Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Maia, Marilene de Souza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do PIBID na formação de futuros professores de inglês(Universidade do Estado da Bahia, ) Albino, Josemberg; Maia, Marilene de Souza; Silva, Brisa Enéas da; Sacramento, Rita de Cássia SilvaEste trabalho tem como objetivo relatar a influência do PIBID na formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Letras com Inglês, na Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XIV, Conceição do Coité – BA, a interação com professores e alunos da educação básica e a articulação entre a universidade e as escolas. Assim, ao se voltar para a formação qualitativa do licenciando, o programa proporciona aprendizagens que extrapolam a intenção central, envolvendo além da atuação profissional, áreas de atuação pessoal dos participantes, visto a abrangência do trabalho proporcionado. O contato dos estudantes com realidades distintas e desconhecidas (antes da graduação), nos leva ao enfrentamento dos dilemas decorrentes do dia a dia da futura profissão, envolvendo-os na produção de saberes que aprimoram a nossa formação, se constituindo em elemento estimulador que influencia na decisão do licenciando no que se refere à futura carreira profissional.
- ItemGlocalização da língua inglesa e entrelugaridade: uma reflexão sobre identidade e interculturalidade entre falantes-aprendizes(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Ribeiro, Ariane Confessor de Carvalho; Maia, Marilene de Souza; Melo, Líbia Gertrudes de; Borges, Mônica VelosoCom a expansão do idioma inglês pelo mundo e a consequente necessidade de emancipação dos falantes/aprendizes deste idioma, surge a necessidade de refletir sobre as questões relacionadas à identidade e interculturalidade entre falantes/ aprendizes. Além disso, torna-se imprescindível repensar a prática pedagógica do professor de LI para que este venha a desenvolver um trabalho que leve em consideração os aspectos culturais e identitários materializados nas produções na língua falada/aprendida. Neste sentido, este trabalho teve a seguinte questão norteadora: como uma pedagogia glocalizada e intercultural pode favorecer o desenvolvimento dos falantes/aprendizes de LI, de modo que estes se sintam empoderados na língua, se reconheçam como falantes e entendamos traços culturais como algo inerente ao seu falar? O objetivo geral deste trabalho foi sugerir uma pedagogia que favoreça o empoderamento/apropriação da língua pelo falante/aprendiz de LI. Os procedimentos metodológicos se basearam em pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de dois questionários destinados a professores ( três professores) e alunos (dez alunos) de uma escola pública na cidade de Conceição do Coité- Ba. Este estudo foi norteado pelas ideias de teóricos como: Bhabha (1994), Kachru (1985), Leffa (2016), Micolli (2010), Moita Lopes (2008), Paiva (2010), Rajagopalan (2006 e 2009) dentre outros. Dois questionários foram aplicados e analisados, possibilitando compreender que a prática do professor de Língua Inglesa deve ser adaptada para a realidade sociocultural na qual se inserem os aprendizes, dado que, a maneira como a língua tem sido ensinada, não permite que os falantes/aprendizes considerem o ensino significante, pois os alunos respondentes dos questionários aplicados na pesquisa demonstraram resumir as vantagens de saber inglês apenas às aplicabilidades práticas da língua no dia a dia e, vêem como algo utópico se reconhecerem como falantes da mesma. Os professores respondentes do questionário, embora nem todos desenvolvam na prática um trabalho a partir da ótica da glocalização do ensino de inglês, demonstraram ter consciência de que uma pedagogia glocalizada é uma perspectiva para a emancipação dos falantes/aprendizes.
- ItemO uso do lúdico no ensino de língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Carneiro, Daiane Manuela Soares; Maia, Marilene de Souza; Silva, Brisa Enéas da; Borges, Mônica VelosoEste trabalho tem como objetivo analisar a importância do lúdico no ensino de Língua Inglesa, tendo como pano de fundo duas escolas públicas da cidade de Riachão do Jacuípe, Bahia, enfocando a influência do lúdico no que diz respeito à motivação e dinamismo, fatores que podem diminuir as dificuldades de aprendizagem da língua. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica seguindo para uma pesquisa etnográfica, verificando que é essencial compreender que a utilização de atividade lúdica como recurso pedagógico pode influenciar de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento. O texto sugere também atividades que podem contribuir para um novo olhar sobre o ensino / aprendizagem da Língua estrangeira.