Licenciatura em Historia - DEDC14

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    Religião E Política No Território Do Sisal: A Trajetória De Padre Elias E Sua Atuação Na Paróquia Nossa Senhora Da Conceição Do Coité (2001- 2009)
    (UNEB, 2015-11-29) Oliveira , Petrônio Pinho De; Silva, Igor José Trabuco da; Boudoux, Adriana Silva Teles; Silva, Marinélia Souza da
    Este trabalho toma como prisma a trajetória do Padre Antônio Elias Souza Cedraz e sua atuação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité entre os anos 2001 a 2009. Desenvolvendo um diálogo sobre as concepções de religião e política no território do sisal, busca-se perceber quais as contribuições de padre Elias para o contínuo processo de formação religiosa, política e social já iniciado na paróquia desde a década de 90, após a chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira. Os trabalhos que foram desenvolvidos na região são referências cruciais neste aspecto peculiar na história Política e Religiosa do catolicismo em terras sisaleiras. Dessa forma, abordagem aqui realizada perpassa por alguns pontos cruciais das manifestações e dos movimentos sociais realizados pela Igreja de Coité no período estudado, tal como algumas características das CEBs na Paróquia e sua perspectiva sobre possíveis aspectos da Teologia da Libertação. O processo de mudanças significativas na Igreja de Coité, que foi ocorrendo a partir da chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira em 1989, quando ele começou a traçar novos rumos na paróquia, tomando direções contrárias diante da situação política e religiosa em que se encontrava a Igreja local e a sociedade coiteense da época. A análise sobre a atuação de padre Elias perpassa por diversos caminhos que tratam de sua participação social, tanto na sua trajetória de vida, quanto do período em que acompanhou junto com Pe. Luiz o processo de conscientização política, sobretudo, quando esteve a assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité.
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    Concepções De História: Um Estudo De Caso Com Estudantes Da Escola Pública Em Conceição Do Coité- Ba
    (UNEB, 2020) Almeida, Jaqueline Santana; Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira; Filho, José Ernane Carneiro C; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira
    O presente trabalho tem como o principal objetivo refletir sobre as concepções de História, dos/as alunos/as de um colégio estadual de Conceição do Coité. Traz uma discussão acerca da consciência histórica e de suas implicações na formação do aluno, bem como trata o conceito de cidadania no ensino de História. Através da aplicação de questionários, assim como observações em aulas, foram analisadas as entrevistas com os/as estudantes para compreender suas concepções, e sobretudo as implicações do ensino de história em sua formação. Aqui foram fundamentais os conceitos teóricos de Bittencourt (2002), Selva Guimarães Fonseca (2003), Maria Auxiliadora Schmidt (2008), Luís Fernando Cerri (2011), Isabel Barca (2007), entre outros, para um maior aprofundamento e enriquecimento do trabalho. Com base nos teóricos e nos questionários constatou-se que há elementos de uma consciência histórica em formação, e que o ensino de História vem contribuindo nesse processo, propiciando aos alunos tornarem-se cidadãos mais participantes e críticos
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    Fragmentos De Práticas Pedagógicas De Professores De História No Ensino Médio: Mudanças Ou Permanências?
    (UNEB, 2019) Simões, Mislene Marcionília Do Carmo; Boas, Antonio Vilas; Filho, José Ernane Carneiro Carvalho; Carvalho, Carvalho
    A prática docente tem fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e a produção do conhecimento histórico. Nesse processo, o que se busca é a formação de alunos enquanto sujeitos históricos reflexivos e transformadores dos ambientes nos quais estão inseridos. Neste sentido, esta pesquisa foi norteada pelo seguinte questionamento: quais práticas de ensino os professores de História estão utilizando em sala de aula, ajudando na construção das aprendizagens dos alunos? A investigação foi realizada em duas escolas públicas, do ensino médio, do município de Valente-Bahia. Privilegiou-se o enfoque qualitativo na área da educação e o método do estudo de caso. Como recurso, foi utilizado entrevistas e aplicação de questionários, que foram respondidos por quatro professores. A observação participante também se constitui noutro instrumento para coleta de dados. Este trabalho embasou-se nos estudos de Maria Auxiliadora Schmitd (2004); Selva Guimarães Fonseca (1993); Maurice Tardif (2012); Murilo Mendes (1935); André Wagner Rodrigues (2011); Circe Maria Fernandes Bittencourt (2011), entre outros. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que existe uma grande distância entre o discurso dos professores, quando acenam com novas práticas e o trabalho realizado nas salas de aulas. Enfim, entende-se que há distâncias que precisam ser superadas para se chegar de fato nas práticas o que é dito nos discursos
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    Higiene Escolar E Os Cuidados Com A Infância Nas Teses Da Faculdade De Medicina Da Bahia (1889-1925
    (UNEB, 2021) Oliveira , Cléia Regina De; Batista, Ricardo dos Santos; Santana, Cristiane Soares de; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira
    Este trabalho tem como objetivo analisar as proposições de médicos da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) sobre a saúde e higiene infantil, entre 1889 e 1925. Para isso, foi necessário entender o contexto pelo qual a instituição passava, com as transformações relativas à Reforma do Ensino Médico, que apresentou uma educação com maior ênfase na perspectiva experimental. São utilizadas como fontes as teses da Faculdade de Medicina da Bahia, disponíveis no acervo da Biblioteca Gonçalo Moniz e periódicos como a Gazeta Médica da Bahia. Compreende-se que a medicina buscava ditar normas necessárias para uma educação que formasse os indivíduos que seriam o futuro da nação.
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    “Que A Justiça De Água Fria Te Condene”. O Julgamento De Um Santo No Sertão Baiano
    (2010) Matos, Ariene Pinto Góes
    Este artigo conta a história do julgamento e condenação da imagem de Santo Antônio das Queimadas a qual foi responsabilizada por um assassinato na região de Queimadas em razão de ter recebido toda a herança de uma devota, proprietária desta imagem e, dentre ela estar um escravo, autor do crime. A legislação de final do século XVIII e início do XIX, quando este episódio parece se desenvolver, atribui responsabilidade de crimes cometidos por escravos a seus donos. Sendo assim, a imagem do santo foi obrigada a pagar por um crime e condenado à perda dos seus bens para custear as despesas do processo. Por ausência de comprovação do julgamento, esta história faz parte do imaginário coletivo de Queimadas sendo responsável, algumas vezes, pelos infortúnios que ocorrem no município. E é este aspecto que apuramos neste trabalho.