Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAgroecologia e territorialidades: do estado da arte aos desafios do século XXI(2020) Reis, Alexandre H.; Araújo, Jairton Fraga; Oliveira, Lúcia Marisy Souza Ribeiro deEste livro é o resultado do trabalho de parceria do professor Jairton Fraga Araújo com a professora Lúcia Marisy e com a colaboração e o esforço de diversos outros professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em nível Doutorado Profissional, fundado a partir de uma associação de Universidades da Região Nordeste do Brasil, formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Inicialmente, imponho-me o dever de apresentar as ideias e os resultados que colhemos na semeadura desta parceria, para então colocar ao leitor as questões mais difíceis a que os trabalhos aqui reunidos impelem a pensar, pesar e ocupar, mediante o esforço da leitura, da crítica e da reflexão.
- ItemAgroecologia em nós(UNEB, ) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Barros, Edonilce da Rocha; Loiola, Marcos Victor do CarmoPensar a Agroecologia é sempre nutrir-se de ideias, sentimentos, expectativas, projetos e emoções emancipatórias. “Agroecologizar-se” é pôr-se resilientemente em um contexto ecológico mergulhado em profundos desequilíbrios, orientados por uma utopia eficiente que demarca a convicção da possibilidade objetiva da superação, pois ela está ancorada na sobriedade e na convicção de que a essência do ser humano não é a alienação imposta pelo Capital, mas sim que ele próprio é uma produção do ser humano e, sendo assim, a superação de sua lógica reificante está posta objetivamente na premissa inelutável de que a vida é uma produção humana. Dessa forma, o ser humano é o único sujeito, enquanto coletivo, capaz de transformar não só a natureza/sociedade, mas também a si mesmo. Agroecologia em nós é uma expressão que explicita o processo que cada um dos autores deste livro vem passando ao longo de suas vidas. Um processo esculpido com lutas sem fim contra a reprodução da lógica reificante do Capital em suas práxis sociais, as quais foram desenvolvidas por uma oposição intransigente contra as diversas formas de alienação do ser humano impostas pela forma capitalista de produção da vida em sociedade, bem como contra sua auloalienação. Não temos a pretensão de, com nossas ações, revolucionar o mundo, mas sim de participar intransigentemente de sua revolução para atendimento das demandas de autorrealização do ser humano. Nesse sentido, esta obra revela-se como mais uma de nossas iniciativas de não aceitar o falso imperativo do determinismo da inevitabilidade do desequilíbrio ambiental, bem como da tragédia ecológica que se abate sobre nosso planeta. Gaia não foi criada para negar a vida, mas sim para gerar vida, criá-la, reproduzi-la, embelezá-la e emancipá-la continuamente. Gaia é nossa destinação, não só nossa criação. Gaia é nosso sentido, esperança e fé raciocinada e intuída de que o mundo há de ser melhor – enfim, de que ele será o espelho de nossa imagem autorrealizada, de uma espécie que se humanizou, que de si mesma se apropriou, revolucionando o mundo. Nesse sentido o diálogo com a Carta Encíclica Laudato Si’ é a participação em rede em um movimento emancipatório no mundo, de construção consciente da transição ecológica em curso no planeta que, seguindo a força em ação do paradigma emergente da complexidade, tem gerado movimentos sociais diversos, responsáveis por mudanças favoráveis ao planeta nos mais diversos setores da vida em sociedade, da normatização legal à conscientização, cada vez maior, da imprescindível necessidade de cuidar de Gaia, porque ela é vida, vida que gera nossa vida e é por esta gerada. Esperamos enormemente que nossos textos tenham a potencialidade de provocar reflexões salutares no campo da vida, da natureza, da sociedade – enfim, do meio ambiente que criamos.
- ItemAplicação de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) em agriculturas de base ecológica - Agroecossistemas e sustentabilidadeLoiola, Marcos Victor do Carmo; Silva, Marcos Antonio Vanderlei; Cerqueira, Tiago Batista; Sousa, Valdineide Reis; Nogueira, Eliane Maria de SouzaA agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contempla metas de incremento de sustentabilidade dos planos de ação do consórcio global que visam dentre outros objetivos acabar com todas as formas de fome, má-nutrição pobreza. Nesse sentido, situar a discussão acerca do reconhecimento da agricultura de base ecológica e da promoção da resiliência dos agroecossistemas faz-se importante para a garantia da sustentabilidade e da segurança alimentar da população. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar as contribuições das aplicações dos ODS, com utilização na agricultura e nos processos naturais, caracterizando os agroecossistemas e a sustentabilidade relacionada a ele. Para isso, realizou-se um estudo de pesquisa bibliográfica utilizando-se de consultas a trabalhos científicos disponíveis nas bases de dados científicas publicados partir de 2007 e relacionadas ao tema proposto. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que os trabalhos selecionados apresentaram um conjunto de informações que demostram que as ações desenvolvidas pela agricultura de base ecológica e a manutenção de agroecossistemas, a partir de práticas agrícolas sustentáveis, são importantes ferramentas na preservação dos recursos naturais, que favorecem para a oferta de alimentos de qualidade, melhoria da produtividade, ampliação de recursos ecológicos, sociais e econômicos, contribuindo para a sustentabilidade agrícola e ambiental e para o alcance de agroecossistemas mais resilientes as perturbações ambientais impostas sobretudo pelas mudanças climáticas atuais e futuras.
- ItemAplicação dos ODS: nas agriculturas de base ecológica, agroecossistema e sustentabilidade(ARAUJO, J. F. ; LOIOLA, M. V. C. ; SILVA, M. A. V. ; SOUSA, V. ; PACHECO, J. L. F. ; CERQUEIRA, T. B. . APLICAÇÃO DOS ODS : nas agriculturas de base ecológica, agroecossistema e sustentabilidade. In: O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2021, Poços de Caldas. Educação Ambiental, Artes e Meio Ambiente - Jornalismo Ambiental - Políticas Públicas, Legislação e Meio Ambiente - Promoção da Saúde - Saúde Ambiental - Valoração e Economia Ambiental), 2021., 2021-07-07) Loiola, Marcos Victor do Carmo; Silva, Marcos Antonio VanderleiA finalidade desse trabalho é identificar as contribuições e sistematizar as aplicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com utilização na agricultura e nos processos naturais, caracterizando os agroecossistemas e sustentabilidade. A agenda 2030 completa metas de desenvolvimento sustentável, tendo os ODS como parte dos planos de ação global do consórcio global, o que gera um interesse entre as ações desenvolvidas pela agricultura de base ecológica e agroecossistemas em práticas agrícolas sustentáveis. A escolha metodológica adotada se evidencia pela pesquisa exploratória de caráter descritivo, adotou-se como procedimentos para o levantamento e investigação bibliográfica. Os propósitos se estabelecem como plano de ação mundial que contempla 17 metas, que busca abranger, cidades, estados, nações e demais stakeholders. Foram observadas algumas pesquisas relacionadas como o uso de sistemas de agricultura sustentável com a aplicação de técnicas e processos naturais voltados a sustentabilidade agrícola.
- ItemAvaliação dos tratamentos com húmus de minhocas e efluentes de vermicompostagem na produção e qualidade do tomate cereja(UNEB, 2023-10-23) Santos, Erivaldo Erbo Alves dos; Paz, Cristiane Domingos da; Cocozza, Fábio Del Monte; Bomfim, Felipe Rodrigues; Santos, Francisco Gauberto Barros dos; Duarte, Antônia ElianeO crescente estímulo ao consumo de produtos orgânicos tem desencadeado o desenvolvimento de técnicas que proporcionam maior produtividade, como a vermicompostagem com a produção de húmus e efluentes por meio de kits Minhobuckets. Paralelamente, a procura de frutos de tomate menores, adocicados e livres de agrotóxicos tem aumentado. O objetivo do trabalho foi avaliar a resposta do tomate tipo cereja (Solanum pimpinellifolium) cultivar Wanda ao uso de adubação (húmus de minhoca) e fertirrigação com efluentes da vermicompostagem (chorume) produzidos em kits Minhobuckets. Para a produção de húmus e efluentes da vermicompostagem (chorume), esterco bovino e capim-colonião foram compostados na proporção de 3 para 1. Após a semiestabilização, os materiais utilizados na compostagem foram acondicionados em 40 kits Minhobuckets (6dm³/kit), totalizando 240 dm³ de semicomposto e adicionados 400 gramas de minhocas da espécie Estenia andrei (vermelha da Califórnia), totalizando 16 kg. Os materiais coletados nos kits Minhobuckets (húmus e chorume) foram submetidos a análise de laboratório para a determinação de parâmetros físicos, químicos e os níveis de matéria orgânica: solo e do húmus (separados e misturados); água e chorume (separados e misturados). O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial duplo com dois níveis de adubação (25% e 50% de húmus) e quatro níveis de fertirrigação (Condutividades elétricas – CE de 450µS, 900 µS, 1350 µS e 1800 µS). Para a obtenção das mudas foram semeadas sementes de tomate cereja em bandejas com capacidade para 200 células e transplantadas após 30 dias, onde foram colocadas em vasos com capacidade para 8 litros e tratos culturais foram realizados de acordo com as regras agronômicas e a legislação de orgânicos. Foram avaliados: (a) análise da primeira inflorescência; (b) análise produtiva; (c) análise da qualidade dos frutos: colorimetria dos frutos; sólidos solúveis totais – SST (ºBrix); dureza dos frutos para transporte (DFT) e dureza dos frutos para consumo (DFC); Acidez Total Titulável, pH, Sólidos Solúveis Totais e suas relações. Os dados foram submetidos à normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk e homogeneidade pelos testes de Levene’s, de Bartlet’s, de Brow-forsythe e Fligner. Para análise dos pressupostos de variância, regressão e teste de médias (Tukey HSD) foram utilizados os pacotes programa estatístico R (ver 4.2.2) no RStudio (ver 2023.06.0+421), Sisvar, Prism e excel. Os resultados obtidos na análise da primeira inflorescência indicaram que a produção adquirida foi determinada pela quantidade de folhas destacadas até o início da floração, sugerindo que esse quantitativo contribuiu para uma adequada produção em todos os níveis de adubação. Na análise da produção os resultados mostraram que os tratamentos a base de húmus de minhocas com 50%, independentemente da fertirrigação obtiveram resultados elevados para todas as variáveis estudas nessa análise e na de qualidade dos frutos. Este resultado pioneiro e promissor que os substratos com 50% de húmus potencializaram os efluentes de vermicompostagem.
- ItemBananeira ‘Maçã’ (Musa spp.) sob cultivo orgânico e diferentes densidades de plantio no bioma Caatinga(UNEB, 2024-07-22) Barbosa, Nathália Maria Laranjeira; Paz, Cristiane Domingos da; Cocozza, Fábio Del Monte; Bomfim, Felipe Rodrigues; Leandro , Leonardo Milanez de Lima; Campos, Marlucy Albuquerque da SilvaO cultivo da bananeira é considerado de fácil manejo para o produtor, e seu fruto, a banana, está presente nos lares de todas as classes sociais no Brasil. Objetivou-se com este estudo avaliar os caracteres vegetativos e de rendimento da bananeira 'Maçã' orgânica em diferentes estandes, por dois ciclos de produção, bem como os atributos químicos e bioanálise do solo, além dos custos de produção dos tratamentos. O experimento foi instalado em propriedade certificada orgânica, em Petrolina-PE, em delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco densidades populacionais (1.666; 2.000; 2.500; 4.000 e 5.000 plantas/ha), cinco repetições e parcelas constituídas por quatro linhas. Avaliou-se três plantas em cada uma das duas linhas centrais, sendo os dados submetidos às análises de verificação da normalidade e posteriormente, a de regressão utilizando o programa estatístico R 4.0. A bananeira ‘Maçã’ revelou-se uma alternativa de cultivo para o agricultor implementar a transição agroecológica, sendo que à medida que elevou-se o número de plantas por hectare, houve aumento na duração dos ciclos e, em todos os tratamentos, os frutos foram classificados na categoria extra, de qualidade superior. As práticas culturais e o manejo desta fruteira contribuíram para o aporte de matéria orgânica e melhoria da qualidade biológica do solo. Dois modelos de transição agroecológica se destacaram, 2.500 plantas por hectare, recomendada para cultivos por mais de dois ciclos e 4.000 plantas por hectares, que deve ser explorado por apenas duas safras. A análise econômica mostrou a rentabilidade do empreendimento, assim como a possibilidade de planejar a implementação do modelo adequado.
- ItemCertificado de Registro de Programa de Computador - Aplicativo WEB Nível de Sustentabilidade na Fruticultura(2023-07-02) loiola, Marcos Victor do Carmo; Amorim, Miriam Cleide Cavalcante de; Silva, Marcos Antonio VanderleiAplicativo WEB Nível de Sustentabilidade na Fruticultura Aferir o nível de sustentabilidade na produção agrícola da fruticultura irrigada. Este Aplicativo WEB foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar Colono, Agricultores Familiares, Pequenos Produtores e Médios Produtores Empresariais. Seu propósito principal é avaliar o índice de sustentabilidade na produção agrícola em perímetro público de irrigação na zona rural de Juazeiro – BA por meio de um questionário que aborda indicadores ambientais, sociais, econômicos e tecnológicos. Com base nas respostas fornecidas, o aplicativo classifica os níveis de sustentabilidade em "Alta Sustentabilidade", "Média Sustentabilidade" e "Baixa Sustentabilidade".
- ItemCertificado de Registro de Programa de Computador - Planilha de avaliação do nível de sustentabilidade na fruticultura irriga(2023-07-19) Loiola, Marcos Victor do Carmo; Amorim, Miriam Cleide Cavalcante de; Silva, Marcos Antonio VanderleiO Instituto Nacional da Propriedade Industrial expede o presente certificado de registro de programa de computador, válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro subsequente à data de 02/07/2023, em conformidade com o §2°, art. 2º da Lei 9.609, de 19 de Fevereiro de 1998.
- ItemCertificado de Registro de Programa de Computador - Sistema de Gestão de Eventos do PPGADT (SGEP)(2023-12-26) Andrade, Mateus Vinicius Vidal de; Barbosa, Ana Christina Freire; Bomfim, Felipe Rodrigues; Spinola, Emanuela Oliveira; Santana, Francisco Cristiano Candido; Souza, Ítalo Alves Dourado de; Mota, Juliany Mendes; Araújo, Fredson Rodrigues de; Martins, Peluzio Ferreira; Costa, Bruno Dourado Fernandes da; França, Lucas Belfort de; Alves, Selma Maria Rodrigues de Andrade; Souza, Edi Tácito Almeida Rodrigues deO Instituto Nacional da Propriedade Industrial expede o presente certificado de registro de programa de computador, válido por 50 anos a partir de 1° de janeiro subsequente à data de 20/10/2023, em conformidade com o §2°, art. 2° da Lei 9.609, de 19 de Fevereiro de 1998. Título: Sistema de Gestão de Eventos do PPGADT (SGEP) Data de criação: 20/10/2023 Titular(es): UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autor(es): MATHEUS VINICIUS VIDAL DE ANDRADE; SELMA MARIA RODRIGUES DE ANDRADE ALVES; ÍTALO ALVES DOURADO DE SOUZA; ÉDI TÁCITO ALMEIDA RODRIGUES DE SOUZA; BRUNO DOURADO FERNANDES DA COSTA; EMANUELA OLIVEIRA SPÍNOLA; PELUZIO FERREIRA MARTINS; LUCAS BELFORT DE FRANÇA; JULIANY MENDES MOTA; FREDSON RODRIGUES DE ARAUJO; JOÃO DE PAULA MARTINS NETO; FRANCISCO CRISTIANO C NDIDO SANTANA; FELIPE RODRIGUES BOMFIM; ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA Linguagem: JAVA SCRIPT; SQL; PHP; OUTROS Campo de aplicação: AD-01; IF-06; IF-08 Tipo de programa: GI-02; SO-04; SO-07 Algoritmo hash: OUTROS Resumo digital hash: 706056ff2fcd5671057f86c54a7c316cf85794465c977ce17afe7dfb7d2f84bd4fd6f0a47b23890f09d7f48ab42bf39de1e8c0 70165cb2b9db7322abc41bdc0c
- ItemCertificado de registro de programa de computador – Aplicativo Android nível de sustentabilidade na fruticultura(2023-07-02) Loiola, Marcos Victor do Carmo; Amorim, Miriam Cleide Cavalcante de; Silva, Marcos Antônio VanderleiO Instituto Nacional da Propriedade Industrial expede o presente certificado de registro de programa de computador, válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro subsequente à data de 02/07/2023, em conformidade com o §2°, art. 2º da Lei 9.609, de 19 de Fevereiro de 1998.
- ItemCertificado de Registro de Programa de Computador – Ferramentas Power BI – Business Intelligence Nìvel de Sustentabilidade na Fruticultura(2023-10-03) Loiola, Marcos Victor do Carmo; Amorim, Miriam Cleide Cavalcante de; Silva, Marcos Antonio VanderleiO Instituto Nacional da Propriedade Industrial expede o presente certificado de registro de programa de computador, válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro subsequente à data de 03/10/2023, em conformidade com o §2°, art. 2º da Lei 9.609, de 19 de Fevereiro de 1998
- ItemConhecimento e uso da agrobiodiversidade vegetal como instrumento de transformação socioeconômica no assentamento palestina, em Cravolândia-Ba(UNEB, 2024-08-19) Chaves, James Lima; Lopo, Alexandre Boleira; Bonfim, Felipe Rodrigues; Diniz, Michely Correia; Sodré, MariaLúcia da Silva; Moreira, Ricarto Franco CunhaA agrobiodiversidade é um componente indispensável para a satisfação das mais variadas necessidades humanas, essencial para segurança e soberania alimentar. Ligada a esta realidade, tem-se o fato de que os assentamentos rurais de reforma agrária constituem palcos da diversidade agrícola, pois nestes locais ocorre a diversificação de cultivos, que por sua vez são manejados por agricultores de base familiar que empregam práticas mais sustentáveis. A presente tese objetivou diagnosticar a agrobiodiversidade existente no Assentamento Palestina, localizado no município de Cravolândia-BA, com intuito de identificar ameaças, estratégias de conservação adotadas e possibilidades de geração de renda a partir desta, bem como identificar as tecnologias sociais desenvolvidas e/ou aplicadas pela comunidade para conservação da diversidade agrícola. O trabalho caracterizou-se pelo uso do método pesquisa-ação, sendo assim, múltiplas técnicas de coleta de dados foram selecionadas para realização do diagnóstico: levantamento bibliográfico, pesquisa documental, observação participante, diário de campo e uso de um Diagnóstico Participativo da Agrobiodiversidade (DPA). Para a socialização e discussão dos dados levantados, empregou-se o Círculo de Cultura Freiriano. O DPA realizado, em contato direto com os pequenos agricultores familiares assentados, evidenciou que a história agrária brasileira, fortemente marcada por desigualdades e pelas influências da agricultura convencional, impacta a agricultura de base familiar, de forma que no Assentamento Palestina os assentados tenham que resistir às pressões da agricultura “moderna” e perseverar para conservar a diversidade agrícola e os saberes tradicionais relacionados a esta. Foi verificada uma grande riqueza na agrobiodiversidade manejada, representada por 100 espécies, distribuídas em 298 variedades, pertencentes a 40 famílias botânicas. No entanto, também foi possível observar a perda de uma fração dessa diversidade agrícola, como as variedades de abóbora, milho, feijão e melancia, por exemplo. Apesar da aplicação de Tecnologias Sociais, ao mesmo tempo ancestrais e dinâmicas, que permitem a conservação de sementes locais e dos esforços que os assentados dedicaram à conservação da agrobiodiversidade, notou-se que as ameaças, muitas vezes, resultam na perda de variedades locais. Verificou-se ainda que de forma participativa desenhou-se na região uma estratégia para geração de renda a partir da comercialização de produtos da agrobiodiversidade em circuitos curtos de comercialização. Assim, a construção participativa de uma estratégia para valorização da diversidade agrícola local, bem como a construção do Catálogo “Guardiões das Sementes da Terra” constituem, portanto, um passo importante para a conservação e divulgação da riqueza biológica que o Assentamento Palestina possui, contudo, o estímulo às feiras de troca de sementes, bem como aprofundamento dos estudos sobre a diversidade agrícola local, são iniciativas urgentes para atenuar as ameaças à agrobiodiversidade local.
- ItemContribuição das cactáceas para sistemas agropastoris sustentáveis na caatinga(LOIOLA, M. V. C.; PACHECO, J. L. F. ; CERQUEIRA, T. B. ; SOUSA, V. ; ARAUJO, J. F. ; PAZ, C. D. . CONTRIBUIÇÃO DAS CACTÁCEAS PARA SISTEMAS AGROPASTORIS SUSTENTÁVEIS NA CAATINGA. In: O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2021, Poços de Caldas. Educação Ambiental, Artes e Meio Ambiente - Jornalismo Ambiental - Políticas Públicas, Legislação e Meio Ambiente - Promoção da Saúde - Saúde Ambiental - Valoração e Economia Ambiental), 2021., 2021-06-08) Loiola, Marcos Victor do CarmoSistemas agropastoris compreendem atividades que asseguram o sustento de muitas famílias que sobrevivem na Caatinga, em um ambiente semiárido o qual impõe muitas dificuldades ao desenvolvimento e à manutenção dessas atividades. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a explorar as diferentes visões, consideração e análises relacionadas às contribuições das Cactáceas para a manutenção e desenvolvimento de sistemas agropastoris no bioma Caatinga. Trata-se de um levantamento de cunho exploratório-descritivo, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte as bibliotecas eletrônicas do google acadêmico e plataforma SciELO. Observa-se que o semiárido brasileiro começa aos poucos a ocupar o lugar que lhe cabe no cenário de sustentabilidade, onde novos manejos são implantados utilizando algumas espécies nativas de cactáceas para garantir a sustentabilidade dos sistemas agropastoris na caatinga. Foram levantadas pesquisas relacionadas como o uso de cactáceas na agricultura sustentável com a aplicação de técnicas e processos naturais voltados à sustentabilidade.
- ItemCultura nordestina: símbolos e artefatos das festas juninas de territórios do sertão(2022) França, Adson Cardoso de; Santos, Andréa Cristiana; Conceição, Arilsângela de Jesus; Silva, Tânia Cristina daFestejar a passagem do tempo foi historicamente uma das fecundas tradições dos povos antigos. Antes do processo de expansão da doutrina cristã, homens e mulheres realizavam práticas ritualísticas de culto ao fogo, mantinham crenças e superstições que os ajudavam a compreender o mundo que os circundava junto ao contato com a natureza. As práticas culturais se relacionavam com o calendário agrário, o solstício – a célebre data de 23 de junho - e o equinócio - 23 de setembro (PAULA, 2020). Com a secularização do mundo, a tradição se manteve, desenvolvendo uma relação de hibridismo cultural que relaciona práticas de devoção aos santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro – com o mundo pagão, as festas, entretenimento e, mais recentemente, a uma economia da cultura dos festejos juninos. As festas juninas abrangem diferentes expressões e símbolos culturais, sociais e históricos, com os quais nos relacionamos de maneira espontânea (PAULA, 2020). Entre os símbolos, estão a fogueira, os fogos de artifício, as quadrilhas, as barracas, a ornamentação de ruas, o forró e as comidas típicas da época.
- ItemDesenvolvimento do aplicativo fazenda fácil para o manejo da irrigação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-14) Souto, Valtency Remígio; Oliveira, Gertrudes Macário de; Teixeira, Eudis Oliveira; Marinho, Lígia Borges; Amorim, Miriam Cleide Cavalcante de; Lopo, Alexandre Boleira; Silva, Marcos Antonio VanderleiO presente trabalho objetivou construir uma ferramenta tecnológica para apoiar o produtor no manejo da irrigação. A partir de observações do pesquisador em campo e buscas nas principais plataformas de softwares como Apple store e play store, foi possível detectar a falta de uma ferramenta simples e sem custo para que o produtor possa obter dados técnicos precisos no que tange a necessidade hídrica de sua cultura. A partir deste momento, foi realizada uma revisão bibliográfica, baseada em uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia Design Science Research para que se possa gerar um produto de qualidade e útil à comunidade. A hipótese aqui defendida é a de que, é possível construir uma ferramenta tecnológica, sem custo ao produtor, para auxiliá-lo de forma precisa no manejo da irrigação e assim economizar recursos hídricos. O aplicativo Fazenda Fácil (INPI: BR5120220021951), principal produto gerado durante a pesquisa, trata-se de um aplicativo georreferenciado, com base em dados de clima locais e coeficiente de cultura de livre acesso e uso, onde o produtor insere informações a respeito de sua fazenda e seu sistema de irrigação e o aplicativo se encarrega de calcular a evapotranspiração de referência, da cultura e o tempo necessário que o sistema de irrigação deverá permanecer funcionando para atender a necessidade hídrica da planta naquele momento. Após o desenvolvimento do aplicativo, foram realizados estudos em duas fazendas da região de Santa Rita, distrito de Casa Nova-BA, onde foi possível observar o funcionamento do aplicativo para o manejo da irrigação. O uso do App Fazenda Fácil permite o acesso gratuito e mostra-se uma ferramenta promissora para economia de água e tomadas de decisões baseadas na evapotranspiração da cultura sobre a quantidade de água adequada para a irrigação.
- ItemDesenvolvimento e uso do plano de manejo orgânico (PMO) digital em sistemas Agroalimentares de base Ecológica(2022-10-19) Moreira, Jussara Adolfo; Araújo, Jairton Fraga; Boleira, AlexandreO Governo Federal tem estimulado, em parceria com entidades públicas e privadas, a difusão da produção orgânica com cursos de capacitação, implantação de feiras e medidas para certificação da produção. Esta certificação garante a origem e forma produtiva do alimento que chega para o consumidor, atestando que a produção está em harmonia com o meio ambiente. A agricultura orgânica é um setor ascendente da cadeia agrícola Brasileira, onde muitos produtores possuem dificuldades em obter o selo orgânico para seus produtos. Além disso, a comercialização de orgânicos se encontra em fase crescente e traz diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver solução tecnológica digital que auxilie na produção de alimentos orgânicos e facilite a obtenção de certificação orgânica. O estudo foi desenvolvido com produtores orgânicos das cidades Petrolina-PE e Juazeiro-BA, e especialistas da área de orgânicos que se disponibilizaram a participar da pesquisa, de todo o Brasil. A solução foi desenvolvida baseada na metodologia Design Science Research (DSR) e aplicada em um contexto real com avaliação junto a especialistas. Para realizar a análise qualitativa, foram coletados indicadores com base no acesso das funcionalidades e uso do software desenvolvido. Por fim, várias sugestões de melhoria foram enviadas pelos especialistas, na validação, e 80% destas foram implementadas, ficando as demais sugestões para trabalhos futuros. Por meio dos dados coletados e análises realizadas, foi verificado que houve uma forte adesão ao uso da ferramenta proposta. Espera-se que o software seja utilizado e possa estimular que mais produtores alcancem a certificação orgânica.
- ItemDesenvolvimento sustentável na agricultura: desafios e oportunidades no semiárido brasileiro(https://www.sustentarewipis.com.br/, 2024-11-18) Loiola, Marcos Victor do Carmo; Amorim, Miriam Cleide Cavalcante de; Silva, Marcos Antônio VanderleiResumo: Ao examinar os processos de desenvolvimento sustentável na agricultura brasileira, com ênfase no semiárido brasileiro, percebe-se os desafios climáticos nessa região, mas por outro lado é notório as oportunidades para a agricultura sustentável, principalmente, no uso de tecnologias agrícolas. O objetivo geral deste estudo é examinar as principais dificuldades e possibilidades para a sustentabilidade agrícola na região, enfatizando métodos viáveis para um desenvolvimento equilibrado e sustentável. O estudo exa-minou documentos, relatórios governamentais e artigos acadêmicos pertinentes e de relevância cientifica, publicada nos últimos 10 anos, utilizando-se do método de revisão sistemática da literatura. Os resultados mostram que práticas como a fruticultura irrigada e as tecnologias de irrigação são eficientes, bem como, o uso de indicadores de sustentabilidade, e estes, podem promover a sustentabilidade, apesar dos desafios da escassez de água e da degradação do solo. Observou-se para que os planos de sustentabilidade integra-dos sejam implementados, governos, comunidades agrícolas e instituições de pesca devem trabalhar jun-tos. Na região existem grandes oportunidades para agricultura sustentável, apesar dos desafios. A coope-ração interinstitucional e a inovação tecnológica são necessárias para melhorar a economia local, a con-servação ambiental e o bem-estar social, superando os obstáculos e aproveitando as oportunidades. Toda-via, para que haja a implementação de planos de sustentabilidade integrados, governos, comunidades agrí-colas e instituições de pesquisa, devem trabalhar juntas. Também, é igualmente importante promover a educação ambiental e a conscientização sobre práticas sustentáveis entre os agricultores e a população local. Portanto, conclui-se que, apesar dos obstáculos, existem grandes oportunidades para desenvolver a agricultura sustentável no semiárido brasileiro, assim, aumentando a economia local, melhorando a con-servação ambiental e o bem-estar social, além disso, a cooperação interinstitucional e a inovação tecnoló-gica são fundamentais para superar os desafios e maximizar as oportunidades presentes na região.
- ItemFerramentas digitais para identificação do nível de sustentabilidade em empreendimentos agrícolas na região Vale do Submédio São Francisco(UNEB, 2024-12-09) Loiola, Marcos Victor do Carmo; Amorim, Miriam Cleide Cavalcante de; Lopo, Alexandre Boleira; Bomfim, Felipe Rodrigues; Pereira Filho , Antônio; Figueirêdo Neto, Acácio; Silva, Marcos Antônio VanderleiO aplicativo para identificar o nível de sustentabilidade consiste em uma ferramenta computacional destinada a mensurar o nível de uma produção agrícola irrigada, com a função de identificar e aferir a sustentabilidade nos aspectos ambientais, sociais, econômicos e tecnológicos. A atividade agrícola no semiárido baiano tem se destacado como um dos principais impulsionadores do crescimento socioeconômico no país. No entanto, apesar do rápido progresso econômico desse setor, alguns efeitos negativos impactam a produção mais sustentável de alimentos, sendo desfavoráveis especialmente para agricultores de pequeno e médio porte. Desenvolver ferramentas digitais para identificar o nível de sustentabilidade em empreendimentos de pequenos e médios produtores agrícolas em perímetro público de irrigação na zona rural de Juazeiro, Bahia. O setor agrícola no semiárido brasileiro, especificamente, no baiano e pernambucano, tem impulsionado o crescimento socioeconômico, mas enfrenta desafios em termos de sustentabilidade, especialmente para pequenos e médios agricultores. O modelo de desenvolvimento global não sustentável exige uma avaliação detalhada da sustentabilidade, o que torna relevante o uso de indicadores e ferramentas digitais para auxiliar nesse processo. Método exploratório descritivo, com análise de dados qualitativos e quantitativos. Os participantes são pequenos e médios produtores agrícolas em uma área irrigada da zona rural de Juazeiro, Bahia. A investigação segue uma abordagem multi e interdisciplinar, com foco no tripé da sustentabilidade: ambiental, social, econômica e tecnológica. Como aferir e melhorar o nível de sustentabilidade das atividades agrícolas de pequenos e médios produtores em áreas irrigadas no semiárido baiano? Foram levantadas questões sobre os indicadores sustentáveis, bem como conhecimentos sobre agroecossistemas sustentáveis. Foi criada uma ferramenta digital e um manual para apoiar a gestão e a autoavaliação da sustentabilidade pelos produtores, registrados junto ao INPI. Diante dessa conjuntura, as discussões sobre a sustentabilidade no processo produtivo das empresas têm ganhado cada vez mais relevância, devido à mudança na percepção socioambiental resultante do modelo de desenvolvimento global não sustentável. Os resultados da pesquisa inferenciam a importância de desenvolver e aplicar ferramentas digitais para mensurar e melhorar a sustentabilidade das atividades agrícolas de pequenos e médios produtores em áreas irrigadas no semiárido baiano. Diante dos desafios relacionados à adoção de práticas sustentáveis nesse contexto, a disponibilização de uma solução tecnológica intuitiva e personalizável representa um avanço significativo, ao permitir que os próprios produtores identifiquem e monitorem os indicadores de sustentabilidade em seus empreendimentos, subsidiando a tomada de decisões orientadas para a transição rumo a sistemas agrícolas mais resilientes e alinhados com os pilares da sustentabilidade. Espera-se que essa iniciativa contribua para ampliar a adoção de práticas sustentáveis na agricultura regional, fortalecendo a competitividade do setor e os benefícios socioeconômicos e ambientais.
- ItemGeleia de uva com biomassa de banana verdeSilva Júnior, Francier Simião da; Loiola, Marcos Victor do Carmo; Silva , Sibery dos Anjos Barros e; Sousa, Valdineide Reis de; Paz, Cristiane Domingos da; Cocozza, Fábio del MonteQuer aprender uma receita prática de como aproveitar a banana verde a partir da elaboração de um novo produto alimentício? Então, vou te ensinar uma receita de geleia a partir do aproveitamento de frutos considerados fora dos padrões exigidos pelos consumidores ou que são resultantes de perdas durante a colheita.
- ItemImportance of digital inclusion of students in proeja If Sertão PE Campus Petrolina Rural ZoneLoiola, Marcos Victor do Carmo; Santos, Marcos Antonio Cerqueira; Carvalho, Rubens Silva; Silva, Vagner Freitas da; Brito, Alessandro Menezes; Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos; Cordeiro, Chirley Vanuyre Vianna; Santana, Luiz Antônio Costa deO estudo tem como objetivo discutir a importância da inclusão digital dos alunos do PROEJA para transformar o modelo educacional para que o processo de conhecer e agir seja estimulante, desafiador e adequado aos tempos. Com a evolução da tecnologia, a sociedade tem vivido continuamente os impactos desses avanços tecnológicos em seu cotidiano. O ensino não pode ser alheio a essa realidade; o professor tem o papel primordial de contribuir para a divulgação das TIC'S no contexto escolar. Nesse contexto, o estudo traça os seguintes objetivos: Diagnosticar o nível de estudantes e os fatores que dificultam o acesso aos estudantes de tecnologia da informação do PROEJA. Adota como metodologia qualitativa, participante de pesquisa crítica e reflexiva. Assim, o princípio realiza uma pesquisa bibliográfica e de campo, buscando os documentos bibliográficos que possam auxiliar a responder às demandas das questões levantadas na problemática do assunto em estudo. Percebe-se que o desenvolvimento tecnológico tem modificado profundamente o cotidiano das pessoas, e a escola não pode ficar alheia a essa realidade, ela precisa se adaptar e introduzir o aluno a conviver com essas novas tecnologias TIC, também dentro da escola, para que possa atuar como cidadão participante dentro e fora do contexto educacional.