Dissertações não defendidas na UNEB
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- ItemA africanização do carnaval de Salvador, BA- a re-criação do espaço carnavalesco(Universidade do Estado da Bahia, 1995) Vieira Filho, Raphael Rodrigues; D'Aléssio, Márcia MansorO presente trabalho tem como objeto principal analisar as manifestações lúdicas carnavalescas das populações afro-brasileiras da cidade de Salvador, Bahia, no período de 1876 a 1930, ou seja, pretendemos dar visibilidade a essa população no período de sua passagem de escrava a cidadã, estudando a década anterior a abolição, até o surgimento da imprensa negra, na década de 1930. O primeiro capitulo foi dedicado a mostrar como os afro-baianos construíram espaços de resistência e convívio social singulares, diferentes dos reservados a eles pelo sistema escravista, ou seja, o do trabalho e da submissão, onde seu patrimônio simbólico foi preservado e re-criado. Também procuramos mostrar como se constituiu e ampliou o sitio urbano da cidade de Salvador, BA. O segundo capitulo diversidade foi dedicado a mostrar a de manifestações lúdicas carnavalescas fomentadas por afro-brasileiros: os afoxés, clubes uniformizados, batuques sambas. Mostramos também como, utilizando elementos do patrimônio simbólico africano tradicional, re-criando e re-intepretando componentes dos patrimônios europeu e aborigene, eles inventaram novas formas de divertimento carnavalesco. No terceiro capitulo analisamos as diversas tentativas de normatização dos divertimentos carnavalescos estratégias utilizadas pelos afro-baianos para burlá-las. Utilizamos como fonte os periódicos de época e também os estudos sobre os afro-brasileiros, cujas pesquisas foram efetuadas no final do século passado até o ano de 1930.
- ItemA (re)produção da pequena propriedade rural no município de Feira de Santana-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2002-10-30) Araújo, Wodis Kleber Oliveira; Germani, Guiomar Inez; Andrade, Benedita Pereira de; Menezes, Ana Virgínia Costa deO município de Feira de Santana não foge às regras da organização fundiária brasileira. A estrutura fundiária mostra um significativo desequilíbrio entre o número de estabelecimentos rurais e suas respectivas áreas. A localização do município favoreceu sua origem como praça de gado e fumo, onde o espaço já era pequeno para o camponês cultivar seus produtos de subsistência entre as terras destinadas aos pastos e as lavouras do tabaco. Espacializamos nossa pesquisa entre as décadas de 1950 a 1996, observando assim uma breve evolução da estrutura fundiária municipal. Os pequenos proprietários rurais estabelecem padrões de comportamento e estratégias de (re)produção do campesinato atrelados a fatores como: a herança; a fragmentação da propriedade; as relações de produção e a organização do trabalho efetuado pela família; o trabalho compulsório e a renda familiar. Esses padrões seguem modelos econômicos vigentes (passado ou presente), supostamente se reproduzindo para o futuro, porém não diferentes histórico-espacialmente, como a expropriação das terras, a fragmentação pela herança ou pela venda, pela pressão demográfica e econômica da terra em que trabalha, e por fim a fuga em direção aos centros urbanos. Viabilizando o estudo mais detalhado das condições de (re)produção das pequenas propriedades rurais, selecionou-se, dentro de cada Distrito do município, estabelecimentos rurais, em que particularmente apresentam diferenças facilmente percebidas de um lugar para outro, onde após pesquisa exploratória e análise dos dados, resultou numa configuração do espaço rural municipal atual, com novas e velhas tendências de organização.
- ItemA arte de ter um ofício: Liceu de Artes e ofícios da Bahia (1872 - 1996)(UNEB, 1996) Leal, Maria das Graças de AndradeA importância histórica e cultural da Bahia, destacando a relevância do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia na formação do país. A historiadora Maria das Graças de Andrade Leal, em sua pesquisa, registra as mudanças nas relações de trabalho na Bahia desde o final do século XIX, com destaque para eventos históricos que ocorreram no Paço do Saldanha, uma edificação colonial do século XVIII. O Liceu de Artes e Ofícios da Bahia passou por um processo de recuperação física e institucional entre 1988 e 1995, com o apoio da Fundação Odebrecht. Esse processo incluiu o resgate da memória da instituição, que tem 124 anos de história, e o retorno de sua excelência. A dissertação de mestrado da autora, que contribuiu para esse resgate, foi bem recebida pela comunidade acadêmica, com destaque para sua qualidade técnica. O texto também presta homenagens a figuras importantes no processo de revitalização do Liceu, como Lydio Sant'Anna, David Leite, Dr. Norberto Odebrecht e Dra. Neylar Lins, que contribuíram significativamente para o renascimento da instituição e para a preservação de sua memória e legado.
- ItemA Bahia na Guerra: o medo e a sobrevivência em Morro de São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial(UNEB, 2002) Moutinho, Augusto César Machado; Freitas, Antônio F. Guerreiro deEsta dissertação é um estudo dos efeitos da Segunda Guerra Mundial na Bahia, e em particular no povoado de Morro de São Paulo. A conjuntura de guerra consubstanciou a imediata iniciativa do Estado Novo no sentido de preparar uma retaguarda civil perfilada e alinhada ao ideário varguista. Os elementos dessa estratégia, veiculados maciçamente pela imprensa da época, faziam interseção com um contexto de infortunios e grandes dificuldades. O povo baiano, durante o período de 1942 a 1945, viveu intensamente a forte mobilização para o conflito e todos os seus agravantes. Os afundamentos de navios brasileiros em águas nacionais motivaram a população baiana, que, incentivada pela imprensa e por estudantes, exigia o estado imediato de beligerância. A forte mobilização, acompanhada de um panorama geral de escassez, especulação e carestia, tornou-se marca desse período na Bahia. Mas, a reação da população no povoado de Morro de São Paulo ganhou outros contornos. Os morristas vivenciaram de forma eminentemente particular os efeitos do conflito. Durante o período, o intenso tráfego de navios e oficiais da Marinha no lugar, bem como os dramáticos afundamentos dos navios "Itagiba" e "Arara" nas proximidades, contribuíram para a criação de uma atmosfera de medo e insegurança, comprometendo, por exemplo, atividades de subsistência como a pescaria em alto mar. Além do mais, as campanhas de racionamento, seguidas de manobras especulativas e um estado generalizado de carestia de vida castigaram de forma peculiar os nativos do Morro de São Paulo. Outrossim, a resistência do morrista às inúmeras dificuldades do período foi intimamente motivada pelo desejo coletivo de sobrevivência. A solidariedade, o apego à força das tradições, as alternativas de trabalho, os festejos fizeram o contraponto às dificuldades da época. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada na memória dos moradores do Morro de São Paulo como referência de medo, insegurança, frugalidade e sobrevivência.
- ItemA caprino/ovinocultura na organização do espaço do município de Serra Branca- PB(Universidade do Estado da Bahia, 1992) Silva, Maria Aparecida da; Mello Netto, Antônio Vieira deO trabalho executado teve como objetivo analisar o papel que exerce a caprino/ovinocultura na organização socioeconômica e espacial do Município de Serra Branca na Paraíba. A pesquisa teve como referencial o modo pelo qual se processou a ocupação da área, tendo como agente gerador desse processo a pecuária. Com base nesse elemento, procurou-se entender, através da evolução temporal, as transformações por que a região vem passando no tocante ao uso e manejo do solo agrário e no processo produtivo, assim como sua influência e seus efeitos. Para isto, foi realizado um amplo levantamento literário, censitário e efetuada pesquisa de campo, utilizando-se como indicadores as características ambientais, sociais e econômicas, condicionantes agropecuários, principalmente os que dizem respeito ao criatório caprino/ovino. Os dados obtidos são relativos ao período de 1970/1990, limite de estudo dessa pesquisa. Essas informações foram analisadas e tabeladas, e os resultados submetidos a interpretações, permitindo reconhecer que a expansão dos rebanhos, particularmente da criação caprino/ovina, a concentração da propriedade e o uso da terra, constituem atualmente um dos traços mais marcantes da realidade agrária do espaço em questão. Mesmo assim, com uma exploração deficiente, realizada de forma tradicional, considerada de baixa produtividade, a caprino/ovinocultura tem se constituído na melhor forma de sobrevivência do homem do campo e opção econômica para o município em apreço, uma vez que vem ocorrendo mudanças especificamente nas relações de trabalho, nos padrões de utilização da terra e nas formas de produção, refletindo em sua configuração espacial, com fortes consequências no setor social.
- ItemA cidade do olhar: a expressão viva em A cidade sitiada de Clarice Lispector(UNEB, 1999) García, Paulo César; Joachim, SébastienA cidade é vista como uma rede semiótica especular, pressupondo uma teia de signos, que a enforma através do olhar. Pronta para determinar argumentos e valores instigantes ou quem sabe, matéria viva, expressiva. O ato de espiar é incessante na cidade-texto de Clarice Lispector, pois corresponde à expressão do ver, do sentir, do ouvir, do perceber, do imaginar. As coisas expressam qualidades traduzidas por sensações que emergem através do contato do sujeito com o espaço. Desse modo, a aparência constitui uma provação e o imaginário uma provocação. Ambos são resgatados no deparar do grande com o pequeno. O acaso e os instintos são proporcionados na textura da cidade com o intuito de promover a presença do ser que se destaca, pinta e borda pelas margens do texto. O espaço do espiar se apresenta nos sentidos aparentes que se desdobram nos cantos da casa e da cidade. O signo assume uma forma em que sombra, luz, som, olhar se colocam na fronteira do imaginário e da percepção. Do dentro e do fora. De modo que, por todos os lados, o ser inscreve o olhar e se inscreve com o argumento de sitiar a cidade. O ato de ver constitui uma tentativa, e atingir a cidade passa pelo instante arguto do olhar. da palavra que ecoa no moldar do espaço. Assim, percepção e imaginação imbricam-se no gesto impetuoso de ritmar o real frente ao seu enigma e na feição descritiva/subjetiva em relação ao mundo enunciado.
- ItemA construção da competência aplicada do professor de LE: um diálogo entre reflexão e ação(UNEB, 2010-05-21) Rocha, Arnon Alves; Santos, Edleise Mendes Oliveira; Lima , Luciano Rodrigues; Almeida Filho, Carlos Paes de; Siqueira , Domingos Sávio PimentalAs pesquisas sobre formação de professores de línguas com atuação no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras têm mostrado que há falhas no que concerne ao desempenho desses professores em sala de aula. No contexto da maioria das faculdades e institutos de formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil, o que se percebe são docentes bastante desarticulados quando o foco é a relação teoria e prática, sem saber o que fazer para a melhoria de sua prática pedagógica, já que não se tem uma proposta teórica mais adequada para a sua formação, que promova esse necessário diálogo. Muitas vezes, os professores se valem de experiências de ensinar/aprender LE, já adquiridas no seu próprio exercício, mas não se dão conta de sistematizá-las. O modelo de competência aplicada de Almeida Filho (2005b) capacita o professor a ensinar de acordo com o que sabe conscientemente, e he dá a condição de explicitar por que ensina da maneira que ensina e por que obtém os resultados que obtém. Dessa forma, esse pensamento se assemelha à ideia do senso de plausibilidade de Prahbu (1990), através do qual o professor precisa teorizar o que faz em sala de aula, a partir do desenvolvimento de suas próprias experiências. Nesse sentido, esta pesquisa analisa o que fazem os três professores de inglês pesquisados, ao longo do desenvolvimento de suas práticas docentes, e como explicam esse fazer. A partir de reflexões do trabalho de investigação realizado com os professores participantes do estudo, verificamos quais são e de onde advêm os elementos que constituem a prática desses professores e como eventualmente eles a modificam. Após analisarmos os dados gerados a partir de observações e gravações de aulas, notas de campo, entrevista semiestruturada e questionário estruturado, tráçamos um perfil da competência aplicada dos professores com vistas a contribuir para o processo de formação docente. Os dados revelaram que, de forma diferenciada, as inovações mais marcantes, presentes nas práticas dos professores, surgiram desde a mudança curricular do curso de letras/inglês, a qual Ihes proporcionou um novo percurso formativo apoiado num aprendizado contínuo, sistemático e reflexivo na ação. Com isso, os professores diversificaram suas modalidades de aulas, incluindo o aluno e suas atitudes como elementos constituintes de sua abordagem de ensinar, tornaram-se mais conscientes e explicitadores de Suas ações, e essas mudanças se evidenciam com mais potencialidade na relação entre o ensino que realizam e a aprendizagem correspondente. Dessa forma, os professores saem de um paradigma de ensino/aprendizagem rígido e universal para interagirem nas novas concepções de língua/linguagem, no processo de ensinar e aprender LE, mais focadas no contexto sociocultural dos alunos.
- ItemA construção da competência aplicada do professor de LE: um diálogo entre reflexão e ação(UNEB, 2010-05-21) Rocha, Arnon Alves; Santos, Edleise Mendes Oliveira; Almeida Filho, José Carlos Paes de; Siqueira, Domingos Sávio PimentelAs pesquisas sobre formação de professores de línguas com atuação no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras têm mostrado que há falhas no que concerne ao desempenho desses professores em sala de aula. No contexto da maioria das faculdades e institutos de formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil, o que se percebe são docentes bastante desarticulados quando o foco é a relação teoria e prática, sem saber o que fazer para a melhoria de sua prática pedagógica, já que não se tem uma proposta teórica mais adequada para a sua formação, que promova esse necessário diálogo. Muitas vezes, os professores se valem de experiências de ensinar/aprender LE, já adquiridas no seu próprio exercício, mas não se dão conta de sistematizá-las. O modelo de competência aplicada de Almeida Filho (2005b) capacita o professor a ensinar de acordo com o que sabe conscientemente, e lhe dá a condição de explicitar por que ensina da maneira que ensina e por que obtém os resultados que obtém. Dessa forma, esse pensamento se assemelha à ideia do senso de plausibilidade de Prahbu (1990), através do qual o professor precisa teorizar o que faz em sala de aula, a partir do desenvolvimento de suas próprias experiências. Nesse sentido, esta pesquisa analisa o que fazem os três professores de inglês pesquisados, ao longo do desenvolvimento de suas práticas docentes, e como explicam esse fazer. A partir de reflexões do trabalho de investigação realizado com os professores participantes do estudo, verificamos quais são e de onde advêm os elementos que constituem a prática desses professores e como eventualmente eles a modificam. Após analisarmos os dados gerados a partir de observações e gravações de aulas, notas de campo, entrevista semiestruturada e questionário estruturado, traçamos um perfil da competência aplicada dos professores com vistas a contribuir para o processo de formação docente. Os dados revelaram que, de forma diferenciada, as inovações mais marcantes, presentes nas práticas dos professores, surgiram desde a mudança curricular do curso de letras/inglês, a qual lhes proporcionou um novo percurso formativo apoiado num aprendizado contínuo, sistemático e reflexivo na ação. Com isso, os professores diversificaram suas modalidades de aulas, incluindo o aluno e suas atitudes como elementos constituintes de sua abordagem de ensinar, tornaram-se mais conscientes e explicitadores de suas ações, e essas mudanças se evidenciam com mais potencialidade na relação entre o ensino que realizam e a aprendizagem correspondente. Dessa forma, os professores saem de um paradigma de ensino/aprendizagem rígido e universal para interagirem nas novas concepções de língua/linguagem, no processo de ensinar e aprender LE, mais focadas no Contexto sociocultural dos alunos.
- ItemA contribuição da Iniciação Científica na formação do aluno de graduação numa Universidade Estadual(UNEB, 2002-03-01) Pires , Regina Celi Machado; Verthine, Robert Evan; Serpa, Luiz Felippe Perret; Fialho, Nadia HageO presente estudo tem por objetivo verificar a contribuição dos programas de iniciação científica (IC) como mecanismo de formação do aluno de graduação. Está fundamentado na pesquisa bibliográfica, documental e empírica, cujo campo de trabalho é a UNEB e cuja unidade de investigação são os programas PIBIC/CNPq, PICIN/UNEB e PET/CAPES. A coleta de dados foi realizada por questionários e entrevistas semi-estruturadas. O paralelo entre as falas de alunos e professores integrantes destes programas e dos não-participantes permitiu evidenciar a existência de duas culturas no ensino de graduação da universidade: uma com pesquisa e outra sem pesquisa. A situação predominante é a do ensino sem pesquisa, que caracteriza o processo informativo e oculta o lado educativo da pesquisa. Os resultados mostram que a grande contribuição da IC se revela na quebra do mito do ato de pesquisar, proporcionando outros benefícios que vão caracterizar o processo formativo de seus participantes. A atividade orientada por um professor qualificado contribui para a aproximação da relação professor/aluno, deslocando o argumento da autoridade do professor para o diálogo e permitindo ao bolsista desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, aperfeiçoar o espírito crítico, capacitar-se na utilização e busca dos meios para compor o conhecimento novo e elevar a probabilidade de seu ingresso numa pós-graduação. Sob o ponto de vista institucional, os programas de IC aparecem como uma oportunidade para a Universidade institucionalizar a pesquisa na graduação, estimular a produção e a publicação acadêmico-científica e fomentar seus grupos de pesquisa.
- ItemA dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus- Bahia(UNEB, 1999-09) Santos, Miguel Cerqueira dos; Vasconcelos, Pedro de Almeida; Silva, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e; Sampaio, Antonio Heliodório LimaCom o objetivo de analisar a dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus, esta dissertação consta de três capítulos básicos. O primeiro versa sobre a análise e perspectiva do Recôncavo Baiano, por entender que as concepções teóricas e metodológicas que envolvem a dinamização do espaço urbano de Santo Antônio de Jesus fundamentam-se no entendimento das questões regionais nas quais a cidade se insere. O segundo capítulo refere-se à dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus tendo como abordagem principal o setor terciário em função da importância observada após os anos 70. No terceiro capítulo terão ênfase as relações internas e externas que influenciam no espaço intra-urbano, onde, dentre os outros aspectos que serão abordados, encontra-se o breve histórico da cidade.
- ItemA fragmentação romanesco-existencial em As horas nuas de Lygia Fagundes Telles(UNEB, 1994-12-19) Magalhães, Carlos Augusto; Mello, Ana Maria Lisboa de; Patriota, Margarida de Aguiar; Serra, Tania Rebelo Costa; Lôbo, Danilo PintoEsta dissertação desenvolve algumas reflexões sobre o romance As horas nuas de Lygia Fagundes Telles. Analisam-se as personagens, o foco narrativo, o espaço/tempo, a estrutura textual e a linguagem, elementos básicos para o processo de recriação da realidade, por meio da arte literária. Observa-se que estes elementos romanescos aparecem de forma inusitada, como indício da desestabilização e da fragmentação da vida moderna. O romance expõe, principalmente por intermédio da protagonista, as dificuldades de interação do ser com o espaço, com a sociedade e com a problemática existencial do tempo.
- ItemA hora dos reis barbudos: a ficção de José J. Veiga e o discurso do realismo fantástico(UNEB, 2003) Menezes, Adriano Antônio Lima; Araújo, Jorge de SouzaA segunda metade do século XX foi a responsável pelo maior contato entre as literaturas dos países latino-americanos. As décadas de 60 e 70, no Brasil, assim como em quase toda a América Latina, foram marcadas por um sistema político ditatorial, em que predominavam a censura e a perda de liberdade de expressão. O romance "engajado" da primeira metade do século XX já entrara em crise, sendo aprimorado um novo estilo, que buscava o real no maravilhoso, tal qual definiu o cubano Alejo Carpentier, ou um realismo mágico do imaginário indígena, para o guatemalteco Miguel Angel Astúrias, ou ainda um realismo fantástico, definido pelo argentino Júlio Cortázar. Nesse contexto, José J. Veiga (1915-1999), escritor brasileiro, publicou seus primeiros romances: A Hora dos Ruminantes (1966) e Sombras de Reis Barbudos (1972). A priori, o fantástico de suas obras pode ser buscado não no momento de hesitação ou dúvida entre o real e o irreal, ou o natural e o Sobrenatural; mas no efeito resultante do confronto entre duas realidades possíveis na ficção: realidade referencial (realista) e realidade "irreal" [fantástica). Ele se manifesta como um jogo, onde se constrói um universo, um mundo "real", baseado nas realidades "possíveis" da ficção; ao mesmo empo em que empresta "realidade" contextual a algo "irreal", para a Experiência referencial do leitor. De qualquer modo, utilizando o fantástico não apenas como hesitação, José J. Veiga dialoga com seus contemporâneos latino-americanos, ao misturar elementos do imaginário local e regional com o universal; elementos de uma linguagem coloquial com uma linguagem trabalhada; caracterizando, também, a situação política de um país, um continente ou mesmo do mundo, através de vilarejos do interior do Brasil.
- ItemA intensificação no português: o intensificador e sua expressão(UNEB, 1992) Lopes, Carlos Alberto Gonçalves; Martins, Nilce Sant'AnnaA pesquisa teve por objetivo, dentre outros, oferecer uma visão panorâmica, sistemática, coerente e a mais ampla possível sobre os marcadores de intensidade da língua portuguesa, incluindo dentre eles o grau após estabelecer os limites entre a intensificação e a quantificação, sem deixar de apreciar os valores estilísticos de tais marcadores.
- ItemA moradia da população pobre e a Reforma Urbana em Santos no final do século XIX(UNEB, 1998) Blume, Luiz Henrique dos Santos; Khoury, Yara Maria AunO processo de urbanização da cidade de Santos, que se consolida no final do século XIX, segue duas direções que são interdependentes: a reforma urbana e a reforma sanitária. Nos projetos de construção de uma cidade moderna, no final do século XIX, a questão da moradia dos trabalhadores pobres ganha visibilidade. Na medida em que estes projetos excluem as práticas e os modos de vida da população pobre, as tensões em torno de territórios, e modos de viver numa cidade que se modernizava, constituem relações sociais e alteram a cartografia de Santos. Assim, a cidade vai se modificando para servir às funções portuária e comercial. Ao mesmo tempo em que assistimos à construção de novas avenidas e ao alargamento das antigas vielas, para o tráfego crescente das carroças que serviam às embarcações de produtos como o café, a população pobre busca acomodar-se como pode nas inúmeras pensões e hospedarias que surgem na região central. Enquanto Santos vai assumindo características de uma cidade moderna, a necessidade de maior mão-de-obra nos serviços ligados ao porto e às obras urbanas trazem uma desorganização, consubstanciada na presença constante do trânsito permanente de carroças nas ruas. As reformas urbanas e portuária atraem para a cidade levas de imigrantes e de trabalhadores nacionais que, sem recursos, ocupam as áreas centrais, morando em habitações coletivas. As epidemias do final do século atingiram principalmente essa população pobre que se amontoava em várias modalidades de habitações coletivas. Quando a comissão de desinfecções, nomeada pelo governo republicano, interveio em Santos, estas moradias se tornaram o centro de disputa por territórios e práticas na cidade. Esta dissertação busca, dessa forma, dar visibilidade às tensões e conflitos que se seguiram em Santos, envolvendo a moradia da população pobre.
- ItemA tragédia do tamanduá: um estudo de caso de poder local e de mandonismo no sertão da Bahia (1840-1895)(UNEB, 1998-12-17) Ivo, Isnara Pereira; Anastasia, Carla Maria Junho; Dutra, Eliane Regina de Freitas; Freitas, Antonio Fernando Guerreiro deEste é um “estudo de caso” de lutas de familias que se destina à análise do poder local e da violência na politica no sertão da Bahia durante o século XIX. É uma estudo das consequências do processo de centralização político-administrativa do Estado Imperial para a consolidação dos potentados locais Utilizando o mandonismo, como categoria de análise estuda a dinâmica confiituosa do mandonismo local e a constante presença da violência no exercicio das atividades públicas Inicialmente, problematiza os conceitos de especialistas no tema distanciando o objeto de abordagens genéricas definindo-o em suas especificidades e diferenças locais Acompanha a formação e evolução do processo politico-administrativo do Municipio para compreensão da origem e consolidação das familias locais, nas instâncias do poder local, e das politicas públicas por elas implementadas Inserida no cotidiano violento do Municipio. a Tragédia do Tamanduá. manifestação máxima do mandonismo local, é compreendida como resultante do controle privado das instancias públicas. A presença da violência na atividade politica dos chefes locais è verificada através da análise dos instrumentos de mando por eles utilizados O estudo objetiva mostrar como a centralização administrativa permitiu que no interior do pals, as instituições políticas e administrativas fossem instrumentalizadas pelo poder arbitráno dos chefes locais.
- ItemAcademia dos rebeldes: modernismo à moda baiana(UNEB, 2006-01-09) Soares, Angelo Barroso Costa; Seixas, Cid; Veiga, Benedito; Alves, Ívia Iracema; Rios, MárciaA dissertação intitulada Academia dos Rebeldes: o modernismo à moda baiana procede a uma análise da formação e contribuição da Academia dos Rebeldes, agremiação que emerge na Bahia, no início do século XX, com o intento de fazer uma literatura moderna. Nesse sentido, este estudo faz uma retomada do modernismo no Brasil, com o intuito de apresentar o contexto histórico e cultural em que uma proposta de inovação emerge em diferentes estados brasileiros. Em seguida, são analisadas as peculiaridades do que se convencionou chamar de modernismo baiano, a partir da composição e proposição da Academia dos Rebeldes, da qual participaram escritores e intelectuais baianos, aspirantes a uma carreira intelectual cujo início se dava nos jornais locais. Em seu projeto ideológico e estético, esse grupo opta pela valorização da cultura popular local, particularmente, a cultura africana e afro-baiana, segmento marginalizado no processo de colonização do país Ainda com o intuito de depreender os indicadores de inovação da Academia dos Rebeldes, e estudo ora realizado foca a atenção nos periódicos produzidos por esse grupo, as revistas Meridiano e O Momento, nas quais as propostas de uma literatura moderna, numa versão baiana, ganham corpo.
- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(UNEB, 2007) Barbosa, Eliene Maria da Silva; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de Sá; Almeida, Maria Conceição Xavier deO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemArranjo gradiente elétrico modificado e levantamentos gravimétrico e magnético na exploração de sulfetos disseminados em Suçuarana, Jaguarari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 1982-12-30) Silva, Osmar Almeida da; Sampaio, Edson E. Starteri; Lima, Olivar Antonio L. de; Pires, Augusto Cesar BittencourtA área de estudo compreende 1,30 km2, está 15 km ao sul da Mina Caraíba e contem um corpo máfico mineralizado em cobre, encaixado em rochas gnáissicas. A pesquisa englobou os métodos: gravimétrico, magnético, polarização elétrica induzida e resistividade. O emprego dos métodos gravimétrico e magnético permitiu caracterizar a geometria do corpo máfico portador do minério, bem como definir o padrão da estrutura geológica local. O levantamento conjunto dos métodos polarização elé trica induzida e resistividade consistiu de uma variação do arranjo "gradiente", visando investigar a sua aplicabilidade na avaliação de depósitos de sulfetos metálicos disseminados no Vale do Curaçã. Ao transmissor conectamos 10 eletrodos de corrente, 5 em cada extremidade lateral da área, com separação AB igual a 1 km, e empregamos corrente em torno de 0,5 A. Ao receptor conectamos 2 eletrodos de potencial, mantendo um fixo de modo a permitir o cálculo dos valores de campo elétrico E-W e N-S. Os dados de campo elétrico E-W apresentaram uma boa resolução horizontal com relação a corpos condutores verticais ou subverticais, e alongados na direção N-S (transversais às linhas de corrente). O campo elétrico N-S evidenciou os condutores não alongados, sob a ação corrente fluindo na direção E-W, quando normalmente o campo elétrico se ria nulo na direção N-S. Isto não ocorre devido às distorções nas 11 nhas de campo provocadas pelas extremidades N-S destes corpos, fazendo surgir picos positivos e negativos de campo elétrico nas suas proximidades. Paralelamente desenvolvemos uma solução teórica considerando um número infinito de eletrodos de corrente, com a qual obtivemos expres sões para o campo elétrico, aplicadas ao caso de um dique vertical de condutividade num meio de condutividade 1. 2 Empregamos as curvas teóricas para interpretar a condutividade e largura do corpo máfico. Os resultados de EPF indicaram um valor máximo de 3,5% para um "background" em torno de 2%. Estes resultados sugerem uma disseminação mais ou menos uniforme da mineralização, com pequenas concentrações locais. A interferência do acoplamento eletromagnético limita a utilidade do arranjo gradiente. Entretanto a utilização de 10 eletrodos de transmissão permitiu uma distribuição homogênea da corrente sob o terreno, e obter uma resposta uniforme dos diversos corpos condutores.
- ItemAs repercussões espaciais das políticas de irrigação no vale do São Francisco: uma análise do perímetro irrigado formoso no município de Bom Jesus da Lapa (BA)(Universidadade do Estado da Bahia, 2004-12) Coelho Neto, Agripino Sousa; Gonçalves, Neyde Maria Santos; Germani, Giomar Inez; Caldas, Alcides dos SantosEsta pesquisa tem por objetivo analisar a produção dos espaços irrigados no Vale do São Francisco, partindo do pressuposto de que o Estado assume um papel central neste processo, cujos planos, programas, ações e estratégias informam o movimento de modernização e inserção do capitalismo no campo. Considerando a centralidade da intervenção do Estado na produção dos espaços irrigados, buscou- se entender a lógica que orienta as medidas políticas adotadas na região, na qual se inserem as ações mais especificamente ligadas à irrigação. Assim, através de pesquisa bibliográfica e documental, empreendeu-se um percurso de identificação, caracterização e análise dos elementos estruturantes do modelo de irrigação adotado no Vale do São Francisco que responde pela orientação da política nacional de irrigação. Para efeito de análise empírica, delimitou-se os projetos de irrigação Formoso "A" e "H", localizados no Médio São Francisco, mais especificamente, no município de Bom Jesus da Lapa, Estado da Bahia. As repercussões espaciais observadas nos espaços irrigados são processos decorrentes do modelo de irrigação adotado e representam a opção política do Estado. Os resultados da pesquisa apontam para um processo de seletividade sócio-espacial, manifestado regional e localmente, rotatividade e concentração dos lotes irrigados, ociosidade da infra-estrutura, obsolescência do sistema técnico, fragmentação da comercialização, problemas de ordem sócio-ambiental e dificuldades na organização dos produtores. As questões sucintamente levantadas neste estudo são indicativas da necessidade de análise e discussão das diretrizes que norteiam a política de irrigação no Vale do São Francisco. Repensar o atual modelo é ponto imperioso para o redirecionamento dos resultados experimentados nos projetos de irrigação.
- ItemAs transformações sócio-econômicas da agropecuária no município de Feira de Santana-Bahia.(UNEB, 1999-08) Gomes, Francisca Ferreira; Andrade, Benedita Pereira de; França, Vera Lúcia Alves; Germani , Guiomar InezFeira de Santana caracterizou-se historicamente como um centro de expressão no comércio, com destaque para os produtos agropecuários. O Município possui o segundo adensamento populacional do Estado e uma razoável estrutura econômica, beneficiada pela localização geográfica estratégica de entroncamento rodoviário que possibilita bons níveis de integração com as demais regiões do Pais. Nos anos 70, a política de incentivos fiscais, coordenada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste — SUDENE, juntamente com a ação do governo do Estado e do Município, reforçam o papel comercial da cidade, através da implantação do Centro Industrial do Subaé. O CIS assumiu uma posição importante na economia feirense. integrando-a à dinâmica do desenvolvimento econômico nacional. A tecnologia então implantada refletiu-se na expansão das atividades agropecuárias, com o surgimento de indústrias de beneficiamento das matérias-primas agrícolas e no emprego maciço de equipamentos e insumos modernos que Incentivaram, principalmente, a pecuária e recentemente a produção hortifrutigranjeira. Por outro lado, a modernização agrícola em Feira de Santana contribuiu, para expropriar os camponeses por causa da intensa valorização das terras. Essas mudanças comprometem os pequenos produtores, parceiros e arrendatários na condição de reproduzir-se socialmente, devido à progressiva redução do espaço dos cultivos de subsinência. Esta situação força-os a recorrer ao assalariamento fora da unidade produtiva. Dessa forma, o estudo se propõe a analisar as transformações sócio econômicas espaciais, ocorridas na agropecuária, entre 1960 e 1996, decorrentes do processo de modernização. Esse processo representa o domínio do capital no campo e foi fortalecido pelos incentivos dirigidos pela política agrícola do governo.