Bacharelado em Design - DCET1
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Navegando Bacharelado em Design - DCET1 por Palavras-chave "Design"
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- ItemA intencionalidade da comunicação visual na campanha eleitoral do candidato Jair Messias Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Sousa , Fabiana Luz Lobo de; Santos , Rodrigo Luz; Santos Filho, Eudaldo Franciscoo contexto social que norteia o problema desta pesquisa, a partir da linha metodológica de Barbosa Filho (2009), mais adiante, através de dados bibliográficos, traremos ao conhecimento, teorias e argumentos para validar a importância desse trabalho nos campos de atuação da comunicação visual e sua influência no cenário político nacional, seguidos da análise técnica de peças da campanha sob a perspectiva metodológica de Panofsky (2007), por fim, estes autores trarão suas percepções e conclusões a respeito do objeto dessa monografia.
- ItemBranding para instituição de ensino de médio porte: projeto de identidade visual corporativa para o instituto presbiteriano de educação (Piritiba-Ba)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis , Fernando Oliveira Aragão Lopes; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosO presente projeto teve como objetivo a criação de uma Identidade Visual Corporativa para o Instituto Presbiteriano de Educação, localizado à cidade de Piritiba- BA. O trabalho buscou suprir carências relativas à Identidade Visual e à gestão de marca da instituição observadas em momento preliminar. O método de investigação foi uma pesquisa qualitativa-quantitativa, a coleta de dados ocorreu via questionário com análise descritiva dos dados. Com base na análise das informações coletadas via matriz Ansoff, delimitou-se o perfil organizacional da instituição e estabeleceu-se um plano de ação voltado à manutenção da marca que culminou no projeto de um Manual de Identidade Visual corporativa para atender adequadamente às necessidades da escola.
- ItemDesign de superfície e identidade local: projeto de estamparia em tecido(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Bomfim, Maicon da Luz; Almeida, Djalma Fiuza; Machado, Andrea de Matos; Silva, Adriana Sousa Fernandes daEste trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de uma estamparia para tecidos que referencia elementos histórico-culturais da cidade de Valença, Bahia. O objetivo central deste projeto é apresentar um produto de design que busca valorizar a cultura do território de identidade do Baixo Sul. Para seu desenvolvimento, foi referenciada a metodologia de Bruno Munari (1998), esta pesquisa possibilitou uma exploração criativa ampla, permitindo a experimentação de diferentes tipos de tecidos, cores, elementos e texturas. Como resultado dessa abordagem é apresentada uma estampa que busca a preservação e celebração das raízes culturais da região. Este estudo contribui para a compreensão da intersecção entre design, cultura e identidade regional, enfatizando a importância do resgate e incorporação de elementos culturais em práticas de design para a promoção da diversidade e da valorização cultural.