Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA leitura literária por prazer: a mediação docente nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental(2019-07) Santos, Carina Pires de MirandaEsta pesquisa, intitulada A Leitura Literária Por Prazer: a Mediação Docente nas Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal analisar a mediação docente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, considerando a leitura literária prazerosa, na turma de 6° ano, turno matutino, do Colégio Municipal Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon. Trata-se de um estudo pautado nas ideias de Colomer (2003, 2007), Candido (1972,2004), Bamberger (1991), Barthes (1987), Martins e Versiani (2008), Paulino (2008), Zilberman(1988) e Yunes (1995). A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Constatou-se a importância da mediação docente no processo da leitura literária. E sabendo que nem todas as crianças têm um comportamento leitor estimulado em casa e que no 6° ano a maioria deles está tendo as primeiras leituras literárias de fato, fica a escola responsável por mediar essa prática, de maneira que estimule o gosto e o prazer pela leitura, contribuindo para a formação de leitores
- ItemVariação semântico-lexical para a designação de partes do corpo humano, na localidade de serra do frio, município de Laje – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Solange Almeida da Silva; Almeida, Gilce de Souza; Ferreira, Permínio Souza; Antonino, VivianO presente trabalho buscou correlacionar as escolhas das formas linguísticas para nomear partes do corpo humano, usadas pelos falantes da Serra do Frio, aos fatores socioculturais da comunidade pesquisada. Para isso foi necessário a princípio um levantamento bibliográfico acerca de estudos de cunho sociolinguísticos, dialetológico e sócio-históricos. Dessa forma, recorremos a Teyssier (2014) que discorre sobre a situação linguística do Brasil, Bagno (2004), que enfatiza a discussão sobre a diversidade da língua brasileira, bem como a Bortoni-Ricardo (2006) e a informações sobre o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), cujo Questionário Semântico-Lexical serviu como base para a formulação das questões utilizadas na pesquisa realizada para este trabalho. A partir das orientações do projeto ALiB foi elaborado e aplicado, a oito indivíduos nascidos e residentes na localidade de Serra do Frio, um questionário contendo 27 perguntas abarcando informações necessárias para a elaboração de um glossário contendo palavras que evidenciam a variação lexical no campo semântico partes do corpo humano, a fim de melhor compreender análise dos resultados em relação ao léxico da região em estudo. Este trabalho confirmou que o acervo lexical dos habitantes da comunidade rural da Serra do Frio ainda é bastante marcado por traços de ruralidade, em virtude das próprias características socioeconômicas da região do interior da Bahia, recôncavo baiano. Além disso, ainda há muitas palavras que precisam fazer parte do aprimoramento dos dicionários brasileiros, a fim de ampliar o campo de informação bem como fazerem-se conhecidas pelos professores para que aprofundem seus conhecimentos da realidade linguística de sua região.
- ItemMigração feminina: uma perspectiva a partir da obra “a hora da estrela” de Clarice Lispector(Universidade do Estado da Bahia, 2021-01-03) Passos, Rosiane de Jesus; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraComo um despertar da consciência crítica do leitor, representando o deslocado, o oprimido, o sem identidade e com a finalidade de observar as vozes da alteridade, surge esse estudo, direcionado para a reflexão da migração feminina. O objetivo central é investigar aspectos associados à migração feminina e suas relações na contemporaneidade a partir da personagem Macabéa, na obra literária “A hora da estrela” de Clarice Lispector (1998). Problematizando até que ponto a condição de migrante de Macabéa dialoga com o fenômeno migratório feminino na atualidade. Metodologicamente, a discursão crítica é viabilizada através de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática e um estudo de caso representado por entrevistas realizadas com mulheres migrantes reais, além de blogs que retratam o tema, com o intento de empreender um diálogo entre a ficção e a realidade. As narrativas estabelecidas exercem função de denúncia sobre o significado de identidade e sobre estar no mundo da mulher migrante, construindo um sentido social e individual sobre o tema.
- ItemDificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita: um olhar sobre as estratégias pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-04) Andrade, Zenilda; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius de Almeida dosCom as dificuldades na aquisição da escrita, o ensino da Língua Portuguesa tem se tornado um desafio para educadores que buscam novas estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de seus alunos. Dentre os objetivos deste estudo destacam-se: investigar as dificuldades de aprendizagem da aquisição escrita e caracterizar a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática. Esta monografia contribui com conhecimentos relevantes, servindo de parâmetro para o desenvolvimento de ações que modifiquem a forma de enxergar e de atuar no processo de ensino aprendizagem, considerando as individualidades e principalmente, as potencialidades do sujeito, tanto nas instituições de ensino como em outros organismos, através de materiais e métodos lúdicos.
- ItemA percepção dos estudantes sobre a aprendizagem de língua portuguesa nas oficinas realizadas no PIBID do campus V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-21) Santana, Daniele Nascimento; Santana, Daniele Nascimento; Antonino, Vívian; Ferreira, PermínioO presente trabalho tem por finalidade analisar, com base na percepção dos estudantes, as contribuições das oficinas de Língua Portuguesa (LP) para o aprimoramento das habilidades de ler e escrever nas turmas atendidas pelo subprojeto, nas Escolas de Ensino Fundamental II, no município de Santo Antônio de Jesus – BA. Para tanto, tivemos como ponto de partida o seguinte questionamento: Como as oficinas executadas no âmbito do PIBID contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes das escolas parceiras? A intenção é verificar como as atividades desenvolvidas nas escolas ajudam tanto os professores e bolsistas ID no desempenho e aprimoramento de suas práticas pedagógicas, quanto os estudantes na aquisição de conhecimentos relacionados ao universo da leitura e da escrita, ampliando suas habilidades nesses eixos.
- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- Item“Que visão tenho do ensino de literatura infantil?” um estudo com alguns professores da educação básica, do ensino fundamental em Varzedo, Bahia.(Universidade do Esttado da Bahia, 2021-07-09) Chaves, Tailane Figueredo De Jesus; Anjos, Flávius Almeida dos; Moura, Deije Machado de; Santos, Kelly BarrosEste trabalho de conclusão de curso refere-se ao ensino de literatura infantil na educação básica e teve como objetivo geral analisar como alguns professores da cidade de Varzedo, na Bahia, abordavam o ensino da literatura infantil visando as possíveis contribuições dessa literatura para o desenvolvimento da habilidade leitora dos alunos. Além disso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: i. pesquisar a visão dos professores sobre o ensino da literatura infantil; ii. verificar se os professores reconhecem a relevância do ensino da literatura infantil como mecanismo para o desenvolvimento da habilidade de leitura; iii. pesquisar como os professores avaliam as ações dos aprendizes no contexto da sala de aula de literatura infantil, iv. compreender, em certa medida, como o hábito de leitura docente se relaciona com a sua prática e v. pesquisar como os professores gerenciam as suas aulas no contexto da sala de aula de literatura infantil. Este estudo ancora-se nos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, quando buscou compreender um determinado problema, a partir da visão de alguns professores da educação básica. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo 14 perguntas. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão, que os professores reconhecem a relevância do ensino da literatura infantil, e que a mesma deve estar na agenda da prática docente, como uma atividade prazerosa, que serve como eixo educativo para o ensino e desenvolvimento da leitura e escrita.
- ItemLiteratura de cordel: uma perspectiva universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Souza, Maria Clara Braz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraTendo em vista que nos Cursos de Licenciatura em Letras do nosso país são explorados textos em aulas, realizado eventos acadêmicos que tratam a respeito de literatura, mas muito pouco utilizados textos voltados à categoria da Literatura Popular, o ponto de partida do presente estudo residiu em pesquisar sobre o lugar da Literatura de Cordel em Instituições de Ensino Superior, para especificamente, localizar o espaço deste gênero no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus V. Para tanto, consideramos a relevância e contribuição da Literatura de Cordel enquanto texto literário e expressão artística como aspecto singificativo na formação da literatura nacional. Neste sentido, a problematização que norteou o estudo foi o silenciamento da Literatura de Cordel nos cursos de Licenciatura em Letras. A partir dessa inquietação, o objetivo da discussão buscou averiguar a ausencia/presença desta literatura no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus V. Para realizar o estudo, escolhemos suporte teórico nos principais autores Maxado (2012), Silva (2007) e Silva (2013) e utilizamos a pesquisa bibliográfica somado a aplicação de questionário junto a estudantes do referido curso de licenciatura.
- ItemDiário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus: uma abordagem de leitura literária afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Buri, Patrícia Nascimento; Silva, Rosemere Ferreira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Andrade, Ana Cláudia Pacheco deO referente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em analisar a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, sua escrita literária e discorrer sobre seu potencial literário. Sabemos das lutas diárias que as mulheres negras vêm enfrentando ao longo da história, e assim como outras mulheres negras escritoras, a autora estudada também percorreu um doloroso caminho para que seus escritos fossem reconhecidos no cenário da literatura. O objetivo principal da pesquisa objetiva despertar nos alunos o pensamento crítico com a leitura da obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, acreditando sempre que o aluno, ao despertar o pensamento crítico no processo de leitura literária, consequentemente, acaba tornando-se sujeitos com opiniões relevantes para a sociedade. O estudo ancora-se nas reflexões dos seguintes teóricos: Duarte (2006), Candido (2006), Cuti (2010), Silva (2014), Silva (2016), Oliveira (2008), Cuti (1987), que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. E, por fim, será apresentado uma sequência didática a fim de nortear um possível trabalho do professor em sala de aula. Pensando nas contribuições que a leitura da obra pode trazer para a vida do aluno. Visando sempre despertar nos alunos a compreensão e reconhecimento das identidades, assim também, na formação de um pensamento crítico e reflexivo quanto ao racismo e desconstrução dos estereótipos por conta da cor da pele criado pela sociedade.
- ItemEmília no país da gramática vista por uma perspectiva linguística da variação e do ensino da gramática normativa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-11) Conceição, Luane Souza da; Almeida, Gilce de Souza; Burgos, Luiz Eduardo Simões deTendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa deve abordar a heterogeneidade da língua, é importante que se desenvolvam pesquisas que versem sobre essa questão, pondo em destaque a variação linguística e o ensino da gramática normativa. Dessa forma, este trabalho baseia-se na obra Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato, no intuito de verificar de que maneira o autor aborda aspectos relacionados à língua e ao seu ensino de forma lúdica e contextual. Ademais, busca-se apresentar de que maneira a obra supracitada pode servir como suporte para o docente durante as aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório, haja vista que foi necessária a leitura de textos que envolvem a temática. Assim, foi feita uma análise qualitativa de trechos retirados da obra, referenciando teóricos para ratificar as afirmações apresentadas durante o trabalho. Defendemos, nesta pesquisa, que Lobato propôs uma metodologia de ensino que leva em consideração as vivências do aluno durante o processo de aprendizagem da gramática, além de abordar aspectos relacionados às variedades da língua.
- ItemViolência contra a mulher negra na obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Rodrigues, Sheila Aparecida; Santana, Suely Santos; Conceição, Alaize dos Santos; Almeida, Gilce de SouzaNa sociedade brasileira atual, constata-se cotidianamente diversas formas de violência contra a mulher, e a ampliação desta violência quando se trata de mulheres negras. Dentro desse contexto, este trabalho apresenta uma breve leitura de violência doméstica cometida contra mulheres negras em dois contos da obra, “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, da escritora Conceição Evaristo. O estudo tem como objetivo analisar essa forma de violência, como representada na ficção de Evaristo e, principalmente, abordar como as mulheres negras dos contos escolhidos reagem a ela. O problema que norteou a pesquisa foi: Como a narradora representa a reação das personagens nos contos, Aramides Florença e Shirley Paixão, diante das violências sofridas? Para responder à pergunta, além da leitura cuidadosa dos contos, fez-se uma revisão bibliográfica da literatura afro-brasileira, e apontou-se outros poetas e prosadores que se filiam a essa literatura, bem como usou-se discussões de autores que tratam de violência contra mulher. Ao final do estudo, constata-se que as mulheres dos contos analisados se libertaram dos seus agressores e do ciclo de violência em que são colocadas e percebe-se a importância da literatura afro-feminina para o despertar de mulheres negras no combate à violência doméstica.
- ItemA literatura como ferramenta no processo de desnaturalização da violência no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Silva, Deisimara dos Passos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância da literatura na formação do indivíduo e seu uso como ferramenta de desnaturalização da violência no ambiente escolar. Para desenvolvimento da temática, apresentamos uma proposta de sequência didática para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do conto “Esquece’’ do escritor pernambucano Marcelino Freire. O suporte teórico escolhido baseou-se na perspectiva de autores como Miriam Abramovay (2002), Ana Guterra (2015) e Lúcia Castro (2018), dentre outros. Por meio do diálogo que estabelecemos entre literatura, escola e violência, acreditamos ser a literatura uma alternativa possível para o enfrentamento á violência no espaço escolar, uma vez que a perspectiva literária é capaz de provocar mudanças e dar sentido á vida, seja no plano individual ou coletivo.
- ItemEnsino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município de Laje-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Rafaela Silva; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraO presente trabalho é uma pesquisa voltada ao ensino da produção textual no terceiro ano do ensino médio, com o propósito de entender a percepção do desempenho dos alunos na produção de textos. Para realização do estudo, fez-se um breve percurso histórico sobre o ensino da escrita no Brasil e uma abordagem sobre a produção de textos na perspectiva interacionista de língua. No processo de investigação do tema proposto, buscou-se responder à seguinte pergunta norteadora: “Como os alunos do terceiro ano do ensino médio avaliam a experiência com a produção de textos na escola?”. Para obter as informações necessárias, foi aplicado um questionário online que apontou dificuldades dos alunos com o desenvolvimento da escrita de textos, visto que persiste o ensino tradicional das normas gramaticais e redação, com equivocada justificativa para preparação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que interfere na proficiência dos alunos O horizonte teórico escolhido para realização do estudo, foi baseado na perspectiva dos seguintes autores: Antunes (2016), Bettes (2010), Marcuschi (2018), Pessoa (2021) e Silva (2021).
- ItemLiteratura negro-brasileira, Esmeralda Ribeiro (1991) e Lima Barreto (1998): labutas de uma postura pós-colonial(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Leidiane Mercês; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deAs narrativas construídas acerca dos sujeitos negros brasileiros, tanto na História oficial quanto no cânone literário, não foram justas. Além disso, a produção literária de autoria negra que se propunha à construção de diferentes histórias foi propositalmente negligenciada. Diante disso, esta pesquisa busca apresentar a proposta da literatura negro-brasileira e refleti-la enquanto uma insurgência pós-colonial disposta a romper com as narrativas hegemônicas, difusoras de uma história única, e a nomear a experiência literária negro-brasileira. Essa proposta é realizada mediante a análise das obras Clara dos Anjos e Guarde Segredo, de Lima Barreto (1998) e Esmeralda Ribeiro (1991), respectivamente. A referente análise enfatiza a releitura de Clara dos Anjos, no conto Guarde Segredo, e investiga as estratégias utilizadas por Ribeiro (1991) para reiterar a denúncia feita anteriormente, por Barreto (1998), e, ao mesmo tempo, acrescentar novas significações à história, bem como assinalar o seu lugar discursivo, enquanto uma mulher negra escrevendo sobre si mesma. Para tanto, tem-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujo método de abordagem utilizado é o hipotético- dedutivo. Desse modo, os resultados alcançados nesta pesquisa levaram à conclusão de que Esmeralda Ribeiro (1991), ao reler a obra em questão, no conto Guarde Segredo, se uniu à denúncia feita anteriormente, por Lima Barreto (1998), na medida em que novas significações e novas (re) ações foram recriadas acerca da história de Clara dos Anjos, no conto.
- ItemA representação da voz negra feminina: uma leitura da obra Becos da Memória de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Josinete Souza; Santana, Suely Santos; Almeida, Gilce de Souza; Malta, Arlene AndradeO presente trabalho de pesquisa faz uma abordagem acerca da literatura afro-feminina, especificamente a produção da escritora Conceição Evaristo, como forma de representação da mulher negra e de rompimento do imaginário construído por meio dos estereótipos da literatura canônica sobre a existência negra e feminina. Foi analisada a obra Becos da Memória da escritora Conceição Evaristo, buscando responder à seguinte pergunta-problema: Como a narrativa aborda os problemas sociais e de gênero e qual a sua relevância para o fortalecimento da literatura afro-brasileira? Para tanto, foi traçado como objetivo compreender a obra e sua relação com a contemporaneidade, a partir do perfil da personagem Maria-Nova. Analisou-se como se dá o processo de construção da identidade feminina na narrativa, sua contribuição para a construção de uma subjetividade feminina e buscou-se identificar situações que possibilitem um diálogo entre a ficção e a realidade, no que se refere à desigualdade social e de gênero. Portanto, pode-se concluir que a obra de Evaristo fortalece a literatura afro-brasileira por ser uma narrativa que humaniza a pessoa negra, trazendo-a ao centro da narrativa e colocando em pauta suas aflições, medos e dores diante de uma sociedade desigual e pautada em uma cultura racista.
- ItemPoesia e escrita de si em “a princesa salva a si mesma neste livro”, de Amanda Lovelace: (auto)descoberta e catarse(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Sousa, Fátima Beatriz Neiva de; Souza, Ana Carolina Cruz de; Quadros, Carla de; Silveira, Sinéia Maia TelesPara este trabalho, foi selecionada a obra A princesa salva a si mesma neste livro (2017), da escritora estadunidense Amanda Lovelace, como possibilidade crítica para discussões sobre a literatura contemporânea configurar-se como um espaço de (auto)descobertas e manifestação da catarse por parte do eu lírico. Deste modo, a pesquisa tem como objetivo analisar traços autobiográficos da obra de Amanda Lovelace que conferem um efeito catártico e revelam processos de (auto)descobertas com o apoio teórico dos autores: Aristóteles (1993), Foucault (1992), Arfuch (2010), Souza (2011), Figueiredo (2013), Lejeune (2014), dentre outros que enfocam os assuntos relacionado ao tema. Para tanto, fez-se necessário rastrear as poesias que expressam processos de (auto)descobertas; atualizar o conceito de catarse, observando como esse recurso se manifesta na obra de Lovelace e, aproximar vida e obra da autora, como forma de entender os aspectos autobiográficos transfigurados nas poesias. A metodologia adotada está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que foi desenvolvida com base na consulta de livros, artigos e amplas leituras, do mesmo modo, o trabalho é de natureza qualitativa e descritiva por partir da análise e descrição de dados bibliográficos referentes ao fenômeno discutido. De acordo com o estudo desenvolvido é possível refletir sobre a multiplicidade e hibridização dos gêneros presentes na contemporaneidade, como no caso da autobiografia, bem como pensar uma reatualização no que diz respeito ao conceito de catarse proposto por Aristóteles. Com este trabalho, será possível o entendimento de que as poesias de Lovelace podem ser conceituadas como uma forma de escrita de si, tanto quanto podem funcionar feito elemento de (auto)descobertas e catarse sob um outro ponto de vista, que não distinto, mas suplementar ao de Aristóteles.
- ItemO ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: percepções sobre a educação escolar no campo de alguns aprendizes da Escola Municipal Madre Maria Do Rosário De Almeida, Laje, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-09) Silva, Tamires Cardoso; Anjos, Flávius Almeida dos; Moura, Deije Machado de; Santana, Suely SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como título O ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: Percepções sobre a educação escolar no campo, de alguns aprendizes da escola municipal Madre Maria do Rosário de Almeida, Laje, Bahia e reflete sobre a educação no campo tendo como pano de fundo o contexto de aprendizagem de língua portuguesa. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, às aulas de língua portuguesa e do local onde residem os aprendizes. Para nortear a construção deste trabalho, os seguintes objetivos específicos foram delineados: i. Pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, ii. Pesquisar a percepção dos alunos com relação às aulas de língua portuguesa e do local em que residem para a formação identitária; iii. Verificar se os alunos pesquisados percebem algum tipo de dificuldade relacionada à aprendizagem da língua portuguesa no contexto em que estudam; e iv. Investigar se os alunos percebem a diferença entre o ensino no campo e na cidade. Este trabalho articulou-se em torno da problemática: como os alunos participantes desta pesquisa percebem a escola de campo e o ensino da língua portuguesa? Para tanto, foi utilizado um questionário contendo vinte e uma perguntas. Desse modo, trata-se de uma pesquisa nos moldes quali-quanti, com que buscou-se interpretar os significados atribuídos pelos aprendizes aos questionamentos propostos por este estudo. Os dados apontaram, dentre outras coisas, um alto nível de satisfação com relação ao ensino da escola de campo. Com o tema proposto espera-se que esse trabalho proporcione melhorias ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e de outros espaços que apresentem problemáticas semelhantes.
- ItemIncesto e sexualidade em Henrique: um homem que já morreu, mas ainda vai nascer(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-13) Santos, Fábio Souza; Quadros, Carla de; Neto, João Evangelista do Nascimento; Silveira, Sineia Maia TelesO presente trabalho intitulado Incesto e Sexualidade em Henrique: um homem que já morreu, mas ainda vai nascer, resultante de pesquisa bibliográfica, visa refletir sobre a diversidade sexual e a respeito do incesto na obra Henrique (2001), escrito pela baiana Állex Leilla. Na ficção contemporânea, encontramos escritores que, através de sua escrita, rompem com as marcas centralizadoras e hegemônicas do cânone, convocando-nos a fazer reflexões sobre a diversidade sexual no âmbito do texto literário. Em se tratando de ficção baiana, destaca-se a escritora já citada, que traz em suas obras, como no romance em epígrafe, personagens que desconsideram o olhar do outro sobre si e se permitem ter relações com outros sujeitos do meio social, mesmo que esse outro seja o próprio pai. Pretendendo compreender como esses personagens, muitas vezes colocados à margem, vivem sua sexualidade, refizemos alguns percursos da literatura brasileira, para verificarmos como os sujeitos com suas diferentes identidade e subjetividades foram retratados nas páginas de obras que pertencem ao cânone brasileiro. Em seguida, discutiu-se sobre o conceito de homoerotismo a partir de Barcellos (2016), Camargo (2006) e García (2012), da mesma forma, como os indivíduos LGBTQIA+ são representados pelos escritores da ficção baiana. Por fim, tratamos sobre o conceito do incesto, com base nos estudos de Foucault (1988), Levi Strauss (1982) e Freud (2013), apreendendo que a literatura sempre transgrediu as regras, os tabus, rompendo o silêncio, referindo-se ao incesto em algumas de suas obras, como no romance citado, no qual ospersonagens deixam a tara, o desejo falar mais alto que os valores e as regras da cultura que os condenam. Posto isto, averígua-se que a obra não é uma apologia ao sexo entre irmãos, pai e filho, mas tece uma crítica à cultura heteronormativa, abordando temas, como:homossexualidade, incesto e gênero, através de personagens que desafiam as estruturas patriarcais e sexistas ao revelar sua sexualidade e sair da condição de subalternidade.
- ItemRap: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemA importância do uso de jogos pedagógicos no ensino de sintaxe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-04) Peixoto, Uislane Silva; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius Almeida dosA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância e as contribuições que os jogos pedagógicos podem desempenhar no processo de ensino e aprendizagem de sintaxe, além de apresentar propostas que podem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. As discussões estão sustentadas nos estudos de Oliveira (2001); Antunes, Cordeiro, Vasconcelos (2017); Sebastião (2018); Freire (2013); Lopes (2016); Kishimoto (1990,1994,1997,1998,2003) e Santos (2016). As atividades propostas abrangem 5 jogos que podem ser utilizados na sala de aula, sendo eles, o jogo o sintático, livro mágico das orações coordenadas, panda para concursos e provas, jogo da memória e o jogo de trilha. A pesquisa possibilitou reforçar a necessidade de inserção das novas práticas pedagógicas no processo de ensino e um maior entendimento sobre a importância dos jogos pedagógicos para melhoria das aulas de sintaxe. O resultado desta pesquisa aponta que utilizar jogos nas aulas é uma estratégia promissora e criativa de solucionar os obstáculos do ensino de sintaxe, dessa forma, essa ferramenta pode tornar a aprendizagem mais satisfatória, com maior motivação e interação entre os estudantes.