Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
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- ItemA (inter)conexão da formação de coordenadoras(es) pedagógicas(es) da EJA e universidade: diálogos possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Silva, Rita de Cassia Quintela da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Borghi, Idalina Souza MascarenhasEsta dissertação tem como tema central o diálogo entre Universidade e Escola Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA Cabula (NEPEJA Cabula), como meio de construção de possibilidade formativa, a partir de ações dos grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Fundamentada na formação crítica, a qual implica transformação social das(os) educandas(os). A pesquisa teve como pergunta de partida: de que forma o Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA pode contribuir para o processo de formação continuada de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA que atuam em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Cabula da Rede Municipal de Ensino de Salvador? Como objetivo geral a pesquisa busca propor uma organização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA, formado por um coletivo de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuantes na EJA da GRE Cabula e em grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Tendo como objetivos específicos: analisar os desafios e perspectivas formativas dos Coordenadores Pedagógicos e Coordenadoras Pedagógicas que atuam na EJA; fomentar a reflexão crítica das(os) Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) da EJA e construir uma proposta formativa para Coordenadoras e Coordenadores da EJA atuantes nas escolas da GRE Cabula na Rede Municipal de Ensino de Salvador, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da EJA, por meio de propostas curriculares adequadas a esta modalidade de ensino. O percurso metodológico para o desenvolvimento desta pesquisa de natureza aplicada teve a abordagem qualitativa e como procedimento, a pesquisa colaborativa. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram: questionário no Google Forms, entrevista semiestruturada, rodas de conversa e ação do projeto piloto. A amostragem da investigação foi constituída por 4 coordenadoras pedagógicas, atuantes na EJA, da Rede Municipal de Ensino de Salvador, na GRE Cabula. A análise dos dados produzidos junto aos sujeitos da pesquisa contribuiu significativamente para a construção da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA-Cabula, o que foi bastante relevante para a consolidação do projeto piloto, assim como para a sua criação e implementação. Os resultados sugeriram instituir o NEPEJA Cabula, com vistas a discutir temáticas que fortaleçam a formação dos(as) coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA, como o elemento central do debate em torno da melhoria do processo ensino aprendizagem na EJA.
- ItemA (re)configuração do projeto político pedagógico do proeja no CEEP semiárido como espaço de diálogo e de participação coletiva(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-05) Guimarães, Danilo Araújo; Martins, Édiva de Sousa; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dosA presente pesquisa discute a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA no CEEP Semiárido, por meio da participação da comunidade escolar e da comunidade local. O objetivo geral foi investigar de que modo a participação desses sujeitos pode contribuir para a (re)configuração do PPP do CEEP Semiárido em uma perspectiva democrática para a EJA/PROEJA. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) analisar o Projeto Político Pedagógico do CEEP Semiárido em relação ao tratamento dado à EJA/PROEJA; b) identificar o que os estudantes conhecem sobre EJA, PROEJA e PPP, analisando o interesse deles na participação da construção do PPP do CEEP Semiárido; c) conhecer as ideias e concepções da comunidade escolar e local sobre EJA/PROEJA e o que julgam necessário considerar para orientar a revisão e/ou (re)elaboração do PPP do CEEP Semiárido de maneira que contemple essas modalidades, garantindo a qualidade do ensino. Foram sujeitos desta pesquisa 20 participantes, contemplando gestores/as, coordenadora pedagógica, professores/as que lecionam nas turmas de PROEJA, alunos/as do PROEJA, funcionários/as da escola e pessoas da comunidade que mantém relação com a escola e/ou com a EJA/PROEJA no Território do Sisal. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa considera a participação coletiva e o diálogo como esteios basilares da Educação de Jovens e Adultos, evidenciando a necessidade de configurar a escola enquanto um espaço contínuo de ação e reflexão. Utilizou-se, no percurso metodológico, os pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa participante, a partir da abordagem qualitativa, e, como dispositivos de pesquisa, utilizou-se a análise documental e questionários. Realizou-se, também, Círculos de Cultura, proposta baseada em Paulo Freire. Nos resultados, discute-se as ausências percebidas no PPP do CEEP Semiárido, as faltas e as possibilidades de participação dos estudantes e desvela-se a importância do diálogo e da participação coletiva das comunidades escolar e local para a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA do CEEP Semiárido, uma vez que a construção coletiva desse documento se confirma enquanto um caminho para a legitimação das vozes dos sujeitos dessas modalidades.
- ItemA afetividade no processo de aquisição da leitura em educandos neurodivergentes(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Dantas, Amanda Brito; Andrade, Heloísa Lopes Silva de; Ferreira, Janeide Medrado; Andrade, Gabriela Lopes Vasconcelos deEste trabalho tem como objetivo analisar como se estabelece a afetividade na relação entre educadores e educandos neurodivergentes no processo de aquisição da leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com quatro professoras da educação básica, com mais de dez anos de experiência, atuantes nas redes pública e privada. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Vygotsky, Wallon, Freire, Piaget, Magda Soares, entre outros, articulando conceitos de neurodiversidade, afetividade e práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que a afetividade é um fator determinante para o desenvolvimento da aprendizagem, especialmente para educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e dislexia, pois favorece o vínculo, a confiança e a motivação. As entrevistas revelaram que, embora a afetividade esteja presente no cotidiano escolar, ela ainda é pouco abordada de forma consciente pelos docentes. Conclui-se que a afetividade, associada ao conhecimento teórico e prático, é fundamental para a construção de ambientes educacionais acolhedores, que respeitem as singularidades e promovam a inclusão por meio de práticas pedagógicas sensíveis e significativas, especialmente no processo de leitura. O estudo reforça a necessidade de formação docente que integre o conhecimento científico com o desenvolvimento de vínculos afetivos como estratégia de aprendizagem e inclusão. Palavras-chave: Afetividade. Leitura. Neurodivergência. Educação inclusiva. Prática pedagógica.
- ItemA ansiedade enquanto recurso de mudança: um estudo de caso gestáltico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Pinto, Kirtana Jaya dos Reis; Nunes, Ludimila Mota; Silva, José Diego Santos; Pérsico, Milena de OliveiraEste trabalho surge com o intuito de investigar e compreender a ansiedade, seus desdobramentos nas relações contemporâneas e como através da visão e do manejo clínico Gestáltico, podemos pensar em formas de criar um diálogo mais saudável com a ansiedade. Foi utilizado o estudo de caso descritivo realizado com base nos atendimentos psicoterápicos individuais de Hydria (pseudônimo), uma mulher adulta que possuía queixas de ansiedade e dificuldade na relação com o outro. Este sentimento mesmo que pela dor, lhe convidou a olhar para si e serviu de porta voz para um corpo que buscava mudanças, e através do acolhimento e do diálogo com a ansiedade proporcionado pela clínica gestáltica, foi capaz de fluir no ciclo de contato e fechar suas gestalten. O trabalho se faz pertinente na possibilidade de pensar a ansiedade de forma mais integrativa e saudável frente a necessidade de lidar com cada vez mais casos de sofrimentos e transtornos de ansiedade na sociedade contemporânea.
- ItemA atuação de psicólogas(os) em meio fechado na cidade de Salvador - BA: o trabalho socioeducativo possível(UNEB, 2024-03-08) Pereira, Pedrina da Conceição; Checa, Meire Pereira; Medrado, Clarissa Iris Rocha Leite; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoA presente pesquisa objetivou investigar a atuação dos psicólogos dentro das instituições socioeducativas em meio fechado no município de Salvador -BA. O aporte teórico que sustenta esse trabalho está baseado em Irene Rizzini e Irma Rizzini (2004; 2011), Pereira Junior (2018), Oliveira et al (2015), Patto (1984), entre outros teóricos, bem como nos documentos que regulamentam a política socioeducativa do Estado e da categoria de Psicologia que orienta a prática profissional. Os objetivos específicos estabelecidos compreendem: identificar as atividades dos profissionais de psicologia no atendimento a adolescentes dentro das unidades socioeducativas de internação; compreender os desafios enfrentados na atuação dos profissionais de psicologia; analisar as possibilidades na atuação desses profissionais de psicologia no atendimento dos internos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de método exploratório e interseccional, trazendo as (os) psicólogas(os) que atuam com medidas socioeducativas em unidades de meio fechado. Utilizou-se como instrumento para coleta das informações uma entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo respalda a interpretação das informações obtidas, apoiando-se, sobretudo, no aporte teórico deste trabalho. Os resultados revelam a atuação do psicólogo nesse espaço e as condições de trabalho possíveis com adolescentes internos em conflito com a lei.
- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemA campanha de educação de adultos na Bahia: formação para o trabalho, cultura e política (1947 a 1963)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-26) Ramos, Eliene Rodrigues; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Dick, Sara Martha; Silva, Paulo Santos; Costa, Lívia Alessandra Fialho daEssa tese tem o objetivo de compreender as concepções educacionais para a formação de trabalhadores e as disputas políticas na Bahia pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 a 1963. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), foi um plano de ensino supletivo aprovado pelo Ministério da Educação e Saúde em convênio com os estados e territórios da federação, para instalar classes de ensino supletivo para todo país. A pergunta que norteia a pesquisa é: como as concepções educacionais para a formação de trabalhadores provocaram disputas políticas pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos na Bahia de 1947 a 1963? A análise se pauta em acontecimentos educacionais, culturais e políticos que possibilitam compreender motivações, atitudes e divergências em grupos políticos e intelectuais envolvidos no fenômeno múltiplo e complexo da cultura política no contexto de 1947 a 1963. Trata-se de pesquisa documental cujas abordagem e problematização estão articuladas com as perspectivas de autores engajados com o modo de fazer história da educação que estabelece amplo diálogo com a história cultural, a exemplo de Beisiegel (1974); Berstein (1998); Bomeny (1993); Brito (2001); Carvalho (2014); Faria Filho (2014); Fonseca (2008); Galvão (2008); Gatti Jr. (2002); Gomes (2016); Luz (2009); Magalhães (2015); Paiva (2003); Silva (2011); Veiga (2008). A CEAA foi além das disputas político partidárias e instaurou novas formas de funcionamento com intervenção do Estado no processo de escolarização formal para adolescentes e adultos e inaugurou uma expansão do ensino supletivo tutelada pelo Estado para fortalecer a si próprio a partir da mudança de valores, costumes, crenças e práticas, na tentativa de formar trabalhadores.
- ItemA construção autônoma de petições por pessoas privadas de liberdade da Colônia Penal de Simões Filho, Bahia: uma pesquisa de natureza interventiva(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Galdino, Patrícia Carla Vasconcelos; Santos, Antonio Pereira; Souza, Marcia Rejania Lemos de; Silva, Andrea Betânia daEsta pesquisa de intervenção pedagógica teve como objetivo investigar a eficácia de uma abordagem formativa no ensino da escrita de petições, melhorando a proficiência linguística de doze educandos em privação de liberdade do regime semiaberto, da escola Anexo do Colégio Estadual Dr. Berlindo Mamede de Oliveira, situado na Colônia Penal de Simões Filho- BA, especificamente voltada para educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do tempo formativo I, Eixo III, matriculados nas séries iniciais, no estágio silábico alfabético e alfabético com idades entre 22 e 40 anos. A intervenção combinou práticas pedagógicas específicas com análise de conteúdo, focando no impacto dessas ações no processo de aprendizagem. A pesquisa concentrou-se na aplicação de oito oficinas pedagógicas desenvolvidas com base e destaque na pedagogia de Paulo Freire, ancorados também em Magda Damiani, Emília Ferrero, Ana Teberosky, Magda Soares e em pesquisadores da educação em prisões como Elenice Onofre, Julião, Roberto da Silva, Antônio Pereira entre outros. Os objetivos específicos foram: 1. Desenvolver e aplicar um projeto de intervenção pedagógica fundamentado na abordagem dialógica; 2. Analisar o processo de aprendizagem dos educandos em relação ao letramento jurídico e ao entendimento de petições e 3. Avaliar o impacto da intervenção para futura incorporação do gênero textual petição no currículo de ensino da EJA com pessoas em privação de liberdade. As oficinas pedagógicas foram adaptadas ao contexto da Unidade Prisional (UP), visando tanto a construção de habilidades de letramento quanto a produção autoral através do gênero textual petição. A metodologia envolveu a aplicação prática dos conceitos de Paulo Freire, com foco na reflexão crítica e na contextualização do aprendizado por práticas educativas reais. Os resultados e análises subsequentes examinaram a evolução das competências linguísticas dos participantes, a evolução das práticas pedagógicas implementadas, e a relevância da inserção do gênero petição no processo de ensino-aprendizagem. As conclusões destacam as implicações da intervenção para o aprimoramento da proficiência linguística dos educandos privados de liberdade no gênero petição, que ancora o desenvolvimento da pesquisa, para a potencial aplicação social da língua a partir de suas demandas do sistema prisional e melhor entendimento ao explorar a releitura do mundo através da corporificação da palavra, refletidas nas percepções, crenças e ações de suas perspectivas.
- ItemA construção da afetividade da mulher negra na monogamia(UNEB, 2023-12-14) Araujo, Ana Carolina Fernandes Santos; Checa, Meire Pereira; Lopes, Josiane Mota; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoEsta monografia se debruça em pesquisar o processo de construção da afetividade de mulheres negras brasileiras dentro da monogamia. O embasamento teórico pautou as mudanças do papel da mulher dentro da família com a constituição do modelo monogâmico, incluindo a abordagem do papel da mulher negra no Brasil a partir da perspectiva interseccional. Também, foram consultados dados demográficos para a compreensão de conceitos e fenômenos essenciais, bem como, fontes complementares a temática referente ao tema em tela. O objetivo geral delineado é compreender como a monogamia afetou(a) a construção da afetividade da mulher negra e para isso foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Identificar como a mulher negra vivencia sua afetividade; entender a concepção do que é a monogamia para essas mulheres; analisar como esse processo impacta a vida afetiva de mulheres negras em relacionamentos conjugais. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, optando pelo método exploratório e interseccional. Foi utilizada enquanto instrumento uma entrevista semiestruturada. O público que participou da pesquisa foram cinco mulheres negras aleatórias de cinco gerações diferentes. Como resultado, observou-se que as participantes demonstram afeto através do cuidado por meio do servir e possuem dificuldade em reconhecer outras formas de afeto. Além disso, elas também identificam tanto na família quanto na religião uma constante manutenção da submissão feminina. Em contraponto, a formação acadêmica surge como ferramenta significativa para retomada da autonomia feminina. Esperamos que a contribuição desta pesquisa venha promover cuidados dentro da psicologia referentes à construção da afetividade nas mulheres negras.
- ItemA construção e desconstrução de elementos geométricos: uma intervenção no ensino de geometria utilizando sequências didáticas híbridas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-18) Andrade, Silvana Almeida de; Magalhães, André Ricardo; Moreira, José Antonio Marques; Santos, Luiz Cláudio Machado dosA Geometria é muito importante para formação do raciocínio matemático e desenvolvimento de competências discentes essenciais no Ensino Fundamental, pois ela possibilita a compreensão do mundo e das suas formas. Contudo, suas práticas docentes tradicionais não têm atendido às demandas da educação emancipadora e formadora de cidadãos da atualidade. Dessa forma, enquanto pesquisa de intervenção pedagógica, bibliográfica, de campo, qualitativa, descritiva e dedutiva, este estudo visa analisar as contribuições que a Teoria das Situações Didáticas e a Engenharia Didática podem dar para elaboração de Sequências Didáticas Híbridas da docência dos conteúdos de Geometria na disciplina de Matemática, no Ensino Fundamental. Para tanto, buscou entender os pressupostos conceituais e fundamentais relacionados ao ensino das Teorias das Situações Didáticas (TSD) e da Engenharia Didática e apresentar uma proposta adequada de uma sala virtual de aprendizagem, para disponibilização dos conteúdos de Geometria na disciplina de Desenho Geométrico, no Ensino Fundamental, com base nas teorias estudadas. A população foi definida por seleção racional, contemplando 123 alunos regulares das 4 turmas do 9º Ano (A, B, C, D), do Ensino Fundamental, do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, situada à Avenida Dendezeiros s/n, Baixa do Bonfim, no Município de Salvador, lócus deste estudo. Neste sentido, foram realizadas atividades de sondagem, orientação para construção de figuras geométricas (sólidos e polígonos), com auxílio de aplicativos virtuais (gravação de vídeo, áudio e painéis artísticos) e resolução de exercícios impressos em sala de aula presencial. De forma que, este estudo apresenta contribuições para a compreensão do processo de construção das ideias geométricas e a potencialização das suas relações na abordagem desses conteúdos, priorizando uma melhor compreensão por parte dos alunos. Em paralelo, também norteia a proposição de estratégias de ensino para professores de Matemática baseadas nas Teoria das Situações Didáticas, promovendo assim atualização e adequação das suas práticas pedagógicas, algo de grande urgência e necessidade.
- ItemA contação de histórias e o enlace formativo para a práxis docente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Magalhães , Joselice de Cássia Carneiro; Oliveira, Rosemary Lapa de ; Beltrão, Lícia Maria Freire; Silva, Ana Lúcia Gomes daA Contação de Histórias (CH), uma prática de oralidade da vida humana, atravessa tempos, espaços e permanece cultivada e adaptada aos diferentes meios de se apresentar e ensinar. Essa narrativa convoca para aprendizagens fundantes em torno da educação cidadã, com vivências de emoções e criações imaginárias, aproximação e interação com o outro, desenvolvendo o senso de coletividade. Esta dissertação é fruto de diálogo teórico na área da formação docente, com base na investigação de sentidos atribuídos à CH, por docentes e estudantes de Pedagogia da UNEB, para o enlace da práxis docente. O objetivo em compreender, no discurso desses docentes e estudantes da graduação, como as atribuições à CH se relacionam com a práxis docente, nas Formações Discursivas (FDs) constituídas no processo da formação docente. Como em gestos de uma ciranda, o estudo se desenvolveu durante as abordagens qualitativas da pesquisa, apoiado nos aportes teóricos e metodológicos para a circulação das aprendizagensnas FDs, sobre a CH e a docência, apreendidas no contexto de distanciamento social, da pandemia da Covid-19. Aproximou-se dos etnométodos etnográficos, segundo a concepção de Macedo (2015) e de outros, como Gatti (2005); na concepção de práxis de Paulo Freire (1979; 2011), de Gadotti (1994; 2000) e Sanchez Vàzquez (1977; 2007); e na contação de histórias, as referências principais foram Oliveira (2019; 2020), Santos (2013; 2018) e Apoema (2018). Foram realizados a observação e os estudos sobre a constituição do/a docente contador/a de histórias, no Seminário Temático de Educação I: Contação de Histórias (STE-I-CH) e grupo focal online, em encontros com oito colaboradores/as da pesquisa, participantes do curso. Os discursos proferidos no segundo espaço e gravados em áudio, após análise em estudos teóricos de Orlandi (2009; 1987) foram adicionados às impressões e anotações próprias, no diário de campo, e compuseram, junto ao diálogo teórico, a tessitura deste texto. Os resultados são percebidos nas mudanças das FDs em torno do discurso pedagógico, estas, refletidas na relação da consciência da práxis, na qual a CH foi compreendida como aliada potencial, na criação imaginativa e no desenvolvimento de princípios e valorização dos saberes da multiculturalidade e das manifestações culturais, que existem, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, saberes que estão adormecidos e anestesiados na educação atualmente, além de impulsionar docentes a promoverem ações pedagógicas com estimulação das expressividades corporais. Em conclusão, pode-se dizer que a prática pedagógica desenvolvida no STE-I-CH, em torno da CH e da intencionalidade da conscientização sobre a práxis docente, proporcionou experiência de aprendizagens para os/as colaboradores/as da pesquisa e, como docente em formação, sobretudo, através das FDs analisadas, houve o reconhecimento da importância da oralidade para as práticas docentes, implicada na formação docente, na perspectiva da criticidade em torno da educação e contemporaneidade. Essa leitura é uma provocação aos caminhos de desenvolvimento da prática pedagógica pela práxis e CH.
- ItemA crítica rawlsiana ao mérito como critério de justiça distributiva(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-01) Silva, Reine; Hillesheim, Valério; Leite, Alex; Marques, Alexsandro SilvaEste trabalho analisa a crítica de John Rawls ao mérito como critério de justiça distributiva, destacando sua influência na filosofia política contemporânea. A partir de sua obra Uma Teoria da Justiça, Rawls propõe uma alternativa ao modelo utilitarista dominante, enfatizando a primazia da justiça como princípio ordenador das instituições sociais. Para Rawls, uma instituição eficiente, mas injusta, deve ser reformulada ou abolida, o que implica questionar a ideologia da meritocracia como critério justo de distribuição. Este trabalho parte de um resgate histórico da noção de justiça distributiva, percorrendo autores como Aristóteles, Tomás de Aquino, Grotius, Pufendorf, Adam Smith e Kant, até chegar à formulação contratualista rawlsiana. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem hermenêutica, tem como objetivo compreender de que maneira a separação entre o justo e o mérito moral fundamenta a crítica rawlsiana à meritocracia, articulando fundamentos filosóficos, princípios de justiça e a estrutura básica da sociedade.
- ItemA educação física e a cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na educação de jovens e adultos – EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-22) Rocha, Gênesis Oliveira; Faria, Edite Maria da Silva de; Viñal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesEste trabalho analisa como a disciplina de Educação Física é ofertada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Vitória da Conquista-Bahia. A pesquisa abordou questões referentes aos elementos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a Educação Física na construção da cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na EJA, no referido município. A questão da pesquisa se debruçou sobre como os elementos da cultura corporal colaboram com as práticas pedagógicas da Educação Física desenvolvidas na referida modalidade de ensino. A respeito da abordagem metodológica, optou-se por estudo de abordagem qualitativa por compreender a realidade subjetiva do indivíduo. Como critérios de inclusãoda amostra, adotamos: a) possuírem turmas com jovens incluídos na EJA; b) apresentarem professores de Educação Física em seu quadro docente. Os resultados apresentaram multiplas ações envolvendo os elementos da cultura corporal sendo apresentados aos jovens inseridos nas turmas de EJA pesquisadas. Como possibilidade de contribuir com os professores de Educação Física que atuam nas tumas de EJA. O produto da pesquisa é um curso de formação direcionado as práticas corporais que possam dar sentido e siginificado aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Físca.
- ItemA epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia Freiriana na formação de professores da EJA: a (re) existência e resistência das culturas negadas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-06) São Pedro, Ivana Patricia Sena de; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Jeffrey, Debora CristinaEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia freiriano, contribui paraa (re)existência e resistência das culturas negadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, propõe-se uma investigação baseada no conceito de epistemologias decoloniais e nas contribuições de Paulo Freire, a partir da obra Pedagogia da Autonomia, com três pressupostos: “não há docência sem discência”, “ensinar não é transferir conhecimento” e “ensinar é uma especificidade humana”, enquanto marcadores possíveis para uma formação de professores intercultural na educação de jovens e adultos. Com isso, buscou-se evidenciar a discussão da relevância do “professor decolonial” enquanto articulador e (de)formador da EJA em ruptura com os silêncios e a invisibilidade das culturas negadas e verificar limites e possibilidades da formação continuada decolonial na EJA, compreendendo a modalidade a partir da necessidade de transformação e justiça social. A pesquisa é documental e de intervenção, de cunho qualitativo e de natureza aplicada, que utilizou como instrumentos de coleta de dados um formulário para leitura sócio cultural e profissional semiaberto a ser aplicado com os docentes, tendo como produto cartas pedagógicas dos docentes produzidas no trabalho de campo. A perspectiva é de que com o procedimento seja possível investigar uma possibilidade de interlocução político-formativa entre coordenador-formador e professor e que, por consequência, viabilize o empoderamento dos sujeitos na educação de jovens e adultos, por meio dos círculos de cultura freireano a serem implementados com os estudantes, na perspectiva de estruturar momentos de cultura que potencializam aulas mais participativas para as turmas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na capital do estado da Bahia, com a perspectiva de questionar de que modo a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e nos pressupostos de autonomia de Paulo Freire, contribui para a (re)existência e resistência das culturas negadas na EJA.
- ItemA escrita de si na juventude e seus impactos na formação da identidade negra(Universidadade do Estado da Bahia, 0014-01-25) Santos , Selma Carolaine Assunção dos; Nunes , Ludmilla Mota; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Nicolin, Janice de SenaEste estudo explora a escrita de si como ferramenta fundamental na formação da identidade negra de jovens brasileiros. Através de uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, esta pesquisa autobiográfica analisa a relação entre escrita e identidade, considerando autores como Carolina de Jesus, Conceição Evaristo e Michel Foucault. Os resultados demonstram que a escrita de si contribui significativamente para a construção e a afirmação da identidade negra, evidenciando aspectos históricos, culturais e subjetivos. Destaque-se a importância da escrevivência para jovens negros, pois promove subjetividade, autoconhecimento e empoderamento.
- ItemA existência do homem natural na obra discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens de Jean-Jacques Rousseau.(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-01) Sousa, Cristiano Ferreira de; Hillesheim, Valério; Vasconcelos, Paulo; Fonseca, RamiresEste trabalho tem por objetivo analisar a existência do Homem Natural trazido por JeanJacques Rousseau, esquematizando suas fases histórico-hipotéticas de acordo com a visão evolucionista feita pelo autor a partir da segunda parte de sua obra Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, utilizando também textos que servem como base e discutem com o tema em questão, como Leviatã, de Thomas Hobbes, e Dois Tratados Sobre o Governo, de John Locke, além de outros que nos dão um melhor embasamento do que tratamos. Assim, temos o estudo do homem partindo do primeiro ao quinto estado de sua presença na terra - primeiro e segundo de natureza; o terceiro estado é intermediário; o quarto é o estado civil onde a natureza do homem é sufocada e o quinto e último é um novo estado de natureza, porém, deteriorado - mostrando as particularidades de cada fase. Para desenvolver esse estudo foi preciso se valer de duas teses: a primeira de que só é possível aceitar a existência deste homem natural rousseaureano se for para vê-lo como um ser anterior à história escrita e a segunda de que este homem é idealizado, principalmente, a partir da influência das obras dos cronistas que estiveram na América.
- ItemA formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de caso no curso de pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA formação inicial de professores na pespectiva da Educação Inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA formação político-pedagógica no sindicato rural de Campo Formoso-Bahia: a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-12) Vieira, Etelvina da Silva; Faria, Edite Maria da Silva de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Garcia, Elisete Enir BernardiA Educação de Jovens e Adultos do Campo, neste trabalho designada pela sigla EJAcampo, é um direito constitucional que se materializa para além do ambiente escolar. Esta pesquisa investiga a interconexão entre os movimentos sociais de base e a EJAcampo, focando nos desafios e possibilidades enfrentados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Campo Formoso-BA na promoção de uma formação político-pedagógica voltada para a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo. Diante disso, aponta-se como problema de pesquisa: como o SINTRAF pode fortalecer a luta pelo direito à EJAcampo junto às comunidades rurais de Campo Formoso-BA? O objetivo geral da pesquisa, nesse sentido, é o de analisar as estratégias e os desafios enfrentados pelo sindicato para promover a formação político-pedagógica e o fortalecimento da EJAcampo, contribuindo para a efetivação desse direito nas comunidades rurais de Campo Formoso-BA. Os objetivos específicos são: apontar possíveis práticas formativas na atuação dos movimentos sociais, notadamente nos sindicatos rurais; compreender como o sindicato rural do município de Campo Formoso-BA tem feito a mobilização pelo direito à EJAcampo junto às comunidades; e elaborar, como produto educacional, uma proposta de realização do Fórum Municipal da EJAcampo em Campo Formoso-BA. A pesquisa tem como lócus o SINTRAF, originado nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), e como sujeitos os oito dirigentes sindicais (duas mulheres e seis homens) que compõem sua mesa diretora. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza para a produção de dados a observação participante, a aplicação de questionários e realização de círculos de cultura. A base teórica é fundamentada na concepção freiriana de educação popular e como direito e nos estudos que analisam os movimentos sociais pela Educação do Campo e pela Educação de Jovens e Adultos, notadamente os trabalhos desenvolvidos por Miguel Gonzalez Arroyo (2005; 2008; 2011), Roseli Salete Caldart (2006; 2009; 2011; 2012), Mônica Castagna Molina (2011; 2012) e Edite Maria da Silva de Faria (2009; 2013; 2014; 2022). Como produto educacional, o estudo propõe a criação de um Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Campo no município de Campo Formoso. Considera-se que a dissertação é relevante tanto para a comunidade acadêmica, pelas potenciais contribuições à formação de professores que atuam na EJACampo e à difusão de saberes, quanto para os sujeitos do campo, pois as reflexões sobre o direito à educação tecidos na pesquisa buscam localizar e fortalecer o protagonismo sindical nesse debate e oferecer suporte às demandas para políticas educacionais que atendam às necessidades da modalidade.
- ItemA gestão de dados científicos: uma proposta para o repositório institucional Acesso Aberto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-16) Cunha, Neubler Nilo Ribeiro da; Fialho , Nadia Hage; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Conceição, Sergio Henrique da; Lins, Ivana Aparecida BorgesIntrodução: A gestão de dados científicos foi a preocupação deste estudo dissertativo na área de Educação. Embora o Brasil tenha apresentado significativa melhoria em relação ao quantitativo de implementação de repositórios digitais em suas instituições de pesquisa, percebe-se que ainda há muito o que se considerar no tocante à gestão dos dados científicos visando diretrizes específicas e parâmetros contemporâneos voltados para universidades, sobretudo quanto ao fomento e critérios de internacionalização para os próximos anos. Objetivos: Essa dissertação propõe identificar e descrever os elementos estruturantes de um Plano de Gestão de Dados Científicos, com perspectiva de aplicabilidade em uma universidade pública. Como objetivos específicos, este estudo dissertativo pretende: a) apresentar os principais conceitos sobre a gestão de dados científicos, a partir dos contextos terminológicos e históricos que deram origem às novas práticas de pesquisa, na contemporaneidade; b) descrever os Repositórios de Instituições no Brasil que utilizam Planos de Gestão de Dados Científicos e disponibilizam seus dados; c) identificar mecanismos que apontem elementos do plano de gestão de dados científicos nas universidades brasileiras; d) propor um modelo de plano de gestão de dados científicos para o Repositório Institucional SaberAberto, alinhado às características acadêmicas, científicas e organizacionais da UNEB. Metodologia: Empreendeu-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, de tipo bibliográfica, documental e de campo para atender adequadamente aos objetivos. Resultados: Dentre os resultados, destacaram-se definições, conceitos e o processo de gerência desses dados, considerando a ciência como prática social; a importância dos repositórios de acesso aberto, dando ênfase ao RE3DATA como estrutura mundial que possui pré-requisitos para a gestão de dados científicos; informações relevantes, exemplificando os repositórios no Brasil e no mundo que disponibilizam dados de pesquisa; e, finalmente, como produto, a proposição de um modelo de gestão de dados científicos para o Repositório SaberAberto da UNEB. Considerações: O estudo conclui destacando a importância do Repositório da UNEB implementar um plano de gestão de dados científicos visando se adequar aos critérios internacionais e ao movimento de acesso aberto tão relevante para os processos e novas metas de internacionalização das universidades públicas.