Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras)

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    Representatividade e pertencimento: vozes negras ecoam entre os estudantes do 8º ano do ensino fundamental
    (UNEB, 2025-04-05) Oliveira, Maria; Neto, João; Araújo, Nerivaldo; Santos , Eumara
    A literatura afro-brasileira no âmbito escolar abre caminhos para uma nova perspectiva nas práticas educacionais, considerando a diversidade histórica e cultural que constitui a sociedade brasileira. Esse novo olhar diz respeito às novas práticas pedagógicas, com prioridade para as relações étnico-raciais. É a respeito desta questão que esta dissertação, intitulada Representatividade e pertencimento: vozes negras ecoam entre os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental visa à promoção do letramento literário através da literatura afro-brasileira para a construção identitária afrodescendente de estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental, a partir do estudo das obras literárias “Marrom-escuro, marrom-claro”, de Jarid Arraes, da sua obra Redemoinho em dia quente; “Maria”, conto de Conceição Evaristo, da sua obra Olhos d’água; e os contos “Memórias” e “Pixaim”, de Cristiane Sobral, pautado na aplicação de uma sequência didática, com o objetivo de fomentar o letramento literário em alunos que apresentam dificuldades de leitura e compreensão de textos literários. Estas obras tratam de questões ligadas ao universo de pessoas negras marcadas pela discriminação, racismo e suas sequelas identificados pelo estudante de escola pública, de bairro periférico, muitas vezes, vítima de violência e racismo. O percurso metodológico faz uma abordagem qualitativa, através de intervenção pedagógica. A referida sequência didática contempla a realização de quatro etapas com oficinas para leitura, compreensão e a interpretação dos textos literários de forma significativa e a construção do produto educacional Coletânea de Contos, escrito pela turma do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual José Ferreira Pinto. A pesquisa teórica realizada para fundamentar esta dissertação é constituída dos estudiosos Candido (2000), Cosson (2006), Hall (2006), Lajolo (1993), Lajolo e Zilberman (1991), Maia (2007), Silva (2012), Dalcastgnè (2005), Duarte (2014), Evaristo (2009), Nascimento (2014), entre outros. A aplicação da sequência didática incentiva o letramento literário étnico-racial dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, tão necessário e urgente com vistas em práticas e discursos antirracistas no ambiente escolar e contribui de maneira positiva para que estes tenham uma nova perspectiva de reflexão e posicionamento crítico sobre a sua identidade étnico-racial e noção de pertencimento étnico.
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    “Tempo de aprender”: letramento literário e prática social nas aulas de língua portuguesa dos(as) educandos(as) da EJA
    (2023-03-26) Silva, Naiara Peixoto da; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Silva, Naiane Vieira dos Reis
    A presente dissertação, intitulada “Tempo de aprender”: letramento literário e prática social nas aulas de língua portuguesa dos(as) educando(as) da EJA, é o resultado de estudos, reflexões críticas e diálogos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus V, e se apresenta como um recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades de leitura literária e escrita dos (as) educandos (as) do Tempo de Aprender do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Através de ações planejadas, propõe-se o estímulo à formação leitora dos estudantes do Tempo de Aprender, a partir de um caderno pedagógico, que constitui parte desta produção, com ênfase no letramento literário. Respaldado nos contos “Saura Benevides Amarantino”, “Mirtes Aparecida da Luz”, “Adelha Santana Limoeiro”, “Líbia Moirã” e “Shirley Paixão”, os quais fazem parte da obra Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo, pretende-se assegurar o aprimoramento da discussão étnico-racial, com base no exercício de atividades orais e escritas centralizadas pelo texto literário afro-brasileiro. Sendo assim, programa-se demonstrar a aplicabilidade do texto literário para a compreensão das narrativas femininas negras, consequentemente, para a ampliação da visão de mundo dos (as) educandos (as) enquanto leitores (as) críticos (as), aptos (as) a intervirem socialmente por meio da abordagem oral e/ou escrita de maneira eficaz e consciente de seu papel cidadão. Nesse sentido, esta produção apresenta sequências didáticas pensadas, ainda, com o intuito de que educadores (as) que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade Tempo de Aprender tenham a oportunidade de consultá-las e aplicá-las em outros contextos educacionais. O caderno pedagógico consiste no resultado de um produto apresentado ao Programa de Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), do Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esta pesquisa fundamenta-se em referências teóricas no campo da crítica literária de Candido (2011) e Freire (1987-2019), do letramento literário Cosson (2006-2014), da leitura literária Dalcastagnè (2005) e Abreu (2006), da teoria do conto Cortazar (2006), Gotlib (1990), Maria (2004) e da literatura afro-brasileira de Carneiro (2011), Gomes (2010), Duarte (2011;2022), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), Souza (2021), Silva (2017) e Almeida (2019). Na discussão apresentada foi considerado também o documento oficial organizador curricular da Educação de Jovens e Adultos que rege a oferta do ensino do Tempo de Aprender – Nível Fundamental.
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    Gêneros do humor e tipologia de meme: contribuições para a leitura crítica de alunos do 8º ano do ensino fundamental
    (2024-03-26) Pinheiro, Meiriluce Mascarenhas; Santos, Adelino Pereira; Simões, Natival Almeida Neto; Pereira, Monalisa dos Reis Aguiar
    Este trabalho é uma pesquisa sobre as dificuldades de leitura crítica apresentadas por uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Antonio, do município de Ipirá-BA. Para tanto, apresenta como objetivo geral contribuir para o processo de formação leitora desses alunos, no que diz respeito à análise dos gêneros textuais, em especial o meme. O percurso metodológico se assenta numa abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e propositivo, através da construção de uma proposta pedagógica em formato digital. Quanto ao aporte teórico, ancora-se nos estudos de diversos/as autores/as e seus respectivos eixos temáticos, a saber: Possenti (1998, 2018, 2021) - tipos de piadas e criação de Uma Tipologia de Meme, de autoria da pesquisadora, além da discussão sobre o humor e os efeitos de sentido no texto; Rojo (2012) e Ribeiro (2021) - os multiletramentos; Barreto (2022), Dawkins (2007) e Chagas (2020) - memes; Marcuschi (2008) e Ramos (2017) – gêneros textuais; Kock e Elias (2006) e Solé (1998) - práticas leitoras, e a BNCC (Brasil, 2018), que orienta sobre habilidades e competências essenciais no processo de leitura proficiente. Como resultados, apresenta-se um Caderno de Atividades Digitais sobre leitura crítica, composto por análises dos tipos de memes advindos da Tipologia. Ao realizar as atividades do Caderno, espera-se que os alunos sejam capazes de ler criticamente gêneros discursivos e multimodais, como meme; relacionar linguagem verbal e imagética em gêneros para construção de efeitos de sentido; compartilhar informações, utilizando as diferentes linguagens presentes nos gêneros, de forma ética; assumir uma posição reflexiva sobre os diferentes efeitos de sentido apresentados nos memes e outros gêneros, bem como inferir informações implícitas. Acredita-se que o Caderno de Atividades Digital contribuirá, significativamente, para a prática pedagógica docente, bem como para a formação de leitura crítica dos alunos.
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    As aparências enganam: a leitura de publicidades relacionadas ao consumismo na aula de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental
    (UNEB - Departamento de Ciências Humanas - Campus V - Santo Antonio de Jesus, 2024-03-25) Souza, José Rogério Dias de; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Lima, Marcus Antônio Assis
    Neste trabalho de pesquisa embasado pela teoria da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, versamos sobre a questão da leitura do gênero discursivo publicidade, realizada em sala de aula com um grupo de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso principal objetivo é analisar, a partir da leitura, o funcionamento e os efeitos de sentidos do gênero, considerando sua provável influência para o aumento do consumismo. Incialmente, realizamos uma Atividade Diagnóstica cujas inferências apresentaram os gestos de leitura realizados pelos participantes. Destacamos que estes gestos se dão em virtude da sua constituição enquanto sujeito sócio-histórico atravessados ideologicamente. A Atividade Diagnóstica culminou na produção de uma Sequência Didática, que reforça nossas proposições pretendidas no objetivo inicial, e tem a intenção de servir como uma possibilidade de formar leitores críticos e participativos em seu cotidiano através da leitura e análise do funcionamento, formulação, constituição e circulação do gênero discursivo publicidade. Para fomentar e ampliar teoricamente os nossos objetivos, confrontamos as proposições de leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular com a proposta de leitura da Análise de Discurso pecheutiana, cujas ideais estão na possibilidade de significar um mesmo texto de forma diferente. Por essa perspectiva, os gestos de leitura não são fixos, nem predeterminados, são heterogêneos. Propusemos e analisamos as atividades realizadas pelos participantes da pesquisa nas duas etapas: Atividade Diagnóstica e Sequência Didática. Os resultados obtidos a partir das análises tornaram-se capítulos desta pesquisa e evidenciam que o processo de leitura deve ser constituído socialmente, destacando a necessidade em trabalharmos a leitura rompendo a barreira da previsibilidade.
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    Do virtual para o real: FANFIC como estratégia de escrita na escola
    (2020) Reis, Vânia Costa; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney; Nascimento Neto, João Evangelista do
    Tornar possível o desenvolvimento adequado das habilidades de escrita dos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, principalmente para os que atuam em escolas públicas, nas quais faltam recursos e investimentos para compra e atualização de materiais pedagógicos. Devido a isso, compete ao professor desenvolver estratégias para contornar esse sistema excludente e oferecer ao estudante possibilidades de evolução e ampliação de suas potencialidades. À luz desse cenário é que desenvolvemos esta proposta de pesquisa-ação com vistas a utilizar o gênero fanfic, e todas as possibilidades oferecidas por ele, a exemplo da escrita colaborativa, como incentivo para a realização da escrita escolar. A temática escolhida para inspirar a criação desses textos foi contos de fadas, por serem textos livres de direitos autorais e que também permitem ao indivíduo processos de reflexão sobre sua cultura e valores. O contexto escolhido para essa vivência foi uma escola pública da educação básica localizada no centro de Santo Antônio de Jesus - BA. Lá, selecionamos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que, em sua maioria, não apreciavam o ato de escrever, para participarem dessa jornada. Assim, aplicamos uma proposta de intervenção, dividida em 9 etapas afim de intensificar o contato desses sujeitos com a escrita. Essa aproximação realizou-se de forma lúdica e utilizando a fanfic, elemento que faz parte da realidade na qual estão imersos, uma vez que são nativos digitais. Para construir as atividades implementadas durante a proposta, bem como para apoiar as ideias presentes nessa dissertação de mestrado, recorremos a um arcabouço teórico que consiste em: Fiorindo (2005; 2009) e Reis (2018) que fundamentam a narrativa. Coelho (2012) e Nascimento Neto (2011) trazem importantes elementos dos contos de fadas para além da literatura infantil. Sant’Anna (1991) e Discini (2002) discorrem sobre a intertextualidade presente também nos contos de fadas. Enquanto Jamison (2018) descreve e situa as fanfics historicamente, Bertoni (2019) tipifica esse gênero digital. Por fim, temos Rojo (2013), Pretto (2011) e Santaella (2013) que apontam a necessidade de desenvolver práticas de ensino que contemplem os indivíduos imersos no mundo digital.