Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 25
  • Item
    Não se cale: violência contra as mulheres e as políticas públicas de enfretamento em Juazeiro durante a pandemia do Novo Corona vírus
    (UNEB, 2021-07-20) Santos, Renilson da Silva; Santos, Dalila Carla dos
    Essa pesquisa buscou fazer uma análise da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica do Município de Juazeiro, no norte da Bahia, e verificar a efetividade da mesma no acolhimento de mulheres em situação de violência no período da pandemia do novo corona vírus, bem como, no combate à violência perpetrada a estas vítimas de agressão. Também buscou identificar quais são as medidas que as mulheres podem tomar para se proteger dos seus parceiros e quais auxílios são disponibilizados através do município. O estudo ainda pretende elencar as dificuldades que muitas mulheres enfrentam para ter acesso à rede no período pandêmico, assim como, o funcionamento dos órgãos nesse mesmo período de tempo. A pesquisa se embasa em alguns teóricos e estudiosos da violência de gênero e familiar, como Saffioti (1995), Callou (2012) Guimarẽs e Pedroza (2015), Porto (2014), Beauvoir (1970). Utilizou-se como processo metodológico, o recolhimento de entrevistas e análise de dados dos órgãos que compõem a rede de enfrentamento para ratificar a proposta da pesquisa. O trabalho será apresentado através de uma produção jornalística multimídia, a narrativa longform NÃO SE CALE, que agrega uma diversidade de conteúdo jornalístico, como produção textual, fotos, áudios, vídeos e podcast.
  • Item
    A participação de mulheres jornalista nos esports: um estudo exploratório
    (2023-12-18) Miranda, Juliana Almeida de Souza; Costa, Teresa Leonel
    O cenário dos eSports (conhecido como esporte eletrônico) está em constante crescimento, despertando o interesse e a necessidade por profissionais de diversas áreas. Compreendendo que o meio sempre teve mais atividade masculina do que feminina, o presente estudo trata sobre a participação das mulheres jornalistas nos eSports, a fim de compreender a dinâmica profissional na produção de conteúdo nesse tipo de modalidade. Para isso, foi necessário comparar a atividade dos jornalistas dos esportes tradicionais com as dos jornalistas de eSports, apresentar quem são essas jornalistas que podem servir de referência, identificar os desafios na condução da atividade e mostrar alguns caminhos para a inclusão de outros profissionais na área, principalmente mulheres. Dessa forma, foi realizado um estudo exploratório, através de uma entrevista e de pesquisas em referenciais teóricos. Averiguou-se que os esportes tradicionais e os eSports exigem dos jornalistas desafios semelhantes. Foram identificados nomes como Beatriz Coutinho e Evelyn Mackus. Os desafios sofridos por uma jornalista de eSports vão além de compreender o jogo, passando pelo receio em sofrer com o preconceito por ser mulher, e que a forma de trazer mais mulheres para o cenário é propiciando um ambiente mais acolhedor. Assim, foi possível concluir que apesar de esse ser um tema relativamente novo, os avanços acerca da participação profissional e da inclusão de mulheres no cenário são significativos, devido ao fato de o processo vivenciado pelos esportes tradicionais terem influenciado de forma direta na atuação de mulheres.
  • Item
    As histórias não contadas do Cococi-CE
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-14) Sousa, Jayanne Rodrigues; Costa, Teresa Leonel; Oliveira, Sheila Borges de; Santos, Raissa Ebrahim dos
    O objetivo deste trabalho é documentar novas histórias do Cococi, povoação abandonada localizada no sertão do Ceará. Para tanto, é adotada a subjetividade como prática jornalística para guiar o encontro entre jornalista e fonte, de forma generosa e sensível, levando em conta que essa relação requer uma abertura honesta. O formato em áudio foi utilizado como suporte ideal para estabelecer experiências sensoriais e ouvir as narrativas pessoais, por meio de uma escuta atenta. Em três episódios, o podcast “As Histórias não Contadas do Cococi” surge da tentativa de construir novas abordagens que dêem conta da complexidade humana, possibilitando enxergar diferentes visões de mundo, sentimentos e valores.
  • Item
    Convergência para quem? Garimpando as conexões e as redes em uma Comunidade Quilombola da Chapada Diamantina
    (2019-12-15) Pereira Novais Filho, Diosvaldo
    O trabalho apresenta as conexões digitais e as redes sociais de uma comunidade quilombola da Chapada Diamantina, que meio à convergência midiática e tecnológica e à (tentativa de) massificação da internet banda larga, busca estratégias para se manterem inseridos no mundo das nuvens. Ao construir um mapa da distribuição das redes de internet banda larga dos municípios de Andaraí, Iraquara, Lençóis, Palmeiras e Seabra, identificou-se que existem muitas localidades na periferia dos processos de nacionalização da internet. Assim, utilizou-se durante a pesquisa, as ferramentas metodológicas Domo e Redoma, as quais servirão para entender a distribuição da internet na região, levando em consideração o fator econômico e a quantidade de nós, e os traços culturais e identitários carregado pelos indivíduos que conseguem sair do Domo. O local de pesquisa é a comunidade tradicional remanescente de quilombola Fazenda Velha – localizada no município de Andaraí – que fica dentro de uma unidade de conservação ambiental restritiva, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). O PNCD possui leis rigorosas que não permitem moradores em sua área. Há mais de 30 anos, a existência da Fazenda Velha é parte de conflito entre interesses ambientais e a identidade quilombola, e esta realidade se reflete diretamente na conectividade dos seus moradores. Para a construção da presente monografia, verificou-se bibliografias e conteúdo presente na rede mundial de computadores e na biblioteca Herberto Sales, em Andaraí, bem como as metodologias da oralidade, pesquisa diagnóstico e etnográficas, bem como a observação participante.
  • Item
    Bairro São José: Memórias Contemporâneas
    (2022-12-16) Santos, Helienio Leite Da Silva; Freire, Emanuel de Andrade; Leal, Zulenilton Sobreira; Sousa, Anaelson Leandro de
    Essa pesquisa busca construir/preservar através de um produto de comunicação, a memória historiográfica e sociocultural do bairro São José, localizado na região central de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O objetivo principal é reconstituir a trajetória da comunidade desde sua formação, manter viva a memória de seus atores (moradores), evitando, assim, que suas lembranças afetivas se percam ou sejam completamente substituídas por futuras gerações. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas espontâneas com moradores antigos do bairro, a partir dos relatos de suas histórias orais, envolvendo as transformações econômicas, sociais e culturais ocorridas ao longo dos anos. A pesquisa será compartilhada em um documentário disponível para acesso nas plataformas digitais. No roteiro, teremos analise de como as primeiras famílias habitaram o bairro, suas primeiras atividades, e entender, como surgiram as primeiras manifestações socioculturais e religiosas e suas influências até hoje.