Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConvergência para quem? Garimpando as conexões e as redes em uma Comunidade Quilombola da Chapada Diamantina(2019-12-15) Pereira Novais Filho, DiosvaldoO trabalho apresenta as conexões digitais e as redes sociais de uma comunidade quilombola da Chapada Diamantina, que meio à convergência midiática e tecnológica e à (tentativa de) massificação da internet banda larga, busca estratégias para se manterem inseridos no mundo das nuvens. Ao construir um mapa da distribuição das redes de internet banda larga dos municípios de Andaraí, Iraquara, Lençóis, Palmeiras e Seabra, identificou-se que existem muitas localidades na periferia dos processos de nacionalização da internet. Assim, utilizou-se durante a pesquisa, as ferramentas metodológicas Domo e Redoma, as quais servirão para entender a distribuição da internet na região, levando em consideração o fator econômico e a quantidade de nós, e os traços culturais e identitários carregado pelos indivíduos que conseguem sair do Domo. O local de pesquisa é a comunidade tradicional remanescente de quilombola Fazenda Velha – localizada no município de Andaraí – que fica dentro de uma unidade de conservação ambiental restritiva, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). O PNCD possui leis rigorosas que não permitem moradores em sua área. Há mais de 30 anos, a existência da Fazenda Velha é parte de conflito entre interesses ambientais e a identidade quilombola, e esta realidade se reflete diretamente na conectividade dos seus moradores. Para a construção da presente monografia, verificou-se bibliografias e conteúdo presente na rede mundial de computadores e na biblioteca Herberto Sales, em Andaraí, bem como as metodologias da oralidade, pesquisa diagnóstico e etnográficas, bem como a observação participante.
- ItemVozes em travessia: crônicas na barca Juazeiro – Petrolina(UNEB, 2020-03-07) Macêdo, Andréia LucianaFiquei fascinada quando vi pela primeira vez o Rio São Francisco. Não o conhecia direito. Só o sentia. "O ciúme lançou sua flecha preta", lembrei da canção forte de Caetano Veloso, que não passou incólume por aqui. Isso aconteceu no final da década de 90. Quando me mudei para Juazeiro, em 2010, a mesma sensação me deu quando da ponte Juazeiro-Petrolina olhei o rio. Quanta gente passou por aqui: indigenas, quilombolas, pescadores...quanta história, quanta cultura submersa nas duas margens. O que o presente nos traz dessas narrativas? A barca é capaz de revelar essa história mágica e trágica desse pedaço do Rio? Essa busca de Andréia Luciana nos remete a este elo perdido com nossa história, mesmo sendo tão cotidiana. Mostra nos rostos dos que transitam a alma dos ancestrais. A dificuldade de um povo negligenciado historicamente. As formas de sobrevivência e o apego a vida e ao rio. Um livro de crônicas do cotidiano, jornalístico sim, mas da alma também. Essas crônicas falam de gentes e de travessias. Uma travessia que não se interrompe, contínua, para uma lugar de equidade. Foi assim que li estas páginas e convido o leitor a buscar o sentido pessoal deste trajeto.
- ItemVozes em travessia: crônicas na barca Juazeiro – Petrolina(UNEB, 2020-03-07) Macêdo, Andréia Luciana; Santos, Márcia Guena dos; Borges, João José; Silva, Edilane Ferreira daO presente trabalho versa sobre a produção de um livro de crônicas como trabalho de conclusão de curso, relacionado às barquinhas que realizam o transporte de pessoas entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A produção tem como objetivo fazer um registro histórico do intercâmbio cultural entre as duas cidades no processo de travessia. Reflete também sobre as práticas comunicativas inerentes ao percurso realizado pelas barcas, assim como analisa esse meio de transporte enquanto parte do cenário cultural da região e espaço onde as conversas cotidianas acerca dos dois municípios se encontram. A perspectiva das crônicas é dar visibilidade as diferentes vozes compartilhadas diariamente nessa trajetória. Espera-se que o produto possa contribuir com a história local enquanto instrumento comunicativo de registro do cotidiano e de memória das duas cidades.
- ItemCartografia social - um mapeamento das hortas comunitárias urbanas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).(2021-06-14) Almeida, Manuela P. de; Barbosa, Patrícia da S.Cartografia Social: Um Mapeamento de Hortas Comunitárias Urbanas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) é o resultado de uma atividade vivenciada durante a disciplina Comunicação e Educação (2021.1), com a turma do 6º período do curso de Jornalismo em Multimeios (DCH III/UNEB), sob a coordenação e orientação da docente, Manuela Pereira juntamente com a mestranda e tirocinante neste componente curricular, Patrícia Barbosa. Objetivamente, o trabalho levantou dados sobre hortas comunitárias nestas cidades, que correspondem aos principais centros urbanos da região compreendida como Submédio São Francisco. Sintetizar informações em mapas, usando aplicativos com pouca complexidade e acessíveis ao público, foi uma maneira de exercitar o trabalho em equipe, reunindo informações através de recursos diversos: uso de mapas, entrevistas, produção de textos e imagens, construindo assim um conteúdo prático com linguagem objetiva e simples. Ressaltamos que a realização desse trabalho atendeu a todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, no deslocamento de integrantes das equipes até as hortas comunitárias.
- ItemNão se cale: violência contra as mulheres e as políticas públicas de enfretamento em Juazeiro durante a pandemia do Novo Corona vírus(UNEB, 2021-07-20) Santos, Renilson da Silva; Santos, Dalila Carla dosEssa pesquisa buscou fazer uma análise da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica do Município de Juazeiro, no norte da Bahia, e verificar a efetividade da mesma no acolhimento de mulheres em situação de violência no período da pandemia do novo corona vírus, bem como, no combate à violência perpetrada a estas vítimas de agressão. Também buscou identificar quais são as medidas que as mulheres podem tomar para se proteger dos seus parceiros e quais auxílios são disponibilizados através do município. O estudo ainda pretende elencar as dificuldades que muitas mulheres enfrentam para ter acesso à rede no período pandêmico, assim como, o funcionamento dos órgãos nesse mesmo período de tempo. A pesquisa se embasa em alguns teóricos e estudiosos da violência de gênero e familiar, como Saffioti (1995), Callou (2012) Guimarẽs e Pedroza (2015), Porto (2014), Beauvoir (1970). Utilizou-se como processo metodológico, o recolhimento de entrevistas e análise de dados dos órgãos que compõem a rede de enfrentamento para ratificar a proposta da pesquisa. O trabalho será apresentado através de uma produção jornalística multimídia, a narrativa longform NÃO SE CALE, que agrega uma diversidade de conteúdo jornalístico, como produção textual, fotos, áudios, vídeos e podcast.
- ItemEu sou o que sou: Manuca Almeida(2021-12) Brito, André Calixto de Souza; Andrade, EmanuelEste memorial analítico descritivo apresenta os processos de teorização e de produção utilizados para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no formato vídeo documentário Eu sou o que sou – Manuca Almeida. O produto é um perfil jornalístico de um personagem importante na cultura artística da cidade de Juazeiro (BA) - Emmanuel Gama de Sousa Almeida, artisticamente conhecido como Manuca Almeida. Para a construção do videodocumentário, produto midiático. Foram utilizados documentos e depoimentos da esposa do artista, filhas, neta, irmão, amigos, artistas e pessoas que o conheceram e vivenciaram com o poeta, com o compositor, com o produtor, com o ator e com o empreendedor, que ele foi pontuando a importância de suas produções artísticas mais diversas e os significados e legados de sua trajetória.
- ItemAs histórias não contadas do Cococi-CE(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-14) Sousa, Jayanne Rodrigues; Costa, Teresa Leonel; Oliveira, Sheila Borges de; Santos, Raissa Ebrahim dosO objetivo deste trabalho é documentar novas histórias do Cococi, povoação abandonada localizada no sertão do Ceará. Para tanto, é adotada a subjetividade como prática jornalística para guiar o encontro entre jornalista e fonte, de forma generosa e sensível, levando em conta que essa relação requer uma abertura honesta. O formato em áudio foi utilizado como suporte ideal para estabelecer experiências sensoriais e ouvir as narrativas pessoais, por meio de uma escuta atenta. Em três episódios, o podcast “As Histórias não Contadas do Cococi” surge da tentativa de construir novas abordagens que dêem conta da complexidade humana, possibilitando enxergar diferentes visões de mundo, sentimentos e valores.
- ItemPodcast ContextoMídia: Vivências na pandemia da COVID-19(2021-12-14) Paula, Eric Gabriel Alves; Aragão, Iury Parente; Santos, Andréa Cristiana; Silva, Késia AraujoO objetivo deste trabalho é tentar entender como pessoas de diferentes contextos sociais receberam e interpretaram as informações passadas pela mídia e quais foram os impactos dessas informações em suas rotinas. Para isso, faremos o uso das Teorias da Recepção de Stuart Hall, os escritos sobre os meios e mediações de Jesús Martín-Barbero, as observações de Alfredo Vizeu sobre o jornalismo e a construção da realidade. Helena Martins também será citada neste trabalho com seu trabalho sobre desinformação. Como método, uma pesquisa de abordagem qualitativa foi feita com três personagens que falaram sobre suas experiências nesse contexto de pandemia e como o consumo de notícias e informações influenciaram e moldaram suas ações e interpretações nesse período. Toda esta pesquisa subsidiou a produção de um podcast, o qual conta a história desses três sujeitos durante a pandemia.
- ItemUma vida no palco - Devilles e a cena do teatro Escola(2021-12-15) Pereira, Leonardo Gonçalves Teixeira; Santos, Andrea Cristiana; Soares, José Flávio; Araújo, Wllyssys Wolfgang Reis DiasEste memorial analítico descritivo apresenta os processos teóricos e de produção utilizados para a construção do Trabalho de Conclusão do Curso, no formato de documentário, intitulado “Uma vida no palco - Devilles e a cena do Teatro Escola”. O produto traz relatos memorialísticos e vivências da trajetória de vida do personagem entrelaçados ao processo de implantação do teatro escola em Juazeiro, demonstrando a contribuição para o campo educacional de crianças e jovens no processo de formação de plateia. A pesquisa de natureza qualitativa contou com 13 entrevistas, entre elas Devilles, amigos, artistas e educadores que participaram em diversos momentos do processo de criação do teatro escola em Juazeiro. As entrevistas expõem a produção, valorização e consumo do teatro escola na cidade, bem como as dificuldades encontradas no contexto da pandemia do novo coronavírus. O documentário demonstra como a experiência do teatro escola está atrelada a capacidade das artes cênicas de encantar e formar plateia, bem como a experiência do teatro como capaz de transformar vidas.
- ItemRepresentação das mulheres negras na série documental a vida depois do tombo (2021)(2021-12-20) Santos, Mariane Ribeiro dos; Paiva, Carla Conceição da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Nicoli, Letizia OsórioO discurso cinematográfico é um reflexo intrínseco do local de fala do sujeito. Majoritariamente, no cinema brasileiro, a ausência de uma liderança compartilhada entre homens e mulheres, brancos e negros corrobora para que não haja igualdade na participação do mercado e para que os recortes sociais e as representações sociais das mulheres negras sejam as mesmas: empregadas domésticas, prostitutas, escravas etc. Essa linha discursiva demonstra que gênero e raça são linhas de força muito presentes nas disputas envolvendo identidade nacional brasileira. Face ao exposto, buscou-se diagnosticar que tipo de representações sociais estão sendo construídas das mulheres negras no documentário A vida depois do tombo (2021), a partir da personagem Karol Conká. Por meio da análise de conteúdo, foi possível constatar que se por um lado a série demonstra uma imagem humanizada da artista, mãe, filha e irmã que Karol Conka é, por outro, reforça muito mais a imagem negativa construída no mundo das telas pelo BBB21, reforçando representações sociais já consolidadas no audiovisual das mulheres negras e que o principal equívoco na construção da narrativa foi a tentativa em emular um cenário virtual, em que a personagem se vê enclausurada no erro, na culpa e na solidão.
- ItemElas e Eles: um olhar sobre o protagonismo trans em Petrolina-PE e Juazeiro-BA(2022-07-21) Santos, André Felipe Amorim dos; Costa, Teresa LeonelO presente trabalho apresenta um perfil fotográfico sobre o dia a dia de transgêneros e transexuais das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), no semiárido nordestino. A pesquisa se debruçou em acompanhar a realidade dessas pessoas e investigar as atividades desempenhadas em seu contexto social. O resultado foi a elaboração de um E-book com imagens que retratam essas relações sociais e familiares que desenham essas pessoas trans, compreendendo os desafios e preconceitos enfrentados por eles/elas. O trabalho propõe um olhar humanizado sobre esses indivíduos, buscando ultrapassar o limite da protagonização das pessoas trans na mídia, apenas em pautas especificas como tragédias, crimes e eventos do calendário da diversidade LGBTQIAPN+. A pesquisa investigou quatro personagens em seu cotidiano profissional e afetivo que resultou na apresentação das subjetividades dos personagens através do registro fotográfico.
- ItemAnálise da cobertura do fechamento do comércio de Petrolina/PE pelo Site G1 local, por conta da COVID em 2020 e 2021(2022-07-22) Alves, Hanah Valeriano; Santos, Céres Marisa Silva dos; Costa, Teresa Leonel; Santos, Márcia Guena dosEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma análise de conteúdo no Portal on-line do G1 Petrolina e região, com o objetivo de conhecer a cobertura do portal e a sua contribuição ao jornalismo regional no direito à informação, sobre o fechamento do comércio em Petrolina/PE. Nesse sentido, foram identificadas 12 matérias, nos períodos de 18 a 24 de março de 2020 e 18 a 24 de março de 2021. O trabalho recorre a uma pesquisa on-line, com cunho netnográfico, de natureza quanti-qualitativa e a uma Análise do Conteúdo para se conhecer as narrativas das matérias postadas no G1PR durante a COVID-19 e o isolamento social, se elas foram objetivas e informativas, por exemplo. Este TCC ainda recorreu ao uso do conceito de amostragem para selecionar 70% do total dos textos identificados e realizarmos a Análise de Conteúdo. Por fim, o presente estudo comparou e analisou as notícias nos dois períodos já citados. Como referência teórica, tratamos sobre o papel da comunicação durante a pandemia; do excesso de informações sobre o tema - infodemia -; desinformação; Fake News, mídias sociais, e fizemos breve perfil do Globo e do Site G1 Petrolina e Região.
- ItemFaces da pandemia: estágio no campo da saúde em Petrolina – PE(2022-07-22) Silva, Diana Cristina da; Aragão, Iury Parente; Santos, Andrea; Almeida, Manuela Pereira deA produção deste trabalho pretende investigar, através de relatos e entrevistas, o que mudou na vida de estudantes de cursos superiores da área da saúde, que realizaram estágio curricular obrigatório durante a pandemia de Covid-19, em Petrolina. A delimitação se deu através da seleção dos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, farmácia e odontologia de três instituições de ensino superior, sendo uma pública federal, outra estadual e uma faculdade particular da cidade. A fim de compreender a importância deste evento para a formação pessoal e profissional dessas pessoas, o produto a ser elaborado é um livro-reportagem, com o intuito de registrar todas as informações e garantir a preservação dos estudos sobre impactos causados pela pandemia. O método utilizado para a realização deste produto se dá pelo processo de estudo de caso, com base em estruturas de estudos narrativos, de caráter qualitativo. A abordagem da pesquisa requer entrevistas detalhadas e minuciosas sobre os relatos apresentados por grupos de estudantes, complementadas com investigações que vão além da pesquisa bibliográfica e documental, culminando com a coleta de dados junto às fontes.
- ItemFaces da pandemia: estágio no campo da saúde em Petrolina – Pe(2022-07-22) Silva, Diana Cristina da; Aragão, Iury ParenteA produção deste trabalho pretende investigar, através de relatos e entrevistas, o que mudou na vida de estudantes de cursos superiores da área da saúde, que realizaram estágio curricular obrigatório durante a pandemia de Covid-19, em Petrolina. A delimitação se deu através da seleção dos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, farmácia e odontologia de três instituições de ensino superior, sendo uma pública federal, outra estadual e uma faculdade particular da cidade. A fim de compreender a importância deste evento para a formação pessoal e profissional dessas pessoas, o produto a ser elaborado é um livro-reportagem, com o intuito de registrar todas as informações e garantir a preservação dos estudos sobre impactos causados pela pandemia. O método utilizado para a realização deste produto se dá pelo processo de estudo de caso, com base em estruturas de estudos narrativos, de caráter qualitativo. A abordagem da pesquisa requer entrevistas detalhadas e minuciosas sobre os relatos apresentados por grupos de estudantes, complementadas com investigações que vão além da pesquisa bibliográfica e documental, culminando com a coleta de dados junto às fontes.
- ItemMemorial documentário Casa Alada: Corpo, gênero e desejo na experiência de mulheres com deficiência física em Petrolina - PE(2022-07-27) Oliveira, Layla Gabriele Shasta de; Paiva, Carla Conceição da Silva; Nicoli, Letizia Osorio; Luz, Karla Daniele de Sá MacielA imbricação dos discursos e estigmas relacionados à deficiência e à feminilidade é geradora de opressão e de vulnerabilidade às mulheres com deficiência. O presente estudo priorizou analisar as principais autopercepções de mulheres com deficiência física de Petrolina- PE sobre corpo, gênero e desejo sexual. Para tal, a investigação de natureza qualitativa, utilizou- se dos estudos sobre gênero e o Modelo Social da Deficiência, como principais referenciais teóricos, e, à luz das metodologias feministas e da história de vida, realizou entrevistas em profundidade que resultaram na produção do documentário Casa Alada. Foi possível perceber que, em sua construção como indivíduos, as entrevistadas terminam por se apropriar das expectativas impostas pela sociedade que apontam desejos por se casar, ter filhos e manter o corpo dentro dos padrões de beleza como típicos do comportamento feminino. Porém, por estarem marcadas pela simbologia do "desvio", alcançar tais expectativas se torna difícil, o que acaba causando, de algum modo, sofrimentos.
- ItemDepressão pré-parto: Enfrentamento da vulnerabilidade Emocional no período de gestação por Mulheres em Juazeiro/BA(2022-08-03) Santos, Maydilla Nayane Da Silva; Santos, Dalila Carla dos; Santos, Andrea Cristiana; Callou, Jayce Layana LopesA depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas no mundo. Estima-se que as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens, seja por questões hormonais ou por historicamente serem mais oprimidas e menos favorecidas, por carregarem enormes responsabilidades e obrigações impostas pela sociedade e consequentemente pesos emocionais gigantes. Durante períodos de maior sensibilidade emocional, como a gestação, essa probabilidade se torna ainda maior. É o momento que muitas grávidas acabam sofrendo com a depressão pré-parto, que além de ser pouco abordada pela mídia também não é evidenciada nos cuidados do pré-natal. A mulher raramente está ciente dessa possibilidade e acaba não procurando um cuidado adequado, enfrentando inúmeras consequências que perduram por vezes a vida toda. Esta pesquisa tem o intuito de identificar as dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos no processo, principalmente de mulheres diagnosticadas com depressão pré-parto, seja esse diagnóstico feito antes ou depois do período de gestação. Para tanto, escrevemos um livro-reportagem, narrando as histórias de mulheres que sofreram/sofrem de depressão pré-parto e suas consequências. Utilizamos como base os conceitos de maternidade, depressão, depressão pré-parto e depressão pós-parto. Os principais métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e não-estruturadas.
- ItemUm mergulho nos angaris(2022-12) Martins, Anna Kamylla França; Santos, Andrea CristianaNo Angari, estava tudo que busquei durante a definição do projeto experimental do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo em Multimeios: vida, energia, amor dos moradores pela sua localidade, hábitos, costumes, práticas culturais e de sobrevivência. Do trabalho de observação etnográfica, resultou a obra “Um mergulho nos angaris”, que tem como objetivo documentar aspectos da cultura visual de um dos bairros mais antigos do município, construindo uma narrativa imagética que evidencia aspectos identitários e ressalta como uma comunidade ribeirinha pode ser um símbolo cultural de uma cidade. Esperamos que esses registros de caráter fotodocumental e fotoetnográfico possam ser um testemunho das mudanças ocorridas ao longo do tempo e espaço, constituindo um novo acervo fotográfico para o município. Além disso, a obra representa os vínculos com a vida citadina, o pertencimento e a identidade com esse local e comunidade. “Um mergulho nos angaris” é um presente que procurei doar a mim mesma, a comunidade do Angari e a cidade. Um mergulho nas tessituras imagéticas da pesca, do rio, da terra e do nego.
- ItemJornalismo móvel: O uso do instagram pelo blog Petrolina em destaque(2022-12-12) Aires, Bianca Ivani de Sousa; Costa, Teresa Leonel; Leal, Zulenilton Sobreira; Santos, Andrea Cristina dosO consumo de notícias jornalísticas na internet é um dos principais meios que o leitor tem para obter informação. Sendo assim, esta pesquisa parte da necessidade de entendermos como o jornalismo está sendo feito com o uso da plataforma digital Instagram, partindo da análise do Blog Petrolina em Destaque. A proposta é compreender as características que levam o perfil do Blog Petrolina em Destaque no Instagram ser uma página de difusão de notícias nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A pesquisa é de caráter quanti-qualitativo e descritivo com coleta dos dados por meio da observação diária das postagens dos stories e feed e entrevistas com os profissionais envolvidos na produção do perfil. Verificamos que o perfil em estudo utiliza o Instagram tanto para alcançar de forma mais ampla o público, quanto para transmitir informação de forma rápida, repercutindo acontecimentos importantes com temáticas que interessam aos Petrolinenses e regiões vizinhas. As postagens nos stories geram maior alcance e interação com os seguidores e usuários da página, que, de acordo com Wanderley Alves, o administrador do perfil, chega a alcançar de 50 ou 60 mil visualizações por dia. Observamos ainda o uso de recursos de imagens, áudios, vídeos, links nos stories, caixinhas de perguntas e músicas, elementos que fazem parte da estratégia do perfil para que os usuários tenham uma melhor experiência. Dessa forma, esta pesquisa apontou que o uso de plataformas digitais, como o Instagram, para difusão de informação é uma prática não apenas entre os veículos de comunicação considerados tradicionais, como a TV, o Rádio e o Jornal impresso na versão on-line, mas também de pessoas que se apropriam do fazer jornalístico para produzir e compartilhar conteúdo.
- ItemA chegada do movimento pentecostal no vale do São Francisco e o surgimento da igreja evangélica Assembleia de Deus em Petrolina(2022-12-14) Alves, Francisco José; Freire, Emanuel de Andrade; Santos, Andrea Cristiana; Bastos, Cecílio Ricardo de CarvalhoEste presente trabalho traduz-se como uma memória descritiva do documentário: A chegada do Movimento Pentecostal no Vale do São Francisco e o surgimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Petrolina, sendo resultado de um trabalho de pesquisa para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, para a obtenção do título de Bacharel em Jornalismo e Multimeios, DCH III/UNEB em Juazeiro, e que teve como objetivo geral abordar o início, desenvolvimento e concretização que culminou no surgimento e criação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Petrolina PE, registrando os fatores socioculturais que levaram ao crescimento dessa comunidade que em 72 anos se tornou a maior denominação evangélica do Vale do São Francisco. Esse resgate histórico veio descortinar e trazer a lume a importância que essa denominação desenvolveu em nossa região, bem como demonstrar em breves palavras a origem do Movimento Pentecostal no mundo, os acontecimentos que motivaram a sua chegada ao Brasil, sua expansão pelos vários rincões de nossa nação, sua chegada ao Vale do São Francisco e, consequentemente, sua disseminação na cidade de Petrolina. Essa pesquisa histórica que tem contribuído para o fortalecimento da memória da Igreja, solidifica para as futuras gerações a importância sociocultural que essa denominação desenvolveu, e ainda desenvolve em nossa região. E, para descortiná-lo, foram utilizados os principais métodos para a execução de um Documentário, sendo eles: percurso teórico com a utilização de uma farta bibliografia que norteou os primeiros passos de nosso trabalho, bem como pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada das fontes, e minucioso e diligente trabalho de campo, a fim de elucidar os detalhes do surgimento dessa organização. Em suma, todo esse trabalho hercúleo que culminou nessa obra, ficará para os anais historiográficos dessa denominação, perfazendo o desejo de não deixar que a ação do silêncio sepulte coisas dignas de serem conhecidas.
- ItemA cena: Projeto experimental de jornalismo cultural em Petrolina-PE(2022-12-14) Lima, Gabriela Yane Nunes; Santos, Andréa Cristiana; Freire, Emanuel Andrade; Rocha, ClaricePara a sociologia e a antropologia, a cultura é uma rede de compartilhamento de símbolos, significados e de valores de um grupo ou de uma sociedade. Ela consiste em toda produção do saber humano. Ao entender o que é cultura, é possível compreender o campo do jornalismo cultural como uma produção noticiosa e analítica referente aos eventos de natureza artística. Assim, este projeto experimental procura documentar e valorizar a produção cultural de Petrolina-PE, a partir da produção de uma revista cultural no formato digital. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa sobre a cobertura de cultura nos blogs Carlos Britto, Preto no Branco, Nossa Voz e Portal Culturama, a fim de saber como eles têm contribuído para dar visibilidade aos artistas locais. Também foram realizadas sete entrevistas com artistas locais. O projeto experimental aponta para a importância do desenvolvimento de um jornalismo especializado, com a entrega da revista digital “A Cena”, que traz informações aprofundadas sobre o segmento artístico, de forma clara e com estética que valoriza a produção cultural localizada em Petrolina, sendo acessível ao público.