Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 227
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (in) visibilidade na história: a representação da mulher no livro didático de história no ensino fundamental ii (2014-2016)(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos , Leila Adriana Cerqueira Dos; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Boas , Antônio VilasEste trabalho, tem como objeto analisar a representação da mulher dos livros didáticos de história do Ensino Fundamental II, aplicados na escola pública de Conceição do Coité no 9º ano entre os anos de 2014 a 2016. A metodologia utilizada está dividida em duas etapas: A primeira etapa é baseada em estudos bibliográficos que discutem o que é História, os sujeitos, as suas representações e as novas perspectivas na historiografia. Os principais autores pesquisados foram: Barros (2008), Borges (1993), Cainelli (2007), Certeau (1998), Chartier (1985) Heller (1970) e Pesavento (2006). Na segunda etapa foi feita a análise de um livro didático do ensino fundamental II, do 9º ano utilizado na escola pública de Conceição do Coité Bahia nos anos de 2014 a 2016, e sobretudo como a imagem da mulher é representada pela autora neste livro. É analisado também autores que discutem acerca do livro didático dentre outros que abordam a imagem da mulher e suas representações. Nesta última etapa os autores estudados foram: Caimi (2008), Ferreira (2008), Fonseca, Grossi (1998), Le Goff (1994), Perrot (2005), Silva (2009), Scott, Torrão (2007). As reflexões teóricas dentro deste contexto, foram utilizadas no intuito de contribuir para o conhecimento da história da mulher na sociedade e para o desenvolvimento crítico dos educandos, a partir dos fatos analisados.
- ItemA atuação das irmãs da providencia de gap na paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Almeida, Vanessa Maria Oliveira; Silva, Igor José Trabuco daA Congregação das Irmãs da Providência de Gap, consiste em um grupo de freiras que, na década de 90, desenvolveram importantes trabalhos religiosos e sociais na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité. Sendo assim, essa monografia tem o objetivo de compreender a vida religiosa feminina, analisando o processo de formação das freiras e os reflexos do Concílio Vaticano II na vida religiosa feminina, bem como apresentar a Congregação das irmãs e traçar um perfil das primeiras freiras que chegaram ao município, para compreender a atuação e as particularidades desse grupo. O trabalho versa também sobre as atividades desenvolvidas pelas freiras na pastoral catequética e no grupo de mulheres do bairro Açudinho. Para tanto, o trabalho tem como opção metodológica a História oral, com a utilização das entrevistas de seis depoentes; além destas, foram utilizadas fontes escritas como O Mensageiro, Ecoando, Livro Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, caderno pessoal da catequista, catecismo da Igreja Católica e Iconografias.
- ItemA atuação política da família leitão em Santa Luz – (1896–1962)(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Reis, Cristina da Costa Santos; Silva, Igor TrabucoO presente trabalho analisa a atuação política da família Leitão, bem como a influência do fenômeno do clientelismo na cultura política luzense, mostrando de que forma este serviu como elemento essencial para que a família Leitão se perpetuasse no poder por décadas. São discutidas as condições que permitiram o desenvolvimento dessa prática na política local. O recorte temporal privilegiado por este trabalho abrange o período de1896, quando o então Patriarca da família exerce o cargo de Intendente da cidade de Queimadas - Ba, até 1962 com o declínio político da mesma. Demonstrarei as estratégias utilizadas pelo patriarca para se estabelecer e permanecer, durante décadas, no poder local.
- ItemA capoeira em serrinha - bahia: localização e afirmação dos sujeitos negros(Universidade do Estado da Bahia, ) Rocha, Nilcley Santos; Macêdo, Marluce de LimaA presente monografia teve o objetivo de pesquisar como se deu a disseminação da prática da capoeira no Município de Serrinha-BA entre os anos de 1970 e 2011, buscando analisar se contribuiu para o processo de formação e afirmação identitária dos sujeitos negros e negras. O interesse pelo tema nasce em função do meu lugar de jogador-pesquisador forjado por movimentos sociais e culturais negros dessa cidade. Metodologicamente, fiz uso da História Oral, uma vez que a partir dela consegue-se escutar e registrar as vozes dos sujeitos marginalizados e excluídos da História. Para as discussões sobre os processos de construção da identidade, amparo-me em Silva (2000), Souza (1983), Souza (2011), Mbembe (2014), Pollak (1992), Thompson (2002), Gomes (2005) e Munanga (2012).
- ItemA cobertura da grande guerra (1914-1918) na revista fon-fon!(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Brandão, Mailson da Silva; Silva, Rogério SouzaEste trabalho dedica-se a refletir sobre a cobertura da Grande Guerra (1914-1918) na revista Fon-Fon! a partir do prisma da História Cultural. Procura analisar como o impresso abordou o conflito em suas páginas, como compreendeu a conjuntura europeia e suas consequências para o mundo e para o Brasil, a forma que buscou influenciar a opinião pública em relação à guerra e a participação do país. Busca-se problematizar as construções discursivas, os posicionamentos e as simpatias da referida publicação.
- ItemA construção da identidade étnico racial na infância: entre representações e mediações sensíveis a partir da literatura infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Baraúna, Valdêmia de Jesus; Santana, Jorge Luiz Nery de; Boas, Antonio Vilas; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho é uma reflexão sobre as relações raciais na educação infantil a partir das propostas apontadas na Lei 10.639/2003, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares que a acompanha e que faz uma observação sobre os impactos da referida lei nos espaços educacionais de educação infantil. O texto exibe um diálogo teórico sobre os ideais dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, além de apresentar a pesquisa teórica acerca da questão racial. No trabalho com imagens presentes em obras literárias voltadas para a educação infantil. Este trabalho aborda uma breve reflexão sobre o histórico da Lei 10.639/2003, mostrando suas contribuições para o ensino da história e cultura africana nas escolas brasileiras. Tendo como referencial de análise as obras infantis “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém, este estudo procura refletir as contribuições que a leitura desenvolve no processo de construção de identidades raciais na infância.
- ItemA cultura do privilégio no Brasil Colonial: Bahia século XVIII(UNEB, 2022-07-14) Santos, Lucineide de Jesus; Borges, Eduardo José Santos; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Santos, Augusto Fagundes da Silva dosEsta monografia tem como objetivo analisar práticas de privilégios na Bahia colonial em fins do século XVIII. Inicialmente foi feito um debate com a historiografia especializada, no sentido de demonstrar sua prática como um instrumento de negociação política por parte da Coroa que se utilizou da concessão de mercês e privilégios para moldar a dinâmica social do Portugal do Antigo Regime. No ultramar a dinâmica foi a mesma tanto na administração governamental, quanto no funcionamento das instituições estabelecidas como parte integrante para manutenção do Império. Utilizamos como base documental um ofício do governador da Capitania da Bahia, Manuel da Cunha e Menezes, depositado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que se refere à prática de privilégios na Bahia. A análise do documento nos coloca diante dos desafios diários que compreende a dinâmica da administração pública em território colonial. Na oportunidade, apresentamos o impacto que os privilégios representaram na administração do poder local.
- ItemA devoção dos fiéis de São Roque em Riachão do Jacuípe (1970-2000)(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Carneiro, Indiara Verena de Oliveira; Silva, Igor José Trabuco da ; Santana, Cristiane Soares de; Silva, Marinélia Sousa daO presente trabalho analisa a devoção dos fiéis ao co-padroeiro, São Roque, da cidade de Riachão do Jacuípe-Ba, no período que vai de 1970 a 2000, de modo a perceber práticas religiosas e culturais do município, a partir da devoção ao santo. Procuro perceber através das memórias da comunidade como se deram os festejos em louvor a São Roque e como se originou a lavagem ao santo que se tornou uma característica importante durante os festejos. A pesquisa discute a importância da memória para entender e contextualizar a vivência dos devotos. O caminho metodológico utilizado se deu principalmente com o uso das memórias.
- ItemA ditadura militar em Serrinha: cultura, artes e resistência(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Luckma Itala Menezes Dos; Borges, Eduardo José SantosO presente trabalho tem como objetivo investigar a Ditadura Militar em Serrinha: apoios e resistências e enfatizar o GRUDE-SE (Grupo Debate Serrinha) grupo artístico cultural fundado na cidade de Serrinha em 1966, época em que os movimentos sociais, políticos e culturais baianos começam a fomentar manifestações contra o regime militarbrasileiro, buscando resistir o aparato repressivo dos militares. A partir de fontes orais são analisados os acontecimentos políticos e culturais no município, além das formas de resistência empreendidas pelos serrinhenses, sendo possível observar por meio dos depoimentos os tipos de relação que esses indivíduos estabeleceram com suas memórias durante o período em que viveram na clandestinidade. Por fim, é abordada a história do GRUDE-SE, a contribuição social do grupo, a forma de organização, as atividades culturais realizadas no período. Nesse contexto a história local é pensada a partir do cenário nacional no qual as reivindicações de trabalhadores, estudantes e artistas ganharam as ruas do país pelos seus direitos e liberdade de expressão, por meio de grupos organizados ou clandestinos que ousaram lutar contra a ditadura instalada
- ItemA Formação Crítica Dos Sujeitos Através Do Ensino De História Na Eja:Uma Análise Da Prática Educativa Na Escola Antônio Bahia Em Conceição Do Coité(Universidade do Estado da Bahia, ) Lima, Queite Santos; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira deA história da EJA (Educação de Jovens e Adultos), ao longo de sua trajetória, esteve ligada às transformações ocorridas nas esferas social, política e econômica de nosso país. Reflete, antes de tudo, as lutas dos movimentos sociais e dos intelectuais que indicavam saídas através de mecanismos que permitissem flexibilizar o ensino, e as suas diversas metodologias. Dentre algumas destas mudanças, encontra-se a contextualização da História, enquanto disciplina componente da EJA. As mudanças ocorridas no âmbito desta contribuíram para que houvesse alterações consideráveis e positivas na forma de se trabalhar com os conteúdos em sala de aula. Com o intuito de continuar buscando melhorias para a formação intelectual desses jovens e adultos, as universidades e os centros de ensino superior apoiam as trajetórias desses estudantes, inicialmente, proporcionando capacitação para profissionais que atuam nessa modalidade e abrindo espaços para discussão e produção de trabalhos na área. Esse trabalho monográfico, objetiva discutir como o Ensino de História pode contribuir para a formação crítica dos estudantes jovens e adultos, por propor uma reflexão acerca das transformações ocorridas no Brasil, analisar a relação local e nacional e destacar as mudanças e permanências ocorridas ao longo dessa caminhada. Para o completo desenvolvimento da pesquisa, não poderíamos dissociar teoria e prática e, para tal, além da revisão bibliográfica, foi realizada pesquisa de campo na Escola Antonio Bahia em Conceição do Coité, região do sisal baiano.
- Item“A gente só é bom quando está servindo” trabalhadoras domésticas em Santa Luz (ba).(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Gomes, Siomara de Jesus; De Oliveira , Iris Verena Santos; Da Silva, Marinélia Souza; Santos, Roberta Lisana RochaNo Brasil ao longo da história o mundo trabalho foi dividido a partir do gênero com recorte racial atuando como eixo estruturante de padrões de desigualdades e exclusão social. O trabalho doméstico no país é considerado como uma atividade inferior sendo atravessado por questões problemáticas e sensíveis, visto que carrega consigo uma herança colonial que se perdura até os dias atuais com longas jornadas de trabalho, acumulação de tarefas, má remuneração, ausência de direitos trabalhistas, silenciamentos, violências, racismo, desprestígio e dificuldade de mobilidade social. O presente trabalho tem como objetivo analisar o trabalho doméstico exercido por mulheres negras na cidade de Santa Luz, mostrando a partir das minhas vivências a hereditariedade nessa prestação de serviço no século XXI. Além da memória da autoria, é utilizado entrevistas e o documentário Trabalho Doméstico: Conectando Memórias e (Re) construindo histórias e entrevistas juntamente com o levantamento bibliográfico sobre essa temática, se apropriando da metodologia da Escrevivência de Conceição Evaristo evidenciando a escrita de pessoas marginalizadas, dialogando com Halbwachs (1968) que apresenta o conceito de memória coletiva e dialogando com outros teóricos como Kimberlé Crenshaw (1989), Collins (2020), Davis (2016), Gonzalez (1984) para analisar as várias intersecções entre raça, classe, gênero, território assim como a violência analisada por Heleith Saffioti (2015) e outros autores.
- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no Morro dos Lopes em Santaluz-Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no morro dos Lopes em Santaluz-ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA história, atuação e importância dos agentes comunitários de saúde no município de Conceição do Coité/Bahia (1996-2003)(Universidade do Estado da Bahia, ) Andrade, Adriana Gomes Carneiro; Batista, Ricardo dos Santos; Santana, Cristiane Soares de; Silva, Marinélia Sousa daA presente pesquisa tem como objetivo principal conhecer a história, atuação e importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Conceição do Coité/Bahia (1996- 2003), marco de implantação e efetivação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) nesta localidade. O trabalho situa-se na linha da História Social focando em especial Edward Palmer Thompson para discutir e refletir a formação dessa categoria profissional, de que forma se organizaram para conquistar seus direitos trabalhistas e um espaço como trabalhador de saúde. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, fonte oral, atas, jornais, fotografias e demais documentos fornecidos pelo Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde do Centro Leste Bahia (SINDRACS), anteriormente Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Conceição do Coité (AACSCC) para análise. Percebeu-se que o ACS era o mediador entre a comunidade e as Unidades de Saúde da Família (USF) e surgiu no cenário brasileiro, na década de 1990, como instrumento para reduzir o alto índice de mortalidade materno infantil, principalmente no Nordeste e posteriormente estendendo a todo o país. Dessa forma pretendemos compreender como esse novo personagem atuou na sociedade coiteense e suas contribuições na área de saúde.
- ItemA igreja assembleia de deus em são domingos: a disciplina como instrução de seus fiéis(Universidade do Estado da Bahia, ) Leal, Cleomar Santana; Oliveira, Ilzimar Gloria FerreiraO presente trabalho tem por objetivo analisar o discurso e as práticas de construção de perfil comportamental de fiel da igreja pentecostal Assembleia de Deus (AD). Através de análise de narrativas das fontes escritas identificamos especialmente as medidas disciplinares aplicadas aos(às) membros(as) da AD da cidade de São Domingos, entre os anos de 1996 até o ano de 2011. O estudo, procura compreender a historicidade do pentecostalismo e sua influência sobre a Assembleia de Deus. Juntamente com as medidas disciplinares alguns aspectos são estudados, como a organização interna na igreja e suas práticas pentecostais, levando a compreensão das medidas disciplinares como mecanismos constitutivo da AD para punição e disciplinamento do(a) membro(a) que desobedece às normas de conduta da igreja. Por outro lado, observa-se as resistências suscitadas, e vislumbra-se também as chances de flexibilização a estas normas.
- ItemA imprensa como mecanismo de resistência escrava: denúncias de maus-tratos contra escravizados no periódico o alabama, bahia 1867-1871(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Janaína Batista; Santana, Cristiane Soares deO presente trabalho busca realizar uma análise das características da escravidão na Bahia do século XIX, sobretudo entre os anos de 1867 a 1871, período delimitado pelas fontes analisadas. Faz-se uma revisão bibliográfica de alguns dos principais nomes da história da escravidão brasileira, destacando semelhanças e divergências historiográficas do século XX. A partir de publicações do periódico o Alabama, são apresentados inúmeros casos de denúncias contra maus-tratos destinados à pessoas escravizadas na Bahia do período, enfatizando a crueldade característica do regime, bem como a objetificação da figura do escravo. É destacada de igual maneira, as formas de resistências empreendidas pelos escravizados contra o desumano regime no qual estavam inseridos
- Item“A IURD e seus desafetos”: a demonização do outro no discurso neopentecostal(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Tamiles da Silva Santos; Silva, Igor José Trabuco daO presente TCC objetiva fazer uma análise do discurso de Edir Macedo no livro “Orixás, Caboclos e guias. Deuses ou Demônios?” Discute-se a visão que Macedo constrói a respeito das religiões afro-brasileiras e mediúnicas numa relação proselitista e conflituosa, na medida em que se destaca o uso de estratégias de dominação e negação frente à religião do outro. Analiso este livro como objeto de estudo por abordar a relação direta entre a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e as práticas afro-brasileiras e por trazer a tona disputas e impasses vigentes entre as religiões no campo religioso. Avalio o discurso de Macedo a partir do crescimento e apogeu do neopentecostalismo e sua influência entre os seus fiéis como legitimação da sua prática e fala. Outro aspecto verificado é a investigação do processo de demonização pela IURD, como um recurso simbólico na disputa por novos fiéis e na afirmação de legitimidade no cenário religioso, a partir do diálogo com suas doutrinas e seus efeitos numa postura dicotômica de distância e apropriação, culminando nos impactos religiosos tanto nos seus próprios fiéis quanto entre os adeptos das religiões afro-brasileiras. Utilizo a história oral de modo à melhor compreender os conflitos no campo religioso e nas disputas da IURD com a membresia do Candomblé e do Espiritismo.
- ItemA laicização do São Pedro de Retirolândia – BA: 1966 – 2010(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Renicio Lima da; Severs, Suzana Maria de Sousa SantosO presente artigo faz uma análise da festa de São Pedro no município de Retirolândia – BA, demonstrando que esta festividade de nomenclatura religiosa é celebrada em um espaço laico e profano, sem nenhuma vinculação religiosa com relação à doutrina oficial da Igreja Católica, tornando-se então na maior manifestação da cultura popular deste lugar. Descreve também a origem desta festa, apontando as mudanças e permanências na maneira de comemorá-la entre 1966 e 2010, discutindo as múltiplas relações que ocorrem durante a sua execução, bem como a expectativa da comunidade local em torno de sua realização no mês de junho.
- ItemA música de Luiz Gonzaga como subsídio para o conhecimento histórico dos estudantes: desafios e possibilidades no ensino de história.(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Araújo, Erionis Guimarães; Santana, Ediane Lopes deO presente trabalho analisa a música de Luiz Gonzaga como suporte metodológico para o ensino de história, dentro de uma perspectiva de história temática e história problema, e os desafios e possibilidades para a construção de conhecimento histórico. Fundamenta-se no conceito de conhecimento histórico apresentado por Schmidt (2005); na análise de música e ensino de História deBittencourt (2010); na perspectiva de relações de gênero apresentada por Simões (2007); no conceito de representação de Chartier (1990); na perspectiva metodológica de etnografia em sala de aula apresentada por André (2004) e, ainda, na célebre obra que analisa a invenção do nordeste de Albuquerque Jr (2011) – para refletir como o nordeste foi criado e gestado imageticamente. A metodologia foi realizada através de leituras bibliográficas; seleção e análise de músicas do cantor e compositor Luiz Gonzaga; elaboração e execução de sequências didáticas, na perspectiva da etnografia em sala de aula e no trabalho colaborativo; aplicação de questionários e realização de entrevistas na escola Rafael Rios da Costa, na cidade de São Domingos/BA. Teve, como objetivo, propor o uso da música de Luiz Gonzaga como suporte metodológico para a construção de conhecimento histórico no processo de ensino/aprendizagem nas aulas de história, sugerindo a música de Luiz Gonzaga como subsídio para o conhecimento histórico dos estudantes, para analisar os desafios e possibilidades no ensino de história
- ItemA prática pedagógica inclusiva na disciplina história desenvolvida em uma classe do ensino fundamental ii na escola municipal dr. João De Oliveira Campos – Riachão Do Jacuípe, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Jesus , Indaiá Catiane Alves Bispo de; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Boas , Antônio Vilas; Cardoso, JusceliO presente trabalho visa refletir como a escola Municipal Dr. João de Oliveira Campos, e os professores de história atuam para propiciar aprendizagens inclusivas para estudantes que possuem necessidades especiais de déficit intelectual e condição motora. Para tanto, a pesquisa analisou a evolução e as dificuldades que persistem dentro da escola que ainda se caracterizam como entraves para que a inclusão aconteça. Baseamos nos dispositivos legais da Declaração de Salamanca, Conferência da Tailândia, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apresentando seu histórico e as leis que regulamentam a política nacional de inclusão. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando observações e entrevistas com professores da escola. Sendo detectado que embora a instituição possua algumas práticas inclusivas em sua estrutura ainda existe um certo distanciamento entre teoria e prática, além disso, observa- se também que existe uma carência em relação a profissionais que atendam as especificidades dos alunos em questão.