Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 41
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abordagem da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 7º ano: avanços ou permanências?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Barros, Marília de Santana; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Nascimento , Juscelino Franciso do; Sene, Marcus GarciaDevido à crença de que a oralidade é um dom intrínseco ao ser humano, por muitas vezes, o eixo Oralidade ocupou um lugar à margem do ensino de língua. Sendo assim, objetiva-se, com este trabalho, abordar o tratamento que tem sido destinado a esse eixo nos livros didáticos de língua portuguesa, já que eles se constituem, muitas vezes, como único recurso pedagógico à disposição do professor. Nesse sentido, a presente pesquisa tem um caráter descritivo-bibliográfico e documental com abordagem qualitativa, a fim de investigar as abordagens destinadas ao referido eixo e verificar sua relevância na construção de saberes múltiplos para o pleno exercício da cidadania. Nesta investigação, foram selecionados dois livros aprovados pela PNLD 2018 – 2022 distribuídos em escolas do município de Santo Antônio de Jesus-BA, em seguida, comparamos as nossas constatações com o trabalho desenvolvido por Sene (2017), com o objetivo de observar se, depois de sete anos, houve um progresso nas abordagens da oralidade nos livros didáticos. Em suma, conclui-se que há uma redução nas atividades abordando a oralidade e, consequentemente, um declínio nas práticas para aquisição das habilidades para a produção dos gêneros orais.
- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- ItemA cosmovisão indígena na literatura infantil: uma reflexão da obra kabá darebu de daniel munduruku.(Universidade do Estado da bahia, 2022-06-16) Santos, Cristiana Josefa Dos; Ferreira, Permínio Souza; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco deTendo em vista que por muito tempo a temática indígena foi abordada através do olhar do colonizador e de maneira preconceituosa, construindo uma imagem do indígena carregada de estereótipos, faz-se necessário cada vez mais estudos que colaborem com as causas indígenas, conferindo cada dia mais visibilidade à suas lutas, culturas, crenças e cosmovisão, visando estabelecer um diálogo ente culturas e povos. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como tema central a cosmovisão indígena na literatura infantil: uma análise da obra kabá Darebu (2002) de Daniel Munduruku, a fim de identificar na literatura indígena dirigida ao público infantil como a voz do outro, indígena, se manifesta e mantem aberturas para trocas culturais com o não indígena. Para tanto, é necessário discutir por meio da obra como a literatura de autoria indígena desconstrói preconceitos e promove uma reflexão do ser indígena, analisando o modo como a literatura indígena possui valores estéticos próprios capazes de fortalecer a manutenção de um conjunto de saberes ancestrais e a legitimação de identidades. Para realização do estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva explicativa de caráter qualitativo, com o suporte teórico nos principais autores Andrade (2014); Thiél (2012) e Monteiro (2014).
- ItemA importância do uso de jogos pedagógicos no ensino de sintaxe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-04) Peixoto, Uislane Silva; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius Almeida dosA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância e as contribuições que os jogos pedagógicos podem desempenhar no processo de ensino e aprendizagem de sintaxe, além de apresentar propostas que podem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. As discussões estão sustentadas nos estudos de Oliveira (2001); Antunes, Cordeiro, Vasconcelos (2017); Sebastião (2018); Freire (2013); Lopes (2016); Kishimoto (1990,1994,1997,1998,2003) e Santos (2016). As atividades propostas abrangem 5 jogos que podem ser utilizados na sala de aula, sendo eles, o jogo o sintático, livro mágico das orações coordenadas, panda para concursos e provas, jogo da memória e o jogo de trilha. A pesquisa possibilitou reforçar a necessidade de inserção das novas práticas pedagógicas no processo de ensino e um maior entendimento sobre a importância dos jogos pedagógicos para melhoria das aulas de sintaxe. O resultado desta pesquisa aponta que utilizar jogos nas aulas é uma estratégia promissora e criativa de solucionar os obstáculos do ensino de sintaxe, dessa forma, essa ferramenta pode tornar a aprendizagem mais satisfatória, com maior motivação e interação entre os estudantes.
- ItemA jornada da heroína: análise da estrutura narrativa do livro Contos às Marias(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santos, Brenda Oliveira dos; Souza, Ana Carolina Cruz de; Quadros, Carla de; Guerreiro , Paulo de Assis de AlmeidaEste artigo apresenta uma análise analítico-descritiva sobre alguns contos selecionados da obra “Contos às Marias”, de Daianna Quelle Silva. A análise é fundamentada no livro A Jornada da Heroína: A busca da mulher para se reconectar com o feminino, de Maureen Murdock, que descreve em etapas as experiências femininas na busca por identidade e realização pessoal. A obra de análise foi escolhida pela relevância em retratar figuras femininas como “Marias”, como símbolos do cotidiano. Entende-se que este estudo busca entender a jornada das heroínas na literatura contemporânea, nordestina e baiana representada nos miniconto s, oferecendo uma contribuição valiosa para os estudos literários de gênero.
- ItemA literatura como ferramenta no processo de desnaturalização da violência no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Silva, Deisimara dos Passos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância da literatura na formação do indivíduo e seu uso como ferramenta de desnaturalização da violência no ambiente escolar. Para desenvolvimento da temática, apresentamos uma proposta de sequência didática para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do conto “Esquece’’ do escritor pernambucano Marcelino Freire. O suporte teórico escolhido baseou-se na perspectiva de autores como Miriam Abramovay (2002), Ana Guterra (2015) e Lúcia Castro (2018), dentre outros. Por meio do diálogo que estabelecemos entre literatura, escola e violência, acreditamos ser a literatura uma alternativa possível para o enfrentamento á violência no espaço escolar, uma vez que a perspectiva literária é capaz de provocar mudanças e dar sentido á vida, seja no plano individual ou coletivo.
- ItemA percepção dos estudantes sobre a aprendizagem de língua portuguesa nas oficinas realizadas no PIBID do campus V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-21) Santana, Daniele Nascimento; Santana, Daniele Nascimento; Antonino, Vívian; Ferreira, PermínioO presente trabalho tem por finalidade analisar, com base na percepção dos estudantes, as contribuições das oficinas de Língua Portuguesa (LP) para o aprimoramento das habilidades de ler e escrever nas turmas atendidas pelo subprojeto, nas Escolas de Ensino Fundamental II, no município de Santo Antônio de Jesus – BA. Para tanto, tivemos como ponto de partida o seguinte questionamento: Como as oficinas executadas no âmbito do PIBID contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes das escolas parceiras? A intenção é verificar como as atividades desenvolvidas nas escolas ajudam tanto os professores e bolsistas ID no desempenho e aprimoramento de suas práticas pedagógicas, quanto os estudantes na aquisição de conhecimentos relacionados ao universo da leitura e da escrita, ampliando suas habilidades nesses eixos.
- ItemA plataforma Wattpad como recurso metodológico em Língua Portuguesa para o desenvolvimento de escrita no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-11) Peixoto, Mileny Karen Nery; Quadros , Carla de; Mariano, Luciana Vieira; Meireles, Maximiano Martins deO estudo investigou a plataforma Wattpad, como possibilidade de ferramenta metodológica, no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da escrita no Ensino Médio. O artigo foi motivado através de experiência pessoal, como usuária, e pela crescente influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, como também, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O objetivo principal consistiu na reflexão sobre o uso da plataforma Wattpad como uma possibilidade de ferramenta para promover e motivar as/os alunas/os do Ensino Médio a desenvolverem a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, inicialmente, fizemos um levantamento bibliográfico intentando o aprofundamento da temática, ainda pouco abordada, e, em seguida, foi aplicado via Google Forms, um questionário para estudantes do ensino médio, com intuito analítico.
- ItemA representação da voz negra feminina: uma leitura da obra Becos da Memória de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Josinete Souza; Santana, Suely Santos; Almeida, Gilce de Souza; Malta, Arlene AndradeO presente trabalho de pesquisa faz uma abordagem acerca da literatura afro-feminina, especificamente a produção da escritora Conceição Evaristo, como forma de representação da mulher negra e de rompimento do imaginário construído por meio dos estereótipos da literatura canônica sobre a existência negra e feminina. Foi analisada a obra Becos da Memória da escritora Conceição Evaristo, buscando responder à seguinte pergunta-problema: Como a narrativa aborda os problemas sociais e de gênero e qual a sua relevância para o fortalecimento da literatura afro-brasileira? Para tanto, foi traçado como objetivo compreender a obra e sua relação com a contemporaneidade, a partir do perfil da personagem Maria-Nova. Analisou-se como se dá o processo de construção da identidade feminina na narrativa, sua contribuição para a construção de uma subjetividade feminina e buscou-se identificar situações que possibilitem um diálogo entre a ficção e a realidade, no que se refere à desigualdade social e de gênero. Portanto, pode-se concluir que a obra de Evaristo fortalece a literatura afro-brasileira por ser uma narrativa que humaniza a pessoa negra, trazendo-a ao centro da narrativa e colocando em pauta suas aflições, medos e dores diante de uma sociedade desigual e pautada em uma cultura racista.
- ItemA variação linguística no livro didático de língua portuguesa no ensino fundamental II: uma visão dogmática ou científica de língua?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-05) Silva, Marlene Mota; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Macedo, Juliete Basto; Meireles, Maximiano Martins deO presente estudo tem por objetivo apresentar uma investigação de como a temática da variação linguística está sendo abordada no livro didático (LD) de língua portuguesa (LP). Para desenvolver essa investigação, o corpus analisado é o livro de “Português Linguagens”, de uma coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2022, de autoria de Willian Cereja e Carolina Dias Vianna, direcionado para 9º ano do ensino fundamental II. Para obtenção dos resultados, será utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise documental. Como quatro teórico, baseamo-nos nos postulados da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004, 2005), Bagno (2007), Faraco (2005). Será analisado a proposta da BNCC (2018) para a abordagem da Variação Linguística. Em síntese, os resultados mostram que a heterogeneidade linguística não tem o tratamento que se esperava, visto que, na seção que é destinada a tratar do fenômeno, os autores abordam a questão do Estrangeirismo.
- ItemAutoficção: doses de realidade e ficção em o gosto do APFELSTRUDEL, de Gustavo Bernardo.(Universidade do estado da Bahia, ) Silva, Roseli Sena; Souza, Ana Carolina Cruz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Lima, Jecilma AlvesO ato de narrar é uma das diversas possibilidades que envolvem o universo complexo da literatura, por meio da qual narra-se de tudo, desde histórias verídicas até aquelas inimagináveis, contam-se causos e expõem-se imaginações e desejos de quem escreve. Compreender o poder de narrar algo que se desejou acontecer e ou já acontecido, mas modificado pela ficcionalização é o que ensejou o corpus desta monografia. Deste modo, este trabalho monográfico buscou compreender o universo no qual foi criada a obra O Gosto do Apfelstrudel (2010), do escritor Gustavo Bernardo Krause, e desvendar de que forma seu criador utilizou-se dos elementos de realidade e ficção para construir a sua narrativa. Para o embasamento teórico desta pesquisa, valeu-se da contribuição de ordem bibliográfica de teorias como as de Doubrovsky (1977), Alberca (2006), Colonna (2004), Lecarme (1999, 2014), Alfuch (2010), Lejeune (2008), Noronha (2014) e Vilain (2009), dentre outros. O presente trabalho justifica-se pela inquietação em se compreender a construção da narrativa autoficcional da obra estudada, bem como a ampliação dos conhecimentos a respeito do gênero textual autoficção, em que se classifica O Gosto do Apfelstrudel (2010) A análise dos dados deu-se por meio de pesquisa bibliográfica em textos que discutem o tema e ainda a partir de entrevista realizada com o autor da já citada obra literária. Ao findar de tais etapas, pode-se concluir o caráter autoficcional com o qual a narrativa é construída, além de se verificar uma possível classificação variacional do gênero na então obra de autoficção.
- Item“Cheguei em casa cansada”: um olhar sociolinguístico para a regência dos verbos de movimento no livro didático de língua portuguesa do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Pereira, Vitória Ize Souza; Silva , Manoel Crispiniano Alves da; Santos , Elias de Souza; Almeida , Gilce Souza deAo realizar esse trabalho, objetivou-se analisar a abordagem da regência dos verbos de movimento no livro didático de Língua Portuguesa do 3° ano do Ensino Médio, investigando se os usos característicos do Português Brasileiros (doravante PB) são reconhecidos como legítimos. Nesse sentido, para desenvolver esta investigação, foram utilizados como referencial teórico os postulados da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005), bem como os trabalhos de Bagno (2003, 2007, 2013), Mattos e Silva (2004), a BNCC (Brasil, 2018), entre outros, pois tratam da relação entre variação linguística e ensino. Utiliza-se como corpus o livro didático de língua portuguesa (LP) do ensino médio de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Sinicalchi, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2021 e publicado pela editora Moderna. Em síntese, foi possível identificar alguns avanços na obra analisada, tendo em vista que os autores reconhecem o crescente uso da preposição “em” regendo verbos de movimento. Entretanto, entram em contradição afirmado que o vocábulo “em” é utilizado apenas em situações de informalidade.
- ItemConstrução estética da poesia moderna: uma análise do poema sujo de Ferreira Gullar(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Souza, Lucas Araújo Galvão; Quadros, Carla de; Mariano , Luciana; Silveira, Sinéia Maia TelesO presente trabalho com caráter conclusivo de curso analisa a construção estética na poesia moderna, por meio do livro Poema Sujo (2016), de Ferreira Gullar, cuja centralidade do estudo é identificar como se rasuram essas construções estéticas no texto. Enfatiza as junções das formas clássicas e eruditas, como também ilustra o processo de criação poética na modernidade, tendo como fatores complementares o efeito de sentido e elementos extratextuais. Determinou-se como objetivo revisitar os aspectos teóricos da poesia moderna, bem como analisar o tratamento das construções estéticas no poema, além de verificar com elas se imbricam. Buscou-se, como método de abordagem, o hipotético-dedutivo, a partir da análise de fragmentos do Poema Sujo (2016) à luz das teorias modernas que discutem as novas configurações da poesia brasileira e, por isso, apoiou-se nas teorias de Merquior (1996), Candido (1996) e Lima (2002). Nesse prisma, a metodologia norteou-se na análise interpretativa dos versos à luz dos elementos do modernismo. Sendo assim, essa monografia alcançou o resultado paralelo à hipótese, pois compreende-se que na poesia moderna brasileira o fazer poético se amplia, reestruturando-se através da forma seja em verso e prosa, em versos brancos e livres ou rimas e métricas, e por isso faz-se necessário entender as estruturas constitutivas que compõem o poema, a fim de ressaltar as amplificações dos estudos da construção estética, isto é, uma experimentação híbrida de variados elementos em uma narrativa poética.
- ItemDesejo de mudanças: estudo de caso da migração populacional de Maragogipe para Mar Grande/Vera Cruz, 1970 – 2016(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Conceição, Ivaneide Barbosa da; Araújo, James AmorimA presente monografia é um estudo do fenômeno migratório no Município de Maragogipe para Mar Grande/Vera Cruz que se iniciou a partir da década de 1970 e perdura até os dias atuais. Assim, o objetivo proposto desta pesquisa foi demonstrar os principais fatores que levam até os dias atuais a saída de pessoas, a fim de investigar se os mesmos fatores que influenciaram os primeiros migrantes na segunda metade do século XX ainda persistem e com qual intensidade persistem na migração atual. Para alcançar os objetivos deste estudo foi direcionado um roteiro de entrevistas semiestruturadas contendo doze questionamentos cada, para um público alvo composto por 48 entrevistados. A escolha do público foi de forma aleatória abrangendo pessoas de diferentes faixas etárias e nível de escolaridade. Além disso, o registro de imagens da área de estudo possibilitou uma vinculação com os depoimentos dos entrevistados. Assim, os resultados da pesquisa evidenciaram que os motivos da migração foram em busca de melhores condições de vida, e que os fatores dos diferentes períodos migratórios continuam os mesmo.
- ItemDiário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus: uma abordagem de leitura literária afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Buri, Patrícia Nascimento; Silva, Rosemere Ferreira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Andrade, Ana Cláudia Pacheco deO referente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em analisar a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, sua escrita literária e discorrer sobre seu potencial literário. Sabemos das lutas diárias que as mulheres negras vêm enfrentando ao longo da história, e assim como outras mulheres negras escritoras, a autora estudada também percorreu um doloroso caminho para que seus escritos fossem reconhecidos no cenário da literatura. O objetivo principal da pesquisa objetiva despertar nos alunos o pensamento crítico com a leitura da obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, acreditando sempre que o aluno, ao despertar o pensamento crítico no processo de leitura literária, consequentemente, acaba tornando-se sujeitos com opiniões relevantes para a sociedade. O estudo ancora-se nas reflexões dos seguintes teóricos: Duarte (2006), Candido (2006), Cuti (2010), Silva (2014), Silva (2016), Oliveira (2008), Cuti (1987), que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. E, por fim, será apresentado uma sequência didática a fim de nortear um possível trabalho do professor em sala de aula. Pensando nas contribuições que a leitura da obra pode trazer para a vida do aluno. Visando sempre despertar nos alunos a compreensão e reconhecimento das identidades, assim também, na formação de um pensamento crítico e reflexivo quanto ao racismo e desconstrução dos estereótipos por conta da cor da pele criado pela sociedade.
- ItemDificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita: um olhar sobre as estratégias pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-04) Andrade, Zenilda; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius de Almeida dosCom as dificuldades na aquisição da escrita, o ensino da Língua Portuguesa tem se tornado um desafio para educadores que buscam novas estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de seus alunos. Dentre os objetivos deste estudo destacam-se: investigar as dificuldades de aprendizagem da aquisição escrita e caracterizar a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática. Esta monografia contribui com conhecimentos relevantes, servindo de parâmetro para o desenvolvimento de ações que modifiquem a forma de enxergar e de atuar no processo de ensino aprendizagem, considerando as individualidades e principalmente, as potencialidades do sujeito, tanto nas instituições de ensino como em outros organismos, através de materiais e métodos lúdicos.
- ItemDiscursos de mulheres que ressignificam condições de vida: o exemplo da UATI(Universidade da Estado da Bahia, 2025-02-21) Andrade, Daniel Reis Neves; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Meireles, Maximiano Martins deNa condição de monitor da Universidade Aberta à Terceira Idade do Departamento de Ciências Humanas – Campus V (DCH-V) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o pesquisador pôde observar as contribuições desse projeto na vida de seus participantes, que eram pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e desse contato surgiu o interesse em analisar como os discursos significam o sujeito idoso e como o projeto afeta esses sujeitos. Essa pesquisa foi fundamentada em Manzaro (2014), Orlandi (2005) e Oliveira (2020; 2025). A metodologia empregada nesta pesquisa fundamenta-se na Análise do Discurso de viés francês, explorando as percepções sobre o envelhecimento na UATI. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a coleta de dados por meio de observação e entrevistas em painel com os participantes do programa. A análise leva em conta as condições de produção dos discursos, os efeitos semânticos e a memória discursiva que permeiam as narrativas, ressaltando as representações da terceira idade. O resultado dessa pesquisa demonstrou que as mulheres envolvidas nesse Projeto descobrem nele um espaço de expressão que anteriormente lhes era negado.
- ItemEmília no país da gramática vista por uma perspectiva linguística da variação e do ensino da gramática normativa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-11) Conceição, Luane Souza da; Almeida, Gilce de Souza; Burgos, Luiz Eduardo Simões deTendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa deve abordar a heterogeneidade da língua, é importante que se desenvolvam pesquisas que versem sobre essa questão, pondo em destaque a variação linguística e o ensino da gramática normativa. Dessa forma, este trabalho baseia-se na obra Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato, no intuito de verificar de que maneira o autor aborda aspectos relacionados à língua e ao seu ensino de forma lúdica e contextual. Ademais, busca-se apresentar de que maneira a obra supracitada pode servir como suporte para o docente durante as aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório, haja vista que foi necessária a leitura de textos que envolvem a temática. Assim, foi feita uma análise qualitativa de trechos retirados da obra, referenciando teóricos para ratificar as afirmações apresentadas durante o trabalho. Defendemos, nesta pesquisa, que Lobato propôs uma metodologia de ensino que leva em consideração as vivências do aluno durante o processo de aprendizagem da gramática, além de abordar aspectos relacionados às variedades da língua.
- ItemEnsino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município de Laje-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Rafaela Silva; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraO presente trabalho é uma pesquisa voltada ao ensino da produção textual no terceiro ano do ensino médio, com o propósito de entender a percepção do desempenho dos alunos na produção de textos. Para realização do estudo, fez-se um breve percurso histórico sobre o ensino da escrita no Brasil e uma abordagem sobre a produção de textos na perspectiva interacionista de língua. No processo de investigação do tema proposto, buscou-se responder à seguinte pergunta norteadora: “Como os alunos do terceiro ano do ensino médio avaliam a experiência com a produção de textos na escola?”. Para obter as informações necessárias, foi aplicado um questionário online que apontou dificuldades dos alunos com o desenvolvimento da escrita de textos, visto que persiste o ensino tradicional das normas gramaticais e redação, com equivocada justificativa para preparação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que interfere na proficiência dos alunos O horizonte teórico escolhido para realização do estudo, foi baseado na perspectiva dos seguintes autores: Antunes (2016), Bettes (2010), Marcuschi (2018), Pessoa (2021) e Silva (2021).
- ItemEra uma vez... Contação de história e formação leitora crítica do público infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-11) Ramos, Ládila dos Santos; Souza, Ana Carolina Cruz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Santana, Suely SantosA contação de histórias infantis é uma poderosa ferramenta para a formação da criança e pertinente oportunidade para auxiliá-la na compreensão do mundo que a circunda, o que permite (re)construir valores e sistemas de crenças por meio do desenvolvimento da criatividade. Este trabalho monográfico busca compreender de que maneira a contação dos contos “Patinho feio”, de Hans Cristian Andersen, e “Bela, a diferente abelhinha que virou rainha”, escrito por Palmira Heine, além de contribuírem para a formação leitora, podem possibilitar a reflexão de valores e o desenvolvimento da criticidade diante da realidade na qual a criança vive. Para isso, alguns autores são essenciais para a constituição da base teórica dessa pesquisa que está fundamentada nos estudos de Bruno Bettelheim (2002), Cleo Busatto (2006), Marina Colasanti (2017), Fanny Abramovich (1997), Lev Semenovich Vygotsky (1999) e outros. Esta monografia é baseada na abordagem qualitativa e recorre ao método hipotético-dedutivo como técnica para as pesquisas bibliográfica e documental. Dessa forma, verifica-se que os contos de fadas, de modo geral, podem influenciar de maneira positiva na reflexão de valores e criticidade das crianças, quando atrelados com uma contação dialogada ou seguida de questionamentos que despertem a imaginação e ajudem no processo de ensino- aprendizagem dos pequenos. A partir disso, pode-se concluir que a contação de histórias infantis, quando feita de maneira mais atrativa e com técnicas criativas, pode ser uma forte aliada para o ensino-aprendizagem, visto que estimula a imaginação, desperta o prazer pela leitura, auxilia na construção de valores e criticidade da narrativa ouvida ou vivida pelas crianças.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »