Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
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- ItemDiscursos de mulheres que ressignificam condições de vida: o exemplo da UATI(Universidade da Estado da Bahia, 2025-02-21) Andrade, Daniel Reis Neves; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Meireles, Maximiano Martins deNa condição de monitor da Universidade Aberta à Terceira Idade do Departamento de Ciências Humanas – Campus V (DCH-V) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o pesquisador pôde observar as contribuições desse projeto na vida de seus participantes, que eram pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e desse contato surgiu o interesse em analisar como os discursos significam o sujeito idoso e como o projeto afeta esses sujeitos. Essa pesquisa foi fundamentada em Manzaro (2014), Orlandi (2005) e Oliveira (2020; 2025). A metodologia empregada nesta pesquisa fundamenta-se na Análise do Discurso de viés francês, explorando as percepções sobre o envelhecimento na UATI. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a coleta de dados por meio de observação e entrevistas em painel com os participantes do programa. A análise leva em conta as condições de produção dos discursos, os efeitos semânticos e a memória discursiva que permeiam as narrativas, ressaltando as representações da terceira idade. O resultado dessa pesquisa demonstrou que as mulheres envolvidas nesse Projeto descobrem nele um espaço de expressão que anteriormente lhes era negado.
- ItemA plataforma Wattpad como recurso metodológico em Língua Portuguesa para o desenvolvimento de escrita no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-11) Peixoto, Mileny Karen Nery; Quadros , Carla de; Mariano, Luciana Vieira; Meireles, Maximiano Martins deO estudo investigou a plataforma Wattpad, como possibilidade de ferramenta metodológica, no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da escrita no Ensino Médio. O artigo foi motivado através de experiência pessoal, como usuária, e pela crescente influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, como também, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O objetivo principal consistiu na reflexão sobre o uso da plataforma Wattpad como uma possibilidade de ferramenta para promover e motivar as/os alunas/os do Ensino Médio a desenvolverem a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, inicialmente, fizemos um levantamento bibliográfico intentando o aprofundamento da temática, ainda pouco abordada, e, em seguida, foi aplicado via Google Forms, um questionário para estudantes do ensino médio, com intuito analítico.
- ItemA variação linguística no livro didático de língua portuguesa no ensino fundamental II: uma visão dogmática ou científica de língua?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-05) Silva, Marlene Mota; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Macedo, Juliete Basto; Meireles, Maximiano Martins deO presente estudo tem por objetivo apresentar uma investigação de como a temática da variação linguística está sendo abordada no livro didático (LD) de língua portuguesa (LP). Para desenvolver essa investigação, o corpus analisado é o livro de “Português Linguagens”, de uma coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2022, de autoria de Willian Cereja e Carolina Dias Vianna, direcionado para 9º ano do ensino fundamental II. Para obtenção dos resultados, será utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise documental. Como quatro teórico, baseamo-nos nos postulados da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004, 2005), Bagno (2007), Faraco (2005). Será analisado a proposta da BNCC (2018) para a abordagem da Variação Linguística. Em síntese, os resultados mostram que a heterogeneidade linguística não tem o tratamento que se esperava, visto que, na seção que é destinada a tratar do fenômeno, os autores abordam a questão do Estrangeirismo.
- ItemUma análise variacionista da regência do verbo ir de movimento na norma popular de Feira de Santana-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Santos , Sandriele Pereira dos; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Araujo, Jean Marcel de Oliveira; Macedo , Juliete BastoObjetiva-se, com o presente trabalho, analisar a variação das preposições locativas que acompanham o verbo “ir” de movimento na norma popular de Feira de Santana-BA. Para isso, utilizou-se como corpus doze entrevistas sociolinguísticas gravadas com participantes de baixa escolaridade do município, pertencentes ao acervo do projeto “A língua portuguesa do seminário baiano”, coordenado pela professora doutora Norma Lúcia Fernandes de Almeida. Esta investigação pauta-se no quadro teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista (Weinreich; Labov; Herzog, 2006 [1975]). Em suma, os resultados, comparados com a prescrição gramatical, destacam o caráter artificial e anacrônico da gramática normativa, revelando que a preposição “a” está em desuso na comunidade de fala analisada. A variação observada ocorre entre as preposições “em” e “para”. A análise variacionista evidenciou uma mudança concluída, sem registros do uso da preposição “a”, e uma variação estável entre as preposições “em” e “para”, independentemente da faixa etária dos falantes, sendo tal variação condicionada por fatores linguísticos e sociais.
- ItemA jornada da heroína: análise da estrutura narrativa do livro Contos às Marias(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santos, Brenda Oliveira dos; Souza, Ana Carolina Cruz de; Quadros, Carla de; Guerreiro , Paulo de Assis de AlmeidaEste artigo apresenta uma análise analítico-descritiva sobre alguns contos selecionados da obra “Contos às Marias”, de Daianna Quelle Silva. A análise é fundamentada no livro A Jornada da Heroína: A busca da mulher para se reconectar com o feminino, de Maureen Murdock, que descreve em etapas as experiências femininas na busca por identidade e realização pessoal. A obra de análise foi escolhida pela relevância em retratar figuras femininas como “Marias”, como símbolos do cotidiano. Entende-se que este estudo busca entender a jornada das heroínas na literatura contemporânea, nordestina e baiana representada nos miniconto s, oferecendo uma contribuição valiosa para os estudos literários de gênero.