Bacharelado em Design - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Design - DCET1 por Orientador "Santos Filho, Eudaldo Francisco dos"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Souza , Emerson Pinho Moreira de; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosEste trabalho tem como propósito compreender a comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional e ressaltar sua relevância para alcançar eficácia no processo comunicativo. Para isso, adotou-se o método hipotético-dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de compreender a evolução da comunicação visual ao longo do tempo e suas implicações na contemporaneidade. Essa abordagem possibilitou uma análise abrangente do papel da comunicação visual nas organizações. A pesquisa iniciou explorando as origens da expressão visual humana, desde as representações pictóricas em cavernas até o advento da escrita e da alfabetização, os quais conferiram uma importância crescente ao aspecto visual na comunicação. Compreendeu-se que a criação da fotografia e a disseminação do cinema ampliaram o alcance do público e estimularam ainda mais a produção visual. Além disso, a Revolução Industrial e as técnicas de reprodução em massa impulsionaram a visualização em larga escala, unindo o design gráfico, a comunicação organizacional e a publicidade através do uso desses recursos visuais. A pesquisa também abordou a importância da comunicação organizacional integrada e como a expressão visual pode contribuir para cada uma de suas áreas. Adicionalmente, discutiram-se os desafios enfrentados pela comunicação organizacional contemporânea, que valoriza a interação social e encara uma alta demanda e uma competição intensa em certos segmentos, juntamente com a escassez de profissionais qualificados. Em síntese, este estudo enfatiza a necessidade de uma comunicação visual eficiente nas organizações para assegurar a geração de valor intangível da marca.
- ItemA contribuição da manifestação cultural afro diaspórica na cultura vestimentar do design de moda contemporâneo da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Alana Cristine Gonçalves dos; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Abreu , Agamenon Bonfim; Santos, Marcus Vinicius de SouzaEste trabalho tem como objetivo explorar a contribuição das manifestações culturais afro-diaspóricas na construção da moda baiana contemporânea, enfatizando sua influência estética e simbólica no design local. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, exploratória, com analise iconográfica fundamentada nos métodos de Panofsky, focando na obra de estilistas como Carol Barreto, Goya Lopes e Madá Negrif. O estudo realizado identifica traços afro centrados presentes na moda baiana, trazendo ligações com a ancestralidade africana explorando seu impacto na construção da identidade negra no Brasil, principalmente na Bahia. A moda afro-baiana ela expressa, mas que a estética, sendo também utilizada como discurso político de resistência e valorização das raízes africanas. Além disso, a pesquisa reflete sobre o contexto de ressignificações culturais, combinando elementos da diáspora africana com características da cultura local, valorizando as tradições através das releituras contemporâneas na estética vestimentar.
- ItemA influência dos videogames na sociedade contemporânea(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Laura Teresa de Carvalho; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Santos, Rodrigo Luz; Sampaio, Marcus Vinicius CordeiroA pesquisa bibliográfica em questão tem como objetivo explorar a relação recíproca entre videogames e sociedade nos dias atuais. Por meio de uma investigação, é possível identificar como as narrativas dos jogos frequentemente se inspiram em cenas culturais e como os contextos sociais e políticos reverberam na cultura popular, moldando, assim, nosso cotidiano. Os videogames, que em meio século evoluíram de máquinas acionadas por moedas para experiências de realidade aumentada, são mais do que meros passatempos. Eles atingem a todos, mesmo aqueles que nunca pegaram um joystick, e suas histórias permeiam em inúmeras esferas da vida contemporânea. Ademais, a pesquisa ressalta a presença da gamificação nessas criações. A gamificação, fenômeno que incorpora elementos de design de jogos em aplicativos e atividades cotidianas, é um exemplo de como os videogames podem transcender seus próprios limites e se tornar parte integrante de nossa vida diária. Neste sentido, esta pesquisa não somente descreve a influência dos jogos na sociedade, mas também examina como a sociedade intervém nos jogos em retorno. Com isso, espero contribuir para um entendimento mais profundo e matizado do papel dos videogames na contemporaneidade.
- ItemAs contribuições do designer para projetos instrucionais(2024) Reis, Daniela Nascimento dos; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Santos, Rodrigo LuIz; Sarmento, Ana Carolina de LimaO atual panorama da educação e da pedagogia engloba o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este fenômeno pressupõe métodos de ensino-aprendizagem adequados para sua eficácia, que é alcançado por meio do projeto instrucional, um processo de elaboração de produtos educacionais. Considerando a importância que o designer tem em aperfeiçoar o processo, este tratado visa listar as contribuições do desse profissional em tais projetos. Através da pesquisa bibliográfica e documental nos temas design e design instrucional, a confluência destes universos teóricos e de comentários acerca da produção de um projeto instrucional na prática, esta pesquisa evidencia a prática profissional, a importância e as implicações do designer na área pedagógica.
- ItemBranding para instituição de ensino de médio porte: projeto de identidade visual corporativa para o instituto presbiteriano de educação (Piritiba-Ba)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis , Fernando Oliveira Aragão Lopes; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosO presente projeto teve como objetivo a criação de uma Identidade Visual Corporativa para o Instituto Presbiteriano de Educação, localizado à cidade de Piritiba- BA. O trabalho buscou suprir carências relativas à Identidade Visual e à gestão de marca da instituição observadas em momento preliminar. O método de investigação foi uma pesquisa qualitativa-quantitativa, a coleta de dados ocorreu via questionário com análise descritiva dos dados. Com base na análise das informações coletadas via matriz Ansoff, delimitou-se o perfil organizacional da instituição e estabeleceu-se um plano de ação voltado à manutenção da marca que culminou no projeto de um Manual de Identidade Visual corporativa para atender adequadamente às necessidades da escola.
- ItemComunicação e identidade visual em eventos: a evolução do design gráfico nas olimpíadas de 1986 a 2024(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Joale Menezes Correia; Souza, Vitória Alves de; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Dias, Josemeire Machado; Silva, Adriana Sousa Fernandes daO design desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e percepção da comunicação visual em eventos de grande magnitude, assim como se observa nos Jogos Olímpicos. Essa pesquisa, tem como objetivo desenvolver uma análise da linha histórica do Design de Identidade Visual em diferentes edições de verão dos Jogos Olímpicos. A partir dos universos teóricos de design, identidade visual, eventos e olimpíadas, foram desenvolvidas uma pesquisa imagética e uma análise dessas edições, utilizando os princípios da Gestalt apresentadas pelo autor Rudolf Arnheim. Para as análises, uma estrutura de quadro foi criada a fim de identificar os princípios presentes nas peças principais de cada ano, destacando a evolução do design, levando em consideração o contexto histórico, político, socioeconômico e cultural de cada período. Ao fim das análises observou-se que, nos Jogos Olímpicos, desde 1896, a evolução do evento reflete um crescimento na organização e na comunicação visual, com a utilização de recursos tecnológicos e sistemas gráficos cada vez mais sofisticados e aplicáveis. Com isso, demonstra a importância da inserção do design como construtor e difusor de conhecimento e valores, através da comunicação visual que foram inseridos e propagados ao longo do evento.
- ItemDesign estratégico e gestão de marca para influenciadores digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Seger, Claudia Ikeda; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Dias, Josemeire Machado; Santos, Neymar Leonardo dosA evolução das tecnologias de informação e comunicação, associadas à massificação do uso da internet, propiciaram o surgimento de uma organização nativa do ambiente virtual: os criadores de conteúdo. Esses indivíduos não só competem com a mídia tradicional, criando e divulgando suas próprias produções, como se destacam enquanto entes que intermediam a relação entre grandes marcas e as audiências que elas pretendem atingir. Com base nessa observação, esta pesquisa tem como objetivo geral, analisar o papel da gestão de marca, através do design estratégico, na gestão da carreira do influenciador digital. Dado a natureza emergente do tema, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfica sistemática, abrangendo os conceitos de organização, comunicação organizacional, marca, planejamento estratégico, gestão de marca e design estratégico, com o intuito de estabelecer uma conexão entre esses universos teóricos e a prática dos criadores de conteúdo. Ao final da pesquisa, constatou-se que, em um mercado competitivo como a Creator Economy, o design estratégico, aliado à construção e gestão de marca, atua como uma ferramenta capaz de otimizar e perenizar a carreira do criador de conteúdo. Em síntese, adotar um planejamento estratégico, que explore de maneira assertiva os ativos e passivos do brand equity da marca, é vital para a própria sobrevivência e longevidade desse novo tipo de organização.
- ItemO "Ma" e a Gestalt: uma análise em filmes do Studio Ghibli(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Barros, Tarcísio Alves da Silva; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Abreu, Agamenon Bonfim; Sampaio, Marcos Vinícius CordeiroEste trabalho investiga a presença e o uso do “Ma” e das leis da Gestalt como ferramentas essenciais para a experiência estética da cinematografia do Studio Ghibli. A motivação do trabalho se dá pela grande influência artístico-cultural dos filmes de Hayao Miyazaki, que conseguem traduzir profundidade filosófica e emocional através de diversos aspectos da mídia e pela falta de estudos analíticos sobre Ma sob a perspectiva gestáltica. Procura-se identificar e estudar como a narrativa, a composição visual, o ritmo, o design sonoro e os personagens podem ser analisados em conjunto com as leis da Gestalt para reforçar o vazio como elemento temático. Foi escolhido o método da Teoria Fundamentada, adaptada à análise visual e cinematográfica, em que o filme A Viagem de Chihiro (2001) compôs o caso específico, permitindo utilizar as características, os padrões e os conceitos observados para analisar os filmes dirigidos por Hayao Miyazaki. Foi pontuado que a Gestalt e Ma são utilizados plenamente em sua cinematografia de forma a ditar o ritmo do filme e criar “cenas de respiro”, marcadas pela escassez de diálogos, cortes longos e planos estáticos.
- ItemO design de moda baiano contemporâneo e a formação identitária do indivíduo negro, a partir das referências ancestrais.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Conceição , Keila Gondim da Silva; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosA escravização dos povos negros tendo como justificativa a superioridade branca foi uma grande falácia para satisfazer os desejos do mercantilismo e explorar povos diferentes (étnico e racialmente) no século XV. Sabe-se que muitos povos africanos que foram escravizados possuíam riqueza e um grau de evolução tecnológica equivalente ou superior aos portugueses. No entanto, apesar das atrocidades físicas e psicológicas e diversas imposições culturais e religiosas, vários mecanismos foram utilizados pelos negros escravizados para se manterem firmes e resistirem contra o sistema colonial escravista. Essas formas de resistência e de perpetuação da própria vida e cultura validados pelos negros que foram forçosamente escravizados são elementos importantes no sentido cultural e, sobretudo, para disseminar valores tangíveis e intangíveis.Entendendo e concebendo a relevância de discernir e discutir esses acontecimentos, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar quais foram os elementos africanos introduzidos no Brasil, quais objetos foram ressignificados e atribuídos princípios e quais foram as primeiras produções dos africanos e seus descendentes no nosso país. Intenta-se ainda, identificar o pano da Costa como o primeiro tecido de origem africana a cobrir os corpos negros no Brasil, conferindo sua importância dentro das religiões de matrizes africanas. É também, objetivo deste trabalho, conferir Joias Crioulas, consideradas os primeiros elementos afro-brasileiro ainda produzido na colônia, se opondo aos padrões de joias europeu, bem como verificar as contribuições dos blocos afros baianosna construção da estética negra dentro do design de superfície desenvolvida por designers baianos.
- ItemO protagonismo da mulher negra nos jogos digitais: uma análise iconográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Silva, Beatriz Ramos da; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosOs videogames desempenham um papel importante de disseminação de informações, ideias e opiniões, devido a sua natural propagação nos meios virtuais. Contendo suas narrativas visuais, constroem perspectivas e conceitos de acordo com padrões originados a partir de um grupo social. A presente pesquisa faz foco no protagonismo feminino nos jogos digitais, bem como a manifestação de personagens negras nesta situação. Tendo como objeto personagens e games e através de evidências empíricas foi notada a baixa frequência de mulheres negras como heroínas em jogos single player. Para a fundamentação do tema, foram estudadas a história da narrativa predominante no ocidente, teorias sobre a influência do inconsciente coletivo e a jornada do herói, bem como a diferença entre os arquétipos e estereótipos focados nos videogames. Diante disso, buscou-se identificar, através do método iconográfico, os atributos de heroínas negras e brancas selecionadas para encontrar diferenças entre raça e gênero após uma análise iconográfica. Como resultado desta análise, foram identificados fatores que caracterizam a inserção ou a inviabilização da mulher negra como personagem principal. Para as conclusões, estudos sobre a história da mulher negra na sociedade baseada em Angela Davis colaborou com o entendimento de como as questões socioculturais são refletidas no desenvolvimento de um videogame.
- ItemPantera Negra: o negro como protagonista de sua própria história(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Silva, Tiago Calheiros; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosEste trabalho propõe analisar e estudar a representação do super-herói negro nas revistas em quadrinhos. Tomando como objeto de estudo do personagem Pantera Negra, da Marvel Comics, uma das maiores empresas de quadrinhos do mercado mundial, usando como base teórica o conceito de afrocentralidade. Para isso será utilizada a análise iconográfica enquanto método, tomando como base a definição do historiador da arte alemão Erwin Panofsky. Tal processo consiste em analisar a temática e os significados imagéticos, utilizados nas representações do super-herói Pantera Negra e suas mudanças no decorrer do tempo, buscando entender o desenvolvimento do personagem como símbolo de representatividade negra.
- ItemWilliam Morris - “A arte feita pelo povo para o povo”(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Van Gastel, Kayodê Silva; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Machado, Andrea de Matos; Sarmento, Ana Carolina de LimaO processo de divisão do trabalho causado pela Revolução Industrial inglesa provocou radicais alterações no modo de produção de artefatos, degradando e subdividindo as atividades realizadas anteriormente por artesãos independentes, em trabalhos parciais. Como consequência dessas novas dinâmicas emergiu a figura do designer que centralizou a função do projeto dos bens industriais. Tais transformações do trabalho e da tecnologia ainda recebem pouca atenção dentro da historiografia do design gráfico. Com base nessa observação, as contribuições de William Morris nesses dois temas se mostram fundamentais, pioneiro do design e crítico ao modelo de trabalho mecanizado industrial. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a produção de Morris sobre os impactos da Revolução Industrial no artesanato. Para contextualizar as concepções relacionadas aos universos teóricos, foi necessário realizar uma revisão bibliográfica abrangendo os conceitos de divisão do trabalho, manufatura, máquinas, grande indústria, design e artesanato. Ao final da pesquisa, constatamos que as dinâmicas pronunciadas no capitalismo industrial refletem muitos dos desafios enfrentados globalmente atualmente, o subemprego, a produção desenfreada e a sobrecarga, pautas que se tornam ainda centrais na questão do trabalho, tendo em vista a tendência de alta dos índices de descontentamento com emprego, principalmente entre os mais jovens.