Licenciatura em Educação Física - DEDC2

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    Por que os negros os negros não estão nas piscinas? uma análise do racismo estrutural na natação brasileira
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Oliveira, Jorge Marcelo Araújo de; Rocha, Luíz Carlos; Santos, Cristiane Moreira dos; Viana, Viviane Rocha
    Esse artigo tem como objetivo geral investigar os motivos que contribuem para a ausência dos negros na natação brasileira. Os objetivos específicos têm a função de analisar o contexto histórico da natação no Brasil, destacando o processo de elitização; discutir o papel do racismo estrutural na perpetuação da desigualdade racial na natação brasileira; apresentar dados que evidenciam a vulnerabilidade da população negra em relação aos índices de afogamento no Brasil. Diante disso, o presente trabalho tem a seguinte questão-problema: Quais motivos explicam a sub-representação de pessoas negras na natação brasileira? Essa pesquisa é de caráter qualitativo na qual baseou-se em revisão bibliográfica e documental. Os resultados apontam que o racismo estrutural é o principal fator responsável pela exclusão da população negra da natação, somando-se a aspectos econômicos, culturais e históricos diretamente relacionados às desigualdades raciais. Concluímos que superar esse cenário demanda políticas públicas eficazes, como o ensino da natação em escolas, a requalificação dos espaços e a valorização de iniciativas comunitárias, garantindo o direito ao esporte, lazer e à vida conforme está estabelecida na Constituição Federal de 1988.
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    Construção identitária da Escola de Capoeira Angola os angoleiros do sertão
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024) PANTA, Elvis Autanislau Santos; Costa, Neuber Leite; Moraes, Enny Vieira; Soler, Isabele Pires Santos
    O presente trabalho investigou a construção identitária da Escola de Capoeira Angola os Angoleiros do Sertão, Escola de Capoeira Angola criada em em meados dos anos 80 e que possui sua sede em Feira de Santana, tendo como mestre Fundador, o Mestre Cláudio Costa. Com o objetivo de investigar os saberes e práticas relacionados à Capoeira Angola, presentes nesta Escola, o trabalho fez uso da metodologia qualitativa, no uso de instrumentos como entrevista com o mestre e registros fotográficos de seus elementos, incluindo o mergulho na experiência prática da Capoeira Angola nessa escola, vivenciando aulas e eventos. Foi possível observar que a sua identidade é construída especialmente pelos elementos presentes nos aspectos regionais de Feira de Santana, comunidade da Mantiba.
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    A participação de mulheres transgênero em esportes femeninos de alto rendimento
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Oliveira, Márcio Fernando Moreira; Estrela, Rafael Leal Dantas; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Juliana Souza Bacelar
    A participação de mulheres transgênero em esportes femininos de alto rendimento, tem chamado bastante a atenção devida os desempenhos alcançados. Sendo assim, utilizando-se da pesquisa qualitativa através dos métodos de análise bibliográfica e documental, buscou-se entender se as diretrizes passadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no decorrer dos anos, cooperam para que o esporte seja cada vez mais equânime. Além disso, procurou-se criar uma fonte de investigação, onde futuros pesquisadores possam encontrar um compilado de informações capazes de fomentar um entendimento consubstanciado no que concerne à questão supramencionada. Os resultados evidenciam diversas diferenças físicas e fisiológicas entre os corpos de homens e mulheres e que tais disparidades influenciam diretamente no desempenho esportivo. Somado a isso constatou-se que além da testosterona, outras substâncias, produzidas pelo sistema endócrino, como por exemplo, o GH, insulina, glucagon, cortisol, catecolaminas, progesterona e estrogênio, além do ciclo menstrual, têm participação na performance esportiva. Ao mesmo tempo foi analisada a questão da inclusão de pessoas transgênero na sociedade. Ficando claro que este é o tema principal da maioria dos artigos e debates encontrados em reportagens ou vídeos em detrimento de questões mais específicas como algumas já mencionadas. Percebeu se que a carência de tratados que analisem os pormenores do desempenho esportivo e todas as variáveis que o envolvem, dificultam a chegada à uma definitividade. Então, sugere-se que tais estudos sejam aprofundados, para que as pessoas transgênero possam ser incluídas na sociedade, sem qualquer tipo de preconceito. Não esquecendo que no universo esportivo, onde um milésimo de segundo ou um milímetro de distância definem a vitória, a derrota e até recordes, que estas decisões possam ser as mais justas e imparciais possíveis.
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    Práticas de lazer na cidade de Alagoinhas na primeira década do século XXI
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Pimentel, Camila Maria Bastos; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny Vieira
    Este trabalho examina as práticas de lazer em Alagoinhas, Bahia, durante a primeira década do século XXI. Como objetivo geral busca-se investigar as práticas de lazer na cidade de Alagoinhas e a sua relação com os aspectos de sociabilidade e divertimento da população local entre os anos de 2001 a 2010. Já como objetivos específicos, pleiteia-se identificar as práticas corporais de lazer envolvendo a população de Alagoinhas na primeira década do século XXI, mapear os espaços em que as práticas corporais de lazer eram desenvolvidas e por fim, analisar o perfil da população participante das práticas de lazer no período em questão. Dessa forma, como questão de pesquisa tem-se a seguinte pergunta: Quais as práticas de lazer vivenciadas pela população de Alagoinhas- BA, na primeira década do século XXI? A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa é do tipo histórica e para coletar os dados utilizou-se de entrevistas com indivíduos diretamente ligados a movimentos culturais e iniciativas de lazer, além de análise de documentos históricos e registros locais. Reconhecida por sua rica herança cultural, Alagoinhas ofereceu um cenário propício para investigar as relações entre lazer, cultura e sociabilidade. Os resultados revelaram que, embora o lazer tenha desempenhado um papel crucial na vida social da cidade, desafios como a descontinuidade de projetos e desigualdades no acesso às atividades limitaram seu impacto. Ao evidenciar o papel transformador do lazer na vida comunitária, este estudo contribui para seu reconhecimento como direito essencial. Futuras pesquisas poderiam explorar o impacto das tecnologias digitais nas práticas de lazer em cidades menores ou realizar análises comparativas com períodos mais recentes para compreender a evolução das dinâmicas sociais e culturais.
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    A influência do tempo de tela em aspectos psicomotores de crianças até 8 anos de idade
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Jesus, Mylena Batista de; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny Vieira
    O uso excessivo de tecnologia, como telas de TVs, computadores e smartphones, tem gerado preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, principalmente em termos sociais, cognitivos e motores. Muitas crianças com o acesso crescente ao mundo digital têm se afastado de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre, o que prejudica o desenvolvimento psicomotor e social. A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo fazendo com que as crianças passassem ainda mais tempo em frente às telas, esquecendo brincadeiras que são essenciais para seu crescimento. Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento psíquico das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo e expressar suas emoções. Desse modo é necessário destacar que o estudo é de natureza qualitativa e para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes fontes e pesquisas já publicadas sobre o tema. Como objetivo buscamos analisar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento psicomotor das crianças, especialmente na faixa etária de 5 a 8 anos. Logo, como problema de pesquisa questionamos sobre “de que maneira o uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento psicomotor das crianças”. Para tanto, é importante apontar que a pesquisa bibliográfica realizada destaca a importância do equilíbrio entre o mundo digital e as atividades físicas para o desenvolvimento saudável, apontando que o uso excessivo de tecnologia pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e de linguagem.