Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3

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    DEEPFAKES: uma discussão sobre temporalidade e acontecimento nas eleições brasileiras de 2022
    (UNEB, 2024-07-08) Costa, Ruana Mirele dos Santos Pereira; Bastos, Cecilio Ricardo de Carvalho; Santana, Rosane Soares; Bitencourt, Elias Cunha
    O presente estudo tem a proposição de compreender como as deepfakes disseminadas na eleição presidencial brasileira em 2022 sugerem formas de instrumentalização de acontecimentos nas temporalidades. Deste modo, foram definidos três objetivos específicos: Delinear os usos de deepfake em diferentes plataformas digitais, dentro do contexto das eleições brasileiras em 2022; identificar as mensagens implícitas e explicitas de tais produções, por meio de uma metodologia de análise do visual e examinar as tipologias de desinformação sugeridas pelas produções envolvendo a utilização de deepfake. Assim, ancoradas em uma pesquisa quantiqualitativa de caráter descritivo, o trabalho perfez a utilização de três bases metodológicas interdependentes, de modo a fundamentar uma análise contundente em torno do objeto da inquirição. São elas: a análise iconográfica e iconológica com base em Joly (2012) e Bordwell e Thompson (2013), os métodos digitais assentados na referência de Omena (2019) e Bitencourt (2023), além das tipologias desinformacionais postuladas por Wardle (2020). Ao final desta pesquisa, é possível inferir a maneira pela qual as deepfakes fornecem subsídios informativos (instrumentalização dos acontecimentos) para compor o enquadramento dos indivíduos sobre determinado acontecimento no circuito das temporalidades.
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    Vozes em travessia: crônicas na barca Juazeiro – Petrolina
    (UNEB, 2020-03-07) Macêdo, Andréia Luciana; Santos, Márcia Guena dos; Borges, João José; Silva, Edilane Ferreira da
    O presente trabalho versa sobre a produção de um livro de crônicas como trabalho de conclusão de curso, relacionado às barquinhas que realizam o transporte de pessoas entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A produção tem como objetivo fazer um registro histórico do intercâmbio cultural entre as duas cidades no processo de travessia. Reflete também sobre as práticas comunicativas inerentes ao percurso realizado pelas barcas, assim como analisa esse meio de transporte enquanto parte do cenário cultural da região e espaço onde as conversas cotidianas acerca dos dois municípios se encontram. A perspectiva das crônicas é dar visibilidade as diferentes vozes compartilhadas diariamente nessa trajetória. Espera-se que o produto possa contribuir com a história local enquanto instrumento comunicativo de registro do cotidiano e de memória das duas cidades.
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    Vozes em travessia: crônicas na barca Juazeiro – Petrolina
    (UNEB, 2020-03-07) Macêdo, Andréia Luciana
    Fiquei fascinada quando vi pela primeira vez o Rio São Francisco. Não o conhecia direito. Só o sentia. "O ciúme lançou sua flecha preta", lembrei da canção forte de Caetano Veloso, que não passou incólume por aqui. Isso aconteceu no final da década de 90. Quando me mudei para Juazeiro, em 2010, a mesma sensação me deu quando da ponte Juazeiro-Petrolina olhei o rio. Quanta gente passou por aqui: indigenas, quilombolas, pescadores...quanta história, quanta cultura submersa nas duas margens. O que o presente nos traz dessas narrativas? A barca é capaz de revelar essa história mágica e trágica desse pedaço do Rio? Essa busca de Andréia Luciana nos remete a este elo perdido com nossa história, mesmo sendo tão cotidiana. Mostra nos rostos dos que transitam a alma dos ancestrais. A dificuldade de um povo negligenciado historicamente. As formas de sobrevivência e o apego a vida e ao rio. Um livro de crônicas do cotidiano, jornalístico sim, mas da alma também. Essas crônicas falam de gentes e de travessias. Uma travessia que não se interrompe, contínua, para uma lugar de equidade. Foi assim que li estas páginas e convido o leitor a buscar o sentido pessoal deste trajeto.
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    Memorial do livro-reportagem: sobrevivências de mulheres lésbicas
    (UNEB, 2024-06-05) Alves, Jéssica Pacheco; Silva, Fábio Ronaldo da; Roseno , Camila dos Passos; Santos , Ceres Marisa dos
    O presente estudo foca nas vivências de mulheres lésbicas desfeminilizadas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), cidades cuja proximidade geográfica e cultural as torna interdependentes. A invisibilidade lésbica é discutida como um fenômeno que marginaliza e silencia essas mulheres, negando suas identidades e experiências. Diante desse cenário, esta pesquisa busca compreender as estratégias de resistência adotadas por essas mulheres, explorando suas vivências por meio de uma abordagem interseccional. A metodologia qualitativa e exploratória, baseada em entrevistas narrativas semiestruturadas e observações participantes, foi empregada para coletar e analisar dados. Os resultados revelam padrões de desafios enfrentados por essas mulheres, destacando suas experiências únicas de opressão e discriminação. Como produto final, foi produzido o livro-reportagem intitulado “SobreVivências de Mulheres Lésbicas”, em estilo perfil, visando promover a valorização e o reconhecimento pleno das mulheres lésbicas desfeminilizadas, contribuindo assim para uma representação mais autêntica e inclusiva na sociedade.
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    POD repetir? (memorial)
    (UNEB, 2024-06-03) Bitú, Laura Carvalho Amaro; Costa, Teresa Leonel; Santos, Dalila Carla dos; Sousa, Clara Miranda de
    Este trabalho busca compreender a realidade de estudantes neurodivergentes, mais precisamente os estudantes com diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a fim de conhecer as principais dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes da Universidade do Estado da Bahia, campus III em Juazeiro, visando a adaptação e a inclusão no ambiente acadêmico. O formato de podcast narrativo foi escolhido pela compreensão de que seria mais confortável para as fontes contar as suas histórias, sem a presença de uma câmera, respeitando a privacidade, porém, permitindo utilizar as vozes para compartilhar as experiências. A produção, dividida em três episódios do podcast em formato narrativo, proporciona ao ouvinte aprender sobre do que se trata o transtorno, a partir do entendimento da psicologia, como deve ser pensado a inclusão, baseado na pedagogia, e o cotidiano daqueles que sofrem por não estar em um local adaptado.