Licenciatura em Educação Física - DEDC2
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- ItemA Educação Física na rede pública: um olhar para planejmentos, metodologias de ensino e dificuldades na realidade do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Santos, Érica Vitória de Jesus; Viana, Viviane Rocha; Tigre, Diana Martins; Costa, Camila de MouraO presente trabalho teve como objetivo geral, a partir da literatura, analisar e as metodologias de ensino aplicadas pelos professores de Educação Física em suas aulas no Ensino Médio, bem como, os desafios inerentes ao espaço escolar. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, que perpassou por pesquisas cujas reflexões eram concernentes à aspectos relacionados ao tema deste trabalho e de abordagem qualitativa. Esse estudo nos direcionou a responder nosso problema que consistia em, a partir de inquietações relacionadas com a realidade escolar no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, questiona-se: quais os conteúdos e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de educação física que atuam no Ensino Médio, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar? Como resultados, foi possível compreender que são necessários mais estudos sobre essa temática, uma vez que os desafios são recorrentes e que a formação dos professores deve ser valorizada, ofertando recursos adequados para as aulas de Educação Física, fornecendo subsídios para que diante das dificuldades os professores possam mostrar a legitimidade do ensino da Educação Física.
- ItemA influência do tempo de tela em aspectos psicomotores de crianças até 8 anos de idade(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Jesus, Mylena Batista de; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny VieiraO uso excessivo de tecnologia, como telas de TVs, computadores e smartphones, tem gerado preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, principalmente em termos sociais, cognitivos e motores. Muitas crianças com o acesso crescente ao mundo digital têm se afastado de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre, o que prejudica o desenvolvimento psicomotor e social. A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo fazendo com que as crianças passassem ainda mais tempo em frente às telas, esquecendo brincadeiras que são essenciais para seu crescimento. Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento psíquico das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo e expressar suas emoções. Desse modo é necessário destacar que o estudo é de natureza qualitativa e para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes fontes e pesquisas já publicadas sobre o tema. Como objetivo buscamos analisar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento psicomotor das crianças, especialmente na faixa etária de 5 a 8 anos. Logo, como problema de pesquisa questionamos sobre “de que maneira o uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento psicomotor das crianças”. Para tanto, é importante apontar que a pesquisa bibliográfica realizada destaca a importância do equilíbrio entre o mundo digital e as atividades físicas para o desenvolvimento saudável, apontando que o uso excessivo de tecnologia pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e de linguagem.
- ItemA participação de mulheres transgênero em esportes femeninos de alto rendimento(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Oliveira, Márcio Fernando Moreira; Estrela, Rafael Leal Dantas; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Juliana Souza BacelarA participação de mulheres transgênero em esportes femininos de alto rendimento, tem chamado bastante a atenção devida os desempenhos alcançados. Sendo assim, utilizando-se da pesquisa qualitativa através dos métodos de análise bibliográfica e documental, buscou-se entender se as diretrizes passadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no decorrer dos anos, cooperam para que o esporte seja cada vez mais equânime. Além disso, procurou-se criar uma fonte de investigação, onde futuros pesquisadores possam encontrar um compilado de informações capazes de fomentar um entendimento consubstanciado no que concerne à questão supramencionada. Os resultados evidenciam diversas diferenças físicas e fisiológicas entre os corpos de homens e mulheres e que tais disparidades influenciam diretamente no desempenho esportivo. Somado a isso constatou-se que além da testosterona, outras substâncias, produzidas pelo sistema endócrino, como por exemplo, o GH, insulina, glucagon, cortisol, catecolaminas, progesterona e estrogênio, além do ciclo menstrual, têm participação na performance esportiva. Ao mesmo tempo foi analisada a questão da inclusão de pessoas transgênero na sociedade. Ficando claro que este é o tema principal da maioria dos artigos e debates encontrados em reportagens ou vídeos em detrimento de questões mais específicas como algumas já mencionadas. Percebeu se que a carência de tratados que analisem os pormenores do desempenho esportivo e todas as variáveis que o envolvem, dificultam a chegada à uma definitividade. Então, sugere-se que tais estudos sejam aprofundados, para que as pessoas transgênero possam ser incluídas na sociedade, sem qualquer tipo de preconceito. Não esquecendo que no universo esportivo, onde um milésimo de segundo ou um milímetro de distância definem a vitória, a derrota e até recordes, que estas decisões possam ser as mais justas e imparciais possíveis.
- ItemComportamentos de 24 horas em idosos não institucionalizados com doenças crônicas não transmissíveis: um protocolo de revisão sistemática(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Andrade, José François Alves de; Silva, Valter Abrantes Pereira da; Scher, Luria Melo de Lima; Jesus, Gilmar Mercês deConsiderando limitações e inconclusividade das pesquisas sobre protocolos de revisão sistemática para comportamento de 24 horas em pessoas idosas (≥ 60 anos) com doenças crônicas não transmissíveis, esta pesquisa busca elaborar e descrever um protocolo de revisão sistemática na referida área. O registro foi feito no PROSPERO, usando as bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science e Scopus para identificar os artigos. Foi usado o fluxograma PRISMA, para sintetizar e estruturar os resultados conforme inclusão/exclusão dos estudos.
- ItemEducação das relações étnico-raciais nos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Alagoinhas-BA, 2024.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Oliveira, Barbara Liana Oliveira e; Costa, Neuber Leite; Viana, Viviane Rocha; Silva, Jaqueline Rodrigues daO presente trabalho é fruto de inquietações despertadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), onde realizou-se uma pesquisa dos trabalhos que correlacionam a educação física e as relações étnico-raciais. A maioria das obras relatam a baixa implementação dos conteúdos das relações étnico raciais na educação física escolar e, como justificativa, trazem a falta de qualificação dos professores que em sua grande maioria são advindas dos cursos de graduação. Desta forma, surge então a questão problema norteadora: de que forma as questões étnico-raciais aparecem nas grades curriculares e ementas dos cursos de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa se dá por apresentar como são discutidas as temáticas das relações étnico raciais nestes cursos. Para atingirmos este objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento das instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba, sendo analisadas através da grade curricular e das ementas das disciplinas que são encontradas no Projeto Pedagógico Curricular (PPC). No total, 15 faculdades foram selecionadas e 11 analisadas. Foi possível observar durante a pesquisa que as instituições estão, sim, incluindo a educação das relações étnico-raciais em seus cursos de licenciatura em educação física, apesar de algumas apresentarem de maneira confusa. Avanços estão sendo feitos, porém, é de extrema importância que essas instituições disponibilizem seus PPC9s e os atualizem para que assim toda a comunidade tenha acesso a esses documentos.
- ItemEscola, relações étnicos raciais e educação física: uma pesquisa documental(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Dias, Rebeca Anunciação; Costa , Neuber Leite; Silva, Jaqueline Rodrigues da; Viana, Viviane RochaO trabalho de conclusão abordou a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), os quais versam sobre a execução da legislação que assegura a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Para isso, foi conduzida uma revisão da literatura e de documentos. Em seguida, foram examinados cinco PPPs com o intuito de identificar como eles tratam da relação entre a Educação Física e as questões étnico-raciais. A análise dos documentos voltados para a Educação Física e as relações étnico-raciais teve como propósito compreender como essa conexão se desdobra nas escolas estaduais do Território 18 – Litoral Norte e Agreste Baiano. Por fim, foi constatado que, apesar dos progressos ao longo do tempo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma efetiva integração desses temas no dia a dia escolar.
- ItemPráticas de lazer na cidade de Alagoinhas na primeira década do século XXI(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Pimentel, Camila Maria Bastos; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny VieiraEste trabalho examina as práticas de lazer em Alagoinhas, Bahia, durante a primeira década do século XXI. Como objetivo geral busca-se investigar as práticas de lazer na cidade de Alagoinhas e a sua relação com os aspectos de sociabilidade e divertimento da população local entre os anos de 2001 a 2010. Já como objetivos específicos, pleiteia-se identificar as práticas corporais de lazer envolvendo a população de Alagoinhas na primeira década do século XXI, mapear os espaços em que as práticas corporais de lazer eram desenvolvidas e por fim, analisar o perfil da população participante das práticas de lazer no período em questão. Dessa forma, como questão de pesquisa tem-se a seguinte pergunta: Quais as práticas de lazer vivenciadas pela população de Alagoinhas- BA, na primeira década do século XXI? A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa é do tipo histórica e para coletar os dados utilizou-se de entrevistas com indivíduos diretamente ligados a movimentos culturais e iniciativas de lazer, além de análise de documentos históricos e registros locais. Reconhecida por sua rica herança cultural, Alagoinhas ofereceu um cenário propício para investigar as relações entre lazer, cultura e sociabilidade. Os resultados revelaram que, embora o lazer tenha desempenhado um papel crucial na vida social da cidade, desafios como a descontinuidade de projetos e desigualdades no acesso às atividades limitaram seu impacto. Ao evidenciar o papel transformador do lazer na vida comunitária, este estudo contribui para seu reconhecimento como direito essencial. Futuras pesquisas poderiam explorar o impacto das tecnologias digitais nas práticas de lazer em cidades menores ou realizar análises comparativas com períodos mais recentes para compreender a evolução das dinâmicas sociais e culturais.
- ItemPrevalência de hipertensão arterial e fatores associados em pessoas idosas brasileiras(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Xavier, Tainane Santana; Scher, Luria Melo de Lima; Costa, Camila de Moura; Carneiro, José Ailton OliveiraO presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência de hipertensão arterial (HA) e os fatores associados a HA em pessoas idosas brasileiras. Estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde -2013. Foi utilizada estatística descritiva, o teste de qui-quadrado com seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Foram incluídos no estudo 11.177 pessoas idosas. A prevalência de HA foi de 52,8% (95% IC: 51,5; 54,1). Constatou-se que a baixa escolaridade e renda, ser casado, percepção de saúde negativa, problemas no sono, presença de doenças, ocorrência de quedas, maior tempo de exposição à TV e ser não sedentário, mas ser inativo fisicamente esteve fortemente associada a maiores chances de ter HAS. Conclui-se que a atividade física regular reduz significativamente a HAS em pessoas idosas.
- ItemPrograma academia da saúde adaptações ocorridas durante a Covid 19.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Lima, Fabiana Meneses Campos de; Rocha, Luís Carlos; Viana, Viviane Rocha; Estrela, Rafael Leal DantasIntrodução: A pandemia da COVID 19 tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. As medidas adotadas pelas autoridades competentes, incluindo o distanciamento social e o fechamento das academias de ginástica, centros de treinamento e demais ambientes utilizados para a realização das atividades, embora tenha sido necessário, contribuiu para um aumento no tempo despendido em comportamento sedentário e trouxe limitações em especial, para a atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), repercutindo em diminuição na prevenção e controle de determinadas condições. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo mapear os núcleos do Programa Academia da Saúde e suas metodologias de ensino no período da Pandemia COVID19. Problema: Quais as metodologias de ensino adotadas pelos núcleos do Programa Academia da Saúde no período da Pandemia COVID19? Método: Trata se de um trabalho com abordagem qualitativa, exploratório realizado através de pesquisa bibliográfica em bases eletrônicas de dados como Google acadêmico, Google books, Vigitel e Datasus, foram utilizados descritores como Programa Academia da Saúde e COVID19, em língua portuguesa. Sendo coletados 97 trabalhos relacionados com esses descritores e após leitura foi feita uma seleção para análise criteriosa de 28 trabalhos publicados no período de 2020 à 2023. Foram excluídos trabalhos científicos em outros idiomas e sem relevância para o tema. Considerações finais: Os resultados mostraram o impacto da pandemia para esses estabelecimentos de saúde uma vez que a suspensão da oferta de ações ocorreu em 70% dos polos. Para aqueles estabelecimentos com manutenção das atividades, os resultados reforçam a relevância do PAS na RAS por configurar -se como equipamento de saúde com capacidade de adaptar-se às distintas realidades sanitárias, absorvendo temáticas relativas à Covid19 e à atenção às condições pós Covid19. Além disso, demonstraram a resiliência dos profissionais e gestores do SUS na formulação das readequações que foram necessárias pelo período pandêmico.
- ItemRevolução tecnológica na Educação Física: a influência da Inteligência Artificial(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Souza, Anderson Nonato Menezes de; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Rafael; Costa, NeuberO presente trabalho investiga a Revolução Tecnológica na Educação Física, com foco na influência da Inteligência Artificial (IA). A pesquisa aborda como a IA está transformando a educação física, tanto no aspecto de treinamento personalizado, na forma de facilitadores para o trabalho dos profissionais de educação física, quanto na redefinição das práticas e métodos de ensino. O estudo destaca a importância de compreender a IA para aproveitar suas vantagens e minimizar impactos negativos, além de explorar os desafios e oportunidades que surgem para os profissionais da área. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica, o trabalho apresenta o CHATGPT, CHAT PDF, FREELETICS BODYWEIGHT, SHAPED IA e o CANVA, cada uma trazendo sua característica própria que auxilia as atuais e futuras mudanças nas dinâmicas, demandas e competências exigidas dos profissionais de Educação Física. A pesquisa conclui que a integração da IA na Educação Física oferece potencial para otimizar processos, mas também exige adaptação e atualização constante dos profissionais, destacando a importância da formação contínua e da ética no uso dessas tecnologias.