Licenciatura em Historia - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Orientador "Boas, Antonio Vilas"
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- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no Morro dos Lopes em Santaluz-Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no morro dos Lopes em Santaluz-ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA representação do negro no livro didático de história da coleção projeto araribá.(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Maria Isabel Souza; Boas, Antonio Vilas; Boudoux, Adriana Silva Teles; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEsta Monografia tem por objetivo geral analisar as representações construídas acerca dos negros nos livros didáticos que compõem a Coleção Projeto Araribá, do 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental II. Para tal, estabelecemos como questão norteadora perceber qual a representação foi construída para o negro no livro didático da Coleção Projeto Araribá. A escolha da coleção deu-se por essa ter sido adotada pela Secretaria da Educação do município de Santaluz-Ba, local onde resido e estudei todo o meu ensino fundamental e médio. Para a realização desta investigação, baseamo-nos em procedimentos teóricos metodológicos da História Cultural por esse ser um campo historiográfico que consegue abarcar novas fontes e sujeitos bem como considera a complexidade em que esses estão mergulhados. Deste modo, utilizamos do conceito de representação de Roger Chartier (1990), para compreender como foram construídos os negros que aparecem na coleção Projeto Araribá. Para além do aporte teórico, aproveitamos de alguns procedimentos da analise do discurso, a exemplo de critério de verdade, através do qual buscamos perceber ao longo do texto como foi construída a ideia de verdade, bem como o conceito de figurativização para analisarmos as imagens dos negros que aparecem na coleção Projeto Araribá. Concluímos que apesar dos autores da coleção Projeto Araribá, trazerem discussões positivas relacionadas à afirmação de identidade e ao Egito, eles ainda privilegiam uma abordagem estereotipada, excludente, inferiorizada e por vezes invisibilizada do negro.
- ItemConcepções acerca da mulher no livro didático: “História: das cavernas ao terceiro milênio”.(Universidade do Estado da Bahia, ) Carneiro, Camila Matos; Boas, Antonio Vilas; Fonseca, Kleber Simões; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroO trabalho apresentado é resultado de uma pesquisa bibliográfica em que o livro didático foi tomado como fonte para a realização de uma apreciação do seu conteúdo, entendendo-se como tal, não somente textos escritos, mas imagens, gráficos, etc. O objetivo desta investigação foi analisar as concepções acerca da mulher, no volume 2, do livro didático “História: das Cavernas ao Terceiro Milênio”, da editora Moderna e de autoria de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, utilizado na rede pública de ensino do Estado da Bahia, durante os anos de 2012 a 2014. Acredita-se que esta pesquisa possui relevância, pois pretende discutir concepções de gênero abordadas pelo livro, bem como compreender a representação da identidade feminina construída no livro didático, aliando os estudos sobre livro didático de história que, dentro do ambiente escolar se configura como um recurso metodológico importante, quando não em alguns casos, único. Apoiamo-nos trabalhos de Bittencourt (2004);Lima (2006); Scott (1995). As mulheres sofreram ao longo dos tempos dificuldades por não serem aceitas na sociedade em razão desta ser machista e, como tal, excludente. Oprimidas, foram invisibilizadas pela historiografia, deixando a história das mulheres esquecida. Onde estão as heroínas que lutaram a frente de grandes revoluções? Por que não apresentar aos alunos, ainda no seu processo de formação, que as mulheres não foram passivas, ou tidas apenas como instrumento de/para reprodução? Estas questões, respondidas ao longo da investigação, apontaram que o livro não alimenta uma discussão no que se refere à participação da mulher na história do Brasil e dentro do contexto mais amplo da historiografia, além disso, a falta de criticidade por partes das autoras permite que haja lacunas dentro da sua obra, pois não há uma preocupação em problematizar a condição de submissão, segregação e violência que a mulher sofreu ao longo da história. Assim, tendo estas complexidades como base, é necessário que questões envolvendo gênero, em seus variados aspectos, sejam discutidas no espaço escolar, contribuindo no processo de formações abertas, diversas e que combatam todas e quaisquer práticas discriminatórias.
- ItemDesafios protagonizados pelos professores de história do ensino público no muncípio de Riachão do Jacuípe(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Aila Mota da; Boas, Antonio VilasEste trabalho consiste numa discussão sobre os desafios enfrentados pelos professores de História das escolas públicas do município de Riachão do Jacuípe, interior baiano. Realizado a partir de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, assim como das observações realizadas durante as aulas dos professores selecionados para a investigação, esta investigação possibilitou o nosso contato com as realidades vivenciadas pelos professores de História durante as suas aulas, acompanhando os seus dilemas, tensões e obstáculos que interferem no cotidiano fazendo com que muitos deles não se sintam mais estimulados a continuar lecionando, enquanto que outros docentes nem sequer pensam nesta possibilidade. Teoricamente, fizemos uso das leituras de LIBÂNEO (1994); SOUZA (2007); CERRI (2011); CASTRO (2001); LOURO (1998); TARDIF ( 2002); PRETTO (1996); PCNs (1998).
- ItemEnsino de história e as questões étnico-raciais na prática do professor(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Oliveira, Geovanea Carneiro de; Boas, Antonio Vilas; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroO presente estudo buscou compreender como são concebidos e tratados temas concernentes à questão étnica racial nas salas de aulas de uma escola pública, no município de Conceição do Coité – Bahia. Como referenciais, utilizamo-nos de Cavalleiro (2001, 2005, 2006), Munanga (1996, 2001 2005,) Fanon (1979), Santos (2008) Gomes (2003) entre outros autores que serviram como base para construção e conclusão deste trabalho. Utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa, usando o questionário como instrumento para a coleta de dados. Percebemos, por fim, que as questões étnico-raciais ainda não são tão discutidas no universo das salas de aulas como deveriam.
- ItemEnsino de história e as questões étnico-raciais na prática do professor(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09) Oliveira, Geovanea Carneiro de; Boas, Antonio Vilas; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroO presente estudo buscou compreender como são concebidos e tratados temas concernentes à questão étnica racial nas salas de aulas de uma escola pública, no município de Conceição do Coité – Bahia. Como referenciais, utilizamo-nos de Cavalleiro (2001, 2005, 2006), Munanga (1996, 2001 2005,) Fanon (1979), Santos (2008) Gomes (2003) entre outros autores que serviram como base para construção e conclusão deste trabalho. Utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa, usando o questionário como instrumento para a coleta de dados. Percebemos, por fim, que as questões étnico-raciais ainda não são tão discutidas no universo das salas de aulas como deveriam.
- ItemO ensino de história para quilombolas: um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá(Universidade do Estado da Bahia, 2017-08-02) Santos, Matheus Silva; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, Jose Ernane CarneiroO presente trabalho tem como proposta inicial investigar, através de um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá, como se tem trabalhado o ensino de história para estudantes oriundos da comunidade quilombola de Maracujá. Utilizando-se do conceito de Consciência Histórica, que permite interpretarmos o passado para pensarmos/modificarmos o futuro, a investigação ouviu, via entrevistas, professores e alunos da citada unidade escolar acima mencionada e, assim, descobrirmos se o currículo, as práticas cotidianas e a atuação em sala de aula, permitem pensar um ensino de História voltado para a constituição de identidades que estejam em consonância com o universo quilombola, visto que a instituição escolar recebe alunos oriundas de uma comunidade com tais características. Ao concluir que esse tipo de ensino não acontece, o estudo mostra, também, os fatores que contribuem para tal.
- ItemEntre o que diz a lei 10.639/03 e as “novas práticas” escolares: um estudo de caso em uma escola de Serrinha/ba(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Filho, Carlos Alberto de Jesus; Boas, Antonio VilasTendo em vista as contribuições da cultura africana para a formação histórica do povo brasileiro, não é possível deixar de analisar a trajetória do africano para o Brasil, o seu cotidiano como cativo, bem como suas formas de resistir às mazelas impostas por uma sociedade escravista, altamente preconceituosa e excludente e que via o negro como mais um produto inserido em uma economia que servia para impulsionar uma outra, a europeia, gerando lucro para os traficantes e os senhores de escravos. Portanto, ao negro foi relegado o trabalho braçal e a exclusão do sistema educacional, conseqüentemente a marginalização social. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir e analisar como estão sendo aplicadas as propostas da Lei 10.639/03 numa escola de ensino fundamental médio localizada no município de Serrinha-Bahia. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos questionários, aplicados aos professores e alunos, observações e análises de trabalhos difundidos dentro do espaço escolar selecionado para a investigação.
- ItemEscravidão: o cacto do sertão relações escravistas na freguesia de nossa senhora da Conceição do Coité (1855 – 1888)(Universidade do Estado da Bahia, ) Mota, Samara dos Santos; Boas, Antonio VilasO presente trabalho visa entender as relações senhoriais existentes no contexto escravista na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Coité entre os anos de 1855, ano de fundação da Vila, a 1888, ano em que é abolida oficialmente a escravidão. Analisando por meio de fontes cartoriais como cartas de liberdade, escrituras de compra e venda, guias de sepultamento e inventários, serão apontadas as múltiplas estratégias adotadas pelos senhores para a manutenção da dominação apoiadas pelos agentes cartoriais, figuras bastante representativas daquela sociedade que juntamente com setores da igreja eram os principais responsáveis pela legitimação do poder senhorial. Os dados apresentados demonstram uma realidade bastante complexa devido às especificidades regionais que impunham muitas vezes uma readequação de costumes visando suprir as necessidades de um sistema em crise. Além disso, alguns casos abordados evidenciam aspectos como a atuação dos escravos frente à realidade de dominação, suas condições de vida e saúde na tentativa de perceber os reflexos das leis no cotidiano da população menos favorecida.
- ItemFragmentos de práticas pedagógicas de professores de história no ensino médio: mudanças ou permanências?(UNEB, 2019) Simões, Mislene Marcionília do Carmo; Boas, Antonio Vilas; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de CarvalhoA prática docente tem fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e a produção do conhecimento histórico. Nesse processo, o que se busca é a formação de alunos enquanto sujeitos históricos reflexivos e transformadores dos ambientes nos quais estão inseridos. Neste sentido, esta pesquisa foi norteada pelo seguinte questionamento: quais práticas de ensino os professores de História estão utilizando em sala de aula, ajudando na construção das aprendizagens dos alunos? A investigação foi realizada em duas escolas públicas, do ensino médio, do município de Valente-Bahia. Privilegiou-se o enfoque qualitativo na área da educação e o método do estudo de caso. Como recurso, foi utilizado entrevistas e aplicação de questionários, que foram respondidos por quatro professores. A observação participante também se constitui noutro instrumento para coleta de dados. Este trabalho embasou-se nos estudos de Maria Auxiliadora Schmitd (2004); Selva Guimarães Fonseca (1993); Maurice Tardif (2012); Murilo Mendes (1935); André Wagner Rodrigues (2011); Circe Maria Fernandes Bittencourt (2011), entre outros. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que existe uma grande distância entre o discurso dos professores, quando acenam com novas práticas e o trabalho realizado nas salas de aulas. Enfim, entende-se que há distâncias que precisam ser superadas para se chegar de fato nas práticas o que é dito nos discursos.
- ItemNada mudou? uma análise comparativa da aplicação da Lei 10.639/03 no município de Serrinha.(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10) Lima, Greice Kelly Militão Araújo; Boas, Antonio Vilas; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroA Lei 10.639/03 regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro brasileira em todos os níveis de ensino. O presente trabalho objetiva analisar a situação da aplicação da referida lei no Colégio Estadual Rubem Nogueira, Serrinha Bahia, visando compreender como as relações étnicas e culturais vêm sendo trabalhadas, comparando algumas categorias analisadas com outras, de outros trabalhos que versaram sobre o mesmo tema, percebendo, a partir daí, as mudanças e permanências. A partir da realização de leituras e das observações, análise de documentos, fotos, etc., foi possível perceber que há, sim, uma dificuldade em relação ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira, mas que essa dificuldade não fica sobre responsabilidade apenas da Escola e que mesmo em meio às barreiras, é possível afirmar que já existem mudanças.
- ItemNada mudou? uma análise comparativa da aplicação da lei 10.639/03 no município de Serrinha.(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Lima, Greice Kelly Militão Araújo; Boas, Antonio Vilas; Carvalho, Maria Cezarela; Carvalho, José Ernane deA Lei 10.639/03 regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro brasileira em todos os níveis de ensino. O presente trabalho objetiva analisar a situação da aplicação da referida lei no Colégio Estadual Rubem Nogueira, Serrinha Bahia, visando compreender como as relações étnicas e culturais vêm sendo trabalhadas, comparando algumas categorias analisadas com outras, de outros trabalhos que versaram sobre o mesmo tema, percebendo, a partir daí, as mudanças e permanências. A partir da realização de leituras e das observações, análise de documentos, fotos, etc., foi possível perceber que há, sim, uma dificuldade em relação ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira, mas que essa dificuldade não fica sobre responsabilidade apenas da Escola e que mesmo em meio às barreiras, é possível afirmar que já existem mudanças.
- ItemO ensino de história para quilombolas: um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos, Matheus Silva; Boas, Antonio Vilas; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Lopes, Jackeline SilvaO presente trabalho tem como proposta inicial investigar, através de um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá, como se tem trabalhado o ensino de história para estudantes oriundos da comunidade quilombola de Maracujá. Utilizando-se do conceito de Consciência Histórica, que permite interpretarmos o passado para pensarmos/modificarmos o futuro, a investigação ouviu, via entrevistas, professores e alunos da citada unidade escolar acima mencionada e, assim, descobrirmos se o currículo, as práticas cotidianas e a atuação em sala de aula, permitem pensar um ensino de História voltado para a constituição de identidades que estejam em consonância com o universo quilombola, visto que a instituição escolar recebe alunos oriundas de uma comunidade com tais características. Ao concluir que esse tipo de ensino não acontece, o estudo mostra, também, os fatores que contribuem para tal.
- ItemA produção do saber Histórico Escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-14) Oliveira, Pedro Márcio Pinto de ; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline SilvaO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemSindicalismo em Retirolândia: um pânorama histórico, avanços e perspectivas(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-09) Silva Netto, João Francisco da; Boas, Antonio Vilas; Castro, Rute Andrade; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho pretende analisar a formação do Sindicalismo em Retirolândia com suas perspectivas e avanços no que concerne a vida do homem no campo, descrevendo sua trajetória a partir da influência dos movimentos sociais e dos agentes envolvidos. Tem como objetivos: 1) compreender o surgimento, a estruturação e as ações empreendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia-Bahia; 2) Estudar o conceito de movimentos sociais e sindicalismo; 3) investigar as razões que impulsionaram o surgimento do STR no município de Retirolândia; 4) aprofundar a construção conceitual, a partir de pesquisas sobre as vantagens e os desafios desses espaços, melhorando a compreensão da realidade analisada, dialogando com os vários atores sociais e discutindo a intervenção desses movimentos, mediante o descaso do poder público. Este estudo tem como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de cunho etnográfico. Para a análise, foram feitas observações e entrevistas com os principais atores envolvidos na formação, considerando o histórico, as perspectivas e a influência dos movimentos que já existiam.
- ItemTransformações culturais no município de Serrinha, tomando-se como base os carnavais da associação cultural Serrinhense, entre 1970-1980(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Katiane dos; Boas, Antonio VilasNesse trabalho tenho como foco o clube Associação Cultural Serrinhense e as transformações sociais na cidade de Serrinha entre os anos 1970-1980 partindo desse espaço que se configurou um marco na sociedade serrinhense, a partir da promoção cultural e social dos eventos promovidos pelo clube. Alguns pontos são destacados a exemplo do carnaval no clube e na rua, elencando de que forma o carnaval foi promissor na divulgação da cultura local e regional. A participação das mulheres também tem destaque nessa pesquisa, elas, enquanto agentes sociais contribuíram muito nos eventos festivos e sociais do clube. A mulher foi na verdade a mantenedora dos carnavais promovidos pela Associação é possível ter essa noção com a observação de fotos e manchetes nos jornais, quando estas vinham sempre como destaque da festa. Outro destaque é para o clube enquanto espaço de construção e reconstrução social e cultural, formador de identidades. Era natural encontro de amigos nesse local em dias normais, era onde os sócios se encontravam para falar e criar estratégias políticas. Os encontros amorosos também eram normais, aqui as famílias da mesma classe social se encontravam e então se promovia os encontros entre com indivíduos da mesma “nobreza” como relata um dos entrevistados.