Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 55
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemA gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Câmara, Adriana Pereira da; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente trabalho teve como objetivo geral compreender as ações adotadas pela gestão escolar antes da aplicação da prova do SAEB em escolas públicas do fundamenta 1 dos municípios de Angical e Barreiras – BA. A proposta de pesquisa básica caminhou com a sustentação de dois instrumentos, a saber: análise documental e entrevistas. Foram considerados documentos institucionais para verificação de pontos que delineavam as ações da gestão escolar para aplicação da avaliação externa, nesse sentido, consideraram-se as categorias: gestão escolar democrática, gestão pedagógica, gestão administrativa, avaliação externa. Os aspectos que emergiram desta pesquisa permitiram identificar as fragilidades nas decisões dos gestores no que se refere ao realinhamento dos documentos indenitários, bem como uma política de organização voltada para a qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens por meio da aplicação da avaliação ex-terna. Os resultados ainda apontaram algumas poucas ações realizadas pelos gestores antes da aplicação da prova do SAEB, a saber: no que se refere ao apoio emocional aos estudantes, bem como aplicação de simulados como os descritores exigidos pela referida avaliação. Palavras-chaves: Gestão escolar; Avaliação externa; Prova do SAEB; Ações; Planejamento.
- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemA ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia RasiaEste trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.
- ItemA relevância da literatura afro-brasileira na construção da identidade negra no ensino fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-21) Rocha, Marta Dias; Argolo, Gerson do Carmo; Hanashiro, Walker Umeki; Carvalho , Cosme Wilson Ferreira deA literatura afro-brasileira é essencial para fortalecer a identidade negra, especialmente entre as crianças do ensino fundamental I, que muitas vezes não se veem representadas nos livros didáticos. A introdução dessa literatura nas escolas. Em formas de material paradidáticos, se constitui numa importante ferramenta pedagógica para combater a manutenção de estereótipos e promover um reconhecimento e respeito da diversidade cultural existente em nossa sociedade. Apesar da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, a história e cultura euro-centrada ainda predomina nos currículos escolares. Nesse sentido, essa pesquisa ressalta a importância de se incluir autores negros e obras que retratem a cultura afro-brasileira de forma positiva na realidade escolar. O presente estudo tem caráter bibliográfico e teve como principal objetivo refletir sobre a relevância de introduzir a literatura afro-brasileira como recurso pedagógico na construção da identidade negra no ensino fundamental I.
- ItemA utilização das TICs como facilitador do trabalho do coordenador pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Gonçalo, Elis Raisa Silva; Bernardino, Geisiana; Pereira, Lourivaldo Barreto; Silva, Neiva dos Santos da; Silva, Darto Vicente daA presente pesquisa objetivou investigar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como facilitador no trabalho do coordenador pedagógico. Para a realização desta obra primeiramente buscamos conceituar o uso das TICs no contexto escolar, assim como o papel do coordenador nesse contexto educacional, subsequentemente discutimos as TICs como ferramenta de trabalho do coordenador, além de como pode ser utilizada na sala de aula. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Moran (2013), Levy (1999), Ferreira (2012), Franco (2008), Pinto (2013), Marcand (2013) e Clementi (2003). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica, podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: A utilização das TICs podem ser bem sucedidas no contexto educacional. No entanto é importante notar que o sucesso da implementação dessas tecnologias depende de vários fatores, incluindo a disponibilidade de recursos, a formação dos professores e a receptividade dos alunos. Em conclusão, o uso das TICs na educação tem o potencial de enriquecer, mas também apresenta desafios. A profissionalização da equipe e o uso eficaz dos recursos são fundamentais para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.
- ItemAs contribuições da literatura para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC para Educação Infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Sá, Jéssica de Jesus da Silva de, Lopes, Sandra Valéria Souza; Lopes, Sandra Valéria Souza; Pereira, Neiva dos Santos; Silva, Darto Vicente da, Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Wanderley, Marta Maria Silva de FariaEste trabalho tem como objetivo geral investigar de que maneira a literatura pode contribuir para a efetivação da proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o trabalho pedagógico na educação infantil. Destacamos aqui também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e as orientações da BNCC. Neste estudo, ressaltamos ainda a importância de trabalhar com os campos de experiências segundo a BNCC e a importância da literatura infantil para o desenvolvimento dos campos de experiências, favorecendo a imaginação, a criatividade e os aspectos físicos, afetivos e sociais. A metodologia desenvolvida foi inspirada na pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa utilizando-se de produção e análise de uma proposta elaborada baseada em 4 livros de Literatura Infantil. Assim com os livros realizamos uma síntese da história em seguida planejamos de forma interdisciplinar os 5 campos de experiências e por fim fizemos uma discussão fundamentada a luz dos teóricos e documentos estudados. O estudo mostrou a importância da literatura associada aos campos de experiências para efetivar o trabalho pedagógico de qualidade na educação infantil.
- ItemAs contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-07) Oliveira, Dailza Silva de; Matos, Aline Teixeira de; Pereira , Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel LimaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado em uma escola da rede municipal de Barreiras (BA), que oferta a Educação Infantil em tempo parcial. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Bertoldo e Ruchel (2011) e Vygotsky (1991) entre outos. Os dados foram coletados a partir da entrevista com três docentes e a observação do cotidiano da sala de aula, utilizando como método da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que a ludicidade é uma ferramenta eficaz no desenvolvimentodas crianças, contribuindo para um aprendizado mais significativo e prazeroso. Desse modo, pode-se afirmar que as préticas lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
- ItemAs contribuições dos jogos e brincadeiras para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santana , Aitana Pereira de Souza; Azevedo, Ananda Naraiana Sara Santos Régis de; Pereira , Neiva dos Santos; Silva , Darto Vicente da; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho teve como principal objetivo investigar de que maneira os jogos e brincadeiras podem contribuir para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil. Para isso, enfatizamos a Lei de Diretrizes e Bases – LDB – e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sendo essa última que apresenta os campos de experiência que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Assim, destacamos nesse estudo Kishimoto (2017) e, de forma breve, o desenvolvimento da criança por meio dos jogos e brincadeiras de acordo com Piaget (1980) e Vygotsky (1991). Salientamos ainda a importância dos jogos e brincadeiras na educação das crianças, ressaltando que ambos são ferramentas/recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, motor, além de favorecer a imaginação, criatividade, empatia e socialização fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Assim sendo, apresentamos a proposta de trabalho com jogos e brincadeiras vinculando aos 5 campos de experiência propostos pela BNCC, elaborando um planejamento com discussão fundamentada. Para realização do estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Podemos concluir que os jogos e brincadeiras são ferramentas indissociáveis para a efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil alinhado aos 5 campos de experiência, haja vista que proporcionam estratégias eficazes para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor das crianças. Vale destacar que os professores podem ajustar as práticas pedagógicas utilizando os jogos e as brincadeiras em todos os campos de experiências estabelecidos pela BNCC, propiciando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para as crianças da creche e da pré-escola.
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemO atendimento em duas creches municipais na cidade de Angical – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2021-07-15) Gonçalves, Dany Ellen da Câmara; Paixão, Mirielly Tamara Ramos daO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de duas creches municipais da cidade de Angical – BA. Para isso, comparamos as estruturas físicas das duas creches investigadas com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 1(um) elemento da creche A e 1(um) elemento da creche B estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, alguns elementos estão de acordo parcialmente, no entanto, em sua grande maioria, os elementos da estrutura das duas creches não estão de acordo.
- ItemO atendimento em uma creche municipal na cidade de Barreiras – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2022-07-29) Mendes, Luisa Andrade; Araújo, Patrícia Gabryelle AlcântaraO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. A análise evidencia que 3 (três) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 1 (um) elemento não está de acordo, no entanto, em sua grande maioria, os elementos estão de acordo parcialmente.
- ItemO atendimento em uma creche na cidade de Barreiras- Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento integral da criança(2022-08-03) Silveira, Jaíne Andrade MartinsO estudo teve como principal objetivo analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 10 (dez) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 5 (cinco) elementos estão de acordo parcial e 3 (três) dos elementos da estrutura da creche inexistem.
- ItemAvaliação da aprendizagem: da concepção à prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental(2021-07-15) Cruz, Jefferson da Silva; Rodrigues, Eliane da Silva SouzaEsta pesquisa foi realizada sob a metodologia de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e também de campo, que através da aplicação de um questionário (online) para professores que atuam no 4ª e 5º ano do ensino fundamental, em escolas da rede municipal da cidade de Barreiras-BA, propôs analisar como ocorre o processo de avaliação e de que forma a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem pode interferir no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para tanto, foi realizado um estudo baseado em alguns teóricos, dentre eles: Luckesi (1997; 2005), Tardif (2002; 2006; 2014), Rossit e Storani (2010), Hoffmann (2018; 2019) e Villas Boas (2019), os quais abordam sobre a temática avaliação da aprendizagem, como também, dialogam essa com a formação docente, na perspectiva de promover a avaliação em sua real essência, processual e continua. Esta pesquisa possibilitou o entendimento no que diz respeito ao ato avaliativo, como sendo aquele que subsidia a prática docente com o objetivo de acompanhar todo o processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e intervir nas possíveis falhas em seu percurso, em busca de que se concretizem as aprendizagens não alcançadas, logo, seja consolidado o processo de aquisição de conhecimento. Ainda, este estudo pôde contribuir com a compreensão de que a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem refletirá de forma significativa no desenvolvimento de todo seu trabalho pedagógico, tendo em vista que os seus procedimentos de avaliação, assim como as teorias ou tendências pedagógicas que orientam a sua prática, de forma consciente ou inconscientemente estará norteando o desenvolvimento do ser labor pedagógico.
- ItemCaminhos para alfabetizar: procedimentos metodológicos utilizados por uma professora de escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães - Bahia(2021-07-14) Souza, Greice Kelle Mendes de; Carvalho, Kaline BarretoEste trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos utilizados por uma professora alfabetizadora atuante no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. A metodologia utilizada na pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo. Além das observações efetuadas, aplicamos um questionário com 9 questões objetivas e subjetivas à professora participante, como forma de entender a sua escolha pelos procedimentos metodológicos utilizados, suas expectativas e dificuldades no fazer pedagógico. Como marco teórico nos baseamos nos estudos de Ferreiro e Teberosk (1999) Cagliari (1998), Soares (1999, 2004), Bordignon e Paim (2017), Galvão e Leal (2005), entre outros. As considerações finais apontam que a professora não utiliza apenas uma metodologia, mas usa métodos mistos, aplicando métodos sintéticos e analíticos em sua prática pedagógica, evidenciando assim, que todos os métodos têm seus fundamentos, privilegiar um e subestimar os demais é um equívoco que devemos superar. Nesse sentido, proporcionar uma alfabetização articulada ao letramento é o que vai fazer a diferença na escolarização das crianças.
- ItemA concepção dos professores sobre o papel da família em relação ao ensino remoto no contexto da pandemia(2021-07-22) Xavier, Eliana Santos; Rodrigues, Veridiana de SantanaO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objeto é analisar a concepção dos professores sobre a participação da família no processo de ensino e aprendizagem nas aulas remotas, durante a pandemia. Para tanto, o primeiro capítulo sustenta o referencial teórico, em que sintetiza a ideia de concepção, enfatiza a importância das relações família/escola, professor/aluno para o processo de ensino/aprendizagem e contextualiza sobre as aulas remotas durante a pandemia. O segundo capítulo apresenta a metodologia utilizada nessa pesquisa, na qual pautou-se na aplicação de questionário a um grupo de professores, que são alunos e ex-alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IX, que atuam como professores na rede privada de ensino nos municípios de Barreiras e Cotegipe, situados na região Oeste da Bahia, por meio da ferramenta digital Google Forms. E o terceiro capítulo aborda os resultados obtidos através das análises. Por meio das considerações finais, constatou-se que a concepção dos professores sobre a participação da família no processo de ensino e aprendizagem nas aulas remotas, durante a pandemia, pauta-se em e considerar que, em boa parte dos casos, se estabelece uma relação positiva de troca e de parceria. Essas considerações concluem, também, o seguinte: segundo o que se colheu dos questionamentos referentes às dificuldades neste processo de ensino remoto, a família não aparece como agente causador das mesmas.
- ItemAs concepções do papel da escola nos projetos políticos pedagógicos do ensino fundamental de algumas escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-Ba e Barreiras-Ba(2021-07-15) Aquino, Helga Fernandes da Silva de; Barbosa, Sande SantanaO presente estudo teve como principal objetivo investigar a concepção do papel da escola e a estrutura organizacional dos projetos políticos pedagógicos - PPPs pertencentes a 8 (oito) escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-BA e Barreiras-BA. Para tanto, destacamos a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola presentes nos PPPs, e comparamos com a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola elaborado através do referencial teórico que teve como base os teóricos Forquin (1993), Libâneo (2019), Saviani (2016), Silva (2014), Tardif (2014) e Veiga (2008). Utilizamos a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam que dos oitos PPPs pesquisados 3 (três) apresentam o papel da escola em conformidade com o nosso referencial teórico, e 5 (cinco) deles não estão em conformidade.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »