Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT)

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em nível Doutorado Profissional, que se constitui numa associação de Universidades da Região Nordeste do Brasil, formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade do Estado da Bahia, visa o somatório das potencialidades locais e regionais, objetivando a aquisição e o desenvolvimento de competências, formação e experiência diversificada, para compreender, refletir e atuar dentro da complexidade intra e interprocessual do desenvolvimento Agroecológico e Territorial, de modo interdisciplinar. O PPGADT visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas de formação que serão capacitados para atuar na promoção da agroecologia e desenvolvimento territorial no que tange à diversidade socioambiental e aos desafios à transição agroecológica e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

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    Educação ecológica na infância: trilhas pedagógicas para professoras(es) de escolas de educação infantil do campo, município de Juazeiro/BA
    (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Lopo, Alexandre Boleira
    Esta tese investiga quais práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil do campo, no município de Juazeiro-BA, contribuem para a construção da consciência ecológica desde a primeira infância. Diante do contexto das mudanças climáticas e da crise ambiental, o estudo reconhece a urgência da Educação Ambiental como parte integrante do cotidiano escolar, especialmente nos primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento humano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o método de estudo de caso do tipo múltiplo, empregando entrevistas semiestruturadas, observação e registros de imagens como técnicas de investigação em campo. Fundamenta-se em referenciais teóricos que discutem a Educação Ambiental, a Educação Infantil, a Educação do Campo e a interdependência entre seres humanos e natureza. A análise partiu das seguintes premissas: carência de práticas pedagógicas que aproximam a criança e a natureza nas escolas municipais de Educação Infantil; carência de formação continuada em Educação Ambiental para as docentes; e escassez de materiais didáticos relacionados à temática ambiental. Apesar dessas limitações, reconheceu-se a presença de experiências pedagógicas pontuais que fortalecem a relação das crianças com o meio ambiente. A partir das visitas a nove escolas municipais de Educação Infantil do campo e da aplicação dos instrumentos de pesquisa mencionados, foi possível identificar ações que aproximam as crianças da natureza no cotidiano escolar, orientadas tanto por diretrizes nacionais e municipais quanto por propostas do projeto didático desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. Tal evidência contrariou uma das premissas iniciais da pesquisadora. Por outro lado, as demais foram confirmadas, uma vez que se constatou a inexistência de um programa de formação continuada em Educação Ambiental e a carência de materiais didáticos contextualizados na rede de ensino. Como resultados, verificou-se a existência de práticas pedagógicas que aproximam as crianças da natureza por meio de diferentes recursos pedagógicos; contudo, essas práticas ainda privilegiam uma abordagem pragmática de Educação Ambiental. Também foram encontradas evidências de discrepância entre os dispositivos normativos e legais e a realidade das escolas municipais de Educação Infantil do campo, sobretudo no que se refere à precariedade da infraestrutura e à formação continuada das/os docentes. Considerando a necessidade de contribuir para o processo formativo das/os profissionais da educação, foi elaborado, em construção colaborativa, a partir das contribuições das 26 professoras participantes do estudo, um itinerário pedagógico de Educação Ambiental intitulado “A natureza na rotina da escola”. O objetivo é fortalecer a Educação Ambiental na primeira infância e contribuir para políticas públicas educacionais mais contextualizadas e integradas à sustentabilidade ambiental.
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    A natureza na rotina da escola: itinerário pedagógico de Educação Ambiental
    (2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Lopo, Alexandre Boleira
    O material é fruto de uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Seu objetivo é apoiar professoras e professores na inserção da educação ambiental na rotina escolar da primeira infância, estimulando a aproximação das crianças com a natureza. O produto não se propõe a ser um manual de atividades, mas um itinerário pedagógico estruturado em trilhas reflexivas, com bases teóricas, sugestões práticas e inspirações que fortalecem a consciência ecológica desde cedo. Defende que a educação ambiental vai além do conhecimento, envolvendo atitudes, valores e senso de pertencimento, em consonância com marcos legais nacionais e estaduais. Entre os destaques, apresenta: a importância do contato diário da criança com o ambiente natural para o desenvolvimento integral, físico, cognitivo, afetivo e ético; críticas ao “transtorno do déficit de natureza”, que revela o afastamento crescente das crianças dos espaços naturais; propostas de mapeamento de áreas verdes dentro e fora da escola, valorizando hortas, jardins, praças e territórios comunitários; indicações de práticas pedagógicas, como brincadeiras ao ar livre, contação de histórias ligadas à natureza, atividades artísticas e sensoriais, cultivo de hortas, visitas a espaços ecológicos e culturais; um cronograma sugerido de aproximação com a natureza: diariamente brincar ao ar livre, semanalmente explorar a natureza, mensalmente visitar espaços externos, e anualmente conhecer áreas cultivadas; referências e sugestões de materiais, instituições e iniciativas que podem inspirar educadores, como o Instituto Alana, o Projeto Escola Verde, o Irpaa, o Caerdes, a Univasf e diversas publicações sobre infância e meio ambiente. A obra reforça que a educação ambiental na infância é um processo contínuo, transdisciplinar e coletivo, essencial para formar cidadãs e cidadãos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e o cuidado com a “Casa Comum”.
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    Efeito inibitório in vitro da manipueira no controle do fusarium guttiforme
    Santos, Marcos Antonio Cerqueira; Cocozza, Fábio del Monte; Paz, Cristiane Domingos da; Benevides, Raquel Guimarães; Aguiar, Leonardo Matheus Pereira
    O presente Relatório Técnico Conclusivo é o produto final da Tese Alternativa agroecológica para o controle da fusariose do abacaxi (Ananas comosus L. Merril) no município de Itaberaba-BA. Diante do desafio de propor métodos alternativos ao uso de substâncias sintéticas pela agricultura convencional no controle da fusariose do abacaxi, objetivou-se avaliar, em modelo in vitro, a ação do resíduo do processamento da mandioca, manipueira, na inibição do crescimento micelial do fungo Fusarium guttiiforme. Nos testes experimentais, a manipueira, obtida da ralagem e prensagem de raízes de mandioca Platina, foi adicionada em quatro concentrações (25%, 50%, 75% e 100%), em placas de Petri com meio de cultura BDA, sendo estas inoculadas com isolado do fungo. De forma semelhante, foram realizados controle positivo, com fungicida sintético à base de tebuconazol, e testemunha, com água esterilizada. As placas foram incubadas em BOD a 27 oC ± 2 oC. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), avaliando-se o efeito da manipueira em três momentos de maturação, 0h, 24h e 48h. Verificou-se inibição estatisticamente significativa entre os resultados do diâmetro do micélio do fusarium (cm) nos casos tratados com manipueira em relação às testemunhas, e as Porcentagens de Inibição de Crescimento micelial (PIC) foram semelhantes aos tratamentos com o fungicida. Portanto, a manipueira inibiu o crescimento do Fusarium guttiforme, mostrando-se eficaz no controle do fungo in vitro. Esse resíduo, que é disponível em comunidades que lidam com o cultivo e/ou processamento da mandioca, tem potencial para ser usado como fungicida no controle da fusariose do abacaxi.
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    Manual técnico para confecção do kit Biofertilizante
    (UNEB, 2024) Pimenta, Rérison Magno Borges; Cocozza, Fábio Del Monte; Paz, Cristiane Domingos da; Silva, Laís Débora Campos da
    Biofertilizantes são considerados bioinsumos produzidos a partir de materiais orgânicos diversos por processos aeróbicos ou anaeróbicos, podendo ainda ser enriquecidos com fonte mineral de nutrientes. Possuem como funções fornecer nutrientes para plantas e microrganismos, sintetizar e/ou induzir a síntese de fitormônios, promover o equilíbrio biológico no solo com o aumento da população de microrganismos benéficos e auxiliar no controle de pragas e doenças.
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    Biofertilizante líquido no manejo da cultura do gergelim: geração de conhecimento em prol do fortalecimento da agroecologia e dos agricultores de Euclides da Cunha - BA
    (UNEB, 2024-12-20) Pimenta, Rérison Magno Borges; Cocozza, Fábio del Monte; Lopo, Alexandre Boleira; Bomfim, Felipe Rodrigues; Duarte, Antonia Eliene; Lima, Kátia Regina Rodrigues; Paz, Cristiane Domingos da
    Esta investigação nasceu da necessidade de fortalecimento da agricultura e dos agricultores agroecológicos e busca contribuir com informações relacionadas ao manejo das plantas cultivadas, bem como desenvolver ações em prol da agroecologia e do desenvolvimento territorial. Para tanto, focou no estudo da utilização de biofertilizante na cultura do gergelim (Sesamum indicum L.), porém com uma visão interdisciplinar que busca contribuir para solução dos problemas enfrentados pelos agricultores do município de Euclides da Cunha, à exemplo da degradação do solo e redução da biodiversidade, associados à problemas sociais e econômicos. Portanto, teve como objetivo contribuir com informações sobre as características química e biológica do biofertilizante; a germinação, desenvolvimento e produção do gergelim após aplicação de biofertilizante líquido e propor ações educativas através de oficinas para divulgação da tecnologia desenvolvida neste estudo contribuindo para fortalecimento da agroecologia. Para esse propósito, foram conduzidos experimentos para avaliação de germinação, emergência, crescimento inicial, caracterização química e microbiológica do biofertilizante; e a confecção de um Kit para facilitar a produção do biofertilizante líquido, bem como a elaboração de um manual técnico para ser usado como material de apoio por oficineiros para construção do Kit biofertilizante e desenvolvimento desse tema junto às associações de produtores rurais. Os trabalhos foram conduzidos no campo experimental e laboratórios do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT XXII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, localizado no município de Euclides da Cunha – BA.