Bacharelado em Engenharia Sanitaria e Ambiental - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 18
- ItemCaracterização e alternativas de valorização de resíduos na perspectiva da Economia Circular: um estudo de caso em uma fábrica de lata(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-16) Xavier, Mirlane de Jesus; Filho, Genilson Cunha de Oliveira; Oliveira, Alarcon Matos de; Tonini, William Cristiane TelesA gestão de resíduos sólidos industriais constitui um dos principais desafios contemporâneos do setor produtivo, especialmente diante das crescentes exigências por processos sustentáveis. Este estudo analisa a geração e a valorização de resíduos sólidos industriais em uma indústria de embalagens metálicas, localizada em Alagoinhas – BA, com base nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e nos fundamentos da economia circular. A pesquisa, de caráter aplicado e abordagem mista, envolveu levantamento bibliográfico, análise documental e observações em campo realizadas entre 2023 e 2024. O objetivo foi mapear o processo produtivo, identificar os pontos críticos de geração, classificar os resíduos conforme a ABNT NBR 10004:2004 e propor soluções de valorização alinhadas à circularidade. Verificou-se que os resíduos Classe I se concentram nas etapas que envolvem o uso de produtos químicos e óleos lubrificantes, enquanto os Classe II A predominam nas fases de expedição e logística. A área de expedição foi responsável por 59,94% do total de resíduos gerados, seguida pela produção, com 38,98\%. As alternativas de valorização propostas incluem rerrefino, coprocessamento, blendagem, reciclagem e reuso, práticas capazes de reduzir a destinação a aterros industriais. Constatou-se que o modelo atual de gestão apresenta compatibilidade com estratégias circulares, favorecendo ganhos ambientais, econômicos e sociais. Conclui-se que a integração de práticas baseadas na economia circular constitui uma ferramenta eficaz para aprimorar a gestão de resíduos industriais e promover a sustentabilidade na indústria de embalagens metálicas.
- ItemDiagnóstico dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de alagoinhas-BA após o novo marco do saneamento(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-12) Santos, Erica Almeida dos; Batista , Janiara Alves; Melo, Larissa Pedrosa de; Araújo , Luísa MagalhãesO Saneamento Básico é um instrumento essencial para promoção de saúde, pois reduz a incidência de doenças veiculadas pela água e esgoto sem tratamento. Além disso, gera alto retorno econômico e sua universalização deveria ser uma prioridade alinhada à agenda internacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Deste modo, o presente artigo trata de uma investigação quanto a implementação da Lei nº 14.026/2020 (Marco Legal de Saneamento Básico) no município de Alagoinhas – Bahia. O objetivo geral da pesquisa foi analisar à implementação do Novo Marco Legal do Saneamento no município de Alagoinhas, identificando os principais desafios e oportunidades para a universalização serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A metodologia de pesquisa adotada foi mista, integrando técnicas quantitativas e qualitativas, baseada na análise de documentos oriundos do Instituto Água e Saneamento, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Prefeitura Municipal de Alagoinhas. Na análise dos resultados, verificou-se que entre 2020 e 2022, Alagoinhas apresentou cobertura de 97,26% de abastecimento de água e 38,85% de esgotamento sanitário. Quanto às despesas analisadas, com recorte temporal de 2020 a 2025, fragilidades foram evidenciadas, o que carece de uma ampliação integralizada entre a execução do orçamento destinado ao saneamento e a gestão dos recursos governamentais.
- ItemEstudo da qualidade da água do rio Catu (2014-2024) utilizando dados secundários no município de Alagoinhas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-14) Santos, Caroline de Jesus; Araújo, Luísa Magalhães; Castro, Fabiana da Silva; Pereira, Greison SantosA poluição dos recursos hídricos representa um desafio recorrente para os municípios brasileiros, especialmente em áreas urbanas com déficits históricos de saneamento básico. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo, a partir de dados secundários, estudar a qualidade da água do rio Catu no município de Alagoinhas-BA no período de 2014 a 2024. O trabalho realizado tem caráter descritivo e os resultados foram obtidos a partir da revisão da literatura e consulta a bancos de dados de instituições públicas, como o Instituto Braseiro de Geografia e Estatística - IBGE, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema e a Agência Nacional das Água e Saneamento Básico - ANA, sendo os relatórios do programa Monitora, executado pelo INEMA, a principal fonte de dados consultada. Para alcançar o objetivo geral, foram definidos três objetivos específicos: Sistematizar dados secundários de monitoramento do Índice de Qualidade da água – IQA e do Índice de Estado Trófico – IET do rio Catu e identificar possíveis fontes de poluição. De acordo com o estudo desenvolvido a qualidade da água do rio reflete a contaminação por cargas orgânicas poluidoras e nutrientes, associados principalmente a poluição por efluentes domésticos. Os índices de qualidade da água e índices de estado trófico observados são predominantemente classificados como ruins e não condizem com as condições de equilíbrio ambiental.
- ItemAnálise do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde gerados em cemitérios: um estudo de caso na cidade de Pojuca-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-11) Santos, Suzana Lívia Silva; Araújo, Luísa Magalhães; Garrido, Elaine Pereira; Pereira, Greison SantosO gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos durante a operação dos cemitérios é uma problemática comum em muitos desses empreendimentos, principalmente quando esses espaços são de responsabilidade do Poder Público. Devido a existência de agentes de riscos de contaminação, como o necrochorume, o manejo inadequado sem o atendimento a legislação em vigor pode provocar significativos impactos socioambientais. Pojuca é um município de pequeno porte situado na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, e atualmente possui dois cemitérios públicos na sede municipal. Diante da escassez de trabalhos que abordem a realidade dos resíduos sólidos em cemitérios públicos, este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde no Cemitério Estação da Saudade e Cemitério da Piedade localizados na cidade de Pojuca, e verificar as principais medidas preventivas e corretivas necessárias. Para tanto foi realizada a observação em campo, análise documental, e análise comparativa das etapas operacionais realizadas com o disposto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 222/18 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois cemitérios analisados apresentam sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos semelhantes. As maiores inadequações identificadas correspondem ao manejo dos resíduos do Grupo A e o descarte de alguns resíduos do Grupo D. Um sistema consolidado de logística reversa foi implementado para a destinação dos resíduos do Grupo B de ambos os cemitérios. Dentre as ações recomendadas está a implementação e o monitoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde já existente, para um adequado funcionamento e atendimento às legislações vigentes.
- ItemAnálise de impactos ambientais dos cemitérios públicos na cidade de Pojuca - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-11) Santos, Igor Nascimento; Araújo, Luísa Magalhães; Garrido, Elaine Pereira; Pereira , Greison SantosOs cemitérios, quando construídos de forma inadequada, podem ser fontes poluidoras do meio ambiente e causar impactos ambientais graves. Quando o cadáver entra em decomposição, há a geração de fluídos patogênicos que podem se espalhar pelo solo, água e ar. Tendo em vista a regularização e a diminuição dos impactos provocados por estes empreendimentos, o Conama normatizou critérios mínimos para instalação dos cemitérios. O presente estudo objetivou a análise dos possíveis impactos causados pelos cemitérios da Piedade e Estação da Saudade, que se encontram na zona urbana do município de Pojuca e são de domínio público. Para atingir tais objetivos foram necessárias uma revisão bibliográfica acerca do tema cemiterial, pesquisas de campo para coleta de dados, além de análise documental. Através destas informações colhidas foi realizado uma análise dos impactos através da matriz de Leopold, bem como opções de mitigação para cada problema identificado. Os resultados indicaram problemas relacionados, principalmente, com a implementação em localidade inadequada, infraestrutura ineficaz e má gestão dos resíduos gerados.