Bacharelado em Design - DCET1
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Navegando Bacharelado em Design - DCET1 por Orientador "Santos, Rodrigo Luz"
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- ItemDa ergonomia às interfaces: inclusão dos idosos na era digital(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-04) Carvalho, Vanessa Souza de; Santos, Rodrigo Luz; Machado, Andrea de Matos; Santos, Neymar Leonardo dosO avanço tecnológico é um desafio para os idosos, que enfrentam dificuldades de adaptação. Refletindo sobre essas dificuldades surgiu o questionamento: A ergonomia e a interface do controle remoto da TV Smart (modelo LG 65UQ8050PSB.BWZ), foram pensadas nas necessidades de usabilidade e acessibilidade dos idosos? Como metodologia escolhemos o estudo de caso, através da análise da usabilidade desse controle e de um controle convencional por um grupo de 5 idosos tendo como parâmetro os 3 níveis de design de Donald Norma. Esse trabalho é de extrema relevância por proporcionar a reflexão sobre a inclusão dos idosos nas novas tecnologias. Conclui-se que embora o controle remoto obtenha um design moderno e multifuncionalidades, ele apresenta obstáculos significativos para os idosos tanto na usabilidade quanto na acessibilidade. O design inclusivo, muitas vezes ignora ou não lembra das limitações motoras e cognitivas desse público.
- ItemO uso do 3d na apresentação de produtos de moda como estratégia de inovação comercial e comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-04) Ramos, Alef de Jesus; Santos, Rodrigo Luz; Santos, Neymar Leonardo dos; Machado, Andrea de MatosA atualização das formas de apresentação na moda é uma demanda crescente diante da saturação dos formatos tradicionais e da transformação digital do consumo. Este trabalho parte da necessidade de explorar ferramentas que aproximem o público do produto de forma mais envolvente e interativa, propondo o uso do 3D como linguagem visual e técnica na comunicação de moda. O objetivo é desenvolver uma proposta prática e conceitual de apresentação de produtos de moda, especialmente calçados, por meio da modelagem tridimensional integrada a recursos de realidade aumentada, como forma de agregar valor simbólico e funcional à experiência do consumidor. Diante de um mercado cada vez mais orientado pela imagem, imersão e customização, a proposta busca oferecer ao setor uma alternativa acessível, criativa e ajustável a diferentes contextos de aplicação. A metodologia adotada possui caráter prático e se estrutura com base em referenciais teóricos do design de produto, moda e experiência do usuário. Apoia-se nos princípios de Baxter (2005) para o desenvolvimento de produtos e nas heurísticas de Nielsen para guiar a usabilidade da aplicação, compondo um percurso descritivo e explicativo. A pesquisa abrange desde a concepção teórica até a prototipagem digital e física do sistema, utilizando ferramentas como Blender, Marvelous Designer e a plataforma 8thWall para criação de filtros interativos. O processo também envolve a construção de uma landing page e de um suporte físico de projeção óptica com pirâmide de acetato, permitindo uma visualização do produto em tempo real. Os resultados esperados incluem a criação de um modelo funcional de apresentação que valorize o design do produto, melhore a comunicação com o consumidor e amplie o apelo comercial da peça. A análise aponta que, ao integrar recursos digitais e físicos em um sistema fluido, a proposta aumenta a percepção de valor, fortalece o vínculo afetivo com o item e posiciona a marca como inovadora no ponto de venda ou nas mídias. Considera-se, portanto, que o projeto oferece uma contribuição concreta tanto para o campo acadêmico quanto para o mercado, ao propor uma solução aplicável, simbólica e atual, capaz de dialogar com os novos hábitos de consumo e com as demandas por experiências mais imersivas e personalizadas no universo da moda.
- ItemPonto conforto: design como forma de bem-estar(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-04) Reis, Fernanda Pinheiro; Santos, Rodrigo Luz; Santos, Neymar Leonardo dos; Sarmento, Ana Carolina de LimaO presente trabalho aborda a carência que a cidade de Salvador apresenta quando se trata de conforto em pontos de ônibus. Com a última licitação tendo sido aprovada em 2022, este trabalho apresenta fatores que poderiam ajudar a esse novos abrigos aumentando o bem-estar dos usuários e sua sensação de segurança. A partir disso, o objetivo foi projetar um sistema conceitual de abrigo de ônibus modular, sustentável e acessível que se adapte às diferentes dimensões das calçadas de Salvador e que priorize o conforto do usuário, a percepção de segurança e o bem-estar. Com auxílio da metodologia UCD, esse trabalho foi desenvolvido focado no usuário, passando por uma pesquisa de campo e revisão bibliográfica que proporcionaram tanto as necessidades principais, quanto os melhores métodos de resolver os problemas identificados por meio de teorias previamente testadas. Assim, alcançou-se o resultado projetual, que revelou ser possível projetar para para pessoas com habilidades diversas — como prevê o design universal — de forma modular, atendendo as demandas da cidade de Salvador.