Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 65
- ItemO brincar e as brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na educação infantil uma análise sob a perspectiva dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-06) Silva, Alessandra Serpa da; Tiano, Saionara dos Santos; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Aderian Messias deEste trabalho tem como objetivo analisar a importância do brincar e das brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil, a partir da percepção dos professores. A pesquisa do brincar e da brincadeira como elementos importantes para o desenvolvimento integral da criança, abrange aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores. Foi adotada uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando entrevistas com docentes como principal instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 05 professores de educação infantil de uma rede particular da cidade de Barreiras-Bahia. Como suporte teórico o estudo teve como principais teóricos Kishimoto (2008), Base Nacional Comum Curricular (2017), Moylles (2002), dentre outros. Os resultados revelam que o brincar vai além do simples, sendo uma prática pedagógica significativa que estimula a criatividade, a autonomia e o aprendizado. Constatou-se que, quando as brincadeiras são planejadas de forma intencional e respeitam os interesses infantis, elas se tornam ferramentas essenciais no processo educativo. O estudo reforça a necessidade de valorizar o brincar como parte fundamental da prática docente na Educação Infantil.
- ItemA intensificação do trabalho docente na educação básica e seus efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 0029-07-25) Teixeira , Aline dos Santos; Nepomoceno , Virna Carneiro da Silva; Silva , Darto Vicente da; Pereira , Neiva dos Santos; Amaral , Emília Karla de Araújo; Melo, Sandra Cristina Lousada deAo longo dos anos, a escola passou por mudanças que impactaram a organização e a realização do trabalho desenvolvido pelos professores. Novas demandas sociais adentram o espaço da instituição escolar e produzem efeitos diretos e indiretos sobre a atividade docente, as quais contribuem para torná-la mais árdua e complexa. Tendo isso em vista, o presente estudo teve por objetivo analisar como a intensificação do trabalho docente na educação básica produz efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Com base neste objetivo, o trabalho discute a docência como uma atividade profissional complexa e marcada por múltiplas demandas, que exigem dos professores um dispêndio considerável de tempo e energias. O referencial teórico foi respaldado, principalmente, nos escritos de Tardif e Lessard (2014), Libâneo (2006) e Viegas (2022). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi inspirada na estratégia de unidade de análise proposta pelo estudo de caso, sendo realizada numa escola da rede pública de ensino do município de São Desidério-BA. Os resultados demonstram que novas exigências, somadas às antigas do ofício docente, têm provocado a intensificação do trabalho docente. No conjunto de múltiplos fatores que contribuem para isso, identificamos que os relacionados à inclusão dos alunos com necessidades específicas, ao excesso de demandas burocráticas e às atuais tensões nas relações com os estudantes foram os mais apontados pelos professores entrevistados.
- ItemAgenda do coordenador e o projeto político pedagógico: (re) elaboração a partir da implantação da base nacional comum curricular(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2025-07-22) Silva, Érica Escobar; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Thelma Rocha dosO presente estudo analisa a atuação do (a) coordenador (a) pedagógico (a) na (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em duas escolas, uma pública e uma particular, no município de Barreiras – BA. A pesquisa, de natureza qualitativa foi realizada com base na análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os (as) respectivos (as) coordenadores (as). Para tanto foram apresentados conceitos fundamentais relacionados ao papel do (a) coordenador (a), a Base Nacional Comum Curricular e ao Projeto Político-Pedagógico visando á compreensão das atividades que esse profissional desempenha na (re) elaboração do documento. Nesse sentido, os principais teóricos que norteiam a pesquisa são Libâneo (2012) e Vasconcellos (2004). Os resultados evidenciam que a maneira como o (a) coordenador (a) conduz e compreende o Projeto Político Pedagógico, interfere diretamente na forma como o documento é organizado e como ele expressa ou não a identidade da escola e de seus frequentadores. Ambas expressam fragilidades no que diz respeito ao documento, mas uma se destaca pelo trabalho formativo e reflexivo, alinhado à gestão democrática e à formação docente. A pesquisa conclui que o Projeto Político Pedagógico deve ser um documento vivo, revisitado constantemente e que o (a) coordenador (a) deve assumir seu papel de liderança, alinhando suas atividades da agenda para que o compromisso com o documento seja de fato efetivado.
- ItemProcessos formativos vivenciados pelos discentes das licenciaturas para o letramento racial e reafirmação da identidade negra na universidade do Estado da Bahia Campus IX(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-26) Araujo, Zenailde Oliveira; Bomfim, Márcia Virginia Pinto; Nogueira, Fernandes Santos; Nogueira, Ari Fernandes Santos; Argolo, Gerson do CarmoEste trabalho tem como objetivo analisar os processos formativos vivenciados pelos discentes das licenciaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IX, que contribuem para o letramento racial e a reafirmação da identidade negra. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos a análise documental dos currículos presentes nos Projetos Político Pedagógico dos cursos de Licenciatura em: Ciências Biológicas, Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, Matemática e Pedagogia e um questionário aplicado a estudantes cotistas. Fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), bem como nos aportes teóricos de autores como Stuart Hall (2006), Nilma Lino Gomes (2017), Vaz (2023) e Kabengele Munanga (2006). Os resultados indicam que, embora haja avanços com a implementação de ações afirmativas e componentes curriculares específicos, ainda persistem desafios relacionados à efetivação de uma pedagogia decolonial. Constatou-se que os eventos acadêmicos, ações extensionistas e práticas curriculares têm papel relevante na construção de identidades negras positivas, sendo fundamentais para a permanência e formação crítica dos sujeitos no ensino superior.
- ItemA (in)aplicabilidade das políticas de educação escolar indígena nos livros didáticos do ensino fundamental I em uma escola pública de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Souza, Nathalia Lessa Caires de; Cardoso, Jamille de Brito; Oliveira , Aderlan Messias de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira deA obrigatoriedade da inserção das temáticas indígenas no currículo escolar é estabelecida pela Lei nº 11.645/2008, que determina o ensino da história e cultura dos povos indígenas em todos os níveis da educação básica. Este trabalho tem como objetivo analisar a (in)aplicabilidade dessas políticas educacionais em livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Fundamental I, em uma escola da rede pública do município de Barreiras–BA. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza documental, centrada na análise crítica de conteúdos e imagens presentes nos livros didáticos, considerando sua adequação às diretrizes legais. Os resultados evidenciam lacunas na representação da diversidade cultural indígena e apontam para a urgência de uma educação intercultural que valorize a pluralidade étnico-racial brasileira. O estudo reforça a necessidade de inclusão de mais autores indígenas nos materiais didáticos, como forma de promover uma educação mais equitativa e representativa.