Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 44
- ItemO ensino de literatura como possibilidade efetiva para aplicação da lei 10.639/03 nas escolas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Freitas, Laíse Araújo de; Quadros , Carla de; Santos , Aline Nery dos; Mariano , Luciana VieiraO objetivo deste artigo consiste em analisar a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileiro, nas aulas de Língua Portuguesa, em um colégio estadual de ensino técnico profissionalizante em Santo Antônio de Jesus. O estudo busca, também, refletir sobre a implementação da referida lei e a falta de políticas públicas que incentivem sua efetivação, considerando as complexidades de um país tão desigual e diverso como o Brasil. A pesquisa adota, inicialmente, uma abordagem com caráter de revisão bibliográfica, desdobrando-se em um enfoque quantitativo e qualitativo mediante análise dos dados coletados, por meio, de questionário eletrônico, sem identificação, aplicado as/aos professoras/es. O estudo parte da hipótese de que o ensino de literatura afro- brasileira ainda é insuficiente ou praticamente inexistente, na escola estudada, refletindo uma realidade macro. A pesquisa visa compreender as principais dificuldades e desafios na efetivação da lei em tela, com vistas a contribuir para o debate acadêmico sobre o tema, ratificando a urgência da efetivação, da mesma, no intuito de minimizar os danos causados a população afro-brasileira.
- ItemMasculinidade tóxica: gênero, raça e classe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Oliveira, Fábio Araújo; Santos, Nadia de JesusNeste capítulo, refletimos sobre quem são os sujeitos atravessados por uma masculinidade tóxica que violenta mulheres e a si mesmos, entendendo que “as relações de poder que envolvem raça, gênero e classe, por exemplo, não se manifestam como entidades distintas e excludentes” (COLLINS, 2021, p. 16). A continuação desta pesquisa nos permite analisar “a presença de não ditos no interior do que é dito” (PÊCHEUX, 1990, p. 44) na campanha “Novas Masculinidades”, pois, ao se dizer que a violência contra as mulheres é resultado de uma masculinidade tóxica, silenciam-se marcadores sociais que estão relacionados à construção dessa masculinidade, por exemplo.
- ItemO uso de gírias no linguajar do crime expressas nas músicas de pagodes baianos: fenômeno linguístico no contexto informal(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-10) Santos , Vanessa Verena dos; Costa, Cláudia Albuquerque de Lima Queiroz; Lemos, Dayane Moreira; Ferreira, Permínio SouzaEste trabalho investiga as gírias como manifestações linguísticas que refletem a diversidade cultural, social e regional. Embora não sejam reconhecidas pela norma culta, as gírias exercem papéis significativos na comunicação, promovendo identidade, pertencimento e criatividade entre diferentes grupos sociais. O estudo busca compreender os fatores que influenciam o uso de gírias associadas ao linguajar do crime, presentes nos pagodes baianos. Com foco nesse gênero musical, que evoluiu das tradições afro-brasileiras e é marcado pela incorporação de expressões regionais e gírias ligadas à criminalidade, a análise baseou-se em teorias de Bagno, Petri, Patriota e Labov. Por meio de músicas selecionadas, foi possível identificar como esses termos são resignificados, utilizando quadros filológicos para detalhar seus significados em contextos formais e informais. A pesquisa conclui que as gírias no pagode baiano vão além de enriquecer a linguagem musical: elas documentam vivências culturais e sociais, legitimando as narrativas das periferias urbanas e reafirmando sua relevância no contexto sociolinguístico brasileiro.
- ItemDiscursos de mulheres que ressignificam condições de vida: o exemplo da UATI(Universidade da Estado da Bahia, 2025-02-21) Andrade, Daniel Reis Neves; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Meireles, Maximiano Martins deNa condição de monitor da Universidade Aberta à Terceira Idade do Departamento de Ciências Humanas – Campus V (DCH-V) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o pesquisador pôde observar as contribuições desse projeto na vida de seus participantes, que eram pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e desse contato surgiu o interesse em analisar como os discursos significam o sujeito idoso e como o projeto afeta esses sujeitos. Essa pesquisa foi fundamentada em Manzaro (2014), Orlandi (2005) e Oliveira (2020; 2025). A metodologia empregada nesta pesquisa fundamenta-se na Análise do Discurso de viés francês, explorando as percepções sobre o envelhecimento na UATI. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a coleta de dados por meio de observação e entrevistas em painel com os participantes do programa. A análise leva em conta as condições de produção dos discursos, os efeitos semânticos e a memória discursiva que permeiam as narrativas, ressaltando as representações da terceira idade. O resultado dessa pesquisa demonstrou que as mulheres envolvidas nesse Projeto descobrem nele um espaço de expressão que anteriormente lhes era negado.
- ItemA plataforma Wattpad como recurso metodológico em Língua Portuguesa para o desenvolvimento de escrita no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-11) Peixoto, Mileny Karen Nery; Quadros , Carla de; Mariano, Luciana Vieira; Meireles, Maximiano Martins deO estudo investigou a plataforma Wattpad, como possibilidade de ferramenta metodológica, no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da escrita no Ensino Médio. O artigo foi motivado através de experiência pessoal, como usuária, e pela crescente influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, como também, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O objetivo principal consistiu na reflexão sobre o uso da plataforma Wattpad como uma possibilidade de ferramenta para promover e motivar as/os alunas/os do Ensino Médio a desenvolverem a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, inicialmente, fizemos um levantamento bibliográfico intentando o aprofundamento da temática, ainda pouco abordada, e, em seguida, foi aplicado via Google Forms, um questionário para estudantes do ensino médio, com intuito analítico.