Licenciatura em Educação Física - DEDC2

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    Práticas de lazer na cidade de alagoinhas na primeira década do século XXI
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Pimentel, Camila Maria Bastos; Viana , Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny Vieira
    Este trabalho examina as práticas de lazer em Alagoinhas, Bahia, durante a primeira década do século XXI. Como objetivo geral busca-se investigar as práticas de lazer na cidade de Alagoinhas e a sua relação com os aspectos de sociabilidade e divertimento da população local entre os anos de 2001 a 2010. Já como objetivos específicos, pleiteia-se identificar as práticas corporais de lazer envolvendo a população de Alagoinhas na primeira década do século XXI, mapear os espaços em que as práticas corporais de lazer eram desenvolvidas e por fim, analisar o perfil da população participante das práticas de lazer no período em questão. Dessa forma, como questão de pesquisa tem-se a seguinte pergunta: Quais as práticas de lazer vivenciadas pela população de Alagoinhas- BA, na primeira década do século XXI? A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa é do tipo histórica e para coletar os dados utilizou-se de entrevistas com indivíduos diretamente ligados a movimentos culturais e iniciativas de lazer, além de análise de documentos históricos e registros locais. Reconhecida por sua rica herança cultural, Alagoinhas ofereceu um cenário propício para investigar as relações entre lazer, cultura e sociabilidade. Os resultados revelaram que, embora o lazer tenha desempenhado um papel crucial na vida social da cidade, desafios como a descontinuidade de projetos e desigualdades no acesso às atividades limitaram seu impacto. Ao evidenciar o papel transformador do lazer na vida comunitária, este estudo contribui para seu reconhecimento como direito essencial. Futuras pesquisas poderiam explorar o impacto das tecnologias digitais nas práticas de lazer em cidades menores ou realizar análises comparativas com períodos mais recentes para compreender a evolução das dinâmicas sociais e culturais.
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    A influência do tempo de tela em aspectos psicomotores de crianças até 8 anos de idade
    (2024-12-13) Jesus, Mylena Batista de
    O uso excessivo de tecnologia, como telas de TVs, computadores e smartphones, tem gerado preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, principalmente em termos sociais, cognitivos e motores. Muitas crianças com o acesso crescente ao mundo digital têm se afastado de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre, o que prejudica o desenvolvimento psicomotor e social. A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo fazendo com que as crianças passassem ainda mais tempo em frente às telas, esquecendo brincadeiras que são essenciais para seu crescimento. Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento psíquico das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo e expressar suas emoções. Desse modo é necessário destacar que o estudo é de natureza qualitativa e para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes fontes e pesquisas já publicadas sobre o tema. Como objetivo buscamos analisar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento psicomotor das crianças, especialmente na faixa etária de 5 a 8 anos. Logo, como problema de pesquisa questionamos sobre “de que maneira o uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento psicomotor das crianças”. Para tanto, é importante apontar que a pesquisa bibliográfica realizada destaca a importância do equilíbrio entre o mundo digital e as atividades físicas para o desenvolvimento saudável, apontando que o uso excessivo de tecnologia pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e de linguagem.
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    Prevalência de hipertensão arterial e fatores associados em pessoas idosas brasileiras
    (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-13) Xavier, Tainane Santana; Scher, Luria Melo de Lima; Costa, Camila de Moura; Carneiro, José Ailton Oliveira
    O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência de hipertensão arterial (HA) e os fatores associados a HA em pessoas idosas brasileiras. Estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde -2013. Foi utilizada estatística descritiva, o teste de qui-quadrado com seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Foram incluídos no estudo 11.177 pessoas idosas. A prevalência de HA foi de 52,8% (95% IC: 51,5; 54,1). Constatou-se que a baixa escolaridade e renda, ser casado, percepção de saúde negativa, problemas no sono, presença de doenças, ocorrência de quedas, maior tempo de exposição à TV e ser não sedentário, mas ser inativo fisicamente esteve fortemente associada a maiores chances de ter HAS. Conclui-se que a atividade física regular reduz significativamente a HAS em pessoas idosas.
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    Revolução tecnológica na Educação Física: a influência da Inteligência Artificial
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Souza, Anderson Nonato Menezes de; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Rafael; Costa, Neuber
    O presente trabalho investiga a Revolução Tecnológica na Educação Física, com foco na influência da Inteligência Artificial (IA). A pesquisa aborda como a IA está transformando a educação física, tanto no aspecto de treinamento personalizado, na forma de facilitadores para o trabalho dos profissionais de educação física, quanto na redefinição das práticas e métodos de ensino. O estudo destaca a importância de compreender a IA para aproveitar suas vantagens e minimizar impactos negativos, além de explorar os desafios e oportunidades que surgem para os profissionais da área. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica, o trabalho apresenta o CHATGPT, CHAT PDF, FREELETICS BODYWEIGHT, SHAPED IA e o CANVA, cada uma trazendo sua característica própria que auxilia as atuais e futuras mudanças nas dinâmicas, demandas e competências exigidas dos profissionais de Educação Física. A pesquisa conclui que a integração da IA na Educação Física oferece potencial para otimizar processos, mas também exige adaptação e atualização constante dos profissionais, destacando a importância da formação contínua e da ética no uso dessas tecnologias.
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    Educação das relações étnico-raciais nos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Alagoinhas-BA, 2024.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Oliveira, Barbara Liana Oliveira e; Costa, Neuber Leite; Viana, Viviane Rocha; Silva, Jaqueline Rodrigues da
    O presente trabalho é fruto de inquietações despertadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), onde realizou-se uma pesquisa dos trabalhos que correlacionam a educação física e as relações étnico-raciais. A maioria das obras relatam a baixa implementação dos conteúdos das relações étnico raciais na educação física escolar e, como justificativa, trazem a falta de qualificação dos professores que em sua grande maioria são advindas dos cursos de graduação. Desta forma, surge então a questão problema norteadora: de que forma as questões étnico-raciais aparecem nas grades curriculares e ementas dos cursos de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa se dá por apresentar como são discutidas as temáticas das relações étnico raciais nestes cursos. Para atingirmos este objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento das instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba, sendo analisadas através da grade curricular e das ementas das disciplinas que são encontradas no Projeto Pedagógico Curricular (PPC). No total, 15 faculdades foram selecionadas e 11 analisadas. Foi possível observar durante a pesquisa que as instituições estão, sim, incluindo a educação das relações étnico-raciais em seus cursos de licenciatura em educação física, apesar de algumas apresentarem de maneira confusa. Avanços estão sendo feitos, porém, é de extrema importância que essas instituições disponibilizem seus PPC9s e os atualizem para que assim toda a comunidade tenha acesso a esses documentos.