Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3
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Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3 por Orientador "Paiva, Carla Conceição da Silva"
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- ItemMemorial documentário Casa Alada: Corpo, gênero e desejo na experiência de mulheres com deficiência física em Petrolina - PE(2022-07-27) Oliveira, Layla Gabriele Shasta de; Paiva, Carla Conceição da Silva; Nicoli, Letizia Osorio; Luz, Karla Daniele de Sá MacielA imbricação dos discursos e estigmas relacionados à deficiência e à feminilidade é geradora de opressão e de vulnerabilidade às mulheres com deficiência. O presente estudo priorizou analisar as principais autopercepções de mulheres com deficiência física de Petrolina- PE sobre corpo, gênero e desejo sexual. Para tal, a investigação de natureza qualitativa, utilizou- se dos estudos sobre gênero e o Modelo Social da Deficiência, como principais referenciais teóricos, e, à luz das metodologias feministas e da história de vida, realizou entrevistas em profundidade que resultaram na produção do documentário Casa Alada. Foi possível perceber que, em sua construção como indivíduos, as entrevistadas terminam por se apropriar das expectativas impostas pela sociedade que apontam desejos por se casar, ter filhos e manter o corpo dentro dos padrões de beleza como típicos do comportamento feminino. Porém, por estarem marcadas pela simbologia do "desvio", alcançar tais expectativas se torna difícil, o que acaba causando, de algum modo, sofrimentos.
- ItemRepresentação das mulheres negras na série documental a vida depois do tombo (2021)(2021-12-20) Santos, Mariane Ribeiro dos; Paiva, Carla Conceição da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Nicoli, Letizia OsórioO discurso cinematográfico é um reflexo intrínseco do local de fala do sujeito. Majoritariamente, no cinema brasileiro, a ausência de uma liderança compartilhada entre homens e mulheres, brancos e negros corrobora para que não haja igualdade na participação do mercado e para que os recortes sociais e as representações sociais das mulheres negras sejam as mesmas: empregadas domésticas, prostitutas, escravas etc. Essa linha discursiva demonstra que gênero e raça são linhas de força muito presentes nas disputas envolvendo identidade nacional brasileira. Face ao exposto, buscou-se diagnosticar que tipo de representações sociais estão sendo construídas das mulheres negras no documentário A vida depois do tombo (2021), a partir da personagem Karol Conká. Por meio da análise de conteúdo, foi possível constatar que se por um lado a série demonstra uma imagem humanizada da artista, mãe, filha e irmã que Karol Conka é, por outro, reforça muito mais a imagem negativa construída no mundo das telas pelo BBB21, reforçando representações sociais já consolidadas no audiovisual das mulheres negras e que o principal equívoco na construção da narrativa foi a tentativa em emular um cenário virtual, em que a personagem se vê enclausurada no erro, na culpa e na solidão.