Licenciatura em Pedagogia - DCH9

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    Contribuições do programa residencia pedagogica para o Aprendizado dos alunos da EJA de uma escola municipal atendida pelo programa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-26) Paiva, Maicon de Souza; Carvalho, Ana Jovina Vieira; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos
    A presente monografia tem por finalidade pormenorizar as experiências vivenciadas no período da Residência Pedagógica Coordenação de Atendimento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o referido programa promove a relação entre a universidade e as escolas de Educação Básica no qual os graduandos realizam um contato com o ambiente escolar. O Programa de Residência Pedagógica (CAPES) oportuniza aos residentes vivenciarem de perto a realidade e os desafios enfrentados pelos professores bem como os percalços inerentes ao trabalho desenvolvidos nas salas de EJA, tendo em vista a evasão, a juvenilização, violência, gravidez muitos estudantes trabalham no cotraturno, o empobrecimento que agravou-se ainda mais no período de pandemia deixa claro as intempéries vividas pelos professores das escolas pública de EJA. Resulta de um estudo documental que analisou o livro passageiros da noite de Miguel Arroyo de 2017. A pesquisa bibliográfica expõe de forma descritiva o processo formativo do professor
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    A utilização das TICs como facilitador do trabalho do coordenador pedagógico
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Gonçalo, Elis Raisa Silva; Bernardino, Geisiana; Pereira, Lourivaldo Barreto; Silva, Neiva dos Santos da; Silva, Darto Vicente da
    A presente pesquisa objetivou investigar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como facilitador no trabalho do coordenador pedagógico. Para a realização desta obra primeiramente buscamos conceituar o uso das TICs no contexto escolar, assim como o papel do coordenador nesse contexto educacional, subsequentemente discutimos as TICs como ferramenta de trabalho do coordenador, além de como pode ser utilizada na sala de aula. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Moran (2013), Levy (1999), Ferreira (2012), Franco (2008), Pinto (2013), Marcand (2013) e Clementi (2003). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica, podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: A utilização das TICs podem ser bem sucedidas no contexto educacional. No entanto é importante notar que o sucesso da implementação dessas tecnologias depende de vários fatores, incluindo a disponibilidade de recursos, a formação dos professores e a receptividade dos alunos. Em conclusão, o uso das TICs na educação tem o potencial de enriquecer, mas também apresenta desafios. A profissionalização da equipe e o uso eficaz dos recursos são fundamentais para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.
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    O ensino de história e cultura afro-brasileira de acordo com a lei 10.639 em uma escola pública de Barreiras-Ba: possibilidades e limites
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-08) Regis, Carmem Lúcia do Carmo Silva; Silva, Tatiane Regis; Argolo, Gerson do Carmo; Hanashiro, Walker Umeki; Carvalho, Cosme Wilson Ferreira de
    O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, realizada para a conclusão do curso de Licenciatura em pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB – Campus IX com tema voltado para Lei 10.639/03 que se refere a História e Cultura Afro-brasileira. O trabalho tem como principal objetivo identificar elementos que fortaleçam a educação da história e cultura afro-brasileira em uma escola pública da cidade de Barreiras- BA. Através da análise de documentos, como PPP da escola e os planos de aula dos professores, buscou-se informações que pudessem indicar a valorização das diversidades e a inclusão formal do ensino da história da cultura afro-brasileira e Indígena. A pesquisa desenvolveu questionários semiabertos com gestores e docentes da escola pesquisada para compreender seus papéis no processo de mudança no foco do ensino euro centrado, e na formação dos estudantes. Sabe-se que o Brasil é caracterizado por uma variedade de etnias, costumes e tradições, que não foram igualmente valorizados, por isso a importância de se abordar conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira e Indígena no espaço escolar.
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    As contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-07) Oliveira, Dailza Silva de; Matos, Aline Teixeira de; Pereira , Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel Lima
    Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado em uma escola da rede municipal de Barreiras (BA), que oferta a Educação Infantil em tempo parcial. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Bertoldo e Ruchel (2011) e Vygotsky (1991) entre outos. Os dados foram coletados a partir da entrevista com três docentes e a observação do cotidiano da sala de aula, utilizando como método da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que a ludicidade é uma ferramenta eficaz no desenvolvimentodas crianças, contribuindo para um aprendizado mais significativo e prazeroso. Desse modo, pode-se afirmar que as préticas lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
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    A ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia Rasia
    Este trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.