Licenciatura em Pedagogia - DCH9

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    O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Nascimento, Rosania Vieira do; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada de
    O presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.
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    Os profissionais de apoio e o processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino médio técnico
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Modesto, Karla Kesia de Oliveira; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada de
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as contribuições do profissional de apoio no processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino técnico. Para tanto foi discutido, contexto histórico, conceito e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o processo de inclusão escolar desses estudantes, a educação especial e os profissionais de apoio escolar (PAE). Os principais teóricos que embasaram a pesquisa, foram: Oliveira e Souza (2021); Beyer (2008); Lopes (2018); Batista e Barbosa (2022); Magalhães (2021); Kokkonen, Barbosa e Batista (2022); Brito e Vasconcelos (2016); Serra (2017), além de aportes legais (regulamentações, termos de referências e notas técnicas) que asseguram uma educação de qualidade e o acesso ao mercado de trabalho para todos sem qualquer distinção. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que há significativos avanços no processo de inclusão do estudante com transtorno do espectro autista no ensino técnico quando há a presença do profissional de apoio em uma atuação conjunta com professores, família, gestores dos núcleos de apoio e da instituição.
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    O relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem via contrato pedagógico
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-12) Oliveira, Ana Clara Carvalho Borges de; Silva, Daiane Vieira da; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Tavares, Christiane Andrade Regis; Coité, Simone Leal Souza
    O presente trabalho centrou-se na análise sobre como acontece o relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem, visto que esses dois processos são intrínsecos à função escolar de socialização do saber científico. Para tanto, identificamos as características presentes no relacionamento entre professor e aluno, sendo que a principal delas é ser pautado em um contrato pedagógico e/ou didático. Em seguida, fizemos uma análise dos perfis docentes - permissivo, autoritário e autoridade -, evidenciando a relação existente entre poder e saber; por fim, fizemos uma discussão a respeito da essência do processo de ensino e de aprendizagem. Os principais autores que fundamentaram nossa pesquisa foram: Arendt (2003), Foucault (2014) e (1979), Francisco (1979), Libâneo (2013), Pereira (2009) e Savater (1988). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os resultados desse estudo mostraram que o contrato pedagógico e/ou didático viabiliza o ensino e a aprendizagem com qualidade, os quais, por sua vez, só podem acontecer quando o professor exerce seu poder, advindo do saber, e quando assume a autoridade docente que lhe compete.
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    As contribuições da literatura para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC para educação infantil
    (2022-07-26) Silva, Jane dos Santos; Barros, Rosane Cordeiro Evangelista
    O presente estudo teve como objetivo geral investigar de que maneira a literatura pode contribuir para a efetivação da proposta da Base Nacional Comum Curricular -BNCC para o trabalho pedagógico da educação infantil. Para tanto, destacamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e a BNCC, esta última apresentam os campos de experiências que devem ser desenvolvidos nessa etapa da educação básica. Neste estudo ainda destacamos Coelho e Abramovitch e, brevemente desenvolvimento da criança segundo Piaget e Vygotsky. Enfatizamos também a importância da literatura que tem sido considerada por vários estudiosos e documentos como uma ferramenta que contribui para o trabalho com crianças, pois favorece a imaginação, a criatividade, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivo cognitivos/linguísticos e sociais. Nesse sentido, apresentamos a proposta de trabalho com 4 livros de Literatura Infantil articulando os 5 campos de experiência propostos pela BNCC desenvolvendo um planejamento articulado e uma discussão fundamentada. A pesquisa utilizada foi a bibliográfica com abordagem qualitativa que possibilita fundamentos, mas também a criação e discussão. Podemos concluir que a literatura aliada aos campos de experiencia da BNCC, quando bem planejados contribui efetivamente para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil. Vale salientar que os docentes devem estar habilitados a fazer esse papel, utilizando os múltiplos saberes, visando uma proposta coerente que atenda as crianças dessa primeira etapa da educação básica.
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    Conselho de classe como parte do processo de avaliação: espaço de diagnóstico para intervenção na prática educativa
    (2022-07-28) Souza, Adegliane Machado de; Oliveira, Deusiene Vieira da Cruz
    O presente trabalho teve como objetivo, conhecer as ações e intervenções do conselho de classe como parte do processo de avaliação na prática educativa. Sendo a pesquisa de cunho qualitativo, com estudo e análise de documentos legais, Projeto Político Pedagógico (PPP), livros de atas e o regimento municipal. Para delineamento desse trabalho contamos com o referencial teórico, a observação no conselho de classe, entrevistas com os profissionais da educação, leitura e análise de dados dos documentos oficias. Como embasamento teórico que fundamentou nosso trabalho, temos os principais autores: Ludke; André (1986), Depresbiteris (2001), Cruz (2005), Guerra (2010), Lukesi (2021). Posteriormente, abordamos a necessidade do conselho de classe está alicerçado no (PPP) da escola, uma vez que este esteja em consonância com regimento comum da rede municipal de ensino das escolas de Barreiras-BA. Destacamos a importância do conselho de classe em que a essência seja a avaliação do aluno. Nessa compreensão, a avaliação e autoavaliação estão interligadas nesse processo de ensino aprendizagem.