Licenciatura em Pedagogia - DCH9
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- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemA prática do xadrez como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de crianças com TDAH(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-17) Bastos Junior, Altamir da Costa; Besnosik, Raquel lima; Matos, Aline Teixeira de; Quadros, Tatiane Alves Gusmão deO presente trabalho aborda a prática do xadrez como ferramenta pedagógica voltada para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar as habilidades cognitivas mobilizadas durante o jogo de xadrez, compreender como as especificidades do TDAH interferem no processo de aprendizagem e analisar de que maneira a prática do xadrez pode favorecer esse processo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com delineamento exploratório-experimental. Para a coleta de dados, foi criado um grupo focal composto por crianças diagnosticadas com TDAH. A análise dos dados observados dos alunos durante as aulas e das entrevistas feitas antes e após o grupo focal, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o xadrez contribuiu para o desenvolvimento da atenção, memória, tomada de decisões e autorregulação, apontando para o potencial pedagógico do jogo na educação inclusiva.
- ItemO livro de literatura infantil como recurso didático para despertar o interesse das crianças pela leitura(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-06) Franque, Caren Marilu; Vieira, Natasha Bispo; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Pereira, Neiva dos Santos; Melo, Sandra Cristina Lousada deEste trabalho tem como objetivo analisar o uso do livro de literatura infantil como recurso didático capaz de despertar o interesse das crianças pela leitura na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e pesquisa de campo realizada em duas escolas públicas do município de Barreiras – BA. Participaram do estudo, gestores escolares e professores da Educação Infantil, cujas respostas foram coletadas por meio de questionário. A fundamentação teórica inclui autores consagrados como Freire (1987), Abramovich (1997), Postman (1999), Coelho (2000), Lajolo & Zilberman (2007), Menegon (2014), que discutem o papel da leitura na formação da criança, as especificidades da literatura infantil e a atuação do professor como mediador de práticas pedagógicas significativas. A pesquisa também se apoia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), entre outras políticas pública voltadas aos direitos das crianças. Os dados da pesquisa revelaram iniciativas promissoras, como projetos e cantinhos de leitura, mas também evidenciaram desafios como acervos limitados, ausência de bibliotecas físicas e falta de apoio financeiro. Por fim, conclui-se que a literatura infantil pode, sim, ser uma poderosa ferramenta para formar leitores sensíveis e criativos, desde que esteja acessível, adequadamente utilizada e acompanhada por práticas pedagógicas que respeitem a infância como etapa única e importante do desenvolvimento humano.
- ItemO brincar e as brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na educação infantil uma análise sob a perspectiva dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-06) Silva, Alessandra Serpa da; Tiano, Saionara dos Santos; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Aderian Messias deEste trabalho tem como objetivo analisar a importância do brincar e das brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil, a partir da percepção dos professores. A pesquisa do brincar e da brincadeira como elementos importantes para o desenvolvimento integral da criança, abrange aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores. Foi adotada uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando entrevistas com docentes como principal instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 05 professores de educação infantil de uma rede particular da cidade de Barreiras-Bahia. Como suporte teórico o estudo teve como principais teóricos Kishimoto (2008), Base Nacional Comum Curricular (2017), Moylles (2002), dentre outros. Os resultados revelam que o brincar vai além do simples, sendo uma prática pedagógica significativa que estimula a criatividade, a autonomia e o aprendizado. Constatou-se que, quando as brincadeiras são planejadas de forma intencional e respeitam os interesses infantis, elas se tornam ferramentas essenciais no processo educativo. O estudo reforça a necessidade de valorizar o brincar como parte fundamental da prática docente na Educação Infantil.
- ItemA intensificação do trabalho docente na educação básica e seus efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 0029-07-25) Teixeira , Aline dos Santos; Nepomoceno , Virna Carneiro da Silva; Silva , Darto Vicente da; Pereira , Neiva dos Santos; Amaral , Emília Karla de Araújo; Melo, Sandra Cristina Lousada deAo longo dos anos, a escola passou por mudanças que impactaram a organização e a realização do trabalho desenvolvido pelos professores. Novas demandas sociais adentram o espaço da instituição escolar e produzem efeitos diretos e indiretos sobre a atividade docente, as quais contribuem para torná-la mais árdua e complexa. Tendo isso em vista, o presente estudo teve por objetivo analisar como a intensificação do trabalho docente na educação básica produz efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Com base neste objetivo, o trabalho discute a docência como uma atividade profissional complexa e marcada por múltiplas demandas, que exigem dos professores um dispêndio considerável de tempo e energias. O referencial teórico foi respaldado, principalmente, nos escritos de Tardif e Lessard (2014), Libâneo (2006) e Viegas (2022). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi inspirada na estratégia de unidade de análise proposta pelo estudo de caso, sendo realizada numa escola da rede pública de ensino do município de São Desidério-BA. Os resultados demonstram que novas exigências, somadas às antigas do ofício docente, têm provocado a intensificação do trabalho docente. No conjunto de múltiplos fatores que contribuem para isso, identificamos que os relacionados à inclusão dos alunos com necessidades específicas, ao excesso de demandas burocráticas e às atuais tensões nas relações com os estudantes foram os mais apontados pelos professores entrevistados.
- ItemA extensão como eixo transversal do ensino(2012) Martins, Nilza da Silva; Santos, Cleonice Ferreira; Santos, Jadeíres Carneiro; Silva, Queina de Lima
- ItemCurrículo e cotas: repercussões na formação de alunos para a pluralidade(2019-04-01) Di Assis, Carolina; Martins, Nilza da silvaEsta comunicação se insere no Eixo 2: Política e Gestão da Educação Superior. O presente trabalho visa responder à seguinte inquietação: é possível que o currículo das universidades discuta criticamente as atuais condições da sociedade, especialmente no que concerne à hodierna configuração plural do ensino superior brasileiro? O texto em foco tem como objetivo discutir o entrelaçamento entre política de cotas e política curricular e suas implicações para o ensino superior brasileiro. Para atender a este objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que fundamenta todas as reflexões presentes neste estudo, recorrendo aos autores Moreira e Tadeu (2011); Foucault (2005); Lopes e Macedo (2011); Apple (2011); Silva (1999) entre outros.
- ItemOs desafios da formação docente para as escolas do campo(2019-04-01) Martins, Nilza da Silva; Guedes, Marilde QueirozA presente comunicação é parte de uma Pesquisa em desenvolvimento intitulada Tecendo Saberes: a relação da Universidade do Estado da Bahia – campus Barreiras com as práticas de educação do campo no Território da Bacia do Rio Grande – BA, coordenado por dois grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa Educação do Campo (GEPEC) e Grupo de Formação de Professores e Currículo (FORPEC). O recorte deste texto evoca os desafios da formação profissional dos docentes que atuam na escola do campo. A territorialidade desta pesquisa está assentada no município de São Desidério (BA), especificamente nas 31 escolas do campo responsáveis por 74% da educação municipal.
- ItemA evasão nos cursos de Licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no Oeste da Bahia(2019-04-01) Anjos, Ana Paula Souza do Prado; Martins, Nilza da silva; Pignata, Emília Karla de Araújo AmaralObserva-se, atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano, pode interferir na disponibilidade e na qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam não só para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como para a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.
- ItemO prazer e o hábito pela leitura: um diálogo com alunos do 5º ano de duas escolas públicas do município de Barreiras-Bahia(2021-06-11) Souza, Flavio Henrique Ribeiro de; Rodrigues, Iana Carla Teixeira da CruzEsta produção monográfica trata da importância que o prazer e o hábito da leitura exercem na vida cotidiana dos leitores. Toma como referência estudos de autores como Paulo Freire (2011), Magda Soares (2001), Ângela Kleiman (2004) e utiliza de algumas outras leituras complementares. Decidimos pensar sobre a leitura na perspectiva do prazer e do hábito como aspectos propícios à formação do sujeito leitor ativo, quando estas vêm a ser uma prática impelida ainda precocemente durante o ensino fundamental ou mesmo em etapas anteriores. Contudo, a escola deve exercer um papel de extrema seriedade nesta prática, que é fundamental para o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Deste modo, através da análise de questionários e formulários aplicados a alunos e professores de escolas públicas, buscamos responder aos questionamentos que nortearam este estudo são eles: alunos do 5º ano de duas escolas públicas do município de Barreiras-Bahia têm o hábito da leitura e, consequentemente, evidenciam ter prazer por esta prática? Existem propostas metodológicas de incentivo à formação de leitores nestas instituições? Assim, foi possível inferir o quanto a leitura tem sido impregnada nas práticas educativas e sociais destes leitores em construção. Quanto ao prazer e o habito da leitura, podemos concluir que estes elementos constituem um meio essencial para o aprendizado, uma vez que garantem benefícios imensuráveis, como o desenvolvimento da capacidade cognitiva, aumento do repertório vocabular, despertar do senso crítico, dentre outros, primordiais para o progresso do sujeito ao longo de toda a vida, uma vez que a leitura é mais do que um hábito, é paixão, é gosto, é alegria.
- ItemEvasão na EJA em uma escola do campo: desafios e perspectivas(2021-06-22) Barbosa, Juliana Sales Henrique; Santos, Maíra Rocha dosEste estudo objetiva compreender as principais causas de evasão dos alunos da EJA, a partir do questionamento sobre os motivos que levam a evasão dos alunos da EJA dos eixos II, III e IV de uma escola localizada em um assentamento de Reforma Agrária no município de Riachão das Neves-BA. Foi utilizada uma abordagem qualitativa tomando como instrumento de coleta de dados um questionário para os discentes, no qual foi possível traçar o perfil cultural e econômico dos alunos, bem como analisar a partir da ótica destes as principais causas que levam a evasão da EJA. Para os docentes foi elaborado também um questionário através do qual foi possível avaliar o perfil dos professores das turmas pesquisadas e como eles analisam os motivos da evasão. Foram utilizadas como referências contribuições de Arroyo (2017) que aborda questões ligadas aos alunos da EJA como sujeitos de direitos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996) que traz as finalidades para a Educação de Jovens e Adultos, as Resoluções n° 11/2000 e n° 01/2021 que instituíram as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos e que normatizam e orientam o planejamento curricular das escolas, Caldart (2005) que busca compreender o lugar da escola na Educação do Campo, entre outros. Ao longo da pesquisa percebeu-se que vários fatores contribuem para a evasão dos Jovens e Adultos nas escolas. Considera-se importante a existência de politicas públicas voltadas para a permanência destes alunos na escola e que o ensino ofertado possibilite a formação de sujeitos críticos e participativos dos processos de transformação da sua realidade.
- ItemEducação infantil: reflexões sobre a relação entre espaço, ludicidade e desenvolvimento(2021-06-29) Gama, Felipe Marinho; Da Silva, Jonathas CamposEste trabalho objetivou compreender a relação entre o espaço físico, a ludicidade e o desenvolvimento infantil, a partir das percepções e experiências vivenciadas junto às professoras e coordenadora pedagógica que atuam na Educação Infantil. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo (online) de base qualitativa, tendo como principal diálogo as discussões de Áries, (1978), Piaget (1994), Vygotsky (1991), Zabalza (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2017) com as participantes da pesquisa. As discussões apresentadas neste estudo revelaram que a infância além de ser a primeira etapa da educação infantil é também a primeira fase da vida humana, e que seu desenvolvimento será resultado do quanto compreendemos que esta fase é à base do aprendizado da criança. Cabe ao professor mediar situações de aprendizagens levando em consideração que a criança é um sujeito histórico-social de direitos e que ela é munida de conhecimento oriundo de sua relação com o meio e com o outro. Entende-se que a infância é uma fase com muitas particularidades que perpassa desde a mediação de conhecimento articulado ao currículo, a ludicidade e as suas necessidades especificas que primam pela organização de um espaço amplo e estimulador, bem como seguro e aconchegante para que viabilizem condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento da criança.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemCaminhos para alfabetizar: procedimentos metodológicos utilizados por uma professora de escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães - Bahia(2021-07-14) Souza, Greice Kelle Mendes de; Carvalho, Kaline BarretoEste trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos utilizados por uma professora alfabetizadora atuante no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. A metodologia utilizada na pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo. Além das observações efetuadas, aplicamos um questionário com 9 questões objetivas e subjetivas à professora participante, como forma de entender a sua escolha pelos procedimentos metodológicos utilizados, suas expectativas e dificuldades no fazer pedagógico. Como marco teórico nos baseamos nos estudos de Ferreiro e Teberosk (1999) Cagliari (1998), Soares (1999, 2004), Bordignon e Paim (2017), Galvão e Leal (2005), entre outros. As considerações finais apontam que a professora não utiliza apenas uma metodologia, mas usa métodos mistos, aplicando métodos sintéticos e analíticos em sua prática pedagógica, evidenciando assim, que todos os métodos têm seus fundamentos, privilegiar um e subestimar os demais é um equívoco que devemos superar. Nesse sentido, proporcionar uma alfabetização articulada ao letramento é o que vai fazer a diferença na escolarização das crianças.
- ItemA Relação entre o estresse infantil e o desempenho escolar no ensino fundamental I(2021-07-14) Jesus, Siomara do Amaral Sobreira de; Barbosa, Thamires Danuse SilvaA realidade dos tempos contemporâneos trouxe consigo aspectos positivos, contudo, também agrega pressão, cobrança excessiva, agitação, e um fator sócio-ambiental chamado estresse que também acomete a infância. ele prejudica o desenvolvimento mental, social e motor da criança, podendo interferir no desempenho escolar. A partir do exposto objetivamos compreender as interferências do estresse infantil no desempenho escolar, para alunos do ensino fundamental I. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos específicos: identificar as possíveis causas do estresse infantil, destacar estrategias que podem ser utilizadas pelo professor para prevenir o estresse escolar; e finalmente, relacionar o estresse das crianças do ensino fundamental I com o contexto familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que buscou apoio nos fundamentos de Lipp, Lucarelli e Bignotto, principalmente. Constatamos que o conhecimento desse tema auxilia os professores a tomarem conhecimento da importância da intervenção pedagógica que oferece bases e subsídios para que os alunos se desenvolvam e lidem com situações estressoras as quais são submetidas.
- ItemO atendimento em duas creches municipais na cidade de Angical – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2021-07-15) Gonçalves, Dany Ellen da Câmara; Paixão, Mirielly Tamara Ramos daO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de duas creches municipais da cidade de Angical – BA. Para isso, comparamos as estruturas físicas das duas creches investigadas com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 1(um) elemento da creche A e 1(um) elemento da creche B estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, alguns elementos estão de acordo parcialmente, no entanto, em sua grande maioria, os elementos da estrutura das duas creches não estão de acordo.
- ItemAs concepções do papel da escola nos projetos políticos pedagógicos do ensino fundamental de algumas escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-Ba e Barreiras-Ba(2021-07-15) Aquino, Helga Fernandes da Silva de; Barbosa, Sande SantanaO presente estudo teve como principal objetivo investigar a concepção do papel da escola e a estrutura organizacional dos projetos políticos pedagógicos - PPPs pertencentes a 8 (oito) escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-BA e Barreiras-BA. Para tanto, destacamos a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola presentes nos PPPs, e comparamos com a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola elaborado através do referencial teórico que teve como base os teóricos Forquin (1993), Libâneo (2019), Saviani (2016), Silva (2014), Tardif (2014) e Veiga (2008). Utilizamos a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam que dos oitos PPPs pesquisados 3 (três) apresentam o papel da escola em conformidade com o nosso referencial teórico, e 5 (cinco) deles não estão em conformidade.
- ItemFormação de leitores e escritores proficientes no ensino fundamental I (remoto): uma prática em construção(2021-07-15) Santos, Elane Pereira dos; Silva, Elitânia daO presente trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo geral foi diagnosticar no planejamento do professor o desenvolvimento de habilidades metodológicas para formação de leitores e escritores proficientes no ensino (remoto). Foram analisados quatro Planos de ação das atividades presenciais / remotas quinzenais da Secretária de Educação do Município, bem como aplicação de questionário. Nesse sentido, consideram-se os aspectos: ensino fundamental, habilidades da BNCC e formação de leitores e escritores no ensino remoto. Os resultados mostraram que existe de fato um planejamento voltado para as normas legais existentes no âmbito educacional, porém é notório que a diversidade existente em nossa sociedade no que diz respeito à qualidade de vida, cultura, acesso às informações entre outros requisitos deixam muito a desejar, e isso interfere diretamente na proposta de ensino remoto, o qual é vivenciado atualmente. Dessa forma, entende-se que para a formação do aluno, como bom leitor e escritor não adianta somente planejar tecnicamente seguindo normas e critérios políticos já estabelecidos, mas é uma situação que vai além do contexto escolar, é algo social que deve ser refletido e reavaliado por todos aqueles que estão de fato envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemAvaliação da aprendizagem: da concepção à prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental(2021-07-15) Cruz, Jefferson da Silva; Rodrigues, Eliane da Silva SouzaEsta pesquisa foi realizada sob a metodologia de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e também de campo, que através da aplicação de um questionário (online) para professores que atuam no 4ª e 5º ano do ensino fundamental, em escolas da rede municipal da cidade de Barreiras-BA, propôs analisar como ocorre o processo de avaliação e de que forma a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem pode interferir no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para tanto, foi realizado um estudo baseado em alguns teóricos, dentre eles: Luckesi (1997; 2005), Tardif (2002; 2006; 2014), Rossit e Storani (2010), Hoffmann (2018; 2019) e Villas Boas (2019), os quais abordam sobre a temática avaliação da aprendizagem, como também, dialogam essa com a formação docente, na perspectiva de promover a avaliação em sua real essência, processual e continua. Esta pesquisa possibilitou o entendimento no que diz respeito ao ato avaliativo, como sendo aquele que subsidia a prática docente com o objetivo de acompanhar todo o processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e intervir nas possíveis falhas em seu percurso, em busca de que se concretizem as aprendizagens não alcançadas, logo, seja consolidado o processo de aquisição de conhecimento. Ainda, este estudo pôde contribuir com a compreensão de que a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem refletirá de forma significativa no desenvolvimento de todo seu trabalho pedagógico, tendo em vista que os seus procedimentos de avaliação, assim como as teorias ou tendências pedagógicas que orientam a sua prática, de forma consciente ou inconscientemente estará norteando o desenvolvimento do ser labor pedagógico.