Licenciatura em Educação Física - DEDC2
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- ItemA prática da dança e a qualidade de vida na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Souza, Queila Fernanda Costa; Viana, Viviane Rocha; Conrado, Margarete de Souza; Rocha, Luíz CarlosA Prática da dança e a qualidade de vida das pessoas na contemporaneidade é um tema muito importante, pois são inúmeros problemas psicológicos, emocionais dentre muitos outros que tem atingido as pessoas no atual momento da sociedade. Nesse contexto sabemos que a dança se caracteriza por promover interação, expressão dos sentimentos, bem-estar físico, social e psicológico. Dessa forma, o questionamento de pesquisa foi saber qual a relação entre a dança e a qualidade de vida das pessoas na contemporaneidade. Tendo como objetivo identificar as contribuições da dança na qualidade de vida dos seus praticantes. O estudo é uma Revisão Bibliográfica, do tipo qualitativa e se embasou em levantamento de artigos que apresentaram dança e a qualidade de vida dos seus praticantes como foco de pesquisa. Descrevendo os estudos apresentados por autores através da pesquisa bibliográfica compreendeu-se que a prática da dança promoveu interação entre diferentes indivíduos, proporcionando relações, trazendo consigo grandes melhorias em todos os aspectos relacionado à saúde física e mental. Logo, a dança para os grupos em estudo possibilitou grandes contribuições, visto que é uma atividade física extremamente prazerosa que se caracteriza por promover bem-estar físico, social e psicológico, além do condicionamento físico, diversão, lazer, alegria, trazendo perspectivas para a qualidade de vida de quem as pratica.
- ItemAs relações pedagógicas entre dança e qualidade de vida na terceira idade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Souza, Sandra Marzya Nunes; Viana, Viviane Rocha; Rocha, Luiz CarlosA dança como prática pedagógica traz alguns benefícios para as pessoas da terceira idade, durante a fase do envelhecimento, de forma a minimizar os problemas decorrentes desse processo, e contribuir para a melhora da qualidade de vida dessas pessoas. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar, a partir da literatura, as relações pedagógicas presentes na dança e como estas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. E objetivos específicos buscar verificar as relações pedagógicas presentes na dança e como estas podem ser utilizadas para o desenvolvimento da autonomia e uma melhor integração do idoso na sociedade; identificar as contribuições da dança no processo educativo de pessoas idosas visando a melhoria na qualidade de vida. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica, através de artigos encontrados na plataforma do Google Acadêmico, e da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.(RBCEH), e em seguida foi feito um quadro, de forma a organizá-los, e separá-los, com base nos autores/ano da obra, título do artigo, objetivos, e resultados. Os resultados mostram que a prática de dança pode trazer benefícios não somente para a melhora das capacidades físicas, mas também para as capacidades cognitivas como a memória, e para a vida do praticante como um todo, se tornando a partir disso uma pessoa melhor no mundo.
- ItemPor que os negros não estão nas piscinas? uma análise do racismo estrutural na natação brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Oliveira, Jorge Marcelo Araújo de; Rocha, Luíz Carlos; Santos, Cristiane Moreira dos; Viana, Viviane RochaEsse artigo tem como objetivo geral investigar os motivos que contribuem para a ausência dos negros na natação brasileira. Os objetivos específicos têm a função de analisar o contexto histórico da natação no Brasil, destacando o processo de elitização; discutir o papel do racismo estrutural na perpetuação da desigualdade racial na natação brasileira; apresentar dados que evidenciam a vulnerabilidade da população negra em relação aos índices de afogamento no Brasil. Diante disso, o presente trabalho tem a seguinte questão-problema: Quais motivos explicam a sub-representação de pessoas negras na natação brasileira? Essa pesquisa é de caráter qualitativo na qual baseou-se em revisão bibliográfica e documental. Os resultados apontam que o racismo estrutural é o principal fator responsável pela exclusão da população negra da natação, somando-se a aspectos econômicos, culturais e históricos diretamente relacionados às desigualdades raciais. Concluímos que superar esse cenário demanda políticas públicas eficazes, como o ensino da natação em escolas, a requalificação dos espaços e a valorização de iniciativas comunitárias, garantindo o direito ao esporte, lazer e à vida conforme está estabelecida na Constituição Federal de 1988.
- ItemConstrução identitária da Escola de Capoeira Angola os angoleiros do sertão(Universidade do Estado da Bahia, 2024) PANTA, Elvis Autanislau Santos; Costa, Neuber Leite; Moraes, Enny Vieira; Soler, Isabele Pires SantosO presente trabalho investigou a construção identitária da Escola de Capoeira Angola os Angoleiros do Sertão, Escola de Capoeira Angola criada em em meados dos anos 80 e que possui sua sede em Feira de Santana, tendo como mestre Fundador, o Mestre Cláudio Costa. Com o objetivo de investigar os saberes e práticas relacionados à Capoeira Angola, presentes nesta Escola, o trabalho fez uso da metodologia qualitativa, no uso de instrumentos como entrevista com o mestre e registros fotográficos de seus elementos, incluindo o mergulho na experiência prática da Capoeira Angola nessa escola, vivenciando aulas e eventos. Foi possível observar que a sua identidade é construída especialmente pelos elementos presentes nos aspectos regionais de Feira de Santana, comunidade da Mantiba.
- ItemA participação de mulheres transgênero em esportes femeninos de alto rendimento(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Oliveira, Márcio Fernando Moreira; Estrela, Rafael Leal Dantas; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Juliana Souza BacelarA participação de mulheres transgênero em esportes femininos de alto rendimento, tem chamado bastante a atenção devida os desempenhos alcançados. Sendo assim, utilizando-se da pesquisa qualitativa através dos métodos de análise bibliográfica e documental, buscou-se entender se as diretrizes passadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no decorrer dos anos, cooperam para que o esporte seja cada vez mais equânime. Além disso, procurou-se criar uma fonte de investigação, onde futuros pesquisadores possam encontrar um compilado de informações capazes de fomentar um entendimento consubstanciado no que concerne à questão supramencionada. Os resultados evidenciam diversas diferenças físicas e fisiológicas entre os corpos de homens e mulheres e que tais disparidades influenciam diretamente no desempenho esportivo. Somado a isso constatou-se que além da testosterona, outras substâncias, produzidas pelo sistema endócrino, como por exemplo, o GH, insulina, glucagon, cortisol, catecolaminas, progesterona e estrogênio, além do ciclo menstrual, têm participação na performance esportiva. Ao mesmo tempo foi analisada a questão da inclusão de pessoas transgênero na sociedade. Ficando claro que este é o tema principal da maioria dos artigos e debates encontrados em reportagens ou vídeos em detrimento de questões mais específicas como algumas já mencionadas. Percebeu se que a carência de tratados que analisem os pormenores do desempenho esportivo e todas as variáveis que o envolvem, dificultam a chegada à uma definitividade. Então, sugere-se que tais estudos sejam aprofundados, para que as pessoas transgênero possam ser incluídas na sociedade, sem qualquer tipo de preconceito. Não esquecendo que no universo esportivo, onde um milésimo de segundo ou um milímetro de distância definem a vitória, a derrota e até recordes, que estas decisões possam ser as mais justas e imparciais possíveis.
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