Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
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- ItemEntre a prescrição e a hetrogeneidade da língua: a indeterminação do sujeito no livro didático de língua portuguesa do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-24) Soares , Rosana Santos; Silva , Manoel Crispiniano Alves da; Barros, Isis Juliana figueredo de; Meireles , Maximiano MartinsCom este estudo, investiga-se como o sujeito indeterminado é tratado nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. A análise é realizada por meio de uma coleção de volume único, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2021. Nesse sentido, para realizar esta investigação, foram utilizados como referencial teórico os gramáticos Rocha Lima (2008), Cunha e Cintra (2001), Bechara (1966), entre outros, e os postulados de Perini (2000) e Castilho (2014), bem como os trabalhos sociolinguísticos de Milanez (1892), Pontes (2008), Assunção e Almeida (2016) e Santana (2006). Em suma, os resultados apontam que o material reconhece apenas as estratégias preconizadas pela gramática tradicional, ou seja, para se indeterminar o sujeito, o falante deve utilizar o verbo na terceira pessoa do plural (falaram de ti) ou usar o “se” indeterminador (precisa-se de ajuda). Assim, para um ensino de Língua Portuguesa que leve o aluno a reconhecer a heterogeneidade da língua é preciso ir além das prescrições gramaticais, mostrando a eles que os falantes utilizam outras formas para indeterminar o sujeito.
- ItemO ensino de literatura como possibilidade efetiva para aplicação da lei 10.639/03 nas escolas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Freitas, Laíse Araújo de; Quadros , Carla de; Santos , Aline Nery dos; Mariano , Luciana VieiraO objetivo deste artigo consiste em analisar a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileiro, nas aulas de Língua Portuguesa, em um colégio estadual de ensino técnico profissionalizante em Santo Antônio de Jesus. O estudo busca, também, refletir sobre a implementação da referida lei e a falta de políticas públicas que incentivem sua efetivação, considerando as complexidades de um país tão desigual e diverso como o Brasil. A pesquisa adota, inicialmente, uma abordagem com caráter de revisão bibliográfica, desdobrando-se em um enfoque quantitativo e qualitativo mediante análise dos dados coletados, por meio, de questionário eletrônico, sem identificação, aplicado as/aos professoras/es. O estudo parte da hipótese de que o ensino de literatura afro- brasileira ainda é insuficiente ou praticamente inexistente, na escola estudada, refletindo uma realidade macro. A pesquisa visa compreender as principais dificuldades e desafios na efetivação da lei em tela, com vistas a contribuir para o debate acadêmico sobre o tema, ratificando a urgência da efetivação, da mesma, no intuito de minimizar os danos causados a população afro-brasileira.
- ItemMasculinidade tóxica: gênero, raça e classe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Oliveira, Fábio Araújo; Santos, Nadia de JesusNeste capítulo, refletimos sobre quem são os sujeitos atravessados por uma masculinidade tóxica que violenta mulheres e a si mesmos, entendendo que “as relações de poder que envolvem raça, gênero e classe, por exemplo, não se manifestam como entidades distintas e excludentes” (COLLINS, 2021, p. 16). A continuação desta pesquisa nos permite analisar “a presença de não ditos no interior do que é dito” (PÊCHEUX, 1990, p. 44) na campanha “Novas Masculinidades”, pois, ao se dizer que a violência contra as mulheres é resultado de uma masculinidade tóxica, silenciam-se marcadores sociais que estão relacionados à construção dessa masculinidade, por exemplo.
- ItemO uso de gírias no linguajar do crime expressas nas músicas de pagodes baianos: fenômeno linguístico no contexto informal(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-10) Santos , Vanessa Verena dos; Costa, Cláudia Albuquerque de Lima Queiroz; Lemos, Dayane Moreira; Ferreira, Permínio SouzaEste trabalho investiga as gírias como manifestações linguísticas que refletem a diversidade cultural, social e regional. Embora não sejam reconhecidas pela norma culta, as gírias exercem papéis significativos na comunicação, promovendo identidade, pertencimento e criatividade entre diferentes grupos sociais. O estudo busca compreender os fatores que influenciam o uso de gírias associadas ao linguajar do crime, presentes nos pagodes baianos. Com foco nesse gênero musical, que evoluiu das tradições afro-brasileiras e é marcado pela incorporação de expressões regionais e gírias ligadas à criminalidade, a análise baseou-se em teorias de Bagno, Petri, Patriota e Labov. Por meio de músicas selecionadas, foi possível identificar como esses termos são resignificados, utilizando quadros filológicos para detalhar seus significados em contextos formais e informais. A pesquisa conclui que as gírias no pagode baiano vão além de enriquecer a linguagem musical: elas documentam vivências culturais e sociais, legitimando as narrativas das periferias urbanas e reafirmando sua relevância no contexto sociolinguístico brasileiro.
- ItemDiscursos de mulheres que ressignificam condições de vida: o exemplo da UATI(Universidade da Estado da Bahia, 2025-02-21) Andrade, Daniel Reis Neves; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Meireles, Maximiano Martins deNa condição de monitor da Universidade Aberta à Terceira Idade do Departamento de Ciências Humanas – Campus V (DCH-V) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o pesquisador pôde observar as contribuições desse projeto na vida de seus participantes, que eram pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e desse contato surgiu o interesse em analisar como os discursos significam o sujeito idoso e como o projeto afeta esses sujeitos. Essa pesquisa foi fundamentada em Manzaro (2014), Orlandi (2005) e Oliveira (2020; 2025). A metodologia empregada nesta pesquisa fundamenta-se na Análise do Discurso de viés francês, explorando as percepções sobre o envelhecimento na UATI. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a coleta de dados por meio de observação e entrevistas em painel com os participantes do programa. A análise leva em conta as condições de produção dos discursos, os efeitos semânticos e a memória discursiva que permeiam as narrativas, ressaltando as representações da terceira idade. O resultado dessa pesquisa demonstrou que as mulheres envolvidas nesse Projeto descobrem nele um espaço de expressão que anteriormente lhes era negado.