Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras)
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O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional. O Profletras do DCH V da UNEB prevê o cumprimento de 480 horas, incluindo-se aí as 60 horas institucionalizadas para o trabalho de conclusão de curso, em um prazo de dois anos.
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- ItemA curadoria digital como recurso contra a desinformação: um protótipo de ensino para a formação do leitor crítico de textos multiletrados no ambiente virtual(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-28) Santos , Lécio da Mota; Santos, Adelino Pereira dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Anecleto, Úrsula CunhaA presente dissertação de Mestrado Profissional em Letras apresenta um protótipo digital de ensino, desenvolvido para colaborar na formação do letramento digital crítico dos alunos dos anos finais da Educação Básica. Recurso a ser apresentado como proposta aos docentes do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, no município de Camaçari. A materialização de tal protótipo faz frente ao crescente fenômeno de desinformação nos ambientes virtuais e está em consonância com o objetivo geral de compreender como o trabalho com a leitura crítica, oportunizada pela curadoria digital de informações, possibilita que os alunos reajam criticamente às fake news. Com foco na pedagogia dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000, 2016; ROJO, 2013, 2017; ROJO e BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019), busca-se formar leitores proficientes e críticos na hipermodernidade. Por meio do trabalho com a leitura crítica, procura-se evitar reações acríticas diante de fake news. Com base nos princípios da BNCC (BRASIL, 2017), propõe-se o desenvolvimento de competências leitoras, práticas de curadoria de conteúdo (CORTELLA; DIMENSTEIN,2015; BRASIL, 2017; ROJO, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) e aprendizagem compartilhada. Considerando-se a recente relevância da curadoria de conteúdos nas mídias digitais, devido ao aumento do fluxo de informações e dispersão das fontes de autoria, busca se compreender melhor a curadoria e seus processos para garantir a seleção e organização adequadas do conteúdo digital. Portanto, como procedimento metodológico, foi aplicada uma abordagem qualitativa com caráter propositivo e aplicação do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), utilizado para analisar o corpus da pesquisa; além da implementação da ferramenta digital Voyant Tools que contribuiu para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. No trabalho, introduz-se o conceito de leitor ubíquo (SATAELLA, 2014) para caracterizar o leitor da hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004) e da hipermobilidade (SANTAELLA, 2013). A metodologia de análise de conteúdo revelou-se valiosa na investigação dos vieses presentes nos textos analisados, desvelando intenções, representações simbólicas e significados ocultos nas comunicações. Além disso, a ferramenta Voyant Tools também contribuiu significativamente para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. Como resultado, constatou-se que a curadoria de informações digitais pode despertar nos estudantes a consciência da importância de se verificar, filtrar, avaliar e utilizar fontes confiáveis de informação, podendo gerar discernimento entre o que é fato e o que é manipulação. Aprendizado que pode levá-los a compartilhar informações verificadas e confiáveis nas redes, contribuindo para fortalecer a credibilidade do espaço público digital. Em suma, este estudo poderá contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, para a formação de leitores críticos e fortalecimento de diretrizes para a curadoria de conteúdo, visando a confiabilidade e qualidade das informações disponíveis.
- ItemA leitura de contos populares nos anos finais do ensino fundamental: análise discursiva e proposta de ensino(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-02) Cabral, Alane Cristina Souza Silveira; Oliveira, Fábio Araújo; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo; Fontana , Mónica Graciela ZoppiO objetivo deste trabalho é analisar as condições de produção da leitura de contos populares em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e, a partir dessa análise, produzir uma sequência didática focada na leitura crítica, baseada na teoria da análise do discurso pecheutiana. Nessa perspectiva, a pesquisa busca contribuir na promoção da leitura crítica de contos populares nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental II, no intuito de alcançar a formação de leitores capazes de analisar o funcionamento da linguagem nos contos populares, ou seja, de analisar a constituição, formulação e circulação desses textos. Para atingir este objetivo, discutiu-se sobre a proposta de leitura sugerida pelos documentos oficiais PCN´s e BNCC, sobre a leitura na perspectiva da análise do discurso materialista e sobre letramento literário, com ênfase no conto popular. A construção do arquivo refere-se à reunião das coleções dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2020 (PNLD). Desta análise, formamos o corpus da pesquisa com dois contos populares: ―A história de Blimundo‖, no livro didático do 7º ano da coleção Português: Conexão e uso, da editora Saraiva (DELMANTO, 2018) e o conto popular ―A mulher que escondia comida‖, do livro didático da coleção Português Linguagens – Editora Atual (CEREJA E MAGALHÃES, 2017), indicado pelo PNLD em 2017. Em virtude da ausência significativa dos chamados contos populares nas coleções indicadas para o Ensino Fundamental II pelo PNLD 2020, julgamos necessário ampliar o corpus, buscando o conto popular em alguns livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi feita uma breve análise discursiva das atividades de leitura dos contos populares e chegou-se à conclusão de que há a necessidade de apresentar novos gestos de leitura para o conto popular, propondo aos alunos uma leitura que favoreça a sua criticidade e a sua autonomia.
- ItemA produção de artigos de opinião por alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Rebouças, Kalliandra Barreto; Santos, Adelino Pereira dos; Almeida, Gilce de Souza; Santos , Hildete Leal dosDe acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017b), torna se necessário desenvolver a habilidade do uso de recursos persuasivos, em textos argumentativos. É preciso que o aluno analise informações confiáveis, fatos e dados para formular pontos de vista que respeitem e promovam os direitos humanos, como rege a sétima competência geral: a argumentação. À vista disso, o trabalho de pesquisa que apresento nesta dissertação, qualitativa, aplicada, de cunho etnográfico, partiu de um problema: de que modo o processo de escrita do gênero textual artigo de opinião pode contribuir para o desenvolvimento da competência sociocomunicativa dos estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Democrático Dr. Rômulo Almeida, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia? Como hipótese pressuponho que os alunos não produziam satisfatoriamente o artigo de opinião, em decorrência de fatores variados, como falta de conhecimentos prévios, desconhecimento sobre a estrutura do gênero, ausência da prática de reescrita do texto. Assim, nesta pesquisa, o objetivo geral foi auxiliar os alunos dessa turma na produção do gênero textual artigo de opinião, propondo como intervenção as práticas de releitura, discussão e reescrita dos textos, a partir de um quadro de critérios que inclui observâncias das características estruturais do gênero textual artigo de opinião, superfície textual, textualidade e argumentatividade. Para tanto, utilizei como referencial teórico autores que discutem o trabalho com o texto em sala de aula, a textualidade e a importância da releitura e reelaboração do texto, fundamentados na Linguística Textual, tais como Antunes (2010), Bakhtin (2016), Costa Val (2006), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), dentre outros estudiosos do trabalho com a leitura e a produção de textos. A partir desta proposta de intervenção pedagógica, verifiquei uma melhora considerável na produção do artigo de opinião dos alunos que, sobretudo com a releitura e reescrita, exercitaram a criticidade, ampliando consideravelmente sua capacidade argumentativa nesse gênero de texto. Trata-se, pois, de mais uma contribuição de pesquisa para o aperfeiçoamento do trabalho com o texto nas aulas de língua portuguesa nas escolas
- ItemA voz da resistência em contos da obra O tapete voador, de Cristiane Sobral: um incentivo à leitura literária afro-brasileira no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Pita, Edna Arruda; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Silva, Naiane Vieira dos ReisDiante da baixa proficiência em Língua Portuguesa e da ausência de um trabalho efetivo com a literatura, este estudo utiliza contos afro-brasileiros de autoria feminina para ampliar o repertório literário e fortalecer a educação antirracista. Esta pesquisa buscou compreender como a leitura de contos afro-brasileiros, selecionados da obra O Tapete Voador, de Cristiane Sobral, contribui para o letramento literário e a promoção da diversidade na Educação Básica, seguindo as orientações normativas. A intervenção realizada constituiu-se de uma “Rota Literária” com contos afro-brasileiros e foi aplicado em uma escola pública na cidade de Valença, Bahia. Este estudo respaldou-se em referenciais teóricos que discutem o papel da literatura na formação humana e crítica. Candido (2011) e Compagnon (2003) destacam o papel da leitura literária no autoconhecimento e na compreensão do outro, enquanto Freire (2011a, 2011b, 2014) orienta práticas pedagógicas voltadas à autonomia e libertação. A leitura e o letramento literário são abordados por Antunes (2009), Zilberman (2008), Lajolo (2001), Abreu (2006) e Fleck (2019), além da problematização do letramento em Soares (2006), Cosson (2018) e Street (2014). O estudo também dialoga com críticas aos estereótipos na literatura brasileira de Dalcastagnè (2005), a abordagem social e filosófica do racismo e da figura do racista, respectivamente, em Diangelo (2018) e Gordon (2023); e a discussão sobre o epistemicídio do povo negro por Nascimento (2016), Ribeiro (2009) e Adichie (2019). O estudo se fundamenta em Gomes (2007) para a educação antirracista, em Duarte (2010) e Souza (2006) para a literatura afro-brasileira e crítica literária, e em Silva (2017) para a relação entre o literário e o existencial, entre outros. Além disso, dialoga com normativas como a Constituição Federal (1988), a Lei n.º 9.394/1996), a Lei n.º 10.639/2003 (atualizada pela Lei n.º 11.645/2008) e a BNCC (Brasil, 2018), essenciais para um ensino literário crítico, voltado à formação cidadã e ao desenvolvimento da leitura e da escrita. No âmbito desta investigação, o projeto de intervenção pedagógica resultou na produção do seminário temático “Café e prosa literária com contos afro-brasileiros da obra O tapete voador”, de Cristiane Sobral, na contação de contos por meio de QR Code e na exposição das produções literárias em painel. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia da literatura como instrumento para incentivar o hábito da leitura e consolidar práticas educativas comprometidas com a promoção de uma educação antirracista e emancipatória.
- ItemAs aparências enganam: a leitura de publicidades relacionadas ao consumismo na aula de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental(UNEB - Departamento de Ciências Humanas - Campus V - Santo Antonio de Jesus, 2024-03-25) Souza, José Rogério Dias de; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Lima, Marcus Antônio AssisNeste trabalho de pesquisa embasado pela teoria da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, versamos sobre a questão da leitura do gênero discursivo publicidade, realizada em sala de aula com um grupo de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso principal objetivo é analisar, a partir da leitura, o funcionamento e os efeitos de sentidos do gênero, considerando sua provável influência para o aumento do consumismo. Incialmente, realizamos uma Atividade Diagnóstica cujas inferências apresentaram os gestos de leitura realizados pelos participantes. Destacamos que estes gestos se dão em virtude da sua constituição enquanto sujeito sócio-histórico atravessados ideologicamente. A Atividade Diagnóstica culminou na produção de uma Sequência Didática, que reforça nossas proposições pretendidas no objetivo inicial, e tem a intenção de servir como uma possibilidade de formar leitores críticos e participativos em seu cotidiano através da leitura e análise do funcionamento, formulação, constituição e circulação do gênero discursivo publicidade. Para fomentar e ampliar teoricamente os nossos objetivos, confrontamos as proposições de leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular com a proposta de leitura da Análise de Discurso pecheutiana, cujas ideais estão na possibilidade de significar um mesmo texto de forma diferente. Por essa perspectiva, os gestos de leitura não são fixos, nem predeterminados, são heterogêneos. Propusemos e analisamos as atividades realizadas pelos participantes da pesquisa nas duas etapas: Atividade Diagnóstica e Sequência Didática. Os resultados obtidos a partir das análises tornaram-se capítulos desta pesquisa e evidenciam que o processo de leitura deve ser constituído socialmente, destacando a necessidade em trabalharmos a leitura rompendo a barreira da previsibilidade.
- ItemAs masculinidades no livro didático de Língua Portuguesa: regularidades e efeitos de sentido(Pontes Editores, 2023-08-01) Oliveira , Fábio AraújoEm As masculinidades no livro didático de Língua Portuguesa: regularidades e efeitos de sentido, Fábio Oliveira analisa o discurso sobre as masculinidades no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental no Brasil. Para isso, utiliza a teoria da análise do discurso pecheuxtiana. Os livros selecionados para análise são os do 5º e 9º anos mais solicitados pelos professores da rede pública e comprados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). No que diz respeito à questão das masculinidades, o autor observa que há vários estudos ana lisando a construção do masculino na contemporaneidade e apontando para diversos problemas sobre o assunto na formação de crianças e adolescentes, principalmente ligados ao machismo, como a prática da violência, o desrespeito à diversidade sexual e de gênero etc. Dessa forma, ele considera essencial avaliar como o livro didático de português trata a questão das masculinidades.
- ItemAutobiografia como forma de ressignificação da produção textual escrita no ensino fundamental: uma proposta pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2021-05-21) Pereira, Lídia dos Santos; Santos, Adelino Pereira dos; Almeida, Gilce de Souza; Costa, Geisa Borges daO domínio da leitura e da produção textual é de fundamental importância na sociedade atual e quem não domina essas competências vê comprometido tanto o seu sucesso escolar como as possibilidades de inclusão social. Partindo dessa consideração, esta proposta pedagógica tem como objetivo apresentar ao professor de Língua Portuguesa um procedimento metodológico, uma sequência didática, como instrumento para se desenvolver a competência de produção textual escrita dos alunos por meio do gênero autobiografia. A presente proposta se destina ao ensino de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Uma das bases de construção da presente proposta pedagógica foi uma avaliação diagnóstica realizada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal José Batista da Fonseca, situado no município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia. A partir de dados coletados em uma das etapas da avaliação diagnóstica – a produção textual da autobiografia dos alunos –, foi elaborada uma sequência didática baseada no modelo apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nesta proposta pedagógica, foram articulados postulados teóricos da linguística textual relativos a texto, critérios de textualidade, produção textual, gênero textual a partir de autores como Antunes (2003, 2005, 2010, 2017), Marcuschi (2008), Koch(2002),Costa Val(2005) e Lejuune(2014) que discorre sobre autobiografia. A produção textual a partir do gênero autobiografia é promissora, pois, além de contribuir com o aprimoramento da capacidade de produzir texto escrito, através desse gênero, é possível ao professor trabalhar temas transversais importantes para o desenvolvimento global do aluno. Na sequência didática proposta, o tema transversal Identidade surge como uma contribuição para o autoconhecimento do aluno, para que ele se relacione bem consigo mesmo e com as outras pessoas.
- ItemCrônicas da juventude e os retratos de si: a formação do leitor literário na aula de língua portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-04) Anjos, Mislene Teles dos; Guerreiro, Paulo de Assis de Almeida; Neto , João Evangelista do Nascimento; Brito , Dislene Cardoso deEste trabalho tem como objetivo contribuir para a proficiência leitora e escritora dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, a partir de proposições de prática do letramento literário, que podem ser trabalhadas em sala de aula pelos professores de língua portuguesa, não só através da leitura de crônicas de autores brasileiros consagrados, mas também de uma escritora de Seabra – BA. Além do incentivo à produção deste gênero textual pelos próprios estudantes. As discussões sobre esta temática serão embasadas nos assertos sobre letramento propostos pelas teóricas: Ângela Kleiman (2005/2007), Magda Soares (2019) e Roxane Rojo (2009). Por conseguinte, os autores João Wanderley Geraldi (1999), Michèli Petit (2009) e Paulo Freire (1989) colaboram com este estudo sobre a leitura enquanto conteúdo de ensino. Já os autores Graça Paulino e Rildo Cosson (2009), Regina Zilberman (2009/2010) e Rildo Cosson (2020/2021) apresentam o conceito de letramento literário e propostas pedagógicas para as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, Antonio Candido (2003/2011), Jorge de Sá (1992), Flora Bender e Ilka Laurito (1993), Afrânio Coutinho (1975) e Massaud Moisés (2012) discorrem sobre a crônica e suas especificidades. E, por fim, Magda Damiani et al. (2013), Rocha e Aguiar (2004) e Zanete (2017) corroboram com a escolha metodológica de caráter qualitativo, de forma especial, a pesquisa de intervenção para o âmbito educacional. No intuito de aliar a teoria à prática em sala de aula, propõe-se uma intervenção para as aulas de Língua Portuguesa, através da sequência de ensino, inspirada na concepção de recursos didáticos de Antoni Zabala (1998). Para o trabalho específico com a língua, buscamos a Sequência Básica para a leitura literária proposta por Rildo Cosson (2020), a qual foi associada a uma adaptação da proposta didática para o ensino dos gêneros textuais de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Com o intuito de tornar mais acessível o conteúdo dessa proposta de intervenção aos professores do Ensino Fundamental, optamos por redigir as suas várias etapas na forma de um caderno pedagógico cuja visibilidade prática pode, conforme for contribuir para incrementar novas didáticas nas aulas de língua materna que visam formar leitores proficientes.
- ItemDo virtual para o real: FANFIC como estratégia de escrita na escola(2020) Reis, Vânia Costa; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney; Nascimento Neto, João Evangelista doTornar possível o desenvolvimento adequado das habilidades de escrita dos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, principalmente para os que atuam em escolas públicas, nas quais faltam recursos e investimentos para compra e atualização de materiais pedagógicos. Devido a isso, compete ao professor desenvolver estratégias para contornar esse sistema excludente e oferecer ao estudante possibilidades de evolução e ampliação de suas potencialidades. À luz desse cenário é que desenvolvemos esta proposta de pesquisa-ação com vistas a utilizar o gênero fanfic, e todas as possibilidades oferecidas por ele, a exemplo da escrita colaborativa, como incentivo para a realização da escrita escolar. A temática escolhida para inspirar a criação desses textos foi contos de fadas, por serem textos livres de direitos autorais e que também permitem ao indivíduo processos de reflexão sobre sua cultura e valores. O contexto escolhido para essa vivência foi uma escola pública da educação básica localizada no centro de Santo Antônio de Jesus - BA. Lá, selecionamos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que, em sua maioria, não apreciavam o ato de escrever, para participarem dessa jornada. Assim, aplicamos uma proposta de intervenção, dividida em 9 etapas afim de intensificar o contato desses sujeitos com a escrita. Essa aproximação realizou-se de forma lúdica e utilizando a fanfic, elemento que faz parte da realidade na qual estão imersos, uma vez que são nativos digitais. Para construir as atividades implementadas durante a proposta, bem como para apoiar as ideias presentes nessa dissertação de mestrado, recorremos a um arcabouço teórico que consiste em: Fiorindo (2005; 2009) e Reis (2018) que fundamentam a narrativa. Coelho (2012) e Nascimento Neto (2011) trazem importantes elementos dos contos de fadas para além da literatura infantil. Sant’Anna (1991) e Discini (2002) discorrem sobre a intertextualidade presente também nos contos de fadas. Enquanto Jamison (2018) descreve e situa as fanfics historicamente, Bertoni (2019) tipifica esse gênero digital. Por fim, temos Rojo (2013), Pretto (2011) e Santaella (2013) que apontam a necessidade de desenvolver práticas de ensino que contemplem os indivíduos imersos no mundo digital.
- ItemDos contos de fadas à literatura de cordel: leitura, escrita e valores humanos na escola.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Ribeiro, Maria Tânia Fonseca da Silva; Fiorindo, Priscila Peixinho; Neto, João Evangelista do Nascimento; Magalhães, Elton Linton OliveiraO ensino tem enfrentado tempos difíceis, muitas vezes, devido à falta de valores humanos. Diante desse contexto, acreditamos que o professor tem um papel importante para vencer alguns entraves relacionados, principalmente, à aquisição de conhecimento dos estudantes. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica intitulada “Dos contos de fadas à literatura de cordel: leitura, escrita e valores humanos na escola”, destinada à turma do 8º ano do Ensino Fundamental, do município de São Miguel das Matas – BA. Para isso, desenvolvemos o trabalho com cordéis estilizados a partir de alguns contos de fadas, com o intuito de incentivar a leitura e a escrita poética, enfatizando os valores humanos. Assim, nos apoiamos nos teóricos que discutem sobre o ensino e aprendizagem, além da importância do texto literário no processo de formação leitora, e dentre eles destacamos Fiorindo (2012/2015), Paulo Freire (1989/1996), Zilberman (2008) e Cândido (2011). Paralelamente sobre o cordel, nos pautamos em Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012) e Haurélio (2013). Quanto aos contos de fadas trazemos Von Franz (1990), Chesterton (2019), Michelli (2012), Coelho (1987), entre outros teóricos e sobre a estilização nos apoiamos em San’Atanna (2003). A proposta é uma sequência didática dividida em 10 etapas, com sugestões de atividades individuais e em grupo, priorizando o dinamismo das aulas e a participação dos educandos, a partir da realidade literária popular deles, dando-lhes suporte para a produção de possíveis cordéis. Pretende-se, dessa forma, incentivar a leitura e escrita poética, enfatizando os valores humanos a partir de contos de fadas estilizados em cordel
- ItemGêneros do humor e tipologia de meme: contribuições para a leitura crítica de alunos do 8º ano do ensino fundamental(2024-03-26) Pinheiro, Meiriluce Mascarenhas; Santos, Adelino Pereira dos; Simões, Natival Almeida Neto; Pereira, Monalisa dos Reis AguiarEste trabalho é uma pesquisa sobre as dificuldades de leitura crítica apresentadas por uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Antonio, do município de Ipirá-BA. Para tanto, apresenta como objetivo geral contribuir para o processo de formação leitora desses alunos, no que diz respeito à análise dos gêneros textuais, em especial o meme. O percurso metodológico se assenta numa abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e propositivo, através da construção de uma proposta pedagógica em formato digital. Quanto ao aporte teórico, ancora-se nos estudos de diversos/as autores/as e seus respectivos eixos temáticos, a saber: Possenti (1998, 2018, 2021) - tipos de piadas e criação de Uma Tipologia de Meme, de autoria da pesquisadora, além da discussão sobre o humor e os efeitos de sentido no texto; Rojo (2012) e Ribeiro (2021) - os multiletramentos; Barreto (2022), Dawkins (2007) e Chagas (2020) - memes; Marcuschi (2008) e Ramos (2017) – gêneros textuais; Kock e Elias (2006) e Solé (1998) - práticas leitoras, e a BNCC (Brasil, 2018), que orienta sobre habilidades e competências essenciais no processo de leitura proficiente. Como resultados, apresenta-se um Caderno de Atividades Digitais sobre leitura crítica, composto por análises dos tipos de memes advindos da Tipologia. Ao realizar as atividades do Caderno, espera-se que os alunos sejam capazes de ler criticamente gêneros discursivos e multimodais, como meme; relacionar linguagem verbal e imagética em gêneros para construção de efeitos de sentido; compartilhar informações, utilizando as diferentes linguagens presentes nos gêneros, de forma ética; assumir uma posição reflexiva sobre os diferentes efeitos de sentido apresentados nos memes e outros gêneros, bem como inferir informações implícitas. Acredita-se que o Caderno de Atividades Digital contribuirá, significativamente, para a prática pedagógica docente, bem como para a formação de leitura crítica dos alunos.
- ItemLiteratura e letramento literário: a experiência do feminino nos contos de autoria indígena nas aulas de Língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Borges , Carla Rosângela Silva; Silva, Rosemere Ferreira da; Neto, João Evangelista do Nascimento; Ferreira , Lígia dos SantosO presente trabalho tem como objetivo incentivar à formação leitora crítica dos discentes do 8º C da Escola Municipal Alzira Bela Brandão-Ipirá-Ba, por meio da apresentação de um caderno pedagógico, com enfoque na leitura de contos indígenas de autoria feminina, buscando estimular reflexão crítica sobre a temática indígena e suas contribuições para a formação identitária étnica brasileira, bem como desmitificar as concepções estereotipadas a respeito das comunidades indígenas propagadas por várias gerações. Dessa forma, cumpre requisitos da Lei 10.639/2003, atualizada pela Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da História e Cultura AfroBrasileira e Indígena na Educação Básica, revisando os currículos escolares e as práticas pedagógicas, na tentativa de romper com o silêncio das vozes indígenas invisibilizadas na historiografia oficial. O projeto intitulado Literatura e letramento literário: a experiência do feminino nos contos de autoria indígena nas aulas de Língua Portuguesa traz à seara literária a discussão sobre a temática indígena, elaborada a partir de um projeto específico para o Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS. As sequências didáticas elaboradas no caderno pedagógico visam proporcionar a inclusão metodológica da temática nas aulas de língua portuguesa, chamando atenção dos docentes para uma abordagem mais consciente sobre a literatura indígena. Esta pesquisa é fundamentada em referências teóricas no campo da crítica literária de Candido (2011), Compagnon (2003), Thiél (2012), na filosofia de Ailton Krenak (2020-2021), Freire (1987- 2019) e Frantz Fanon (2008), na antropologia de Ribeiro(2015), Almeida (2010), no letramento literário, a partir de Antunes (2009), Lajolo (2008)), Dalcastagnè (2005), Cosson (2006-2014), Abreu (2006), Paiva (2007), Silva (2021) e na literatura indígena brasileira, com base em Graúna (2013), Jekupé (2009), Cruz ( 2014), Potiguara (2014), Minápoty (2012), Kambeba (2018) e Munduruku (2018). São consideradas, como documentos fundamentais nesta dissertação, a LDB 9.394/1996 e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que regem o ensino brasileiro nacional e legitimam a inclusão da temática indígena em todas as etapas da Educação Básica. Os contos indígenas de autoria feminina são identificados no resultado da pesquisa como um instrumento relevante para a formação leitora porque promovem uma discussão sobre o relevante papel da mulher indígena na sociedade e da mulher, de uma maneira geral, no contexto social brasileiro.
- ItemMemórias dos confins da ilha: do ambiente familiar às aulas de língua portuguesa – um dedo de prosa entre o presente-passado para produções narrativas.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-18) Lins, Jeã Cleber Santos; Nascimento Neto, João Evangelista do; Araújo, Carla de Quadros; Santos , Luciene SouzaO conhecimento e a valorização do passado de um povo são fundamentais para o fortalecimento dos vínculos socioafetivos entre os indivíduos que o compõem. Este trabalho tem por proposta estimular os educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Juracy Magalhães Júnior, na localidade de Cacha-Pregos, Município de Vera Cruz, Estado da Bahia, Brasil, a refletirem acerca da sua memória individual e coletiva, a partir do contato com a tipologia textual narrativa e o gênero memória. O problema deste estudo é:como as vivências da comunidade de Cacha-pregos, em Vera Cruz/BA podem contribuir para uma autoria de textos memorialísticos na prática de produção textual de estudantes do 9º ano no Colégio Estadual Juracy Magalhães Júnior? Neste trabalho, as bases teóricas acerca da memória foram alicerçadas em Bergson (1959), Bosi (1994-2003), Halbwachs (1950), Le Goff (1990) e Pollak (1989). O importante papel humanizador da leitura literária teve por base Candido (2017) e Cosson (2019). Brito (1989), Le Goff (1990), e Benveniste (2014) foram o esteio para a abordagm histórica da memória. O respaldo quanto aos tipos e gêneros textuais e suas implicações no
- ItemMúsica de protesto para o pensar crítico e o fazer poético na escola.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-11) Silva, Gilson Pereira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Wasem, Marcelo SimonConsiderando a realidade dos aprendizes pertencentes à Educação Básica da escola pública na contemporaneidade e de acordo com pesquisas sobre os índices educacionais registrados, no que tange ao domínio da leitura, escrita e pensamento crítico, observamos uma enorme lacuna, a qual necessita de resolução urgente. Diante do exposto, o objetivo aqui é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica utilizando música de protesto dentro de uma dimensão multidisciplinar, a fim oportunizar práticas de leitura e de escrita, além da reflexão sobre os discursos presentes nas composições, seus contextos e críticas sociais, estabelecendo relação com as práticas interativas dos sujeitos envolvidos. A metodologia foi estruturada em 10 etapas, envolvendo interpretação musical, interação poética e produção de composições musicadas a partir das músicas de protesto Geração de pensadores, de MC Garden (2015) e Lucro (descomprimindo) (2016) e Invisível (2017), da BaianaSystem, e aplicada na Escola Municipal Professora Auta Pereira de Azevedo, localizada no povoado do Sítio do Aragão/Santo Estevão/Bahia. Os sujeitos escolhidos são estudantes do 9º ano, Ensino Fundamental, composto por 17 alunos, sendo seis do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com idades entre 13 e 16 anos, oriundos da zona rural do referido município. A fundamentação teórica tem o amparo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (Brasil, 1997), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDBEN (Brasil, 1994/1996) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), documentos publicados para contextualizar as orientações da educação na contemporaneidade. Paralelamente, dentre outros autores, respaldamo-nos em Alencar e Fleith (2003), Fiorindo e Wendell (2023) e Stoltz (2021), que abordam a criatividade e a emoção em sala de aula; Polleto (2019) e Coelho (2013), que discutem as origens do Funk; Hall (2002) e Callegari (2010), que tratam dos conceitos de pertencimento; Lourenço (2010) e Palermo Filho (2019), os quais abordam a performance musical; Cordeiro, Silva e Rodrigues (2014), Farias (2018) e Contier (2021), que tratam de produção musical e crítica social; e, por fim, Ortega (2015), Cásper (2016), Belisário e Oliveira (2023), que abordam músicas de protesto. Os resultados indicam que, ao trabalhar com as músicas de protesto, os alunos desenvolveram habilidades discursiva, artística e linguística, além do pensar crítico e do desenvolvimento da prática de leitura e da escrita poética.
- ItemO ensino de língua portuguesa: desafios, práticas e alcances(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-01) Oliveira, Fábio Araújo; Almeida, Gilce de Souza; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar FigueiredoA organização deste livro partiu do desejo de oferecer, sobretudo a professores de Língua Portuguesa e a estudantes de Letras e de Pedagogia, conhecimentos produzidos no âmbito da Linguística que possam subsidiar, teórica e metodologicamente, o ensino de Português na educação básica. A obra, vinculada à Linha de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais do PROFLETRAS (UNEB), divide com este Programa o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, o que, sem desprezar questões de outras naturezas, envolve a instrumentalização dos professores de Português, para que desenvolvam práticas pedagógicas inovadoras voltadas ao aprimoramento da competência comunicativa dos estudantes. Dessa forma, reunimos aqui um conjunto de textos de pesquisadores de diferentes áreas da Linguística – Língua Portuguesa, Variação e Ensino, Análise do Discurso, Linguística Aplicada e Tecnologias Aplicadas ao Ensino – para socializarmos pensamentos contemporâneos relacionados ao ensino de língua portuguesa e tensionadores de paradigmas limitantes, ainda em vigor no campo da formação de professores
- ItemO gênero textual meme na aula de língua portuguesa: atividades de leitura crítica e produção textual para os multiletramentos(Universidadade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Lima, Renata Ferreira Pereira; Santos, Adelino Pereira dos; Santos, Fernanda Maria Almeida dos; Pereira, Monalisa dos Reis AguiarAs transformações interacionais decorrentes das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) demandaram mudanças no ensino de Língua Portuguesa. À vista disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – (Brasil, 2018) – formulou orientações pedagógicas para que os currículos escolares adotem práticas que favoreçam a consolidação de habilidades cujos eixos de práticas de linguagem contemplem os multiletramentos. Desse modo, esta pesquisa qualitativa, estruturada pelo método científico “análise de conteúdo” (Bardin, 2016), partiu do seguinte problema: “O estudo do meme pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa de forma a promover no estudante o desenvolvimento dos multiletramentos?” Como hipótese, presumi que o estudo do meme, como gênero multissemiótico, poderá aprimorar nos estudantes a capacidade de leitura crítica e de produção de textos que integram diferentes linguagens e circulam nos ambientes digitais, favorecendo, assim, a ampliação de aprendizagens relacionadas à multiculturalidade e ao desenvolvimento de multiletramentos. Para isso, esta pesquisa teve como objetivo geral produzir uma proposta de intervenção, utilizando o meme como gênero textual potencializador para aprimoramento do ensino de Língua Portuguesa, verificando como habilidades de leitura e produção de textos multissemióticos podem ser fomentadas, a fim de se desenvolver os multiletramentos. Como aporte teórico, elegi fundamentações que tratam de letramentos, multiletramentos, multissemiose, cultura digital, linguística textual e textualidade, discutidos por autores como Moura e Rojo (2012; 2019), Rojo (2013), Bakhtin (2016), Chagas (2020), Coscarelli (2019), Ferraz (2019), Leal-Toledo (2021), Marcuschi (2008), Recuero (2009), o grupo de Nova Londres (2021), entre outros. Como proposta desta investigação, foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal de Cairu — BA, tendo como produto final a produção de um meme digital. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho com o gênero meme pode contribuir significativamente para o aprimoramento de habilidades de leitura crítica e de produção textual multissemiótica, promovendo uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e conectada às práticas sociais contemporâneas, para o desenvolvimento de multiletramentos.
- ItemO papel da gramática na prática de leitura: contribuições da Análise do Discurso(Pontes Editores, 2023-08-01) Oliveira, Fábio Araújo; Cabral, Alane Cristina Souza SilveiraNo artigo O papel da gramática na prática de leitura: contribuições da Análise do Discurso, Alane Cabral e Fábio Oliveira refletem sobre o papel da gramática na prática de leitura. Para isso, abordam brevemente contribuições de áreas da Linguística para o tema (Semântica Formal, Pragmática e Linguística Textual), e focam nas contribuições da Análise do Discurso, pelo seu potencial em articular língua, história e ideologia em questões de interpretação. A importância desse trabalho está tanto em contribuir com reflexões sobre o ensino de gramática no ensino básico, o que ainda causa dificuldades para professores de língua portuguesa, como em articular o ensino de gramática à leitura, prática recomendada por documentos de ensino, como a BNCC, mas pouco desenvolvida nos cursos de formação inicial e de formação continuada de professores. Com a pesquisa, os autores mostram como a gramática funciona na construção do sentido. Assim, a escolha e combinação de elementos gramaticais está relacionada às condições de produção do discurso.
- ItemO teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Silva, Cristiane Rosa Moreira; Fiorindo, Priscila Peixinho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Wendell, NeyConsiderando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos.
- ItemA peleja da resistência contra o preconceito: entre o campo e a cidade, uma proposta de compreensão leitora a partir do cordel(2020) Silva, Manoel da Lapa Fonseca da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho configura-se numa dissertação de mestrado, intitulada: “A PELEJA DA RESISTÊNCIA CONTRA O PRECONCEITO: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO CORDEL” realizado no PROFLETRAS – Campus V, UNEB, que tem como objetivo geral desenvolver a compreensão leitora dos alunos através do cordel, dando uma atenção especial às questões de identidade e a valorização dos saberes do campo. Esta proposta nasceu da percepção de duas situações: a dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e o preconceito que os alunos sofrem por serem da zona rural, fazendo-os não aceitarem suas identidades. Assim, traz-se como problema a seguinte questão: de que maneira o cordel pode contribuir no processo de compreensão leitora e na valorização da identidade desses estudantes? Para responder a essa questão, apresentamos a hipótese de que a leitura, especialmente na fase inicial de desenvolvimento das competências leitoras, precisa encantar e seduzir o educando de modo a ser uma atividade que desperte prazer e entretenimento. Partindo desse pressuposto, acreditamos que o texto de cordel, como um gênero de características populares, pode promover esse encontro do aluno com a leitura e apresentar “a roça”, tão estereotipada, de uma maneira mais poética e com as particularidades que tem. A proposta de intervenção, dividida em oficinas, todas voltadas para leitura de textos de cordel sobre as peculiaridades da vida do campo, foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da zona rural de Sapeaçu, Bahia. Para embasar a pesquisa, buscamos as contribuições de: Brandão e Micheletti (2002; Bakhtin (2003); Cascudo (1976); Cosson (2009); Hall (2006); Kleiman (1995;1997); Paulino (1998); Soares (2003), dentre outros. Tivemos uma participação ativa e colhemos resultados satisfatórios. As produções e manifestações dos estudantes, bem como, avaliação aplicada após as oficinas, comparada com os dados iniciais, sinalizaram, em números, um relevante avanço na melhoria das dificuldades observadas. Esperamos que os sujeitos desta intervenção tenham, de fato, transformado suas práticas leitoras e despertado para conscientização do papel da leitura em suas vidas. Torcemos ainda pela expansão da discussão da temática na escola e que outros professores possam utilizá-la em seu fazer pedagógico contemplando outros discentes.
- ItemPoesia Afro-brasileira e “escrevivência” na educação básica: uma proposta para o letramento literário e emancipação humanístico-social(Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-25) Souza, Ruancela Oliveira dos Santos; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Ferreira, Ligia dos SantosO êxito no desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à leitura literária e à escrita é, ainda, um desafio para a educação brasileira e isso aponta lacunas no processo de letramento literário que acontece nas escolas. Essas lacunas encerram, também, em si, a problemática de uma abordagem insatisfatória da diversidade étnico-racial e cultural do país. Esse negligenciamento histórico das idiossincrasias da população negra na ambiência escolar é discutido neste trabalho, bem como investigado, através da análise da relação dessa realidade com as práticas de estudo literário de uma turma de estudantes da Educação Básica de uma escola pública, situada no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Constatada a necessidade de aproximação e envolvimento do público educando com a Literatura Afro brasileira, esta dissertação apresenta, através da construção de um caderno pedagógico, intitulado de A “escrevivência” no ensino de literatura: um circuito de aprendizagens com o texto literário afro-brasileiro, variadas sugestões de trabalho que a inserem, de maneira criativa, no rol de estudos da Educação Básica. As atividades propostas relacionam-se à leitura de poemas da coletânea Poemas da recordação e outros movimentos (2017), da escritora Conceição Evaristo, sendo orientadas pela perspectiva da “escrevivência”, conforme postulada pela escritora. A sequência de atividades busca promover o letramento literário, associado à emancipação humanístico-social pela positivação da autoimagem dos educandos. Nesse processo de ensino-aprendizagem que atenta para as vivências e práticas sociais dos educandos, a percepção de tensões, historicamente geradas, que interferem na vivência da população negra no Brasil e a relação dessas vivências com a obra da escritora Conceição Evaristo engendram um percurso de formação de sujeitos críticos e transformadores da realidade social. Nesse movimento, a utilização da palavra, exercitada a partir da produção literária autoral de suas próprias escrevivências, servirá aos educandos como forma de expressão crítica no mundo. Para o desenvolvimento deste trabalho, algumas referências foram fundamentais, tais como Street (2014); Candido (2006; 2017); Cosson (2012); Cortês (2018); Santos (2018); Souza (2006; 2019); Silva (2017); Sousa (2017); Gomes (2010); Evaristo (2007); Fanon (2008); Freire (1987); Hall (2014; 2016); Pollak (1992); Arroyo (2014), Moran (2018); Bacich, Neto e Trevisani (2015), Munanga (2005); Duarte (2010). Com essas bases teóricas, foi possível pensar as relações étnico-raciais associadas ao ensino de literatura e traçar propostas para um letramento literário pautado na “escrevivência” afro-brasileira.