Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT)
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O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em nível Doutorado Profissional, que se constitui numa associação de Universidades da Região Nordeste do Brasil, formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade do Estado da Bahia, visa o somatório das potencialidades locais e regionais, objetivando a aquisição e o desenvolvimento de competências, formação e experiência diversificada, para compreender, refletir e atuar dentro da complexidade intra e interprocessual do desenvolvimento Agroecológico e Territorial, de modo interdisciplinar.
O PPGADT visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas de formação que serão capacitados para atuar na promoção da agroecologia e desenvolvimento territorial no que tange à diversidade socioambiental e aos desafios à transição agroecológica e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.
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- Item"Olho d'água cinza": tecnologia inovadora de reuso de água cinza em quintais agroecológicos no semiárido nordestino(UNEB, 2025-02-27) Silva Junior, Francier Simião da; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Silva, Ana Paula Lopes da; Pacheco, Clécia Simone Goncalves Rosa; Lima, Kátia Regina Rodrigues; Cocozza, Fabio Del MonteA crescente escassez de água, especialmente em regiões semiáridas, gerou a necessidade de buscar alternativas sustentáveis para o manejo hídrico. Neste contexto, a presente pesquisa partiu da implementação e avaliação da tecnologia "Olho D’Água Cinza", um sistema inovador de tratamento de água cinza domiciliar que visou oferecer soluções para a dessedentação de animais e promover práticas agrícolas sustentáveis por meio da irrigação em quintais agroecológicos. Executada na Unidade Experimental de Pesquisa (UEP) da Associação Cristã de Base – ACB em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campos Crato, localizada no município do Crato-CE. A pesquisa incluiu a implementação de um protótipo para testes e análises de água, juntamente com doze unidades de reúso em propriedades rurais nos municípios de Exu, Ipubi, Bodocó e Araripina, em Pernambuco, para avaliação qualitativa. O "Olho D’Água Cinza" foi estruturado para integrar uma caixa de gordura, um filtro biológico (F1) com camadas físicas, incluindo seixos, brita, areia e raspa de madeira, e uma camada biológica com minhocas. Adicionalmente, dois filtros (F2 e F3) incorporaram as plantas filtradoras. Este sistema culminou em um tanque de reuso, possibilitando a coleta e reutilização da água tratada, com capacidade para filtrar até 1.000 litros de água residual cinza por dia. Os resultados mostraram que a água tratada atendeu aos padrões de qualidade para reúso, contribuindo para a dessedentação de animais e permitindo a irrigação de diversas culturas. Foram observadas melhorias significativas na qualidade da água após o tratamento, com redução nos níveis de coliformes totais e na presença de patógenos, assegurando a saúde animal e humana. Além das contribuições práticas, a pesquisa promoveu a interdisciplinaridade ao engajar áreas como ciências agrárias, biológicas, sociais e de saúde, evidenciando a interconexão entre conhecimento acadêmico e as demandas da comunidade. Por fim, esta pesquisa/ação conclui que a criação dessa tecnologia de reúso de água cinza representa um avanço significativo para atender as necessidades de dessedentação, especialmente de animais domésticos e silvestres dos quintais agroecológicos. Ao adotar práticas de reúso de águas cinzas, por meio de tecnologias adequadas e sustentáveis, não apenas enfrentamos a crise hídrica, mas também promovemos a sustentabilidade e melhoramos a qualidade de vida nas comunidades rurais.
- ItemConhecendo a proposta de política pública de educação ambiental do Município de Juazeiro-BAFrança , Adson Cardoso de; Barbosa, Anna Christina Freire; Lopo, lexandre BoleiraSeu objetivo é traduzir, de forma pedagógica e acessível, a Política Pública de Educação Ambiental do Município de Juazeiro-BA, aproximando gestores, professores, estudantes e comunidade do conteúdo da legislação. O município de Juazeiro, localizado no norte do estado da Bahia, é um dos mais importantes do semiárido nordestino, reconhecido por sua relevância territorial, cultural e socioeconômica. Sua rede municipal de ensino é composta por mais de 150 escolas e atende a mais de 37 mil estudantes, distribuídos entre a sede e a extensa zona rural. Esse cenário evidencia a diversidade e os desafios enfrentados pela educação pública municipal. A cartilha aqui apresentada busca contribuir como um material de apoio pedagógico para professores, gestores, estudantes e comunidade em geral, visando fomentar reflexões, práticas e ações que ajudem a construir um futuro mais equilibrado e sustentável para Juazeiro e região.
- ItemDiversificação da cadeia produtiva do mel no semiárido: desenvolvimento de compostos alimentícios com frutas nativas da caatinga como estratégia para sustentabilidade e valorização da agricultura familiar(UNEB, 2025-10-24) Cavalcante, Valdineide Reis de Sousa; Lopo, Alexandre Boleira; Cocozza, Fábio Del Monte; Pacheco, Clécia Simone Gonçalves Rosa; Sena, Ivania Paula Freitas de Souza; Arguelho, Maria de Lara Palmeira de Macedo; Lorenzo, Vitor PratesA produção de mel fortalece o desenvolvimento territorial ao integrar os pilares econômico, social e ambiental. Este estudo analisou a cadeia produtiva do mel no Piemonte Norte do Itapicuru, identificando aspectos sociais, tecnológicos e ambientais, bem como etapas da produção e o potencial de novos produtos derivados do mel. Foram aplicados entrevistas e questionários com apicultores, representantes de cooperativas e responsáveis por casas de mel em comunidades do território. Foram desenvolvidos compostos de mel com maracujá e com umbu, submetidos a análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, que confirmaram qualidade, segurança e elevada aceitação (100% de aceitabilidade e 98,8% de intenção de compra). Além dos compostos, também foram analisados o mel e as polpas utilizadas quanto ao teor de flavonoides, polifenóis e vitamina C. Os resultados indicaram que o mel apresentou os maiores valores de polifenóis, enquanto o umbu se destacou pelo maior teor de flavonoides e pela elevada contribuição em flavonoides totais, e as polpas mostraram se as principais fontes de vitamina C. A combinação entre mel e frutas da Caatinga proporcionou equilíbrio nutricional, unindo os benefícios de ambos. Apesar da baixa diversificação de derivados e de entraves como sazonalidade e falta de tecnologia, identificam-se oportunidades de expansão para os segmentos alimentício e cosmético. Conclui-se que os compostos propostos configuram alternativas viáveis para agregar valor ao mel e às frutas nativas, promovendo diversificação produtiva e fortalecimento da agricultura familiar regional.
- ItemEducação ecológica na infância: trilhas pedagógicas para professoras(es) de escolas de educação infantil do campo, Município de Juazeiro/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Silva, Marcos Ântonio V.; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Lira, Kalline Flavia Silva de; Nascimento, José Almir doEsta tese investiga quais práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil do campo, no município de Juazeiro-BA, contribuem para a construção da consciência ecológica desde a primeira infância. Diante do contexto de mudanças climáticas e da crise ambiental, o estudo reconhece a urgência da Educação Ambiental como parte integrante do cotidiano escolar, especialmente nos primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento humano. O objetivo principal do presente trabalho foi identificar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de professoras(es) de escolas de Educação Infantil do Campo, do município de Juazeiro-BA, que favorecem a aproximação entre a criança e a natureza no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em nove escolas municipais de Educação Infantil do Campo, no município de Juazeiro-BA. No percurso metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, pela sua adequação à investigação de fenômenos complexos e contextuais. O método do estudo de caso permitiu uma análise detalhada e situada, empregando múltiplas fontes de evidência: entrevistas semiestruturadas, observação, registros de imagens, além de análise de documentos. Fundamenta-se em referenciais teóricos que discutem a Educação Ambiental, a Educação Infantil, a Educação do Campo e a interdependência entre seres humanos e natureza. A análise partiu das seguintes premissas: carência de práticas pedagógicas que aproximam a criança e a natureza nas escolas municipais de Educação Infantil; carência de formação continuada em Educação Ambiental para as/os docentes; e escassez de materiais didáticos relacionados à temática ambiental. Apesar dessas limitações, reconheceu-se a presença de experiências pedagógicas pontuais que fortalecem a relação das crianças com o meio ambiente. No percurso da pesquisa foi possível identificar ações que aproximam as crianças da natureza no cotidiano escolar, orientadas tanto por diretrizes nacionais e municipais quanto por propostas do projeto didático desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. Tal evidência contrariou uma das premissas iniciais da pesquisadora. Por outro lado, as demais foram confirmadas, uma vez que se constatou a inexistência de um programa de formação continuada em Educação Ambiental e a carência de materiais didáticos contextualizados na rede de ensino. Como resultados, verificou-se a existência de práticas pedagógicas que aproximam as crianças da natureza por meio de diferentes recursos pedagógicos; contudo, essas práticas ainda privilegiam uma abordagem pragmática de Educação Ambiental. Também foram encontradas evidências de discrepância entre os dispositivos normativos e legais e a realidade das escolas municipais de Educação Infantil do campo, sobretudo no que se refere à precariedade da infraestrutura e à formação continuada das/os docentes. Considerando a necessidade de contribuir para o processo formativo das/os profissionais da educação, foi elaborado, a partir de uma construção colaborativa, com as contribuições das 26 professoras participantes do estudo, um itinerário pedagógico de Educação Ambiental intitulado “A natureza na rotina da escola”, com a finalidade de fortalecer a Educação Ambiental na primeira infância e contribuir para políticas públicas educacionais mais contextualizadas e integradas à sustentabilidade ambiental.
- ItemProcessos identitários e formação do território da comunidade quilombola de São Tomé em Campo Formoso – Ba(UNEB, 2025-07-10) Martins, Rita de Cássia Souza; Barbosa, Anna Christina Freire; Lopo, Alexandre Boleira; Lira, Kalline Flávia Silva de; Araújo, Carlos Wagner Costa; Santos, Andrea Cristiana; Rocha, Gabriel Kafure daA presente pesquisa analisou as contribuições das memórias coletivas para a formação dos processos identitários e do território da Comunidade Quilombola de São Tomé, Bahia. As bases epistemológicas ancoraram-se nos conceitos de identidade étnico-racial com: Fanon (1968; 2008); Memória: Ricoeur (2007); Barth (2011); LeroiGourhan (1965); Halbwachs (1950); Território: Haesbaert (2021); Santos (2021); Quilombos: Nascimento (2019); Nascimento (2021); Bispo dos Santos (2023). A abordagem metodológica seguiu os moldes da pesquisa qualitativa com natureza interdisciplinar na tríade da pesquisa bibliográfica, documental e o viés da pesquisaação, subsidiada pelas histórias orais para a melhor compreensão do contexto dessa comunidade quilombola. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas e observações participantes de eventos diversos culturais, educacionais e atividades do cotidiano. Os procedimentos seguiram na perspectiva bibliográfica, documental e das observações e pesquisa-ação no campo e lócus da pesquisa. Os produtos, conforme regulamentação da Capes, através do Manual Técnico (2019), apresentam-se como uma atividade de intervenção, mas na perspectiva dialógica e participativa com os(as) sujeitos(as) atuantes do percurso da pesquisa e caracterizam-se como partes constituídas da feitura da Tese e dos demais Produtos: o Sítio Eletrônico, o Museu Virtual da Comunidade Quilombola de São Tomé – BA, caracterizados no item 2 - “Ativos de Propriedade Intelectual Patente”; a logomarca do Museu Virtual e as Histórias em Quadrinhos da Comunidade intitulada “Tomelinhos”. Dessa maneira, o conjunto dessas produções apresentam-se como um vislumbre e uma importante contribuição para que, a partir desses resgastes culturais e históricos, através da memória coletiva e social, a identidade étnico-racial continue resistindo e o território da Comunidade, que segue sem ser titulado como quilombola por “escolha” da coletividade, resista aos interesses macroeconômicos locais, regionais e nacionais.