Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProcessos ditatoriais do Brasil no século XX: a escola como elemento alienador(2009-02-03) Souza Filho, Luís Raimundo deO trabalho aqui apresentado tem como elemento fomentador as dúvidas sobre o campo educacional desse país. Buscando dessa forma esclarecer alguns dos mais importantes pontos responsáveis pelo caos atual no qual se encontra essa área. O levantamento das características sobre os modelos educacionais adotados em cada um dos regimes não democráticos pelos quais o Brasil atravessou no século XX é de fundamental importância para revelar o quadro de abandono que a educação passou devido aos interesses governamentais em diferentes épocas de nossa breve história. O pensamento ao qual chegamos resulta da completa análise dos dados possíveis levantados e aos sentimentos de desesperança de alterações fundamentais nos próximos tempos.
- ItemCanudos múltiplos molhares: permanência e rupturas nos discursos(2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de MatosA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- ItemA representação das rezadeiras no processo de construção cultural de Riachão do Jacuípe(2011-09-14) Soares, Joselita dos SantosO presente artigo objetiva identificar e descrever a arte de rezar no município de Riachão do Jacuípe, interior do estado da Bahia, e analisar a representação das rezadeiras pela sociedade jacuipense, mostrando as conquistas e entraves encontrados por este grupo nas ultimas décadas entre o século XX e XXI. Utilizando-se da metodologia da historia oral, foram entrevistadas três rezadeiras sendo duas de bairros periféricos e uma da zona rural. Nenhuma outra fonte poderia ser melhor utilizada para representá-las visto que ao entrevistálas ficaram perceptíveis suas angústias e frustrações por suas rezas não terem recebido o reconhecimento enquanto manifestação cultural local. Ao aplicar um questionário com seis pessoas da comunidade quatro católicos e dois evangélicos foi possível configurar as relações que as rezadeiras exercem na sociedade jacuipense.
- ItemLampião e seus cangaceiros (as) na mira do jornal à tarde (1926-1940)(2011-09-28) Santos, Luis Eduardo Simões dosO objeto de estudo desse trabalho é o cangaço, exatamente o cangaceirismo da época de Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. O presente trabalho pretende analisar as representações feitas pelo Jornal A Tarde em suas reportagens tecidas sobre Virgolino Ferreira da Silva e seus cangaceiros (as). Procura examinar de que forma esses sujeitos ocupavam espaço nas páginas do referido Jornal no período de 1926-1940. Como é unânime afirmar que Lampião e seu bando sempre foram notícias, mesmo tendo terminado o ciclo do cangaceirismo no Brasil, há ainda muitas controvérsias, informações distorcidas e descobertas a serem feitas sobre esse tema. A escolha do jornal de maior circulação na Bahia, ou seja, o Jornal A Tarde, para servir de fonte para a pesquisa, se deu com o objetivo de explorar a amplitude do discurso que circulava em suas páginas no cotidiano das suas publicações no período proposto sobre Lampião e seus comparsas.
- ItemA representação do poder da inspetoria no jogo político local(2011-09-29) Matos, Carelila de QueirozO presente trabalho busca pensar as diferentes estruturas de poder que estão postas na sociedade, dando ênfase ao poder representado pelo cargo de Inspetor. Para isto analisamos o cotidiano de alguns sujeitos históricos que estiveram a frente deste cargo entre as décadas de 60 e 70 no município de Serrinha – Bahia. Com a intenção de entender o universo diário desses sujeitos “marginais” procuramos analisar a construção identitária dessas personalidades dentro do seu espaço de convivência e atuação.
- Item“Os povos das praias” entre o Recôncavo e Sertão: mobilidade espacial de uma comunidade negra rural em um município do interior da Bahia chamado Serrinha.(2012-08-09) Souza, Diogo SantosEste trabalho tem em vista analisar as narrativas históricas e as práticas culturais da comunidade rural chamada “Praianos”, localizada no município de Serrinha/BA. Segundo a tradição oral sua formação tem origem no trânsito migratório de pessoas em busca de trabalho entre o semiárido e o Recôncavo e vice – versa, no contexto dos anos pós-abolição no Brasil. A localidade é marcada por uma forte presença da oralidade que pode ser externados tanto nas histórias contadas como nas músicas, nas cantorias, assim como o samba de roda.
- ItemLivro de notas nº 52: Inquirindo fontes documentais.(2013-01-17) OLIVEIRA, Nelucia dos SantosO trabalho aqui apresentado é resultado da pesquisa realizado no Centro de Documentação do Campus XIV com o objetivo de construir o trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb. O presente trabalho visa a analise de fontes documentais do Livro de Notas Cartoriais Número 52, para tanto utilizamos registros de compra e vendas de terras agrícolas, principalmente, questionando as fontes na busca pela descoberta de possibilidades através das quais pudéssemos entender as vivências e as relações socioeconômicas que permeiam esses registros. Durante o percurso de construção do trabalho e a partir do dialogo com as fontes já supracitadas foi possível perceber, a partir do levantamento de hipóteses que abriram novos horizontes para suprir as diversas lacunas deixadas pela fonte, relações de dominação e poder que grandes produtores exerciam sobre os pequenos lavradores.
- ItemA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ(2014-08-05) CARNEIRO, Marciel Cesar de OliveiraEsse trabalho traz uma discussão a respeito da formação inicial e continuada dos professores de História do Município de Conceição do Coité. Para tanto, fizemos uso de questionários estruturados e semiestruturados, aplicados aos docentes e a atual secretária de Educação, respectivamente, além do diálogo com diversos estudiosos da área e com Documentos Nacionais da Educação. Analisando a formação inicial dos docentes percebe-se um descompromisso para com a área, e, ao verificarmos o processo de formação continuada é perceptível uma preocupação dos professores com a busca do conhecimento, apesar dos cursos por eles realizados não dialogarem com as dificuldades enfrentadas no exercício docente. Apresenta também, algumas propostas de formação continuada defendidas pela secretaria de educação do município, por pesquisadores da área e por professores da Universidade do Estado da Bahia, visando uma formação que de fato, qualifique o profissional para atuação em sala de aula.
- ItemA produção do saber histórico escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA.(2014-08-05) Oliveira, Pedro Márcio Pinto deO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemA produção do saber Histórico Escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA(2014-08-14) OLIVEIRA, Pedro Márcio PintoO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemCONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA PASTORAL DA JUVENTUDE COMO UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RIACHÃO DO JACUÍPE (1986 – 2004).(2014-09-05) COUTINHO, Roberto Rubens de JesusEste trabalho tem como objetivo estudar ações da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe – BA e através da análise minuciosa das fontes (atas de reuniões do grupo jovem cristão DDD (1986 – 1996), jornal Folha da Conceição (2001 – 2002), pasta de cronograma do CAJ (Curso de aprofundamento para jovens), vídeos: III Encontrão da PJ (1998), IV Encontrão da PJ (1999), VIII Encontrão da PJ (2003) e depoimentos orais.) apontar como ao longo da história (1986- 2004), a Pastoral da Juventude se constituiu como um espaço de educação não formal. No primeiro capítulo, são apontadas as características da educação não formal em diálogo com diferentes autores. No segundo capítulo é feito uma narrativa histórica da pastoral da juventude nacional e local, apontando suas ações ao longo do período analisado. No terceiro capítulo é feito um paralelo entre as características da educação não formal e as práticas da pastoral da juventude. De modo geral a expectativa é de atentar para a importância das práticas educativas não formais via as ações protagonizadas pela Pastoral da Juventude de Riachão do Jacuípe – BA.
- ItemSindicalismo em Retirolândia: Um pânorama histórico, avanços e perspectivas(2014-12-09) Silva Netto, João Francisco daEste trabalho pretende analisar a formação do Sindicalismo em Retirolândia com suas perspectivas e avanços no que concerne a vida do homem no campo, descrevendo sua trajetória a partir da influência dos movimentos sociais e dos agentes envolvidos. Tem como objetivos: 1) compreender o surgimento, a estruturação e as ações empreendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia-Bahia; 2) Estudar o conceito de movimentos sociais e sindicalismo; 3) investigar as razões que impulsionaram o surgimento do STR no município de Retirolândia; 4) aprofundar a construção conceitual, a partir de pesquisas sobre as vantagens e os desafios desses espaços, melhorando a compreensão da realidade analisada, dialogando com os vários atores sociais e discutindo a intervenção desses movimentos, mediante o descaso do poder público. Este estudo tem como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de cunho etnográfico. Para a análise, foram feitas observações e entrevistas com os principais atores envolvidos na formação, considerando o histórico, as perspectivas e a influência dos movimentos que já existiam.
- ItemSindicalismo em Retirolândia: um panorama histórico, avanços e perspectivas(2014-12-09) Silva Neto, João Francisco daEste trabalho pretende analisar a formação do Sindicalismo em Retirolândia com suas perspectivas e avanços no que concerne a vida do homem no campo, descrevendo sua trajetória a partir da influência dos movimentos sociais e dos agentes envolvidos. Tem como objetivos: 1) compreender o surgimento, a estruturação e as ações empreendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia-Bahia; 2) Estudar o conceito de movimentos sociais e sindicalismo; 3)investigar as razões que impulsionaram o surgimento do STR no município de Retirolândia; 4) aprofundar a construção conceitual, a partir de pesquisas sobre as vantagens e os desafios desses espaços, melhorando a compreensão da realidade analisada, dialogando com os vários atores sociais e discutindo a intervenção desses movimentos, mediante o descaso do poder público. Este estudo tem como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de cunho etnográfico. Para a análise, foram feitas observações e entrevistas com os principais atores envolvidos na formação, considerando o histórico, as perspectivas e a influência dos movimentos que já existiam.
- ItemO ensino de história e a trajetória escolar dos sujeitos da EJA na escola Maria Dagmar Miranda em Riachão do Jacuípe-Bahia(2015-10-27) Carneiro, Michelle de OliveiraEste trabalho monográfico tem como tema o Ensino de História no contexto da Educação de jovens e adultos onde a problemática esta atrelada às histórias de vida dos alunos, objetivando uma discussão sobre as experiências na perspectiva do aluno e a relevância da formação docente na EJA. A metodologia utilizada foi entrevista, análise de práticas em campo e observações qualitativas e quantitativas onde procurou-se um diálogo com autores como FARIA, ARROYO, FONSECA, FREIRE, GADOTTI
- ItemO ofício de benzer: o ritual de benzeção em Salgadália (1990-2014)(2015-11-10) Oliveira, Geane Carles CapistranoEste trabalho versa sobre a prática de cura das benzedeiras do Distrito de Salgadália, Conceição do Coité, BA e sua interação com a comunidade, no período que compreende os anos de 1990 a 2014. A pesquisa se propôs a discutir como se deu a iniciação dessas mulheres no ritual de benzeção, bem como, a importância das mesmas nos procedimentos de cura, principalmente de doenças, que segundo elas, não estão presentes no campo da medicina oficial. Com base nas narrativas, tanto das benzedeiras, quanto de moradores da comunidade, participantes de diferentes religiões, foram investigados a percepção dos mesmos sobre essa prática, evidenciando os conflitos entre as praticantes da benzedura e os cristãos, especialmente os evangélicos, que condenam esse ritual associando-o ao candomblé.
- ItemReligião e política no território do sisal: a trajetória do padre Elias e sua atuação na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité (2001-2009)(2015-11-29) Oliveira, Petrônio Pinho deEste trabalho toma como prisma a trajetória do Padre Antônio Elias Souza Cedraz e sua atuação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité entre os anos 2001 a 2009. Desenvolvendo um diálogo sobre as concepções de religião e política no território do sisal, busca-se perceber quais as contribuições de padre Elias para o contínuo processo de formação religiosa, política e social já iniciado na paróquia desde a década de 90, após a chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira. Os trabalhos que foram desenvolvidos na região são referências cruciais neste aspecto peculiar na história Política e Religiosa do catolicismo em terras sisaleiras. Dessa forma, abordagem aqui realizada perpassa por alguns pontos cruciais das manifestações e dos movimentos sociais realizados pela Igreja de Coité no período estudado, tal como algumas características das CEBs na Paróquia e sua perspectiva sobre possíveis aspectos da Teologia da Libertação. O processo de mudanças significativas na Igreja de Coité, que foi ocorrendo a partir da chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira em 1989, quando ele começou a traçar novos rumos na paróquia, tomando direções contrárias diante da situação política e religiosa em que se encontrava a Igreja local e a sociedade coiteense da época. A análise sobre a atuação de padre Elias perpassa por diversos caminhos que tratam de sua participação social, tanto na sua trajetória de vida, quanto do período em que acompanhou junto com Pe. Luiz o processo de conscientização política, sobretudo, quando esteve a assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité.
- ItemLivro didático de História e a formação da consciência cidadã: limites e (im) possibilidades(2016-11-10) Almeida, Jackson de AraújoO presente trabalho busca construir uma análise acerca do livro didático, partindo do pressuposto que este material, se constitui, como um dos principais instrumentos no ensino de História, mais precisamente na rede pública de ensino. Desse modo, discorre sobre a utilização do mesmo em sala de aula por alunos e professores, traçando o perfil deste recurso e refletindo suas contribuições para a formação da consciência cidadã, pelos sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Para realizar esta investida, foram pesquisados documentos de natureza pedagógica, como Projeto Político Pedagógico da escola, planos de curso e de aula dos professores que lecionam História no Ensino Fundamental II e principalmente o livro didático: História em documento: imagem e texto. Foi realizada também observação in loco e a aplicação de questionário, tanto para professores, quanto para alunos, do nível de ensino supracitado acima. A partir do diálogo com essas fontes, foi possível perceber como se dá o processo de ensino-aprendizagem e a formação da consciência cidadã, tendo como mote o livro didático. Além disso, foi exequível também, propor algumas metodologias que vão para além do livro didático, na tentativa de indicar novas formas de explorar os conteúdos e com isso novas descobertas de apropriação do recurso didático.
- ItemSer quilombola: práticas curriculares em educação do campo.(2017-05) OLIVEIRA, Iris VerenaEste artigo apresenta um relato da aproximação com o campo na pesquisa sobre currículo e formação de professores que atuam nas escolas quilombolas em Conceição do Coité e Nordestina, no Território do Sisal, na Bahia. O intuito é problematizar questões relacionadas à educação e relações raciais em práticas curriculares, propondo intersecções entre educação do campo e educação escolar quilombola. Para tanto,buscou-se, por meio de abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas e observação participante, alinhavar fios que despontaram em situações distintas, evidenciando fazeres curriculares que rasuram construções identitárias em torno do ser quilombola.O relato chama atenção para o tratamento de questões raciais na educação do campo, ao tempo em que mostra a limitação do debate sobre currículo na educação escolar quilombola, quando o foco se volta apenas para a inclusão de conteúdos.Propõe tratar a diferença pelo viés pós-colonial e pós-estruturalista, considerando as práticas curriculares em oblíquas tramas de poder, nas quais o ser quilombola desliza cotidianamente.
- ItemDevoções e festejos católicos no município de Riachão do Jacuípe-BA (1950-2000)(2017-07-05) Jesus, Iarraiana Santos deO presente trabalho analisa os aspectos que envolvem a religiosidade e cultura popular em Riachão do Jacuípe- BA, no período que vai entre os anos de 1950 e 2000, de modo a perceber os significados, mudanças e permanências que ocorreram nas práticas religiosas e culturais do município. Busco perceber através das memórias da comunidade como se deram os festejos em louvor aos santos e padroeiros, sendo esses Nossa Senhora da Conceição, São Roque e Santa Rita de Cássia. A pesquisa discute a relação entre os aspectos do sagrado e do profano no contexto dos festejos em louvor aos santos. O caminho metodológico utilizado nesta pesquisa se deu principalmente com o uso das memórias.
- ItemO ensino de história para quilombolas: um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá(2017-08-02) Santos, Matheus SilvaO presente trabalho tem como proposta inicial investigar, através de um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá, como se tem trabalhado o ensino de história para estudantes oriundos da comunidade quilombola de Maracujá. Utilizando-se do conceito de Consciência Histórica, que permite interpretarmos o passado para pensarmos/modificarmos o futuro, a investigação ouviu, via entrevistas, professores e alunos da citada unidade escolar acima mencionada e, assim, descobrirmos se o currículo, as práticas cotidianas e a atuação em sala de aula, permitem pensar um ensino de História voltado para a constituição de identidades que estejam em consonância com o universo quilombola, visto que a instituição escolar recebe alunos oriundas de uma comunidade com tais características. Ao concluir que esse tipo de ensino não acontece, o estudo mostra, também, os fatores que contribuem para tal.