Bacharelado em Engenharia Sanitaria e Ambiental - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Sanitaria e Ambiental - DCET2 por Título
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA implementação da política nacional de educação ambiental nas escolas públicas brasileiras segundo a literatura científica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Silva, Isadora Uruga; Batista, Janiara Alves; Menezes, Jeane; Santos, Leila MariaDiante dos crescentes impactos e desafios socioambientais contemporâneos, a Educação Ambiental (EA) tem se consolidado como uma ferramenta eficaz e indispensável para o fomento do desenvolvimento e promoção de uma cidadania crítica, participativa e comprometida com a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações. No Brasil esse compromisso foi formalizado com a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/1999. O estudo examinou a implementação da PNEA, sendo justificado pela necessidade de verificar as traduções das diretrizes legais em práticas pedagógicas efetivas, capazes de promover conscientização, sensibilidade e engajamento sustentável, que visassem a subsistência desta e das futuras gerações. O objetivo foi analisar, literariamente a efetividade da implementação da PNEA nas escolas públicas brasileiras, entre 2015 e o primeiro semestre de 2025, identificando os primordiais desafios, estratégia e impactos pedagógicos. A metodologia adotou uma revisão narrativa da literatura com base em dados das diretrizes legais, CAPES, SciELO e Google Scholar, seguida de triagem por título, resumo e leitura integral. A análise dos resultados indicou que, embora a PNEA se encontrasse consolidada em seu arcabouço legal, enfrentou resistências institucionais, lacunas regionais e ausência de indicadores estruturados para medir a efetividade das ações. Concluiu-se que há impactos pontuais positivos, como maior engajamento e conscientização ambiental, mas sua consolidação requereu aperfeiçoamento, como capacitação docente contínua, monitoramento sistemático e estratégias contextuais, especialmente diante de desafios climáticos e de sustentabilidade rural.
- ItemAnálise de área queimada na Região Imediata de Alagoinhas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Peixoto, Julia Batista; Arruda, Jessica Almeida Monteiro; Batista, Janiara Alves; Oliveira , Alarcon Matos deAs queimadas ocorrem por causas naturais ou antrópicas, são frequentemente utilizadas no manejo agropecuário e apresentam maior incidência nas estações secas do ano quando as condições climáticas são favoráveis a ignição do fogo, causando danos ambientais, econômicos e sociais. A superfície, coberta por cinzas e carvão, onde o fogo ocorreu, é denominada área queimada e pode ser estimada através da imagem mensal MODIS MCD64A1. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a área queimada na Região Imediata de Alagoinhas de 2002 a 2022 e compreender a sua relação com as estimativas de precipitação. Foram utilizadas as imagens de área queimada MCD64A1 do sensor MODIS e de precipitação GPM-IMERG, adquiridas respectivamente nas plataformas AppEEARS e Giovanni. No ArcGIS 10.4.1 os dados mensais de área queimada e precipitação foram extraídos e tabelados no Excel para quantificar os acumulados interanuais e intra-anuais. A área total queimada entre 2002 e 2022 foi de 56.975 hectares. As maiores extensões queimadas anuais foram registradas de 2002 e 2005 em 22.750 hectares, ou seja, 39,93% do total. Na análise mensal, os meses de outubro a março tiveram as maiores ocorrências, totalizando 50.850 hectares e um percentual de 89,25%. Dos 17 municípios analisados, Inhambupe registrou as maiores áreas queimadas com 9.450 hectares. Entre abril e julho ocorreram as maiores precipitações médias mensais, esses meses apresentaram áreas queimadas menores. As imagens utilizadas permitiram estimar a área queimada e a precipitação de forma acessível e ágil.
- ItemAnálise dos esforços físicos em barragem de terra: abordagem matemática para Segurança e Sustentabilidade Ambiental (Paramirim/BA)(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2025-07-07) Silva, Edinei; Oliveira Filho, Genilson Cunha de; Fontoura, Jose; Oliveira, AlarconAo logo dos anos, a segurança de barragens tem ocupado espaço no meio técnico, primordialmente com as causas dos últimos acontecimentos. As barragens de terra são documentadas como sendo um dos artifícios mais arcaicos e construtivos, sendo usadas como reservatórios artificias de água para diversos usos. O reflexo da problemática da segurança destes projetos no Brasil é mediante as variações dos matérias construtivos, como as rochas, os tipos de solos, problemas de fundação, deficiências de projetos, erros durante a construção e instabilidades de taludes, sendo evidenciados os grandiosos índices de incidentes e acidentes em meados de 2017, conforme o Relatório Anual de Segurança de Barragens (RASB).Entretanto, o objetivo deste trabalho é analisar os esforços físicos atuantes da barragem de terra Zabumbão da CODEVASF em Paramirim/BA, verificando a segurança, equilíbrio, qualidade e preservação ambiental, mediante as exigências do Manual de Segurança e Inspeção de Barragens e a Lei 12.334/2010. A metodologia é sustentada pela modelagem computacional, software FINE/GEO5 2024, com aplicação do método Bishop Simplificado (1955), no qual foram feitas a análise de percolação da água, ancoragem, tipos de solos, tipos de aterros, drenos, filtros e esforços físicos existentes e possibilidades de ruptura. Os resultados analisados evidenciaram que os cálculos do fator de segurança (FS) encontrado foi positivo e está em conformidade com o Manual de Segurança, a Lei e a norma EN 1997. Por fim, o uso deste método possibilita trazer avanços essenciais e confiáveis para a remediação desegurança de barragens de terra.
- ItemAnálise dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água do rio Imbassaí no trecho urbano em Dias d'Ávila/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Figueiredo, Alice Moura; Batista, Janiara Alves; Santos, Leila Maria Mendes; Castro, Fabiana da SilvaO município de Dias d'Ávila teve origem em meio a um crescimento populacional desordenado, impulsionado pela sua proximidade com o Polo Industrial de Camaçari. Com a emancipação e a expansão da malha urbana, aumentaram significativamente as demandas por água e pelos diversos usos desse recurso. Paralelamente, houve um crescimento proporcional nos descartes inadequados de esgotos domésticos in natura e de resíduos sólidos. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água no trecho urbano do rio Imbassaí, localizado em Dias d'Ávila, Bahia, por meio da análise de parâmetros físico-químicos e biológicos, conforme os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA n° 357/2005 para copos de agua doce classificados como classe II. As coletas foram realizadas em dois pontos do rio, em um único período. Foram analisados os seguintes parâmetros: coliformes totais, Escherichia coli, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido (OD), pH, sólidos totais dissolvidos e turbidez. O método de análise foi o Standard methods for the examination of water and wastewater – SMWW estabelecido pela American Public Health Association – APHA. Os resultados indicaram que todos os parâmetros estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente, exceto o pH no ponto P2, que apresentou valor acima do permitido, sugerindo possível contaminação por efluentes. A detecção de E. coli e coliformes totais, mesmo sem quantificação, aponta para uma possível contaminação fecal. Esses dados reforçam a necessidade do monitoramento contínuo e da expansão dos serviços de saneamento básico, fundamentais para embasar ações de gestão ambiental e recuperação do rio Imbassaí.
- ItemAvaliação de perda de carga do sistema de abastecimento de água no município de Crisópolis-Ba com o auxílio do software EPANET 2.0.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Santos, Jusimar Ubirajara Almeida; Oliveira Filho, Genilson Cunha de; Fontoura, José; Tonini, WilliamO acesso a água de maneira igual ainda é um desafio no Brasil. Ao longo dos anos foram feitos poucos e insuficientes investimentos, de modo que ainda não foi possível alcançar as metas sustentáveis. A influência política muitas das vezes supera a técnica, tornando os sistemas deficitários. Buscar alternativas como a aplicação modelagem hidráulica, ferramentas capaz de simular o funcionamento dos sistemas, como é o caso do EPANET se tornaram ferramentas essenciais. O sistema de abastecimento de Crisópolis vinha passando por diversas inconsistências, como baixas pressões, extravasamento do reservatório, prejudicando o abastecimento local, gerando desigualdade na distribuição da água para todos os usuários do referido sistema. Este estudo teve como objetivo avaliar o sistema de abastecimento de água deste município, verificando a perda de carga nas redes de distribuição, utilizando o método de Hazen Williams, e propor possíveis soluções.
- ItemDetecção de elementos metálicos em solos superficiais do lixão no município de Jandaíra-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Nascimento, Marcus Vinícius Benevides de M.; Batista, Janiara Alves; Menezes, Jeane Denise de Souza; Santos, Leila Maria MendesOs resíduos sólidos urbanos, resultantes de atividades humanas, domésticas ou industriais, representam um problema global. Quando dispostos de forma inadequada, podem contaminar o solo, o ar e os recursos hídricos, além de favorecer a proliferação de vetores de doenças. Este estudo teve como objetivo analisar camadas superficiais do solo do lixão de Jandaíra-BA. A metodologia envolveu coleta de solo superficial (0–20 cm), conforme o Manual de Análises Químicas de Solos, Plantas e Fertilizantes da Embrapa (2009), e análises químicas realizadas pelo Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Os resultados foram comparados à Resolução CONAMA nº 420/2009, detectando-se Al, Ba, Cu, Cr, Mn, Fe, V e Zn em concentrações abaixo dos limites legais. Conclui-se que a disposição inadequada de resíduos configura risco ambiental e de saúde pública, exigindo ações efetivas conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
- ItemDiagnóstico Preliminar: armas termobáricas e seus potenciais impactos ambientais e a saúde humana(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Conceição, Gabriel Ferreira da; Mendonça, Edielma Costa; Monteiro, Jéssica Almeida; Santos, Crisliane Aparecida Pereira dos; Batista, Janiara AlvesArmas termobáricas possuem considerável relevância do ponto de vista estratégico-militar por apresentarem elevadas temperaturas e uma grande onda de choque, podendo causar graves danos a seres humanos, estruturas e ambientes confinados. O presente trabalho teve por objetivo diagnosticar preliminarmente os potenciais impactos ambientais e a saúde humana provocados por armas termobáricas. A investigação científica por fontes bibliográficas secundárias possibilitou diagnosticar seus impactos ambientais e a saúde humana. Fisicamente é superior em mais de 20 vezes a pressão atmosferica e sua onda de choque é aproximadamente 6 vezes a velocidade do som. Biologicamente, seu aumento da temperatura não é suportado pela maioria dos seres vivos. Antropicamente, a norma ABNT NBR 6118/2023 apresenta a espessuras mínimas de lajes, que não correspondem a cerca de 10% da capacidade de penetração em concreto reforçado da bomba termobárica BLU 118/b. Nos seres humanos, podem afetar órgãos internos que possuem ar, e também causar lesões e fraturas ocasionadas através de sua onda de choque por exemplo. A partir do diagnóstico destes impactos, constata-se que a resolução de conflitos por meios pacíficos é uma necessidade mundial que visa assegurar a continuidade da vida humana que depende intrinsecamente da manutenção sustentável dos ecossistemas da Terra.
- ItemEstudo de viabilidade da reutilização da água da rinsagem de latas para alimentar os tanques de água do pasteurizador em indústrias de bebidas de Alagoinhas-Ba(UNEB - Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Santos, Victor Flores; Araújo, Luísa Magalhães; Batista, Janiara Alves; Pereira, Greison SantosEste estudo avaliou a viabilidade técnica e ambiental de reutilizar a água do enxágue de latas no pasteurizador de uma cervejaria em Alagoinhas (BA), visando substituir o consumo de água potável subterrânea, e promover práticas sustentáveis. Foram analisados parâmetros de qualidade da água (pH e turbidez), vazão do descarte e adequação às normas ambientais (CONAMA 365/2006 e ABNT NBR 13969/1997). Os resultados demonstraram que a água do rinser apresenta pH 7,07 e turbidez de 0,31 NTU, atendendo aos critérios para reuso industrial. A vazão média de 38 m³/dia de água limpa consumida pelo rinser, corresponde a 1,9% da capacidade do tanque de reuso da fábrica, e representa uma economia de reabastecimento de água em produção do pasteurizador de 39%, além de ser uma vazão com capacidade para abastecer quase 100 famílias em municípios do interior da Bahia, representando uma oportunidade significativa de economia hídrica. A proposta mostrou-se alinhada às regulamentações de produção mais limpa, evitando o direcionamento deste volume de água para tratamento e reaproveitamento como água de reuso, reduzindo a extração de água subterrânea e os custos operacionais. Conclui-se que a reutilização é tecnicamente viável e contribui ambientalmente para a sustentabilidade na indústria cervejeira.
- ItemRedução de perdas de água, em conformidade com a Portaria nº 490/2021 e seus efeitos nos custos com energia elétrica - Estudo de caso aplicável em um Sistema de Abastecimento de Água na Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Jesus, Émille Barreto da Silva Cerqueira de; Oliveira Filho, Genilson Cunha de ; Santos, Leila Maria Mendes ; Garrido, Elaine PereiraPerdas no abastecimento de água é um tema debatido globalmente, despertando o interesse de governanças ambientais, sendo incentivador a adoção de políticas voltadas à sustentabilidade. Apesar da crescente conscientização sobre o problema, perdas em sistemas de abastecimento continuam sendo um desafio enfrentado pelas concessionárias de água, exigindo esforços contínuos para sua superação. Com base em dados coletados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), este estudo foi aplicado a um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), no interior do estado da Bahia, apresentando uma hipótese sobre o impacto da redução de perdas de água, no consumo e nos custos de energia, insumo utilizado na produção e distribuição de água tratada. O estudo demonstrou que as perdas no sistema de abastecimento afetam a eficiência operacional e financeira do serviço. Com base nos dados do SAA em 2022, foi calculada uma possível redução de 56,76\%, adotando os parâmetros da Portaria 490/2021 e o índice médio nacional de perdas em 2021. Esse cálculo mostrou que o impacto causado pelas perdas de água representa cerca de 41\% dos custos com energia, evidenciando a necessidade de estratégias de adequação, preconizado pela Lei nº 14.026/2020 e pela Portaria nº 490/2021. O estudo reforça a importância da integração de estratégias para enfrentar os desafios do abastecimento de água. Tais medidas contribuirão para a eficiência financeira e técnica da concessionária, além de promover benefícios para a sociedade e o meio ambiente, alinhando-se às exigências legais. Essa pesquisa pode ser aplicada a outras concessionárias considerando que, as atividades relacionadas à produção e distribuição de água para consumo, têm a energia elétrica como principal insumo.