Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 84
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção da identidade étnico racial na infância: entre representações e mediações sensíveis a partir da literatura infantil(UNEB, 2017) Baraúna, Valdêmia de Jesus; Santana, Jorge Luiz Nery de; Boas, Antonio Vilas; Filho, José Ernane Carneiro CarvalhoEste trabalho é uma reflexão sobre as relações raciais na educação infantil a partir das propostas apontadas na Lei 10.639/2003, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares que a acompanha e que faz uma observação sobre os impactos da referida lei nos espaços educacionais de educação infantil. O texto exibe um diálogo teórico sobre os ideais dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, além de apresentar a pesquisa teórica acerca da questão racial. No trabalho com imagens presentes em obras literárias voltadas para a educação infantil. Este trabalho aborda uma breve reflexão sobre o histórico da Lei 10.639/2003, mostrando suas contribuições para o ensino da história e cultura africana nas escolas brasileiras. Tendo como referencial de análise as obras infantis “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém, este estudo procura refletir as contribuições que a leitura desenvolve no processo de construção de identidades raciais na infância.
- ItemA Cultura Do Privilégio No Brasil Colonial: Bahia Século XVIII(UNEB, 2022-07-14) Santos , Lucineide De Jesus; Borges, Eduardo José Santos; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Santos , Augusto Fagundes da Silva dosEsta monografia tem como objetivo analisar práticas de privilégios na Bahia colonial em fins do século XVIII. Inicialmente foi feito um debate com a historiografia especializada, no sentido de demonstrar sua prática como um instrumento de negociação política por parte da Coroa que se utilizou da concessão de mercês e privilégios para moldar a dinâmica social do Portugal do Antigo Regime. No ultramar a dinâmica foi a mesma tanto na administração governamental, quanto no funcionamento das instituições estabelecidas como parte integrante para manutenção do Império. Utilizamos como base documental um ofício do governador da Capitania da Bahia, Manuel da Cunha e Menezes, depositado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que se refere à prática de privilégios na Bahia. A análise do documento nos coloca diante dos desafios diários que compreende a dinâmica da administração pública em território colonial. Na oportunidade, apresentamos o impacto que os privilégios representaram na administração do poder local.
- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no morro dos Lopes em Santaluz-ba.(UNEB, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Filho, osé Ernane Carneiro CarvalhoEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA produção do saber histórico escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA.(UNEB, 2014-08-05) Oliveira, Pedro Márcio Pinto De; Boas , Antônio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Oliveira, Maria CezarelaO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemA representação da mulher na obra a normalista de Adolfo Caminha(UNEB, 2018) Lemos, Eliana Nascimento; Sarmento, Maria Aurélia; Boudoux, Adriana Silva Teles; Silva, MarinéliaO presente trabalho objetivou analisar como o romance A normalista, escrito por Adolfo Caminha, publicada no ano de 1893, representa a figura feminina. Buscamos para tanto problematizar as relações existentes entre a escrita literária e a histórica, a partir dos conceitos de Representação segundo Roger Chartier (2002) e Gênero segundo Joan Scott (1989). Apresentamos as possíveis aproximações e distanciamentos entre a história e a literatura, a partir do conceito de representação, mostrando como a segunda apesar de ser considerada uma ficção se constitui enquanto uma fonte rica para a análise histórica, Além de ser ela mesma um acontecimento. Entendendo que mesmo sendo campos diferentes há sim possibilidades de aproximá-las.
- ItemA representação das Rezadeiras no processo de construção cultural de rachão do Jacuípe(2011-09) Soares, Joseita dos SantosO presente artigo objetiva identificar e descrever a arte de rezar no município de Riachão do Jacuípe, interior do estado da Bahia, e analisar a representação das rezadeiras pela sociedade jacuipense, mostrando as conquistas e entraves encontrados por este grupo nas ultimas décadas entre o século XX e XXI. Utilizando-se da metodologia da historia oral, foram entrevistadas três rezadeiras sendo duas de bairros periféricos e uma da zona rural. Nenhuma outra fonte poderia ser melhor utilizada para representá-las visto que ao entrevistá-las ficaram perceptíveis suas angústias e frustrações por suas rezas não terem recebido o reconhecimento enquanto manifestação cultural local. Ao aplicar um questionário com seis pessoas da comunidade quatro católicos e dois evangélicos foi possível configurar as relações que as rezadeiras exercem na sociedade jacuipense.
- ItemA representação de poder da inspetoria no jogo político local.(UNEB, 2011) Matos, Carleila de Queiroz; Borges, Eduardo José Santos; Santana, Carlos José de Almeida; Araujo, Augusto César deO presente trabalho busca pensar as diferentes estruturas de poder que estão postas na sociedade, dando ênfase ao poder representado pelo cargo de Inspetor. Para isto analisamos o cotidiano de alguns sujeitos históricos que estiveram a frente deste cargo entre as décadas de 60 e 70 no município de Serrinha – Bahia. Com a intenção de entender o universo diário desses sujeitos “marginais” procuramos analisar a construção identitária dessas personalidades dentro do seu espaço de convivência e atuação
- ItemA SALVADOR MODERNA: representações iconográficas dos cartões-postais 1912-1916(UNEB, 2013) Santana, Ironaide da Silva; Castro, Rute Andrade; Boudoux, Adriana Silva Telles; Filho, Kleber José Fonseca Simões- O presente trabalho discute a modernização ocorrida em Salvador durante os anos de 1912 a 1916, período em que se intensificam as reformas urbanas na capital durante o governo de J. J Seabra espelhadas no modelo urbano carioca de influência francesa. A análise é desenvolvida com base na leitura crítica da representação do cartão-postal, inserida em uma concepção que está intrinsecamente ligada à incorporação de interesse da elite política e socioeconômica soteropolitana em empreender a modernidade na capital. A análise é desenvolvida tomando como base teórica, a análise de discussões de estudiosos sobre o processo da construção da significação em relação à imagem visual, exatamente para ressaltar e questionar a criação de um “ver” dominante, para favorecer relações de poder.
- ItemAntônio Conselheiro E Canudos Sob O Olhar De Frei João Evangelista De Monte Marciano(2014) Morais, Ricardo PintoO propósito deste artigo é analisar o papel desempenhado pelo Frei Capuchinho João Evangelista de Monte Marciano na restauração do prestígio da Igreja Católica e a ortodoxia da sua fé, bem como pelo remodelamento do clero, tornando-o exemplar e virtuoso, de modo que as práticas e as crenças religiosas do Brasil pudessem ficar de acordo com a fé católica praticada em Roma. Será utilizado como instrumento para isso, o Relatório elaborado e apresentado ao Arcebispado da Bahia, em 1895, com base na ação missionária comandada pelo Frei Monte Marciano, que pretendia dissolver o Arraial de Canudos e convencer os adeptos de Antônio Conselheiro a retornarem as suas terras de origem. Desdobramento do processo de romanização, a missão do referido Frei Capuchinho italiano constitui-se uma forma da Igreja justificar o seu poder de organização social.
- ItemAprendizagem histórica: um estudo de caso com alunos do 7º ano c do ensino fundamental de uma escola pública de Conceição do Coité-ba(UNEB, 2018) Silva, Maria Tania Goes de Almeida; Sarmento, Maria Aurélia; Boudoux, Adriana Silva Teles; Boas, Antônio VilasO presente trabalho tem como objetivo compreender as relações de aprendizagem estabelecidas pelos alunos da turma do 7º ano C do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Conceição do Coité – BA, com os procedimentos de construção do conhecimento histórico. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método qualitativo, através de um estudo de caso, do ponto de vista etnográfico, com o uso de diário de bordo, onde constaram as observações realizadas durante as aulas de história com a turma. As fontes que ancoraram as análises e reflexões relativas ao objeto de estudo em questão foram as bibliográficas e eletrônicas, além dos relatos de observação realizados com a turma durante as aulas de História. Para fundamentar as análises essa investigação dialogou com autores como: Rüsen, (2001); Lee, (2005); Cerri, (2010); Schmidt (2011); Barca, (2001); Fonseca (2010); Bittencourt (2004), entre outros que contribuíram para alcançar os resultados. Um dos resultados alcançados com a pesquisa foi percebido que alguns alunas/os da turma do 7º ano C, começam a elaborar conceitos de maneira consciente ou não relativos ao mundo onde vivem estabelecendo comparações entre as temporalidades e os espaços vividos e não vividos pelos mesmos. Concluiu-se com esta pesquisa que o professor deve, na medida do possível, procurar ensinar os conteúdos do passado, interligando as vivências e experiências do dia a dia dos alunos, incentivando-os a reflexões, que os levem à formação de opiniões, à criticidade, de maneira a se apropriarem dos conhecimentos históricos, para que o aluno seja agente transformador do seu meio, e assim se perceba sujeito construtor e participante da história.
- ItemAs Representações Do Continente Africano Nas Histórias Em Quadrinhos: Uma Análise Historiográfica De “Tintim Na África”(UNEB, 2014) Silva , Paulo Rodrigo Ferreira; Lima, Marciano de França; Boas, Antônio Vilas; Carvalho, Maria Cezarela OliveiraObjetiva-se nessa pesquisa debater sobre as principais representações do Continente Africano na História em Quadrinhos “Tintim na África”. Este trabalho é motivado ainda, pelo interesse de desconstruir visões estereotipadas sobre o Continente, a partir de uma visão que interpreta a cultura e os acontecimentos ligados a ela sendo moldados por construções sociais. Usaremos “Tintim na África”, e a análise de suas imagens, como um meio de discutir as questões de representações, especificamente sobre o Continente Africano. Para tanto, é necessária uma discussão que envolva a Historiografia sobre o Continente, criando assim, novas possibilidades de interpretarmos a África, e ao mesmo tempo, entendermos quais fatores, na maioria das vezes equivocados, foram crucias para a maneira que os africanos foram rotulados e interpretados no mundo. A análise do texto e das imagens de “Tintim na África” atua como um intermédio entre o conceito de representação e as problemáticas historiográficas.
- ItemAssistência à lepra na cidade de Salvador -ba (1920-1947)(UNEB, 2018) Silva, Muller Sampaio dos Santos; Batista , Ricardo dos Santos; Silva, Igor José Trabuco daEste trabalho tem como objetivo analisar a assistência à lepra na cidade de Salvador-BA a partir de 1920, quando foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, até 1947, ano em que o Leprosário Rodrigo de Menezes encerrou as atividades, justificada pelas condições precárias em que se encontrava. Nesse recorte temporal se destacou o início do processo de organização e centralização do sistema sanitário baiano, iniciados após o acordo entre o estado e a União, em 1921. Consequentemente, foram inauguradas as primeiras políticas de combate à lepra pelo poder estatal, influencia que gerou modificações e reorganização na ação assistencial promovida no Leprosário Rodrigo de Menezes que, inicialmente, tinha o objetivo de isolar as pessoas doentes do convívio social. Com os processos de modernização e uniformização sanitária, bem como, os avanços da medicina, o leprosário foi transformado em um espaço que também oferecia tratamento e cuidados. No pós-1930 as políticas sanitárias sofreram novamente mudanças, instituídas pelo governo Vargas passaram por processos de uniformização e reestruturação. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia que parte do processo de interrogação sobre a construção das fontes, sendo estas, as leis que serviram para o acordo entre a União e o Estado, um Tratado de Leprologia publicado em 1950, a Gazeta Medica da Bahia, relatórios da Secretaria de Saúde e Assistência Pública e da Diretoria da Sociedade Bahiana de Combate a Lepra, os jornais Diário da Bahia e Diário de Notícias, que circulavam na cidade de Salvador, em 1936, e Teses defendidas na Faculdade de Medicina da Bahia. A problematização dos aspectos da história da lepra em Salvador nos fez pensar sua singularidade e se mostrou necessária para compreensão dos aspectos sociais, bem como suas influências na maneira em que a sociedade baiana se organizou para combatê-la.
- ItemAtuação e dimensão política da associação comunitária de canta galo (1988-2000).(UNEB, 2016) Silva, Ludmilla Ramos; Silva, Rogério Souza; Simões, Kleber José Fonseca; Oliveira, Ilzimar Glória FerreiraO trabalho aqui apresentado objetivou-se analisar as experiências comunitárias da Associação Comunitária de Canta Galo (ACC), na busca pelo desenvolvimento local do Povoado de Canta Galo, localizado no munícipio de Conceição do Coité, semiárido baiano. O estudo defende a importância das organizações coletivas para a conquista de direitos mais concretos, em benefício dos moradores e produtores que habitam o meio rural. Para além disso, são analisadas as práticas políticas partidárias que permeiam o espaço da entidade, usando prestígios para trazer conquistas e assim barganhar votos. Como fontes são analisadas as atas da entidade, estatuto social e entrevistas com alguns membros. Por fim, o trabalho demonstra que, uma organização social situada no meio rural, composta por sujeitos com culturas políticas divergentes diante do poder hegemônico local, alcançou conquistas relevantes para seus associados.
- ItemAtuação nas comunidades eclesiais de base (cebs) e participação popular: estudo das experiências vividas no município de Retirolândia de 1974 a 1985(UNEB, 2014) Santana , Táfila Sinara dos Santos; Silva, Igor José Trabuco da; Silva, Marinélia Souza da; Lima, Gisele Oliveira deAs Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) se traduzem, a partir dos anos sessenta, como um importante instrumento na vida da Igreja Católica, pois foi neste período que houve um intenso processo de descentralização na estrutura dessa instituição. Mais especificamente no Brasil, as CEBs não apenas contribuíram para a “renovação” interna da Igreja, como também desempenharam funções de atuação nos interpostos sociais. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação dos trabalhadores rurais do município de Retirolândia na organização das Comunidades Eclesiais de Base, no período compreendido entre os anos 1974, até a Redemocratização Política do Brasil, em 1985, buscando compreender o forjar das relações que possibilitaram e contribuíram para seu fortalecimento, de modo específico, junto às camadas sociais mais desassistidas do cenário local, bem como, as lutas sociais que se desencadearam a partir do fortalecimento destas organizações. Sendo assim, as CEBs desempenharam um importante papel no que concerne a problematização da realidade social, na luta pela superação das privações provenientes do Regime Militar e da opressão imposta por alguns setores da aristocracia agrária municipal. O trabalho tem como opção metodológica preferencial a História Oral, com a utilização das entrevistas de oito depoentes; além destas, Livros de Atas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, Boletins Informativos do mesmo Sindicato e Livros de Cantos das CEBs do município foram utilizadas como fontes escritas.
- ItemAvaliação no ensino de História: estudo de casos em escolas da rede estadual de Conceição do Coité(2018-07-12) Pastor, Sueli AraújoO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemAvaliação no ensino de história: estudo de casos em escolas da rede estadual de Conceição do Coité(UNEB, 2018-07-12) Pastor, Sueli Araújo; Boudoux , driana Silva Teles; Filho, José Ernane Carneiro Carvalho; Boas, Antônio VilasO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemAvaliação no ensino de História: estudo de casos em escolas da rede estadual em Conceição do Coité(2018-07-12) Pastor, Sueli AraújoO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemBarrocas, emancipação política um jogo de poder(2010) Queiroz, Ana Paula OliveiraEste artigo tem por objetivo analisar o primeiro processo de emancipação do Município de Barrocas, localizado no estado da Bahia, levantar os fatores determinantes que contribuíram para o retorno deste à condição de distrito do município de Serrinha, além de refletir sobre a influência das elites políticas locais dentro desse evento histórico ocorrido na década de oitenta. Nesse sentido, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e utilização de entrevistas. Os resultados assinalam a forte influência política dos representantes desta região perante a população do início ao fim dos processos investigados.
- ItemBreves e inesquecíveis lembranças de guerra(2010) Santos, Dogivane Marques dosEssa pesquisa tem como embasamento o trabalho com a memória. Nesse trabalho constam as recordações de dois personagens, que vivenciaram cada um em situação diferente, o cenário da Segunda Guerra Mundial. Um soldado-praça, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), e o filho de um casal de judeus, que diante do anti-semitismo que marcou profundamente a Europa na primeira metade do século XX, seus pais vêem em direção ao Brasil, e assim trazem consigo os momentos de terror vivenciado num país massacrado pelas forças nazistas, ambos esses personagens atualmente, são residentes no pequeno município de Riachão do Jacuípe, Bahia.
- ItemCanudos múltiplos molhares: permanência e rupturas nos discursos(2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de MatosA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.