Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
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- ItemJogos digitais e práticas de alfabetização e letramento na EJA Campo - PE(Universidade do Estado da Bahia, 0005-07-24) Silva, Verônica Araújo de Oliveira; Araujo, Flávia Lorena Souza de; Faria, Edite Maria da Silva de; Melo, Maria Aparecida Vieira deA presente pesquisa está inserida no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), a área de concentração três - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa intitulada “Jogos digitais e práticas de alfabetização e letramento na EJA Campo – PE”, teve como objetivo geral compreender como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos das escolas do Campo no município de Caetés-PE. Traz a seguinte questão: Como as tecnologias da informação e comunicação (TDICs), são utilizadas no processo de alfabetização e letramento na EJA Campo- PE? Na atual conjuntura em que estamos inseridos, pensar no letramento digital, propõe analisar os impactos da aplicabilidade das TDICs e a utilização de jogos digitais na EJA Campo ao sugerir uma reflexão aos professores, sobre as diferentes formas de fomentar sua mediação e utilizá-las como ferramentas potencializadoras e uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. As escolas pesquisadas foram Manoel Bernardo e Manoel Izidório, localizadas na zona rural de Caetés. Nesta perspectiva, para alcançar o objetivo proposto, buscamos especificamente identificar as práticas potencializadoras de alfabetização e letramento e o uso de jogos digitais na práxis pedagógica de professores que atuam nas escolas pesquisadas; analisar as dificuldades encontradas por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na implementação e uso das TDICs associadas aos jogos, desenvolver plano de ação sobre o uso de jogos digitais no processo de alfabetização e letramento dos jovens e adultos que estudam na modalidade EJA Campo. A metodologia a ser utilizada para esta pesquisa de acordo com Minayo (1995), fundamenta-se em uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa participante cuja proposta metodológica foi desenvolvida em duas etapas: a primeira intervenção foi realizada pelo pesquisador mediante a observação das docentes durante a ministração das aulas para a coleta de dados durante a realização da pesquisa. A segunda etapa foi elaborada através de entrevistas utilizando-se do método da história oral seguido de questionários respondidos pelos estudantes e pelos docentes participantes deste estudo. O produto da pesquisa apresenta um plano de ação, tendo como proposta realizar sua divulgação no Instagram da educação do campo de Caetés, um espaço onde são divulgadas as práticas e compartilhamentos de atividades docentes, a fim de que possam utilizar, de forma participativa e colaborativa, os jogos educativos digitais. A proposta também envolve a construção de Padlet- mural virtual de divulgação em sala de aula que apresentará o processo de planejamento das ações pedagógicas, desenvolvimento dos trabalhos envolvendo os jogos digitais com os estudantes e avaliação de todo processo realizado. Sendo assim, os achados da pesquisa trazem contribuições referente ao uso ou à aplicação das TDICs e a utilização de jogos digitais na sala de aula, apontam para ferramentas potencializadoras no processo de ensino/aprendizagem e práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na EJA Campo-Pe.
- ItemA formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de caso no curso de pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA formação inicial de professores na pespectiva da Educação Inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemQuingoma: relatos de experiência das contribuições para a construção do projeto político pedagógico de uma escola quilombola(Universidade do Estado da Bahia, 0007) Sena , Cecilia Paixão; Santos, Julio Cesar Gomes; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Perin , Rosemary Rufina dos SantosO trabalho Quingoma: Relatos de Experiência das Contribuições para a Construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Quilombola é resultado de um estágio supervisionado em gestão escolar, realizado na Escola Municipal Quingoma, localizada em uma comunidade quilombola em Lauro de Freitas, Bahia em 2024. A pesquisa abordou o papel transformador da escola quilombola na valorização da memória, identidade e cultura quilombola. O foco foi compreender como as demandas dos estudantes podem subsidiar a elaboração de um Projeto Político-Pedagógico (P.P.P) participativo, inclusivo e alinhado às realidades culturais locais. A metodologia qualitativa utilizou entrevistas, desenhos e questionários para captar as percepções de alunos e comunidade. Observou-se que a escola enfrenta desafios como a ausência de práticas pedagógicas que refletissem a cultura quilombola, apesar de seu potencial para se tornar um espaço de resistência cultural e fortalecimento identitário. O trabalho destaca a relevância de implementar o ensino quilombola em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Lei nº 9.394/1996), promovendo a valorização de saberes locais no currículo escolar. O P.P.P é destacado como um instrumento central para garantir uma educação inclusiva e transformadora, alinhada às especificidades históricas e culturais da comunidade. Inspirado por teóricos como Paulo Freire, o trabalho reafirma a importância de uma educação que respeite a pluralidade cultural, promova o pertencimento e transforme a escola em um espaço de acolhimento, escuta ativa e empoderamento social. Palavras-chave: educação quilombola; Projeto Político-Pedagógico (P.P.P); comunidade quilombola – ensino contextualizado; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); cultura afro-brasileira.
- ItemPotencialidades de materiais didáticos adaptados para a aprendizagem matemática de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil.(Universidade do Estado da Bahia, 0012-06-25) Alves, Greiziele dos Santos Aragão; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula da Silva; Correia, Patrícia Carla da HoraEste trabalho apresenta um relato autobiográfico que investiga a experiência da autora no acompanhamento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, com foco na criação de materiais didáticos para potencializar a aprendizagem matemática dessa criança. A pesquisa fundamenta-se na análise das necessidades específicas dos educandos com TEA, ressaltando a importância do acompanhamento individualizado. O estudo destaca os desafios enfrentados por essa criança no processo de aprendizagem matemática e os avanços obtidos por meio da utilização de materiais didáticos adaptados. A autora compartilha experiências em sala de aula e durante as sessões de acompanhamento, discutindo estratégias que promoveram a inclusão e o engajamento nas atividades matemáticas. O objetivo principal desta investigação é produzir memórias de formação do estágio extracurricular, avaliando a eficácia dos materiais didáticos adaptados para o ensino da matemática na educação infantil. A pergunta de investigação que orienta este estudo é: “Quais são os materiais didáticos adaptados que melhoram a aprendizagem das crianças autistas em relação à Matemática na educação infantil?”. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica e no relato autobiográfico. Este relato não apenas reflete a trajetória profissional da autora, mas também busca inspirar outros educadores a reconhecerem o potencial dos materiais didáticos adaptados e do acompanhamento terapêutico como ferramentas essenciais para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva da matemática, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças com TEA.
- ItemA escrita de si na juventude e seus impactos na formação da identidade negra(Universidadade do Estado da Bahia, 0014-01-25) Santos , Selma Carolaine Assunção dos; Nunes , Ludmilla Mota; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Nicolin, Janice de SenaEste estudo explora a escrita de si como ferramenta fundamental na formação da identidade negra de jovens brasileiros. Através de uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, esta pesquisa autobiográfica analisa a relação entre escrita e identidade, considerando autores como Carolina de Jesus, Conceição Evaristo e Michel Foucault. Os resultados demonstram que a escrita de si contribui significativamente para a construção e a afirmação da identidade negra, evidenciando aspectos históricos, culturais e subjetivos. Destaque-se a importância da escrevivência para jovens negros, pois promove subjetividade, autoconhecimento e empoderamento.
- ItemEducação do campo: uma experiência na escola municipal Erácliton de Oliveira no município de Jandaíra- BA(Universidade do Estado da Bahia, 0014-07-25) Oliveira, Marleide Leite de; Andrade , Heloísa Lopes Silva de; Reis , Pascásia Coelho da Costa; Andrade , Gabriela Lopes Vasconcellos deO presente documento tem o objetivo de analisar de que maneira as professoras da Escola Municipal Erácliton de Oliveira no município de Jandaíra (BA), enfrentam os desafios para conduzir a educação no campo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: uma revisão de literatura sobre educação do campo e uma visita à escola, onde foram realizadas entrevistas com a diretora e as professoras. A análise baseia-se em alguns aportes teóricos que defendem uma educação emancipadora, que respeite as especificidades das escolas do campo, e em abordagens pedagógicas que considerem as realidades culturais desses estudantes. Também se apoia no embasamento de algumas políticas públicas voltadas para a educação no campo e nas legislações pertinentes. Foram identificadas políticas públicas em vigência, porém com falhas que impactam diretamente a educação do campo, tornando-se um desafio pedagógico significativo para as professoras. O estudo conclui que, apesar de alguns avanços, ainda existem lacunas significativas que precisam ser superadas para garantir uma educação de qualidade no meio rural, especialmente considerando os relatos das professoras, que demonstram um grande esforço para oferecer uma educação alinhada à realidade presente.
- ItemInfluências das experiências de infância na concepção de professoras da educação infantil: relações entre a trajetória de vida e a prática pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-20) Miranda, Mayana Galdino; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Lima, Lilian Fonseca; Carvalho , Carla Meira Pires deO processo formativo do(a) professor(a) é atravessado por diversos saberes e experiências construídos ao longo de sua trajetória de vida. Compreender a formação docente sob uma perspectiva humanizada e sensível é essencial, sobretudo na Educação Infantil, onde a relação com a criança exige escuta, empatia e presença afetiva. Este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão: de que forma a trajetória, as experiências e os referenciais pessoais de cada professora impactam sua prática e o olhar que desenvolvem sobre a criança? A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender até que ponto as experiências vividas na infância influenciam a concepção que professoras constroem sobre o ser criança e sobre sua própria prática pedagógica. Para embasar as análises e ampliar as discussões, foram utilizados referenciais teóricos como TARDIF (2002), FREIRE (2009), JOSSO (2004), CERISARA (2002), ALMEIDA (2015), LARROSA (2002), NÓVOA (2005) e PIMENTA (2002), entre outros autores. A investigação contou com a colaboração de três professoras da Educação Infantil, que compartilharam relatos sobre suas memórias de infância, o ingresso na docência, suas concepções sobre crianças e infâncias, e como percebem a relação entre suas vivências infantis e as das crianças com quem atuam. Ao longo do estudo, foi possível perceber como as marcas da infância se manifestam na construção de suas concepções e práticas pedagógicas, evidenciando a importância de considerar a história de vida do educador no processo formativo e nas relações estabelecidas com as crianças no cotidiano escolar.
- ItemEstágio não obrigatório remunerado no curso de Pedagogia: análise de uma experiência formativa(Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-25) Reis, Edjane Moreira; Lima, Lílian Fonseca; Xavier , Antonete Araújo Silva; Almeida , Márcia Tereza FonsecaEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o estágio não obrigatório remunerado como prática formativa no curso de Pedagogia, destacando sua importância na construção da identidade docente e na articulação entre teoria e prática. A pesquisa está organizada em quatro seções, que abordam desde os aspectos legais do estágio até as relações interpessoais vivenciadas nas instituições e as experiências formativas em cada uma delas. O estudo foi realizado em duas escolas — uma da rede pública e outra da rede privada — com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O objetivo geral deste trabalho é significar a experiência formativa realizada nos estágios não obrigatórios remunerados em diferentes contextos escolares da rede pública e particular. A base teórica foi com autores como Pimenta (1999), Sousa (2009), Larrosa Bondía (2002), Contreras Domingo (2010), Piaget (1973), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, (André,1986, 2013), que utiliza a narrativa (Clandinin; Connelly, 2015) para compreender a experiência vivida no estágio não obrigatório remunerado enquanto experiência concreta da prática docente. As experiências analisadas reforçam a importância da escuta, da colaboração e da práxis na formação do futuro docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências, o fortalecimento da identidade profissional e a construção de uma prática mais crítica e transformadora, além de que, reconhece-se essas experiências como espaços legítimos de aprendizagem, desde que sejam acompanhadas por supervisão adequada e condições formativas estruturadas. O estudo evidencia que essa modalidade de estágio proporciona experiências significativas de aprendizagem, favorecendo uma formação docente mais crítica, reflexiva e alinhada à realidade educacional. Palavras-chave: Formação docente. Estágio não obrigatório remunerado. Pedagogia.
- ItemInfluências das experiências de infância na concepção de professoras da educação infantil: relações entre a trajetória de vida e a prática pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-25) Miranda , Mayana Galdino; Almeida , Márcia Tereza; Lima, Lilian Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires deO processo formativo do(a) professor(a) é atravessado por diversos saberes e experiências construídos ao longo de sua trajetória de vida. Compreender a formação docente sob uma perspectiva humanizada e sensível é essencial, sobretudo na Educação Infantil, onde a relação com a criança exige escuta, empatia e presença afetiva. Este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão: de que forma a trajetória, as experiências e os referenciais pessoais de cada professora impactam sua prática e o olhar que desenvolvem sobre a criança? A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender até que ponto as experiências vividas na infância influenciam a concepção que professoras constroem sobre o ser criança e sobre sua própria prática pedagógica. Para embasar as análises e ampliar as discussões, foram utilizados referenciais teóricos como TARDIF (2002), FREIRE (2009), JOSSO (2004), CERISARA (2002), ALMEIDA (2015), LARROSA (2002), NÓVOA (2005) e PIMENTA (2002), entre outros autores. A investigação contou com a colaboração de três professoras da Educação Infantil, que compartilharam relatos sobre suas memórias de infância, o ingresso na docência, suas concepções sobre crianças e infâncias, e como percebem a relação entre suas vivências infantis e as das crianças com quem atuam. Ao longo do estudo, foi possível perceber como as marcas da infância se manifestam na construção de suas concepções e práticas pedagógicas, evidenciando a importância de considerar a história de vida do educador no processo formativo e nas relações estabelecidas com as crianças no cotidiano escolar. Palavras-chaves: Identidade docente; Histórias de vida; Educação Infantil; Prática docente
- ItemEducação e Jovens e Adultos: intersecções entre a formação e o mundo do trabalho de mulheres na Comunidade Quilombola Guaxinim em Cruz Das Almas/BA(Universidade do Estado da Bahia, 0018-09-24) Nascimento, Ednalva Fiuza de Santana do; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Silva, Neilton daO trabalho de pesquisa investiga a intersecções entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção (das) mulheres da Comunidade Guaxinim, Cruz das Almas, Bahia, no mundo do trabalho, buscando compreender como, ou até que ponto, a escolarização influencia a inserção dessas sujeitas no mundo do trabalho. A partir do objeto de estudo, a pesquisa apresenta o seguinte problema: qual a relação entre a inserção das mulheres na educação de jovens e adultos (EJA) e o mundo do trabalho na Comunidade Guaxinim em Cruz das Almas-Bahia, e quais possibilidades de intervenção? Temos como objetivo geral: investigar a interseção entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção (das) mulheres da Comunidade Guaxinim, Cruz das Almas, Bahia, no mundo do trabalho, buscando compreender o fenômeno do retorno ao cotidiano escolar. Para tanto, traça-se objetivos específicos tais como: elucidar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos em suas concepções histórica e filosófica; identificar as trajetórias de escolarização das Jovens e Adultas da comunidade Guaxinim; analisar a relação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção dos quilombolas no mundo do trabalho. É um estudo exploratório descritivo, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. Para desenvolver a pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa tendo como procedimentos, observação participante, revisão bibliográfica e documental e entrevistas, de forma a assegurar a perspectiva dialógica e interseccional desse estudo. Como proposta de produto, realizou-se Círculos de Diálogos e Oficinas Formativas avaliativa com as mulheres do quilombo.Os teóricos de base epistemologica que sustentam essa pesquisa saõ: Freire,1979,Gonçalves ,2000,Gomes,2011, Minayo,2001, Pereira,2019,Paiva,1987, Gonçalves, 2020, Nascimento, 1995, Fernandes e Terra, 2015 e Gomes, 2011.Com o resultado a pesquisa revelou como a interseção da EJA e das mulheres quilombolas e o mundo do trabalho influenciam a trajetória de vida das mulheres quilombolas, evidencia a necessidade de uma abordagem educacional que considere essas dimensões para a emancipação das quilombolas e a inserção no mundo do trabalho. A pesquisa, realizada também evidenciou como a intersecção desses fatores pode transformar as e impulsionar mudanças significativas na comunidade.
- ItemTecnologia assistiva no mundo do trabalho: desafios e possibilidades educativas de pessoas com deficiência visual(Universidade do Estado da Bahia, 0018-12-25) Almeida, Liane Cortes; Leão, José Antônio Carneiro; Costa, Daiane Santil; Silva, André Luiz Souza daA pesquisa realizada trouxe um estudo acerca dos desafios e possibilidades de pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho, tendo como principal foco o papel da Tecnologia Assistiva (TA) nesse contexto. Ela foi desenvolvida no Centro de Atendimento Educacional Especializado com cegos e com baixa visão, na região de Camaçari-BA, por meio de uma pesquisa participante (Brandão, 2001), de abordagem quali-quantitativa, em que se utiliza das narrativas de histórias de vida dos participantes. Este estudo buscou responder à seguinte questão problema: Como a Tecnologia Assistiva pode contribuir na formação de pessoas com deficiência visual, para a inserção no mundo do trabalho? Para tanto, selecionamos como objetivo geral apresentar os desafios e possibilidades de como a Tecnologia Assistiva pode contribuir para a formação de pessoas com deficiência visual, a fim de incluí-los no mundo do trabalho. Sendo assim, atendeu aos seguintes propósitos: (1) Identificou os programas da Tecnologia Assistiva que possibilitem acessibilidade e contribuam com a formação dos estudantes com deficiência visual para o mundo do trabalho; (2) Verificou os elementos digitais que podem ser identificados pelos participantes da pesquisa, necessários para uma formação na perspectiva crítico-emancipatória; (3) Destacou aspectos do papel da família no incentivo ao uso da Tecnologia Assistiva de pessoas com deficiência visual, para inserção no mundo do trabalho; (4) Elaborou uma cartilha adaptada no formato HQ, sobre Empreendedorismo tátil, por meio da Tecnologia Assistiva, que potencialize a possibilidade de inserção de pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho.
- ItemSequência didática baseada na programação de jogos para o ensino de funções(Universidade do Estado da Bahia, 0023-05-02) Sousa, Adriana Costa; Magalhães, André Ricardo; Cambruzzi, Eduardo; Pinheiro , Marcus Túlio de FreitasDiante das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, os professores empenham-se na busca de recursos metodológicos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A formação do cidadão no século XXI, demanda o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para enfrentar os desafios emergentes dos dias atuais. Há então a necessidade de criar circunstâncias que favoreçam a produção do conhecimento matemático privilegiando a autonomia e o protagonismo do aluno, não deixando de lado o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação desse novo perfil de aluno nascido no século XXI. O contexto descrito nos levaram a questionar nesta pesquisa: Em que medida a programação de jogos, utilizando a linguagem de programação visual Scratch, contribui para o ensino de funções? Desta forma, propomos nesta pesquisa a elaboração, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino de funções, fundamentada da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, utilizando a programação de jogos no Scratch como recurso pedagógico. A construção e a análise da sequência didática estão fundamentadas nos princípios da Engenharia Didática. Desta forma o percurso da pesquisa se desenvolveu em quatro etapas: análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Participaram deste estudo os alunos de uma turma da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Almirante Barroso, localizado no bairro de Paripe em Salvador - BA. Após a aplicação e análise da sequência didática, acreditamos que a programação de jogos utilizando a linguagem de programação visual Scratch, fundamentada na teoria das situações didáticas, tem potencial para contribuir como recurso pedagógico no ensino de funções. Este estudo apresenta a sequência didática e os resultados da sua aplicação como contribuição para a área da Educação
- ItemSistema Estadual de Educação da Bahia – implantação e possibilidades para a efetivação do regime de colaboração(0023-12-22) Bomfim, Remi da Silva; Gomes, Marcius de Ameida; Nacif, Paulo Gabriel Soledade; Silva, Sandra Célia Gomes daEsta pesquisa teve como objetivo identificar de que forma a implantação do Sistema Estadual de Educação da Bahia pode impactar no regime de cooperação/colaboração entre o Estado da Bahia e os municípios. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório. A coleta de dados consistiu basicamente no levantamento bibliográfico e na pesquisa documental, a qual se dá a partir de estudos sobre a legislação educacional e documentos institucionais do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria Estadual de Educação, como portarias, pareceres e relatórios. Quanto a análise dos dados, de modo interpretativo, possibilitou a sistematização das informações referentes à problemática que envolve as temáticas “Federalismo, Regime de Colaboração e Sistema Estadual de Educação da Bahia, contribuindo para a elaboração de uma síntese do estudo, organizado em dois artigos científicos, propostos como produto da pesquisa. Conclui-se, até aqui, que os desencontros institucionais continuam por contribuir para a desarticulação, típica do federalismo brasileiro e, consequentemente, no caso da Bahia, para a postergação da implementação do referido Sistema Estadual, junto a isto, podemos afirmar que a gestão da educação baiana, se dispõe, apenas e pontualmente, a elaborar, integrar e coordenar as ações na sua rede, com poucas ações para o fortalecer o regime de colaboração.
- ItemReal, simbólico e imaginário: nós que entrelaçam o ato educativo frente aos processos subjetivos do aprender e ensinar na contemporaneidade.(Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-29) Santos, Helen Rose Monte Verde dos; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas ; Pessoa, Marcos Paulo Lopes; Souza, Elizeu Clementino deA pesquisa nomeada de Real, Simbólico e Imaginário: nós borromeanos os quais são tomados por empréstimo a Lacan com vistas a amarrá-los com o ato educativo frente aos processos subjetivos do aprender e ensinar na contemporaneidade e tem por objeto o ato educativo no aprender e ensinar. Essa aposta surge a partir das inquietações acerca de qual lugar e posição o aluno ocupa no ato educativo considerando o enodamento borromeano para fazer emergir os processos subjetivos e sua implicação do savoir-faire do seu aprender e ensinar. Nesse sentido, a base teórica - metodológica é construída nos estudos da Psicanálise e Educação que tem origem na França e estendidos em diversos países, inclusive o Brasil. Este estudo tem com o objetivo geral analisar de que maneira os elos do Real, Simbólico e Imaginário operam na subjetivação no processo de aprender e ensinar contemporâneo, enquanto que os específicos, por sua vez, pretendem: 1) identificar como se constitui o Real, Simbólico e Imaginário no savoir-faire do aluno; 2) Buscar de que maneira os processos subjetivos revelam-se no ato educativo; 3) Buscar como se processa o aprender e ensinar na sala de aula. Nesse sentido, a base teórico-epistemológica da pesquisa delineou-se dialogando com autores da vertente psicanalítica dentre os quais estão: Freud (1917-1920); Lacan (1936-1980); Ornellas (2011- 2019); Mourão (2011); Quinet (2008); Diniz (2011); Almeida e Aguar (2017) e Voltolini (2011), bem como aqueles que basculam os espaços da educação: Freire (1981;1996); Gatti (2002); Imbernón (2010), Kupfer (2007), Charlot (1983-2010). A abordagem é qualitativa assentada no tripé: lócus, sujeitos e dispositivos. O campo empírico deu-se numa escola da rede pública estadual de grande porte da cidade de Salvador. Os sujeitos foram em número de dois, selecionados pelo critério do desejo e os dispositivos de colheita foram assim constituídos: entrevista em profundidade quando um roteiro foi construído e aplicado levando-se em conta a associação livre e a pintura em tela. De posse desse material, as unidades de análises foram pinçadas na perspectiva da análise do discurso de vertente lacaniana, considerando o dito e o não dito, as hesitações, atos falhos, reticências, silêncios, esquecimentos e repetições. (In)conclui-se que o lugar e posição que o aluno ocupa no ato educativo à luz do enodamento borromeano, fez emergir os processos subjetivos do aprender e ensinar. A pesquisa inscreve se, portanto, nos seguintes achados: os nós que entrelaçam o ato educativo frente aos processos subjetivos do ensinar e aprender estão ancorados nos seguintes topos estruturantes: desejo; escuta; ambivalência; angústia; transferência; identificação; solidão e afeto, nós que atam e desatam para enodar o campo educativo em busca de uma educação que consinta a falta.
- ItemOs efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade. O que nos revelam os cotidianos da docência?(Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-29) Almeida, Veridiana dos Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Sitja, Liege Maria Queiroz; Cordeiro, Karina de Oliveira SantosA presente pesquisa tem como questão problematizadora: quais os efeitos da política de formação continuada institucionalizada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática pedagógica, cujo objetivo geral versa por compreender os efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática docente, tendo como objetivos específicos: perscrutar os sentidos e significados atribuídos pelas professoras de educação infantil aos processos formativos institucionalizados; identificar indicativos da efetuação desses sentidos em exemplos/ações da prática cotidiana; descrever os elementos articulados à formação continuada que promovem/dificultam processos de mudança no pensar e no fazer docente. A intenção metodológica é pela abordagem qualitativa e terá como foco o estudo do conteúdo das experiências causadas pelos efeitos da política de formação na construção da professoralidade à luz da Fenomenologia, tendo como procedimento sistemático escolhido o estudo de caso, enquanto dispositivo de levantamento de informações as entrevistas fenomenológicas. As colaboradoras da pesquisa são professoras efetivas das creches e pré-escolas da rede municipal de ensino de Alagoinhas –BA. As informações levantadas foram submetidas às técnicas do Método Fenomenológico Empírico. A partir desta investigação foi possível inferir que os efeitos da politica de formação na estética da professoralidade possibilitam movimentos de recomposição e de novas composições, e que os sujeitos da formação não são afetados passivamente pelo processo formativo, uma vez que apreendem, elaboram, articulam a outras forças interagentes, fazem adaptações que se expressam na experiência e revelam a gradação da produção do conhecimento pedagógico especializado. Pode-se também depreender que a formação continuada institucionalizada precisa ser complementada pelas condições de desenvolvimento profissional em contexto, no cerne da escola, com tempos e espaços assegurados para o exercício de refletir sobre a própria prática e pensar as situações que emergem do cotidiano enquanto conteúdos potentes de formação. Sua relevância está centrada na contribuição científica para a ampliação das discussões no campo da formação de professores no tocante às propostas de formação continuada à educação infantil. A investigação a que se propõe esta pesquisa poderá também subsidiar a Secretaria da Educação em análise, reconfiguração e até mesmo criação de políticas públicas de formação continuada para essa etapa da educação básica.
- ItemConcepção de currículo da EJA do município de Salvador: o que pensam as formadoras sobre o seu processo formativo e esse currículo(Universidade do Estado da Bahia, 0024-10-08) Santos, Tatiana Maria dos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Silva, Claudilene Maria da; Viñal Junior, José VeigaO presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Salvador - Ba. com a equipe de formadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dessa rede de ensino. O objetivo principal foi compreender o que pensam as formadoras da EJA da rede municipal de ensino de Salvador sobre a concepção de currículo da EJA e sobre seus processos formativos. Os objetivos específicos foram: analisar a concepção de currículo da EJA da rede municipal de ensino de Salvador; investigar os pressupostos teóricos que fundamentam as ações das formadoras da EJA no município de Salvador e refletir sobre o papel da formação das formadoras no currículo desenvolvido na EJA. Baseada na concepção freiriana de educação e com engajamento político, a pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: O que pensam as formadoras da EJA da rede municipal de ensino de Salvador sobre a concepção de currículo dessa rede de ensino e sobre o seu processo formativo? Defendendo uma Educação de Jovens e Adultos crítica, articulada aos interesses e as pautas defendidas pelas/os estudantes da EJA de Salvador, sobretudo das mulheres negras que é a sua maioria, visando a materialização de uma proposta curricular diferenciada da implementada até então, mais contextualizada e baseada no paradigma crítico, multi/intercultural, o estudo discute especialmente, o currículo e sua relação com a formação dos sujeitos da EJA, bem como fomenta reflexões acerca da formação docente e das formadoras no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, inspirada na pesquisa participante de Freire (1981, 2021), utilizando dois dispositivos metodológicos: o questionário e a as rodas de conversa intituladas “Conversando sobre a EJA”, inspiradas nos círculos de cultura de Freire que deu fruto ao nosso produto final, o E-book: ‘Conversando sobre a EJA: o que pensam as formadoras da SMED sobre o seu processo formativo e o currículo que importa para a EJA’. O estudo revelou uma lacuna na formação das/os profissionais que orientam e formam o corpo docente da EJA, evidenciando a necessidade de uma política de formação continuada para a EJA e, especialmente para as formadoras. Revelou também que as formadoras sabem quem são os sujeitos que constituem a EJA nessa rede municipal de ensino, reconhecem as suas vulnerabilidades e, sobretudo valorizam as suas potencialidades de aprendizagem. As formadoras, defenderam um currículo baseado nos ideais freirianos de educação e admitiram a necessidade de atualização dos documentos que regem essa modalidade no município, sobretudo, a atualização da sua proposta curricular.
- ItemO ensino de Filosofia no Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto: possibilidades e desafios da EJA na educação em prisões.(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-02) Abbondanza, Judiney DiasRESUMO Considerando a realidade das prisões e o contexto educacional nesse espaço, é necessário que o ensino da Filosofia possibilite a compreensão e a reflexão sobre a condição humana, na busca por se desenvolver o pensamento crítico dos sujeitos privados de liberdade. Sob essa perspectiva, o presente Relatório tem como objetivo principal identificar as contribuições do ensino de Filosofia para formação e emancipação dos estudantes privados de liberdade da EJA no Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto (CEPGFM). Assim, a visão ampla e interdisciplinar da Filosofia constitui-se em uma possibilidade de enriquecer a compreensão dos problemas do cotidiano, podendo estimular nos/nas estudantes privados/as de liberdade a criticidade e proporcionar-lhes novos olhares sobre o papel do indivíduo na sociedade. Quanto ao aspecto metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, pelo arcabouço teórico relativo às temáticas do contexto da educação em prisões, EJA e ensino de Filosofia, além da pesquisa documental, por meio dos dispositivos legais que norteiam essa modalidade de ensino no ambiente carcerário. No campo da pesquisa foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores pedagógicos, gestores das unidades escolar e prisional, além de estudantes do Ensino Médio da EJA, no intuito de captar as percepções desses sujeitos no cenário da educação. No percurso da investigação são apresentadas proposições para o ensino de Filosofia na Educação em Prisões, fundamentadas nos campos teórico e prático desta pesquisa. Tais propostas poderão ser apresentadas e discutidas na atualização do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar (PPP), ampliando saberes necessários à formação do/a aluno/a privado/a de liberdade e viabilizando condições fundamentais de transformação da prática pedagógica no contexto da Educação na Prisão. Palavras-chave: Educação em Prisões. Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Filosofia. Estratégias Pedagógicas.
- ItemA formação político-pedagógica no sindicato rural de Campo Formoso-Bahia: a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-12) Vieira, Etelvina da Silva; Faria, Edite Maria da Silva de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Garcia, Elisete Enir BernardiA Educação de Jovens e Adultos do Campo, neste trabalho designada pela sigla EJAcampo, é um direito constitucional que se materializa para além do ambiente escolar. Esta pesquisa investiga a interconexão entre os movimentos sociais de base e a EJAcampo, focando nos desafios e possibilidades enfrentados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Campo Formoso-BA na promoção de uma formação político-pedagógica voltada para a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo. Diante disso, aponta-se como problema de pesquisa: como o SINTRAF pode fortalecer a luta pelo direito à EJAcampo junto às comunidades rurais de Campo Formoso-BA? O objetivo geral da pesquisa, nesse sentido, é o de analisar as estratégias e os desafios enfrentados pelo sindicato para promover a formação político-pedagógica e o fortalecimento da EJAcampo, contribuindo para a efetivação desse direito nas comunidades rurais de Campo Formoso-BA. Os objetivos específicos são: apontar possíveis práticas formativas na atuação dos movimentos sociais, notadamente nos sindicatos rurais; compreender como o sindicato rural do município de Campo Formoso-BA tem feito a mobilização pelo direito à EJAcampo junto às comunidades; e elaborar, como produto educacional, uma proposta de realização do Fórum Municipal da EJAcampo em Campo Formoso-BA. A pesquisa tem como lócus o SINTRAF, originado nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), e como sujeitos os oito dirigentes sindicais (duas mulheres e seis homens) que compõem sua mesa diretora. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza para a produção de dados a observação participante, a aplicação de questionários e realização de círculos de cultura. A base teórica é fundamentada na concepção freiriana de educação popular e como direito e nos estudos que analisam os movimentos sociais pela Educação do Campo e pela Educação de Jovens e Adultos, notadamente os trabalhos desenvolvidos por Miguel Gonzalez Arroyo (2005; 2008; 2011), Roseli Salete Caldart (2006; 2009; 2011; 2012), Mônica Castagna Molina (2011; 2012) e Edite Maria da Silva de Faria (2009; 2013; 2014; 2022). Como produto educacional, o estudo propõe a criação de um Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Campo no município de Campo Formoso. Considera-se que a dissertação é relevante tanto para a comunidade acadêmica, pelas potenciais contribuições à formação de professores que atuam na EJACampo e à difusão de saberes, quanto para os sujeitos do campo, pois as reflexões sobre o direito à educação tecidos na pesquisa buscam localizar e fortalecer o protagonismo sindical nesse debate e oferecer suporte às demandas para políticas educacionais que atendam às necessidades da modalidade.
- ItemTecnologia assistiva no mundo do trabalho: desafios e possibilidades educativas de pessoas com deficiência visual(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-18) Amleida, Liane Cortes; Almeida, Liane Cortes; Costa, Daiane Santil; Siva, Andre Luiz Souza daA pesquisa realizada trouxe um estudo acerca dos desafios e possibilidades de pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho, tendo como principal foco o papel da Tecnologia Assistiva (TA) nesse contexto. Ela foi desenvolvida no Centro de Atendimento Educacional Especializado com cegos e com baixa visão, na região de Camaçari-BA, por meio de uma pesquisa participante (Brandão, 2001), de abordagem quali-quantitativa, em que se utiliza das narrativas de histórias de vida dos participantes. Este estudo buscou responder à seguinte questão problema: Como a Tecnologia Assistiva pode contribuir na formação de pessoas com deficiência visual, para a inserção no mundo do trabalho? Para tanto, selecionamos como objetivo geral apresentar os desafios e possibilidades de como a Tecnologia Assistiva pode contribuir para a formação de pessoas com deficiência visual, a fim de incluí-los no mundo do trabalho. Sendo assim, atendeu aos seguintes propósitos: (1) Identificou os programas da Tecnologia Assistiva que possibilitem acessibilidade e contribuam com a formação dos estudantes com deficiência visual para o mundo do trabalho; (2) Verificou os elementos digitais que podem ser identificados pelos participantes da pesquisa, necessários para uma formação na perspectiva crítico-emancipatória; (3) Destacou aspectos do papel da família no incentivo ao uso da Tecnologia Assistiva de pessoas com deficiência visual, para inserção no mundo do trabalho; (4) Elaborou uma cartilha adaptada no formato HQ, sobre Empreendedorismo tátil, por meio da Tecnologia Assistiva, que potencialize a possibilidade de inserção de pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho.