades e reuniões do NSP. O diário de campo, planos de aula, e as anotações, enquadram os meios de registro. A plataforma online Microsoft Teams representou o local pelo qual as atividades do Núcleo Sabenças Passadas (NSP) foram possíveis e passíveis a presente análise. Acontecendo no período de Novembro de 2020 a Abril de 2022. Foi demonstrado que as contações de histórias de tradição oral, as rodas de cultura, compreendidas a partir da Pedagogia Griô, aproximam identidade, ancestralidade e o resgate de epistemologias não hegemônicas.
  • Item
    O lúdico e as múltiplas aprendizagens: contribuições para o desenvolvimento cognitivo infantil
    (2022-07-11) Sousa, Jéssica Barreto de; Santos, Tamires Sales dos
    O presente trabalho tem como tema “O Lúdico e as múltiplas aprendizagens: contribuições para o desenvolvimento cognitivo infantil”, é resultado de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva, utilizando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Entendendo que os jogos e brincadeiras apresentam-se como ferramenta educativa, nos deparamos com a seguinte questão: Quais as possibilidades de aprendizagem a utilização do lúdico contribui para os nossos discentes?. Explorando as discussões sobre o tema, priorizamos os autores que defendam a educação lúdica e criativa. A partir deste, consideramos que uso de jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento infantil de forma integral, influenciando de forma significativa nos campos cognitivos, emocionais e psicomotores e nas habilidades de comunicação.
  • Item
    Educação, práticas docentes e tecnologias: as aprendizagens da pandemia da COVID-19
    (2022-07-12) Evangelista, Beatriz Oliveira; Arruda, Camila Santana de; Fraga, Giulia Andione Rebouças
    O presente artigo reflete sobre a educação em tempos de pandemia, o retorno ao presencial e as tecnologias utilizadas para viabilizar a educação. Para esta reflexão, buscaram-se informações e dados de como se deu o ensino e funcionamento das escolas durante esse período atípico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com fundamentação teórica de autores e autoras que discutem sobre tecnologias digitais, ensino remoto emergencial e desafios à educação. O questionário foi utilizado como instrumento para coleta e produção de dados com a participação de 12 professoras da rede pública e privada do município de Iaçu (BA). Os resultados apontam que, durante a pandemia, a educação enfrentou grandes dificuldades por parte dos participantes para realizar suas práticas de ensino.
  • Item
    Uso de aplicativos na educação em contexto de pandemia da COVID-19
    (2022-07-14) Cruz, Jamile dos Santos
    Este estudo surgiu após reflexões sobre os impactos que a pandemia da Covid-19 causou na educação a partir do ano de 2020. O principal objetivo foi refletir e investigar os aplicativos utilizados pelos docentes no contexto pandêmico. Os objetivos específicos foram: compreender como se deu o uso dos aplicativos nesse contexto e entender os desafios e potencialidades que estiveram presentes nos modelos educacionais adotados pelas escolas. Esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada com 4 professoras e a coordenadora de uma escola da rede particular de ensino de Itaberaba (BA), em que foi possível uma aproximação entre a vivência docente, caminhada acadêmica e o contexto de pandemia. Foi usada como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada valorizando a escuta docente. A questão norteadora da pesquisa gira em torno de como foram utilizados os aplicativos na pandemia e como essas ferramentas contribuíram para o ensino remoto. Para amparar a discussão apresentada neste estudo, os teóricos que possibilitaram fazer um paralelo entre Educação, pandemia e tecnologias foram: Cani (2020) e Coscarelli (2019), entre outros estudiosos que compartilham das principais discussões aqui abordadas. Com base nas implicações e, ao mesmo tempo, contribuições, este estudo permitiu ampla reflexão referente às práticas pedagógicas com ênfase no uso dos aplicativos Google Classroom e Meet. Conclui-se, então, que as Tecnologias digitais foram ferramentas indispensáveis na mediação da aprendizagem no contexto pandêmico.