Licenciatura em Educação Física - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Educação Física - DEDC12 por Título
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO cadeirante dentro da sociedade guanambiense: perspectivas para a construção de um novo olhar sobre o corpo(2012-08-23) Pereira, Leonardo Fernandes; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Claudio Bispo deEste artigo visa discutir a concepção de imagem corporal dos cadeirantes (com paraplegia ou tetraplegia adquirida) residentes num bairro de Guanambi, sua visão de corpo dentro da sociedade e as possíveis contribuições de praticas físicas na melhoria dessa imagem. A proposta metodológica se apresenta numa perspectiva descritiva de cunho qualitativo, sendo utilizado para tal o método para análise de estudo de caso múltiplos, onde os resultados demonstram, apesar das divergências em algumas questões apresentadas, que a deficiência física afeta profundamente e de forma negativa a concepção de imagem corporal dessas pessoas. Neste aspecto, a atividade física regular é apontada como instrumento que poderia auxiliar na melhoria da imagem e autonomia das pessoas com deficiência física, porém, a inexistência de espaços para que esta se concretize impede-os de serem contemplados com pratica da mesma na cidade.
- ItemA concepção de corpo dos acadêmicos do curso de licenciatura plena em educação física, ingressantes e concluintes do processo de formação da UNEB - Campus XII – Guanambi(2012-08-16) Lima, Príscylla Teixeira; Silva, Ana Paula Fernandes Fagundes da; Carvalho, Sebastião Carlos dos SantosO estudo em questão se propôs analisar as concepções de corpo dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física no processo de formação, na tentativa de identificar as relações estabelecidas entre corpo, mídia e a educação física. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter comparativoqualitativo com vinte e três acadêmicos, sendo onze ingressantes e doze concluintes do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo seis questões abertas e sua interpretação se efetivou a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para uma perspectiva ainda fragmentada sobre concepção de corpo dos ingressantes, com relação aos concluintes, que mencionam discussões amplas e reflexivas a acerca das temáticas. Diante deste contexto, cabe então à Educação Física questionar o papel que vem assumindo na sociedade contemporânea, principalmente frente à idolatria e fragmentação do corpo, buscando entendê-lo com base em sua construção e manifestação histórica, cultural, estética, política e social.
- ItemContribuições da educação física na prevenção de problemas posturais em escolares: o entendimento dos estudantes(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-19) Magalhães, Andréia Batista; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Cláudio Bispo de; Santos, Marilúcia Ribeiro dosO presente estudo tem como escopo buscar o entendimento dos alunos de uma escola pública municipal de tanque novo-ba, sobre o que é ter uma postura corporal adequada, pois, é sabido que problemas posturais estão cada vez mais presentes em crianças na fase escolar. Dentre os problemas posturais mais freqüentes pode-se citar a escoliose, hipercifose, hiperlordose e costa plana. Sendo que para pesquisa foi utilizado um questionário, construído para este estudo a fim de levantar as principais informações sobre este entendimento, utilizando a pesquisa qualitativa. De acordo com os resultados, ficou constatado que as crianças e adolescentes necessitam de atenção especial com relação a este assunto, visto que, apesar de apresentarem um conhecimento sobre tal tema, verificou-se que este conhecimento não é o suficiente para ser colocado em prática. São, por fim, apresentadas sínteses conclusivas, que demonstram como a orientação para manutenção de uma postura corporal adequada é de fundamental importância para prevenção de problemas posturais no futuro.
- ItemEstilo de vida em adolescentes praticantes de capoeira em uma cidade no interior da Bahia(2012-08-22) Evangelista, Joelma Neves; Souza, Luiz Humberto Rodrigues; Almeida, Claudio Bispo deO objetivo desse estudo foi analisar e classificar o estilo de vida dos adolescentes praticantes de capoeira em uma cidade no interior da Bahia, além de comparar e correlacionar os componentes do estilo de vida entre os sexos. A amostra foi constituída por 46 adolescentes, sendo 30 meninos e 16 meninas. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário PEVI. Foi realizada uma estatística descritiva (média e desvio padrão) para analisar e classificar o estilo de vida dos adolescentes. Para comparar cada componente do estilo de vida entre os grupos masculino e feminino, foi utilizado o teste “t” para amostras independentes. Para associar os componentes do estilo de vida foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi p0,05). Observou-se uma correlação entre “relacionamento social” e “componente preventivo” para toda a amostra (r=0,38; p=0,009) e para o grupo masculino (r=0,48; p=0,008). Também houve uma correlação entre “atividade física” e “componente preventivo” para toda a amostra (r=0,30; p=0,04).
- ItemA influência da mídia esportiva nas aulas de educação física das escolas municipais de Guanambi-BA(2012-08-21) Cotrim, José Ricardo; Matos, Macelino CostaO esporte moderno, com mais de dois séculos de existência, passou a conquistar lugares e posições cada vez mais privilegiadas ao longo do tempo e, atualmente, faz parte da sociedade em geral, inclusive no Brasil, conhecido mundialmente como o país do futebol. Essa ideologia é fortemente divulgada pela mídia que, em função das inovações tecnológicas na área da comunicação, consegue veicular informações numa proporção global e atingir um número cada vez maior de pessoas. Nesse sentido, todos os setores sociais, inclusive o educacional, são atingidos pelas informações veiculadas pela mídia, em particular, a esportiva. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência que a mídia esportiva exerce nas aulas de educação física das escolas municipais de GuanambiBa, através de pesquisa de campo com abordagem qualitativa e do método dialético por meio da aplicação de questionário com questões abertas e observação das aulas de educação física das turmas de 8ª série dos Colégios Municipais de Guanambi-Ba. Nessa perspectiva, os dados obtidos a partir da pesquisa confirmou a hipótese de que o esporte competitivo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação de massa, é reproduzido nos ambientes escolares, nas aulas de educação física, muitas vezes, de forma descontextualizada.
- ItemJogo e educação física: uma análise dos periódicos publicados no período de 2000 a 2010(2012-02-02) Pereira, Núbia Lafaette de Souza; Araújo, Maura Meg; Oliveira, Glaurea Nádia Borges deO jogo é uma temática bastante presente nas discussões da área da Educação e da Educação Física escolar. Nessa conjuntura, ele pode ser entendido como um fim em si mesmo (conteúdo cultural) ou como uma estratégia didático-pedagógica (meio). Partindo desse contexto, este trabalho destinou-se a identificar, descrever e analisar as concepções de jogo presentes nos periódicos da área de Educação Física no período de 2000 a 2010. Para tanto, oito periódicos da área constituíram fonte de dados dessa investigação. A análise desses periódicos foi feita estabelecendo-se algumas categorizações, o que permitiu identificar qual concepção predomina e alguns outros aspectos relacionados à forma como o jogo vem sendo entendido. Conclui-se que há uma preponderância da concepção de jogo estratégia/meio em relação ao jogo como conteúdo cultural e, a partir disso, são apresentados alguns apontamentos e reflexões acerca da temática discutida.
- ItemA música como fator motivacional para praticantes de musculação em academias de ginástica(2012-08-21) Pereira, Jaedson dos Santos; Souza, Willian Sales; Cardoso, Berta Leni CostaA música assume um papel fundamental para o desencadeamento motivacional para o indivíduo praticante de musculação, visto que essas atividades acompanhadas por música favorecem a continuidade do processo de regularidade das práticas de exercícios físicos. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da música para a prática de musculação, verificando se ela seria o principal elemento motivacional para o desenvolvimento dessas atividades em academias de ginástica da cidade de Guanambi/Ba. A pesquisa teve caráter descritiva, com abordagem quanti-qualitativo, em que foi aplicado um questionário estruturado em 60 (sessenta) praticantes de musculação em três academias da cidade de Guanambi-Ba. Diante dos dados analisados, a música apresenta como um dos maiores fatores motivacionais durante as práticas de musculação nas academias de Ginástica e que sua percepção e/ou partes dela variam de acordo a cada indivíduo. O estilo de música “eletrônica” foi a que mais se destacou como preferida, dentre os fatores motivacionais para essa prática, nos discursos dos pesquisados, enquanto o estilo de música “romântica” como menor índice de preferência. É preciso considerar que não só a música em si influencia diretamente nas práticas de exercícios de musculação, mas também de outros critérios ou fatores que estão vinculados a esse processo, e que sua percepção ou parte dela variam de acordo com cada indivíduo de uma determinada cultura.
- ItemUm olhar reflexivo sobre o papel do professor de educação física quanto aos moldes ditados pelo capitalismo(2012-08-22) Silva, Chamenna D’Luca Ladeia da; Santos, Mariângela Ribeiro dosReportando ao conhecimento à autonomia do ser é que se vê a importância da escola na vida do sujeito como extensão do conhecimento para a vida, no qual o professor consciente auxilia na assimilação do mesmo, sendo que é na escola que esse sujeito passa um tempo considerável como estudante. Na tentativa de chamar atenção para a atuação dos professores, em especial dos professores de educação física, entendendo-a como uma ação resultante do sistema capitalista mediada pelo Estado por meio do currículo explícito e oculto. Expõe-se nessa pesquisa de procedimento bibliográfico questões referentes não só à Escola, como também referentes ao Estado e ao Sistema Capitalista, compreendendo todos estes como formuladores e mantenedores da alienação por meio do instrumento ideologia, para, em consequência, formar corpos dóceis. Conclui-se sob o entendimento de que o currículo oculto é o detentor das verdadeiras intenções da educação, que o esporte realizado na escola sem direcionamento e acompanhamento crítico em sua maioria é mais uma forma de se alienar tanto quem o pratica quanto quem o assiste, reforçando ainda mais a formação de seres reprodutores desse sistema sorrateiro que é o capitalismo, por isso a utilização desse conteúdo da educação física não é ingênua.
- ItemO papel do professor de educação física na musculação: uma perspectiva dos professores e dos alunos(2012-08-23) Souza, Ariana Lima de Jesus; Santos, Márcia Gabrielle França; Santos, Mauro Cesar Ribeiro dos; Badaró, Ricardo RibeiroO presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos professores de educação física na musculação, sob o ponto de vista do próprio profissional e dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no qual foram utilizados dois questionários com perguntas abertas. Um dos questionários conteve 19 questões, direcionado a 15 professores graduados em Educação Física, de ambos os sexos, atuantes na musculação a mais de um ano. O outro conteve 20 questões, direcionado a 30 alunos das academias do município de Guanambi/BA, praticantes de musculação a mais de um ano de forma ininterrupta. A seleção foi feita de forma aleatória e os dados foram coletados pelo método intuitivo. Concluiu-se que a busca pelo “corpo perfeito” prevaleceu dentre os objetivos dos alunos, vendo o professor de musculação apenas como um orientador de exercícios. Os professores entendem que a sua atuação na musculação é como um promotor de saúde que tem compromisso com a integridade física do aluno, ou seja, com a sua saúde e qualidade de vida, entretanto, a forma como seu trabalho atualmente está sendo desenvolvido dificulta uma atuação mais direcionada e individualizada, voltando-se, portanto, apenas à orientação de exercícios. Deste modo, faz-se necessário que seja discutida a valorização do profissional durante a formação acadêmica, debatendo as diretrizes propostas pelos Conselhos, para uma maior compreensão da importância da profissão.
- ItemPerfil do estilo de vida e o nível da atividade física dos professores da rede municipal de ensino da cidade de Malhada de Pedras – BA(2012-08-30) Pires, Patricia Silva; Batista, Valmir Neves; Cardoso, Berta Leni CostaO presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o perfil do estilo de vida e o nível de atividade física dos professores da rede municipal de ensino do município de Malhada de Pedras – BA. A amostra foi composta por 51 professores, dentre esses 12 homens e 39 mulheres. Para a coleta de dados foram utilizados três questionários estruturados: Perfil do Estilo de Vida Individual, versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física e o de Barreiras para a Prática de Atividade Física1 . Os resultados obtidos demonstraram que os professores possuem um perfil de estilo de vida negativo, principalmente nos componentes nutrição, atividades física e controle do estresse. Quanto aos níveis de atividade física esses se encontram caracterizados como insuficientemente ativos e sedentários e as barreiras que influenciam esses baixos níveis são a falta de tempo decorrente do excesso de trabalho, o cansaço físico e a falta de interesse em praticar.
- ItemPerspectiva do esporte na escola(2012-08-23) Neto, Antônio Venâncio dos Santos; Silva, Leomário Martins da; Santos, Mariângela Ribeiro dosO esporte possui grande relevância e está presente em diversos espaços da nossa sociedade com paradigmas diferentes. As formas de compreender as atuais manifestações do esporte constituem três dimensões sociais: esporte-rendimento, esporte-educacional e o esporte-participação. O presente estudo analisa as perspectivas do esporte na escola, compreendendo suas características e diagnosticando as implicações dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) na concepção do esporte escolar em meio aos diversos valores que vinculam impregnados às práticas esportivas. O estudo é pautado no método dialético, possui uma abordagem qualitativa, no qual participaram 10 professores de Educação Física dos colégios estaduais de ensino fundamental II do município de Guanambi – BA, que responderam a um questionário subjetivo. Os resultados demostraram que o esporte está presente de forma significativa no âmbito escolar aproximando da dimensão social do esporte rendimento, tendo fortes influências da postura esportiva vivenciada no JERP. Os dados comprovaram que os docentes acreditam que as aulas de Educação Física devem ser pautadas em práticas esportivas de forma educacional, promovendo a cooperação e participação de todos e ainda revelam preocupação de como os alunos compreendem o esporte na escola, vendo-o como algo sem relevância, praticado de forma desarticulada não existindo ligações com o trato pedagógico.