Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abordagem da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 7º ano: avanços ou permanências?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Barros, Marília de Santana; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Nascimento , Juscelino Franciso do; Sene, Marcus GarciaDevido à crença de que a oralidade é um dom intrínseco ao ser humano, por muitas vezes, o eixo Oralidade ocupou um lugar à margem do ensino de língua. Sendo assim, objetiva-se, com este trabalho, abordar o tratamento que tem sido destinado a esse eixo nos livros didáticos de língua portuguesa, já que eles se constituem, muitas vezes, como único recurso pedagógico à disposição do professor. Nesse sentido, a presente pesquisa tem um caráter descritivo-bibliográfico e documental com abordagem qualitativa, a fim de investigar as abordagens destinadas ao referido eixo e verificar sua relevância na construção de saberes múltiplos para o pleno exercício da cidadania. Nesta investigação, foram selecionados dois livros aprovados pela PNLD 2018 – 2022 distribuídos em escolas do município de Santo Antônio de Jesus-BA, em seguida, comparamos as nossas constatações com o trabalho desenvolvido por Sene (2017), com o objetivo de observar se, depois de sete anos, houve um progresso nas abordagens da oralidade nos livros didáticos. Em suma, conclui-se que há uma redução nas atividades abordando a oralidade e, consequentemente, um declínio nas práticas para aquisição das habilidades para a produção dos gêneros orais.
- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- ItemA cosmovisão indígena na literatura infantil: uma reflexão da obra kabá darebu de daniel munduruku.(Universidade do Estado da bahia, 2022-06-16) Santos, Cristiana Josefa Dos; Ferreira, Permínio Souza; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco deTendo em vista que por muito tempo a temática indígena foi abordada através do olhar do colonizador e de maneira preconceituosa, construindo uma imagem do indígena carregada de estereótipos, faz-se necessário cada vez mais estudos que colaborem com as causas indígenas, conferindo cada dia mais visibilidade à suas lutas, culturas, crenças e cosmovisão, visando estabelecer um diálogo ente culturas e povos. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como tema central a cosmovisão indígena na literatura infantil: uma análise da obra kabá Darebu (2002) de Daniel Munduruku, a fim de identificar na literatura indígena dirigida ao público infantil como a voz do outro, indígena, se manifesta e mantem aberturas para trocas culturais com o não indígena. Para tanto, é necessário discutir por meio da obra como a literatura de autoria indígena desconstrói preconceitos e promove uma reflexão do ser indígena, analisando o modo como a literatura indígena possui valores estéticos próprios capazes de fortalecer a manutenção de um conjunto de saberes ancestrais e a legitimação de identidades. Para realização do estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva explicativa de caráter qualitativo, com o suporte teórico nos principais autores Andrade (2014); Thiél (2012) e Monteiro (2014).
- ItemA importância do uso de jogos pedagógicos no ensino de sintaxe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-04) Peixoto, Uislane Silva; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius Almeida dosA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância e as contribuições que os jogos pedagógicos podem desempenhar no processo de ensino e aprendizagem de sintaxe, além de apresentar propostas que podem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. As discussões estão sustentadas nos estudos de Oliveira (2001); Antunes, Cordeiro, Vasconcelos (2017); Sebastião (2018); Freire (2013); Lopes (2016); Kishimoto (1990,1994,1997,1998,2003) e Santos (2016). As atividades propostas abrangem 5 jogos que podem ser utilizados na sala de aula, sendo eles, o jogo o sintático, livro mágico das orações coordenadas, panda para concursos e provas, jogo da memória e o jogo de trilha. A pesquisa possibilitou reforçar a necessidade de inserção das novas práticas pedagógicas no processo de ensino e um maior entendimento sobre a importância dos jogos pedagógicos para melhoria das aulas de sintaxe. O resultado desta pesquisa aponta que utilizar jogos nas aulas é uma estratégia promissora e criativa de solucionar os obstáculos do ensino de sintaxe, dessa forma, essa ferramenta pode tornar a aprendizagem mais satisfatória, com maior motivação e interação entre os estudantes.
- ItemA literatura como ferramenta no processo de desnaturalização da violência no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Silva, Deisimara dos Passos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância da literatura na formação do indivíduo e seu uso como ferramenta de desnaturalização da violência no ambiente escolar. Para desenvolvimento da temática, apresentamos uma proposta de sequência didática para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do conto “Esquece’’ do escritor pernambucano Marcelino Freire. O suporte teórico escolhido baseou-se na perspectiva de autores como Miriam Abramovay (2002), Ana Guterra (2015) e Lúcia Castro (2018), dentre outros. Por meio do diálogo que estabelecemos entre literatura, escola e violência, acreditamos ser a literatura uma alternativa possível para o enfrentamento á violência no espaço escolar, uma vez que a perspectiva literária é capaz de provocar mudanças e dar sentido á vida, seja no plano individual ou coletivo.
- ItemA percepção dos estudantes sobre a aprendizagem de língua portuguesa nas oficinas realizadas no PIBID do campus V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-21) Santana, Daniele Nascimento; Santana, Daniele Nascimento; Antonino, Vívian; Ferreira, PermínioO presente trabalho tem por finalidade analisar, com base na percepção dos estudantes, as contribuições das oficinas de Língua Portuguesa (LP) para o aprimoramento das habilidades de ler e escrever nas turmas atendidas pelo subprojeto, nas Escolas de Ensino Fundamental II, no município de Santo Antônio de Jesus – BA. Para tanto, tivemos como ponto de partida o seguinte questionamento: Como as oficinas executadas no âmbito do PIBID contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes das escolas parceiras? A intenção é verificar como as atividades desenvolvidas nas escolas ajudam tanto os professores e bolsistas ID no desempenho e aprimoramento de suas práticas pedagógicas, quanto os estudantes na aquisição de conhecimentos relacionados ao universo da leitura e da escrita, ampliando suas habilidades nesses eixos.
- ItemA representação da voz negra feminina: uma leitura da obra Becos da Memória de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Josinete Souza; Santana, Suely Santos; Almeida, Gilce de Souza; Malta, Arlene AndradeO presente trabalho de pesquisa faz uma abordagem acerca da literatura afro-feminina, especificamente a produção da escritora Conceição Evaristo, como forma de representação da mulher negra e de rompimento do imaginário construído por meio dos estereótipos da literatura canônica sobre a existência negra e feminina. Foi analisada a obra Becos da Memória da escritora Conceição Evaristo, buscando responder à seguinte pergunta-problema: Como a narrativa aborda os problemas sociais e de gênero e qual a sua relevância para o fortalecimento da literatura afro-brasileira? Para tanto, foi traçado como objetivo compreender a obra e sua relação com a contemporaneidade, a partir do perfil da personagem Maria-Nova. Analisou-se como se dá o processo de construção da identidade feminina na narrativa, sua contribuição para a construção de uma subjetividade feminina e buscou-se identificar situações que possibilitem um diálogo entre a ficção e a realidade, no que se refere à desigualdade social e de gênero. Portanto, pode-se concluir que a obra de Evaristo fortalece a literatura afro-brasileira por ser uma narrativa que humaniza a pessoa negra, trazendo-a ao centro da narrativa e colocando em pauta suas aflições, medos e dores diante de uma sociedade desigual e pautada em uma cultura racista.
- ItemAutoficção: doses de realidade e ficção em o gosto do APFELSTRUDEL, de Gustavo Bernardo.(Universidade do estado da Bahia, ) Silva, Roseli Sena; Souza, Ana Carolina Cruz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Lima, Jecilma AlvesO ato de narrar é uma das diversas possibilidades que envolvem o universo complexo da literatura, por meio da qual narra-se de tudo, desde histórias verídicas até aquelas inimagináveis, contam-se causos e expõem-se imaginações e desejos de quem escreve. Compreender o poder de narrar algo que se desejou acontecer e ou já acontecido, mas modificado pela ficcionalização é o que ensejou o corpus desta monografia. Deste modo, este trabalho monográfico buscou compreender o universo no qual foi criada a obra O Gosto do Apfelstrudel (2010), do escritor Gustavo Bernardo Krause, e desvendar de que forma seu criador utilizou-se dos elementos de realidade e ficção para construir a sua narrativa. Para o embasamento teórico desta pesquisa, valeu-se da contribuição de ordem bibliográfica de teorias como as de Doubrovsky (1977), Alberca (2006), Colonna (2004), Lecarme (1999, 2014), Alfuch (2010), Lejeune (2008), Noronha (2014) e Vilain (2009), dentre outros. O presente trabalho justifica-se pela inquietação em se compreender a construção da narrativa autoficcional da obra estudada, bem como a ampliação dos conhecimentos a respeito do gênero textual autoficção, em que se classifica O Gosto do Apfelstrudel (2010) A análise dos dados deu-se por meio de pesquisa bibliográfica em textos que discutem o tema e ainda a partir de entrevista realizada com o autor da já citada obra literária. Ao findar de tais etapas, pode-se concluir o caráter autoficcional com o qual a narrativa é construída, além de se verificar uma possível classificação variacional do gênero na então obra de autoficção.
- ItemConstrução estética da poesia moderna: uma análise do poema sujo de Ferreira Gullar(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Souza, Lucas Araújo Galvão; Quadros, Carla de; Mariano , Luciana; Silveira, Sinéia Maia TelesO presente trabalho com caráter conclusivo de curso analisa a construção estética na poesia moderna, por meio do livro Poema Sujo (2016), de Ferreira Gullar, cuja centralidade do estudo é identificar como se rasuram essas construções estéticas no texto. Enfatiza as junções das formas clássicas e eruditas, como também ilustra o processo de criação poética na modernidade, tendo como fatores complementares o efeito de sentido e elementos extratextuais. Determinou-se como objetivo revisitar os aspectos teóricos da poesia moderna, bem como analisar o tratamento das construções estéticas no poema, além de verificar com elas se imbricam. Buscou-se, como método de abordagem, o hipotético-dedutivo, a partir da análise de fragmentos do Poema Sujo (2016) à luz das teorias modernas que discutem as novas configurações da poesia brasileira e, por isso, apoiou-se nas teorias de Merquior (1996), Candido (1996) e Lima (2002). Nesse prisma, a metodologia norteou-se na análise interpretativa dos versos à luz dos elementos do modernismo. Sendo assim, essa monografia alcançou o resultado paralelo à hipótese, pois compreende-se que na poesia moderna brasileira o fazer poético se amplia, reestruturando-se através da forma seja em verso e prosa, em versos brancos e livres ou rimas e métricas, e por isso faz-se necessário entender as estruturas constitutivas que compõem o poema, a fim de ressaltar as amplificações dos estudos da construção estética, isto é, uma experimentação híbrida de variados elementos em uma narrativa poética.
- ItemDiário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus: uma abordagem de leitura literária afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Buri, Patrícia Nascimento; Silva, Rosemere Ferreira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Andrade, Ana Cláudia Pacheco deO referente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em analisar a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, sua escrita literária e discorrer sobre seu potencial literário. Sabemos das lutas diárias que as mulheres negras vêm enfrentando ao longo da história, e assim como outras mulheres negras escritoras, a autora estudada também percorreu um doloroso caminho para que seus escritos fossem reconhecidos no cenário da literatura. O objetivo principal da pesquisa objetiva despertar nos alunos o pensamento crítico com a leitura da obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, acreditando sempre que o aluno, ao despertar o pensamento crítico no processo de leitura literária, consequentemente, acaba tornando-se sujeitos com opiniões relevantes para a sociedade. O estudo ancora-se nas reflexões dos seguintes teóricos: Duarte (2006), Candido (2006), Cuti (2010), Silva (2014), Silva (2016), Oliveira (2008), Cuti (1987), que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. E, por fim, será apresentado uma sequência didática a fim de nortear um possível trabalho do professor em sala de aula. Pensando nas contribuições que a leitura da obra pode trazer para a vida do aluno. Visando sempre despertar nos alunos a compreensão e reconhecimento das identidades, assim também, na formação de um pensamento crítico e reflexivo quanto ao racismo e desconstrução dos estereótipos por conta da cor da pele criado pela sociedade.
- ItemDificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita: um olhar sobre as estratégias pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-04) Andrade, Zenilda; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius de Almeida dosCom as dificuldades na aquisição da escrita, o ensino da Língua Portuguesa tem se tornado um desafio para educadores que buscam novas estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de seus alunos. Dentre os objetivos deste estudo destacam-se: investigar as dificuldades de aprendizagem da aquisição escrita e caracterizar a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática. Esta monografia contribui com conhecimentos relevantes, servindo de parâmetro para o desenvolvimento de ações que modifiquem a forma de enxergar e de atuar no processo de ensino aprendizagem, considerando as individualidades e principalmente, as potencialidades do sujeito, tanto nas instituições de ensino como em outros organismos, através de materiais e métodos lúdicos.
- ItemEmília no país da gramática vista por uma perspectiva linguística da variação e do ensino da gramática normativa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-11) Conceição, Luane Souza da; Almeida, Gilce de Souza; Burgos, Luiz Eduardo Simões deTendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa deve abordar a heterogeneidade da língua, é importante que se desenvolvam pesquisas que versem sobre essa questão, pondo em destaque a variação linguística e o ensino da gramática normativa. Dessa forma, este trabalho baseia-se na obra Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato, no intuito de verificar de que maneira o autor aborda aspectos relacionados à língua e ao seu ensino de forma lúdica e contextual. Ademais, busca-se apresentar de que maneira a obra supracitada pode servir como suporte para o docente durante as aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório, haja vista que foi necessária a leitura de textos que envolvem a temática. Assim, foi feita uma análise qualitativa de trechos retirados da obra, referenciando teóricos para ratificar as afirmações apresentadas durante o trabalho. Defendemos, nesta pesquisa, que Lobato propôs uma metodologia de ensino que leva em consideração as vivências do aluno durante o processo de aprendizagem da gramática, além de abordar aspectos relacionados às variedades da língua.
- ItemEnsino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município de Laje-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Rafaela Silva; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraO presente trabalho é uma pesquisa voltada ao ensino da produção textual no terceiro ano do ensino médio, com o propósito de entender a percepção do desempenho dos alunos na produção de textos. Para realização do estudo, fez-se um breve percurso histórico sobre o ensino da escrita no Brasil e uma abordagem sobre a produção de textos na perspectiva interacionista de língua. No processo de investigação do tema proposto, buscou-se responder à seguinte pergunta norteadora: “Como os alunos do terceiro ano do ensino médio avaliam a experiência com a produção de textos na escola?”. Para obter as informações necessárias, foi aplicado um questionário online que apontou dificuldades dos alunos com o desenvolvimento da escrita de textos, visto que persiste o ensino tradicional das normas gramaticais e redação, com equivocada justificativa para preparação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que interfere na proficiência dos alunos O horizonte teórico escolhido para realização do estudo, foi baseado na perspectiva dos seguintes autores: Antunes (2016), Bettes (2010), Marcuschi (2018), Pessoa (2021) e Silva (2021).
- ItemEra uma vez... Contação de história e formação leitora crítica do público infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-11) Ramos, Ládila dos Santos; Souza, Ana Carolina Cruz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Santana, Suely SantosA contação de histórias infantis é uma poderosa ferramenta para a formação da criança e pertinente oportunidade para auxiliá-la na compreensão do mundo que a circunda, o que permite (re)construir valores e sistemas de crenças por meio do desenvolvimento da criatividade. Este trabalho monográfico busca compreender de que maneira a contação dos contos “Patinho feio”, de Hans Cristian Andersen, e “Bela, a diferente abelhinha que virou rainha”, escrito por Palmira Heine, além de contribuírem para a formação leitora, podem possibilitar a reflexão de valores e o desenvolvimento da criticidade diante da realidade na qual a criança vive. Para isso, alguns autores são essenciais para a constituição da base teórica dessa pesquisa que está fundamentada nos estudos de Bruno Bettelheim (2002), Cleo Busatto (2006), Marina Colasanti (2017), Fanny Abramovich (1997), Lev Semenovich Vygotsky (1999) e outros. Esta monografia é baseada na abordagem qualitativa e recorre ao método hipotético-dedutivo como técnica para as pesquisas bibliográfica e documental. Dessa forma, verifica-se que os contos de fadas, de modo geral, podem influenciar de maneira positiva na reflexão de valores e criticidade das crianças, quando atrelados com uma contação dialogada ou seguida de questionamentos que despertem a imaginação e ajudem no processo de ensino- aprendizagem dos pequenos. A partir disso, pode-se concluir que a contação de histórias infantis, quando feita de maneira mais atrativa e com técnicas criativas, pode ser uma forte aliada para o ensino-aprendizagem, visto que estimula a imaginação, desperta o prazer pela leitura, auxilia na construção de valores e criticidade da narrativa ouvida ou vivida pelas crianças.
- ItemIncesto e sexualidade em Henrique: um homem que já morreu, mas ainda vai nascer(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-13) Santos, Fábio Souza; Quadros, Carla de; Neto, João Evangelista do Nascimento; Silveira, Sineia Maia TelesO presente trabalho intitulado Incesto e Sexualidade em Henrique: um homem que já morreu, mas ainda vai nascer, resultante de pesquisa bibliográfica, visa refletir sobre a diversidade sexual e a respeito do incesto na obra Henrique (2001), escrito pela baiana Állex Leilla. Na ficção contemporânea, encontramos escritores que, através de sua escrita, rompem com as marcas centralizadoras e hegemônicas do cânone, convocando-nos a fazer reflexões sobre a diversidade sexual no âmbito do texto literário. Em se tratando de ficção baiana, destaca-se a escritora já citada, que traz em suas obras, como no romance em epígrafe, personagens que desconsideram o olhar do outro sobre si e se permitem ter relações com outros sujeitos do meio social, mesmo que esse outro seja o próprio pai. Pretendendo compreender como esses personagens, muitas vezes colocados à margem, vivem sua sexualidade, refizemos alguns percursos da literatura brasileira, para verificarmos como os sujeitos com suas diferentes identidade e subjetividades foram retratados nas páginas de obras que pertencem ao cânone brasileiro. Em seguida, discutiu-se sobre o conceito de homoerotismo a partir de Barcellos (2016), Camargo (2006) e García (2012), da mesma forma, como os indivíduos LGBTQIA+ são representados pelos escritores da ficção baiana. Por fim, tratamos sobre o conceito do incesto, com base nos estudos de Foucault (1988), Levi Strauss (1982) e Freud (2013), apreendendo que a literatura sempre transgrediu as regras, os tabus, rompendo o silêncio, referindo-se ao incesto em algumas de suas obras, como no romance citado, no qual ospersonagens deixam a tara, o desejo falar mais alto que os valores e as regras da cultura que os condenam. Posto isto, averígua-se que a obra não é uma apologia ao sexo entre irmãos, pai e filho, mas tece uma crítica à cultura heteronormativa, abordando temas, como:homossexualidade, incesto e gênero, através de personagens que desafiam as estruturas patriarcais e sexistas ao revelar sua sexualidade e sair da condição de subalternidade.
- ItemA leitura literária por prazer: a mediação docente nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental(2019-07) Santos, Carina Pires de MirandaEsta pesquisa, intitulada A Leitura Literária Por Prazer: a Mediação Docente nas Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal analisar a mediação docente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, considerando a leitura literária prazerosa, na turma de 6° ano, turno matutino, do Colégio Municipal Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon. Trata-se de um estudo pautado nas ideias de Colomer (2003, 2007), Candido (1972,2004), Bamberger (1991), Barthes (1987), Martins e Versiani (2008), Paulino (2008), Zilberman(1988) e Yunes (1995). A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Constatou-se a importância da mediação docente no processo da leitura literária. E sabendo que nem todas as crianças têm um comportamento leitor estimulado em casa e que no 6° ano a maioria deles está tendo as primeiras leituras literárias de fato, fica a escola responsável por mediar essa prática, de maneira que estimule o gosto e o prazer pela leitura, contribuindo para a formação de leitores
- ItemLetramento racial crítico: formação de professoras de língua inglesa para as questões raciais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Conceição, Clodine da; Inkpin, Sally Cheryl; Nunes, Alyxandra Gomes; Nascimento, Clebemilton Gomes doConduzi este estudo motivada por inquietações relacionadas à minha complexa jornada pessoal de autoidentificação como mulher preta e professora de inglês. Através do Letramento Racial Crítico, busquei desvincular-me das amarras mentais do racismo na sociedade brasileira, compreendendo a importância desse letramento e da descoberta da identidade racial para implementar uma educação antirracista em minhas salas de aula. Ao refletir sobre minha própria jornada, questionei se colegas não envolvidas em programas afirmativos já haviam descoberto sua identidade racial e se sentiam capacitadas para abordar questões raciais em suas aulas. Pensando nisso, conduzi uma pesquisa de campo por meio da oficina Black Voices: Reading, Reflection, and Discussion, utilizando a metodologia do story-telling sugerida por bell hooks (2013) e o método cartográfico para acompanhar as ações da oficina e as vozes das participantes, integrando-me (a pesquisadora) ao contexto enquanto observava e anotava a produção conjunta de conhecimentos (BARROS; KASTRUP, 2009). Incorri a minha pesquisa do modo encarnado (NASCIMENTO, 2023), gravando a integração das experiências individuais no processo. Além dos comentários, as respostas das participantes aos questionamentos sobre identidade no formulário de inscrição e após cada oficina revelaram a necessidade contínua de abordagens antirracistas na educação. Isso sublinha a importância do Letramento Racial para todos os futuros docentes. Ao longo deste trabalho, minhas análises evidenciam a extrema importância da capacitação de professores para poder implementar um ensino antirracista que depende da consciência racial em primeiro lugar. Nossos resultados apontam a urgência de promover ações conscientizadoras e formativas no âmbito da docência, contribuindo para um ensino de línguas cada vez mais antirracista.
- ItemLéxico e identidade cultural: extensões metafóricas multiplicidade semântica no discurso pentecostal(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-28) Santos, Emanuele Oliveira Barbosa dos; Almeida, Gilce de Souza; Ferreira, Permínio; Santos, VivianeLíngua e cultura são inseparáveis, logo, nas construções lexicais dos falantes é possível perceber a influência de fatores socioculturais, a exemplo da religião, a qual faz parte da construção identitária de muitos indivíduos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho monográfico é realizar um estudo semântico-lexical de termos que caracterizam o discurso do movimento pentecostal. Busca-se responder de que modo as unidades lexicais que constituem o repertório linguístico de membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD), no município Conceição do Almeida – BA, relacionam-se com a doutrina do pentecostalismo, observando, para isso, os fenômenos de semanticização e extensão metafórica identificados no repertório lexical dos falantes. Concernente à metodologia, a pesquisa contou com a participação de oito participantes, distribuídos pelo sexo feminino e masculino e em diferentes faixas etárias, os quais responderam a um formulário com 21 questões, mediante a realização da entrevista e gravação do léxico da comunidade. A investigação será de cunho bibliográfico e documental, pois o material secundário disponibilizará o reforço para a manipulação das informações coletadas e, quanto à abordagem, será de caráter quali-quantitativo. Com base em leituras prévias e na observação assistemática do objeto de estudo, hipotetiza-se que, na tentativa de assegurar a sua identidade enquanto grupo religioso, o discurso dos falantes da IEAD é constituído por unidades lexicais peculiares. Estas passam por uma desativação semântica e uma subsequente ressemantização adquirindo um novo significado, agora metafórico. Ademais, a pesquisa alicerçada na área da lexicologia e da semântica, fundamenta-se nos estudos de Volóchinov – Círculo de Bakhtin (2017), Castilho (2007), mAbbade (2012), Antunes (2012) e Abreu (2013).
- ItemLiteratura de cordel: uma perspectiva universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Souza, Maria Clara Braz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraTendo em vista que nos Cursos de Licenciatura em Letras do nosso país são explorados textos em aulas, realizado eventos acadêmicos que tratam a respeito de literatura, mas muito pouco utilizados textos voltados à categoria da Literatura Popular, o ponto de partida do presente estudo residiu em pesquisar sobre o lugar da Literatura de Cordel em Instituições de Ensino Superior, para especificamente, localizar o espaço deste gênero no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus V. Para tanto, consideramos a relevância e contribuição da Literatura de Cordel enquanto texto literário e expressão artística como aspecto singificativo na formação da literatura nacional. Neste sentido, a problematização que norteou o estudo foi o silenciamento da Literatura de Cordel nos cursos de Licenciatura em Letras. A partir dessa inquietação, o objetivo da discussão buscou averiguar a ausencia/presença desta literatura no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus V. Para realizar o estudo, escolhemos suporte teórico nos principais autores Maxado (2012), Silva (2007) e Silva (2013) e utilizamos a pesquisa bibliográfica somado a aplicação de questionário junto a estudantes do referido curso de licenciatura.
- ItemLiteratura negro-brasileira, Esmeralda Ribeiro (1991) e Lima Barreto (1998): labutas de uma postura pós-colonial(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Leidiane Mercês; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deAs narrativas construídas acerca dos sujeitos negros brasileiros, tanto na História oficial quanto no cânone literário, não foram justas. Além disso, a produção literária de autoria negra que se propunha à construção de diferentes histórias foi propositalmente negligenciada. Diante disso, esta pesquisa busca apresentar a proposta da literatura negro-brasileira e refleti-la enquanto uma insurgência pós-colonial disposta a romper com as narrativas hegemônicas, difusoras de uma história única, e a nomear a experiência literária negro-brasileira. Essa proposta é realizada mediante a análise das obras Clara dos Anjos e Guarde Segredo, de Lima Barreto (1998) e Esmeralda Ribeiro (1991), respectivamente. A referente análise enfatiza a releitura de Clara dos Anjos, no conto Guarde Segredo, e investiga as estratégias utilizadas por Ribeiro (1991) para reiterar a denúncia feita anteriormente, por Barreto (1998), e, ao mesmo tempo, acrescentar novas significações à história, bem como assinalar o seu lugar discursivo, enquanto uma mulher negra escrevendo sobre si mesma. Para tanto, tem-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujo método de abordagem utilizado é o hipotético- dedutivo. Desse modo, os resultados alcançados nesta pesquisa levaram à conclusão de que Esmeralda Ribeiro (1991), ao reler a obra em questão, no conto Guarde Segredo, se uniu à denúncia feita anteriormente, por Lima Barreto (1998), na medida em que novas significações e novas (re) ações foram recriadas acerca da história de Clara dos Anjos, no conto.