Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 31
  • Item
    Um olhar reflexivo sobre o romance on the road: relatos do movimento beat na década de 1950
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-19) Neves, Cleane Melo; Santos, Adelino Pereira dos; Coutinho, lmara Valois Bacelar Figueiredo; Couto, Lêda Regina de Jesus
    O trabalho de pesquisa que deu origem a esta monografia teve como objetivo estudar o romance On the Road: pé na estrada, de Jack Kerouac (2007). Nos Estados Unidos da década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se o período de crescimento econômico, que representou a busca de liberdade para a juventude. As partes mais ricas da população dos EUA começaram a se estabelecer nos subúrbios das grandes cidades e a consumir bens duráveis em uma escala muito maior do que costumavam. Nesse cenário, emergiram movimentos de contestação, protagonizados por indivíduos que faziam parte das classes menos favorecidas que permaneceram nos grandes centros urbanos. Dentre eles, podemos identificar o movimento conhecido como Movimento Beat. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa apresentada nesta monografia é compreender quais elementos do romance o tornam singular, a ponto de ser atribuída a ele a influência sobre o Movimento Beat, bem como, ser uma influência relevante na sua criação. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa no intuito de analisar e discutir sobre a influência que o livro On the Road pode ter tido em relação à criação do Movimento Beat. Sendo assim, abordamos os principais fatores sobre a vida de Jack Kerouac, que foi nomeado como o pai do movimento Beat, o que foi a escrita Beat e a relação que Jack Kerouac teve com os outros influenciadores desse movimento, seus amigos Allen Ginsberg e Willian Burrougs. Em seguida, apresentamos o contexto histórico dos Estados Unidos e o surgimento do Movimento Beat na década de 1950, a escrita Beat e a relação com a literatura e como os jovens foram representados no livro On the Road. E por fim, foram realizadas análises e discussões sobre o livro On the Road, de Jack Kerouac, e sua interrelação com o Movimento Beat.
  • Item
    A abordagem da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 7º ano: avanços ou permanências?
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Barros, Marília de Santana; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Nascimento , Juscelino Franciso do; Sene, Marcus Garcia
    Devido à crença de que a oralidade é um dom intrínseco ao ser humano, por muitas vezes, o eixo Oralidade ocupou um lugar à margem do ensino de língua. Sendo assim, objetiva-se, com este trabalho, abordar o tratamento que tem sido destinado a esse eixo nos livros didáticos de língua portuguesa, já que eles se constituem, muitas vezes, como único recurso pedagógico à disposição do professor. Nesse sentido, a presente pesquisa tem um caráter descritivo-bibliográfico e documental com abordagem qualitativa, a fim de investigar as abordagens destinadas ao referido eixo e verificar sua relevância na construção de saberes múltiplos para o pleno exercício da cidadania. Nesta investigação, foram selecionados dois livros aprovados pela PNLD 2018 – 2022 distribuídos em escolas do município de Santo Antônio de Jesus-BA, em seguida, comparamos as nossas constatações com o trabalho desenvolvido por Sene (2017), com o objetivo de observar se, depois de sete anos, houve um progresso nas abordagens da oralidade nos livros didáticos. Em suma, conclui-se que há uma redução nas atividades abordando a oralidade e, consequentemente, um declínio nas práticas para aquisição das habilidades para a produção dos gêneros orais.
  • Item
    Rap: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto de
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
  • Item
    Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita: um olhar sobre as estratégias pedagógicas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-04) Andrade, Zenilda; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius de Almeida dos
    Com as dificuldades na aquisição da escrita, o ensino da Língua Portuguesa tem se tornado um desafio para educadores que buscam novas estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de seus alunos. Dentre os objetivos deste estudo destacam-se: investigar as dificuldades de aprendizagem da aquisição escrita e caracterizar a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática. Esta monografia contribui com conhecimentos relevantes, servindo de parâmetro para o desenvolvimento de ações que modifiquem a forma de enxergar e de atuar no processo de ensino aprendizagem, considerando as individualidades e principalmente, as potencialidades do sujeito, tanto nas instituições de ensino como em outros organismos, através de materiais e métodos lúdicos.
  • Item
    Variação semântico-lexical para a designação de partes do corpo humano, na localidade de serra do frio, município de Laje – BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Solange Almeida da Silva; Almeida, Gilce de Souza; Ferreira, Permínio Souza; Antonino, Vivian
    O presente trabalho buscou correlacionar as escolhas das formas linguísticas para nomear partes do corpo humano, usadas pelos falantes da Serra do Frio, aos fatores socioculturais da comunidade pesquisada. Para isso foi necessário a princípio um levantamento bibliográfico acerca de estudos de cunho sociolinguísticos, dialetológico e sócio-históricos. Dessa forma, recorremos a Teyssier (2014) que discorre sobre a situação linguística do Brasil, Bagno (2004), que enfatiza a discussão sobre a diversidade da língua brasileira, bem como a Bortoni-Ricardo (2006) e a informações sobre o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), cujo Questionário Semântico-Lexical serviu como base para a formulação das questões utilizadas na pesquisa realizada para este trabalho. A partir das orientações do projeto ALiB foi elaborado e aplicado, a oito indivíduos nascidos e residentes na localidade de Serra do Frio, um questionário contendo 27 perguntas abarcando informações necessárias para a elaboração de um glossário contendo palavras que evidenciam a variação lexical no campo semântico partes do corpo humano, a fim de melhor compreender análise dos resultados em relação ao léxico da região em estudo. Este trabalho confirmou que o acervo lexical dos habitantes da comunidade rural da Serra do Frio ainda é bastante marcado por traços de ruralidade, em virtude das próprias características socioeconômicas da região do interior da Bahia, recôncavo baiano. Além disso, ainda há muitas palavras que precisam fazer parte do aprimoramento dos dicionários brasileiros, a fim de ampliar o campo de informação bem como fazerem-se conhecidas pelos professores para que aprofundem seus conhecimentos da realidade linguística de sua região.