Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 56
- ItemEntre espelhos e câmeras, o peso de ser fora do padrão(UNEB, 2025-07-18) Barbosa, Kemilly de Oliveira; Santos, Fabíola Moura Reis; Paiva, Carla Conceição da Silva; Ribeiro, Layta SenaO presente memorial analítico descritivo apresenta os processos teóricos e de produção utilizados para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso, no suporte documentário, intitulado “Entre espelhos e câmeras, o peso de ser fora do padrão”. A pesquisa parte da seguinte questão: como a pressão estética internalizada impacta a autoimagem de jornalistas mulheres gordas e influencia sua atuação e permanência diante das câmeras no telejornalismo? Adotou-se metodologia qualitativa, com entrevistas de três jornalistas, analisando a relação entre padrões estéticos, autoestima e permanência diante das câmeras. O processo culminou na elaboração de um produto que evidencia os conflitos entre autoimagem e imagem pública, além de revelar as camadas de discriminação, resistência e identidade que atravessam essas mulheres. Os relatos deixam claro que, para duas entrevistadas, recorrer à cirurgia bariátrica foi uma forma de modificar a aparência perante a necessidade de se sentir bem com a própria autoimagem. Os depoimentos também evidenciam como no ambiente do telejornalismo ainda predomina uma imagem corporal idealizada, afetando a autoestima e influenciando nas escolhas profissionais das entrevistadas.
- ItemDisturbia-19(UNEB, 2025-07-18) Oliveira , Tulio Eduardo Ramos de; Bastos, Cecilio Ricardo de Carvalho; Andrade, Luaz Adolfo de Pana; Singer, Talyta Louse TodescatEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver um jogo digital narrativo e interativo, em formato de visual novel, que simula a experiência do consumo de notícias e os efeitos psicossociais durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, realizou uma abordagem exploratória sobre o jornalismo procedural e as possibilidades comunicacionais dos newsgames, recorrendo à criação de um jogo digital como produto experimental para construir uma narrativa imersiva. Ao todo, foram elaboradas seis etapas narrativas, baseadas em dados jornalísticos e referências visuais reais. O resultado demonstra a potencialidade do jogo digital como linguagem jornalística para sensibilizar o público, estimular o pensamento crítico e refletir sobre os efeitos do excesso de informação.
- ItemTerra que fala: aldeias indígenas da Bahia(UNEB, 2025-07-23) Silva, George Manoel da; Singer, Talyta Louise Todescat; Bastos, Cecílio Ricardo de Carvalho; Coutinho, Vinícius da SilvaEste memorial descreve o projeto “Aldeia Indígenas da Bahia - AIB”, um produto digital com foco em ampliar a visibilidade social das aldeias indígenas da Bahia. O projeto consiste em identificar e geolocalizar comunidades indígenas do estado através da coleta de dados demográficos, históricos e socioculturais apresentados em um mapa interativo, com descrições das etnias e listas de material de consulta. Durante a pesquisa foram localizados oitenta e um territórios indígenas de trinta etnias diferentes, coletados em diferentes espaços. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi qualiquantitativa, exploratória e descritiva, coletando dados de órgãos institucionais como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas - FUNAI e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, além de páginas na web com o Instituto Socioambiental - ISA, mídias sociais como o Instagram ou sites municipais de cidades como o de Vitória da Conquista–BA, que traz na história da cidade aparições de comunidades indígenas no processo histórico de cidade, além de lideranças e moradores de aldeias, que serviram como fontes principais na confirmação desses dados investigados. O resultado está publicado em um mapa interativo ligado a um site que busca visibilizar as comunidades indígenas da Bahia, para discutir o papel dessas aldeias na história e na cultura do país disponível em: https://sites.google.com/view/aldeiasindgenasdabahia/in%C3%ADcio
- ItemSociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses(2024) Santos, Andréa Cristiana; Barros, Edonilce da Rocha; Rosa, Jônatas Pereira do Nascimento; Dantas, Laís LinoInvestigar a vida dos homens comuns é sempre um defrontar-se com a presença do outro ali onde o arquivo se demonstra repleto de pistas e significados. São os frag-mentos encontrados nos docu-mentos de pesquisa que nos per-mitem compor na esteira do tempo uma história cultural da cidade a partir das iniciativas de luta e resis-tência, das figuras que, inconfor-madas com a realidade de injusti-ça social, ousam imaginar como a vida deveria ser.
- ItemQuem lembra daquela época: memórias do sanatório para tuberculosos em Carnaíba do Sertão, Juazeiro (Ba)(UNEB, 2025-01-17) Ramos, Taís Ciqueira; Santos, Andréa Cristiana; Diniz, João Paulo Fogaça Dias; Souza, Jadnaelson SilvaO presente memorial analítico descritivo apresenta os processos teóricos e de produção utilizados para a construção do Trabalho de Conclusão do Curso, no formato de documentário, intitulado “Quem lembra daquela época: memórias do sanatório para tuberculosos em Carnaíba do Sertão”. A pesquisa analisa a implantação do Sanatório de Carnaíba do Sertão, localizado cerca de 20 km de Juazeiro-BA, que foi destinado a tratar pacientes acometidos pela tuberculose em 1940. O objetivo geral é identificar a memória social dos moradores mais antigos de Carnaíba do Sertão. Norteada por teóricos da memória social, como Henri Bergson, Maurice Halbwachs, Jô Gondar e Vera Dodebei, a pesquisa de natureza qualitativa e documental, faz uso de três entrevistas narrativas com moradores do distrito e também duas fontes especializadas, especificamente historiadores. Os resultados alcançados demonstram que ainda sobrevive uma memória a respeito do sanatório, a qual demonstra a contribuição do estabelecimento de saúde para o desenvolvimento da comunidade e o impacto na vida das pessoas acometidas pela doença, que buscaram no espaço um local de cura.