Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
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- ItemA abordagem da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 7º ano: avanços ou permanências?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Barros, Marília de Santana; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Nascimento , Juscelino Franciso do; Sene, Marcus GarciaDevido à crença de que a oralidade é um dom intrínseco ao ser humano, por muitas vezes, o eixo Oralidade ocupou um lugar à margem do ensino de língua. Sendo assim, objetiva-se, com este trabalho, abordar o tratamento que tem sido destinado a esse eixo nos livros didáticos de língua portuguesa, já que eles se constituem, muitas vezes, como único recurso pedagógico à disposição do professor. Nesse sentido, a presente pesquisa tem um caráter descritivo-bibliográfico e documental com abordagem qualitativa, a fim de investigar as abordagens destinadas ao referido eixo e verificar sua relevância na construção de saberes múltiplos para o pleno exercício da cidadania. Nesta investigação, foram selecionados dois livros aprovados pela PNLD 2018 – 2022 distribuídos em escolas do município de Santo Antônio de Jesus-BA, em seguida, comparamos as nossas constatações com o trabalho desenvolvido por Sene (2017), com o objetivo de observar se, depois de sete anos, houve um progresso nas abordagens da oralidade nos livros didáticos. Em suma, conclui-se que há uma redução nas atividades abordando a oralidade e, consequentemente, um declínio nas práticas para aquisição das habilidades para a produção dos gêneros orais.
- ItemRap: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemDificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita: um olhar sobre as estratégias pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-04) Andrade, Zenilda; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius de Almeida dosCom as dificuldades na aquisição da escrita, o ensino da Língua Portuguesa tem se tornado um desafio para educadores que buscam novas estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de seus alunos. Dentre os objetivos deste estudo destacam-se: investigar as dificuldades de aprendizagem da aquisição escrita e caracterizar a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática. Esta monografia contribui com conhecimentos relevantes, servindo de parâmetro para o desenvolvimento de ações que modifiquem a forma de enxergar e de atuar no processo de ensino aprendizagem, considerando as individualidades e principalmente, as potencialidades do sujeito, tanto nas instituições de ensino como em outros organismos, através de materiais e métodos lúdicos.
- ItemVariação semântico-lexical para a designação de partes do corpo humano, na localidade de serra do frio, município de Laje – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Solange Almeida da Silva; Almeida, Gilce de Souza; Ferreira, Permínio Souza; Antonino, VivianO presente trabalho buscou correlacionar as escolhas das formas linguísticas para nomear partes do corpo humano, usadas pelos falantes da Serra do Frio, aos fatores socioculturais da comunidade pesquisada. Para isso foi necessário a princípio um levantamento bibliográfico acerca de estudos de cunho sociolinguísticos, dialetológico e sócio-históricos. Dessa forma, recorremos a Teyssier (2014) que discorre sobre a situação linguística do Brasil, Bagno (2004), que enfatiza a discussão sobre a diversidade da língua brasileira, bem como a Bortoni-Ricardo (2006) e a informações sobre o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), cujo Questionário Semântico-Lexical serviu como base para a formulação das questões utilizadas na pesquisa realizada para este trabalho. A partir das orientações do projeto ALiB foi elaborado e aplicado, a oito indivíduos nascidos e residentes na localidade de Serra do Frio, um questionário contendo 27 perguntas abarcando informações necessárias para a elaboração de um glossário contendo palavras que evidenciam a variação lexical no campo semântico partes do corpo humano, a fim de melhor compreender análise dos resultados em relação ao léxico da região em estudo. Este trabalho confirmou que o acervo lexical dos habitantes da comunidade rural da Serra do Frio ainda é bastante marcado por traços de ruralidade, em virtude das próprias características socioeconômicas da região do interior da Bahia, recôncavo baiano. Além disso, ainda há muitas palavras que precisam fazer parte do aprimoramento dos dicionários brasileiros, a fim de ampliar o campo de informação bem como fazerem-se conhecidas pelos professores para que aprofundem seus conhecimentos da realidade linguística de sua região.
- ItemO ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: percepções sobre a educação escolar no campo de alguns aprendizes da Escola Municipal Madre Maria Do Rosário De Almeida, Laje, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-09) Silva, Tamires Cardoso; Anjos, Flávius Almeida dos; Moura, Deije Machado de; Santana, Suely SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como título O ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: Percepções sobre a educação escolar no campo, de alguns aprendizes da escola municipal Madre Maria do Rosário de Almeida, Laje, Bahia e reflete sobre a educação no campo tendo como pano de fundo o contexto de aprendizagem de língua portuguesa. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, às aulas de língua portuguesa e do local onde residem os aprendizes. Para nortear a construção deste trabalho, os seguintes objetivos específicos foram delineados: i. Pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, ii. Pesquisar a percepção dos alunos com relação às aulas de língua portuguesa e do local em que residem para a formação identitária; iii. Verificar se os alunos pesquisados percebem algum tipo de dificuldade relacionada à aprendizagem da língua portuguesa no contexto em que estudam; e iv. Investigar se os alunos percebem a diferença entre o ensino no campo e na cidade. Este trabalho articulou-se em torno da problemática: como os alunos participantes desta pesquisa percebem a escola de campo e o ensino da língua portuguesa? Para tanto, foi utilizado um questionário contendo vinte e uma perguntas. Desse modo, trata-se de uma pesquisa nos moldes quali-quanti, com que buscou-se interpretar os significados atribuídos pelos aprendizes aos questionamentos propostos por este estudo. Os dados apontaram, dentre outras coisas, um alto nível de satisfação com relação ao ensino da escola de campo. Com o tema proposto espera-se que esse trabalho proporcione melhorias ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e de outros espaços que apresentem problemáticas semelhantes.