Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 65
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (in)aplicabilidade das políticas de educação escolar indígena nos livros didáticos do ensino fundamental I em uma escola pública de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Souza, Nathalia Lessa Caires de; Cardoso, Jamille de Brito; Oliveira , Aderlan Messias de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira deA obrigatoriedade da inserção das temáticas indígenas no currículo escolar é estabelecida pela Lei nº 11.645/2008, que determina o ensino da história e cultura dos povos indígenas em todos os níveis da educação básica. Este trabalho tem como objetivo analisar a (in)aplicabilidade dessas políticas educacionais em livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Fundamental I, em uma escola da rede pública do município de Barreiras–BA. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza documental, centrada na análise crítica de conteúdos e imagens presentes nos livros didáticos, considerando sua adequação às diretrizes legais. Os resultados evidenciam lacunas na representação da diversidade cultural indígena e apontam para a urgência de uma educação intercultural que valorize a pluralidade étnico-racial brasileira. O estudo reforça a necessidade de inclusão de mais autores indígenas nos materiais didáticos, como forma de promover uma educação mais equitativa e representativa.
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemA gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Câmara, Adriana Pereira da; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente trabalho teve como objetivo geral compreender as ações adotadas pela gestão escolar antes da aplicação da prova do SAEB em escolas públicas do fundamenta 1 dos municípios de Angical e Barreiras – BA. A proposta de pesquisa básica caminhou com a sustentação de dois instrumentos, a saber: análise documental e entrevistas. Foram considerados documentos institucionais para verificação de pontos que delineavam as ações da gestão escolar para aplicação da avaliação externa, nesse sentido, consideraram-se as categorias: gestão escolar democrática, gestão pedagógica, gestão administrativa, avaliação externa. Os aspectos que emergiram desta pesquisa permitiram identificar as fragilidades nas decisões dos gestores no que se refere ao realinhamento dos documentos indenitários, bem como uma política de organização voltada para a qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens por meio da aplicação da avaliação ex-terna. Os resultados ainda apontaram algumas poucas ações realizadas pelos gestores antes da aplicação da prova do SAEB, a saber: no que se refere ao apoio emocional aos estudantes, bem como aplicação de simulados como os descritores exigidos pela referida avaliação. Palavras-chaves: Gestão escolar; Avaliação externa; Prova do SAEB; Ações; Planejamento.
- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemA intensificação do trabalho docente na educação básica e seus efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 0029-07-25) Teixeira , Aline dos Santos; Nepomoceno , Virna Carneiro da Silva; Silva , Darto Vicente da; Pereira , Neiva dos Santos; Amaral , Emília Karla de Araújo; Melo, Sandra Cristina Lousada deAo longo dos anos, a escola passou por mudanças que impactaram a organização e a realização do trabalho desenvolvido pelos professores. Novas demandas sociais adentram o espaço da instituição escolar e produzem efeitos diretos e indiretos sobre a atividade docente, as quais contribuem para torná-la mais árdua e complexa. Tendo isso em vista, o presente estudo teve por objetivo analisar como a intensificação do trabalho docente na educação básica produz efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Com base neste objetivo, o trabalho discute a docência como uma atividade profissional complexa e marcada por múltiplas demandas, que exigem dos professores um dispêndio considerável de tempo e energias. O referencial teórico foi respaldado, principalmente, nos escritos de Tardif e Lessard (2014), Libâneo (2006) e Viegas (2022). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi inspirada na estratégia de unidade de análise proposta pelo estudo de caso, sendo realizada numa escola da rede pública de ensino do município de São Desidério-BA. Os resultados demonstram que novas exigências, somadas às antigas do ofício docente, têm provocado a intensificação do trabalho docente. No conjunto de múltiplos fatores que contribuem para isso, identificamos que os relacionados à inclusão dos alunos com necessidades específicas, ao excesso de demandas burocráticas e às atuais tensões nas relações com os estudantes foram os mais apontados pelos professores entrevistados.
- ItemA ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia RasiaEste trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.
- ItemA prática do xadrez como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de crianças com TDAH(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-17) Bastos Junior, Altamir da Costa; Besnosik, Raquel lima; Matos, Aline Teixeira de; Quadros, Tatiane Alves Gusmão deO presente trabalho aborda a prática do xadrez como ferramenta pedagógica voltada para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar as habilidades cognitivas mobilizadas durante o jogo de xadrez, compreender como as especificidades do TDAH interferem no processo de aprendizagem e analisar de que maneira a prática do xadrez pode favorecer esse processo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com delineamento exploratório-experimental. Para a coleta de dados, foi criado um grupo focal composto por crianças diagnosticadas com TDAH. A análise dos dados observados dos alunos durante as aulas e das entrevistas feitas antes e após o grupo focal, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o xadrez contribuiu para o desenvolvimento da atenção, memória, tomada de decisões e autorregulação, apontando para o potencial pedagógico do jogo na educação inclusiva.
- ItemA relevância da literatura afro-brasileira na construção da identidade negra no ensino fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-21) Rocha, Marta Dias; Argolo, Gerson do Carmo; Hanashiro, Walker Umeki; Carvalho , Cosme Wilson Ferreira deA literatura afro-brasileira é essencial para fortalecer a identidade negra, especialmente entre as crianças do ensino fundamental I, que muitas vezes não se veem representadas nos livros didáticos. A introdução dessa literatura nas escolas. Em formas de material paradidáticos, se constitui numa importante ferramenta pedagógica para combater a manutenção de estereótipos e promover um reconhecimento e respeito da diversidade cultural existente em nossa sociedade. Apesar da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, a história e cultura euro-centrada ainda predomina nos currículos escolares. Nesse sentido, essa pesquisa ressalta a importância de se incluir autores negros e obras que retratem a cultura afro-brasileira de forma positiva na realidade escolar. O presente estudo tem caráter bibliográfico e teve como principal objetivo refletir sobre a relevância de introduzir a literatura afro-brasileira como recurso pedagógico na construção da identidade negra no ensino fundamental I.
- ItemA utilização das TICs como facilitador do trabalho do coordenador pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Gonçalo, Elis Raisa Silva; Bernardino, Geisiana; Pereira, Lourivaldo Barreto; Silva, Neiva dos Santos da; Silva, Darto Vicente daA presente pesquisa objetivou investigar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como facilitador no trabalho do coordenador pedagógico. Para a realização desta obra primeiramente buscamos conceituar o uso das TICs no contexto escolar, assim como o papel do coordenador nesse contexto educacional, subsequentemente discutimos as TICs como ferramenta de trabalho do coordenador, além de como pode ser utilizada na sala de aula. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Moran (2013), Levy (1999), Ferreira (2012), Franco (2008), Pinto (2013), Marcand (2013) e Clementi (2003). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica, podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: A utilização das TICs podem ser bem sucedidas no contexto educacional. No entanto é importante notar que o sucesso da implementação dessas tecnologias depende de vários fatores, incluindo a disponibilidade de recursos, a formação dos professores e a receptividade dos alunos. Em conclusão, o uso das TICs na educação tem o potencial de enriquecer, mas também apresenta desafios. A profissionalização da equipe e o uso eficaz dos recursos são fundamentais para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAgenda do coordenador e o projeto político pedagógico: (re) elaboração a partir da implantação da base nacional comum curricular(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2025-07-22) Silva, Érica Escobar; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Thelma Rocha dosO presente estudo analisa a atuação do (a) coordenador (a) pedagógico (a) na (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em duas escolas, uma pública e uma particular, no município de Barreiras – BA. A pesquisa, de natureza qualitativa foi realizada com base na análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os (as) respectivos (as) coordenadores (as). Para tanto foram apresentados conceitos fundamentais relacionados ao papel do (a) coordenador (a), a Base Nacional Comum Curricular e ao Projeto Político-Pedagógico visando á compreensão das atividades que esse profissional desempenha na (re) elaboração do documento. Nesse sentido, os principais teóricos que norteiam a pesquisa são Libâneo (2012) e Vasconcellos (2004). Os resultados evidenciam que a maneira como o (a) coordenador (a) conduz e compreende o Projeto Político Pedagógico, interfere diretamente na forma como o documento é organizado e como ele expressa ou não a identidade da escola e de seus frequentadores. Ambas expressam fragilidades no que diz respeito ao documento, mas uma se destaca pelo trabalho formativo e reflexivo, alinhado à gestão democrática e à formação docente. A pesquisa conclui que o Projeto Político Pedagógico deve ser um documento vivo, revisitado constantemente e que o (a) coordenador (a) deve assumir seu papel de liderança, alinhando suas atividades da agenda para que o compromisso com o documento seja de fato efetivado.
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.
- ItemAs contribuições da literatura para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC para Educação Infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Sá, Jéssica de Jesus da Silva de, Lopes, Sandra Valéria Souza; Lopes, Sandra Valéria Souza; Pereira, Neiva dos Santos; Silva, Darto Vicente da, Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Wanderley, Marta Maria Silva de FariaEste trabalho tem como objetivo geral investigar de que maneira a literatura pode contribuir para a efetivação da proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o trabalho pedagógico na educação infantil. Destacamos aqui também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e as orientações da BNCC. Neste estudo, ressaltamos ainda a importância de trabalhar com os campos de experiências segundo a BNCC e a importância da literatura infantil para o desenvolvimento dos campos de experiências, favorecendo a imaginação, a criatividade e os aspectos físicos, afetivos e sociais. A metodologia desenvolvida foi inspirada na pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa utilizando-se de produção e análise de uma proposta elaborada baseada em 4 livros de Literatura Infantil. Assim com os livros realizamos uma síntese da história em seguida planejamos de forma interdisciplinar os 5 campos de experiências e por fim fizemos uma discussão fundamentada a luz dos teóricos e documentos estudados. O estudo mostrou a importância da literatura associada aos campos de experiências para efetivar o trabalho pedagógico de qualidade na educação infantil.
- ItemAs contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-07) Oliveira, Dailza Silva de; Matos, Aline Teixeira de; Pereira , Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel LimaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado em uma escola da rede municipal de Barreiras (BA), que oferta a Educação Infantil em tempo parcial. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Bertoldo e Ruchel (2011) e Vygotsky (1991) entre outos. Os dados foram coletados a partir da entrevista com três docentes e a observação do cotidiano da sala de aula, utilizando como método da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que a ludicidade é uma ferramenta eficaz no desenvolvimentodas crianças, contribuindo para um aprendizado mais significativo e prazeroso. Desse modo, pode-se afirmar que as préticas lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
- ItemAs contribuições dos jogos e brincadeiras para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santana , Aitana Pereira de Souza; Azevedo, Ananda Naraiana Sara Santos Régis de; Pereira , Neiva dos Santos; Silva , Darto Vicente da; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho teve como principal objetivo investigar de que maneira os jogos e brincadeiras podem contribuir para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil. Para isso, enfatizamos a Lei de Diretrizes e Bases – LDB – e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sendo essa última que apresenta os campos de experiência que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Assim, destacamos nesse estudo Kishimoto (2017) e, de forma breve, o desenvolvimento da criança por meio dos jogos e brincadeiras de acordo com Piaget (1980) e Vygotsky (1991). Salientamos ainda a importância dos jogos e brincadeiras na educação das crianças, ressaltando que ambos são ferramentas/recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, motor, além de favorecer a imaginação, criatividade, empatia e socialização fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Assim sendo, apresentamos a proposta de trabalho com jogos e brincadeiras vinculando aos 5 campos de experiência propostos pela BNCC, elaborando um planejamento com discussão fundamentada. Para realização do estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Podemos concluir que os jogos e brincadeiras são ferramentas indissociáveis para a efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil alinhado aos 5 campos de experiência, haja vista que proporcionam estratégias eficazes para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor das crianças. Vale destacar que os professores podem ajustar as práticas pedagógicas utilizando os jogos e as brincadeiras em todos os campos de experiências estabelecidos pela BNCC, propiciando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para as crianças da creche e da pré-escola.
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemO atendimento em duas creches municipais na cidade de Angical – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2021-07-15) Gonçalves, Dany Ellen da Câmara; Paixão, Mirielly Tamara Ramos daO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de duas creches municipais da cidade de Angical – BA. Para isso, comparamos as estruturas físicas das duas creches investigadas com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 1(um) elemento da creche A e 1(um) elemento da creche B estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, alguns elementos estão de acordo parcialmente, no entanto, em sua grande maioria, os elementos da estrutura das duas creches não estão de acordo.
- ItemO atendimento em uma creche municipal na cidade de Barreiras – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2022-07-29) Mendes, Luisa Andrade; Araújo, Patrícia Gabryelle AlcântaraO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. A análise evidencia que 3 (três) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 1 (um) elemento não está de acordo, no entanto, em sua grande maioria, os elementos estão de acordo parcialmente.
- ItemO atendimento em uma creche na cidade de Barreiras- Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento integral da criança(2022-08-03) Silveira, Jaíne Andrade MartinsO estudo teve como principal objetivo analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 10 (dez) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 5 (cinco) elementos estão de acordo parcial e 3 (três) dos elementos da estrutura da creche inexistem.