Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Amorim, Antônio"
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- ItemAmpliação da Oferta de Vagas da EJA Integrada á Educação Profissional: Uma Proposta para o Proeja no IF Baiano(2018-10-22) Silva, Michele Sena da; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da;Esta pesquisa discute a ampliação da oferta de vagas do PROEJA no IF Baiano, um dos dois institutos federais no estado da Bahia. A instituição oferece cursos de Educação Profissional e Tecnológica na Educação Básica e na Educação Superior. Nesse contexto, a EJA possui uma oferta reduzida, havendo a necessidade do atendimento à Lei n° 5840/2006 que instituiu o PROEJA na Rede Federal e determinou que, no mínimo, 10% do total de vagas oferecidas por essas instituições fossem destinadas a esse programa. Então, questionamos: como o IF Baiano, instituição que oferta desde a Educação Básica à Superior, pode viabilizar a ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para os seus campi? O nosso objetivo geral foi de dialogar sobre a viabilidade de ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para todos os campi do IF Baiano. Os objetivos específicos buscaram discutir o PROEJA enquanto política de EJA que integra a Educação Profissional no IF Baiano; analisar as ações da gestão voltadas para a oferta de vagas do PROEJA no contexto do IF Baiano; e, propor uma sistemática para ampliação da oferta de vagas do programa na instituição. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, cuja abordagem foi qualitativa, em que utilizamos como procedimento técnico o estudo de caso múltiplos nas unidades do IF Baiano de Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Serrinha e Reitoria. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos análise documental, entrevistas e notas de campo. Analisamos os Planos de Desenvolvimento Institucional (2009–2013) e (2015–2019), os Planos de Ação 2016 e 2017 e a minuta da Política de EJA. Dessa forma, dialogamos Moura e Henrique (2012), Kuenzer (2002), Ramos (2010), Machado (2011, 2016) e Vitorette (2014) para fundamentar as questões do PROEJA; Amorim (2007, 2012, 2017), Lück e colaboradores (2000), Libâneo, Oliveira e Toschi (2011) para embasar a gestão e a participação na instituição escolar; e Paiva (2006, 2007), Arroyo (2014), Pinto (1993), Gadotti (2009) e Gentili (2009) para discutir a EJA. Os resultados demonstram que há caminhos para viabilizar a expansão e a consolidação do PROEJA, mas isso depende de que a gestão compreenda a EJA como estratégica; que existe um leque de desafios cíclicos dentro dos campi, o que justificou a preferência da expansão do programa para unidades onde não há PROEJA; que a divulgação das metas institucionais precisa ter sua eficácia melhorada entre os servidores, buscando minimizar o desconhecimento e as informações truncadas; existe a necessidade de ampliar o diálogo e os meios de participação da comunidade, garantindo uma representação mais fidedigna de suas demandas nos órgãos colegiados; que as metas institucionais para a EJA estão ligadas à manutenção do curso já ofertado; que a ocupação de espaços formativos como o IF Baiano pelo público da EJA é um ato de resistência e luta para essas pessoas. Assim, concluímos que há a necessidade de criação de ambientes de formação e troca de experiências que favoreçam a participação, a integração e a interação entre os membros da comunidade. Palavras-chave: PROEJA. Gestão. Participação. Educação de Jovens e Adultos
- ItemCírculos de diálogos e práticas de letramentos com as TIC: saberes, fazeres e interfaces com a EJA(2016-06-27) Souza, Amilton Alves de; Amorim, Antônio; Souza, Lanara Guimarães de; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEste estudo trata dos “Círculos de Diálogos e Práticas de Letramentos com as TIC: Saberes, Fazeres e Interfaces na EJA”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos Analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica influencia na leitura e escrita dos sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para influenciar na leitura e escrita dos sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar o nível de compreensão de leitura e escrita dos alunos no laboratório de informática verificando se o mesmo contribuiu com o Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”; Identificar se o uso do laboratório contribuiu para ressignificar as práticas didáticas e metodológicas; Implementar projeto de intervenção que tenha as TIC como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem da leitura e escrita; Apontar propostas de interface pedagógica associada a tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualiquantitativa, o estudo também é de natureza descritivo-analítica, optamos por uma instrumentalização do Estudo de Caso, a coleta de informações a forma de como foi elaborada e executada nos deu conta de poder realizar uma análise rigorosa das mesmas. Portanto realizamos: as observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); V e VI CONFINTEAS - Conferência Internacional de Educação de Adultos; Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar letramento, leitura e escrita: Carvalho (2010); Cascavel (2007); Cruz (2007); Freitas, Alves e Costa (2007); Garcez (2002); Kleiman (1989; 1995); Neves (2003); Pereira (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Soares (2000). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Charlot (2000; 2001); Castells (2001; 2009); Lévy (1993, 1994, 1996 e 2004); Matta (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Santaella (2008); Soares (2002) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Projeto Político Pedagógico - PPP, Regimento Escolar, projetos e cadernetas. A última etapa foi à pesquisa de campo e a implementação do Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”, em seguida a categorização, análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos à escola um repensar do currículo, a formação continuada dos professores, a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, implantação de práticas dialógicas. Ainda, como resultados obtidos, o projeto de intervenção supracitado pode possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC como interfaces pedagógicas, mas desde que se garantam as rodas de conversas, os temas geradores como fundantes no empoderamento e reconhecimento dos saberes e experiências dos sujeitos; participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção colaborativa e difusão dos saberes.
- ItemA coordenação pedagógica na EJA: contribuições para a formação continuada de professores(2018-11-29) Souza, Daniel Amaral Barros; Amorim, Antônio; Ferreira, Maria Conceição Alves; Freitas, Kátia Siqueira deEsta dissertação tem como tema central o papel da Coordenação Pedagógica na formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para desenvolver a discussão desta temática, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma a Coordenação Pedagógica pode contribuir para o processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam em escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador? A partir desta pergunta, foi traçado como objetivo geral analisar as contribuições da Coordenação Pedagógica no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam em escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador e como objetivos específicos: discutir com profissionais que atuam na EJA as dificuldades encontradas em sua atuação, com atenção ao papel da Coordenação Pedagógica no contexto escolar; investigar a importância da formação continuada no espaço escolar e como a Coordenação Pedagógica pode contribuir para esse processo, e; apresentar uma proposta de formação continuada para professores da EJA em parceria com Coordenadores Pedagógicos que atuam nessa modalidade abordando questões e características específicas da EJA. O percurso metodológico empreendido para o desenvolvimento desta pesquisa aplicada, teve como abordagem a investigação qualiquantitativa e como procedimento a pesquisa participante. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, rodas de conversa e observação participante. A amostragem da investigação foi constituída por 18 Coordenadores e 8 Professores, atuantes na EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Para colaborar com a discussão, foram trazidos autores que discutem a temática, apresentando suas ideias nos capítulos teóricos. Para tratar sobre a construção da identidade do Coordenador Pedagógico, seu papel e suas atribuições dentro da escola, traz-se Amorim (2007), Libâneo (2015), Rangel (2008), Ferreira (2011), entre outros. Ao refletir sobre as dificuldades da atuação da Coordenação Pedagógica no contexto escolar, tem-se Souza (2010), Placco, Almeida e Souza (2011), Quirino (2015), entre outros, e da responsabilidade da Coordenação em promover os momentos de formação, buscou-se Freitas, Chacon e Girling (2012) Alheit e Dausien (2006), dentre outros. Discutindo sobre Educação de Jovens e Adultos contextualizamos com Arroyo (2006), Beisiegel (2010), Freire (1994) e outros. Aponta-se, por fim, os saberes necessários para a atuação do profissional da EJA contrapondo com ideias de Saviani (1996), Tardif (2000, 2010), Freire (2002), Quirino (2015) e Amorim (2012). Os resultados obtidos foram os seguintes: foi constatado que há uma fragilidade na formação inicial dos profissionais que atuam na EJA, sendo necessário um investimento em formação continuada; a dinâmica diária dos Coordenadores, muitas vezes, encontra dificuldades para que se dediquem às suas atribuições o que prejudica no processo de fortalecimento do seu papel enquanto agente formador; os saberes informados como indispensáveis para a atuação dos profissionais da EJA encontram-se divididos em conceituais, práticos e relacionais. Concluiu-se que a aplicação da pesquisa participante, mediante a realização da formação por meio das rodas de conversa causou impactos de cinco dimensões: formativa, pessoal, social, socioafetiva e cultural.
- ItemA educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia(2018-12-18) Carvalho, Rita de Cássia Chagas; Amorim, Antônio; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Ana Lúcia CarvalhoEsta dissertação aborda os resultados da pesquisa aplicada, intitulada “A educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia”. O problema que estimulou este estudo foi: A Educação Ambiental na EJA é desenvolvida com ações práticas? O objetivo geral, buscou compreender a prática em Educação Ambiental, de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública municipal, visando possibilitar intervenções na perspectiva de contribuir para a formação dos sujeitos sustentáveis. Nos objetivos específicos procuramos analisar a prática da Educação Ambiental no contexto escolar da EJA; refletir sobre a contribuição da Educação Ambiental na EJA; construir com os professores uma proposta de oficinas em práticas de Educação Ambiental na EJA. O estudo se deu no contexto da EJA de uma escola municipal de Xique-Xique- Bahia, envolvendo professores e alunos. Do ponto de vista da abordagem do problema, optamos pela pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa que melhor define esta investigação é o estudo de caso. Para tanto, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise textual, categorizando os depoimentos dos professores e alunos. As reflexões postas neste trabalho foram mediadas principalmente pelas leituras de Amorim (2015), Andrade ( 2004), Arroyo ( 2005, 2006, 2007), Carvalho (2009), Cury (2002), Gadotti ( 2009), Gomes (2007), Haddad e Di Pierro (2000), Machado ( 2009), Mendonça (1994), Morin ( 2003), Paiva (2004), Pereira (2007), Soares (2001), Souza ( 2002), que tratam da temática sobre a educação de jovens e adultos e seu contexto nas políticas públicas; Dias (2009), Gonçalves e Sá et al (2012), Lopes ( 2006), Guimarães et al ( 2008),Haddad e Di Pierro ( 2000), Ireland ( 2007), Oliveira ( 2011), Paranhos e Shuvartz (2013), Souza (2002), Varela ( 2013), sobre Educação Ambiental e Freire (1958, 1980, 1996, 1997, 1999, 2009) que perpassa a educação como um todo. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que as práticas em Educação Ambiental na EJA ainda são muito tímidas; constatamos também que a intervenção pedagógica potencializou a prática dos sujeitos nas questões ambientais, contribuindo para a formação crítica dos mesmos, preparandoos para intervirem de forma sustentável nos ambientes em que estão inseridos. Concluímos afirmando que os impactos gerados pela pesquisa contribuíram para a formação do sujeito ecológico.
- ItemA educação de jovens e adultos nos planos municipais de educação: avanços e desafios da gestão participativa no extremo oeste da Bahia(2018-12-20) Carvalho, Romênia Barbosa de; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da; Costa, Patrícia Lessa Santos; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA Dissertação apresenta uma reflexão teórica e metodológica acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos Planos Municipais de Educação (PME), em relação à gestão participativa no extremo Oeste da Bahia, assim, problematiza: em que condições a elaboração e implementação do PME referente as políticas públicas da EJA e o trabalho da gestão participativa estão sendo concretizados na Região Oeste da Bahia? A partir da situação problema desenvolveram-se estudos nas Secretarias de Educação dos municípios em torno dos planos de educação na modalidade da EJA no que tange à análise de metas, participação da comunidade, monitoramento e avaliação do processo. Buscou-se como objetivo geral Analisar a educação de jovens e adultos no desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação em relação aos desafios e avanços da gestão participativa dos municípios do Extremo Oeste da Bahia. A partir deste, foram traçados os objetivos específicos, a saber: investigar as políticas públicas de valorização da modalidade da EJA nos Planos Municipais de Educação; identificar a gestão participativa nos Planos Municipais de Educação a partir dos ciclos formativos de diálogos com Secretários Municipais de Educação; analisar os impactos sociais, culturais, educacionais e políticos no desenvolvimento e qualidade educacional na modalidade EJA com base na efetivação dos PMEs nos municípios da Região Oeste. O aporte metodológico traçado neste percurso foi uma pesquisa aplicada, a partir da intervenção das formações continuadas para os gestores das Secretarias Municipais de Educação. A abordagem adotada foi qualiquantitativa com auxílio da pesquisa de campo enquanto procedimento estratégico. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Foram consultados vinte e três Secretários de Educação e doze membros do grupo colaborativo do Plano Municipal de Educação. Os fundamentos estão pautados nas proposições de Freire (2011; 2005; 2000; 1996; 1987), Gadotti (2016; 2011; 2003), Amorim (2017; 2012; 2007; 2001), Saviani (2014; 2010; 2009b; 2008; 1999; 1996), Bordignon (2008; 2007), Dourado (2011; 2010; 2009; 2008; 2007; 2006), Luck (2000; 2002; 2009; 2011). Com base na pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: os secretários e coordenadores do grupo colaborativo afirmaram que 80% dos municípios têm cumprido a meta 08 nos PMEs na oferta de matrícula e permanência, enquanto 20% têm atingido as metas 09, alfabetização de adultos e meta 10, ensino médio profissional; evidenciaram nos posicionamentos dos Secretários e dos coordenadores dos PMEs os avanços na EJA pós PME, como aumento de matrícula e o fortalecimento do processo de alfabetização de adultos nos municípios. Apresenta-se nos PMEs um modelo de gestão burocrático, enfatizado pelos coordenadores, enquanto os secretários afirmaram o modelo da gestão participativa, por contar com a participação de todos. Conclui-se que os sistemas de educação nos municípios precisam investir em políticas públicas de direito para garantir o fortalecimento dos alunos da EJA.
- ItemO ensino da matemática a partir das práticas pedagógicas na EJA: problematizando o contexto da evasão escola(2018-01-02) Carvalho, José Hélio de; Amorim, Antônio; Alves, Érica Valéria; Batistela, Rosemeire de FátimaEste estudo discute “o ensino da matemática, a partir das práticas pedagógicas na EJA”, problematizando o contexto da evasão escolar”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos compreender como as práticas pedagógicas, a partir do contexto do aluno, no ensino da matemática na modalidade EJA, contribuem para redução da evasão escolar. Para o problema da pesquisa propomos a busca de resposta para a questão: - Como as práticas pedagógicas, em matemática, podem contribuir para a redução da evasão escolar dos alunos da EJA? Os objetivos específicos são: estudar o Projeto Político Pedagógico - PPP, do Colégio Estadual Dr. Luis de Moura Bastos, para desvelar as práticas pedagógicas que contribuem para a redução da evasão escolar; investigar práticas pedagógicas junto aos discentes que ajudam na aprendizagem da matemática; identificar aquelas que contribuem na redução da evasão escolar; elaborar uma proposta metodológica, a partir da prática/contexto dos alunos, que defina os caminhos percorridos pelos alunos na aplicação do método de ensino/ aprendizagem da matemática. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza descritiva. Escolhemos como dispositivo, o estudo de caso. A coleta de informações foi elaborada e executada de forma, que nos permitiu realizar análise dos resultados. Para tanto, realizamos oficinas, rodas de conversas, observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento da pesquisa denominamos de apropriação dos conceitos como evasão, fracasso escolar e permanência e relativo às concepções e histórico da EJA. Para tanto, buscamos autores como Freire (1977; 1996; 1997; 2000); Ceccon(2000; 2001); Carraher (1982);VI CONFINTEAS – Conferência Internacional de Educação de Adultos; Gil (2002); Trivinos(2015); Yin(2015); Dante(1991; 2007); D`Ambrósio (1996; 1997; 2009; 2017); Ludke(2017); Bogdan e Binklen; Arroyo(2013; 2017); entre outros. No segundo momento dos estudos adentramos pelo Projeto Político Pedagógico - PPP, projetos e cadernetas. O último momento foi à pesquisa de campo e implementação do Projeto de Intervenção “Problematizar o ensino da matemática a partir do contexto do aluno”, em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos ao Colégio que dimensionam estudo sobre a EJA, bem como, autores que tratam o sentido da etnomatemática: forma de educar a partir contexto e da experiência. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino da matemática problematizado, a partir do contexto do aluno, pode reduzir de forma sensível a evasão escolar. Assim, conclui que a prática pedagógica contextualizada para o ensino da matemática, pode estimular o aluno da EJA a desenvolver o raciocínio matemático, a partir de sua realidade, contribuindo para um aprendizado significativo, em compreender situações da matemática em suas vivências educacionais, familiares e profissionais.
- ItemFormação participante e prática pedagógica: impactos e desafios do uso das TIC e do ambiente virtual de aprendizagem no contexto da educação de jovens e adultos(2018-07-04) Santos, Débora Regina Oliveira; Amorim, Antônio; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Lanara Guimarães deEste estudo aborda a “Formação Participante e Prática Pedagógica: Impactos e Desafios do Uso das TIC e do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Contexto da Educação de Jovens e Adultos”. O problema se debruça sobre: Como realizar uma formação continuada participante sobre práticas pedagógicas em EJA com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação? O objetivo geral propõe compreender como a formação continuada participante promove a construção da prática pedagógica em Educação de Jovens e Adultos mediante o uso das TIC. Os objetivos específicos procuram refletir sobre formação docente, com o uso das TIC e do ambiente virtual de aprendizagem; identificar de que maneira as TIC fazem parte do cotidiano dos sujeitos e da prática pedagógica em sala de aula da EJA; construir colaborativamente uma proposta de formação continuada com os professores da EJA para o uso das TIC em práticas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção do conhecimento. Para composição da trajetória metodológica este estudo escolheu a pesquisa aplicada quanto à natureza da pesquisa. Adotou a abordagem qualiquantitativa como procedimento metodológico e a pesquisa participante como técnica de investigação. Utilizou a observação participante, diários de saberes e questionário para a coleta de informações. A primeira etapa da pesquisa foi constituída pelo aprofundamento teórico sobre concepções da EJA com Paulo Freire (1987, 1999), Miguel Arroyo (2007), Haddad (2007), Haddad e Di Pierro (2000), Cury (2000), Souza, Silva, Amorim e Freitas (2016), Andrade (2004). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Matta (2004, 2006), Kenski (2001, 2015, 2016), Lévy (2003, 2010), Sampaio e Leite (2013), Lima Júnior (2005), Lima Júnior; Cunha (2009). Formação continuada e prática pedagógica: Dantas (2016), Amorim (2007, 2012), Nóvoa (1995, 2004), Macedo (2016), Jardelino e Araújo (2014). Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem: Santos (2002, 2005, 2015), Kenski (2016), Almeida (2003), Santos e Medlej (2016), Santo (2014), Santos e Silva (2009) e outros. Em seguida, foram consultados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Arquivo Público Municipal e os documentos oficiais da escola. A última etapa incluiu a pesquisa de campo e a efetivação do projeto de intervenção, seguidas da análise das informações e os impactos alcançados. Como resultados obtidos a pesquisa demonstrou a viabilidade da promoção de uma formação continuada participante, contemplando os encontros presenciais, as vivências e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, potencializando a ação docente na medida em que sejam utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação como interface pedagógica, investindo na melhoria tanto do processo de ensino aprendizagem quanto na melhoria na qualidade de vida dos sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. Os impactos da pesquisa pessoais, profissionais, culturais, pedagógicos, tecnológicos e socioafetivos contribuíram para o desenvolvimento dos sujeitos implicados, refletindo benefícios para a comunidade escolar.
- ItemGamificação aplicada à educação de jovens e adultos(2020) Mota, Naiara Serafim Santos; Amorim, AntônioEsta dissertação aborda sobre a gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos. A questão investigativa que norteou a pesquisa buscou saber quais são as potencialidades que a gamificação apresenta quando aplicada à Educação de Jovens e Adultos. Frente à problematização, este estudo teve por objetivo geral investigar as potencialidades da gamificação quando aplicada a educação de jovens e adultos para inovar a prática pedagógica na escola. A partir desta possibilidade, desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: analisar o fenômeno da gamificação e sua aplicação na educação; investigar as potencialidades da gamificação na educação de jovens e adultos e; produzir um vídeo tutorial sobre a estratégia gamificada desenvolvida. Para composição do procedimento metodológico foi escolhido como natureza da investigação a pesquisa aplicada, com a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação enquanto dispositivo estratégico. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o questionário, a observação participante e o grupo focal. Os sujeitos da investigação foram 30 alunos, sendo 13 do sexo feminino e 17 do sexo masculino, de uma turma da educação de jovens e adultos do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis situado na cidade de Presidente Tancredo Neves- Bahia. A primeira etapa da pesquisa foi constituída pelo aprofundamento teórico sobre EJA e as tecnologias digitais formativas no contexto contemporâneo com Bersch e Schlemmer (2019), Kenski (2015), Alves (2016) e Arroyo (2005). Perspectiva inovadora da EJA: um olhar para a formação docente e as tecnologias digitais: Faria (2012), Alves (2016), Bersch e Schlemmer (2019), Santos e Santos (2012), Amorim e Duques (2017), Pretto (2017), Lacerda e Schlemmer (2018). Jogos e games como espaços de aprendizagens: Huizinga (2001), Caillois (1990), Moita (2006), Gee (2009), Werbach e Hunter (2012) e Fardo (2013). O fenômeno da gamificação: Burke (2015), Kapp (2012), Domingues (2018) e Schlemmer (2014). Gamificação no cenário educacional: Alves, Minho e Diniz (2014), Fardo (2013), Alves (2015), Burke (2015) e Mattar (2018). Gamificar no contexto da EJA: Carvalho (2009), Macedo (2017), Arroyo (2007), Schlemmer (2014), Alves (2015), Alves, Minho e Diniz (2014) e Burke (2015). Em seguida, foram consultados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os arquivos oficiais da turma da EJA na escola. A etapa seguinte foi a realização da pesquisa-ação com o planejamento e o desenvolvimento da estratégia gamificada em colaboração com os alunos participantes da pesquisa. Após, deu-se a análise das informações e os impactos alcançados. Os resultados da pesquisa apontaram que a EJA também é um espaço para a inovação e os alunos estão abertos a novas formas de pensar, ser, aprender e agir no mundo; a pesquisa confirmou que o professor não precisa ser um especialista em games para gamificar na educação, mas é necessário que o docente conheça um pouco sobre a linguagem dos games por meio da prática, jogando games mais simples e acessíveis e também pesquisando e estudando sobre o tema; a gamificação criou um ambiente propício para a aprendizagem ativa na EJA e favoreceu potencialidades como a autonomia, o foco, a criatividade, a autoria, a curiosidade, a colaboração dentre outras. Concluiu-se que a aplicação da pesquisa-ação, mediante a realização da estratégia gamificada causou impactos nos sujeitos participantes nas dimensões político-social, profissional, pedagógico, tecnológico e socioafetivos.
- ItemGestão da aprendizagem em sala de aula pelos professores da educação de jovens e adultos no município de Tanhaçu-Bahia: processos de intervenção para a melhoria da qualidade do ensino(2018-12-20) Dourado, Robson de Cássio Santos; Amorim, Antônio; Alves, Erica Valéria; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA investigação parte da seguinte inquietação: como o professor da EJA mediante a gestão da aprendizagem em sala de aula atende às especificidades formativas dos estudantes? Teve como objetivo central, investigar o processo de aprendizagem em sala de aula mediado pelo professor da EJA no município de Tanhaçu-Bahia, sendo desenvolvido a partir dos seguintes objetivos específicos: analisar a gestão da aprendizagem e seus desdobramentos pedagógicos, na sala de aula envolvendo a participação de professores e alunos da EJA; construir um espaço de discussão e formulação de propostas para a melhoria da gestão da aprendizagem em sala de aula da EJA; identificar os principais impactos sociopedagógicos e culturais efetivados durante a realização da pesquisa aplicada junto aos professores da EJA. Para melhor compreensão, esta pesquisa sustenta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa participante, que visou o desenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica, na tentativa de resolver o problema elencado. Foram 30 os sujeitos participantes da pesquisa, pessoas consideradas em sua plenitude sujeitos da EJA (15 professores e 15 alunos), inseridos no Centro Educacional de Tanhaçu (CET), Centro Educacional de Laços e no Centro Educacional de Suçuarana, instituições essas situadas no município de Tanhaçu - Bahia. Para a coleta de informações e de evidências, utilizou-se a entrevista semiestruturada, com todos os participantes do processo. A investigação teve como principais concepções teóricas os seguintes autores: Amorim (2007, 2012 e 2017), Freire (1997, 2001 e 2008), Arroyo (1996, 2005, 2006, 2007), Gadotti (2003 e 2010), Luck (2009 e 2014) e Libâneo (1991, 2000 e 2001). Os resultados demonstraram que há uma ausência de processos formativos para os professores da EJA, além da dificuldade de trabalhar com a modalidade, principalmente relativo aos processos didáticos-pedagógicos e avaliativos, configurando ainda a dificuldade de gestão da aprendizagem. Foi percebido a necessidade de maior acompanhamento no processo de aprendizagem do aluno da EJA, já que que esta circunstância pode de fato efetivar novas possibilidades de mudança na qualidade do ensino no município de Tanhaçu-BA.
- ItemA Política Curricular da EJA na Rede Municipal de Ensino de Salvador: um estudo compreensivo e propositivo da “Proposta Tempos de Aprendizagem” na perspectiva dos atores curriculantes docentes(2016-06-28) Santos, Andréia de Santana; Amorim, Antônio; Machado, Roberto Sidnei; Rocha, Nivea Maria FragaA pesquisa apresentada nesta dissertação teve por objetivo evidenciar e compreender os sentidos que os atores curriculantes docentes conferem a “Proposta Curricular Tempos de Aprendizagem” da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA, implementada no ano de 2014, de forma a propor recomendações que visaram contribuir no processo de aperfeiçoamento e integração da proposta. Nessa perspectiva, a questão problema norteadora da pesquisa envolveu compreender “Quais sentidos os atores curriculantes docentes da Rede Municipal de Ensino de Salvador conferem à Proposta Curricular Tempos de Aprendizagem?” A pesquisa é de cunho qualitativo e inspiração etnográfica, pois sua base investigativa se constituiu em um exercício de descrição refinada do fenômeno até então desconhecido e de orientação na etnopesquisa por considerar que a realidade pode ser compreendida e interpretada, a partir de uma bacia semântica, culturalmente mediada pelos atores sociais. Utilizamos a análise documental, a entrevista focalizada e o questionário autoaplicável como dispositivos metodológicos, cuja interpretação seguiu a análise de conteúdos de base hermenêutica. Como referencial teórico, corroboramos com os estudos de Freire (1970, 1982, 1997, 2001) que fundamentam a compreensão da educação em uma perspectiva humanista e crítica, contribuindo assim para um olhar específico na constituição de currículos para EJA. Nas discussões sobre currículo, política e práticas curriculares dialogamos com Silva (2014), Macedo (2005, 2007, 2013), Arroyo (2013), Sacristán (2000); nos estudos sobre a EJA, temos como referenciais Gadotti (2003), Capucho (2012), Paiva (1987), dentre outros. As compreensões que emergiram das interpretações das informações oriundas dos dispositivos utilizados, apontam enquanto resultados, à necessidade de constituição de ciclos de diálogos formativos com os docentes da EJA acerca da perspectiva curricular por saberes, bem como sugere uma reorientação da proposta de avaliação dos alunos a fim de que esta se aproxime da concepção teórica ora projetada na “Proposta Tempos de Aprendizagem”.
- ItemOs saberes experienciais da formação do professor da EJA: o exemplo da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas – BA(2015-09-27) Santos, Vânia Pessoa Jornane Barbosa; Amorim, Antônio; Boaventura, Edvaldo Machado; Aquino, Maria SacramentoEste estudo é uma reflexão a respeito das experiências que orientam a prática dos docentes, que atuam na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Fase II, no município de Lauro de Freitas - Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, instrumentalizada através do estudo de caso, que possibilitou a investigação sobre a seguinte problemática: como as experiências pessoais dos docentes impactam o processo de construção profissional da EJA? Desenvolver esta pesquisa foi um desafio que se interpôs num cenário educacional municipal, pois buscamos identificar os entraves que dificultavam a percepção do docente enquanto indivíduo dotado de experiências, experiências estas, que refletem diretamente o campo de atuação e de formação dos professores da EJA, no município. Foi por isso que este estudo teve como objetivo geral refletir a questão dos saberes experienciais da formação do professor da EJA. Para concretizar esta situação procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: diagnosticar os problemas encontrados pelos professores para o exercício eficiente da sua prática docente nas classes da EJA; estudar e apontar solução para os entraves que dificultavam a aprendizagem dos alunos da EJA; contribuir para a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica especifica para a formação dos docentes da EJA, no município de Lauro de Freitas. Buscamos trazer um panorama da EJA no município, apresentando os sujeitos e o universo a que eles estão circunscritos, contribuindo para a organização de uma visão geral da EJA em Lauro de Freitas. Traçamos um panorama do contexto histórico da EJA, refletindo sobre os programas de erradicação de analfabetismo, dos movimentos sociais e da influência destes na formação dos docentes da EJA. Ao analisarmos esta trajetória, procuramos demonstrar como a Educação de Jovens e Adultos vem se constituindo enquanto modalidade educacional pautada em princípios legais e institucionais. Isto porque consideramos que este aporte histórico é fundamental para construção da identidade do docente da EJA. Para fortalecer este panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) para referenciar esta discussão. Abordamos a temática acerca da formação do professor da EJA e a sua relação com o saber, tendo como alicerce as contribuições freireanas, onde se discute os saberes docentes como prática de liberdade. O estudo foi ampliado ainda com as contribuições dos seguintes autores: Pimenta (2002), que discute a relação dos saberes docentes e a formação profissional; Freire (1996), que apresenta saberes essenciais a prática docente; Tardif (2003) traz um repertório de saberes indispensáveis a construção de novas práticas docentes. Por fim, analisamos os dados e as informações coletados que contribuíram para a consolidação de uma proposta pedagógica inovadora para as classes da EJA, na Fase II, sendo esta o produto de uma construção coletiva e participativa.