Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 169
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTecendo uma história de fibra: atuação de pequenos agricultores de valente e o surgimento da Apaeb (1973-1997)(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Lima, Cleidiane de Oliveira; Santana, Jorge Luiz Nery de; Silva, Kelman Conceição da; Teixeira Neto, Eurelino CoelhoO presente trabalho teve como objetivo analisar fragmentos do processo histórico das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Valente, interior da Bahia, ocorridas entre 1973 e 1997 com o engajamento de representantes clérigos da Igreja Católica valentense e que resultaram na tomada da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na construção das lutas que dariam origem à construção da APAEB (uma associação de pequenos agricultores). Mediante um corpus variado de fontes, desde documentos oficiais, jornais, cadernos de atas de instituições locais, fotografia, documentos pessoais, obras memorialísticas e, em especial, depoimentos de sujeitos que vivenciaram o período analisado, destacamos a trajetória da associação, as hierarquias e conflitos dentro da instituição e os desdobramentos em torno da construção e consolidação da indústria de carpetes de sisal que a APAEB implementou em Valente no ano de 1996. O trabalho possibilitou perceber que a formação da APAEB se configura como uma tentativa de uma camada da população empobrecida de Valente, e região, que se organizou e se mobilizou em busca de melhores condições de vida e de trabalho para inúmeros agricultores e agricultoras que, no caso valentense, dependiam do cultivo do sisal para sobreviver.
- ItemViolência contra a mulher no território do sisal: Conceição do Coité em foco (2013-2018)(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Silva, Laylla Raphaela Santos Cardoso da; Silva, Zuleide Paiva da; Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira; Simões, Kleber José FonsecaO presente trabalho pretende expor a violência contra a mulher no território do sisal, tendo a cidade de Conceição do Coité como o foco, o recorte temporal deste estudo é de 2013 á 2018. Para a composição deste trabalho analisamos a rede de enfrentamento a violência contra a mulher do município. Discutimos como a violência contra a mulher é tratada pelos poderes públicos e o que está sendo feito para combatê-la. Trazemos para a discussão o Centro de Referência a Mulher Professora Donga, como ele auxilia as vítimas de violência e quais encaminhamentos são feitos a partir dele. Buscamos enfatizar o surgimento dos movimentos de mulheres em conceição do coité e como ele ajuda no combate a violência contra as mulheres.
- ItemProcessos ditatoriais do Brasil no século XX: a escola como elemento alienador(Universidade do Estado da Bahia, 2009-02-03) Souza Filho, Luís Raimundo de; Ferreira, Sheila de OliveiraO trabalho aqui apresentado tem como elemento fomentador as dúvidas sobre o campo educacional desse país. Buscando dessa forma esclarecer alguns dos mais importantes pontos responsáveis pelo caos atual no qual se encontra essa área. O levantamento das características sobre os modelos educacionais adotados em cada um dos regimes não democráticos pelos quais o Brasil atravessou no século XX é de fundamental importância para revelar o quadro de abandono que a educação passou devido aos interesses governamentais em diferentes épocas de nossa breve história. O pensamento ao qual chegamos resulta da completa análise dos dados possíveis levantados e aos sentimentos de desesperança de alterações fundamentais nos próximos tempos.
- Item“Que a justiça de Água Fria te condene”. o julgamento de um santo no Sertão Baiano(2010) Matos, Ariene Pinto GóesEste artigo conta a história do julgamento e condenação da imagem de Santo Antônio das Queimadas a qual foi responsabilizada por um assassinato na região de Queimadas em razão de ter recebido toda a herança de uma devota, proprietária desta imagem e, dentre ela estar um escravo, autor do crime. A legislação de final do século XVIII e início do XIX, quando este episódio parece se desenvolver, atribui responsabilidade de crimes cometidos por escravos a seus donos. Sendo assim, a imagem do santo foi obrigada a pagar por um crime e condenado à perda dos seus bens para custear as despesas do processo. Por ausência de comprovação do julgamento, esta história faz parte do imaginário coletivo de Queimadas sendo responsável, algumas vezes, pelos infortúnios que ocorrem no município. E é este aspecto que apuramos neste trabalho.
- ItemRenovação carismática católica em Santa Luz: aproximações e distanciamentos com a universal do reino de Deus.(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Cunha, Paulo Viana; Silva, Aldo José Morais; Oliveira, Iris Verena Santos de; Almeida, CarlosO propósito deste artigo é examinar de que maneira ocorre a complexa rede de influências entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Renovação Carismática Católica no município de Santa Luz, destacando as peculiaridades existentes na localidade. Esses grupos religiosos demonstram um alto grau de similaridade em vários aspectos, como em partes de suas liturgias, formas de organização dos grupos, clara rejeição a religiões africanas e uma não leitura da Bíblia. Esses aspectos puderam ser notados decorrentes de análise de fontes primárias, que foram: entrevistas com membros do grupo Reviver em Santa Luz (representante da Renovação Carismática no município), livro de orações do grupo reviver utilizados nas reuniões, cultos da igreja Universal do Reino de Deus em Santa Luz e do grupo Reviver (visitação, observação sistemática e descrição densa), a ementa da aula inaugural da escola Paulo Apóstolo na diocese de Serrinha e módulos básicos do ministério de formação da Renovação Carismáticos Católicos destinados a formação de coordenadores dos grupos de oração.
- ItemConstrução do catolicismo em Conceição do Coité da colonização ao primeiro centenário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité(2010) Sampaio, Antonio Thiago GordianoEste artigo tem por objetivo apresentar um panorama religioso da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité, analisando desde a colonização das terras onde está sito o município, a elevação da capela à condição de Freguesia até o primeiro centenário da mesma. Nesse sentido são privilegiados estudos das atividades pastorais desenvolvidas pelos padres que ocuparam a direção espiritual do rebanho católico local, tendo por base o Livro de Tombo da Freguesia, o mesmo desde 1855, e das práticas religiosas populares, longe ou não do clero, através de entrevistas com pessoas conhecidas na comunidade católica coiteense.
- ItemRepresentação da mulher no livro didático da 3ª série de história da década de 1980.(2010) Mercês, Graziela Silva dasEsse artigo tem como finalidade analisar a representação da mulher a partir do livro didático de História da década de 1980, trazendo a discussão de gênero, de Scott. Outro ponto também discutido é a discriminação sofrida pelas mulheres negras em meio ao principal recurso didático que deveria ser construído com base nas democracias, tanto raciais quanto sexuais, contribuindo para que as diferenças possam ser vistas como algo que constrói e não que discrimina.
- ItemBreves e inesquecíveis lembranças de guerra(2010) Santos, Dogivane Marques dos; Silva, Rogério SouzaEssa pesquisa tem como embasamento o trabalho com a memória. Nesse trabalho constam as recordações de dois personagens, que vivenciaram cada um em situação diferente, o cenário da Segunda Guerra Mundial. Um soldado-praça, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), e o filho de um casal de judeus, que diante do anti-semitismo que marcou profundamente a Europa na primeira metade do século XX, seus pais vêem em direção ao Brasil, e assim trazem consigo os momentos de terror vivenciado num país massacrado pelas forças nazistas, ambos esses personagens atualmente, são residentes no pequeno município de Riachão do Jacuípe, Bahia.
- ItemRapto: estratégia de conjugalidade e honra feminina na vila de Conceição do Coité no séc. XIX(2010) Umbelino, Eugênia BarretoO propósito do texto é discutir como a sociedade coiteense relacionava a honestidade sexual das mulheres aos valores de preservação da família e moralidade social, através da análise de discursos jurídicos e depoimentos das pessoas envolvidas num processo crime de rapto ocorrido em 1893. Com o objetivo de revelar padrões de comportamento feminino com relação ao casamento bem como arranjos matrimoniais que não se amoldava aos padrões, tradicionalmente apontados como válidos pela historiografia. Levando em consideração que na segunda metade do século XIX no Brasil houve uma tendência cada vez maior em se romper com arranjos matrimoniais e desafiar a autoridade paterna, em defesa do ideal romântico do casamento por amor.
- ItemBarrocas, emancipação política um jogo de poder(2010) Queiroz, Ana Paula Oliveira; Borges, EduardoEste artigo tem por objetivo analisar o primeiro processo de emancipação do Município de Barrocas, localizado no estado da Bahia, levantar os fatores determinantes que contribuíram para o retorno deste à condição de distrito do município de Serrinha, além de refletir sobre a influência das elites políticas locais dentro desse evento histórico ocorrido na década de oitenta. Nesse sentido, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e utilização de entrevistas. Os resultados assinalam a forte influência política dos representantes desta região perante a população do início ao fim dos processos investigados.
- ItemEntre a fé e a folia: festas de reis realizadas em Conceição do Coité (1990-2009)(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Oliveira, Fabiane Pinto da SilvaA festa revela não apenas os momentos festivos de uma localidade, mas também as vivências cotidianas, suas identidades, valores e tensões. Este artigo discute as festividades em homenagem aos Santos Reis, ocorridas no município de Conceição do Coité durante o período de 1990 a 2009. Analiso as imbricações entre as esferas sagradas e profanas existentes nessa festividade; as rupturas e continuidades, que se efetivaram ao longo dos anos; como também a contribuição da cultura africana para tal festejo. A fim de entender essa festa, recorro às narrativas dos participantes bem como registros fotográficos e audiovisuais.
- ItemCanudos múltiplos molhares: permanência e rupturas nos discursos(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de Matos; Silva, Rogerio Santos da; Silva, Zuleide Paiva da; Borges, Eduardo José SantosA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- ItemCanudos múltiplos olhares: permanências e rupturas nos discursos(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de Matos; Silva, Rogério Souza; Borges, Eduardo José Santos; Silva, Zuleide Paiva daA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- Item"O caso da urna 40: um estudo sobre cultura política"(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Santos, Ana Quércia Costa dos; Borges, Eduardo José SantosEste trabalho visa o debate sobre eleições no Brasil, utilizando a prática e os mecanismos empregados pelo governo e pelo povo como meio de refletir os problemas ligados a participação ou falta dela, pela população. Utilizo como objeto de estudo as eleições de 1982 em Santa Luz, no que ficou conhecido como o “caso da urna 40”, como exemplo de mudança promovida pelo posicionamento positivo da população frente à dominação política. Partimos da pesquisa bibliográfica sobre a história das eleições no Brasil, as estruturas de poder criadas a partir destas e cultura política, culminando na análise sobre a ação popular frente os meios democráticos de participação, o que pode ser enriquecido através das fontes orais, impressas e iconográficas do período estudado.
- ItemA representação de poder da inspetoria no jogo político local.(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Matos, Carleila de Queiroz; Borges, Eduardo José Santos; Santana, Carlos José de Almeida; Araujo, Augusto César deO presente trabalho busca pensar as diferentes estruturas de poder que estão postas na sociedade, dando ênfase ao poder representado pelo cargo de Inspetor. Para isto analisamos o cotidiano de alguns sujeitos históricos que estiveram a frente deste cargo entre as décadas de 60 e 70 no município de Serrinha – Bahia. Com a intenção de entender o universo diário desses sujeitos “marginais” procuramos analisar a construção identitária dessas personalidades dentro do seu espaço de convivência e atuação.
- ItemA representação das rezadeiras no processo de construção cultural de Rachão do Jacuípe(2011-09) Soares, Joselita dos SantosO presente artigo objetiva identificar e descrever a arte de rezar no município de Riachão do Jacuípe, interior do estado da Bahia, e analisar a representação das rezadeiras pela sociedade jacuipense, mostrando as conquistas e entraves encontrados por este grupo nas ultimas décadas entre o século XX e XXI. Utilizando-se da metodologia da historia oral, foram entrevistadas três rezadeiras sendo duas de bairros periféricos e uma da zona rural. Nenhuma outra fonte poderia ser melhor utilizada para representá-las visto que ao entrevistá las ficaram perceptíveis suas angústias e frustrações por suas rezas não terem recebido o reconhecimento enquanto manifestação cultural local. Ao aplicar um questionário com seis pessoas da comunidade quatro católicos e dois evangélicos foi possível configurar as relações que as rezadeiras exercem na sociedade jacuipense.
- ItemA representação das rezadeiras no processo de construção cultural de Riachão do Jacuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-14) Soares, Joselita dos Santos; Severs, Suzana Maria de Sousa SantosO presente artigo objetiva identificar e descrever a arte de rezar no município de Riachão do Jacuípe, interior do estado da Bahia, e analisar a representação das rezadeiras pela sociedade jacuipense, mostrando as conquistas e entraves encontrados por este grupo nas ultimas décadas entre o século XX e XXI. Utilizando-se da metodologia da historia oral, foram entrevistadas três rezadeiras sendo duas de bairros periféricos e uma da zona rural. Nenhuma outra fonte poderia ser melhor utilizada para representá-las visto que ao entrevistá las ficaram perceptíveis suas angústias e frustrações por suas rezas não terem recebido o reconhecimento enquanto manifestação cultural local. Ao aplicar um questionário com seis pessoas da comunidade quatro católicos e dois evangélicos foi possível configurar as relações que as rezadeiras exercem na sociedade jacuipense.
- ItemLampião e seus cangaceiros (as) na mira do jornal à tarde (1926-1940)(2011-09-28) Santos, Luis Eduardo Simões dos; Silva, Aldo José Morais; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Oliveira, Iris Verena Santos deO objeto de estudo desse trabalho é o cangaço, exatamente o cangaceirismo da época de Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. O presente trabalho pretende analisar as representações feitas pelo Jornal A Tarde em suas reportagens tecidas sobre Virgolino Ferreira da Silva e seus cangaceiros (as). Procura examinar de que forma esses sujeitos ocupavam espaço nas páginas do referido Jornal no período de 1926-1940. Como é unânime afirmar que Lampião e seu bando sempre foram notícias, mesmo tendo terminado o ciclo do cangaceirismo no Brasil, há ainda muitas controvérsias, informações distorcidas e descobertas a serem feitas sobre esse tema. A escolha do jornal de maior circulação na Bahia, ou seja, o Jornal A Tarde, para servir de fonte para a pesquisa, se deu com o objetivo de explorar a amplitude do discurso que circulava em suas páginas no cotidiano das suas publicações no período proposto sobre Lampião e seus comparsas.
- ItemLampião e seus cangaceiros(as) na mira do jornal a tarde (1926-1940)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-28) Santos, Luis Eduardo Simões dos; Silva, Aldo José Morais; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Oliveira, Iris Verena Santos deO objeto de estudo desse trabalho é o cangaço, exatamente o cangaceirismo da época de Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. O presente trabalho pretende analisar as representações feitas pelo Jornal A Tarde em suas reportagens tecidas sobre Virgolino Ferreira da Silva e seus cangaceiros (as). Procura examinar de que forma esses sujeitos ocupavam espaço nas páginas do referido Jornal no período de 1926-1940. Como é unânime afirmar que Lampião e seu bando sempre foram notícias, mesmo tendo terminado o ciclo do cangaceirismo no Brasil, há ainda muitas controvérsias, informações distorcidas e descobertas a serem feitas sobre esse tema. A escolha do jornal de maior circulação na Bahia, ou seja, o Jornal A Tarde, para servir de fonte para a pesquisa, se deu com o objetivo de explorar a amplitude do discurso que circulava em suas páginas no cotidiano das suas publicações no período proposto sobre Lampião e seus comparsas.
- ItemA representação do poder da inspetoria no jogo político local(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-29) Matos, Carleila de Queiroz; Borges, Eduardo José Santos; Santana, Carlos José de Almeida; Araujo, Augusto César deO presente trabalho busca pensar as diferentes estruturas de poder que estão postas na sociedade, dando ênfase ao poder representado pelo cargo de Inspetor. Para isto analisamos o cotidiano de alguns sujeitos históricos que estiveram a frente deste cargo entre as décadas de 60 e 70 no município de Serrinha – Bahia. Com a intenção de entender o universo diário desses sujeitos “marginais” procuramos analisar a construção identitária dessas personalidades dentro do seu espaço de convivência e atuação.