Bacharelado em Engenharia Sanitaria e Ambiental - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Sanitaria e Ambiental - DCET2 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Regularização Fundiária Urbana (REURB) como ferramenta de planejamento urbnao e sustentável na cidade de Alagoinhas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-11-25) Santos, Alanna Silva dos; Garrido, Elaine Pereira; Santos, Leila Maria Mendes; Batista, Janiara AlvesA Regularização Fundiária Urbana (REURB) é um instrumento essencial de política pública voltado à promoção da inclusão social, à segurança jurídica e ao desenvolvimento sustentável das cidades. Este trabalho tem como objetivo estudar a REURB como ferramenta de planejamento urbano e sustentável, analisando sua contribuição para a melhoria das condições de saneamento básico, infraestrutura urbana e qualidade ambiental no município de Alagoinhas – BA. Para tanto, foi desenvolvido um protocolo de avaliação baseado em eixos temáticos e indicadores relacionados à sustentabilidade urbana, como a infraestrutura essencial; conformidade jurídica e urbanística; ambiental e riscos; compromissos e responsabilidades; e equipamentos públicos, aplicado a três núcleos urbanos que passaram pelo processo de regularização: Parque Inema, Novo Horizonte 03 e Avenida Leste, selecionados conforme a área territorial em metros quadrados. A metodologia adotada inclui levantamento e análise de dados disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Alagoinhas e pelo Cartório de Registro de Imóveis, contemplando informações referentes à infraestrutura essenciais, como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem pluvial, pavimentação e gestão de resíduos sólidos. Os resultados envolvem a identificação do nível de atendimento aos indicadores e a análise dos benefícios decorrentes da regularização, no ponto de vista da Engenharia Sanitária e Ambiental. Conclui-se que a REURB, quando integrada ao planejamento urbano sustentável, pode potencializar o uso racional do solo, promover melhorias ambientais e ampliar a qualidade de vida da população beneficiada.
- ItemDiagnóstico Preliminar: armas termobáricas e seus potenciais impactos ambientais e a saúde humana(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Conceição, Gabriel Ferreira da; Mendonça, Edielma Costa; Monteiro, Jéssica Almeida; Santos, Crisliane Aparecida Pereira dos; Batista, Janiara AlvesArmas termobáricas possuem considerável relevância do ponto de vista estratégico-militar por apresentarem elevadas temperaturas e uma grande onda de choque, podendo causar graves danos a seres humanos, estruturas e ambientes confinados. O presente trabalho teve por objetivo diagnosticar preliminarmente os potenciais impactos ambientais e a saúde humana provocados por armas termobáricas. A investigação científica por fontes bibliográficas secundárias possibilitou diagnosticar seus impactos ambientais e a saúde humana. Fisicamente é superior em mais de 20 vezes a pressão atmosferica e sua onda de choque é aproximadamente 6 vezes a velocidade do som. Biologicamente, seu aumento da temperatura não é suportado pela maioria dos seres vivos. Antropicamente, a norma ABNT NBR 6118/2023 apresenta a espessuras mínimas de lajes, que não correspondem a cerca de 10% da capacidade de penetração em concreto reforçado da bomba termobárica BLU 118/b. Nos seres humanos, podem afetar órgãos internos que possuem ar, e também causar lesões e fraturas ocasionadas através de sua onda de choque por exemplo. A partir do diagnóstico destes impactos, constata-se que a resolução de conflitos por meios pacíficos é uma necessidade mundial que visa assegurar a continuidade da vida humana que depende intrinsecamente da manutenção sustentável dos ecossistemas da Terra.
- ItemAnálise de área queimada na Região Imediata de Alagoinhas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Peixoto, Julia Batista; Arruda, Jessica Almeida Monteiro; Batista, Janiara Alves; Oliveira , Alarcon Matos deAs queimadas ocorrem por causas naturais ou antrópicas, são frequentemente utilizadas no manejo agropecuário e apresentam maior incidência nas estações secas do ano quando as condições climáticas são favoráveis a ignição do fogo, causando danos ambientais, econômicos e sociais. A superfície, coberta por cinzas e carvão, onde o fogo ocorreu, é denominada área queimada e pode ser estimada através da imagem mensal MODIS MCD64A1. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a área queimada na Região Imediata de Alagoinhas de 2002 a 2022 e compreender a sua relação com as estimativas de precipitação. Foram utilizadas as imagens de área queimada MCD64A1 do sensor MODIS e de precipitação GPM-IMERG, adquiridas respectivamente nas plataformas AppEEARS e Giovanni. No ArcGIS 10.4.1 os dados mensais de área queimada e precipitação foram extraídos e tabelados no Excel para quantificar os acumulados interanuais e intra-anuais. A área total queimada entre 2002 e 2022 foi de 56.975 hectares. As maiores extensões queimadas anuais foram registradas de 2002 e 2005 em 22.750 hectares, ou seja, 39,93% do total. Na análise mensal, os meses de outubro a março tiveram as maiores ocorrências, totalizando 50.850 hectares e um percentual de 89,25%. Dos 17 municípios analisados, Inhambupe registrou as maiores áreas queimadas com 9.450 hectares. Entre abril e julho ocorreram as maiores precipitações médias mensais, esses meses apresentaram áreas queimadas menores. As imagens utilizadas permitiram estimar a área queimada e a precipitação de forma acessível e ágil.
- ItemAnálise dos esforços físicos em barragem de terra: abordagem matemática para Segurança e Sustentabilidade Ambiental (Paramirim/BA)(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2025-07-07) Silva, Edinei; Oliveira Filho, Genilson Cunha de; Fontoura, Jose; Oliveira, AlarconAo logo dos anos, a segurança de barragens tem ocupado espaço no meio técnico, primordialmente com as causas dos últimos acontecimentos. As barragens de terra são documentadas como sendo um dos artifícios mais arcaicos e construtivos, sendo usadas como reservatórios artificias de água para diversos usos. O reflexo da problemática da segurança destes projetos no Brasil é mediante as variações dos matérias construtivos, como as rochas, os tipos de solos, problemas de fundação, deficiências de projetos, erros durante a construção e instabilidades de taludes, sendo evidenciados os grandiosos índices de incidentes e acidentes em meados de 2017, conforme o Relatório Anual de Segurança de Barragens (RASB).Entretanto, o objetivo deste trabalho é analisar os esforços físicos atuantes da barragem de terra Zabumbão da CODEVASF em Paramirim/BA, verificando a segurança, equilíbrio, qualidade e preservação ambiental, mediante as exigências do Manual de Segurança e Inspeção de Barragens e a Lei 12.334/2010. A metodologia é sustentada pela modelagem computacional, software FINE/GEO5 2024, com aplicação do método Bishop Simplificado (1955), no qual foram feitas a análise de percolação da água, ancoragem, tipos de solos, tipos de aterros, drenos, filtros e esforços físicos existentes e possibilidades de ruptura. Os resultados analisados evidenciaram que os cálculos do fator de segurança (FS) encontrado foi positivo e está em conformidade com o Manual de Segurança, a Lei e a norma EN 1997. Por fim, o uso deste método possibilita trazer avanços essenciais e confiáveis para a remediação desegurança de barragens de terra.
- ItemA implementação da política nacional de educação ambiental nas escolas públicas brasileiras segundo a literatura científica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Silva, Isadora Uruga; Batista, Janiara Alves; Menezes, Jeane; Santos, Leila MariaDiante dos crescentes impactos e desafios socioambientais contemporâneos, a Educação Ambiental (EA) tem se consolidado como uma ferramenta eficaz e indispensável para o fomento do desenvolvimento e promoção de uma cidadania crítica, participativa e comprometida com a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações. No Brasil esse compromisso foi formalizado com a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/1999. O estudo examinou a implementação da PNEA, sendo justificado pela necessidade de verificar as traduções das diretrizes legais em práticas pedagógicas efetivas, capazes de promover conscientização, sensibilidade e engajamento sustentável, que visassem a subsistência desta e das futuras gerações. O objetivo foi analisar, literariamente a efetividade da implementação da PNEA nas escolas públicas brasileiras, entre 2015 e o primeiro semestre de 2025, identificando os primordiais desafios, estratégia e impactos pedagógicos. A metodologia adotou uma revisão narrativa da literatura com base em dados das diretrizes legais, CAPES, SciELO e Google Scholar, seguida de triagem por título, resumo e leitura integral. A análise dos resultados indicou que, embora a PNEA se encontrasse consolidada em seu arcabouço legal, enfrentou resistências institucionais, lacunas regionais e ausência de indicadores estruturados para medir a efetividade das ações. Concluiu-se que há impactos pontuais positivos, como maior engajamento e conscientização ambiental, mas sua consolidação requereu aperfeiçoamento, como capacitação docente contínua, monitoramento sistemático e estratégias contextuais, especialmente diante de desafios climáticos e de sustentabilidade rural.
- ItemRedução de perdas de água, em conformidade com a Portaria nº 490/2021 e seus efeitos nos custos com energia elétrica - Estudo de caso aplicável em um Sistema de Abastecimento de Água na Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Jesus, Émille Barreto da Silva Cerqueira de; Oliveira Filho, Genilson Cunha de ; Santos, Leila Maria Mendes ; Garrido, Elaine PereiraPerdas no abastecimento de água é um tema debatido globalmente, despertando o interesse de governanças ambientais, sendo incentivador a adoção de políticas voltadas à sustentabilidade. Apesar da crescente conscientização sobre o problema, perdas em sistemas de abastecimento continuam sendo um desafio enfrentado pelas concessionárias de água, exigindo esforços contínuos para sua superação. Com base em dados coletados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), este estudo foi aplicado a um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), no interior do estado da Bahia, apresentando uma hipótese sobre o impacto da redução de perdas de água, no consumo e nos custos de energia, insumo utilizado na produção e distribuição de água tratada. O estudo demonstrou que as perdas no sistema de abastecimento afetam a eficiência operacional e financeira do serviço. Com base nos dados do SAA em 2022, foi calculada uma possível redução de 56,76\%, adotando os parâmetros da Portaria 490/2021 e o índice médio nacional de perdas em 2021. Esse cálculo mostrou que o impacto causado pelas perdas de água representa cerca de 41\% dos custos com energia, evidenciando a necessidade de estratégias de adequação, preconizado pela Lei nº 14.026/2020 e pela Portaria nº 490/2021. O estudo reforça a importância da integração de estratégias para enfrentar os desafios do abastecimento de água. Tais medidas contribuirão para a eficiência financeira e técnica da concessionária, além de promover benefícios para a sociedade e o meio ambiente, alinhando-se às exigências legais. Essa pesquisa pode ser aplicada a outras concessionárias considerando que, as atividades relacionadas à produção e distribuição de água para consumo, têm a energia elétrica como principal insumo.
- ItemAvaliação de perda de carga do sistema de abastecimento de água no município de Crisópolis-Ba com o auxílio do software EPANET 2.0.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Santos, Jusimar Ubirajara Almeida; Oliveira Filho, Genilson Cunha de; Fontoura, José; Tonini, WilliamO acesso a água de maneira igual ainda é um desafio no Brasil. Ao longo dos anos foram feitos poucos e insuficientes investimentos, de modo que ainda não foi possível alcançar as metas sustentáveis. A influência política muitas das vezes supera a técnica, tornando os sistemas deficitários. Buscar alternativas como a aplicação modelagem hidráulica, ferramentas capaz de simular o funcionamento dos sistemas, como é o caso do EPANET se tornaram ferramentas essenciais. O sistema de abastecimento de Crisópolis vinha passando por diversas inconsistências, como baixas pressões, extravasamento do reservatório, prejudicando o abastecimento local, gerando desigualdade na distribuição da água para todos os usuários do referido sistema. Este estudo teve como objetivo avaliar o sistema de abastecimento de água deste município, verificando a perda de carga nas redes de distribuição, utilizando o método de Hazen Williams, e propor possíveis soluções.
- ItemEstudo de viabilidade da reutilização da água da rinsagem de latas para alimentar os tanques de água do pasteurizador em indústrias de bebidas de Alagoinhas-Ba(UNEB - Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Santos, Victor Flores; Araújo, Luísa Magalhães; Batista, Janiara Alves; Pereira, Greison SantosEste estudo avaliou a viabilidade técnica e ambiental de reutilizar a água do enxágue de latas no pasteurizador de uma cervejaria em Alagoinhas (BA), visando substituir o consumo de água potável subterrânea, e promover práticas sustentáveis. Foram analisados parâmetros de qualidade da água (pH e turbidez), vazão do descarte e adequação às normas ambientais (CONAMA 365/2006 e ABNT NBR 13969/1997). Os resultados demonstraram que a água do rinser apresenta pH 7,07 e turbidez de 0,31 NTU, atendendo aos critérios para reuso industrial. A vazão média de 38 m³/dia de água limpa consumida pelo rinser, corresponde a 1,9% da capacidade do tanque de reuso da fábrica, e representa uma economia de reabastecimento de água em produção do pasteurizador de 39%, além de ser uma vazão com capacidade para abastecer quase 100 famílias em municípios do interior da Bahia, representando uma oportunidade significativa de economia hídrica. A proposta mostrou-se alinhada às regulamentações de produção mais limpa, evitando o direcionamento deste volume de água para tratamento e reaproveitamento como água de reuso, reduzindo a extração de água subterrânea e os custos operacionais. Conclui-se que a reutilização é tecnicamente viável e contribui ambientalmente para a sustentabilidade na indústria cervejeira.
- ItemAnálise dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água do rio Imbassaí no trecho urbano em Dias d'Ávila/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Figueiredo, Alice Moura; Batista, Janiara Alves; Santos, Leila Maria Mendes; Castro, Fabiana da SilvaO município de Dias d'Ávila teve origem em meio a um crescimento populacional desordenado, impulsionado pela sua proximidade com o Polo Industrial de Camaçari. Com a emancipação e a expansão da malha urbana, aumentaram significativamente as demandas por água e pelos diversos usos desse recurso. Paralelamente, houve um crescimento proporcional nos descartes inadequados de esgotos domésticos in natura e de resíduos sólidos. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água no trecho urbano do rio Imbassaí, localizado em Dias d'Ávila, Bahia, por meio da análise de parâmetros físico-químicos e biológicos, conforme os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA n° 357/2005 para copos de agua doce classificados como classe II. As coletas foram realizadas em dois pontos do rio, em um único período. Foram analisados os seguintes parâmetros: coliformes totais, Escherichia coli, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido (OD), pH, sólidos totais dissolvidos e turbidez. O método de análise foi o Standard methods for the examination of water and wastewater – SMWW estabelecido pela American Public Health Association – APHA. Os resultados indicaram que todos os parâmetros estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente, exceto o pH no ponto P2, que apresentou valor acima do permitido, sugerindo possível contaminação por efluentes. A detecção de E. coli e coliformes totais, mesmo sem quantificação, aponta para uma possível contaminação fecal. Esses dados reforçam a necessidade do monitoramento contínuo e da expansão dos serviços de saneamento básico, fundamentais para embasar ações de gestão ambiental e recuperação do rio Imbassaí.
- ItemDetecção de elementos metálicos em solos superficiais do lixão no município de Jandaíra-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Nascimento, Marcus Vinícius Benevides de M; Batista, Janiara Alves; Menezes, Jeane Denise de Souza; Santos, Leila Maria MendesOs resíduos sólidos urbanos, resultantes de atividades humanas, domésticas ou industriais, representam um problema global. Quando dispostos de forma inadequada, podem contaminar o solo, o ar e os recursos hídricos, além de favorecer a proliferação de vetores de doenças. Este estudo teve como objetivo analisar camadas superficiais do solo do lixão de Jandaíra-BA. A metodologia envolveu coleta de solo superficial (0–20 cm), conforme o Manual de Análises Químicas de Solos, Plantas e Fertilizantes da Embrapa (2009), e análises químicas realizadas pelo Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Os resultados foram comparados à Resolução CONAMA nº 420/2009, detectando-se Al, Ba, Cu, Cr, Mn, Fe, V e Zn em concentrações abaixo dos limites legais. Conclui-se que a disposição inadequada de resíduos configura risco ambiental e de saúde pública, exigindo ações efetivas conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
- ItemEstudo exploratório sobre a capacidade de degradação de polipropileno por culturas bacterianas retiradas de amostras de solos nos municípios de Salvador e Sátiro Dias, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-10) Souza, Marley Oliveira de; Santana, Emanuel Brasilino de; Marques, Eric de Lima Silva; Figueroa, Luiz Henrique RodriguesEste trabalho buscou testar capacidades de degradação do polímero sintético Polipropileno por colônias bacterianas presentes em amostras de solos oriundas dos municípios de Salvador e Sátiro Dias, Bahia. As bactérias foram isoladas de amostras de solo coletadas em áreas de despejo de efluente e resíduos sólidos, respectivamente, nos municípios em questão. O cultivo das colônias foi realizado em ágar e caldo nutriente e submetidas ao teste de catalase e degradação de polipropileno (PP). Esta última, avaliada em meio mínimo com e sem sacarose, com verificação visual através de microscópio estereoscópico. Os resultados indicaram que não houve catalase nas colônias das amostras de Sátiro Dias-BA. Nas colônias das amostras de Salvador-BA houve catalase e em ambos casos não se observou capacidade de degradação do PP. Desta forma, apesar dos resultados negativo quanto à degradação de PP, a experiência abre possibilidades de otimização na metodologia dos testes de degradação, além de explorar outras capacidades de degradação de outros compostos complexos, como celulose e pectina, visando explorar outras possíveis capacidades dessas colônias.
- ItemAnálise de impactos ambientais dos cemitérios públicos na cidade de Pojuca - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-11) Santos, Igor Nascimento; Araújo, Luísa Magalhães; Garrido, Elaine Pereira; Pereira , Greison SantosOs cemitérios, quando construídos de forma inadequada, podem ser fontes poluidoras do meio ambiente e causar impactos ambientais graves. Quando o cadáver entra em decomposição, há a geração de fluídos patogênicos que podem se espalhar pelo solo, água e ar. Tendo em vista a regularização e a diminuição dos impactos provocados por estes empreendimentos, o Conama normatizou critérios mínimos para instalação dos cemitérios. O presente estudo objetivou a análise dos possíveis impactos causados pelos cemitérios da Piedade e Estação da Saudade, que se encontram na zona urbana do município de Pojuca e são de domínio público. Para atingir tais objetivos foram necessárias uma revisão bibliográfica acerca do tema cemiterial, pesquisas de campo para coleta de dados, além de análise documental. Através destas informações colhidas foi realizado uma análise dos impactos através da matriz de Leopold, bem como opções de mitigação para cada problema identificado. Os resultados indicaram problemas relacionados, principalmente, com a implementação em localidade inadequada, infraestrutura ineficaz e má gestão dos resíduos gerados.
- ItemAnálise do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde gerados em cemitérios: um estudo de caso na cidade de Pojuca-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-11) Santos, Suzana Lívia Silva; Araújo, Luísa Magalhães; Garrido, Elaine Pereira; Pereira, Greison SantosO gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos durante a operação dos cemitérios é uma problemática comum em muitos desses empreendimentos, principalmente quando esses espaços são de responsabilidade do Poder Público. Devido a existência de agentes de riscos de contaminação, como o necrochorume, o manejo inadequado sem o atendimento a legislação em vigor pode provocar significativos impactos socioambientais. Pojuca é um município de pequeno porte situado na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, e atualmente possui dois cemitérios públicos na sede municipal. Diante da escassez de trabalhos que abordem a realidade dos resíduos sólidos em cemitérios públicos, este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde no Cemitério Estação da Saudade e Cemitério da Piedade localizados na cidade de Pojuca, e verificar as principais medidas preventivas e corretivas necessárias. Para tanto foi realizada a observação em campo, análise documental, e análise comparativa das etapas operacionais realizadas com o disposto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 222/18 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois cemitérios analisados apresentam sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos semelhantes. As maiores inadequações identificadas correspondem ao manejo dos resíduos do Grupo A e o descarte de alguns resíduos do Grupo D. Um sistema consolidado de logística reversa foi implementado para a destinação dos resíduos do Grupo B de ambos os cemitérios. Dentre as ações recomendadas está a implementação e o monitoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde já existente, para um adequado funcionamento e atendimento às legislações vigentes.
- ItemImpactos dos serviços de água e esgoto nos indicadores de doenças associadas à falta de saneamento em Catu–BA: um estudo de 2010 a 2022(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-12) Santos, Camila Mauricio; Araújo, Luísa Magalhães; Batista, Janiara Alves; Melo, Larissa Pedrosa deOs serviços de saneamento básico, especialmente o abastecimento de água tratada e o esgotamento sanitário, desempenham um papel essencial na promoção da saúde pública e na prevenção de doenças. A insuficiência desses serviços intensifica a vulnerabilidade das populações, favorece a disseminação de doenças relacionadas ao saneamento inadequado e agrava desigualdades socioeconômicas historicamente persistentes no Brasil. O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos da precariedade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário sobre os indicadores de saúde pública no município de Catu–BA, no período entre 2010 e 2022. A pesquisa, de abordagem quantitativa, exploratória e documental, utilizou dados secundários provenientes do Datasus, IBGE, SNIS e Painel do Saneamento, a fim de relacionar a cobertura dos serviços de água e esgoto com as internações, óbitos e despesas decorrentes de doenças associadas à falta de saneamento. Os dados foram organizados em planilhas eletrônicas no Microsoft Excel, por meio do qual foram gerados gráficos e tabelas, além da realização de análises descritivas, comparação percentual e análises de correlação aplicando os testes de correlação de Pearson e Spearman. Os resultados revelaram que, embora o abastecimento de água tenha apresentado evolução significativa, os serviços de coleta e tratamento de esgoto mostraram déficits alarmantes no município. Essa deficiência refletiu-se diretamente nos indicadores de saúde com o registro de 669 internações por doenças relacionadas à falta de saneamento, principalmente nas faixas etárias de 0 a 9 anos, reforçando a vulnerabilidade de crianças diante das más condições sanitárias. Dessa forma, conclui-se que a universalização dos serviços de saneamento em Catu–BA demanda investimentos em infraestrutura, políticas públicas mais eficazes e estratégias de promoção à saúde, a fim de reduzir os agravos sanitários e promover maior qualidade de vida à população.
- ItemDiagnóstico dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de alagoinhas-BA após o novo marco do saneamento(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-12) Santos, Erica Almeida dos; Batista , Janiara Alves; Melo, Larissa Pedrosa de; Araújo , Luísa MagalhãesO Saneamento Básico é um instrumento essencial para promoção de saúde, pois reduz a incidência de doenças veiculadas pela água e esgoto sem tratamento. Além disso, gera alto retorno econômico e sua universalização deveria ser uma prioridade alinhada à agenda internacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Deste modo, o presente artigo trata de uma investigação quanto a implementação da Lei nº 14.026/2020 (Marco Legal de Saneamento Básico) no município de Alagoinhas – Bahia. O objetivo geral da pesquisa foi analisar à implementação do Novo Marco Legal do Saneamento no município de Alagoinhas, identificando os principais desafios e oportunidades para a universalização serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A metodologia de pesquisa adotada foi mista, integrando técnicas quantitativas e qualitativas, baseada na análise de documentos oriundos do Instituto Água e Saneamento, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Prefeitura Municipal de Alagoinhas. Na análise dos resultados, verificou-se que entre 2020 e 2022, Alagoinhas apresentou cobertura de 97,26% de abastecimento de água e 38,85% de esgotamento sanitário. Quanto às despesas analisadas, com recorte temporal de 2020 a 2025, fragilidades foram evidenciadas, o que carece de uma ampliação integralizada entre a execução do orçamento destinado ao saneamento e a gestão dos recursos governamentais.
- ItemEstudo da qualidade da água do rio Catu (2014-2024) utilizando dados secundários no município de Alagoinhas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-14) Santos, Caroline de Jesus; Araújo, Luísa Magalhães; Castro, Fabiana da Silva; Pereira, Greison SantosA poluição dos recursos hídricos representa um desafio recorrente para os municípios brasileiros, especialmente em áreas urbanas com déficits históricos de saneamento básico. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo, a partir de dados secundários, estudar a qualidade da água do rio Catu no município de Alagoinhas-BA no período de 2014 a 2024. O trabalho realizado tem caráter descritivo e os resultados foram obtidos a partir da revisão da literatura e consulta a bancos de dados de instituições públicas, como o Instituto Braseiro de Geografia e Estatística - IBGE, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema e a Agência Nacional das Água e Saneamento Básico - ANA, sendo os relatórios do programa Monitora, executado pelo INEMA, a principal fonte de dados consultada. Para alcançar o objetivo geral, foram definidos três objetivos específicos: Sistematizar dados secundários de monitoramento do Índice de Qualidade da água – IQA e do Índice de Estado Trófico – IET do rio Catu e identificar possíveis fontes de poluição. De acordo com o estudo desenvolvido a qualidade da água do rio reflete a contaminação por cargas orgânicas poluidoras e nutrientes, associados principalmente a poluição por efluentes domésticos. Os índices de qualidade da água e índices de estado trófico observados são predominantemente classificados como ruins e não condizem com as condições de equilíbrio ambiental.
- ItemAnálise da economia solidária como estratégia para o desenvolvimento sustentável em comunidades quilombolas da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-14) Silva, Poliana Oliveira da; Castro, Fabiana da Silva; Araújo, Luísa Magalhães; Santos, Leila Maria MendesNas comunidades quilombolas, práticas de economia solidária revelam caminhos para conciliar desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental. Este trabalho analisa a economia solidária como estratégia para o desenvolvimento sustentável em comunidades quilombolas do estado da Bahia, no período de 2000 a 2025. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e bibliográfica, que utiliza análise documental de fontes secundárias, como Amaral, Teixeira e Polli. O estudo foca em três comunidades – Giral Grande (Maragogipe), Rio dos Macacos (Simões Filho) e Bananeiras (Ilha de Maré) – para identificar as principais práticas de economia solidária e avaliar seus impactos ambientais e socioeconômicos. Os resultados demonstram que iniciativas como a agricultura familiar agroecológica, o reaproveitamento de resíduos e o monitoramento comunitário de águas contribuíram significativamente para a geração de renda coletiva, a redução da erosão do solo e da poluição hídrica, e o fortalecimento da segurança alimentar. Especificamente, identificou-se que em Bananeiras, a preservação de ecossistemas representa 55% dos impactos positivos, decorrentes do monitoramento comunitário das águas e da pesca sustentável. No Rio dos Macacos, a redução da poluição em manguezais atinge cerca de 30%, impulsionada pelo reaproveitamento de óleo de dendê, enquanto Giral Grande registra 19% de redução na erosão do solo via técnicas agroecológicas. Conclui-se que a integração entre saberes tradicionais e os princípios da engenharia sanitária e ambiental é um fator crucial para o sucesso e a sustentabilidade dessas iniciativas, reforçando a economia solidária como um modelo viável para o desenvolvimento resiliente nesses territórios.
- ItemSimulação de cenários de acidentes com gás liquefeito de petróleo (GLP) no município de Madre de Deus – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-18) Barbosa Filho, Líbio Silva; Oliveira, Alarcon Matos de; Oliveira, Lusanira Nogueira Aragão de; Figueredo, Marcos BatistaEsta pesquisa buscou simular cenários de acidentes com gás Liquefeito de Petróleo no município de Madre de Deus, Bahia. O objetivo geral consistiu em simular a dispersão atmosférica da pluma toxica e BLEVE resultantes de um vazamento envolvendo o Gás Liquefeito de Petróleo, no Parque Maria Quitéria, considerando diferentes condições meteorológicas e cenários de risco. Do ponto de vista metodológico, foi empregada uma abordagem quantitativa e experimental, que utilizou como principal instrumento o software ALOHA, com a finalidade de modelar 12 cenários de acidentes, na data 15 de cada mês do ano baseado nas normais climatológicas. Para os dados meteorológicos, considerou-se a extração de dados no portal do INMET, sendo os raios de perigo definidos por fluxos de radiação térmica de 2,0kW/m² para risco mínimo e 10,0 kW/m² para risco com potencial de fatalidade. Os resultados demonstraram que o risco de BLEVE é constante e crítico, e que o raio de perigo mínimo (2,0 kW/m²) atingiu em máximo o raio de 2.89 km em todos os cenários, sobrepondo integralmente à área urbana da ilha de Madre de Deus. O raio de potencial de letalidade total foi de 1.29 km em seu valor máximo. A nuvem de vapor tóxica apresentou um alcance máximo de 0,91km na Zona de Ameaça Vermelha na direção preferencial dos ventos NE/SE. Desse modo, a análise dos resultados revelou que a radiação térmica é o efeito físico dominante e de maior alcance. Ao final, concluiu-se que a instalação do parque de GLP em Madre de Deus expõe a população a um risco tecnológico extremo, exigindo a demarcação de uma zona de segurança superior a 2.89 km e uma urgente reformulação do Plano de Ação de Emergência, que deve ser integrado e envolver o planejamento territorial para mitigar a vulnerabilidade social e institucional crônica.
- ItemCaracterização e alternativas de valorização de resíduos na perspectiva da Economia Circular: um estudo de caso em uma fábrica de lata(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-16) Xavier, Mirlane de Jesus; Filho, Genilson Cunha de Oliveira; Oliveira, Alarcon Matos de; Tonini, William Cristiane TelesA gestão de resíduos sólidos industriais constitui um dos principais desafios contemporâneos do setor produtivo, especialmente diante das crescentes exigências por processos sustentáveis. Este estudo analisa a geração e a valorização de resíduos sólidos industriais em uma indústria de embalagens metálicas, localizada em Alagoinhas – BA, com base nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e nos fundamentos da economia circular. A pesquisa, de caráter aplicado e abordagem mista, envolveu levantamento bibliográfico, análise documental e observações em campo realizadas entre 2023 e 2024. O objetivo foi mapear o processo produtivo, identificar os pontos críticos de geração, classificar os resíduos conforme a ABNT NBR 10004:2004 e propor soluções de valorização alinhadas à circularidade. Verificou-se que os resíduos Classe I se concentram nas etapas que envolvem o uso de produtos químicos e óleos lubrificantes, enquanto os Classe II A predominam nas fases de expedição e logística. A área de expedição foi responsável por 59,94% do total de resíduos gerados, seguida pela produção, com 38,98\%. As alternativas de valorização propostas incluem rerrefino, coprocessamento, blendagem, reciclagem e reuso, práticas capazes de reduzir a destinação a aterros industriais. Constatou-se que o modelo atual de gestão apresenta compatibilidade com estratégias circulares, favorecendo ganhos ambientais, econômicos e sociais. Conclui-se que a integração de práticas baseadas na economia circular constitui uma ferramenta eficaz para aprimorar a gestão de resíduos industriais e promover a sustentabilidade na indústria de embalagens metálicas.