Licenciatura em Educação Física - DEDC2

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    A participação de mulheres transgênero em esportes femeninos de alto rendimento
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Oliveira, Márcio Fernando Moreira; Estrela, Rafael Leal Dantas; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Juliana Souza Bacelar
    A participação de mulheres transgênero em esportes femininos de alto rendimento, tem chamado bastante a atenção devida os desempenhos alcançados. Sendo assim, utilizando-se da pesquisa qualitativa através dos métodos de análise bibliográfica e documental, buscou-se entender se as diretrizes passadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no decorrer dos anos, cooperam para que o esporte seja cada vez mais equânime. Além disso, procurou-se criar uma fonte de investigação, onde futuros pesquisadores possam encontrar um compilado de informações capazes de fomentar um entendimento consubstanciado no que concerne à questão supramencionada. Os resultados evidenciam diversas diferenças físicas e fisiológicas entre os corpos de homens e mulheres e que tais disparidades influenciam diretamente no desempenho esportivo. Somado a isso constatou-se que além da testosterona, outras substâncias, produzidas pelo sistema endócrino, como por exemplo, o GH, insulina, glucagon, cortisol, catecolaminas, progesterona e estrogênio, além do ciclo menstrual, têm participação na performance esportiva. Ao mesmo tempo foi analisada a questão da inclusão de pessoas transgênero na sociedade. Ficando claro que este é o tema principal da maioria dos artigos e debates encontrados em reportagens ou vídeos em detrimento de questões mais específicas como algumas já mencionadas. Percebeu se que a carência de tratados que analisem os pormenores do desempenho esportivo e todas as variáveis que o envolvem, dificultam a chegada à uma definitividade. Então, sugere-se que tais estudos sejam aprofundados, para que as pessoas transgênero possam ser incluídas na sociedade, sem qualquer tipo de preconceito. Não esquecendo que no universo esportivo, onde um milésimo de segundo ou um milímetro de distância definem a vitória, a derrota e até recordes, que estas decisões possam ser as mais justas e imparciais possíveis.
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    Práticas de lazer na cidade de Alagoinhas na primeira década do século XXI
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Pimentel, Camila Maria Bastos; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny Vieira
    Este trabalho examina as práticas de lazer em Alagoinhas, Bahia, durante a primeira década do século XXI. Como objetivo geral busca-se investigar as práticas de lazer na cidade de Alagoinhas e a sua relação com os aspectos de sociabilidade e divertimento da população local entre os anos de 2001 a 2010. Já como objetivos específicos, pleiteia-se identificar as práticas corporais de lazer envolvendo a população de Alagoinhas na primeira década do século XXI, mapear os espaços em que as práticas corporais de lazer eram desenvolvidas e por fim, analisar o perfil da população participante das práticas de lazer no período em questão. Dessa forma, como questão de pesquisa tem-se a seguinte pergunta: Quais as práticas de lazer vivenciadas pela população de Alagoinhas- BA, na primeira década do século XXI? A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa é do tipo histórica e para coletar os dados utilizou-se de entrevistas com indivíduos diretamente ligados a movimentos culturais e iniciativas de lazer, além de análise de documentos históricos e registros locais. Reconhecida por sua rica herança cultural, Alagoinhas ofereceu um cenário propício para investigar as relações entre lazer, cultura e sociabilidade. Os resultados revelaram que, embora o lazer tenha desempenhado um papel crucial na vida social da cidade, desafios como a descontinuidade de projetos e desigualdades no acesso às atividades limitaram seu impacto. Ao evidenciar o papel transformador do lazer na vida comunitária, este estudo contribui para seu reconhecimento como direito essencial. Futuras pesquisas poderiam explorar o impacto das tecnologias digitais nas práticas de lazer em cidades menores ou realizar análises comparativas com períodos mais recentes para compreender a evolução das dinâmicas sociais e culturais.
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    A influência do tempo de tela em aspectos psicomotores de crianças até 8 anos de idade
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Jesus, Mylena Batista de; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny Vieira
    O uso excessivo de tecnologia, como telas de TVs, computadores e smartphones, tem gerado preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, principalmente em termos sociais, cognitivos e motores. Muitas crianças com o acesso crescente ao mundo digital têm se afastado de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre, o que prejudica o desenvolvimento psicomotor e social. A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo fazendo com que as crianças passassem ainda mais tempo em frente às telas, esquecendo brincadeiras que são essenciais para seu crescimento. Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento psíquico das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo e expressar suas emoções. Desse modo é necessário destacar que o estudo é de natureza qualitativa e para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes fontes e pesquisas já publicadas sobre o tema. Como objetivo buscamos analisar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento psicomotor das crianças, especialmente na faixa etária de 5 a 8 anos. Logo, como problema de pesquisa questionamos sobre “de que maneira o uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento psicomotor das crianças”. Para tanto, é importante apontar que a pesquisa bibliográfica realizada destaca a importância do equilíbrio entre o mundo digital e as atividades físicas para o desenvolvimento saudável, apontando que o uso excessivo de tecnologia pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e de linguagem.
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    Prevalência de hipertensão arterial e fatores associados em pessoas idosas brasileiras
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Xavier, Tainane Santana; Scher, Luria Melo de Lima; Costa, Camila de Moura; Carneiro, José Ailton Oliveira
    O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência de hipertensão arterial (HA) e os fatores associados a HA em pessoas idosas brasileiras. Estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde -2013. Foi utilizada estatística descritiva, o teste de qui-quadrado com seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Foram incluídos no estudo 11.177 pessoas idosas. A prevalência de HA foi de 52,8% (95% IC: 51,5; 54,1). Constatou-se que a baixa escolaridade e renda, ser casado, percepção de saúde negativa, problemas no sono, presença de doenças, ocorrência de quedas, maior tempo de exposição à TV e ser não sedentário, mas ser inativo fisicamente esteve fortemente associada a maiores chances de ter HAS. Conclui-se que a atividade física regular reduz significativamente a HAS em pessoas idosas.
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    Revolução tecnológica na Educação Física: a influência da Inteligência Artificial
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Souza, Anderson Nonato Menezes de; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Rafael; Costa, Neuber
    O presente trabalho investiga a Revolução Tecnológica na Educação Física, com foco na influência da Inteligência Artificial (IA). A pesquisa aborda como a IA está transformando a educação física, tanto no aspecto de treinamento personalizado, na forma de facilitadores para o trabalho dos profissionais de educação física, quanto na redefinição das práticas e métodos de ensino. O estudo destaca a importância de compreender a IA para aproveitar suas vantagens e minimizar impactos negativos, além de explorar os desafios e oportunidades que surgem para os profissionais da área. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica, o trabalho apresenta o CHATGPT, CHAT PDF, FREELETICS BODYWEIGHT, SHAPED IA e o CANVA, cada uma trazendo sua característica própria que auxilia as atuais e futuras mudanças nas dinâmicas, demandas e competências exigidas dos profissionais de Educação Física. A pesquisa conclui que a integração da IA na Educação Física oferece potencial para otimizar processos, mas também exige adaptação e atualização constante dos profissionais, destacando a importância da formação contínua e da ética no uso dessas tecnologias.