Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras)

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    O ensino de língua portuguesa: desafios, práticas e alcances
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-01) Oliveira, Fábio Araújo; Almeida, Gilce de Souza; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
    A organização deste livro partiu do desejo de oferecer, sobretudo a professores de Língua Portuguesa e a estudantes de Letras e de Pedagogia, conhecimentos produzidos no âmbito da Linguística que possam subsidiar, teórica e metodologicamente, o ensino de Português na educação básica. A obra, vinculada à Linha de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais do PROFLETRAS (UNEB), divide com este Programa o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, o que, sem desprezar questões de outras naturezas, envolve a instrumentalização dos professores de Português, para que desenvolvam práticas pedagógicas inovadoras voltadas ao aprimoramento da competência comunicativa dos estudantes. Dessa forma, reunimos aqui um conjunto de textos de pesquisadores de diferentes áreas da Linguística – Língua Portuguesa, Variação e Ensino, Análise do Discurso, Linguística Aplicada e Tecnologias Aplicadas ao Ensino – para socializarmos pensamentos contemporâneos relacionados ao ensino de língua portuguesa e tensionadores de paradigmas limitantes, ainda em vigor no campo da formação de professores
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    Crônicas da juventude e os retratos de si: a formação do leitor literário na aula de língua portuguesa.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-04) Anjos, Mislene Teles dos; Guerreiro , Paulo de Assis de Almeida; Neto , João Evangelista do Nascimento; Brito , Dislene Cardoso de
    Este trabalho tem como objetivo contribuir para a proficiência leitora e escritora dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, a partir de proposições de prática do letramento literário, que podem ser trabalhadas em sala de aula pelos professores de língua portuguesa, não só através da leitura de crônicas de autores brasileiros consagrados, mas também de uma escritora de Seabra – BA. Além do incentivo à produção deste gênero textual pelos próprios estudantes. As discussões sobre esta temática serão embasadas nos assertos sobre letramento propostos pelas teóricas: Ângela Kleiman (2005/2007), Magda Soares (2019) e Roxane Rojo (2009). Por conseguinte, os autores João Wanderley Geraldi (1999), Michèli Petit (2009) e Paulo Freire (1989) colaboram com este estudo sobre a leitura enquanto conteúdo de ensino. Já os autores Graça Paulino e Rildo Cosson (2009), Regina Zilberman (2009/2010) e Rildo Cosson (2020/2021) apresentam o conceito de letramento literário e propostas pedagógicas para as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, Antonio Candido (2003/2011), Jorge de Sá (1992), Flora Bender e Ilka Laurito (1993), Afrânio Coutinho (1975) e Massaud Moisés (2012) discorrem sobre a crônica e suas especificidades. E, por fim, Magda Damiani et al. (2013), Rocha e Aguiar (2004) e Zanete (2017) corroboram com a escolha metodológica de caráter qualitativo, de forma especial, a pesquisa de intervenção para o âmbito educacional. No intuito de aliar a teoria à prática em sala de aula, propõe-se uma intervenção para as aulas de Língua Portuguesa, através da sequência de ensino, inspirada na concepção de recursos didáticos de Antoni Zabala (1998). Para o trabalho específico com a língua, buscamos a Sequência Básica para a leitura literária proposta por Rildo Cosson (2020), a qual foi associada a uma adaptação da proposta didática para o ensino dos gêneros textuais de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Com o intuito de tornar mais acessível o conteúdo dessa proposta de intervenção aos professores do Ensino Fundamental, optamos por redigir as suas várias etapas na forma de um caderno pedagógico cuja visibilidade prática pode, conforme for contribuir para incrementar novas didáticas nas aulas de língua materna que visam formar leitores proficientes.
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    Teatreletrando nas aulas de língua portuguesa: práticas letradas à luz de letramentos sociais através de textos do lamparinas do sertão.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-05-21) Evangelista , Barbara Celeste Teixeira de Souza; Barreto, Robério Pereira; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo; Santos, Cenilza Pereira dos
    Esta Dissertação apresenta uma proposta interventiva que tem como principal objetivo inserir, no espaço formal da escola, textos de autoria do Grupo Cultural Lamparinas do Sertão (GCLS como práticas de letramentos sociais, através de intervenção formativa leitora e cidadã aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. A metodologia foi inspirada nos princípios pesquisa-ação e alguns elementos da observação participante, sob à luz de estudos sobre letramentos e dos gêneros teatrais enquanto gênero discursivo, além de ser um potencial instrumento pedagógico. A pesquisa apresenta dois objetivos específicos: contribuir para a melhoria da formação de leitores e escritores proficientes, a partir da valorização da produção textual representativa da cultura local; aplicar e desenvolver diferentes estratégias de leitura com vistas à produção textual, tendo como referência os textos do GCLS. Para tanto, a discussão sobre letramento enquanto práticas sociais de leitura e escrita está referenciada em Soares, (2018 e 2019,); Brian Street (2014), Kleiman (1995, 1998, 2010 e 2014), além de outros teóricos, que, direta ou indiretamente, abordam o tema. Valemo-nos também dos postulados de Koudela (2005, 2010), Grazioli (2007), Reverbel (1997), Spolin (2017), dentre outros, que coadunam com a ideia do teatro como elemento facilitador e potencializador nos processos de ensino e aprendizagem da leitura. Os preceitos metodológicos estão pautados em Cintra (2012), Marconi e Lakatos (2011), Thiollent (2014) e outros. Na fase das atividades diagnósticas e de dados escolares referentes aos diagnósticos institucionais de leitura e escrita, constatamos que a maioria dos alunos estavam habituados a ler e a escrever um ou dois gêneros específicos, sujeitos a atividades pouco diversificadas, e a maioria desconhecia os gêneros teatrais enquanto objeto de leitura e estudo. Apenas uma minoria conhecia o GCLS. Assim, uma sequência didática elaborada, a partir das concepções de Dolz, J. e Schneuwly, B. (2004) e Zabala (1998), ancorada nos pressupostos teóricos deste trabalho, se encarrega de implementar a proposta interventiva na sala de aula. Esta sequência destaca-se como uma alternativa metodológica nas mãos dos professores de Língua Portuguesa da Rede de Ensino de Seabra-BA, como ferramenta que contribuirá para o processo de formação leitora e escritora proficiente dos estudantes.
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    A curadoria digital como recurso contra a desinformação: um protótipo de ensino para a formação do leitor crítico de textos multiletrados no ambiente virtual
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-28) Santos , Lécio da Mota; Santos, Adelino Pereira dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Anecleto, Úrsula Cunha
    A presente dissertação de Mestrado Profissional em Letras apresenta um protótipo digital de ensino, desenvolvido para colaborar na formação do letramento digital crítico dos alunos dos anos finais da Educação Básica. Recurso a ser apresentado como proposta aos docentes do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, no município de Camaçari. A materialização de tal protótipo faz frente ao crescente fenômeno de desinformação nos ambientes virtuais e está em consonância com o objetivo geral de compreender como o trabalho com a leitura crítica, oportunizada pela curadoria digital de informações, possibilita que os alunos reajam criticamente às fake news. Com foco na pedagogia dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000, 2016; ROJO, 2013, 2017; ROJO e BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019), busca-se formar leitores proficientes e críticos na hipermodernidade. Por meio do trabalho com a leitura crítica, procura-se evitar reações acríticas diante de fake news. Com base nos princípios da BNCC (BRASIL, 2017), propõe-se o desenvolvimento de competências leitoras, práticas de curadoria de conteúdo (CORTELLA; DIMENSTEIN,2015; BRASIL, 2017; ROJO, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) e aprendizagem compartilhada. Considerando-se a recente relevância da curadoria de conteúdos nas mídias digitais, devido ao aumento do fluxo de informações e dispersão das fontes de autoria, busca se compreender melhor a curadoria e seus processos para garantir a seleção e organização adequadas do conteúdo digital. Portanto, como procedimento metodológico, foi aplicada uma abordagem qualitativa com caráter propositivo e aplicação do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), utilizado para analisar o corpus da pesquisa; além da implementação da ferramenta digital Voyant Tools que contribuiu para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. No trabalho, introduz-se o conceito de leitor ubíquo (SATAELLA, 2014) para caracterizar o leitor da hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004) e da hipermobilidade (SANTAELLA, 2013). A metodologia de análise de conteúdo revelou-se valiosa na investigação dos vieses presentes nos textos analisados, desvelando intenções, representações simbólicas e significados ocultos nas comunicações. Além disso, a ferramenta Voyant Tools também contribuiu significativamente para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. Como resultado, constatou-se que a curadoria de informações digitais pode despertar nos estudantes a consciência da importância de se verificar, filtrar, avaliar e utilizar fontes confiáveis de informação, podendo gerar discernimento entre o que é fato e o que é manipulação. Aprendizado que pode levá-los a compartilhar informações verificadas e confiáveis nas redes, contribuindo para fortalecer a credibilidade do espaço público digital. Em suma, este estudo poderá contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, para a formação de leitores críticos e fortalecimento de diretrizes para a curadoria de conteúdo, visando a confiabilidade e qualidade das informações disponíveis.
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    A produção de artigos de opinião por alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Rebouças, Kalliandra Barreto; Santos, Adelino Pereira dos; Almeida, Gilce de Souza; Santos , Hildete Leal dos
    De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017b), torna se necessário desenvolver a habilidade do uso de recursos persuasivos, em textos argumentativos. É preciso que o aluno analise informações confiáveis, fatos e dados para formular pontos de vista que respeitem e promovam os direitos humanos, como rege a sétima competência geral: a argumentação. À vista disso, o trabalho de pesquisa que apresento nesta dissertação, qualitativa, aplicada, de cunho etnográfico, partiu de um problema: de que modo o processo de escrita do gênero textual artigo de opinião pode contribuir para o desenvolvimento da competência sociocomunicativa dos estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Democrático Dr. Rômulo Almeida, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia? Como hipótese pressuponho que os alunos não produziam satisfatoriamente o artigo de opinião, em decorrência de fatores variados, como falta de conhecimentos prévios, desconhecimento sobre a estrutura do gênero, ausência da prática de reescrita do texto. Assim, nesta pesquisa, o objetivo geral foi auxiliar os alunos dessa turma na produção do gênero textual artigo de opinião, propondo como intervenção as práticas de releitura, discussão e reescrita dos textos, a partir de um quadro de critérios que inclui observâncias das características estruturais do gênero textual artigo de opinião, superfície textual, textualidade e argumentatividade. Para tanto, utilizei como referencial teórico autores que discutem o trabalho com o texto em sala de aula, a textualidade e a importância da releitura e reelaboração do texto, fundamentados na Linguística Textual, tais como Antunes (2010), Bakhtin (2016), Costa Val (2006), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), dentre outros estudiosos do trabalho com a leitura e a produção de textos. A partir desta proposta de intervenção pedagógica, verifiquei uma melhora considerável na produção do artigo de opinião dos alunos que, sobretudo com a releitura e reescrita, exercitaram a criticidade, ampliando consideravelmente sua capacidade argumentativa nesse gênero de texto. Trata-se, pois, de mais uma contribuição de pesquisa para o aperfeiçoamento do trabalho com o texto nas aulas de língua portuguesa nas escolas