Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 169
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA atuação política da família leitão em Santa Luz – (1896–1962)(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Reis, Cristina da Costa Santos; Silva, Igor TrabucoO presente trabalho analisa a atuação política da família Leitão, bem como a influência do fenômeno do clientelismo na cultura política luzense, mostrando de que forma este serviu como elemento essencial para que a família Leitão se perpetuasse no poder por décadas. São discutidas as condições que permitiram o desenvolvimento dessa prática na política local. O recorte temporal privilegiado por este trabalho abrange o período de1896, quando o então Patriarca da família exerce o cargo de Intendente da cidade de Queimadas - Ba, até 1962 com o declínio político da mesma. Demonstrarei as estratégias utilizadas pelo patriarca para se estabelecer e permanecer, durante décadas, no poder local.
- ItemA cobertura da grande guerra (1914-1918) na revista fon-fon!(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Brandão, Mailson da Silva; Silva, Rogério SouzaEste trabalho dedica-se a refletir sobre a cobertura da Grande Guerra (1914-1918) na revista Fon-Fon! a partir do prisma da História Cultural. Procura analisar como o impresso abordou o conflito em suas páginas, como compreendeu a conjuntura europeia e suas consequências para o mundo e para o Brasil, a forma que buscou influenciar a opinião pública em relação à guerra e a participação do país. Busca-se problematizar as construções discursivas, os posicionamentos e as simpatias da referida publicação.
- ItemA construção da identidade étnico racial na infância: entre representações e mediações sensíveis a partir da literatura infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Baraúna, Valdêmia de Jesus; Santana, Jorge Luiz Nery de; Boas, Antonio Vilas; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho é uma reflexão sobre as relações raciais na educação infantil a partir das propostas apontadas na Lei 10.639/2003, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares que a acompanha e que faz uma observação sobre os impactos da referida lei nos espaços educacionais de educação infantil. O texto exibe um diálogo teórico sobre os ideais dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, além de apresentar a pesquisa teórica acerca da questão racial. No trabalho com imagens presentes em obras literárias voltadas para a educação infantil. Este trabalho aborda uma breve reflexão sobre o histórico da Lei 10.639/2003, mostrando suas contribuições para o ensino da história e cultura africana nas escolas brasileiras. Tendo como referencial de análise as obras infantis “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém, este estudo procura refletir as contribuições que a leitura desenvolve no processo de construção de identidades raciais na infância.
- ItemA cultura do privilégio no Brasil Colonial: Bahia século XVIII(UNEB, 2022-07-14) Santos, Lucineide de Jesus; Borges, Eduardo José Santos; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Santos, Augusto Fagundes da Silva dosEsta monografia tem como objetivo analisar práticas de privilégios na Bahia colonial em fins do século XVIII. Inicialmente foi feito um debate com a historiografia especializada, no sentido de demonstrar sua prática como um instrumento de negociação política por parte da Coroa que se utilizou da concessão de mercês e privilégios para moldar a dinâmica social do Portugal do Antigo Regime. No ultramar a dinâmica foi a mesma tanto na administração governamental, quanto no funcionamento das instituições estabelecidas como parte integrante para manutenção do Império. Utilizamos como base documental um ofício do governador da Capitania da Bahia, Manuel da Cunha e Menezes, depositado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que se refere à prática de privilégios na Bahia. A análise do documento nos coloca diante dos desafios diários que compreende a dinâmica da administração pública em território colonial. Na oportunidade, apresentamos o impacto que os privilégios representaram na administração do poder local.
- ItemA devoção dos fiéis de São Roque em Riachão do Jacuípe (1970-2000)(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Carneiro, Indiara Verena de Oliveira; Silva, Igor José Trabuco da ; Santana, Cristiane Soares de; Silva, Marinélia Sousa daO presente trabalho analisa a devoção dos fiéis ao co-padroeiro, São Roque, da cidade de Riachão do Jacuípe-Ba, no período que vai de 1970 a 2000, de modo a perceber práticas religiosas e culturais do município, a partir da devoção ao santo. Procuro perceber através das memórias da comunidade como se deram os festejos em louvor a São Roque e como se originou a lavagem ao santo que se tornou uma característica importante durante os festejos. A pesquisa discute a importância da memória para entender e contextualizar a vivência dos devotos. O caminho metodológico utilizado se deu principalmente com o uso das memórias.
- ItemA ditadura militar em Serrinha: cultura, artes e resistência(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Luckma Itala Menezes Dos; Borges, Eduardo José SantosO presente trabalho tem como objetivo investigar a Ditadura Militar em Serrinha: apoios e resistências e enfatizar o GRUDE-SE (Grupo Debate Serrinha) grupo artístico cultural fundado na cidade de Serrinha em 1966, época em que os movimentos sociais, políticos e culturais baianos começam a fomentar manifestações contra o regime militarbrasileiro, buscando resistir o aparato repressivo dos militares. A partir de fontes orais são analisados os acontecimentos políticos e culturais no município, além das formas de resistência empreendidas pelos serrinhenses, sendo possível observar por meio dos depoimentos os tipos de relação que esses indivíduos estabeleceram com suas memórias durante o período em que viveram na clandestinidade. Por fim, é abordada a história do GRUDE-SE, a contribuição social do grupo, a forma de organização, as atividades culturais realizadas no período. Nesse contexto a história local é pensada a partir do cenário nacional no qual as reivindicações de trabalhadores, estudantes e artistas ganharam as ruas do país pelos seus direitos e liberdade de expressão, por meio de grupos organizados ou clandestinos que ousaram lutar contra a ditadura instalada
- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no Morro dos Lopes em Santaluz-Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no morro dos Lopes em Santaluz-ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA história, atuação e importância dos agentes comunitários de saúde no município de Conceição do Coité/Bahia (1996-2003)(Universidade do Estado da Bahia, ) Andrade, Adriana Gomes Carneiro; Batista, Ricardo dos Santos; Santana, Cristiane Soares de; Silva, Marinélia Sousa daA presente pesquisa tem como objetivo principal conhecer a história, atuação e importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Conceição do Coité/Bahia (1996- 2003), marco de implantação e efetivação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) nesta localidade. O trabalho situa-se na linha da História Social focando em especial Edward Palmer Thompson para discutir e refletir a formação dessa categoria profissional, de que forma se organizaram para conquistar seus direitos trabalhistas e um espaço como trabalhador de saúde. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, fonte oral, atas, jornais, fotografias e demais documentos fornecidos pelo Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde do Centro Leste Bahia (SINDRACS), anteriormente Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Conceição do Coité (AACSCC) para análise. Percebeu-se que o ACS era o mediador entre a comunidade e as Unidades de Saúde da Família (USF) e surgiu no cenário brasileiro, na década de 1990, como instrumento para reduzir o alto índice de mortalidade materno infantil, principalmente no Nordeste e posteriormente estendendo a todo o país. Dessa forma pretendemos compreender como esse novo personagem atuou na sociedade coiteense e suas contribuições na área de saúde.
- Item“A IURD e seus desafetos”: a demonização do outro no discurso neopentecostal(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Tamiles da Silva Santos; Silva, Igor José Trabuco daO presente TCC objetiva fazer uma análise do discurso de Edir Macedo no livro “Orixás, Caboclos e guias. Deuses ou Demônios?” Discute-se a visão que Macedo constrói a respeito das religiões afro-brasileiras e mediúnicas numa relação proselitista e conflituosa, na medida em que se destaca o uso de estratégias de dominação e negação frente à religião do outro. Analiso este livro como objeto de estudo por abordar a relação direta entre a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e as práticas afro-brasileiras e por trazer a tona disputas e impasses vigentes entre as religiões no campo religioso. Avalio o discurso de Macedo a partir do crescimento e apogeu do neopentecostalismo e sua influência entre os seus fiéis como legitimação da sua prática e fala. Outro aspecto verificado é a investigação do processo de demonização pela IURD, como um recurso simbólico na disputa por novos fiéis e na afirmação de legitimidade no cenário religioso, a partir do diálogo com suas doutrinas e seus efeitos numa postura dicotômica de distância e apropriação, culminando nos impactos religiosos tanto nos seus próprios fiéis quanto entre os adeptos das religiões afro-brasileiras. Utilizo a história oral de modo à melhor compreender os conflitos no campo religioso e nas disputas da IURD com a membresia do Candomblé e do Espiritismo.
- ItemA laicização do São Pedro de Retirolândia – BA: 1966 – 2010(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Renicio Lima da; Severs, Suzana Maria de Sousa SantosO presente artigo faz uma análise da festa de São Pedro no município de Retirolândia – BA, demonstrando que esta festividade de nomenclatura religiosa é celebrada em um espaço laico e profano, sem nenhuma vinculação religiosa com relação à doutrina oficial da Igreja Católica, tornando-se então na maior manifestação da cultura popular deste lugar. Descreve também a origem desta festa, apontando as mudanças e permanências na maneira de comemorá-la entre 1966 e 2010, discutindo as múltiplas relações que ocorrem durante a sua execução, bem como a expectativa da comunidade local em torno de sua realização no mês de junho.
- ItemA música de Luiz Gonzaga como subsídio para o conhecimento histórico dos estudantes: desafios e possibilidades no ensino de história.(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Araújo, Erionis Guimarães; Santana, Ediane Lopes deO presente trabalho analisa a música de Luiz Gonzaga como suporte metodológico para o ensino de história, dentro de uma perspectiva de história temática e história problema, e os desafios e possibilidades para a construção de conhecimento histórico. Fundamenta-se no conceito de conhecimento histórico apresentado por Schmidt (2005); na análise de música e ensino de História deBittencourt (2010); na perspectiva de relações de gênero apresentada por Simões (2007); no conceito de representação de Chartier (1990); na perspectiva metodológica de etnografia em sala de aula apresentada por André (2004) e, ainda, na célebre obra que analisa a invenção do nordeste de Albuquerque Jr (2011) – para refletir como o nordeste foi criado e gestado imageticamente. A metodologia foi realizada através de leituras bibliográficas; seleção e análise de músicas do cantor e compositor Luiz Gonzaga; elaboração e execução de sequências didáticas, na perspectiva da etnografia em sala de aula e no trabalho colaborativo; aplicação de questionários e realização de entrevistas na escola Rafael Rios da Costa, na cidade de São Domingos/BA. Teve, como objetivo, propor o uso da música de Luiz Gonzaga como suporte metodológico para a construção de conhecimento histórico no processo de ensino/aprendizagem nas aulas de história, sugerindo a música de Luiz Gonzaga como subsídio para o conhecimento histórico dos estudantes, para analisar os desafios e possibilidades no ensino de história
- ItemA relação da APAE com a escola luz e saber - Valente-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Simões, Gilmária Damasceno; Miranda, Joselita Alves; Melo, Líbia Gertrudes de; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de CarvalhoEsta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e sua relação com Escola Luz e Saber de Valente, cidade do estado da Bahia, a fim de identificar possíveis contribuições sociais para o Município. O recorte temporal desta análise foi o período de 2003, ano de fundação da APAE, até os dias atuais. Este trabalho também trará uma breve contextualização da história da educação especial ao logo dos anos, e tem como principal fonte os documentos do arquivo da escola, como atas, livros das assembleias gerais, livro de ponto, livro de presença dos pais, relatos orais coletados por meios de entrevistas com os funcionários, alunos e pais que foram protagonistas das atividades realizadas nessa associação ao longo dos 15 anos de atuação dentro da cidade do município. Busco compreender como a APAE desenvolveu a inclusão de seus alunos e como foi o processo por essa luta, apontando discussões sobre o movimento apaeano no país e suas iniciativas para atender pessoas com deficiência. Para dialogar sobre a História da Educação no Brasil me apoio em Ghiraldelli Júnior (2009) e Manacorda (2010); Mazzotta (2001) e Mantoan (2003), entre outros, me ajudaram a compreender sobre a Educação Especial; exploro também documentos oficiais como a LDB (1996), decretos de leis e estatutos referentes ao tema; para orientar-me no manuseio das entrevistas me apoio em Meihy (2005).
- ItemA representação da mulher na obra a normalista de Adolfo Caminha(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Lemos, Eliana Nascimento; Sarmento, Maria Aurélia; Boudoux, Adriana Silva Teles; Silva, Marinélia Sousa daO presente trabalho objetivou analisar como o romance A normalista, escrito por Adolfo Caminha, publicada no ano de 1893, representa a figura feminina. Buscamos para tanto problematizar as relações existentes entre a escrita literária e a histórica, a partir dos conceitos de Representação segundo Roger Chartier (2002) e Gênero segundo Joan Scott (1989). Apresentamos as possíveis aproximações e distanciamentos entre a história e a literatura, a partir do conceito de representação, mostrando como a segunda apesar de ser considerada uma ficção se constitui enquanto uma fonte rica para a análise histórica, Além de ser ela mesma um acontecimento. Entendendo que mesmo sendo campos diferentes há sim possibilidades de aproximá-las.
- ItemA representação das rezadeiras no processo de construção cultural de Rachão do Jacuípe(2011-09) Soares, Joselita dos SantosO presente artigo objetiva identificar e descrever a arte de rezar no município de Riachão do Jacuípe, interior do estado da Bahia, e analisar a representação das rezadeiras pela sociedade jacuipense, mostrando as conquistas e entraves encontrados por este grupo nas ultimas décadas entre o século XX e XXI. Utilizando-se da metodologia da historia oral, foram entrevistadas três rezadeiras sendo duas de bairros periféricos e uma da zona rural. Nenhuma outra fonte poderia ser melhor utilizada para representá-las visto que ao entrevistá las ficaram perceptíveis suas angústias e frustrações por suas rezas não terem recebido o reconhecimento enquanto manifestação cultural local. Ao aplicar um questionário com seis pessoas da comunidade quatro católicos e dois evangélicos foi possível configurar as relações que as rezadeiras exercem na sociedade jacuipense.
- ItemA representação de poder da inspetoria no jogo político local.(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Matos, Carleila de Queiroz; Borges, Eduardo José Santos; Santana, Carlos José de Almeida; Araujo, Augusto César deO presente trabalho busca pensar as diferentes estruturas de poder que estão postas na sociedade, dando ênfase ao poder representado pelo cargo de Inspetor. Para isto analisamos o cotidiano de alguns sujeitos históricos que estiveram a frente deste cargo entre as décadas de 60 e 70 no município de Serrinha – Bahia. Com a intenção de entender o universo diário desses sujeitos “marginais” procuramos analisar a construção identitária dessas personalidades dentro do seu espaço de convivência e atuação.
- ItemA representação do negro no livro didático de história da coleção projeto araribá.(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Maria Isabel Souza; Boas, Antonio Vilas; Boudoux, Adriana Silva Teles; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEsta Monografia tem por objetivo geral analisar as representações construídas acerca dos negros nos livros didáticos que compõem a Coleção Projeto Araribá, do 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental II. Para tal, estabelecemos como questão norteadora perceber qual a representação foi construída para o negro no livro didático da Coleção Projeto Araribá. A escolha da coleção deu-se por essa ter sido adotada pela Secretaria da Educação do município de Santaluz-Ba, local onde resido e estudei todo o meu ensino fundamental e médio. Para a realização desta investigação, baseamo-nos em procedimentos teóricos metodológicos da História Cultural por esse ser um campo historiográfico que consegue abarcar novas fontes e sujeitos bem como considera a complexidade em que esses estão mergulhados. Deste modo, utilizamos do conceito de representação de Roger Chartier (1990), para compreender como foram construídos os negros que aparecem na coleção Projeto Araribá. Para além do aporte teórico, aproveitamos de alguns procedimentos da analise do discurso, a exemplo de critério de verdade, através do qual buscamos perceber ao longo do texto como foi construída a ideia de verdade, bem como o conceito de figurativização para analisarmos as imagens dos negros que aparecem na coleção Projeto Araribá. Concluímos que apesar dos autores da coleção Projeto Araribá, trazerem discussões positivas relacionadas à afirmação de identidade e ao Egito, eles ainda privilegiam uma abordagem estereotipada, excludente, inferiorizada e por vezes invisibilizada do negro.
- ItemA Salvador moderna: representações iconográficas dos cartões-postais 1912-1916(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Santana, Ironaide da Silva; Castro, Rute Andrade; Boudoux, Adriana Silva Teles; Simões Filho, Kleber José FonsecaO presente trabalho discute a modernização ocorrida em Salvador durante os anos de 1912 a 1916, período em que se intensificam as reformas urbanas na capital durante o governo de J. J Seabra espelhadas no modelo urbano carioca de influência francesa. A análise é desenvolvida com base na leitura crítica da representação do cartão-postal, inserida em uma concepção que está intrinsecamente ligada à incorporação de interesse da elite política e socioeconômica soteropolitana em empreender a modernidade na capital. A análise é desenvolvida tomando como base teórica, a análise de discussões de estudiosos sobre o processo da construção da significação em relação à imagem visual, exatamente para ressaltar e questionar a criação de um “ver” dominante, para favorecer relações de poder.
- ItemA trajetória de homem público do Padre Marcolino Madureira: carisma e poder no interior do Brasil (1869-1933).(Universidade do Estado da Bahia, ) Brito, Waldeney de Oliveira; Borges, Eduardo José SantosEste trabalho tem como objetivo investigar as conquistas do padre Marcolino Madureira em benefício da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité, e, também, na sua vida como político, vigário, além de fazer parte da elite dominante. A historiografia foi elaborada a partir do momento em que o padre Marcolino Madureira foi ordenado presbítero em 1864, e consequentemente foi nomeado para desempenhar o oficio de vigário encomendado na Paróquia de Conceição do Coité em 1869. Para compreender esses acontecimentos fiz consultas no Livro de Tombo da Paróquia de Coité; nos documentos disponíveis no CEDOC da UNEB de Coité; em trabalhos acadêmicos que envolvem política, religião e poder; nos livros de Orlando Matos e Vanilson Oliveira. Além do diálogo com vários autores, em especial Carlo Ginzburg e Max Weber. A princípio fazendo um panorama no contexto político do Brasil no final da monarquia e as mudanças com o advento da república, que resultou com o fim da instituição do Padroado no cenário brasileiro. Discute-se fervorosamente a questão do poder entrelaçado com o poder político na igreja e na sociedade, e o resultado do desmembramento entre estado e igreja. Faz-se um contexto político na Bahia pré-1869 que antecedeu a chegada do vigário Marcolino em Coité, concatenando o período da sua chegada que foi em 1869, permanecendo até o final de sua vida em 1933. Chegou como um simples padre e tornou-se um grande líder político tanto na igreja como na vila de Conceição do Coité.
- ItemA trajetória do sindicato dos trabalhadores rurais de Barrocas (1986 A 2010)(Universidade do Estado da Bahia, ) Queiroz, Patrícia Carneiro de SouzaO presente estudo visa analisar como se deu a formação e a importância do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Barrocas, Bahia. A escolha do tema se deu a partir de uma necessidade de compreender como estes trabalhadores rurais se utilizaram do movimento sindical para dar voz às suas insatisfações e às suas reivindicações de melhoria social. Através da análise de documentos presentes no próprio Sindicato (como Livros de Atas e o Estatuto Social), foi possível perceber como a luta deste órgão permitiu uma evidente melhoria nas condições de vida dos agricultores, mas permitiu perceber também como ainda é necessária a luta para a permanente conquista de direitos muitas vezes negados pelo próprio Estado. O artigo foi estruturado da seguinte forma: uma breve história do movimento sindical à nível nacional, a formação da cidade de Barrocas e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e, então, as ações sindicais visando o desenvolvimento rural local. Para fundamentar o estudo contou-se com a contribuição de autores como Arilson Favoreto, Alain Touraine e Leonilde Sérvolo Medeiros